segunda-feira, 2 de novembro de 2020

A REFORMA PROTESTANTE E A ATUALIDADE

 A REFORMA PROTESTANTE E A ATUALIDADE 


“A reforma protestante foi feita com amor, para que os líderes religiosos voltassem ao primeiro amor e para pregar Jesus Cristo, o verdadeiro amor”. By. Waldirpsouza.


A Reforma Protestante aconteceu em 31 de outubro de 1.517, por meio de Martinho Lutero e outros reformadores.

Ele elaborou 5 pontos marcantes, os quais são a identidade da fé dos reformados até os dias de hoje:


1. Sola Gratia (Só a Graça)

2. Sola Fide (Só a Fé)

3. Solus Christus (Somente Cristo)

4. Sola Scriptura (Somente a Escritura)

5. Soli Deo Gloria (Só a Deus a Glória)


“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé”. Romanos 1:17

Os principais fatos históricos do início da reforma protestante e suas consequências até os nossos dias. 


Em 1517: Lutero confronta o Papa.

Martinho Lutero, um devoto frade agostiniano e professor universitário em Wittenberg, na Saxônia, norte da Alemanha, lança um ataque às indulgências, que a Igreja Católica exige dos fiéis para encurtar o tempo no purgatório após a morte, antes de entrar no céu. Ele descreve uma crítica em 95 teses para questionar a teologia de salvação adotada pela Igreja. Diziam que em nome da tradição da igreja e através pagamento de indulgências as pessoas que já haviam morrido poderiam sair do purgatório e ir direto para o céu. 

Para a surpresa de Lutero, sua iniciativa desperta entusiasmo em toda a Alemanha. Descobrindo um dom para a comunicação popular, apesar de não ter publicado praticamente nada antes, ele começa a escrever uma série de panfletos e livros explicando suas ideias. A hierarquia da igreja ocidental vê isso como uma ameaça à sua autoridade. Os dois lados falam com propósitos opostos: Lutero sobre salvação, as autoridades sobre obediência.


Em 1519: Reforma se espalha pela Suíça.

Em Zurique, na Suíça, centenas de quilômetros ao sul de Wittenberg, um proeminente sacerdote chamado Huldrych Zwinglio começa a pregar por meio da Bíblia. Sua mensagem de que só Deus está encarregado da salvação também desafia o ensino oficial da igreja em uma ampla frente. Ele desencadeou uma Reforma em Zurique, depois em muitas partes da Suíça e do sul da Alemanha, uma reforma que é paralela à de Lutero, mas não idêntica a ela, e não respeita de forma alguma a autoridade de Lutero.


Em 1520: Roma condena a desobediência de Lutero.

A esta altura, Lutero e as autoridades de Roma estão em rota de colisão. Enquanto ele reforça a visão bíblica sobre a salvação, ecoando os escritos do apóstolo Paulo e Agostinho de Hipona, os líderes católicos ficam furiosos por Lutero não obedecer às ordens de se calar.

O papa emite um pronunciamento solene (uma 'bula') condenando Lutero e sua desobediência. Lutero o destrói em uma demonstração pública e escreve três obras clássicas estabelecendo uma estrutura alternativa do pensamento cristão, centrada na 'justificação pela fé'. Ele afirma que a fé é um dom de Deus por meio da graça e que esta é a única maneira de ganhar a salvação. Não há nada que a igreja possa acrescentar a isso, muito menos a imposição de indulgências.


Em 1521: Lutero permanece firme diante do imperador.

Convocado para se encontrar com o Sacro Imperador Romano, Carlos V, na cidade alemã de Worms, Lutero não quis recuar. “Não posso fazer outra coisa, esta é a minha posição”, disse ele. O imperador honrosamente apoia uma promessa de salvo-conduto à assembleia romana e então Lutero parte como um homem livre.

Apesar de desafiar o papa e o imperador, Lutero recebe o apoio de muitos governantes locais na Alemanha. O Eleitorado da Saxônia, formado por apoiadores, planeja proteger Lutero de novos ataques por meio de um “sequestro” encenado e, em reclusão no castelo eleitoral de Wartburg, Lutero começa a traduzir a Bíblia para o alemão. Isso terá uma grande influência na maneira como o alemão é falado. Amante da música, Lutero também começa a escrever hinos em alemão.

Em 1525: Milhares de rebeldes são massacrados.

A agitação provocada pela mensagem de Lutero resultou em rebeliões por parte de extremistas em grande parte do Sacro Império Romano, começa então a Guerra dos Camponeses, na qual os rebeldes são brutalmente esmagados.

Lutero, horrorizado com o uso extremista de sua mensagem, apóia a dura repressão contra os rebeldes. Há uma desilusão popular com sua postura, e ele passa a confiar mais na classe governante para promover sua versão da Reforma. Os apoiadores das rebeliões levam seus pensamentos em direções mais radicais, rejeitando o consenso cristão sobre a Trindade ou a relação estreita entre o governo e igreja. Eles procuram respostas anteriores, mais bíblicas.

Seus oponentes, católicos e protestantes, os condenam e muitas vezes os perseguem, os rotulando como 'anabatistas' e ou 'rebatizadores' uma vez que sua proposta é que apenas crentes adultos sejam batizados, e não crianças.


Em 1530: Protestantes lutam entre si.

Quando a assembleia romana se reúne em Augsburgo, os apoiadores políticos de Lutero (já apelidados de "protestantes") convencem Carlos V a considerar duas declarações de fé da Reforma: uma dos luteranos e outra inspirada nos reformadores suíços. Carlos não aceita nenhuma das duas, mas a declaração luterana permanece como a 'Confissão de Augsburgo', e a cisão entre luteranos e protestantes não-luteranos (mais tarde conhecidos como protestantes 'reformados') se torna permanente.

Os protestantes reformados e sucessores de Huldrych Zwinglio colocam muito mais ênfase do que Lutero no pecado da idolatria e destroem as imagens nas igrejas, Lutero rapidamente decide que esta é uma má ideia. Eles também têm uma visão diferente sobre a Santa Ceia. Os reformados têm uma visão simbólica do pão e do vinho eucarístico, negando que estes são transformados no corpo e no sangue de Cristo em um sentido literal. Consequentemente, eles rejeitam a teologia da eucaristia como um sacrifício chamado de 'missa', enquanto Lutero sustenta grande parte da antiga cerimônia da missa.

Lutero e Zwinglio encontram-se em Marburg em 1529 para oficializar sua ruptura. Por outro lado, os dois grupos dentro do protestantismo concordam em duas coisas: que o papa é o inimigo de Deus e que o clero não é uma casta privilegiada marcada pelo celibato; portanto, como os leigos, eles poderiam se casar. 


Em 1536: Calvino atinge os reformadores.

Um exilado religioso francês, João Calvino, chega à cidade de Genebra, já experimentando uma Reforma caótica, e se torna um líder religioso proeminente na cidade suíça. Superando muita oposição, ele estabelece sua própria Reforma, recebendo apoio de um grande número de companheiros exilados. Genebra se torna um centro importante no protestantismo reformado ao lado de Zurique.

Calvino coloca uma ênfase especial na disciplina e no governo da igreja, e os resultados são admirados em toda a Europa, marcada pela desordem e violência pública. Os colegas de Calvino também encorajam uma nova forma de fazer música, muito diferente da dos luteranos: é baseada exclusivamente em textos da Bíblia, principalmente os 150 Salmos de Davi. Eles são expressos em versos e melodias simples para todos cantarem. 

Com a mudança na forma de prestar adoração a Deus, os salmos cantados se tornam um poderoso símbolo dos protestantes reformados, transcendendo as fronteiras locais e culturais.


Em 1555: Carlos V negocia paz com os luteranos.

Após nove anos de guerra na Europa central, Carlos V e a nobre família Habsburgo são forçados a reconhecer a existência oficial do luteranismo. Em outros lugares, os Habsburgos tentam proteger e revitalizar o catolicismo. Este acordo chamado 'Paz de Augsburgo' não menciona o Protestantismo Reformado, embora nas próximas décadas algumas regiões do império tenham governantes reformados. 

Esse silêncio cria instabilidade e incerteza na política religiosa da Europa central. Por volta de 1600, a Escandinávia e a maior parte do norte da Alemanha tornam-se luteranos, mas as igrejas reformadas foram estabelecidas em países como Escócia, Inglaterra, Transilvânia (Romênia) e partes da Polônia e Lituânia.


Em 1558: A nova rainha da Inglaterra busca o meio-termo.

Elizabeth I sucede ao trono inglês e decide com o parlamento em 1559 manter o Acordo de Religião durante seu reinado de 45 anos. Desde a ruptura de seu pai, Henrique VIII, com a obediência papal em 1533, o reino britânico oscilou entre a atitude ambígua de Henrique em relação à Reforma, o apoio aberto de seu filho Eduardo VI à Reforma e a reintrodução do catolicismo romano por sua filha Maria.

Elizabeth é uma protestante cautelosa, mas seu clero e conselheiros se movem com entusiasmo para continuar a trajetória protestante reformada da igreja de Eduardo. Não há muito que ela possa fazer sobre, além de proibir qualquer nova promulgação oficial de mudança religiosa. Ela insiste em manter não apenas os bispos, mas as catedrais e instituições eclesiais em funcionamento.

Isso deixa uma mensagem dupla para a teologia da Igreja da Inglaterra: é Católica ou Protestante? A questão nunca foi resolvida.

A igreja é unida por uma Bíblia inglesa comum (após nove décadas de traduções, na versão King James de 1611). Desta igreja inglesa cresceu o 'anglicanismo', enquanto os protestantes ingleses que não puderam aceitar o acordo de 1662 formaram as igrejas livres.


Em 1563: Bispos lançam a Contrarreforma.

Um conselho de bispos católicos romanos reunido em Trento, no norte da Itália, é encerrado após uma série de sessões iniciadas em 1545. O conselho conseguiu restaurar a autoconfiança e a estrutura da velha igreja ocidental após o golpe da Reforma.

Enquanto surgem grupos na transformação religiosa do sul da Europa, que não conseguiram encontrar um lugar na Reforma Protestante, as promulgações do conselho alimentam a identidade da ‘Contrarreforma’, ou Reforma Católica, apoiada pelo poder dos monarcas, particularmente na França, Polônia e no Sacro Império Romano. 

O catolicismo, com a expansão portuguesa e espanhola na América, África e Ásia, torna-se a primeira religião mundial, apoiada decisivamente pelo poder militar contra outras religiões onde as autoridades espanholas e portuguesas se estabelecessem.


Em 1607: Protestantes colonizam a América do Norte.

A primeira colônia inglesa a sobreviver permanentemente na América do Norte é estabelecida em Jamestown (em homenagem ao atual rei, Jaime VI e I; embora a colônia tenha se chamado Virgínia, em homenagem à Virgem Rainha Elizabeth). O estabelecimento da colônia anuncia a expansão do protestantismo de língua inglesa de uma pequena ilha para se tornar uma expressão mundial da fé cristã. 

Virgínia tem o prazer de estabelecer uma religião oficial, que é uma versão da Igreja da Inglaterra. Mas ao norte, uma costa chamada de "Nova Inglaterra" é fundada por pessoas profundamente insatisfeitas com o que consideram os compromissos papistas da Igreja inglesa.


Em 1618–19: A Europa vive uma guerra destrutiva.

Um sínodo da Igreja Reformada Holandesa se reúne em Dordrecht para definir o que a Igreja acredita sobre os meios de salvação, depois que uma violenta controvérsia teológica e política resultou na vitória dos que proclamam a crença na predestinação divina. Representantes de outras igrejas reformadas comparecem, incluindo da Inglaterra, tornando este sínodo o mais próximo de uma reunião internacional que as fragmentadas igrejas reformadas já tiveram. Nem todos os Protestantes Reformados aceitam isso e seguem suas próprias direções, uma tendência no protestantismo reformado.

Após o fim da Guerra dos Trinta Anos que diversas nações europeias travaram entre si, em 1648, os territórios protestantes em toda a Europa são muito reduzidos, mas muitos europeus estão adoentados pela violência religiosa e exploram como a razão pode ser aplicada à crença religiosa de forma menos dogmática. Seus esforços moldam uma perspectiva que em breve é chamada de "Iluminismo".


Particularidades da vida e do movimento protestante iniciado, com muita fé e coragem, por Martinho Lutero. 


As 5 Solas da reforma protestante.


Sola Scriptura = Somente a Escritura 

Solus Christus = Somente Cristo

Sola Gratia = Só a Graça

Sola Fide = Só a Fé

Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória


Sola Scriptura 

Reafirmamos a Escritura inerrante, como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado. 

Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação. 

A institucionalização da Igreja católica, decorrente à queda do Império Romano, enraizou o ensinamento da revelação continuada, que equiparava a soberania eclesial às escrituras. 

Os reformadores, em contrapartida, rejeitaram a autoridade divina do papa e a confiança exclusiva nas tradições sagradas. 

Logo, repeliram qualquer forma de contradição à bíblia, para que retornasse a seu lugar central como regra única de fé e prática. 

Analisando a Bíblia como um todo, é evidente que as escrituras apresentam-se como sendo a revelação de Deus e, de tal forma, a autoridade suprema no que diz respeito a doutrinas, hábitos cotidianos e decisões pessoais. 

A vontade de Deus é expressa por intermédio da Lei, inicialmente confiada a Moisés e transmitida ao povo acampado no Sinai. 

No decorrer do Antigo Testamento, juízes, profetas e reis clamavam um retorno à Palavra de Deus e ao consequente reavivamento espiritual acarretado pela obediência. 

Se o próprio Jesus citava as Escrituras como base para suas ações, por que deveria ser diferente com os cristãos modernos?  

Em virtude da Reforma, da invenção da prensa e do trabalho de homens como Lutero, a Bíblia foi traduzida do latim para o alemão, francês e inglês, dentre outros idiomas, viabilizando assim seu acesso ao alcance popular.  

Para saber mais sobre este Sola, confira o nosso conteúdo completo sobre o Sola Scriptura.


Solus Christus  

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai. 

Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada. 

As tradições da igreja medieval inferiam que a obra de Cristo, sozinha, não era suficiente para a salvação. 

Como resultado, eram apresentados centenas de mediadores, a começar de Maria, dos demais santos e da autoridade absolutista do papa, que conciliariam o contato entre leigos e Deus. 

Todavia, os reformadores salientaram o papel de Jesus como sumo sacerdote, que intercede em favor da humanidade perante o Pai. 

Nesse sentido, o eixo do cristianismo gira em torno da pessoa de Jesus, destacando assim seu papel na salvação.

Em virtude de sua encarnação, o Messias consumou o mais exímio sacrifico, ao residir e padecer na Terra como Deus e homem, simultaneamente. Desse modo, é o justo e único mediador, expiador e redentor dos perdidos.  

Visto que somente Cristo é o verdadeiro e perfeito mediador, toda a raça humana se equipara diante do Senhor, igualmente perversa e destituída da graça. 

Sob o mesmo ponto de vista, todo protestante também tem capacidade de julgar segundo as escrituras, e de rejeitar todo ensino contraditório, praticando assim o sacerdócio universal, sistematizado por Lutero.  


Sola Gratia 

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual. 

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada. 

A partir do século XI, a comercialização da fé cristã foi intensificada pelo papado, mediante as procissões, peregrinações e indulgências. 

Tal prática prometia amenizar ou extinguir o tempo de penitência dos devotos no purgatório. 

Contudo, ao enfatizar o ensino do sola gratia, os reformadores pretendiam refutar o parecer comum de que a salvação dava-se pela obra de Cristo somada à obra meritória dos homens. 

Ao entender o estado de miséria humana diante de Deus, compreende-se que não há nada que se possa fazer para conquistar o favor divino. 

Trata-se da doutrina da depravação total, em que o homem não regenerado é absolutamente escravo do pecado e, como consequência, totalmente inapto de exercer sua própria vontade livremente para salvar-se. 

O homem é salvo porque é incapaz de obter a salvação por si mesmo. No entanto, a humanidade sempre se sentiu desconfortável em saber que sua redenção depende exclusivamente de Deus, que a concede graciosamente, não por mérito. 

Desse modo, a verdadeira expressão da fé cristã sobreleva a graça como base e razão da salvação.  


Sola Fide 

Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus. 

Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja, mas negue ou condene Sola Fide possa ser reconhecida como igreja legítima. 

Ao redescobrir e autentificar que “o justo vive pela fé”, o frade Martinho Lutero desmentiu um grande dogma da igreja católica, que trazia o homem como colaborador e cooperador de sua salvação. 

Logo, favoreceu o fundamento de que ninguém é salvo pelas obras que pratica, mas sim pela obra de Deus, por intermédio de seu filho. Portanto, pode-se proclamar que a salvação é recebida mediante a fé. 

Compreende-se que “fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem”. (Hebreus 11:1). 

Trata-se da decisão humana em receber de Deus capacidade sobrenatural, através do novo nascimento, de modo a reconhecer sua insuficiência de justiça e a obra de Cristo na salvação.   

Jesus cumpriu perfeitamente a lei para que, ao comprovar-se justo, entregasse sua justiça aos homens, que por meio da fé, se apropriam dela. 

Assim sendo, para apropriar-se da oferta de reconciliação com Deus, basta reconhecer que a salvação é um presente gratuito para todos que o aceitarem, em conformidade com a doutrina da justificação pela graça, mediante a fé. 


Soli Deo Gloria 

Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. 

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a autoestima e a autorrealização se tornem opções alternativas ao evangelho.  

O Catecismo Maior de Westminster, redigido em 1648 na Inglaterra, averiguou que “o fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre”, ratificando assim a ênfase reformadora de que o sentido da vida não se resume à existência humana.   

Deus criou o homem de tal maneira que seu propósito principal convirja à adoração e o louvor a Ele. Como consequência, jamais poderia reduzir sua vida à outra coisa, que não a grandiosidade do Senhor.  No entanto, a natureza pecaminosa da raça humana conduz ao mal e a tentativa de outorgar para si a glória divina, cometendo então um lapso análogo ao de satanás.  

Deus não reparte os méritos da salvação ou de sua glória com ninguém. Ainda sim, convida seus filhos a juntarem-se com a criação para exalta-lo, adorá-lo e dedicar todo seu viver à glorificação do Altíssimo.


A urgência da igreja atual voltar aos princípios da reforma protestante. 

Muitos pastores e líderes evangélicos pentecostais e conservadores destes tempos do fim estão envergonhados com o evangelho sendo comercializado como se fosse uma mercadoria. O fazem de todas as formas sem nenhum temor de Deus e sem amor. O deus deste século, o dinheiro, é que comanda as ações destes maus pastores e líderes que só pensam em ficar ricos e milionários com um evangelho sem a mínima condições de se considerar o sacrifício vicário de Cristo Jesus em favor da humanidade. Permitem de tudo e dizem, venha como estás e continue como estás. Jesus só quer o coração. Uma vez salvo, salvo para sempre, segundo eles. 

Ao invés de pregarem para seus fiéis e multidões de ouvintes o arrependimento de seus pecados e a busca constante de uma intimidade maior com Deus e sua palavra, ao invés de pregar e ensinar a santificação e mudanças de vida e de comportamentos extravagantes,  pregam, em nome de uma falsa liberdade religiosa e permissiva, todo tipo de libertinagem e imoralidades já que o que importa para eles é o quanto as pessoas contribuam com suas igrejas. Na maioria das igrejas evangélicas hoje o que mais importa é o “ter" do que o “ser". Se tem muitas posses e muitas riquezas e contribuem com grandes somas de dinheiro com dízimos, ofertas e doações voluntárias, nunca serão molestados por suas lideranças, mas se é pobre, vocês já sabem o que acontece... são rejeitados dentro das próprias igrejas pelos líderes e pela parte da igreja que é elitizada. Teem que se assentar em outros bancos, os bancos ou cadeiras dos pobres e miseráveis pecadores. Mas pasmem os senhores, é no meio deles que acontecem os milagres, e no meio deles que o Espírito Santo opera mesmo sem a aprovação das lideranças que às vezes até os repreende e manda ficar em silêncio porque um “doutor diplomado e endinheirado” está falando. Profecia? Nem pensar? Milagres? Nem pensar, são cessacionistas. Dons espirituais? Também não é mais aceito. Apelo para o pecador aceitar a Jesus Cristo como seu salvador? Não fazem mais, é, segundo eles, falta de ética. E por aí vai. A honra e a glória devidas a Deus, agora não é mais para Deus, mas para os homens que se “endeusaram”.


“De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”. 1 Co 3.7.

Assistimos, estarrecidos, o crescimento assustador da apostasia no meio evangélico com a pregação de um evangelho recheado de materialismo e de heresias enganadoras. Não estou forçando a barra não, estamos mesmo vivendo nos tempos da igreja de Laodicéia do Apocalipse capítulo 3. 

Pregadores e cantores são tratados como astros de cinema. Veem a si mesmos como estrelas reluzentes nos púlpitos das igrejas. São endeusados como se fossem deuses na terra. Cobram gordos e polpudos cachês para se apresentarem como artistas como se ali estivessem num palco de um teatro. Muitos exigem o pagamento de seus cachês antes de subirem aos púlpitos transformados em salas de cinema. 

São camelôs da fé, marqueteiros da teologia da prosperidade, publicitários de seu próprio nome; o negócio deles é o comércio da fé de uma maneira tão enganosa e através de curas tão “milagrosas” que até o anticristo duvidaria que não aconteceu. São os operadores dos milagres  e prodígios da mentira. Pregam um evangelho light e se esquecem do compromisso de pregar a verdade que liberta. Jesus disse em João 14.6 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a vida”.

Nada é mais ofensivo ao Espírito Santo do que exaltar o homem em vez de dar toda a honra e a Glória devidas a Deus. 

Quanto maior é o ministério de um líder, mais humilde ele deveria ser. Não estou falando aqui que estes líderes não podem e nem devem ser ricos e possuidores de muitos diplomas e anéis de formaturas, de grandes patrimônios financeiros e ou muitos bens materiais; não é isso, o que estou mencionando aqui é a fraqueza do ser humano de colocar o coração nas riquezas em primeiro lugar e não colocar seu coração e tudo o que tem a serviço da obra de Deus em primeiríssimo lugar, administrando com sabedoria para seu patrimônio e suas riquezas aumentarem como fizeram, Melquisedeque, Abrahão, Jó, Davi, Salomão, etc. Deveria ser assim e ainda tem alguns que, com raras exceções, continuam assim, mas esse tempo já não existe mais, os que assim procedem são chamados de loucos. Hoje temos, infelizmente, pastores e líderes que querem manter suas ovelhas como gado num curral fechado para negociar com políticos que pagarem mais para ter os votos daquelas pessoas a mando de seu líder que recebe gordas ofertas e outros até recebem gordas propinas da corrupção. 

 

Deus não divide a Sua Glória com ninguém.

Lembremos que aquele que planta e o que rega não são coisa alguma, mas Deus que dá o crescimento é tudo em todos ou pelo menos deveria ser glorificado como tal.

A igreja precisa de uma Nova  Reforma? Precisa de um novo Martinho Lutero? Certamente que não, mas tem muitos servos do Senhor Jesus que vivem lutando para preservar as verdades bíblicas em todas as partes da terra, mesmo porque a igreja só tem um cabeça, um dono e um só Senhor que é  Jesus Cristo. 

O que o Apóstolo Paulo nos disse bem antes da reforma protestante nos mostra claramente que a igreja do Senhor Jesus deve andar olhando firme para o autor e consumador da nossa fé e não para as filosofias, e não para as vans sutilezas das tradições dos homens. 

Colossenses 2.8

8. Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;

Ele  Jesus, é o nosso Eterno Salvador.


Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário