segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

OS DESVIADOS NÃO SERÃO SALVOS

 OS DESVIADOS NÃO SERÃO SALVOS 

 

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. 

Hebreus 10.31.

Hebreus 10:25-31.

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,

Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.

Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.

De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?

Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.


Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Este não é um assunto agradável para se comentar mas tem que ser tratado com muita responsabilidade, coerência e o principal, o amor de Deus. 

Quando se fala que alguém não vai ser salvo é porque essa pessoa ultrapassou todos os limites da bondade de Deus, desprezando o que de mais profundo e precioso Deus deixou para a humanidade que é a oportunidade de ser salvo gratuitamente pelo seu grande amor a nós demonstrado dando seu próprio Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar. Jo 3.16.

A sedução do pecado tem levado muitos crentes para o inferno. Por isso as palavras de Jesus para nós sempre foram de bons conselhos para não cairmos na tentação da sedução do pecado. 

A sedução no início é doce como mel, mas depois de consumado seu intento, é amargo como fel. Nunca queira experimentar isso. Nunca se deixe ser seduzido (a).

“Olhai, vigiai e orai”. Quem olha, vigia e ora, dificilmente cairá em tentação porque vencerá a sedução do pecado antes de consumá-lo.


Marcos 13.33,37 diz:

33. Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo.

37. E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai.


Quero considerar o texto bíblico básico para esta postagem Provérbios 4.14-27.

14. Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo caminho dos maus. 

15. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. 

16. Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono, se não fizerem tropeçar alguém. 

17. Porque comem o pão da impiedade e bebem o vinho das violências.

18. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. 

19. O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem conhecem aquilo em que tropeçam.

20. Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido. 

21. Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração.

22. Porque são vida para os que as acham e saúde, para o seu corpo.

23. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

24. Desvia de ti a tortuosidade da boca e alonga de ti a perversidade dos lábios.

25. Os teus olhos olhem direitos, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

26. Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem-ordenados.

27. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.


A sedução do pecado faz as pessoas se desviarem dos caminhos de Deus e dos propósitos de Deus em suas vidas. 

A perigosa voz da sedução está registrada em Provérbios 7:7-21.

7 - Vi entre os simples, descobri entre os moços, um moço falto de juízo,

8 - Que passava pela rua junto à sua esquina, e seguia o caminho da sua casa; 

9 - No crepúsculo, à tarde do dia, na tenebrosa noite e na escuridão. 

10 - E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração. 

11 - Estava alvoroçada e irrequieta; não paravam em sua casa os seus pés. 

12 - Foi para fora, depois pelas ruas, e ia espreitando por todos os cantos; 

13 – E chegou-se para ele e o beijou. Com face impudente lhe disse: 

14 - Sacrifícios pacíficos tenho comigo; hoje paguei os meus votos. 

15 - Por isto saí ao teu encontro a buscar diligentemente a tua face, e te achei. 

16 - Já cobri a minha cama com cobertas de tapeçaria, com obras lavradas, com linho fino do Egito. 

17 - Já perfumei o meu leito com mirra, aloés e canela. 

18 - Vem, saciemo-nos de amores até à manhã; alegremo-nos com amores. 

19 - Porque o marido não está em casa; foi fazer uma longa viagem; 

20 - Levou na sua mão um saquitel de dinheiro; voltará para casa só no dia marcado. 

21 - Assim, o seduziu com palavras muito suaves e o persuadiu com as lisonjas dos seus lábios.


Ainda em Provérbios 1.10 temos a seguinte informação. 

Filho meu, se pessoas perversas tentarem seduzir-te, não o permitas!

A sedução tem uma força tão grande que o mais forte dos homens um dia a ela se redeu, assim, não dá para tentar resisti-la ou enfrentá-la, o jeito é fugir antes dela nos enlaçar. Vocês já viram como ela derrubou o homem mais forte de todos os tempos chamado Sansão?

Sansão, cujo nome significava "homem do sol", era um nazareno dotado de extraordinária força. Era um dos juízes bíblicos cuja história está descrita no Livro dos Juízes (13-16) e no Novo Testamento (Hebreus 11,32).

A Bíblia diz que Deus chamou Sansão para libertar o povo de Israel que vivia dominado pelo Filisteus. Estes, que tinham um medo enorme da força do nazireu, tentavam sem sucesso prender Sansão. Os governantes filisteus, sabendo da paixão de Sansão pela filistéia  Dalila, aliciaram a jovem, com 1.100 (um mil e cem) moedas de prata, a descobrir a origem da força invencível de Sansão.

Dalila amava Sansão, mas este amor era inferior ao que sentia pelo seu povo. Com o seu grande poder de sedução e principalmente pelo valor em moedas de prata que lhe ofereceram como suborno; Dalila tentou não só desvendar de Sansão o segredo, o mistério, da sua força, como também arranjar uma forma para que ele fosse dominado pelos filisteus.

Primeiramente, Sansão disse-lhe que ficaria vulnerável como qualquer outro homem, se o amarrassem com sete fibras novas de arco que não tivessem sido secas. Dalila atou Sansão com as sete fibras, durante o sono mas, quando os Filisteus chegaram para o levar, ele arrancou as fibras sem dificuldade.

À segunda tentativa de Dalila, Sansão disse-lhe que seria facilmente dominado se fosse amarrado por cordas novas, mas também destas se libertou, sem nenhuma dificuldade, quando chegaram os Filisteus. 

A terceira versão de Sansão foi tão falsa como as duas anteriores, pois quando Dalila teceu as sete madeixas ou mexas dos cabelos de Sansão como uma rede as apertou com um gancho, durante o sono de Sansão, este voltou a libertar-se facilmente.

Foi então que Dalila exercendo todo o seu poder maligno e enganoso de sedução, conseguiu saber o segredo da força de Sansão. Este disse-lhe que, se os seus cabelos fossem cortados, a sua força abandoná-lo-ia e ficaria fraco como uma criança. Sansão adormeceu no colo de Dalila e esta, suavemente, cortou-lhe os caracóis dos cabelos. Acordado pela chegada dos Filisteus, Sansão acreditava ainda ter força, mas foi rapidamente dominado pelos soldados, que lhe perfuraram os olhos com ferro quente e o prenderam com algemas de bronze.

Sansão foi exposto e humilhado, publicamente, no caminho do templo de Dagôn, onde, depois de padecer um longo período na prisão, sofrendo todos os tipos de humilhações; foi amarrado aos dois pilares que sustentavam o enorme edifício do templo de Dagôn. A população juntou-se aos reis e sacerdotes de Dagon e aos milhares para ver a derrota de Sansão e este, num último esforço, pediu perdão a Deus e pediu também a Deus que lhe devolvesse a força, por um instantes. Foi então que Sansão, heroicamente, fez ruir os pilares, causando a destruição do templo e, consequentemente, a morte dos Filisteus, de Dalila e do próprio Sansão.


Na arte da sedução, a aparência só atrai. Mas a essência é fatal. É aí que a luz de alerta acende. 

Alertar é ensinar o crente a não se deixar dominar pelo jogo da sedução e como neutralizar os seus efeitos iniciais antes mesmo dela injetar o seu veneno mortífero e fatal, através dos olhos e dos ouvidos, no seu coração. 

O diabo sabe perfeitamente como enfraquecer uma pessoa, e sabe também que ninguém está obrigado a fazer o que não quer, isto por conta da capacidade inerente do homem através do livre arbítrio e é em face desta liberdade que o homem tem, que ele, o diabo, trabalha para seduzi-lo a fazer escolhas erradas e sofrer as consequências desta escolha. O instrumento que ele usa é o "engano, isto é, a "sedução, razão pela qual em Ap. 12:9 ele é chamado de o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo por causa do poder que ele tem de enganar o mundo inteiro, todavia, a Bíblia nos adverte a estarmos vigilantes como por exemplo em Mc 14:38 quando Jesus disse: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação, pois, de um lado, o espírito está pronto, mas, por outro lado, a carne é fraca”.


1. O que é a sedução?

E um conjunto de qualidades e características que despertam simpatia, desejos sensuais e sexuais, paixão, interesse. Do latim (seductione), ato de seduzir ou de ser seduzido. Qualidade de sedutor. É o "dom de atrair ou de seduzir, próprio de certas pessoas. Sedução é a capacidade de encantar o outro com fins de atingir determinados objetivos, ainda que imorais. Seduzir significa literalmente "atrair e prender com sebo. A ideia básica é atrair usando o engano razão pela qual se diz o seguinte: "A sedução é a razão de todos os males. Geralmente a sedução envolve dinheiro em troca de alguma coisa. 


2. Como a sedução atua na vida de uma pessoa?   

Por ser um processo a sedução, ela atua "calmamente, chamando a atenção para si em primeiro lugar, depois vai costurando e tecendo suas más intenções como uma teia de aranhas, apresentando todo o seu lado aparentemente fingindo que é "bom”, "prazeroso”, "maravilhoso” e convidando a pessoa a entrar no seu jogo, qual seja, primeiro ela atrai, chama a atenção e convence pela atração e depois inicia o seu ataque que passa da imagem ao pensamento, porque a imagem gera o pensamento, o pensamento gera o sentimento e o sentimento provoca uma reação.

O inimigo faz isto por séculos, é especialista nesta área e não adianta acharmos que temos força para enfrenta-la, pois ninguém que entra no jogo sai ileso, bastando examinar o texto de Juízes 16:16 "E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras, e molestando-o, a sua alma se angustiou até a morte,? e ainda 2 Sm 11:2 que diz: "E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu a uma mulher que estava se lavando, banhado ao ar livre; e era mulher mui formosa à vista. O maior "sedutor de todo o mundo que é o diabo, Ap 12:9, seduz o crente usando basicamente três coisas como fez com o rei Davi: a) Sexo, Pv 6:24-32; b) Poder, At 12: 21-23 e c) Dinheiro, 2 Tm 6:10.


3.O que a Bíblia diz sobre a sedução.

A palavra de Deus nos adverte sobre os diversos tipos de sedução e sobre o cuidado que devemos ter com cada uma delas, destacando-se: 1. A sedução do pecado, Pv 9:17; 14:12; Tg 1:14; 2. A sedução dos pecadores, Pv 1:10; 3. A sedução da mulher adultera, Pv 2:16; 6:25-32; Jó 31:9; 4. A sedução dos falsos profetas, Mc 13:22; 5. A sedução dos falsos ensinadores, At 20:30; 6. A sedução das falsas doutrinas, 1 Tm 4:1; 7. A sedução dos impostores, 2 Tm 3:1; 8. A sedução do coração, Dt 30:17; 9. A sedução do dinheiro, Jz 16:5; 10. A sedução dos relacionamentos em descompasso com a orientação de Deus, 1 Re 11:1-4; 11. A sedução das palavras lisonjeiras, Pv 7:21; 12. Jesus disse: Que ninguém vos seduza, Mt 24:4; 13. A sedução dos falsos discursos, Ef 5:6; 14. A sedução dos falsos pregadores, 2 Pe 2:18 e 15. A sedução das falsas profecias, Ap 2:20. 

A bíblia também tem uma sentença para os sedutores: "Quem engana um homem honesto e o induz a praticar o mal cairá em sua própria armadilha; entretanto quem é justo será grandemente recompensado. Pv. 28:10 e o pai da sedução já foi vencido pelo sangue do Cordeiro, Ap 12:10-12.


4. As trágicas consequências da sedução.

a) Não existe uma formula para vencê-la. Não existem fórmulas e sim orientações bíblicas de como evitá-la. A bíblia diz, sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós, Tg 4:7 e no que tange a carne diz: 1) Fugi da aparência do mal, 1 Ts 5:22; 2) Foge dos desejos da mocidade, 2 Tm 2:2; 3) Fugi da prostituição, 1 Co 6:18 e diz ainda, 4) Se os pecadores tentarem te seduzir, não consintas, Pv 1:10.

b) Escapa-te por tua vida. Alguém disse que a força do pecado está em nossa ignorância de quem Deus é, pois o pecado nos derruba toda vez que usamos adjetivos para torná-lo naquilo que Ele não é: um atentado contra Deus, por isso disse José: "...como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Gn 39:9; por isso, escapa-te por tua vida, Gn 19:17 afim de que a trágica consequência da sedução não te apanhe no caminho.


5. Erros comuns cometidos pelos que cedem à sedução.

O salmista Davi no Sl 119:11 nos diz: "Escondi a Tua Palavra na o meu coração, para eu não pecar contra ti. Ora, ceder a sedução nos conduz a prática do pecado e o pecado sendo consumado gera a morte, Rm 6:23, Tg 1:15. Ora o pecado não é um simples ato espontâneo, mas o resultado de um processo como se fosse uma gestação que se inicia na concepção e vai até ao nascimento e cuja pratica leva a morte física prematura, 1 Co 11:30. Não apenas os jovens, mas todos os que cedem a sedução, independentemente da idade cometem os erros comuns por tentarem subestimar o poder da sedução.


a). Acham que já sabem tudo e por não conviverem com a Palavra, não fazem dela uma fonte de meditação diária, nem a esconde em seu coração para evitar o pecado, Sl 1; 119:11.

b). Por conta da falsa sensação de força e experiência, não querem fugir da sedução como fez José, acham que podem enfrentá-la e cometem um ledo engano, Gn 39:12; 

c). Ao invés de evitarem a isca, preferem cair nela e depois ficam debatendo-se na armadilha, cujo escape é vão, 2 Tm 2:22;

d). Esquecem-se que há em nós um mau desejo, que tenta nos iludir e arrastar para a concepção do pecado, portanto fugir ainda é a melhor opção; Tg 1:14; A carne é fraca e tendente para o pecado, por isso a Bíblia nos ensina a fugir literalmente da sedução. 

e). Criam um ambiente propício ao pecado e tentam suportá-lo o que se compara ao mover-se em areia movediça; o colo de Dalila foi o solo da sepultura de Sansão, Jz 16:19; 

f). A advertência de Jesus precisa ser levada a sério quando disse que o espirito está preparado, mas a carne é fraca, então não dá para brincar com ela, pois mesmo sendo fraca é mais forte do que nós, Mt 26:41;

g). Não tentam evitar o primeiro contato, o primeiro bilhetinho e o primeiro olhar onde está o início do fim, pois é como alguém que ateia fogo no próprio peito e acha que não vai queimar a roupa, Pv 6:27.


Muitos já perderam o temor a Deus e se entregam ao pecado como se fosse uma prática normal, isto por conta da relativização que foi projetada no inferno, mas alcançou adeptos em nossas igrejas, por isso adolescentes, jovens, senhores e senhoras, pecam como se fosse um ato natural. Pior ainda é quando não se arrependem pois não há mais sensibilidade espiritual. Arrepender-se é deixar o pecado. Há cinco coisas que fluem do verdadeiro arrependimento: 1. Convicção; 2. Contrição; 3. Confissão do pecado; 4. Conversão; 5. Confissão de Cristo diante do mundo como seu Único e suficiente Salvador de sua alma.

Assim, sem isto, jamais seremos vencedores, pois o que dá a morte o poder de ferir de morte o ser humano é o pecado, mas Deus nos adverte dizendo: "Irmãos, tende muito cuidado, para que nenhum de vós mantenha um coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, exortai-vos mutuamente todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje, de maneira que nenhum de vós seja embrutecido pela sedução do pecado”. Hb 3:12-14.

Pessoas que não temem a Deus se satisfazem em pecar contra Ele, seguindo seus próprios caminhos e costumam influenciar outros a fazerem o mesmo. Elas nunca estão dispostas a pecar sozinhas. Para todo esse cenário, Provérbios 1.10 adverte:  “Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas”.

O contexto dessa passagem bíblica remete a um grupo de assassinos cruéis que buscam atrair um jovem simples para a sua gangue. Eles lhe oferecem amizade, camaradagem, união, sucesso e riquezas. Salomão adverte enfaticamente a esse jovem para que se mantenha bem longe deles, a fim de evitar grandes e irreversíveis problemas na vida.

As pessoas que resistem ao mal e ao pecado têm a forte determinação de temer a Deus, fazer Sua vontade e fugir de tudo e todos que promovem e disseminam o mal. Elas também se dispõem a resistir a qualquer atração ao pecado, e estão prontas a agradar ao Senhor mais do que a elas mesmas e às pessoas ao seu redor. 

Se você teme a Deus, seja forte e corajoso assim como Josué. Josué 1.8. Não concorde com as ideologias, filosofias e comportamentos dos que não amam nem temem ao Senhor, e não se envolva na companhia deles. O Salmos 1.1,2 ensina: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.

Decida viver uma vida que agrade a Deus e separe-se de qualquer pessoa ou circunstância que lhe induza ao mal. Não se deixe ser seduzido para praticar iniquidades. O pecado inicialmente tem sabor doce, de mel, mas o seu fim é amargo. 

Não esqueça que sua aparente ingenuidade ao se aproximar do pecado, neutralidade em se opor a ele e efetividade em praticá-lo, trarão enormes problemas à sua própria vida, causando a sua derrota total contra Satanás, levando-o a perder a salvação. 


Será que os desviados serão salvos?

Os pecadores que morreram e morrerão sem Cristo Jesus sofrem e sofrerão as penalidades no inferno. Jesus acentua repetidamente o horror do inferno: “se o teu olho te faz tropeçar, arranca-o. É melhor entrar na vida com um só olho do que ser jogado no fogo do inferno”. (Mt 18:9). Enquanto a Escritura permanece reticente sobre o específico tormento para o impenitente, certas dimensões são claras.

No juízo final, Deus vai declarar: “Eu não te conheço. Afastai de mim, vós que sois malditos, para o fogo eterno”. (Mt 25:12,41).

Os ímpios que vão para o inferno são também excluídos da presença amorosa de Deus e da vida eterna para a qual os seres humanos foram originalmente criados. (João 5:29). 

Infelizmente os condenados, aqueles que morrerem sem aceitar Jesus, serão literalmente “jogados, lançados, fora, nas trevas” onde há pranto e ranger de dentes.  (Mateus 8:12; 22:13). 

Consequentemente estarão ou serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre, que é a “segunda morte” de Ap 21:8. Os seres humanos que rejeitaram ou rejeitam a salvação gratuita em Cristo Jesus terão uma existência inútil e arruinada. (Mateus 25:30, Lucas 9:25, João 3:16-18, 2 Tessalonicenses 1:9; 2 Pedro 2:12; Judas 12). 

O pecado tem apagado completamente todas as virtudes de muitas pessoas. Os réprobos tornaram-se obstinados em sua rebelião contra Deus, como “animais irracionais”. (Judas 10,13; 2 Pedro 2:12-22). 

Consequentemente, as portas do inferno podem e serão trancadas e todos os que estiverem lá sofrerão a condenação eterna. Na Sua morte Jesus desceu às profundezas do abismo e tomou das mãos de Satanás as chaves do inferno e da morte. 

As chaves da morte e do inferno são símbolos da soberania, poder e autoridade de Cristo sobre a existência e o destino dos homens. A Bíblia diz que somente Jesus, mais ninguém, é quem possui essas chaves.

Quando o apóstolo João recebeu as revelações registradas no livro do Apocalipse e teve a visão do Cristo glorificado, ele caiu a seus pés como morto. (Apocalipse 1:17). Então naquele momento Cristo lhe falou: “Não temas; eu sou o Primeiro e o Último; e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno”. (Apocalipse 1:17,18).


O significado de chaves do inferno e da morte na Bíblia.

Nos tempos antigos, as chaves normalmente eram feitas de madeira ou de metal e serviam como instrumentos para destravar o ferrolho de uma fechadura. Diferentemente das chaves modernas, as chaves usadas na antiguidade geralmente eram grandes.

Na Bíblia, as chaves aparecem tanto no sentido literal quanto figurativo. Aquele que tem uma chave é capaz de destrancar portas. Portanto, frequentemente a figura da chave é citada nos textos bíblicos como símbolo de poder e autoridade.

Esse sentido da chave como sinal de autoridade conferida àquele que a possui, fica evidente na profecia dirigida a Eliaquim: “E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará, e fechará, e ninguém abrirá”. (Isaías 22:22).


As chaves da morte e do inferno

Na expressão “chaves da morte e do inferno” é fácil perceber que a morte e o inferno são apresentados de forma personificada pelo escritor bíblico (cf. Apocalipse 6:8; 20:13,14). Também é importante saber que a palavra “inferno” nessa frase traduz a palavra grega Hades, ou seja, o versículo bíblico diz que Jesus possui as chaves da morte e do Hades.

Essa palavra é amplamente utilizada na literatura grega para designar o lugar de habitação dos mortos. Quando o Antigo Testamento foi traduzido para o grego na Septuaginta, essa palavra grega foi usada para traduzir o hebraico sheol que dependendo do contexto pode significar: a sepultura; o reino dos mortos em geral – isto é, o estado de morte; e o lugar de tormento onde o ímpio aguarda o dia do juízo, o inferno em seu estado intermediário.

No Novo Testamento, a palavra Hades também é empregada com essa mesma variedade de sentidos. Porém, o mais usual é que Hades se refira ao lugar de tormento dos ímpios enquanto aguardam o castigo eterno no inferno final.

Considerando essa variedade de significados da palavra Hades na Bíblia, qual será o sentido pretendido pelo autor ao dizer que Cristo possui as chaves da morte e do inferno? Ele usa a palavra Hades como sinônimo de morte? Ou como equivalente à sepultura? Ou ainda como uma referência ao lugar de tormento do ímpio?

A maioria dos estudiosos defende que Hades nesse caso não significa o inferno (lugar de tormento) ou túmulo, mas a condição de existência desincorporada do homem imediatamente seguida à morte. Então a expressão “chaves da morte e do inferno” inclui tanto o estado de morte quanto o lugar de morte, de existência da alma separada do corpo. Seja como for, o importante é que Cristo é soberano sobre todos esses aspectos.


Um conforto para os redimidos. 

Certamente saber que Cristo tem as chaves da morte e do inferno é um grande conforto para os fieis. Aqui vale lembrar que os destinatários primários do livro do Apocalipse foram os crentes do primeiro século que viveram na Ásia Menor sob o domínio do Império Romano. Esses crentes enfrentaram grandes perseguições e muitos deles foram submetidos à morte por causa do Evangelho de Cristo.

Mas saber que as chaves da morte e do inferno estavam nas mãos de Cristo era uma clara mensagem de encorajamento para aqueles cristãos. Não havia o que temer! Isso porque o próprio Cristo que triunfou sobre a morte e o Hades é quem possui absoluta autoridade sobre eles. Aqueles que eram perseguidos até a morte podiam descansar sabendo que eram cuidados por Aquele que ressuscitou dos mortos. Nesse sentido, a morte não era mais vista como um motivo de derrota, mas de vitória.

A Bíblia diz que Cristo tem as chaves do inferno e da morte, isto é, autoridade e poder sobre a morte para que esta não cause dano ao crente, mas que seja, por ele, considerada como lucro para o Reino. Cristo ressurgiu gloriosamente e, agora, tem autoridade sobre a morte e o Hades, fazendo-se apto a livrar os crentes de todos os seus horrores pelo poder da sua ressurreição.

Nesse mesmo sentido o livro de Apocalipse, diz que a morte não pode mais infligir terror, porque Cristo tem as chaves da morte e do inferno. 

Ele tem poder para abrir os túmulos e levar os mortos à vida eterna. Por fim, observamos ainda que o fato de Cristo receber a alma dos crentes no céu prova que Ele tem as chaves da morte; bem como o fato de Cristo reunir o corpo e a alma dos crentes num corpo gloriosamente transformado na ocasião de sua segunda vinda, prova que Ele tem as chaves do Hades.


O desviado de coração, dos seus próprios caminhos se farta, como do seu próprio proceder, o homem de bem. (Pv. 14.14).

Uma vida piedosa não é uma vida sem pecado, mas sim uma vida humilde e marcada pela operosidade da fé, da obediência e do arrependimento, vivendo uma vida de bom testemunho de sua conversão e de sua certeza de salvação em Jesus Cristo. 

O pecado é uma realidade contínua em nossas vidas, assim como o ato de mortificar a carne em santificação para combater o pecado. Embora nenhum cristão seja ou possa ser perfeito, ele pode ser maduro o suficiente para evitar o pecado, mesmo que seja um neoconverso. E isso não apenas significa que na igreja nós teremos vários graus de maturidade e piedade, mas também que podemos ter alguns que não estão progredindo na fé, mas, de fato, retrocedendo por causa da tentação.


O que é desviar-se dos caminhos do Senhor Jesus?

Todos os cristãos são pecadores, mas nem todos os cristãos estão se desviando, ou seja, a maioria absoluta estão convictos do seu compromisso com Deus. 

Desviar-se não é a perda da salvação  mas pode causar a perda da salvação se o desviado não voltar ao lar paternal. Deus, como um bom Pai, continua de braços abertos esperando o filho voltar para casa.

Para dizer de modo simples, um cristão desviado é aquele cuja comunhão com Cristo está definhando e cuja fé está se enfraquecendo. 


Como alcançar a cura espiritual regenerativa e a cura interior?

“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. (Apocalipse 2.5).

A cura para um estado de desvio não é “deixar nas mãos de Deus”, tampouco se encontra em nossa própria atitude de nos “rededicarmos” a Deus. A cura para a nossa condição de desviado  é o reencontro com próprio Senhor Jesus. Ele é o Bom Pastor que restaura a alma. Ele busca e resgata aquele que deixou o rebanho. Ele mantém o crente em Sua mão e ela não perderá Sua firmeza. 

Ele é o bom pastor que sai pelos campos, caminhos e valados em busca da centésima ovelha como na parábola das cem ovelhas. Mateus 25.

Ele completará a boa obra que começou em nós. Nosso grande Salvador faz aquilo que Seu título implica: Ele salva. Ele nos salva da nossa condenação, assim como de nossos desvios.

Mas é preciso agarrar-se à Cura e retornar para ela. Se nós vamos encontrar Nele a segurança do poder do pecado, então devemos olhar para Ele. Se você vê a si mesmo se afastando de Jesus, seja para uma religião vazia, imoralidade ou orgulho cego, uma vida vivida à parte do Salvador, então eu encorajo você a olhar novamente para Jesus. 

Aqui estão cinco breves palavras sobre o significado disso:

1.    Identifique sua condição atual.

Você não pode retornar a menos que perceba que se perdeu no caminho. Há alguns anos Deus deixou bem claro para certo escritor que ele havia caminhado para um tipo de trevas espirituais e precisava retornar para Ele. Deus usou meios, alguns sermões e Apocalipse 2 para guia-lo de volta à comunhão. Contudo, por um longo tempo ele percebeu que não estava sequer consciente de que se encontrava em um estado tão mau e, até que percebesse isso, não seria possível retornar de verdade. “Lembra-te, pois, de onde caíste”.

2. Medite em Cristo e Sua obra redentora. 

Se nós devemos ser capturados pela glória de Jesus e levados a adorá-Lo por tudo o que Ele é e por tudo o que Ele fez pelos pecadores, então nós precisamos olhar para essas coisas repetidamente. Nunca é possível retornar para Jesus à parte da Palavra de Deus. Quando nós respondemos a Ele, estamos respondendo à Sua palavra. Nós nos encontramos em um estado de desvio porque, em parte, nós perdemos de vista a glória de Cristo. Então nós precisamos vê-la novamente. “Buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”. (Colossenses 3.1-2).

3.  Ore a Deus pela graça da qual você tanto necessita.

O fato é que podemos retornar à graça de Deus. Tudo depende de nós mesmos. Temos que voltar ao primeiro amor de Cristo por nós. O fato de que nós vamos retornar é uma promessa feita por Deus para aqueles que amam a palavra de Deus. Você está consciente de sua condição? Você quer ser reavivado? Talvez você esteja tão frio que nem sabe se realmente o quer. Ore para que Deus faça aquilo que Ele prometeu e cure seu sua alma e te liberte da frieza espiritual. “Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles. Os que se assentam de novo à sua sombra,  voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide”. (Oséias 14.4,7).

4. Arrependa-se de todos os pecados ocultos conhecidos e desconhecidos.

Como Martinho Lutero famosamente escreveu na primeira das suas 95 Teses, “Quando o nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo, disse ‘Arrependei-vos’, Ele fez um chamado para que a vida inteira dos fiéis da terra seja constituída de arrependimento”. 

Nosso problema frequentemente começa quando esquecemos esse aspecto da vida do Evangelho. O desviado é alguém que se esqueceu da graça que pode ser alcançada através do arrependimento. O seu coração se tornou insensível ao seu pecado e ele perdeu de vista a sua desesperada e imediata necessidade por Jesus. Retornar para Jesus requer a dolorosa consciência do arrependimento de nosso pecado e o dever iminente de converter-se a Cristo novamente. “Arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”. Apocalipse 2.5. É a volta do primeiro amor para consigo mesmo. 

5. Volte-se para Cristo em uma renovada dependência exclusiva de Deus. 

Aqueles que conhecem a Jesus conhecem um Salvador digno de confiança. Aqueles que se afastaram da comunhão com Ele perderam o senso de que dependemos dEle para receber a graça sustentadora, regeneradora e gratuita que recebemos dEle. Nós perdemos a visão de como somos simplesmente necessitados da graça: graça para vir a Cristo, graça para manter-nos com Cristo, e graça para retornar a Cristo. Somente quando reconhecemos nossa atual condição, vemos as glórias de Jesus, buscamos o Senhor para receber graça e nos arrependemos de nosso pecado, é que retornamos ao nosso primeiro amor. “Portanto, dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos.”. Zacarias 1.3.

Tudo isso é apenas uma forma mais detalhada de dizer: “Arrependei-vos, e crede no evangelho”. Marcos 1.15. É para isso que Deus nos chama diariamente. Quando perdemos essa perspectiva, começamos a nos desviar.


Cuidando dos  desviados. Voltando para a casa do Pai. Mateus 25. A parábola do filho pródigo  

Eu não ouço falar muito sobre o perigo do “desvio da fé” nos dias de hoje. Parece que isso é algo comum e que não precisamos nos preocupar. A alguns anos atrás se falava muito nisso, mas hoje não se fala mais e quase ninguém se importa mais com  os desviados. Nós falávamos sobre isso, orávamos contra isso, e procurávamos manter Jesus sempre diante de nós como nossa grande esperança de fé e satisfação. A preocupação não era como cair totalmente e espiritualmente, negando Jesus e mergulhando em pecados escandalosos, mas nós sabíamos que de fato temos corações tão fracos e inclinados ao pecado como diz um hino: todos somos inclinados a se desviar-se”. E eu não sou melhor hoje do que era naquele tempo  por isso temos que viver em constante vigilância para não cairmos na tentação e nas garras de satanás. 

Se há uma consideração particularmente humilhante para um crente com uma mente espiritual degradada ou desviada, é que, depois de tudo o que Deus fez por ele depois de todas as ricas demonstrações de sua graça, a paciência e ternura de suas instruções, a repetida disciplina de sua aliança, os emblemas de amor recebidos, e as lições da experiência aprendidas, ainda existe no coração um princípio, uma tendência para um secreto, perpétuo e alarmante afastamento de Deus. Isso é muito grave, temos que vigiar para não cair no erro, na tentação, como fez o rei Davi. 

Mas mesmo que reconheçamos que permanecemos pecadores e que podemos nos encontrar em um perigoso estado espiritual, acaso sabemos como se parece esse estado? Alguns dizem que nunca caíram e que precisam experimentar o mundo para saber como é. Só que a maioria dos que já foram, não deram conta de voltar e pereceram, perdendo a salvação.


Como se parecer com um desviado? As evidências de uma condição de pessoa desviada. 

Ele, o desviado, elabora em sua consciência e em seu coração cada uma dessas evidências para querer “justificar” o seu estado de desviado dos caminhos do Senhor e da comunhão dos santos. Vamos analisar apenas alguns pontos ou motivos aqui.

1. Quando a oração deixa de ser uma parte vital de uma vida cristã professa, o desvio está presente.

2. Quando a busca pela verdade bíblica cessa e a pessoa se torna contente com o conhecimento de coisas eternas já adquirido, não pode haver dúvida quanto à presença do desvio.

3. Quando o conhecimento bíblico possuído ou adquirido é tratado como um fato externo e não aplicado internamente, o desvio está presente.

4. Quando pensamentos ardentes sobre as coisas eternas deixam de ser regulares e consumidores, isso deveria ser como um sinal de alerta para o desviado.

5. Quando os cultos da igreja perdem seu deleite, uma condição de desvio provavelmente existe.

6. Quando discussões espirituais profundas são um constrangimento, há certamente uma evidência de desvio.

7. Quando os esportes, a recreação e o entretenimento são uma parte grande e necessária de seu estilo de vida, você pode concluir que está ocorrendo um desvio.

8. Quando os pecados do corpo e da mente podem ser praticados sem uma revolta na sua consciência, a sua condição de desviado é certa.

9. Quando as aspirações por uma santidade semelhante à de Cristo param de dominar sua vida e seu pensamento, o desvio está ali.

10. Quando a aquisição de dinheiro e bens materiais se torna uma parte dominante de seu pensamento, você tem uma clara confirmação de desvio.

11. Quando você pode pronunciar canções e palavras religiosas sem o coração, tenha certeza de que o desvio está presente.

12. Quando você pode ouvir o nome do Senhor ser tomado em vão, questões espirituais ridicularizadas e questões eternas tratadas de forma frívola, sem ser levado à indignação e ação, você está desviado.

13. Quando você pode assistir a filmes e programações de televisão, degradantes e ler literaturas moralmente debilitantes, você pode estar seguro de seu desvio.

14. Quando quebras de paz na irmandade não são motivo de preocupação para você, isso é uma prova de desvio.

15. Quando a menor desculpa parece suficiente para afastar você do dever e da oportunidade espiritual, você está desviado.

16. Quando você fica satisfeito com sua falta de poder espiritual e não mais busca repetidos revestimentos de poder do alto, você está desviado.

17. Quando você desculpa seu próprio pecado e preguiça dizendo que o Senhor entende e lembra que somos pó, você revela sua condição de desviado.

18. Quando não há mais música em sua alma e em seu coração, o silêncio testifica de seu desvio. Não tem mais a alegria de louvar a Deus em espírito e em verdade. 

19. Quando você se ajusta alegremente ao estilo de vida do mundo, seu próprio espelho vai lhe dizer a verdade sobre seu desvio.

20. Quando a injustiça e a miséria humana existem ao seu redor e você não faz nada para aliviar o sofrimento, fique certo de seu desvio.

21. Quando a sua igreja caiu em declínio espiritual e a Palavra de Deus não é mais pregada ali com poder e você permanece satisfeito, você está em uma condição de desviado.

22. Quando a condição espiritual do mundo declina ao seu redor e você não consegue percebê-lo, isso é testemunho da sua situação de desvio.

23. Quando você está disposto a enganar seu empregador, o desvio é patente.

24. Quando você se acha rico em graça e misericórdia e se maravilha com sua própria piedade, então você caiu profundamente em desvio.

25. Quando suas lágrimas estão secas e a realidade espiritual dura e fria de sua existência não é suficiente para fazê-las rolar, veja isso como um terrível testemunho da dureza de seu coração e da profundidade de seu desvio.

 26.   O desviado sempre achará em suas erradas decisões deste ato, para querer justificar sua situação. Sempre jogará a culpa nos outros, nunca em si mesmo. 


Você pode querer discutir algumas das “evidências” listadas acima, mas antes disso considere-as cuidadosamente para não deixar de identificar um real problema em sua vida. E se você descobrir que algumas dessas coisas são verdadeiras sobre você?

A Bíblia incentiva aos crentes a continuar na fé: Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança. (Hb 6:11). Esse encorajamento foi feito, porque neste mesmo capítulo de Hebreus, existe um texto claro que diz ser possível se apostatar e assim, perder a salvação. 

É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento.  (Hb 6:4-6).

A palavra “caíram” não se refere a um simples tropeço de um cristão fraco, mas a apostasia; a uma “rejeição deliberada de Jesus Cristo”. Para eles não há chance de arrependimento, pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública (Hb 6:6 – NVI). Eles não choram mais pelo sangue derramado na cruz. Ignoram-no, e agora, o envergonham abertamente pela sua apostasia.

Não podemos nos esquecer que Hebreus não está sendo escrito para crentes simpatizantes, mas para cristãos regeneradas. Cristãos regenerados também continuam correndo o risco de se apostatarem da fé de maneira final e irrevogável, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo eterno. Hb 10:26-27.

O texto de Hebreus não nos diz se alguém chegou a esse ponto, entretanto, o que fica muito claro é que, se o terrível pecado da apostasia de pessoas salvas não fosse ao menos remotamente possível, todas estas admoestações não teriam sentido algum.

Precisamos perseverar, corramos com perseverança a carreira especial que Deus pôs diante de nós e que nos está proposta. Hb 12:1. Por fim, lembramos que, dizer que nós precisamos preservar a nossa salvação, não é defender salvação por meio das obras. 

É preciso um pouco de cuidado nesta parte, a salvação é recebida gratuitamente pela fé. É pela fé, também, que permanecemos no caminho. Todo o nosso esforço para fazer a vontade de Deus é uma resposta grata a salvação que recebemos gratuitamente. Por amor, e só por amor, devemos perseverar até o fim. A salvação é, do início ao fim, pura graça de Deus para os seres humanos.


Quem vai para o inferno segundo a Bíblia? Na Bíblia vemos os seguintes versículos de pessoas que irão para o inferno segundo a palavra de Deus.

Os que adoram a outros deuses. (Êxodo 20:4-5).

Os que falam o Nome de Deus em vão. (Êxodo 20:7).

Os que não guardam um dia para adorar ao Senhor. (Êxodo 20:9-11). 

Os que não honram e não respeitam aos seus pais. (Êxodo 20:12). 

Os assassinos. (Êxodo 20:13) 

Os adúlteros. (Êxodo 20:14).

Os ladrões. (Êxodo 20:15). 

Os que dão falsos testemunhos. (Êxodo 20:16). 

Os invejosos. (Êxodo 20:17). 

Os rudes, ríspidos, indelicados, grosseiros, estúpidos, mal-educados, os ofensivo. (Mateus 5).

Os que não praticam a justiça. (Mateus 5).

Os que não são misericordiosos. (Mateus 5).

Os que não são pacificadores. (Mateus 5).

Os que chamam seu próximo de “louco”. (Mateus 5).

Os que olham para o seu próximo desejando sexualmente. (Mateus 5).

Os que amam e praticam a mentira. (Mateus 5).

Os profanos e imorais. ( Apocalipse  21.8).

Agora a coisa apertou mesmo: você sabe o que significa inferno?


Inicialmente, na literatura secular, a palavra inferno, ou como era chamado antigamente “Hades” era o nome de um deus que vivia no submundo e que, segundo os gregos, ficava no seio (meio) da terra.

Na Septuaginta, a palavra “Hades” passou a ser usada para traduzir o termo em hebraico “sheol”. Este lugar era onde os espíritos se encontravam.

Essa palavra possui algumas variáveis na Palavra de Deus. A Palavra Hades, ou sheol, ou inferno pode significar morte, cova, buraco, pó, poço, sepultura, mundo dos mortes, profundezas.


Mais informações sobre o inferno na Bíblia.

A palavra inferno aparece na Bíblia 47 vezes: vejam e leiam as referências bíblicas abaixo. 

27 vezes no Novo Testamento.

20 vezes no Novo Testamento.

Deuteronômio 32.22 até ao mais profundo do Inf., e consumirá a.

2 Samuel 22.6 Cordas do Inf. me cingiram, e encontraram-me laços.

Jó 11.8 Mais profunda é ela do que o Inf. que poderás tu saber?

Jó 26.6 O Inf. está nu perante ele, e não há coberta para…

Salmos 9.17 ímpios serão lançados no Inf. e todas as nações…

Salmos 16.10 deixarás a minha alma no Inf., nem permitirás…

Salmos 18.5 Cordas do Inf. me cingiram, laços de morte me surpreenderam.

Salmos 116.3 me cercaram, e angústias do Inf. se apoderaram de…

Provérbios 5.5 descem à morte; os seus passos firmam-se no Inf…

Provérbios 9.18 os seus convidados estão nas profundezas do Inf…

Provérbios 15.11 O Inf. e a perdição estão perante o Senhor; quanto…

Provérbios 15.24 para que ele se desvie do Inf. que está embaixo…

Provérbios 23.14 fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Inf…

Provérbios 27.20 O Inf… e a perdição nunca se fartam, e os olhos…

Isaías 14.9 O Inf. desde o profundo, se turbou por ti, para…

Isaías 14.11 Já foi derribada no Inf. a tua soberba, com o som…

Isaías 14.15 E, contudo, levado serás ao Inf., ao mais profundo…

Isaías 28.15 com a morte e com o Inf. fizemos aliança;

Isaías 28.18 e a vossa aliança com o Inf. não subsistirá;

Ezequiel 31.15 No dia em que ele desceu ao Inf., fiz eu que

Ezequiel 31.16 quando o fiz descer ao Inf. com os que…

Ezequiel 31.17 estes com ele descerão ao Inf., a juntar-se aos…

Ezequiel 32.21 falarão desde o meio do Inf., juntamente com os…

Oséias 13.14 os remirei da violência do Inf. e os resgatarei da…

Oséias 13.14 as tuas pragas? Onde está, ó Inf., a tua…

Amós 9.2 Ainda que cavem até ao Inf., a minha mão os tirará…

Jonas 2.2 ele me respondeu; do ventre do Inf. gritei, e tu…

Mateus 5.22 que lhe chamar de louco será réu do fogo do Inf.

Mateus 5.29 do que todo o teu corpo seja lançado no Inf.

Mateus 5.30 perca do que todo o teu corpo seja lançado no Inf.

Mateus 10.28 que pode fazer perecer no Inf. a alma e o corpo.

Mateus 16.18 igreja, e as portas do Inf. não prevalecerão…

Mateus 18.9 tenham dois olhos, seres lançado no fogo do Inf…

Mateus 23.15 terdes feito, o fazeis filho do Inf.

Mateus 23.33 de víboras! Como escapareis da condenação do Inf.

Marcos 9.43 tendo duas mãos, ires para o Inf., para o fogo…

Marcos 9.45 dois pés, seres lançado no Inf., no fogo que…

Marcos 9.47 que, tendo dois olhos, ser lançado no fogo do Inf.

Lucas 10.15 levantada até ao céu? Até ao I. serás abatida.

Lucas 12.5 tem poder para lançar no Inf.; sim, vos digo…

I Coríntios 15.55 o teu aguilhão? Onde está, ó Inf., a tua vitória?

Tiago 3.6 o curso da natureza, e é inflamada pelo Inf...

2 Pedro 2.4 mas, havendo-os lançado no Inf., os entregou às…

Apocalipse 1.18 sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do Inf…

Apocalipse 6.8 ele tinha por nome Morte; e o Inf. o seguia; e…

Apocalipse 20.13 nele havia; e a morte e o Inf. deram os mortos…

Apocalipse 20.14 E a morte e o Inf. foram lançadas no lago de fogo…

Observações:

Abreviação (Inf.. = Inferno).


Viu como é urgente a sua reconciliação com o Senhor Jesus?

Viu como é urgente a sua volta para os pés do Senhor Jesus e para os caminhos do Senhor?

Então volte hoje mesmo para os caminhos do Senhor Jesus, arrependa-se e volte para a casa do Pai como fez o filho pródigo.

João 3.16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna”.

Sem humildade e sem confissão de pecados e fraquezas, Deus não age em favor de qualquer um de nós. Nós somos pobres e miseráveis pecadores e carecemos do favor de Deus e do perdão para que o Espírito Santo tenha liberdade de fazer algo em nossos corações para nos abençoar. 

“A graça de Deus se manifesta apenas aos humildes”. “Deus dá graça somente aos humildes”.

Em 1 Pedro 5.5, o apóstolo afirma: “…Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. O ensino simples desse texto é que a vida centrada em Deus inclui uma postura de dependência e humildade diante dEle.

A graça de Deus está disponível apenas e tão somente “...aos humildes”. Humildes são aqueles que já “jogaram a toalha” e reconheceram que não sabem e não podem fazer mais nada por si mesmos, sabem que são pobres e miseráveis pecadores carentes da graça de Deus. Eles reconhecem claramente suas fraquezas e debilidades. Eles estão conscientes que não podem dar um passo a mais em sua própria sabedoria.

Enquanto conseguirmos achar que somos algo e alguém, e acharmos força em nós mesmos, jamais experimentaremos verdadeiramente a bondade de Deus em nossa vida. O orgulho e a arrogância nos conduzem sempre mais para longe do Senhor e nos levam a médio ou longo prazo aos fracassos na vida.

Devemos desejar estar no grupo dos humildes. Devemos estar dispostos a reconhecer nossas necessidades diárias e manter-nos desejosos por Deus e por Sua poderosa ação em nossa vida.

Provérbios 11.2 afirma: “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria”. Conforme o texto, todos que andam na soberba acabam sendo envergonhados, mas “..os humildes” encontrarão no Senhor as soluções para a vida.

Enquanto existir uma fagulha de segurança e esperança em sua própria capacidade, habilidade e força, infelizmente você nunca dependerá exclusivamente de Deus e não O verá agir.

Por isso, lance-se humildemente a Deus. Não confie em si mesmo. Não dependa de si. Não se apegue em seus supostos méritos. Abandone sua força e seus “achismos”. Confie somente no Senhor. Volte para os braços do Senhor Jesus urgentemente. 

Lembre-se que a graça de Deus se revela apenas “...aos humildes”.

As injustiças são as maiores causas para confrontar nosso caráter no dia a dia.

Temos que aprender a lidar com as injustiças.

Ser injustiçado significa que alguém lhe fez algo de  errado ou lhe retribuiu com o mal sem você merecer. Ao dar amor, você recebeu ódio; ao dar fidelidade, você recebeu traição; ao dar carinho, você recebeu hostilidade; ao dar apoio, você recebeu desamparo. 

Em Lamentações 3.59, o profeta Jeremias viu-se injustiçado e orou: "Viste, Senhor, a injustiça que me fizeram; julga a minha causa.”  O profeta orou porque ninguém melhor que o próprio Deus sabe o que é ser injustiçado, pois após criar amorosamente o homem, dar-lhe o jardim do Éden para seu suprimento, estabelecer cuidadosamente uma ordem para sua própria segurança, preparando-lhe graciosamente uma esposa para ele não ficar sozinho, esse homem O traiu, ouvindo a voz de Satanás. Assim, Deus sabe muito bem a dor da injustiça. 

Jesus nos ensinou a lidar com a injustiça da seguinte forma em Lucas 6.27-31: "Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles”.

Para lidar com as injustiças como Jesus ensina, é preciso que você tenha a vida dEle na sua vida. Somente Ele pode lhe capacitar a amar, a orar e a fazer o bem ao inimigo. Somente Ele pode lhe libertar do ódio e do ressentimento que as injustiças lhe causaram. 

Não combata injustiça com mais injustiça. A vingança não nos leva a lugar nenhum a não ser para o caminho da derrota e da condenação. Entregue suas injustiças ao Senhor e deixe que Ele lide com todas elas para você.

Depois que você aceitou Jesus, seu caráter mudou. Se ainda não mudou precisa mudar urgentemente para o caráter Cristão. Quem tem o caráter Cristão sabe enfrentar todas as adversidades da vida com serenidade e com a graça de Deus para vencer as lutas no tempo de Deus e com Deus no controle de tudo. 

Lembre-se sempre que perder ou aparentemente perder uma guerra, não significa que você perdeu a razão, o melhor de Deus vem depois com a vitória completa, fazendo-nos mais que vencedores na Batalha. 

Se você está afastado da igreja ou desviado da fé em Cristo,  pense nas orientações desta postagem e volte para Cristo imediatamente. Em algum momento ficamos fracos e não suportamos o peso da maldade dos que só querem o nosso mal ou pior ainda, vemos pessoas que eram para nós como exemplo de fé, porém seus atos e testemunho pessoal para com a sociedade e para nós se tornaram desabonadores. Não siga estes maus exemplos de fé e não se deixe levar por este caminho. Continue sendo cristão de verdade, mesmo sendo criticado, perseguido e  espoliado. O Senhor Deus, em Cristo Jesus te dará a vitória. Glórias a Deus.  

Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




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