segunda-feira, 12 de abril de 2021

LOUVEM-TE TODOS OS POVOS

LOUVEM-TE TODOS OS POVOS

 

Louvem-Te todos os povos óh Deus, louvem-Te os povos todos. Salmo 67.

 

O tratamento que Deus deu às nações durante o tempo do Antigo Testamento, inclusive os privilégios especiais que estendeu aos israelitas, mostrou sua justiça e sua bondade como motivos de adoração. O Salmo 67, apresentado sem identificar seu autor ou contexto histórico, incentiva o louvor de todos os povos.

A mensagem desse Salmo se aplica universalmente, por ser um apelo a todas as nações a honrarem o Senhor. Da mesma forma, esse hino não se limita a um determinado tempo. Sua letra se aplicaria perfeitamente em vários momentos da história: como reflexão de Josué depois da conquista da terra prometida, no auge da prosperidade de Israel sob os reis Davi e Salomão, depois da libertação que Deus deu ao rei Ezequias, ou até no período da volta do cativeiro e reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém, no tempo de Zorobabel, Esdras e Neemias.

O Salmo inicia com palavras baseadas na bênção sacerdotal transmitida por Moisés a Arão em Números 6:22-27:

“Seja Deus gracioso para conosco, e nos abençoe, e faça resplandecer sobre nós o rosto; para que se conheça na terra o teu caminho e, em todas as nações, a tua salvação”. (versos 1 e 2).

Como observamos no texto em Números 6, essas palavras foram ligadas especificamente ao povo de Israel, comunicando a bênção do Senhor sobre seu povo escolhido. Mas, esse hino não se limita a Israel. O autor continua com uma expressão da adoração apropriada diante da graça demonstrada por Deus:

“Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos. Alegrem-se e exultem as gentes, pois julgas os povos com equidade e guias na terra as nações. Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te os povos todos” (versos 3 a 5). O salmista vê Deus como merecedor da adoração de todos os povos. Ele frisa o motivo no verso 4: Deus julga e guia. Nos versos que aparecem antes e depois, ele repete as frases que assumem a função do refrão desse Salmo. Nas últimas linhas do cântico, o salmista focaliza a bondade do Senhor para com o povo escolhido, evidência que incentiva todas as nações a honrá-lo:

“A terra deu o seu fruto, e Deus, o nosso Deus, nos abençoa. Abençoe-nos Deus, e todos os confins da terra o temerão”. (versos 6 e 7).

O Salmo 67 enfatiza a relação especial do povo de Israel com Deus sob a aliança que vigorou por quase 1.500 anos, de Moisés até a morte de Jesus na cruz. O tratamento privilegiado que Deus deu aos israelitas foi importante por vários motivos:

1) A posição abençoada de Israel foi prova do amor de Deus para com esse povo, motivo do serviço motivado por gratidão (encontramos um excelente exemplo em Êxodo 14:30-31 que levou Moisés a compor o hino registrado em Êxodo 15).

2) Outros povos, vendo a proteção dada aos israelitas, tinham motivos de se submeterem a Deus. Desde a humilhação dos egípcios derrotados pelas pragas até às confissões de Raabe (Josué 2:9-11) e de Nabucodonosor (Daniel 3:28-29), pessoas de outras nações chegaram a temer o único verdadeiro Deus.

3) Embora não seja o foco desse Salmo, a relação especial com Israel foi a maneira que Deus protegeu os antepassados de Jesus para cumprir sua promessa de abençoar todas as famílias da terra por meio de um descendente de Abraão (Gênesis 12:3; Gálatas 3:15-18).

Deus santificou e protegeu o povo de Israel, conduzindo outros povos a adorarem o Senhor. Sua bondade e justiça continuam sendo motivos para nossa adoração nos dias de hoje.

 

As principais mensagens do Salmo 67.

 

O Versículo 1: esta é uma grande oração! “Senhor, tem piedade de nós! Abençoe-nos! Faça seu rosto brilhar sobre nós! “Essas são três grandes coisas para orar. Senhor marca minha vida com sua graça, sua bênção, e seu rosto brilhe sobre mim! Eu oro isso pela minha própria vida, pela minha família e por minha igreja, a graça de Deus, a bênção do Céu, e a luz do seu rosto dissipando toda a escuridão.

 

Versículo 2: Há um propósito de expansão: “Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.” Deus quer que os seus caminhos sejam conhecidos em toda a terra, Ele quer que a Sua salvação seja conhecida entre toda tribo, toda língua. Seu “caminho” é a sua natureza, seu coração, sua inclinação, seu querer. Existe uma bela palavra hebraica que foi relacionada com um arqueiro preparando seu arco. Se um homem pegar um ramo de árvore e começar a prepará-lo para ser usado como um arco, a primeira coisa que ele vai fazer é observar a “curva” do ramo. A madeira tem naturalmente uma certa curva, e isso era chamado de “caminho” do arco.

Esta é a mesma palavra usada em Provérbios 22, Ensina a criança no “caminho” em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Meus quatro filhos são todos únicos um para com o outro. Eles são todos semelhantes em alguns aspectos, mas diferentes em outros. Um, por exemplo, é muito atlético e corajoso, o outro é muito meticuloso e tímido, e ainda a outra é descontroladamente social e histérica! Cada um dos meus filhos tem seu próprio jeito, e minha esperança como pai é observar as suas naturais “inclinações” e treiná-los no que Deus os criou para ser, ao invés de tentar forçá-los em tornar-se algo de acordo com meus próprios sonhos equivocados.

É espantoso pensar que, Deus quer que todos nós, e o mundo, conheçamos Seu caminho! Seu coração, Sua natureza, Suas paixões e tendências. Para realmente se conhecer alguém é necessário conhecer todas estas coisas (e muito mais), e é precisamente o que Deus quer conosco. Ele quer que realmente O conheçamos, para que nós, então, ajudemos todos os confins da terra fazer o mesmo.

 

De volta ao nosso Salmo. Deus nos abençoe, para que seu caminho seja conhecido … Assim como Ele se propôs a fazer em Gênesis 12 com Abraão e Israel (“Eu vou te abençoar e fazer de você uma bênção”), Ele ainda quer fazer em e através de nós.

Eu nunca parei de clamar a Deus por Sua benção. Nem você deveria. Nunca se arrependerá de bater e buscar a Deus por Sua graça para descanso em sua vida, em sua família e em sua igreja. Nunca seja tímido ao pedir a Deus que a luz de Sua face brilhe em sua vida! Lembre-se, Deus quer te abençoar muito mais do que você poderia querer ser abençoado por ele. Ele é a fonte de toda a bênção, a Primavera de toda a minha alegria, o Doador da vida e o Pai das luzes. Ele tem prazer em abençoar seus filhos.

E, no entanto, alguns temem orar esse tipo de oração, chamando de egoísta a si mesmo. Se o versículo 2 não estivesse ligado ao versículo 1 eu não poderia ver isso, mas a meu ver, estamos clamando pela bênção de Deus; porque além da bênção de Deus, o que mais temos para dar a alguém e mais ainda às nações? Além do próprio Deus, o que realmente temos a oferecer a alguém? Assim, clamemos por mais d´Ele! Mais do céu, mais de Sua presença e do Espírito. Jesus não veio apenas para nos dar vida, Ele veio para nos dar uma a vida cheia! Vida abundante. A idéia de abundância implica “mais do que o necessário.” É isso mesmo. Deus quer dar a você mais do que você precisa, porque não é só para você, e não é só sobre você. Ele te dá em abundância para que você possa, por sua vez, dar abundantemente.

 

Os Versículos 3-5 descrevem todos os povos louvando a Deus, tudo gira em torno da adoração e tudo é sobre Ele, Deus   

 

O Versículo 6: O versículo 6 trás a bênção da prosperidade para todos os povos e diz: Então a terra produzirá o seu fruto.

 

O Versículo 7: O versículo 7 encerra o Salmo com a promessa tão e muito esperada das nações. “Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão”.


Deus ouve o clamor dos fiéis de todas as nações, principalmente porque todos os que O clamam e O adoram em espírito e em verdade. No Salmos 67, o Salmista clama a Deus pedindo que Ele tenha misericórdia de nós. Ele suplica que o Senhor Deus nos abençoe. Após isso ele convida todos os povos da Terra a adorar ao Senhor, a louvar o Seu Nome, Santo e Exaltado.

 

Precisamos da bênção de Deus. Ele é bom e tem prazer em cuidar de nós, seu povo. Nem o medo ou insegurança precisa nos dominar. Se colocarmos a nossa confiança na bênção de Deus, de nada teremos falta.

 

As Bençãos de Deus e como recebê-las. As nações que louvam a Deus são abençoadas.

A benção de Deus é o objeto de desejo de todo cristão, mas parece que poucos de nós tem desfrutado dos benefícios dessa promessa. Há muito mito em torno do assunto, mas é muito importante entender e crer que a benção de Deus está disponível para todos os seus filhos.

Quero analisar com você a benção de Deus de maneira objetiva e prática, de forma que as informações sejam úteis para o seu dia-a-dia.

 

O Que é Uma Bênção na Bíblia?

Ser abençoado por Deus é receber da parte d’Ele: honra, prosperidade, exaltação, bens e paz. Na Bíblia há diversas maneiras e passagens, em que o Senhor Deus concede bênçãos os Seu povo em todas as nações e povos da terra.

 

No Velho Testamento.

Deus abençoa a Criação. (Gênesis 1:22,28);

Deus abençoa o Seu povo. (Números 6:22-27);

Deus abençoa os filhos através dos pais. (Gênesis 27:48,49).

As sete promessas que Deus fez a Abrão (mais tarde seria chamado de Abraão) com o principal motivo ou objetivo de estabelecer um povo que seria exemplo para outras nações e ensinar-lhes a louvar e seguir ao Deus único e verdadeiro.

 

Gênesis 12.1-3.     

1.   Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

 

2. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.

 

3. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

 

As grandes promessas de Deus para Abraão. 

1.  Far-te-ei uma grande nação: 

Imaginemos como é lindo a forma de Deus trabalhar, pois quando Abrão sai da sua terra e do meio da sua parentela, era pra ir só ele e sua mulher, mas alguns o acompanharam como seu sobrinho Ló e família, ambos, Abrão e Sarai, já em idade considerável e Deus diz você será uma grande nação.

Deus vai contra a lógica humana, Deus vai surpreender a história , pois mesmo na velhice, Abrão e sua mulher têm um filho; começando ali essa nação sendo formada. Deus cumpriu essa promessa a Abraão.

Pois em Números 23.19 diz: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?  Da forma que Deus prometeu, se cumpriu, pois a obediência e perseverança de Abrão, fez com que Deus trouxesse o cumprimento da promessa.

 

2. E Abençoar-te-ei: 

 Deus cumpriu esta promessa, abençoando tanto a Abraão como aos seus descendentes em Gênesis 13.15-16 diz: Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada.

Em Gênesis 26.12, está escrito: ” Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava.

 

3. E Engrandecerei O Teu Nome: 

Quem nunca ouviu falar do Patriarca Abraão? difícil alguém não ter ouvido né, Deus honrou a fé de Abraão, a confiança que ele depositou em Deus e isso fez com que ele fosse engrandecido, pois através da vida dele, o nome de Deus foi glorificado.

Deus cumpriu sua promessa de tal forma na vida de Abrão que conhecemos ele como o Pai na fé.

 

4. E tu serás uma benção: 

Isaías 51.2 o Senhor diz: Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei.

O Patriarca Abraão, foi realmente honrado por Deus, olha o que diz (Gálatas 3.9) De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.

 

5. E Abençoarei os que te abençoarem:

Deus cumpriu essa promessa, pois aqueles que abençoaram a Abraão e seus descendentes, foram abençoados por Deus. Em Gênesis 27.27-29 Isaque o filho da promessa, confirmou a Benção de Abraão sobre o seu filho Jacó dizendo:

“Eis que o cheiro do meu filho é como cheiro do campo, que o Senhor abençoou; Deus te dê o orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar.”

 

6. E amaldiçoarei os que te amaldiçoarem: 

Deus também tem cumprido esta promessa, através da história, pois todos aqueles que se levantaram contra o povo Judeu , não tem ficado impunes.  O profeta Balaão reconheceu que não podia amaldiçoar a quem Deus abençoou.

Em Neemias 13.2 está escrito: Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.

 

7. E em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Essa promessa também tem se cumprido, por meio de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em Gálatas 3.8 está escrito que Tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.

 

No Novo Testamento

1.   A benção de Deus ou de Cristo é dada à todos que O adoram em espírito e em verdade. (Mateus 25:34);

2.  Deus Abençoa os nossos alimentos. (Mateus 14:19);

3.  Deus deseja abençoar toda a humanidade. (Lucas 6:28).

Ou seja, ao abençoar algo e ou alguém o Senhor Deus estabelece que ali haverá crescimento, prosperidade e paz. Além disso, algo que o Senhor abençoa e ou alguém que é abençoado por Deus é como uma fonte, serve para saciar necessidades de muitas pessoas ao redor daqueles que são abençoados e chamados para abençoar.

Ao abençoar algo, o Senhor Deus garante que isto será fonte de alegria para muita gente.

O que é e o que significa ser abençoado por Deus?

A benção de Deus conforme o modelo escrito em Deuteronômio 11:26-28, é dispensada mediante a obediência. Ou seja, está diretamente condicionada às nossas escolhas, decisões e estilo de vida.

A obediência aos mandamentos que condicionam essas bênçãos, são um reflexo do desejo para o estilo de vida que Ele quer que tenhamos: cheia de paz, saúde e prosperidade. Portanto, a desobediência causa danos à vida do Seu povo, não a Deus.

Sendo assim, a visão que temos de Moisés pode sofrer alteração. Ao invés de um carrasco impiedoso, o Profeta era alguém que se importava com a felicidade e o bem-estar da nação.

Os crentes recebem de Deus inúmeras bênçãos espirituais, como vemos em Efésios 1:3.


Veremos como somos abençoados por Deus em Cristo.

Em que momento somos abençoados por Deus? desde o momento de nossa decisão de aceitar Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas;

 

Com o quê somos abençoados por Deus? Com todas as bênçãos espirituais e materiais da bondade de Deus. 

 

Onde somos abençoados por Deus? A Bíblia diz que é em todos os lugares que colocarmos as plantas dos nossos pés.

Como somos abençoados e por quem? Somos abençoados com toda sorte de bênçãos e quem nos abençoa é o próprio Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus.

 

Como tomar Posse dessas bênçãos de Deus?

Ou seja, para receber uma benção de Deus, você só precisa crer e tomar posse, porque tudo o que necessitamos já nos foi dado em Cristo Jesus. “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”. Filipenses 4.19.

 

Imaginemos que existe um grande estoque de bençãos nos céus para serem distribuídas. Eu e você somos filhos de Deus e pedimos a Deus que nos abençoe, daí todas as vezes que você precisa de algo você ora ao Senhor e crê que já recebeu, Deus então nos concede os desejos de nossos corações.

Imediatamente, as portas deste grande celeiro de bênçãos são abertas e o que você precisa é enviado para você. É só uma questão de tempo até que você receba a benção de Deus desde que não duvide do poder abençoador de Deus e que esteja cumprindo a Palavra escrita em Deuteronômio 28.1-14.

 

Com relação a esse grande celeiro de bênçãos de Deus, há uma viva esperança em nossos corações de que vamos recebê-las.

Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. (Tiago 1:6-8)

Tiago também nos diz qual o “segredo” para receber a benção de Deus. O segredo é Crer e ser fiel a Deus.

Então, sempre que precisar de algo ore com confiança, ore com fé, não duvidando. O Senhor já abençoou você com tudo o que precisa, em Cristo.

 

A benção de Deus é derramada sem medida, recalcada, sacudida e transbordante sobre nós em Cristo Jesus. Se entendermos que em Cristo já recebemos tudo o que precisamos e o que nos resta é tomar posse, pela fé, que receberemos de Deus muito mais do que temos recebido.

Não permita que a incredulidade ou desconfiança o impeça ou bloqueie sua entrada a este Caminho. Jesus mesmo disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Jo.14.6 Servimos a um Deus bondoso e fiel, generoso e amoroso. 

 

Todos aguardamos as bênçãos de Deus. Todas as pessoas, povos, tribos e nações que louvam a Deus são abençoadas.

Não apenas as nações, mas toda a criação aguarda a presença de Deus. Até mesmo a terra produzindo sua colheita está ligada à bênção de Deus caindo sobre nós, o nosso envolvimento na divulgação de seu Reino até os confins da terra e finalmente as nações oferecendo sua adoração ao Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Assim como a terra foi amaldiçoada pelo pecado do homem, e a maldição removida por Jesus Cristo, agora a fertilidade do planeta em si é ainda influenciada pela difusão do Evangelho. Deus está restaurando todas as coisas, e nossa adoração tem um papel dos mais importantes para isso acontecer.

O salmo termina voltando onde tudo começou, e numa linguagem mais extraordinária ainda. Ele aponta para a natureza tríplice do nosso Deus, e conclui com o Reino de Deus alcançando toda a terra: 

“Deus, o nosso Deus, nos abençoará, Deus nos abençoará, e todas as extremidades da terra o temerão”.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.  

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário