segunda-feira, 6 de setembro de 2021

ANDÁVAMOS EM NOSSOS DELITOS E PECADOS

ANDÁVAMOS EM NOSSOS DELITOS E PECADOS

 

A passagem bíblica de Efésios 2.1-22 nos mostra a nossa lamentável situação de quando ainda éramos perdidos pecadores.

 

Efésios 2.1-10 Esta provavelmente é a exposição mais clara do evangelho em todas as epístolas de Paulo: somos salvos pela graça, por meio da fé, e não por méritos humanos ou boas obras. Não que os cristãos não façam boas obras, fomos criados para esse fim, mas as obras não são exigências para que eles sejam aceitos por Deus nem são provas disso, são o resultado e a prova de que eles foram salvos, não a condição. Lutero resumiu a questão de forma sucinta: “não é contra as obras que lutamos, mas contra a confiança nas obras”.



Efésios 2.1 A expressão “mortos em ofensas e pecados” significa espiritualmente mortos e perdidos.


Efésios 2.2 - Noutro tempo, andastes de que forma?

O verbo “andar” normalmente é usado na Bíblia para descrever o progresso normal e firme de um cristão com Deus (Sl. 1.1). Aqui, Paulo se refere à antiga caminhada do cristão. Seja um caminho de negligencia moral ou a viela escura do mal, os cristãos não devem mais andar nos maus caminhos do passado (Ef. 4.17). Eles são salvos para que possam ter um estilo de vida pautado nas boas obras (v. 10). Devem andar de maneira digna de sua vocação (Ef. 4.1), o que significa andar em amor (Ef. 5.2), na luz (Ef. 5.8) e em sabedoria (Ef. 5.15). Paulo enfatiza para os Efésios que antes eles andavam segundo os caminhos do mundo e seguiam o príncipe das potestades do ar, ou seja, Satanás A expressão “filhos da” é um hebraísmo, uma forma de dizer que as pessoas, os filhos, têm como característica e caráter os mesmos traços de outrem, o pai. Portanto, os filhos da desobediência são pessoas que desobedecem a Deus, sejam cristãos ou não. (Mt. 16.23; Lc. 22.31,32; At. 5.3).



Efésios 2.3 A vontade referida é no sentido da vontade da carne e significa fortes desejos carnais. Mesmo com o modificador da nossa carne, essa palavra é mais do que uma referência a desejos humanos. Refere-se também a algo mais profundo, a concupiscência da carne, o desejo veemente por fama, poder e riquezas. (Gl. 5.19-21).



Efésios 2.4-7 Estando nós ainda mortos. Em virtude do pecado de Adão, toda a humanidade está espiritualmente morta. Somente Deus pode dar-nos a nova vida e salvar-nos dessa terrível situação. Por Sua imensa misericórdia, o Senhor entregou Seu Filho por nos quando ainda éramos Seus inimigos. Ele nos amou muito antes de nos o amarmos. (1 Jo. 4.9,10). Ele nos vivificou e salvou, a fim de que nos assentemos nos lugares celestiais em Cristo. Nos séculos vindouros. Deus deseja demonstrar sua benignidade por intermédio de Cristo Jesus, Seu Filho. Isso não tem nada a ver com nosso próprio mérito; o Senhor estende a mão para nos salvar porque Ele é misericordioso e bondoso.



Efésios 2.8-10 Os cristãos foram salvos pela graça. A graça de Deus e a fonte de salvação; a fé é o meio para obtê-la, não a causa. A salvação não provem dos esforços das pessoas; ela é fruto da benignidade de Deus. Na verdade, Deus é quem nos salva - do Senhor vem a salvação (Jn. 2.9). O particípio do verbo salvar (salvos) nesta passagem indica que a salvação do cristão já ocorreu no passado, quando Jesus morreu por nós na cruz do Calvário.



A nossa salvação é Dom de Deus. 

Não há nada que possamos fazer para obter a nossa salvação. Tudo o que tinha para ser feito, já foi feito por Jesus Cristo. João 3.16. Alguns sugerem que o dom de Deus modifica a palavra fé. Portanto, Paulo nos ensina dizendo que nem nossa fé em Deus, que permite que tomemos posse da salvação, provém de nós mesmos. Ela também é um dom, por isso ninguém pode orgulhar-se de sua condição de membro do Corpo de Cristo. Recebemos tudo de nosso Pai misericordioso e bondoso através do sacrifício vicário de Jesus na cruz do calvário. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito Jesus Cristo para morrer em nosso lugar.



Efésios 2.11-22 Nos versículos 1-10, Paulo ensinou que a salvação de cada judeu e de cada gentio se dá pela graça, por meio da fé, e isto não provém de nós mesmos, mas provém do amor de Deus. Na segunda metade do capítulo 2, ele ensina como é formado o novo e santo templo de Deus com judeus e gentios, unidos na Igreja, cujo fundamento, a Pedra angular da esquina, Cristo, é comunicado pelos apóstolos e profetas como aquele que vive e reina para sempre.



Efésios  2.11 Uma vez que o sinal da aliança abraâmica era a circuncisão, os judeus orgulhosamente se referiam a si mesmos como os da circuncisão. De um modo muito menos delicado, eles chamavam os gentios de os da incircuncisão ou incircuncisos, porém Jesus mostrou que nem a circuncisão e nem a incircuncisão salva ninguém. O Salvador é Ele, Jesus Cristo que vive e reina para sempre.



Efésios 2.12,13 Paulo fez uma descrição vívida da triste condição dos não-judeus, que foram chamados de gentios desde o início da igreja primitiva. Eles não tinham esperança, pois Deus não lhes estendeu a mão para estabelecer uma relação baseada em uma aliança. No entanto, o sangue derramado de Cristo poderia trazer os gentios de volta ao seu Criador, e foi o que aconteceu nos registros de Atos dos apóstolos.



Efésios 2.1 4 A parede de separação que estava no meio de judeus e gentios era retratada de forma crítica por uma parede separando o átrio dos gentios do átrio dos judeus, no templo. Havia um aviso de que qualquer não-judeu que ultrapassasse o pátio dos gentios receberia a morte imediata e súbita.



Efésios 2.15,16 Desfez a inimizade. A lei dos mandamentos consistia em ordenanças e foi totalmente cumprida por Jesus em sua vida e ministério terreno.

Paulo não estava dizendo que Deus rejeitou os padrões justos da Lei. Pelo contrário, em Cristo, os padrões justos que as pessoas nunca poderiam alcançar foram atingidos. Jesus é a nossa justiça. Nele, os Cristãos cumpriram e cumprem a Lei. (Mt. 5.17,20; Rm. 3.21,22,31).

 

Aqui, lei dos mandamentos diz respeito mais especificamente as ordenanças do que aos mandamentos propriamente ditos. Vejamos o que  nos diz o Apóstolo Paulo em Gálatas.


A Igreja cristã, formada por judeus e gentios, é descrita como um corpo. E o ser humano convertido a Cristo; em quem não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea. Gl. 3.28. É descrito como um novo homem, uma nova criatura em Cristo. Nos primórdios do cristianismo, a Igreja era, principalmente, composta de judeus. Mas, pela ação do Espírito Santo de Deus, os Judeus Cristãos testemunharam sobre Jesus aos gentios através do Apóstolo Pedro. (At. 10), que se converteram e excederam o numero de membros judeus.



Efésios 2.17,18 A expressão acesso ao Pai aponta para o privilégio exclusivo de todos os  cristãos. O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão envolvidos em nossa salvação.



Efésios 2.19 Quando gentios se tornam povo de Deus, eles não são mais vistos como estrangeiros nem forasteiros, e sim como concidadãos dos santos e família de Deus.



Efésios 2.20 Os apóstolos e os profetas são citados aqui como fundamento, edifício, da Igreja porque eles ajudavam a edificar a Igreja sobre a Pedra angular, que é Jesus Cristo, e eram Suas testemunhas. Em outras palavras, a Igreja primitiva foi estabelecida a partir dos ensinamentos e da pregação dos apóstolos e profetas. (At. 2). Contudo, o próprio Cristo é a Pedra sobre a qual a Igreja esta edificada. (1 Co. 3.11). A pedra da esquina era a primeira pedra, a base, o alicerce, colocada no angulo de uma construção para dar-lhe firmeza, solidez. Os construtores alinhavam o restante da estrutura sobre a pedra angular, a principal da esquina. (1 Pe. 2.1-9).


Efésios 2.21,22 A expressão bem ajustado descreve, na construção romana, o processo pelo qual os trabalhadores (normalmente escravos) giravam grandes pedras até que elas se encaixassem perfeitamente umas nas outras. As colunas, por exemplo, pareciam ser uma peça única, mas eram, na verdade, cilindros de pedra que se apoiavam um sobre o outro. De um modo similar, Deus ajusta os cristãos no templo santo que Ele está edificando para as moradas eternas com Cristo Jesus.

 

Jesus nos libertou do império das trevas.

"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados”. (Colossenses 1:12-14).

 

A aparente e temporária derrota dos crentes é o produto do desconhecimento da sua posição em Cristo Jesus.

1. Antes de Cristo éramos acusados diante de Deus e não tínhamos quem nos defendesse.

a) Satanás acusava os filhos de Deus diante de Deus.

"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles”. (Jó 1:6).

"E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR”. (Jó 1:12).

b) Seguíamos o curso  deste mundo.

"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência”. (Efésios 2:2).

c) Não tínhamos um advogado fiel que nos defendesse diante de Deus. Mas Deus restaurou a nossa sorte. Salmos 126.

 

2. Depois de aceitarmos a Jesus as coisas mudaram.

a) Jesus despojou principados e potestades e triunfou sobre eles.

"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”. (Colossenses 2:14-15).

 

b) Destruiu o que tinha o poder da morte.

"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo”. (Hebreus 2:14).

 

c) Foi expulso o acusador dos irmãos.

"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite”. (Apocalipse 12:10).

 

d) Tem guardado em trevas e algemas para o juízo final.

"Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo”. (2 Pedro 2:4).

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”. (Judas 6).

 

Deus nos livra da ação do maligno.

a) Deus nos guarda e o maligno não nos toca.

"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”. (1 João 5:18).

 

b) Jesus nos libertou do domínio do pecado.

"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados”. (Colossenses 1:12-14).

 

c) O valente bem armado tem os seus em segurança.

"Quando o valente guarda está armado, a sua casa em segurança está e tudo quanto tem também está em segurança”. (Lucas 11:21).

d) Sinais, prodígios e maravilhas seguem aos que creem em Jesus.

"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios, falarão novas línguas, curarão os enfermos e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum”. Marcos 16.17-20.

Este texto se aplica para libertação, pelo Espírito Santo de Deus, de pessoas oprimidas na escravidão do pecado e que são libertas e desejam ver outras pessoas libertas também.

 

O espírito imundo tem que sair em nome de Jesus.

a) O espírito imundo sai do homem possesso em nome de Jesus.

"E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má”. (Mateus 12:43-45).

 

b) O endemoniado Gadareno foi liberto da escravidão maligna.

"E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.

E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.

E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lhos. E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se. E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.

E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado. E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou.

E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo: Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito”. (Lucas 8:26-39).

 

c) A moça que tinha espírito de adivinhação foi liberta em nome de Jesus.

"E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu”. (Atos 16:16-18).

Se Cristo já nos libertou das potestades do diabo, então qual é a luta, a batalha que o crente tem diariamente e em todo o lugar?

Cada um é tentado por sua própria concupiscência e cobiça: "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”. (Tiago 1:13-14).

As guerras e contendas são dos prazeres da carne: "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam”? (Tiago 4:1).

Fazei morrer a natureza terrena: "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”. (Colossenses 3:5).

 

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado”. (1 Coríntios 9:24-27).

 

"Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor”. (2 Coríntios 12:1).

"Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”. (2 Coríntios 12:6-7)

 

"... Para que não sejamos vencidos por Satanás; porque não ignoramos os seus ardis”. (2 Coríntios 2:10-11).

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." (Efésios 6:10) "Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”. (Efésios 6:16).

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte”. (1 Pedro 5:6).

"Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”. (1 Pedro 5:9).

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. (Tiago 4:7).

 

Jesus fez uma mudança radical em nossas vidas.

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (1 Pedro 2.9).

 

Que mudança radical, da água para o vinho, nos foi concedida por Deus, pela obra redentora de Cristo!

O que significa exatamente isso? Fomos “chamados” das trevas para a maravilhosa luz de Deus. O significado desse chamado não é exatamente o de Deus nos convidando, de modo que a saída das trevas e a entrada na luz seria algo realizado por nós, claro, autorizados pelo convite de Deus. Mas não é isso não. Esse chamado tem a idéia de uma ordem que faz acontecer. Somos soberanamente trazidos da morte espiritual para a vida. Paulo usa uma expressão que esclarece isso. Ele escreveu na Carta aos Romanos: “o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem”. (Rm 4.17).

Isso se confirma em outros textos de Paulo, que vale lembrar: Cl 1.13-14: “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados”. Ef 1.3: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”.

Paulo fala de algo feito por Deus, soberanamente essencial em nossas vidas. Em Efésios 2 Paulo cita as ações de Deus nos dando vida, estando nós mortos em nossos delitos e pecados, e nos fazendo participantes do Reino Celestial, no qual entramos sem saber nos comportar, ainda dominados pelas ideias do reino terreno. Pois é de dentro do Reino de Deus que se aprende a viver como filho de Deus. As vezes agimos como se a ordem fosse ao contrário: primeiro agir como filho de Deus para depois ter direito ao Reino de Deus.  

Não esqueçamos as lições da Parábola do Filho Pródigo, Lucas 15.11-32.

É o amor incondicional de Deus que nos aperfeiçoa e não o nosso aperfeiçoamento que nos faz amados por Deus. É o amor incondicional de Deus que nos fortalece para dizermos “não” ao pecado e “não” aos nossos próprios méritos.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário