LÍDERES HIPÓCRITAS DOS TEMPOS MODERNOS
Hipocrisia, Sarcasmo e Ironia. Tudo a ver com
Mateus 23. Um verdadeiro Farizaismo moderno ronda os púlpitos de muitas igrejas
evangélicas de nossos tempos. Para ninguém achar que era apenas uma insinuação
de terceiros, foi o próprio Senhor Jesus que proferiu todas as palavras,
grifadas em vermelho em algumas versões bíblicas, dos capítulos 23, 24, 25, 26
do Evangelho de Mateus.
Significado de Hipocrisia. O que é
Hipocrisia:
Hipocrisia: Significa fingimento, falsidade
e falsidade ideológica;
É fingir
sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui.
Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro,
dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma
peça.
O hipócrita é alguém que oculta a realidade
através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as
pessoas que representam e que fingem comportamentos.
A hipocrisia também é usada num duplo
sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo,
e para outro grupo, caberiam outras normas morais para cada um. É o tal de faça
o que eu mando mas não olhe o que eu faço. Um hipócrita muitas vezes finge
possuir boas qualidades para ocultar os seus delitos e defeitos, e por isso é
também conhecido como uma pessoa dissimulada.
Há na religião destes tempos modernos vários
exemplos de hipocrisia; no Novo Testamento é frequente a menção sobre os hipócritas
onde são lembrados em muitas passagens bíblicas.
Há hipocrisia no mundo da música e até um artista brasileiro descreve esta hipocrisia
como coisa destes "Tempos Modernos", segundo ele, essa faceta é como
um muro que insiste em nos rodear. Ainda a respeito da hipocrisia, outro
artista afirmou: "O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa,
hipocrisia é como ser acordado fora de hora. Nenhuma outra coisa consegue ser
pior do que isso, afirma ele.
Hipocrisia ou hipocresia
Em relação à ortografia desta palavra, muitas
pessoas não sabem se a forma correta é hipocrisia ou hipocresia. Escrever
hipocresia é um erro, a forma correta é hipocrisia.
Na religião há vários exemplos de hipocrisia,
no Novo Testamento, onde os hipócritas são lembrados em muitas passagens
bíblicas.
No mundo da música, um outro artista
brasileiro também descreve a hipocrisia em "Tempos Modernos" como um
muro "que insiste em nos rodear para nos derrubar".
Ainda a respeito à hipocrisia, outro famoso
artista brasileiro afirmou: "O que mais odeio é gente complicada e
preconceituosa. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso".
Hipocrisia ou hipocresia
Em relação à ortografia desta palavra, muitas
pessoas não sabem se a forma correta é hipocrisia ou hipocresia. Escrever
hipocresia é um erro, a forma correta é hipocrisia. A hipocrisia está
também relacionada com sarcasmo e ironia.
O que é Sarcasmo:
O sarcasmo é uma figura de linguagem, de
retórica utilizada para afrontar ou ofender alguém, ou um grupo de pessoas,
se colocando como ser de uma classe superior. De uma maneira geral, o sarcasmo
é utilizado para ridicularizar o outro, utilizando uma linguagem agressiva,
geralmente utilizando formas negativas de ridicularizar alguém.
Sarcasmo é uma palavra com origem grega “sarkasmós”
e significa zombaria, gozação, deboche, menosprezo.
Uma pessoa sarcástica costuma deixar
claro a utilização de hostilidade em seu discurso, mesmo que de forma
indireta.
Exemplo: “Estou procurando na minha agenda o
dia em que pedi sua opinião sobre a minha vida”.
Um indivíduo sarcástico utiliza uma forma
específica de falar, com o objetivo de ofender ou ridicularizar a outra pessoa
ou outras classes de pessoas ou segmentos.
Muitas vezes, a pessoa sarcástica também diz
frases que aparentemente são elogios, mas com uma entonação que transmite o
sarcasmo e a ofensa. Exemplo: “Nossa, como você é inteligente”.
Como figura de estilo, o uso do sarcasmo
destaca-se na literatura e na arte de falar em público (oratória) e na
religião. Na literatura, a sátira é uma composição poética rica em sarcasmos,
com o objetivo de apontar e ridicularizar os defeitos de uma sociedade,
incidindo em um tema em particular.
Concluindo, o sarcasmo é um tipo de ironia
mais amarga e provocatória, transformando-se quase num insulto e que causa
náuseas emocionais nos que são atingidos por este problema.
Quanto à ironia é uma inversão do real
significado de algo em determinado contexto. Quando se diz o contrário do
que se pensa, por exemplo. Apesar da função de criticar e censurar algo ou
alguém, a ironia é uma reação mais moderada que o sarcasmo.
Diferença entre sarcasmo e ironia
O sarcasmo é caracterizado por ter o objetivo
de desprezar, ofender ou zombar de algo ou alguém. Consiste num tipo de ironia
insultuosa. Geralmente são pessoas farisaicas que se utilizam destes
expedientes negativos.
Já a ironia é mais moderada, não tendo como
propósito o teor zombatório do sarcasmo. A ironia representa a expressão de uma
ideia que é o oposto daquilo que a pessoa realmente pensa.
Daí vem o porque colocamos o texto de Mateus
23 para nossa análise.
Como vemos nesta postagem, os pastores e
líderes e religioso hipócritas já existiam no tempo de Jesus. Vejamos os textos
bíblicos que denunciam estes líderes amantes de si mesmo.
Mateus 23:2-39
23.1,2. As sinagogas tinham um assento
especial chamado de cadeira de Moisés (Lc 4-20). Os escribas eram os copistas
oficiais do Antigo Testamento e também doutores da Lei (Mt 7.29; 8.19).
23.3. Os escribas e fariseus levavam as
Escrituras ao pé da letra para que todos fizessem o que eles diziam. Todavia,
Jesus chamou a atenção dos fariseus por causa de seu legalismo, pois eles davam
mais valor às suas próprias regras e determinações do que às Escrituras.
Aparentemente eles seguiam suas leis com muito rigor e pareciam justos.
Contudo, as pessoas não deveriam agir como eles, porque, embora parecessem
justos, o coração deles era cheio de inveja, ódio e malícia.
23.4. Compare as atitudes dos fariseus com o
convite de Jesus às pessoas em Mateus 11.28-30.
23.5. Uma característica peculiar da
hipocrisia é fazer boas obras para receber o aplauso daqueles que as veem (Mt
6.1-18). Filactérios eram caixinhas que continham passagens bíblicas e eram
amarradas com tiras de couro no braço e na testa. Esse costume tinha como base Êxodo
13.9,16 e Deuteronômio 6.8; 11.18. Mas, por meio de passagens como Provérbios
3.3; 6.21; 7.3, os escribas deveriam saber que o Senhor queria muito mais do
que um simples adorno externo.
Franjas, também traduzidas por orla, em
Mateus 9.20, referem-se às franjas que eram usadas na borda das vestes para
lembrar aos israelitas a Lei de Deus (Nm 15.38; Dt 22.12). Para que fossem
vistos como especialmente justos, alguns hipócritas usavam filactérios bem
maiores e franjas mais longas que as comuns.
23.6. Os primeiros lugares eram os
lugares de honra nos banquetes. As primeiros cadeiras ou melhores assentos era
uma fila de cadeiras que ficava na frente da sinagoga, de frente para a
congregação.
23.7. Saudações, nesse contexto,
significa mais do que um olá; era um cumprimento respeitoso a alguém superior.
Rabi significa mestre.
23.8-10. O princípio aqui exposto não
pode ser aplicado de uma maneira geral, porque esse título é usado em outras
passagens das Escrituras sem nenhuma restrição ou censura (Mt 15.4-6; 19.5,29;
2 Rs 2.12; 1 Co 4.15; G1 4.2; Hb 12.9). Os hipócritas buscavam esses títulos
não com o propósito de usar sua posição para servir aos outros, mas, sim,
porque eles traziam muito prestígio e poder. Mestres também pode significar
líderes.
23.11. As hierarquias deste mundo não
acabarão (1 Ts 5.12,13; 1 Tm 5.17; Hb 13.17); contudo, toda liderança deve ser
exercida com humildade e espírito de serviço.
23.12. Haverá exaltação no Reino futuro de
Cristo (Rm 8.17; 2 Tm 2.12).
23.13,14. Jesus proclamou esses ais para os
escribas e fariseus por causa de sua nítida oposição à verdade.
23.15. Percorreis o mar e a
terra. Os escribas e fariseus jamais poderiam receber a acusação de ser
preguiçosos, mas estavam seguindo por um caminho totalmente perigoso e contrário
aos planos de Deus.
23.16-22. As autoridades religiosas ensinavam
a jurar pelo templo, pelo altar e pelo céu; no entanto, os juramentos feitos
pelo ouro do templo, pela oferta do altar ou por Deus eram a mesma coisa. Jesus
expôs o absurdo de seus ensinamentos e chamou os líderes religiosos de
condutores cegos.
23.23. Hortelã, endro e cominho são plantas
usadas como são temperos. Cominho é uma planta. Os escribas e fariseus eram
muitos rigorosos em relação aos dízimos dos pequenos grãos, mas não se
preocupavam com assuntos mais importantes, como se assegurar de que suas ações
fossem pautadas conforme o juízo, a misericórdia e a fé (Mq 6.8). Jesus não
estava dizendo que o dízimo não é importante; Ele só estava mostrando que os
escribas e fariseus davam importância a uma área em detrimento da outra. Do
mesmo modo, também podemos preocupar-nos demais com as regras e normas da
igreja e esquecer os princípios que há por trás delas.
23.24. Levítico 11.41-43 contém uma proibição
de comer tudo o que anda sobre o ventre, que anda sobre quatro pés ou que tem
muitos pés. Os fariseus usavam um pano para coar com todo o cuidado tudo o que
fossem beber, especialmente o vinho, para tirar até os menores insetos, que
eram impuros. Mas Jesus disse que, apesar disso, eles engoliam facilmente um
animal muito maior, como um camelo. Jesus usou uma ilustração bem exagerada
para mostrar como os fariseus desprezavam o juízo, a misericórdia e a fé (Mt
23.23). Ele usou o mesmo recurso em Mateus 19.24 para mostrar a dificuldade do
jovem rico de receber a salvação.
23.25,26. O interior do copo representa o caráter da pessoa. As vezes, aqueles
que mais acusam os pecados dos outros são culpados por ocultar os mesmos
pecados, ou ainda piores, dentro de si.
23.27-33. A geração dos escribas, fariseus e
hipócritas do tempo de Jesus herdou toda a culpa de seus antepassados.
23.34. Eu vos envio no presente do
indicativo se refere aos profetas, sábios e escribas enviados por Deus à Igreja
primitiva. O livro de Atos confirma essa profecia: os israelitas perseguiram os
primeiros pregadores e mestres que anunciaram as boas-novas (At 7.51-60).
23.35. Abel foi o primeiro homem assassinado
no Antigo Testamento (Gn 4.8); Zacarias, o último. A morte de Zacarias é
descrita em 2 Crónicas 24-20-22, o último livro do cânon hebraico. O que Jesus
quer dizer aqui é que, do começo ao fim da Bíblia, os verdadeiros servos de
Deus sempre foram tratados assim.
Sobre o filho de Baraquias. Em 2 Crónicas
24.20, consta que Zacarias é filho de Jeoiada. O profeta Zacarias é chamado de
filho de Baraquias em Zacarias 1.1. É provável que Jeoiada fosse avô do profeta
Zacarias e Baraquias fosse seu pai. Algo pouco provável, mas também possível, é
que o pai de Zacarias tivesse dois nomes: Jeoiada e Baraquias.
23.3 6. Esse versículo é similar a Mateus
23.32 e prediz a destruição de Jerusalém em 70 d.C. (veja o comentário de
24-34).
23.37. Dizer um nome duas vezes, como
Jerusalém, Jerusalém, indica uma grande emoção (Mt 27.46; 2 Sm 18.33; At 9.4).
As palavras quis eu e tu não quiseste mostram a oposição de Israel à vontade de
Cristo (para outra citação igual a essa, veja o Salmo 91.4).
23.38. Casa pode estar referindo-se ao
templo, porém é mais provável que seja uma referência à dinastia de Davi (2 Sm
7.16). Israel jamais deixou de ter um rei designado para reinar no trono de
Davi, mas, com frequência, esse rei não se achava no trono por causa da
desobediência do povo. Contudo, quando a nação se voltar para o Senhor, sua
escravidão chegará ao fim, e Jesus reinará (Dt 30.1-6). Assim como o templo
seria destruído, Israel também enfrentaria o juízo de Deus.
23.39. Todas as esperanças de Israel estavam
no termo até que. Um dia, a nação irá arrepender-se (Zc 12.10-14), e Israel
ocupará novamente um lugar de destaque e de bênçãos (Rm 11.26). A citação aqui
é do Salmo 118.26, um salmo messiânico que predisse o dia em que a pedra seria
rejeitada pelos edificadores (SI 118.22). Este é o dia que fez o Senhor (SI
118.24) remete a um tempo de grande júbilo.
Daí deduzimos que o mal sempre quis predominar
nas igrejas e no meio do povo de Deus.
Atualmente poderíamos dizer: Ai daqueles que
pensam que enviando uma certa quantia de dinheiro para a igreja de vez em
quando e ou frequentemente é o suficiente para justificar-se diante de Deus.
Ai dos sacerdotes que recebem os sacrifícios de animais (dízimos, gordas
ofertas, favores, propinas, etc) coxos e defeituosos só por interesse
financeiro de sobrevivência, fazendo com isso concessões ao pecado.
Ai daqueles que pagam profetas para orar por
eles enquanto nas caladas da noite estes ofertantes vivem às escondidas nas
prostituições, fornicações, deleites do pecado, da roubalheira, da maldade, das
drogas, do alcoolismo, das traições e de outras coisas impróprias ao verdadeiro
servo de Deus
Ai dos profetas que esquivando-se de falar a
verdade lisonjeiam e massageiam os egos dos pecadores por interesses escusos.
Ai de nós que fomos convocados pelo Rei dos
reis e Senhor dos senhores para prestarmos serviços espirituais e materiais ao
nosso próximo e nós procrastinamos, adiamos, e mesmo sabendo que o tempo é
chegado continuamos a tardar a obra.
Ai de mim, que se escrever isso aqui estiver
me achando melhor do que outros e me
julgar superior ao próximo me faço digno de severa punição, como os
Fariseus e Saduceus que foram comparados aos sepulcros caiados.
Ai de mim se eu julgar e condenar os outros
só observando a aparência sem conhecer o coração.
Ai de todos nós que se não retornarmos ao
primeiro amor e praticarmos as primeiras obras seremos encontrados laborando em
grande erro na mornidão e frieza espiritual.
Sem dúvidas o Senhor Deus espera mais de mim
e mais de você. Somos servos inúteis porque
só fazemos e fizemos o que deveríamos fazer.
Aliás, nem o que deveríamos fazer, o fizemos.
Que a misericórdia e a graça infinita do Senhor
Jesus estejam sobre nossas vidas.
Ele, Jesus, estimula seus discípulos ao
serviço, de forma que quem servir mais esse será o maior.
Jesus adverte seus discípulos a cumprirem os
ensinamentos dos fariseus, mas os aconselha a não viverem da mesma maneira que eles.
Isto porque eles não vivem de acordo com o que ensinam. (Mateus 23.1 – 10).
Os fariseus e mestres da lei sempre foram
famintos por poder, autoridade e notoriedades terrenas. O Senhor Jesus é
contrário a essa maneira de pensar e se comportar.
Mateus 23 e a hipocrisia dos que dizem que
são e que fazem a obra de Deus, mas o fazem somente por interesses próprios.
Jesus separa uma longa seção do seu ensino
para criticar a atitude hipócrita e diabólica dos mestres da lei e dos Fariseus.
(v.v 23.13 – 36).
Jesus mostra sua indignação com quem quer
transformar a religião em fonte de prazer pessoal e manipulação de
pessoas. Os verdadeiros servos de Deus amam a sua Palavra e vivem de maneira
dina do Evangelho.
O Senhor Jesus Cristo em suas últimas semanas faz um lamento
sobre a cidade de Jerusalém. Ele mostra como Deus tem tentado, há muito
tempo reuni-la debaixo de suas asas mas ela tem rejeitado e assassinado seus
mensageiros.
Por fim, o Senhor anuncia profeticamente que
isso lhes custará caro. Ao longo dos séculos Jerusalém tem sofrido com sua
desobediência.
Advertência contra os líderes religiosos que
são dominadores e aproveitadores da simplicidade do povo.
Ao declarar aos mestres da Lei e os fariseus
de sua destruição final, se continuassem em seu caminho atual, Jesus pronunciou
sete denúncias, cada uma começando com “Ai” (Mateus 23.13-39).
Esses “Ai” são um claro contraste com as bem-aventuranças, onde Jesus nos mostra qual a verdadeira
religião.
Em seis dos sete “Ai”, Jesus chamou os
líderes de hipócritas.
A primeira denúncia dizia respeito ao fato de
os fariseus estarem impedindo outros de entrar no reino.
Sua perseguição a Cristo fez com que muitos
se afastassem dEle.
A falha deles em crer em Jesus como o Messias havia colocado uma pedra de tropeço no caminho de
seus compatriotas. Por isso eles foram condenados.
Alguns fatos que jogam por terra qualquer
argumento de que “grandes líderes" estão fazendo a lição de casa no
quesito do evangelismo e missões.
A Primeira pergunta: Porque as igrejas
evangélicas e grandes ministérios que enviam tantos missionários para o
exterior não viram ou finge que não estão vendo o que está acontecendo no
Nordeste do Brasil, onde impera o horror do crime e o comunismo travestido de
socialismo, visto que existem hoje muitos estados e muitas prefeituras do
Nordeste que são governados por comunistas travestidos de socialistas.
A segunda pergunta: Porque as igrejas
evangélicas e grandes ministérios gostam
tanto de comprar lotes e construir prédios e templos luxuosos em grandes
cidades e com grandes aglomerações de pessoas e não investem em evangelismo em
massa e não promovem ações sociais constantes “in loco" em favor do povo
Nordestino? Estou mencionando este fato exatamente porque muitas dessas cidades
do Nordeste do Brasil não têm nenhuma igreja evangélica e ou nenhum missionário
ou base missionária para exercer o ide de Jesus.
A terceira pergunta: Perguntem aos seus
lideres de igrejas evangélicas quantos obreiros do seu ministério tem no
Nordeste pregando a palavra de Deus e que são mantidos pela igreja ou
ministério que você congrega?
Conclusão: Talvez você não encontrará respostas
convincentes para estas e outras perguntas do mesmo assunto, mas verá e ouvirá
frequentemente seus líderes informando que abriu uma base missionária nos
Estados Unidos, na Inglaterra ou em Portugal, etc, além das informações de que
a igreja ou ministério comprou lotes, muitos lotes, grandes áreas para expansão
e crescimento do ministério e que está construindo templos, muitos templos em
grandes cidades e capitais. Tudo isso é bom e necessário, mas o primeiro amor
não pára de clamar porque pessoas, bem perto de nós, no nosso país, estão
morrendo e indo para o inferno e nunca ouviram falar do amor de Jesus. É sempre
bom lembrar que uma alma vale mais que o mundo inteiro. Marcos 16:15-20, nos
fala da grande missão da igreja, da grande e maior obrigação da igreja: “Ide por
todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado...”.
Mateus 28:18-20 confirma a mais urgente e
nobre missão da igreja.
18. E, chegando-se Jesus, falou-lhes,
dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19. Portanto, ide, ensinai todas as nações,
batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20. ensinando-as a guardar todas as coisas
que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à
consumação dos séculos. Amém!
Deus abençoe você e sua família
Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.
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