segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

LÍDERES HIPÓCRITAS DOS TEMPOS MODERNOS

LÍDERES HIPÓCRITAS DOS TEMPOS MODERNOS

 

Hipocrisia, Sarcasmo e Ironia. Tudo a ver com Mateus 23. Um verdadeiro Farizaismo moderno ronda os púlpitos de muitas igrejas evangélicas de nossos tempos. Para ninguém achar que era apenas uma insinuação de terceiros, foi o próprio Senhor Jesus que proferiu todas as palavras, grifadas em vermelho em algumas versões bíblicas, dos capítulos 23, 24, 25, 26 do Evangelho de Mateus.

 

Significado de Hipocrisia. O que é Hipocrisia:

 

Hipocrisia: Significa fingimento, falsidade e falsidade ideológica; 

É fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.

O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam e que fingem comportamentos.

A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas morais para cada um. É o tal de faça o que eu mando mas não olhe o que eu faço. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus delitos e defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada.

Há na religião destes tempos modernos vários exemplos de hipocrisia; no Novo Testamento é frequente a menção sobre os hipócritas onde são lembrados em muitas passagens bíblicas.

Há hipocrisia no mundo da música e até  um artista brasileiro descreve esta hipocrisia como coisa destes "Tempos Modernos", segundo ele, essa faceta é como um muro que insiste em nos rodear. Ainda a respeito da hipocrisia, outro artista afirmou: "O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia é como ser acordado fora de hora. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso, afirma ele.

 

Hipocrisia ou hipocresia

Em relação à ortografia desta palavra, muitas pessoas não sabem se a forma correta é hipocrisia ou hipocresia. Escrever hipocresia é um erro, a forma correta é hipocrisia.

Na religião há vários exemplos de hipocrisia, no Novo Testamento, onde os hipócritas são lembrados em muitas passagens bíblicas.

No mundo da música, um outro artista brasileiro também descreve a hipocrisia em "Tempos Modernos" como um muro "que insiste em nos rodear para nos derrubar".

Ainda a respeito à hipocrisia, outro famoso artista brasileiro afirmou: "O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso".

 

Hipocrisia ou hipocresia

Em relação à ortografia desta palavra, muitas pessoas não sabem se a forma correta é hipocrisia ou hipocresia. Escrever hipocresia é um erro, a forma correta é hipocrisia. A hipocrisia está também relacionada com sarcasmo e ironia.

 

O que é Sarcasmo:

O sarcasmo é uma figura de linguagem, de retórica utilizada para afrontar ou ofender alguém, ou um grupo de pessoas, se colocando como ser de uma classe superior. De uma maneira geral, o sarcasmo é utilizado para ridicularizar o outro, utilizando uma linguagem agressiva, geralmente utilizando formas negativas de ridicularizar alguém.

Sarcasmo é uma palavra com origem grega “sarkasmós” e significa zombaria, gozação, deboche, menosprezo.

 

Uma pessoa sarcástica costuma deixar claro a utilização de hostilidade em seu discurso, mesmo que de forma indireta. 

Exemplo: “Estou procurando na minha agenda o dia em que pedi sua opinião sobre a minha vida”.

Um indivíduo sarcástico utiliza uma forma específica de falar, com o objetivo de ofender ou ridicularizar a outra pessoa ou outras classes de pessoas ou segmentos.

Muitas vezes, a pessoa sarcástica também diz frases que aparentemente são elogios, mas com uma entonação que transmite o sarcasmo e a ofensa. Exemplo: “Nossa, como você é inteligente”.

Como figura de estilo, o uso do sarcasmo destaca-se na literatura e na arte de falar em público (oratória) e na religião. Na literatura, a sátira é uma composição poética rica em sarcasmos, com o objetivo de apontar e ridicularizar os defeitos de uma sociedade, incidindo em um tema em particular.

Concluindo, o sarcasmo é um tipo de ironia mais amarga e provocatória, transformando-se quase num insulto e que causa náuseas emocionais nos que são atingidos por este problema.

Quanto à ironia é uma inversão do real significado de algo em determinado contexto. Quando se diz o contrário do que se pensa, por exemplo. Apesar da função de criticar e censurar algo ou alguém, a ironia é uma reação mais moderada que o sarcasmo.

 

Diferença entre sarcasmo e ironia

O sarcasmo é caracterizado por ter o objetivo de desprezar, ofender ou zombar de algo ou alguém. Consiste num tipo de ironia insultuosa. Geralmente são pessoas farisaicas que se utilizam destes expedientes negativos.

Já a ironia é mais moderada, não tendo como propósito o teor zombatório do sarcasmo. A ironia representa a expressão de uma ideia que é o oposto daquilo que a pessoa realmente pensa.

 

Daí vem o porque colocamos o texto de Mateus 23 para nossa análise.

Como vemos nesta postagem, os pastores e líderes e religioso hipócritas já existiam no tempo de Jesus. Vejamos os textos bíblicos que denunciam estes líderes amantes de si mesmo.

Mateus 23:2-39

23.1,2. As sinagogas tinham um assento especial chamado de cadeira de Moisés (Lc 4-20). Os escribas eram os copistas oficiais do Antigo Testamento e também doutores da Lei (Mt 7.29; 8.19).

 

23.3. Os escribas e fariseus levavam as Escrituras ao pé da letra para que todos fizessem o que eles diziam. Todavia, Jesus chamou a atenção dos fariseus por causa de seu legalismo, pois eles davam mais valor às suas próprias regras e determinações do que às Escrituras. Aparentemente eles seguiam suas leis com muito rigor e pareciam justos. Contudo, as pessoas não deveriam agir como eles, porque, embora parecessem justos, o coração deles era cheio de inveja, ódio e malícia.

 

23.4. Compare as atitudes dos fariseus com o convite de Jesus às pessoas em Mateus 11.28-30.

23.5. Uma característica peculiar da hipocrisia é fazer boas obras para receber o aplauso daqueles que as veem (Mt 6.1-18). Filactérios eram caixinhas que continham passagens bíblicas e eram amarradas com tiras de couro no braço e na testa. Esse costume tinha como base Êxodo 13.9,16 e Deuteronômio 6.8; 11.18. Mas, por meio de passagens como Provérbios 3.3; 6.21; 7.3, os escribas deveriam saber que o Senhor queria muito mais do que um simples adorno externo.

Franjas, também traduzidas por orla, em Mateus 9.20, referem-se às franjas que eram usadas na borda das vestes para lembrar aos israelitas a Lei de Deus (Nm 15.38; Dt 22.12). Para que fossem vistos como especialmente justos, alguns hipócritas usavam filactérios bem maiores e franjas mais longas que as comuns.

23.6. Os primeiros lugares eram os lugares de honra nos banquetes. As primeiros cadeiras ou melhores assentos era uma fila de cadeiras que ficava na frente da sinagoga, de frente para a congregação.

23.7. Saudações, nesse contexto, significa mais do que um olá; era um cumprimento respeitoso a alguém superior. Rabi significa mestre.

23.8-10. O princípio aqui exposto não pode ser aplicado de uma maneira geral, porque esse título é usado em outras passagens das Escrituras sem nenhuma restrição ou censura (Mt 15.4-6; 19.5,29; 2 Rs 2.12; 1 Co 4.15; G1 4.2; Hb 12.9). Os hipócritas buscavam esses títulos não com o propósito de usar sua posição para servir aos outros, mas, sim, porque eles traziam muito prestígio e poder. Mestres também pode significar líderes.

23.11. As hierarquias deste mundo não acabarão (1 Ts 5.12,13; 1 Tm 5.17; Hb 13.17); contudo, toda liderança deve ser exercida com humildade e espírito de serviço.

23.12. Haverá exaltação no Reino futuro de Cristo (Rm 8.17; 2 Tm 2.12).

23.13,14. Jesus proclamou esses ais para os escribas e fariseus por causa de sua nítida oposição à verdade.

23.15. Percorreis o mar e a terra. Os escribas e fariseus jamais poderiam receber a acusação de ser preguiçosos, mas estavam seguindo por um caminho totalmente perigoso e contrário aos planos de Deus.

23.16-22. As autoridades religiosas ensinavam a jurar pelo templo, pelo altar e pelo céu; no entanto, os juramentos feitos pelo ouro do templo, pela oferta do altar ou por Deus eram a mesma coisa. Jesus expôs o absurdo de seus ensinamentos e chamou os líderes religiosos de condutores cegos.

23.23. Hortelã, endro e cominho são plantas usadas como são temperos. Cominho é uma planta. Os escribas e fariseus eram muitos rigorosos em relação aos dízimos dos pequenos grãos, mas não se preocupavam com assuntos mais importantes, como se assegurar de que suas ações fossem pautadas conforme o juízo, a misericórdia e a fé (Mq 6.8). Jesus não estava dizendo que o dízimo não é importante; Ele só estava mostrando que os escribas e fariseus davam importância a uma área em detrimento da outra. Do mesmo modo, também podemos preocupar-nos demais com as regras e normas da igreja e esquecer os princípios que há por trás delas.

23.24. Levítico 11.41-43 contém uma proibição de comer tudo o que anda sobre o ventre, que anda sobre quatro pés ou que tem muitos pés. Os fariseus usavam um pano para coar com todo o cuidado tudo o que fossem beber, especialmente o vinho, para tirar até os menores insetos, que eram impuros. Mas Jesus disse que, apesar disso, eles engoliam facilmente um animal muito maior, como um camelo. Jesus usou uma ilustração bem exagerada para mostrar como os fariseus desprezavam o juízo, a misericórdia e a fé (Mt 23.23). Ele usou o mesmo recurso em Mateus 19.24 para mostrar a dificuldade do jovem rico de receber a salvação.


23.25,26. O interior do copo representa o caráter da pessoa. As vezes, aqueles que mais acusam os pecados dos outros são culpados por ocultar os mesmos pecados, ou ainda piores, dentro de si.

23.27-33. A geração dos escribas, fariseus e hipócritas do tempo de Jesus herdou toda a culpa de seus antepassados.

23.34. Eu vos envio no presente do indicativo se refere aos profetas, sábios e escribas enviados por Deus à Igreja primitiva. O livro de Atos confirma essa profecia: os israelitas perseguiram os primeiros pregadores e mestres que anunciaram as boas-novas (At 7.51-60).

23.35. Abel foi o primeiro homem assassinado no Antigo Testamento (Gn 4.8); Zacarias, o último. A morte de Zacarias é descrita em 2 Crónicas 24-20-22, o último livro do cânon hebraico. O que Jesus quer dizer aqui é que, do começo ao fim da Bíblia, os verdadeiros servos de Deus sempre foram tratados assim.

 

Sobre o filho de Baraquias. Em 2 Crónicas 24.20, consta que Zacarias é filho de Jeoiada. O profeta Zacarias é chamado de filho de Baraquias em Zacarias 1.1. É provável que Jeoiada fosse avô do profeta Zacarias e Baraquias fosse seu pai. Algo pouco provável, mas também possível, é que o pai de Zacarias tivesse dois nomes: Jeoiada e Baraquias.

23.3 6. Esse versículo é similar a Mateus 23.32 e prediz a destruição de Jerusalém em 70 d.C. (veja o comentário de 24-34).

23.37. Dizer um nome duas vezes, como Jerusalém, Jerusalém, indica uma grande emoção (Mt 27.46; 2 Sm 18.33; At 9.4). As palavras quis eu e tu não quiseste mostram a oposição de Israel à vontade de Cristo (para outra citação igual a essa, veja o Salmo 91.4).

23.38. Casa pode estar referindo-se ao templo, porém é mais provável que seja uma referência à dinastia de Davi (2 Sm 7.16). Israel jamais deixou de ter um rei designado para reinar no trono de Davi, mas, com frequência, esse rei não se achava no trono por causa da desobediência do povo. Contudo, quando a nação se voltar para o Senhor, sua escravidão chegará ao fim, e Jesus reinará (Dt 30.1-6). Assim como o templo seria destruído, Israel também enfrentaria o juízo de Deus.

23.39. Todas as esperanças de Israel estavam no termo até que. Um dia, a nação irá arrepender-se (Zc 12.10-14), e Israel ocupará novamente um lugar de destaque e de bênçãos (Rm 11.26). A citação aqui é do Salmo 118.26, um salmo messiânico que predisse o dia em que a pedra seria rejeitada pelos edificadores (SI 118.22). Este é o dia que fez o Senhor (SI 118.24) remete a um tempo de grande júbilo.

 

Daí deduzimos que o mal sempre quis predominar nas igrejas e no meio do povo de Deus.

Atualmente poderíamos dizer: Ai daqueles que pensam que enviando uma certa quantia de dinheiro para a igreja de vez em quando e ou frequentemente é o suficiente para justificar-se diante de Deus.

Ai dos sacerdotes que recebem os  sacrifícios de animais (dízimos, gordas ofertas, favores, propinas, etc) coxos e defeituosos só por interesse financeiro de sobrevivência, fazendo com isso concessões ao pecado.

Ai daqueles que pagam profetas para orar por eles enquanto nas caladas da noite estes ofertantes vivem às escondidas nas prostituições, fornicações, deleites do pecado, da roubalheira, da maldade, das drogas, do alcoolismo, das traições e de outras coisas impróprias ao verdadeiro servo de Deus 

Ai dos profetas que esquivando-se de falar a verdade lisonjeiam e massageiam os egos dos pecadores por interesses escusos.

Ai de nós que fomos convocados pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores para prestarmos serviços espirituais e materiais ao nosso próximo e nós procrastinamos, adiamos, e mesmo sabendo que o tempo é chegado continuamos a tardar a obra.

Ai de mim, que se escrever isso aqui estiver me achando melhor do que outros e me  julgar superior ao próximo me faço digno de severa punição, como os Fariseus e Saduceus que foram comparados aos sepulcros caiados.

Ai de mim se eu julgar e condenar os outros só observando a aparência sem conhecer o coração.

Ai de todos nós que se não retornarmos ao primeiro amor e praticarmos as primeiras obras seremos encontrados laborando em grande erro na mornidão e frieza espiritual.

Sem dúvidas o Senhor Deus espera mais de mim e mais de você. Somos  servos inúteis porque só fazemos e fizemos o que deveríamos fazer.  Aliás, nem o que deveríamos fazer, o fizemos.

Que a misericórdia e a graça infinita do Senhor Jesus estejam sobre nossas vidas.

 

Ele, Jesus, estimula seus discípulos ao serviço, de forma que quem servir mais esse será o maior.

Jesus adverte seus discípulos a cumprirem os ensinamentos dos fariseus, mas os aconselha a não viverem da mesma maneira que eles. Isto porque eles não vivem de acordo com o que ensinam. (Mateus 23.1 – 10).

Os fariseus e mestres da lei sempre foram famintos por poder, autoridade e notoriedades terrenas. O Senhor Jesus é contrário a essa maneira de pensar e se comportar.

Mateus 23 e a hipocrisia dos que dizem que são e que fazem a obra de Deus, mas o fazem somente por interesses próprios.  

Jesus separa uma longa seção do seu ensino para criticar a atitude hipócrita e diabólica dos mestres da lei e dos Fariseus. (v.v 23.13 – 36).

Jesus mostra sua indignação com quem quer transformar a religião em fonte de prazer pessoal e manipulação de pessoas. Os verdadeiros servos de Deus amam a sua Palavra e vivem de maneira dina do Evangelho.

O Senhor Jesus Cristo em suas últimas semanas faz um lamento sobre a cidade de Jerusalém. Ele mostra como Deus tem tentado, há muito tempo reuni-la debaixo de suas asas mas ela tem rejeitado e assassinado seus mensageiros.

Por fim, o Senhor anuncia profeticamente que isso lhes custará caro. Ao longo dos séculos Jerusalém tem sofrido com sua desobediência.

Advertência contra os líderes religiosos que são dominadores e aproveitadores da simplicidade do povo.

Ao declarar aos mestres da Lei e os fariseus de sua destruição final, se continuassem em seu caminho atual, Jesus pronunciou sete denúncias, cada uma começando com “Ai” (Mateus 23.13-39).

Esses “Ai” são um claro contraste com as bem-aventuranças, onde Jesus nos mostra qual a verdadeira religião.

Em seis dos sete “Ai”, Jesus chamou os líderes de hipócritas.

A primeira denúncia dizia respeito ao fato de os fariseus estarem impedindo outros de entrar no reino.

Sua perseguição a Cristo fez com que muitos se afastassem dEle.

A falha deles em crer em Jesus como o Messias havia colocado uma pedra de tropeço no caminho de seus compatriotas. Por isso eles foram condenados.

 

Alguns fatos que jogam por terra qualquer argumento de que “grandes líderes" estão fazendo a lição de casa no quesito do evangelismo e missões.

 

A Primeira pergunta: Porque as igrejas evangélicas e grandes ministérios que enviam tantos missionários para o exterior não viram ou finge que não estão vendo o que está acontecendo no Nordeste do Brasil, onde impera o horror do crime e o comunismo travestido de socialismo, visto que existem hoje muitos estados e muitas prefeituras do Nordeste que são governados por comunistas travestidos de socialistas.

 

A segunda pergunta: Porque as igrejas evangélicas  e grandes ministérios gostam tanto de comprar lotes e construir prédios e templos luxuosos em grandes cidades e com grandes aglomerações de pessoas e não investem em evangelismo em massa e não promovem ações sociais constantes “in loco" em favor do povo Nordestino? Estou mencionando este fato exatamente porque muitas dessas cidades do Nordeste do Brasil não têm nenhuma igreja evangélica e ou nenhum missionário ou base missionária para exercer o ide de Jesus.

 

A terceira pergunta: Perguntem aos seus lideres de igrejas evangélicas quantos obreiros do seu ministério tem no Nordeste pregando a palavra de Deus e que são mantidos pela igreja ou ministério que você congrega?

 

Conclusão: Talvez você não encontrará respostas convincentes para estas e outras perguntas do mesmo assunto, mas verá e ouvirá frequentemente seus líderes informando que abriu uma base missionária nos Estados Unidos, na Inglaterra ou em Portugal, etc, além das informações de que a igreja ou ministério comprou lotes, muitos lotes, grandes áreas para expansão e crescimento do ministério e que está construindo templos, muitos templos em grandes cidades e capitais. Tudo isso é bom e necessário, mas o primeiro amor não pára de clamar porque pessoas, bem perto de nós, no nosso país, estão morrendo e indo para o inferno e nunca ouviram falar do amor de Jesus. É sempre bom lembrar que uma alma vale mais que o mundo inteiro. Marcos 16:15-20, nos fala da grande missão da igreja, da grande e maior obrigação da igreja: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado...”.

 

Mateus 28:18-20 confirma a mais urgente e nobre missão da igreja.

18. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20. ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

 

Deus abençoe você e sua família

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

 

 

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