segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

VEJA O QUE É A GRANDE TRIBULAÇÃO

VEJA O QUE É A GRANDE TRIBULAÇÃO

 

O Que é a Grande Tribulação?

Mateus 24.21

“21 porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá”.

A Grande Tribulação será o período de maior angústia da história da humanidade, em que os ímpios ver-se-ão constrangidos a reconhecer quão terrível é cair nas mãos do Deus vivo.

Na língua hebraica, a palavra tribulação é particularmente forte. ‘Tsará’ significa não somente tribulação, como também necessidade e esposa rival. Evoca aquelas contendas que havia, por exemplo, entre Penina e Ana, que levaram esta a uma aflição quase que indescritível. (1 Samuel 1.15).

A Grande Tribulação recebe as seguintes denominações na Bíblia Sagrada:

1) Dia do Senhor. “O grande Dia do Senhor está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso”. (Sofonias 1.14).

2) Dia da Angústia de Jacó: “Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia para Jacó; ele, porém, será salvo dela”. (Jeremias 30.7).

3) Dia da ira do Cordeiro: “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas, e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Apocalipse 6.15-17).

 

Quando Terá Início a Grande Tribulação?

Embora haja muita controvérsia acerca do tempo em que terá início a Grande Tribulação, a Bíblia é bastante clara a este respeito. A Grande Tribulação terá início:

1) Logo após o Arrebatamento da Igreja: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”. (Apocalipse 3.10). Neste período, estaremos recebendo nossos galardões consoante ao trabalho que executamos na expansão do Reino de Deus.

2) Na metade da 70a Semana de Daniel: A 70a Semana de Daniel terá início imediatamente após o Arrebatamento da Igreja. A fim de que ela seja melhor compreendida, dividamo-la em duas partes: a primeira metade da semana será marcada pelo reinado absoluto do anticristo, que, assentado no Santo Templo em Jerusalém, será aceito tanto pelos judeus quanto pelos gentios. Aqueles, tê-lo-ão como o seu messias; estes, como seu salvador. (Daniel 9.27).

3) No auge do governo do Anticristo: “Pois que, quando disserem: há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão”. (1Tessalonicenses 5.3).

4)  Como será a grande tribulação? O que a Bíblia nos revela sobre a grande tribulação?

Jesus avisou que a grande tribulação será um período de sofrimento tão grande como nunca foi visto, como nunca houve, desde o começo do mundo, como nunca existiu na face da terra. Ele ainda disse que se esses dias atribulados não fossem abreviados, ninguém escaparia. Mas também afirmou que por causa dos escolhidos, os dias de tormentas e dores do período chamado de princípio das dores antes da grande tribulação, serão abreviados. (Mateus 24:21,22).

Daí podemos entender que a grande tribulação, que no Apocalipse é um período chamado de o dia da ira e da cólera de Deus, será muito intensa, mas também relativamente curta, visto que o período da grande tribulação compreende em sete anos divididos em dois períodos de três anos e meio cada um, sendo que o primeiro será de aparente paz e o segundo de tormentas e dores para a humanidade, principalmente para Israel e as nações que a apoiam.

O apóstolo Paulo também escreveu que a grande tribulação será um período de grande apostasia e de incredulidade. (2 Tessalonicenses 2:3). O mesmo disse o apóstolo Pedro. Ele afirmou que os dias que antecederão a segunda vinda de Cristo serão marcados por pessoas descrentes que zombam da Palavra de Deus. Esse tipo de comportamento sempre existiu, mas se intensificará no período final. (2 Pedro 3:3-5).

Algo característico na grande tribulação será o aparecimento do Anticristo ou o homem da iniquidade como disse o Apóstolo Paulo. Muitos anticristos já surgiram ao longo da história. (1 João 2:18; 4:3). No primeiro século, os cristãos reconheceram o Império Romano como um “sistema anticristão”. Esse império era violento e opressor, e liderado por imperadores que se intitulavam “deuses” (dominus et deus).

Mas na grande tribulação haverá um sistema ainda pior. Esse sistema maligno será conduzido pelo verdadeiro Anticristo, o pior de todos eles. Ele é chamado de homem do pecado, filho da perdição, e abominável homem da desolação. (Mateus 24:15; 2 Tessalonicenses 2:4).

Também vale saber que alguns dos textos que falam sobre a grande tribulação registram o que chamamos de “profecias de dupla referência”. Isso significa que eles descrevem profecias que encontram seu cumprimento pleno em diferentes ocasiões. Por exemplo: Jesus em seu sermão falou sobre a destruição de Jerusalém em 70 d.C. Mas ao mesmo Ele também falou da grande tribulação. Isso significa que a destruição de Jerusalém tipificou a grande tribulação.

5) A natureza da grande tribulação. Observemos que os cristãos assumem diferentes interpretações sobre a cronologia da grande tribulação. Por conta disto, naturalmente eles também possuem diferentes opiniões sobre sua natureza.

Aqueles que acreditam que a Igreja não passará pela grande tribulação, são os pretribulacionistas, entendem que Jesus virá, com o soar das trombetas de Deus pelos quatro cantos da terra, sua vinda será invisível e será para arrebatar a sua igreja antes da grande tribulação e que a grande tribulação será o período em que Deus castigará o mundo ímpio. Para eles, a grande tribulação será o derramamento da ira de Deus sobre o mundo impenitente. Nesse período também haverá um tratamento direto de Deus para com Israel.

Já os que acreditam que a Igreja passará pela grande tribulação e será arrebatada no meio da grande tribulação, que são os mesotribulacionistas, entendem que será o período em que o mundo ímpio, liderado por Satanás, perseguirá ferozmente a Igreja e que a igreja será arrebatada no meio desta grande tribulação, quando o Anticristo se assentar no trono no templo e Jerusalém e se declarará Deus exigindo que todos, inclusive o povo Judeu, o adorem como Deus. Nesse tempo Israel romperá seu acordo de paz com o Anticristo. Em seguida e imediatamente começará a segunda parte da grande tribulação que conforme vimos compreende em dois períodos de três anos e meio cada um. Os mesotribulacionistas acreditam  que no final do primeiro período de três anos e meio que, será de aparente paz, a igreja seria arrebatada. Como a igreja poderia ser arrebatada no meio da grande tribulação? Não há nenhuma possibilidade. A igreja será arrebatada antes da grande tribulação, a igreja será raptada da terra num abrir e fechar de olhos; os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e nós os que estivermos vivos seremos transformados num abrir e fechar de olhos.  

Ainda tem outro grupo de Teólogos que defendem a posição de póstribulacionistas que acreditam que o arrebatamento da igreja seria somente no final da grande tribulação, quando Cristo virá com poder e grande glória, trará consigo a igreja que foi arrebatada, descerá sobre o monte das oliveiras, será desafiado pelo Anticristo que estará esmagando os Judeus e seus amigos, nações que são a favor de Israel, no vale de Megido, na última batalha chamada de Armagedom. Jesus destruirá totalmente o Anticristo e seus comparsas com o sopro de sua boca. Em seguida Jesus estabelecerá o tempo do Milênio, que será um tempo de mil anos de paz sobre a terra.  

A Igreja tem sofrido perseguições em toda a sua História, porém no período final que antecede a volta de Cristo, tais perseguições se intensificarão conforme o próprio Senhor Jesus disse em Mateus 24, no período denominado pelo Senhor Jesus de princípio das dores. É nesse cenário que Cristo voltará, em glória e poder, para abreviar os dias difíceis e livrar o seu povo.

Quem defende essa interpretação acredita que Deus castigará o mundo derramando a sua ira sobre os incrédulos, sobretudo em resposta às orações da Igreja sofrida e perseguida em todos os tempos. 

Este último grupo de Teólogos que defendem a posição de póstribulacionistas e afirmam que Jesus virá arrebatar sua igreja  somente no final da grande tribulação quando a ira de Deus será derramada sobre todos os que não forem arrebatados o que não é correto, porque o Senhor Jesus virá com poder e grande glória sim no final da grande tribulação, quando todo olho o verá, Jesus virá sim visivelmente e com a igreja glorificada, vencerá o Anticristo e o prenderá por mil anos. Nesses mil anos Jesus reinará sobre a terra com a sua igreja a partir de Jerusalém. Esse reino será de paz na terra durante os mil anos. Se Jesus Cristo virá com a igreja glorificada, como afirmar que Ele virá no final da grande tribulação para arrebatar a sua igreja?

Independentemente da posição adotada, o mais importante é entender que Deus cuida de seu povo. Algumas pessoas ficam apavoradas com a possibilidade de a Igreja passar pela grande tribulação, o que afirmamos com certeza que isso não ocorrerá, a igreja será arrebatada antes da grande tribulação. Logo abaixo temos muitas referências bíblicas que nos garantem que Jesus virá nos ares celestiais, num abrir e fechar de olhos para levar a sua igreja querida.

 

01) - Mateus. 24.21 Nos revela que acontecerá uma fase de grandes catástrofes nunca vistas na terra e na natureza. 

Mateus 24.21

21 porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

 

02) - Daniel 12.1  Diz que nunca houve igual na face da terra.

Daniel 12.1

1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

 

03) - Jeremias 30.7  Um dia tão grande que a humanidade não suportará sua angústia. A nação de Israel será a mais afetada pelas consequências deste dia. Porém no final da grande tribulação Jesus dará vitória para o Israel de Deus.

Jeremias 30.7

7 Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela.

 

04) - Apocalipse 15.7  Um dia nunca visto de ira de Deus sobre a face da terra.

Apocalipse 15.7

Ap 15.7 Um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da ira do Deus que vive pelos séculos dos séculos.

 

05) - Apocalipse 6.16,17  Não terá socorro de Deus e nem dos seres humanos, porque todos sofrerão o amargor da ira de Deus sobre a terra. Muitos desejarão a morte e a procurarão mas até a morte sumirá da terra.

Apocalipse 6.16,17

16 e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;

17 porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?

 

06) - Sofonias 1.17  Castigo para os ímpios e pecadores que não se converteram ao Senhor Jesus. 

Sofonias 1.17

17 E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne como esterco.

 

07) - Daniel 8.19 A ira de Deus será incalculável e o tempo do derramar dessa ira será determinado pelo próprio Deus. 

Daniel 8.19

19 e disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao determinado tempo do fim.

 

08) - Apocalipse 14.6-11 O juízo de Deus será por toda a terra. Não ficará nenhuma parte da terra que seja livre desse juízo de Deus. 

Apocalipse 14.6-11 

6 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para proclamá-lo aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,

7 Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

8 E outro anjo seguiu dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.

9 E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão,

10 Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

11 E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

 

09) - Romanos 2.5 – Os ímpios e pecadores estão entesourando a ira de Deus sobre eles e o dia do Senhor a revelará diz o apóstolo Paulo.

Romanos 2.5

5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus,

 

10) - Joel 2.11,13 – Grande e terrível é o dia do Senhor e ninguém fugirá dele. Porém Deus será ainda misericordioso para com os que rasgarem seus corações e se converterem a Jesus; é claro que nesse tempo terão que pagar sua salvação com suas próprias vidas.      

Joel 2.11,13

11 E o Senhor levanta a sua voz diante do seu exército, porque muito grande é o seu arraial; e poderoso é quem executa a sua ordem; pois o dia do Senhor é grande e muito terrível, e quem o poderá suportar?

13 Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é grande em benignidade, e se arrepende do mal.

 

11) - Amós 5.2 – Através do profeta Amós há uma sentença inevitável para o Israel de Deus. O desamparo e a queda fatal da virgem de Israel na última batalha que é a do Armagedom, fará com que a nação de Israel naquele tempo seja totalmente desamparada pelas nações até por aquelas nações que configuravam como “amigos”. 

Amós 5.2

2 A virgem de Israel caiu; nunca mais tornará a levantar-se; desamparada jaz na sua terra; não há quem a levante.

 

12) - Apocalipse 3.10 – Mas, os que guardam a palavra da perseverança de Deus serão guardados da hora da provação que há de vir sobre todo o universo. A hora da provação vem sobre todos os que buscam andar na presença de Deus. Os patriarcas, os profetas, os reis, os apóstolos, os discípulos e todos os servos de Deus em geral já passaram, estão passando ou vão passar por provações difíceis de suportar; quanto mais se aproxima aquele dia mais provações passamos. Parece que já estamos vivendo o princípio das dores de Mateus 24.     

Apocalipse 3.10

10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

 

13) - Lucas 4.19 – Alguém foi levantado para proclamar que existe uma saída; hoje é o dia aceitável do Senhor para fugir da ira futura; o nosso tempo que se chama hoje é o dia aceitável do Senhor. Aceite-o hoje de coração. Proclame-o hoje para o perdido pecador.     

Lucas 4.19

19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor.

 

14) – Números 24.17-19 – Desde os tempos antigos o Senhor Deus já vem anunciando através dos patriarcas e dos profetas que seria levantado um como Salvador daqueles que o aceitassem e que também este seria o destruidor de todos os filhos do orgulho que se consideravam os donos da religião, quando digo os donos da religião é apenas uma questão de confirmação porque os religiosos daquele tempo se consideravam os donos da verdade assim como muitos no presente século, e lhe fizeram o maior mal coroando-Lhe com uma coroa de espinhos e crucificando o Senhor Jesus numa cruz. No tempo do fim haverá a sentença e o castigo para todos quantos que se levantaram para o destruir. As palavras deste texto também são pré-figurativas e expressam o que acontecerá com os filhos da soberba e do orgulho.    

Números 24.17-19

17 Eu o vejo, mas não no presente; eu o contemplo, mas não de perto; de Jacó procederá uma estrela, de Israel se levantará um cetro que ferirá os termos de Moabe, e destruirá todos os filhos de orgulho.

18 E Edom lhe será uma possessão, e assim também Seir, os quais eram os seus inimigos; pois Israel fará proezas.

19 De Jacó um dominará e destruirá os sobreviventes da cidade.

 

Deus abençoe você e sua família

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário