segunda-feira, 10 de outubro de 2022

VOCÊ NASCEU HOMEM, SEJA HOMEM

VOCÊ NASCEU HOMEM, SEJA HOMEM.

 

Você nasceu homem, seja homem. Você nasceu mulher, seja mulher. Deus se agrada de você ser como Ele te fez.

 

A formação do homem. Gênesis 1.26-27.

26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

27. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

 

A formação da mulher. Gênesis 2.7,17-18, 21-25.

7. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

 17. mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

18. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.

21. Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.

23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

24. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

25. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

 

O início da criação.

O que aconteceu no início quando Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, vindo a seguir, não se sabe quanto tempo depois, Deus viu que não era bom que o homem ficasse só e tirando das costelas do homem formou a mulher, e a colocou como adjutora do homem no Jardim do Édem.

 

Em Gênesis 2:24 diz que Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden.

Desvendando a história da criação e da existência do Jardim do Éden.

Sempre que lemos o capitulo referente à formação do jardim do Éden, no livro de Genesis, temos muitas perguntas, não de incredulidade, é claro. Através da fé, creio em toda a Bíblia e em Deus como Criador.

 

Muitas dúvidas dizem respeito à interpretação do texto, como por exemplo:
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado Oriental, e pôs ali o homem que tinha formado”. Gn 2:8.

O jardim foi plantado no Éden, e onde fica o Éden? Se foi plantado na terra, foi destruído depois? Se foi destruído, por que não há referência a este aspecto? Há um local terreno onde se possa afirmar com convicção: Aqui jaz o Éden?

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável a vista, e boa para comida; e a árvore da vida do meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal”. Gn 2:9.

As duas árvores (da Vida e do conhecimento do bem e do mal), Deus as plantou na terra e depois as levou para o céu? Por que elas aparecem no livro de Apocalipse (2:7 e 22:2) relatadas como estando no “Paraíso de Deus”? O Paraíso de Deus é o mesmo Éden?

 

Há muitas informações na Bíblia que muito nos ajudam na compreensão dessas questões.
Qualquer pessoa que desejar estudar o atual mapa do Iraque, poderá, sem nenhuma dificuldade, identificar o território da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates.

Ali, segundo as Escrituras, o homem foi formado por Deus, há cerca de seis mil anos atrás. Porém, ao lermos as Escrituras que é a Bíblia Sagrada, tomamos conhecimento da existência de um jardim plantado no Éden. Que jardim era este? E onde está o Éden narrado na Bíblia?

O primeiro Livro da Bíblia, o Gênesis, narra a criação dos céus e da terra, a criação do homem, a comunhão do homem com Deus e a trágica queda do primeiro casal. Para que possamos compreender mais profundamente o Livro de Gênesis, é necessário termos em mente que Deus planejou a criação para nela estabelecer um relacionamento paternal e amoroso com o homem. No princípio, Deus se relacionava íntima e diretamente com o homem, até que este desobedeceu o Criador, introduzindo o pecado no mundo e, como consequência, foi rompida a comunhão original entre a criatura e o Criador. E foi, precisamente, a fim de restabelecer esta comunhão perdida que Deus enviou seu Filho Unigênito, o Senhor Jesus Cristo para nos salvar.

 

Algumas informações sobre o Jardim do Éden.

Durante a narrativa da criação dos céus e da terra, vemos na Bíblia que Deus criou toda a vegetação da terra no terceiro dia: “E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o terceiro dia”. Gênesis 1:11-13.

 

O trecho bíblico acima mostra que a relva, as árvores frutíferas e as sementes estavam sobre a terra. Mais a seguir na narrativa bíblica encontramos o seguinte:

“E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento”. Gênesis 1:29.

Novamente vem a afirmação de que as ervas ainda não estavam na superfície da terra.

“Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo”. Gênesis 2:5, 6

Vemos, pois que a erva da terra ainda não havia brotado e que ainda aguardava que Deus fizesse chover sobre a terra e, ainda, para que o homem lavrasse o solo. O texto bíblico diz que não havia ainda nenhuma planta do campo na terra. Imediatamente após esta narrativa, vemos na Bíblia, nos dois versículos seguintes ao anterior, o que se segue: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado”. Gênesis 2:7,8.

 

A Bíblia diz que Deus plantou um jardim no Éden. A distinção entre as sementes da terra, as quais aguardavam pela chuva, e o jardim plantado por Deus é clara. Enquanto a erva aguardava seu crescimento sobre a terra, um jardim completo foi plantado pelo próprio Deus, no Éden. O texto bíblico prossegue: “Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal”. Gênesis2:9.

O trecho acima não diz “do solo da terra”, mas, simplesmente, do solo. O solo do Éden. Diz ainda a Bíblia que do solo do Éden Deus fez brotar a Árvore da Vida, a qual se encontrava no meio do jardim. No Livro do Apocalipse vemos quatro  referências a esta mesma Árvore da Vida, a qual Deus fez brotar do solo do Éden. Eis duas referências: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”. Apocalipse 2:7.

“No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos”. Apocalipse 22:2

A Bíblia, em Gênesis,  diz que a Árvore da Vida brotou do solo do Éden e que a Árvore da Vida se encontrava no meio do jardim. E no Livro do Apocalipse vemos que esta mesma Árvore da Vida se encontra no meio da praça da Nova Jerusalém, e no Paraíso de Deus. Vejamos um pouco mais sobre a glória da cidade eterna, a Jerusalém celestial:
“A praça da cidade é de ouro puro, como vidro transparente. Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro”. Apocalipse 21:21,22.

É, pois, evidente, que a Bíblia está afirmando que a Nova Jerusalém é o lugar da habitação de Deus, pois a Nova Jerusalém desce do céu, da parte de Deus:

“E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. Apocalipse 21:10,11.

Pois bem, é justamente nessa cidade celestial e eterna que a Bíblia diz estar a Árvore da Vida, a mesma Árvore da Vida que Deus fez brotar do solo do Jardim do Éden. Diante do que foi exposto, podemos entender que o Éden era, e continua sendo, um lugar distinto da terra, pois a Árvore da Vida sempre esteve no solo do Éden, e que o jardim do Éden foi plantado pelo próprio Deus no solo do Éden e não sobre o solo da terra.
Vemos ainda, em um belíssimo relato bíblico, que Deus passeava no jardim do Éden durante o período quando era a tarde sobre a terra, e que Adão podia ouvi-lo: “Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim”. Gênesis 3:8. E aqui, precisamente neste versículo, vemos que o homem tinha acesso ao Éden, onde está a Árvore da Vida, e nele caminhava. Porém, após a queda, o homem foi expulso do Éden: “O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado”. Gênesis 3:23.

Ora, se o homem foi expulso do Éden e posto para lavrar a terra de que fora tomado, é claro que o Éden e a terra nunca foram o mesmo lugar. Pelas Escrituras, vemos que o Éden é o lugar da habitação de Deus, o lugar onde está o Senhor, e que este lugar era aberto ao acesso do homem, porém, este último perdeu o acesso ao lugar da habitação de Deus, em consequência da queda, em consequência do pecado.


“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”. Gênesis 3:24.

Não somente ao homem foi vedado o acesso ao Éden, bem como lhe foi bloqueado o acesso à Árvore da Vida, a qual brotou do solo do Éden e que se encontra no Paraíso de Deus. O acesso ao Paraíso de Deus e à Árvore da Vida foram restabelecidos pela obra do Senhor Jesus Cristo, o qual desceu do céu a fim de reconciliar consigo o mundo: “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação”. 2 Coríntios 5:19.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”. Apocalipse 2:7.

Embora tendo sido feito do pó da terra, o homem possuía acesso ao mundo espiritual e com ele interagia, pois o homem tinha acesso ao mesmo jardim onde Deus passeava na viração do dia, o Jardim do Éden. O Éden não ficava na terra, porém, da terra o homem podia adentrar nesse Jardim, o homem vivia em total comunhão com Deus na dispensação da inocência, antes de pecar.

Esta observação é comprovada pelo fato do homem ter se escondido de Deus, após a desobediência, por entre as árvores do Jardim do Éden, tendo sido, posteriormente, de lá expulso. O Éden era o local de comunhão da criatura com o Criador, o entrelaçamento do ambiente original da criação (material) com Deus (espiritual). A mesma Árvore da Vida que brotou do solo do Éden, para a qual o homem perdeu o acesso, se encontra no Paraíso de Deus, lugar da eterna e gloriosa habitação do Criador e onde viverão com Ele todos os que adentrarem pela Porta:


“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo” disse o Senhor Jesus Cristo. João 10:9.

Algumas características do homem para viver na presença de Deus.

 

1. A primeira coisa que Deus deu ao homem foi sua presença, viva na presença de Deus.

2. A segunda coisa que Deus disse ao homem foi apenas uma palavra: trabalhe! Gênesis 2:15. Deus disse ao homem: cultive a terra, cultivar significa obter o melhor em tudo que está ao seu redor, fazer todas as coisas frutíferas e Deus disse isso somente para o homem.

Deus deu ao homem o trabalho antes de lhe dar a mulher.

Isso significa dizer que o homem precisa de um trabalho antes de ter uma mulher. As prioridades de Deus são muito claras.

3. A terceira coisa que Deus disse ao homem: guarde o jardim.

O homem deve proteger tudo que está sob o seu cuidado.

Foi por isso que Deus lhe fez com uma estrutura óssea mais forte, com mais massa muscular, não para abusar da mulher, mas para proteger a mulher.

4. A quarta coisa que Deus deu ao homem foi a sua palavra, Deus disse:

“Não toque na árvore”. Deus nunca falou com a mulher sobre a árvore, nunca.

O que significa que o homem foi o único que recebeu “ordens” de Deus, deu sua Palavra ao homem. O homem deve ensinar a sua esposa a Palavra de Deus, instruí-la na Palavra que recebe de Deus, dar direção a ela da Palavra recebida de Deus.

 

Qual foi a última ordem que Deus deu ao homem? “Não toque na arvore”. Gênesis 2:16-17.

Após estabelecer o homem no Jardim do éden em Gênesis 2:18, “Deus disse: Não é bom que o homem esteja só”, lhe darei uma ajudadora idônea, uma adjutora que esteja ao seu lado. Por isso Deus fez a mulher da costela de Adão.

 A que homem Deus estava se referindo? Ao homem que estava na presença dEle; ao homem, Adão, que Ele criou.

Estava trabalhando porque a missão do homem é ser provedor, protetor e instruidor da família lhes ensinando a Palavra de Deus.

Se um homem não tem essas características estabelecidas por Deus, é melhor que ele fique sozinho e procure ser o homem certo antes de procurar uma mulher para si.

 

Como os casados ou os que querem casar devem proceder para evitar sofrimentos.

Deus em sua sabedoria definiu prioridades para que um casamento desse certo, até mesmo para um casal incrédulo que respeite  as Leis estabelecidas por Deus em seu casamento, colherão frutos bons pois toda Lei que Deus estabelece funciona independente de ser entre um casal incrédulo ou não.

Se uma mulher está procurando um homem fora da presença de Deus e sem as prioridades estabelecidas por Deus, colherá os frutos de não buscá-lo em Deus. Quem ignora o Conselho de Deus, o que foi por Ele estabelecido para cada área de nossa vida, colherá os frutos amargos de escolher para si seus próprios caminhos e ignorar a sabedoria do Criador dos céus e da terra.

 

As palavras que o rei Davi dirigiu para seu filho Salomão que deveriam marcar sua trajetória como rei de Israel. Dentre tantos conselhos Davi enfatizou o que deveria ser visível aos olhos da população e das nações com respeito ao rei: “Seja homem”.

A palavra do rei Davi para seu filho Salomão foi bem direta e no sentido amplo de autoridade, mas é muito importante o que, na essência das palavras, o significado da preservação da origem da criação, por Deus, desde a criação que o homem deveria continuar sendo homem e que a mulher deveria continuar sendo mulher e mesmo que ambos não concordassem, continuariam sendo como foram criados. Mas, através do livre arbítrio que Deus deu ao ser humano,  cada um fizesse o que quisesse com seu corpo, mas a essência da criação de Deus nunca seria mudada.


você nasceu homem? Seja homem. Você nasceu mulher? Seja mulher.

Bons conselhos sempre são bem-vindos, principalmente partindo do rei Davi o pai daquele que seria o futuro rei de Israel.

Conselho que o rei Davi deu a seu filho Salomão, quando lhe passou o trono de Israel: “Seja homem”. (1 Reis 2.2).

O conselho foi necessário, porque Salomão era muito jovem na ocasião, tinha mais ou menos uns dezoito anos. Para ser um bom rei, precisava agir como homem, ou seja precisava de experiências, precisava tomar atitudes de pessoas mais maduras, ainda que não tivesse muita experiência e nem idade para isso, mas tinha ao seu lado bons conselheiros amigos de seu pai.

Mas, ao contrário do que comumente se poderia pensar, o conselho do grande rei não era para o filho provar sua masculinidade por meio de um relacionamento heterossexual, ou por ser valente, ou, ainda, por falar grosso e adotar um gestual másculo, agressivo ou violento. Estas são atitudes externas, que, evidentemente também são esperadas de um homem ou de qualquer ser humano, ainda mais em nosso tempo; mas elas não são o resumo de um verdadeiro homem. Atos bons ou maus não definem o verdadeiro caráter de um verdadeiro homem ou mulher.


Para Davi, ser homem consistia em “guardar as normas de Deus, andar nos seus caminhos e obedecer os seus mandamentos”. (1Rs.2.3). E não o de ter, para provar que era homem de verdade, à sua disposição setecentas mulheres e trezentas concubinas. A plenitude da masculinidade ou feminilidade está em um relacionamento correto com Deus, o Criador, e na obediência à sua Palavra, pois nela é que estão os princípios elementares para se agir como um verdadeiro homem diante de Deus e da sociedade.


Deus não aceita quebra de princípios estabelecidos por Ele.

Princípios que ensinam sobre a castidade, a honestidade, a fidelidade, a lealdade, a verdade e o caráter, existem em todos os setores da sociedade. O homem só se identifica completamente como homem cumprindo o propósito para o qual Deus o criou, isto é, de ser à Sua imagem e semelhança, figuras que se referem ao caráter de Deus.

E como homem que deveria ser temente a Deus, Salomão buscou dEle a orientação para reinar, reconhecendo a sua falta de experiência. (1 Rs.3.7). O Senhor lhe apareceu em sonho e deu-lhe a oportunidade de pedir o que quisesse para ter sucesso no seu governo. Entretanto, não pediu poder nem riqueza, mas sabedoria. E nisto já mostrou ser sábio, pois uma das características de ser verdadeiramente homem é ser sábio.

Ser temente a Deus é o princípio da sabedoria e Salomão fez desta escolha e dos conselhos de seu pai,  o rei Davi,  o seu estilo de vida e de governo em seu reinado.

Mas como o ser humano é cheio de imperfeições e de defeitos, não foi diferente com Salomão. Quando Salomão fraquejou e buscou conselhos fora do padrão que Deus lhe deu através de seu pai Davi, então ele fez coisas desagradáveis a Deus até o final de seu governo. Segundo ele era bom ter muitos amigos e aliados de outras nações, de outros povos e de outros países e permitiu que suas mulheres e  concubinas que foram dadas a ele como “presentes para gerar filhos para perpetuar sua administração e de seu nome e sua posteridade”, levantassem altares nos altos de Israel para que seus deuses fossem adorados nas terras de Israel.


Os pecados estranhos de Salomão e sua queda.

Essas mulheres estranhas a quem Salomão se apegou voltaram seu coração contra Deus, o Deus único e verdadeiro, o Deus de Israel.

Essas mulheres estrangeiras adoravam outros deuses e trouxeram influências pagãs e cultos de idolatria para Israel. Deus havia dado o aviso de que nenhum casamento entre eles e essas nações dariam certo “porque eles desviarão seu coração de Deus”.

Por causa da transgressão de Salomão, o Senhor ficou irado e declarou seu julgamento contra o rei Salomão. 1 Reis 11.9-13.

Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara. Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido. 1 Reis 11:9-13.

 

Em nosso tempo as coisas vão de mal a pior.

Nestes tempos da pós modernidade e por anos e anos da existência do ser humano encontramos exemplos de homens e mulheres que fizeram história anonimamente desde o comando de uma pequena família até no caso de grandes nações,  grandes empresas;  o que os definiu e os distinguiu foi exatamente lutar para cumprir suas responsabilidades e alcançar o sucesso desejado para si e para os seus auxiliares, seus familiares, mormente aqueles que buscam serem cheios do Espírito Santo de Deus.  


Desejo a todos que peçam a Deus sabedoria e tenham muito sucesso em suas trajetórias de vida. Lembrem-se sempre da palavra do rei Davi ao seu filho Salomão: "seja homem". Nunca se desviem dos propósitos de Deus para sua vida.

 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário