segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

DEUS É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS

DEUS É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS

 

Deus é o criador de tudo e de todos. Todos somos criaturas de Deus. O Salmo 139 nos trás um diagnóstico abreviado do que é ou do que são os atributos exclusivos de Deus os quais são: Onisciência, Onipresença e Onipotência.

Foi Deus mesmo que criou tudo ou o mundo existe por causa de uma grande explosão de uma estrela ou por causa do evolucionismo universal, ou porque o ser humano é fruto da evolução dos primatas pré históricos?

Os primeiros capítulos do livro de Gênesis descrevem toda a criação realizada por Deus.

Gênesis 2:7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. 18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. 25 E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

Os registros da criação estão em toda a Bíblia.

Apocalipse 10:6. O Deus que vive para sempre criou os céus, a terra, o mar e as coisas neles há.

Como a vida poderia vir de uma fonte não-viva? O sol, o oceano, as montanhas, dentre outras, não podem ser Deus. Nem podem estátuas feitas de metal, pedra ou madeira. Elas não estão vivas. Se somos a descendência de Deus, que nos deu a vida, então ele tem que ter vida. Salmo 115. É por isso que tantas passagens se referem a Deus como “o Deus vivo”.

A criação prova que Deus está vivo e vive e reina para todo o sempre. Jó 33:4; Mateus 16:16; 1 Tessalonicenses 1:9; 2 Coríntios 6:16. Da mesma forma Deus é a fonte da vida eterna, da vida material e da vida espiritual.

Ao dar a vida aos homens na criação, Deus avisou que o pecado levaria o ser humano à morte, tanto física como espiritual. Quando Adão e Eva pecaram causaram a morte física na humanidade. Por isso diz em Romanos 6.23.

23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 3.23.

23. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, (Outras traduções dizem: carecem da glória de Deus.).

 
Também foram separados espiritualmente de Deus (morte espiritual) e a mesma coisa acontece a todas as pessoas quando pecam. (Gênesis 2:16,17; 3:1-19; Romanos 5:14-21; Efésios 2:1-19).

Então Deus deu a vida ao homem, mas o homem provocou a sua própria morte. Agora só Deus pode dar vida ao homem novamente.

Jesus é o caminho para a vida espiritual (comunhão com Deus). João 14.6

João 1:1-4 O Verbo (Jesus) estava no princípio com Deus e todas as coisas foram feitas através dele. A vida estava nele. Ele possuía a vida e é a fonte da vida, não apenas da vida física mas também da vida espiritual.

João 14:6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Após ser apartado de Deus pelo pecado, ninguém pode voltar a comunhão com Deus a não ser através de Jesus que Cristo que deu a sua vida em resgate de todos os que n'Ele crer.

Romanos 6:4 Após o batismo nós andamos em novidade de vida. Isso se chama nascer de novo. Nos tornamos filhos espirituais de Deus. Quem poderia dar esta vida nova a não ser aquele que deu a Sua própria vida por nós? (Veja 2 Coríntios 5:17; João 1:12-13; 3:1-7; 1 Pedro 1:22-25; Gálatas 3:26-27).

 

Jesus é quem dá a vida eterna.

Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor”.

Aqueles que são fiéis ao Senhor viverão com Deus para sempre na vida eterna. Deus é quem dá a vida.

João 6:63;68 As palavras de Jesus são espírito e vida. Elas dão a vida eterna. Já que Jesus é quem dá a vida eterna, a única maneira de saber como receber a vida eterna é através dos seus ensinamentos, através da Sua palavra.

Mateus 25:46 No julgamento os perversos receberão o castigo eterno mas os justos receberão a vida eterna.

Se Deus não foi Deus que nos criou, porquê devemos vê-lo como a fonte da vida? Por que devemos confiar nEle como aquele pode nos salvar e pode nos dar vida após a morte ou a vida eterna? Em vez disso devíamos achar aquele que nos deu a vida antes de tudo e confiar nEle como a fonte da vida futura.

Toda crença que deprecia a doutrina bíblica da criação, da mesma forma deprecia e desvaloriza a nossa fé em Deus que é o autor dá vida. Isso enfraquece nossa confiança de que Ele é a fonte da vida espiritual, da ressurreição e da vida eterna. Como isso pode não ser essencial aos cristãos?

Efésios 4:24; Colossenses 3:10; 1 Timóteo 4:10; João 11:25; 1 João 5:11-12,20; João 3:16.

A criação descrita nos primeiros capítulos do livro de Gênesis, prova a existência eterna de Deus. Deus já existia na eternidade, antes da criação. João 1:1-3 O Verbo (Jesus - vs. 14) estava com Deus no princípio e era Deus.

Todas as coisas foram feitas através dEle.

Colossenses 1:16,17. Todas as coisas foram feitas por ele (Jesus) e ele é antes de todas as coisas. Obviamente se Deus fez todas as coisas, ele tinha que existir antes de todas as coisas que fez.

Isaías 40:28. O Deus eterno é o Criador dos fins e dos confins da terra. ( Salmo 90:2).

O fato que Deus criou todas as coisas implicaria que ele mesmo é o Deus Eterno, caso contrário, seria razoável perguntar quem o criou. A doutrina da criação afirma que ele é o Criador eterno que não foi criado.

Deus viveu, vive e viverá eternamente, até mesmo após a destruição da sua criação.

Salmo 102:25-27 (Hebreus 1:10-12). Em tempos remotos Deus lançou os fundamentos da terra. São obras das suas mãos. Eles perecerão, mas Deus permanece. Seus anos não têm fim. As coisas físicas vêm e vão. Têm um começo e têm um fim. Mas Deus é eterno tanto no futuro como no passado.

Salmo 90:2 “Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus”.

Apocalipse 10:6 Aquele que vive pelos séculos dos séculos é o mesmo que criou o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles existe.

A doutrina bíblica da criação é inerentemente ligada à nossa fé de que Deus é eterno. Qualquer crença que deprecia ou debilita a nossa fé na criação da mesma forma deprecia ou debilita nossa fé de que Deus é eterno. Jeremias 10:11-12.

 

Devemos compreender um poder tão supremo. Salmo 33:6-9.

Como criaturas de Deus devemos confiar na sua força para cuidar de nós e nos salvar.

Salmo 121:2. “O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra”. Salmos 124:8; 145:5-6.

Isaías 40:28-31 Deus é o Criador. Ele nunca se cansa nem se fadiga. Ele dá força aos fracos.

Por que devemos confiar no poder de Deus? Por que devemos acreditar que ele pode cumprir a sua promessa de nos dar a vida eterna se formos fiéis? Porque ele provou o seu poder nos milagres que fez, principalmente na criação. Quando você vê a evidência de seu poder na criação, por que duvidaria do seu poder? Que outro poder poderia ser maior?

1Coríntios 1:18-25. A fraqueza de Deus é maior que o poder dos homens. Através de Cristo (o Criador – João 1:1-3) é o poder de salvar. O mesmo poder que criou o mundo é o poder que nos salva e nos dá a vida eterna. Atos 4:12; Romanos 1:16; Hebreus 7:25.

Aquele que nos criou tem que ser o maior poder no universo. Se o Deus da Bíblia não nos fez, então por que devemos confiar no seu poder para cuidar de nós e nos salvar? Em vez disso não devíamos descobrir quem nos fez e pôr a nossa fé em seu poder?

Qualquer crença que deprecia ou debilita a doutrina da criação da mesma forma deprecia e debilita nossa fé no poder de Deus. Isso, por sua vez, debilita nossa fé no poder de Deus para nos salvar e nos dar a vida eterna! Não me diga que estes assuntos não são de primeira importância aos cristãos.

O que poderia ser mais importante?

A criação prova o direito de Deus de controlar o universo.

Já que Deus criou o universo, ele tem o direito e poder para controlar e fazer o que ele achar melhor com ele.

O universo pertence a Deus porque ele o fez.

Salmo 24:1-2 A Terra e todos que vivem nela pertencem a Deus porque ele a fundou e estabeleceu.

Salmo 89:11-12 Os céus, a Terra e toda a sua plenitude são seus porque o Senhor os fundou e os criou.

Já que Deus fez o universo e o universo pertence a ele, conclui-se que seu poder deve controlá-lo.

Já que criou o universo, Deus reina sobre ele como Senhor.

Isaías 29:16 O barro não tem direito de criticar a maneira que o oleiro o fez. Então nós não temos o direito de negar nem criticar nosso Criador. Ele nos fez, então tem o direito de fazer de nós o que ele quer que sejamos. Tem que nos submeter à vontade do criador. Isaías 45:9,10; 64:8; Romanos 9:20-24.

Atos 17:24 Deus, que fez o mundo e tudo que nele há, é o Senhor (Soberano) do céu e da Terra. Ele domina porque ele o criou.

Colossenses 1:15-17 Assim como Jesus fez a igreja e tem primazia sobre ela (versículo18), ele tem primazia sobre sua criação. Foi feita por ele, pelo seu poder e para ele, para servir seus propósitos. Hebreus 2:10.

1 Pedro 4:19 Nós encomendamos as nossas almas na prática do bem, porque ele é o Criador.

Romanos 1:25 É um erro fundamental “servir” a criatura no lugar do Criador. Servir aqui significa obedecê-lo como Deus Romanos 1.20-35.

Por que devemos temer a Deus e guardar seus mandamentos. Eclesiastes 12:13?

Porque ele nos criou para esse propósito. Como nosso Criador, ele tem todo direito de exigir nosso serviço. Como suas criaturas, somos obrigados a darmos qualquer serviço que ele requerer. Até entendemos a criação, nós não temos entendimento nem mesmo do propósito ou razão da nossa existência!

Deuteronômio 32:5-6; Romanos 11:36; 1 Crônicas 16:26,36; Salmo 96:2-10; 100:2-3; Jeremias 27:5; 5:22; Êxodo 4:11; 20:9-11; 31:16-17; Números 16:22; Isaías 51:12-13.

Ele tem o poder de nos punir ou recompensar, conforme o nosso procedimento.

Gênesis 6:6-7; 7:4 Deus decidiu destruir os homens, pois eles tinham se corrompidos tanto que Deus se arrependeu de ter os criado. Já que Deus fez o homem, quando o homem falhou em servir o propósito pelo qual foi criado, Deus teve o direito de destruir o que ele criou.

Isaías 27:11 Alguns se tornaram tão corruptos que Deus que os fez não se compadecerá deles, e aquele que os formou não lhes perdoará. Deus é o criador. Ele pode castigar aqueles que não o aceitam.

Muitas pessoas negam que Deus tem o direito de punir ou destruir a humanidade por causa do pecado. “Não acredito num Deus que faria aquilo.” Sinceramente se você acredita nisso ou não, isso irá mudar a realidade de tudo? Se Deus realmente nos criou, ele tem o poder de fazer conosco o que ele quiser, independente do que queremos ou do que acreditamos.

A criação é um fato simples da história. Logo, se Deus nos criou, ele tem o direito e o poder de nos recompensar ou nos destruir. Se ele fosse um tirano, não teria nada no mundo que poderíamos fazer para mudar isso. Devemos glorificá-lo todos os dias pois ele não é apenas nosso Criador, mas ele é um Deus de misericórdia e paciência.

Se o Deus da Bíblia não nos criou, então porque ele teria o direito de nos controlar? Por que em vez disso não descobrimos quem nos fez o que ele diz?

Qualquer teoria que deprecia ou debilita a doutrina bíblica da criação nisso debilita nossa fé no poder de Deus para mandar nas nossas vidas. Isso enfraquece ou destrói nosso entendimento de nossa obrigação para servi-lo.

Entender a doutrina da criação é fundamental até para entender o propósito da nossa existência. Quem pode dizer que isso não é de importância essencial para os cristãos?

A criação prova o direito de Deus de ser adorado.

Deus merece a adoração do homem porque ele nos criou.

O fato que ele nos criou demonstra poder e sabedoria tão grande que devemos adorá-lo, não dando o nosso louvor a outros (como ídolos, etc.).

Deuteronômio 32:15-18.  As pessoas são repreendidas porque abandonaram o Deus que os criou. Serviram a outros deuses e esqueceram o Deus que os criou.

Salmo 86:8-10 Todas as nações devem adorar e glorificar a Deus, porque ele as criou. Ele sozinho é Deus. Nenhum outro deus é grande como ele, porque não fazem obras como suas obras (inclusive a criação).

Salmo 149:1-2 As pessoas devem louvar o Senhor e regozijar seu Criador.

A coisa que foi criada deve dar glória ao seu criador. O poder de Deus para criar prova indiscutivelmente que ele merece a nossa adoração. Mais ninguém nos fez; portanto mais ninguém deve ser adorado. Salmos 139:13-14; 8:3-9.

Se Deus pode criar o Universo, ele pode fazer qualquer coisa. Nenhum outro milagre poderia provar um poder maior do que a criação provou.

Outros milagres simplesmente demonstram o poder de Deus de controlar aquilo que foi ele mesmo que criou. Até a ressurreição é apenas dar a vida novamente a alguém que já tinha. Como isso é um milagre maior ou mais difícil do que criar todos os tipos de vida?

Se a doutrina bíblica da criação como é ensinada em Gênesis 1 não é essencial para a fé dos cristãos então por que devemos nos opor à evolução teísta? Por que os cristãos deveriam se opor a tal visão se a criação não é essencial para nossa fé?

De fato, a doutrina bíblica da criação é essencial para o evangelho porque é absolutamente essencial aos assuntos a respeito da Bíblia ser ou não a palavra de Deus e do Deus da Bíblia ser ou não o Deus verdadeiro! Como isso não seria uma doutrina essencial para os cristãos?

Ensinar o que a doutrina da criação não é essencial para os cristãos é negar as verdades básicas do evangelho. Tais visões compreendem pregar “um outro evangelho” e falhar em permanecer no evangelho de Cristo. Gálatas 1:8-9; 2 João 9.

 

A criação prova que Deus é Deus.

A conclusão da evidência precedente é que a criação é a prova definitiva de que o Deus da Bíblia é o Deus verdadeiro e criador de tudo e de todas as coisas. É por isso que o reconhecemos como Deus, e por isso que seria errado reconhecer qualquer outra coisa ou pessoa como Deus.

Estas conclusões resultam de tudo que já aprendemos. Também são afirmados ou subentendidos nas seguintes passagens bíblicas:

Passagens do Velho Testamento que nos garantem que Deus é Deus.

2 Reis 19:15. Ezequias orou que Deus somente é Deus. Ele fez o céu e a Terra. Isaías 37:16.

Salmo 86:8-10. Só ele é Deus. Não há outro semelhante a ele entre os deuses. Todas as nações devem adorá-lo porque ele as criou.

Salmo 95:1-7.  “O Senhor é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses”.

Ele fez o mar e as suas mãos formaram os continentes. Adore ao Senhor, nosso Criador pois ele é Deus.

Isaías 45:18.  “Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro”.

Jeremias 10:11-12. “Deuses” que não fizeram o céu e a Terra perecerão! Se o Deus da Bíblia não fez o Universo, então ele é um deus falso! Ele perecerá. Então por que devemos servi-lo como Deus?

Algumas referências do Velho Testamento que provam a existência de Deus. 1 Crônicas 16:25-35 e Salmo 96:2-10.

O Velho Testamento claramente ensina que Deus é Deus e prova que Ele é o Senhor que fez os céus e a Terra. Nada e nem ninguém podem ser Deus porque eles não criaram o céus e a Terra, Só Deus é o Eterno criador de tudo e de todos.

A criação é uma característica que define quem é Deus. O ponto crucial é: Quem é ou quem não é Deus? Certamente não é uma questão do ensinamento do Velho Testamento que poderia mudar no Novo Testamento. Mandamentos de como servir a Deus podem até terem sido mudados, mas não quem é Deus nem como podemos saber que ele é Deus. Tudo no universo declara que Deus é Deus.  (Hebreus 13:8).

Como que essa demonstração pode não ser essencial para nossa fé? O referencial de Deus é o próprio Deus. Deus não precisa provar que ele é Deus.

[Neemias 9:6; Salmo 100:3; 8:3-9; Isaías 17:7; 40:25, 26; 42:5-9; Jeremias 14:22; 51:15-19]

Passagens do Novo Testamento sobre a soberania de Deus em tudo e em todos.

Atos 4:24 Os discípulos levantaram a voz a Deus e disseram: “Tu és  o Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há”.

Atos 14:15. As pessoas que adoram ídolos devem ser ensinadas a se converterem destas coisas vãs ao Deus vivo, que fez o céu a terra, o mar e tudo que neles há.

Atos 17:24-29. Mais uma vez os idólatras foram ensinados que não deviam adorar ídolos de ouro ou prata. O Deus verdadeiro que vive e reina para sempre criou os céus e a terra, Ele também é aquele que fez o mundo e o Deus que nos dá a vida. Nós somos a sua descendência, geração eleita e povo de exclusiva propriedade de Deus. Então devemos buscá-lo, pois ele não está longe de nós.

Romanos 1:20. As coisas que foram criadas por Deus claramente revelam, não só seu poder mas também sua divindade. Eles provam que Ele é Deus e aqueles que falham em reconhecer ele como Deus são indesculpáveis. Aqueles que rejeitam estas verdades cairão mais e mais profundamente no erro e serão rejeitados completamente por Deus. (Romanos 1.18-32).

No Novo Testamento, assim como no Velho, a criação é a evidência de quem é o Deus verdadeiro. O Deus verdadeiro é aquele que criou os céus e a Terra. Mais nada nem ninguém podem ser Deus porque não criaram os céus, a Terra e tudo o neles há, principalmente o ser humano que é a obra prima de suas mãos.

Se o Deus da Bíblia não fez o céu, a Terra e a humanidade então por que devemos lhe reconhecer como Deus? Se ele não fez o Universo então ele não é Deus! Ele seria um falso deus e nós deveríamos nos afastar dEle, porém Deus é Deus e devemos procurar servi-lo com toda a nossa alma, com toda alegria porque Ele é aquele que nos fez.

Qualquer teoria que deprecia ou desfaz da doutrina bíblica da criação nisso está pecando. Devemos investir toda a nossa capacidade intelectual, material e espiritual para reconhecer quem é Deus.  Como então a doutrina da criação pode não ser uma parte fundamental do evangelho? Toda a criação é testemunha viva da soberania de quem domina totalmente a sua criação, Deus.

1 Crônicas 16:25-36 (também Salmo 96:1-10) Como sabemos que devemos louvar, temer e adorar a Deus, reconhecer que Ele reina, invocá-lo para nos salvar e acreditar que ele irá nos julgar? Por que não confiar em nós mesmos ou em alguma coisa na natureza ou em algum ídolo? Porque Deus fez os céus e estabeleceu a Terra. É por isso.

Podemos argumentar que outros milagres provam o poder de Deus e eles o confirma sim. Mas todos os outros milagres são apenas demonstrações adicionais do poder que Deus mostrou na criação. Que outro milagre mostra poder e sabedoria maior do que foi demonstrado por Deus na criação?

Jeremias 32:17 “Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o Teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa”. Se Deus pode criar o Universo, ele pode fazer qualquer coisa. Nenhum outro milagre poderia provar um poder maior do que a criação. Deus provou, de antemão que Ele é o Senhor, o Eterno criador de tudo e de todos.

Outros milagres simplesmente demonstram o poder de Deus de controlar aquilo que foi ele mesmo que criou. Até a ressurreição demonstra apenas que Ele pode dar a vida novamente a alguém que morreu. Como isso é um milagre maior ou mais difícil do que criar todos os tipos de vida?

Se a doutrina bíblica da criação como é ensinada nos capítulos 1 a 3 de Gênesis não é essencial para a fé dos cristãos então por que devemos nos opor à evolução teísta? Por que os cristãos deveriam se opor a tal visão se a criação não é essencial para nossa fé?

De fato, a doutrina bíblica da criação é essencial para o evangelho porque é absolutamente essencial aos assuntos a respeito da Bíblia ser ou não a palavra de Deus e do Deus da Bíblia ser ou não o Deus verdadeiro. Como isso não seria uma doutrina essencial para os cristãos?

Ensinar que a doutrina da criação não é essencial para os cristãos é negar as verdades básicas do evangelho. Tais visões compreendem pregar “um outro evangelho” e falhar em permanecer no evangelho de Cristo. (Gálatas 1:8-9; 2 João 9).

Por isso Jesus Cristo declaro “Vinde a mim todos vós que estás cansados, oprimidos e sobrecarregados, que Eu vos aliviarei". Mateus 11.28-30.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário