segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

JÔNATAS FILHO DO REI SAUL

JÔNATAS FILHO DO REI SAUL

 

Jônatas foi um grande amigo de Davi, e o ajudou muito em sua jornada. Ele era filho de Ainoã e Saul que era um rei desobediente a Deus que invejou Davi e tentou matá-lo.

Os irmãos de Jônatas se chamavam Merabe, Mical e Esbaal.

A história de uma grande amizade entre Jônatas e Davi está relatada na bíblia no livro de 1Samuel capítulos 18 e19. Segundo as escrituras, apesar de não serem irmãos de sangue, eles se respeitavam e consideravam como se o fossem e tinham muita afinidade.

 

1Samuel 18:1–16. Jônatas, filho do rei Saul, torna-se amigo de Davi. O rei Saul sente ciúme do amor que o povo tem por Davi e tenta matá-lo.

1Samuel 19:1–10. Jônatas tenta convencer Saul a não matar Davi.

1Samuel 20:1–5, 12–24, 27, 31–42. Jônatas avisa a Davi do que seu pai pretende fazer com ele. Jônatas e Davi fazem um pacto de amizade que não permitia nenhuma atitude de traição entre eles.

1Samuel 23:14–18. Enquanto está escondido de Saul, Davi é confortado por Jônatas.

1Samuel 24:9–10, 16–20. Davi poupa a vida de Saul, e este reconhece que Davi é justo.

2Samuel 1:4, 11–12. Davi pranteia a morte de Jônatas e Saul.

2Samuel 9:1–3, 6–7, 13. Davi é fiel ao pacto de amizade, cuidando do filho de Jônatas.

 

Jônatas se tornou o amigo fiel de Davi.

A amizade de Jônatas e Davi é um exemplo clássico da fidelidade que deve existir em todas as boas amizades.

Jônatas era filho de Saul, o primeiro rei de Israel que reinou na segunda metade do século 11 antes de Cristo. Jônatas se mostrou um patriota e guerreiro bem-sucedido nos conflitos contra os filisteus, principais inimigos dos israelitas na época.

Neste papel de príncipe corajoso, Jônatas ganhou o respeito do povo. Normalmente, teria sido candidato natural para suceder seu pai. Mas, Jônatas não chegou a ser rei devido às grandes falhas do seu pai. Deus não permitiu que os descendentes de Saul reinassem em Israel. Antes da morte de Saul, o Senhor já anunciou sua intenção de escolher um homem de outra família como o próximo rei. Deus nomeou Davi, filho de Jessé, para ser sucessor de Saul.

Se Jônatas tivesse o mesmo caráter do pai, ele teria odiado o homem designado como sucessor do seu pai. De uma perspectiva política, aquele homem estaria tomando o reino do próprio príncipe, Jônatas. Saul se preocupou com essa ameaça aparente e lançou uma campanha para matar Davi e segurar o trono para Jônatas. Ele disse para seu filho, Jônatas: “Pois, enquanto o filho de Jessé viver sobre a terra, nem tu estarás seguro, nem seguro o teu reino; pelo que manda buscá-lo, agora, porque deve morrer”. (1 Samuel 20:31). Quando Jônatas recusou ajudar assassinar Davi, Saul ficou muito bravo, sua fúria foi tamanha que ele atacou seu próprio filho.

Jônatas não compartilhou o ódio ambicioso do seu pai. Pelo contrário, fez amizade com Davi! Ele viu a diferença entre seu pai ciumento e seu amigo temente a Deus: “Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma”. (1 Samuel 18:1-3). A amizade desses dois foi um bom exemplo do provérbio que diz: “há amigo mais chegado do que um irmão”. (Provérbios 18:24).

Quando Jônatas defendeu seu amigo das agressões do rei, ele mostrou uma qualidade de grande importância. Ele valorizou os princípios do certo e justo acima dos relacionamentos com os outros, até com sua própria família. Qualquer relação humana, seja amizade, casamento ou outro relacionamento familiar, deve ser regida pelos princípios que Deus deu para nos guiar. Nosso respeito para com Deus deve ser maior do que qualquer laço entre seres humanos. O melhor amigo é aquele que ama a Deus mais do que ama você. O marido ideal sempre mantém Deus acima de todos, deixando a mulher ocupar o segundo lugar.

O que Jônatas ganhou com sua fidelidade a Davi? Se for avaliar a amizade em termos de benefícios imediatos, parece que Jônatas não escolheu bem! Ele morreu jovem na mesma batalha que tomou as vidas do seu pai e de dois dos seus irmãos. (1 Samuel 31:1-2).

Jônatas não manteve sua amizade com Davi por motivos de benefício próprio. Ele foi seu melhor amigo, e foi fiel a ele agindo sempre com justiça e lealdade.

 Pessoas egoístas que só investem nas amizades que oferecem retorno não sabem amar como Jônatas amou, e acabam decepcionando aqueles que se relacionam com elas.

Apesar da sua morte precoce, Jônatas ganhou um lugar importante na História. Seu nome aparece dezenas de vezes no registro bíblico. Um fato é especialmente interessante. Depois da morte de Jônatas, Davi procurou um sobrevivente da sua família: “Disse Davi: Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que use eu de bondade para com ele, por amor de Jônatas?” (2 Samuel 9:1). Um filho de Jônatas, Mefibosete, foi apresentado ao rei. Ele havia caído quando tinha cinco anos e ficou aleijado. Davi lhe deu um lugar na mesa do rei, e o filho de Jônatas passou a ser sustentado como se fosse membro da família real.

Mesmo se as escolhas de Jônatas não trouxessem nenhum benefício para sua própria família, ele se mostrou fiel a Deus e fiel ao servo ungido por ordem divina. Ele contribuiu ao cumprimento do plano de Deus, pois um dos descendentes de Davi foi o próprio Messias que oferece salvação a todos gratuitamente.

 

Jônatas foi um grande guerreiro. 

Após a decisiva vitória de Saul sobre os amonitas, o exército de Israel foi separado em duas divisões, ficando uma delas sobre a liderança de Jônatas. É nesse contexto que ele aparece na narrativa bíblica, sendo citado como vitorioso em Geba, um posto avançado dos filisteus, após ter matado o líder filisteu local (1Sm 11; 13).

O registro feito em 1 Samuel 14 deixa bem claro sua tamanha coragem e habilidade na guerra, quando acompanhado apenas de seu escudeiro, ele foi capaz de derrotar uma guarnição de filisteus.

Mais tarde, Jônatas quase foi morto por seu próprio pai depois de quebrar, sem saber, um voto de jejum que Saul havia imposto ao povo, porém os israelitas não permitiram que Jônatas recebesse a pena de morte. Isso também deixa claro que o grande perturbador de Israel era Saul, e não Jônatas (1Sm 14:25-45). As qualidades de Jônatas como guerreiro também foram lembradas na lamentação de Davi por sua morte. (2Sm 1:22).

Jônatas era um homem de caráter.

A história de Jônatas relatada nos textos bíblicos deixa claro que ele foi uma pessoa com caráter exemplar. Ele possuía uma personalidade firme que refletia em decisões sensatas e ações corajosas. (1Sm 14:13; 2Sm 1:22,23).

Seu comportamento inspirava os soldados de Israel, de modo que ele também era um grande orientador nas técnicas de guerra. Sua capacidade analítica na tomada de decisões estratégicas, pautada em sua conduta integra, muitas vezes conflitava com a insensatez e destemperança de seu pai.

Por vezes, Jônatas tentou mediar uma aproximação entre Saul e Davi, e mesmo em meio aquele ambiente tenso, Jônatas foi fiel a Davi e, ao mesmo tempo, honrou seu pai, acompanhando-o até mesmo na hora da morte. (2Sm 1:23).

Qual era o nome da esposa de Jonatas?

A esposa de Jonatas, filho do rei Saul se chamava Selima. Selima significava meiga, sincera, dedicada  era digna desse nome porque era extremamente apaixonada pelo marido e mãe exemplar. 

Selima era constantemente humilhada pela sogra Ainoã (primeira esposa de Saul), que lhe cobrava mais netos e não gostava do fato dela ser estrangeira, já que outros povos eram conhecidos por adorar outros deuses.

Ela não acreditava que Selima abandonou a antiga fé. Jônatas e Selima tiveram um único filho cujo nome era Mefibosete. O nome Selima significava “a que é protegida”. Infelizmente ela morreu no momento do parto, porém seu maior desejo se cumpriu, porque ela tomou seu filho em seus braços, lhe deu o nome de Mefibosete e expirou.  

Outros Jônatas na Bíblia.

O nome “Jônatas” é bastante comum entre os personagens bíblicos do Antigo Testamento, ocorrendo pelo menos 15 vezes. Entre todos esses personagens, podemos destacar:

Um sacerdote idólatra, filho de Gérson e descendente de Moisés (Jz 17; 18:30,31).

Filho do sumo sacerdote Abiatar. Foi ele quem teve a missão de anunciar na pretensa festa real de Adonias, que Salomão, seu irmão, já havia sido coroado rei de Israel em Giom por Davi. (2Sm 15:36; 17:15-22; 1Rs 1:41-49).

Um sobrinho de Davi que matou um gigante filisteu em Gate. (2Sm 21:21; 1Cr 20:7).

Um dos heróis de Davi que pertencia ao grupo de seus trinta poderosos guerreiros. (2Sm 23:32; 1Cr 11:3).

Um escriba que viveu durante o cerco do rei Nabucodonosor sobre Jerusalém, em cuja casa o profeta Jeremias foi aprisionado. (Jr 37:20).

Há também outros Jônatas na Bíblia que são mencionados no período após o cativeiro babilônico, na restauração promovida na época de Esdras e de Neemias. (Ed 8:6; 10:15; Ne 12:11-35).

Deus abençoe você e sua família.

 

Pastor Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário