segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

CONVERSÃO, FÉ E PERSEVERANÇA

CONVERSÃO, FÉ E PERSEVERANÇA

 

Quem se converte e persevera em Cristo Jesus pela fé, será salvo.

 

Sê Fiel Até à Morte, e Dar-te-ei a Coroa da Vida.

Ap.2.8-11. "Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: (v.9) Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de satanás. (v.10) Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (v. 11) Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte". ( Ap 2.8-11).
O propósito de Deus para as nossas vidas é o de andarmos com Cristo até o fim, de irmos até o fim com Ele, de irmos sempre adiante e nunca retroceder. Ele, Jesus, diz em Apocalipse “Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida”. Muitos acham que morreu acabou, isso não é verdade. Sabemos que existe a salvação eterna e a condenação eterna.

"Mas quem perseverar até o fim será salvo". Mateus 24.13.

No mesmo capítulo em outros versículos, e voltando um pouco ao evangelho de Mateus, o Senhor Jesus disse: Mateus 24:9-13.  “Então sereis entregues a tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se-ão uns aos outros, e mutuamente se odiarão.

Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.

Alguns poderão dizer que o Senhor fala aqui sobre os últimos dias. E eles estarão certos. Mas não estamos vivemos estes últimos dias agora? E para evitar abrir uma discussão escatológica aqui, ainda mais que este estudo não se trata deste assunto, mesmo que estes não fossem os últimos dias, isto faria com que esta última declaração tivesse menos validade hoje? Como Ele disse: “mas quem perseverar até o fim será salvo.” Exatamente da mesma forma que vimos anteriormente em Hebreus: “porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial; (Hebreus 3:14). A fé é uma corrida e para persegui-la precisamos ter perseverança. 

E aqueles que não perseverarem, não apenas um pouco, não até a metade, mas até o final da corrida, esses serão salvos. Os outros, aqueles que se desviarem, que não perseverarem, não estarão lá.

É por isto que o autor de Hebreus nos encoraja: Hebreus 10:35-39. “Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma”.

Nós precisamos ter perseverança, para depois que fizermos a vontade de Deus possamos receber o que foi prometido. Conforme João nos diz: 1 João 2:25 “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna”.

A vida eterna é a promessa, a principal promessa. Mas para recebê-la precisamos permanecer nela até o final. Aqueles que abandonam a corrida, aqueles que não perseverarem, mas retrocederem, não receberão a recompensa da promessa.

O escritor de Hebreus novamente nos encoraja assim:

Hebreus 12:1-2 “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado a direita do trono de Deus”.

Nós precisamos correr a corrida e só há um modo de continuarmos na corrida da fé, é com perseverança e olhando para Jesus, o fundador e aperfeiçoador da nossa fé, o autor e consumador da nossa fé. Correr com perseverança é ter os olhos fixos em Jesus e no que é prometido a nós, produziremos o fruto que nos marca como verdadeiros servos de Cristo. O fruto produzido por aquelas pessoas da quarta categoria de solo descrita na parábola do semeador: “Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança”.

A palavra “perseverança” é traduzida do grego aqui da mesma forma que em Hebreus 10:36 e 12:1. Aqueles incluídos na quarta categoria, são aqueles que perseveraram, que permaneceram correndo para o Senhor, firmes na videira, e dão fruto com perseverança. Possamos todos nós estarmos nesta categoria, e permanecermos nela. e, se algum de nós não está, que possa se arrepender “corra com perseverança a carreira que nos está proposta”.

 

A importância da perseverança na vida do cristão.

A fé e a perseverança andam de mãos dadas, a fé verdadeira, que salva, nos dá segurança e perseverança para continuarmos crendo em Jesus sem desistir. A vida cristã tem dificuldades e nossa fé muitas vezes é desafiada.

Por isso, precisamos de perseverança.

Na parábola do semeador, a semente que cai no solo pedregoso representa a pessoa sem perseverança. De início, recebe o evangelho com alegria, mas não tem raízes. Logo, quando sua fé lhe causa alguma dificuldade, essa pessoa desiste do evangelho e volta à velha vida. (Mateus 13:20-21).

A Bíblia diz que a perseverança melhora nosso caráter, fortalece nossa fé e traz recompensa (Tiago 1:2-4). Somente quem não desiste da fé em Jesus recebe a recompensa que Deus tem preparado para nós. É também a perseverança que nos impede de sermos destruídos pelas dificuldades.

A Bíblia nos ensina como ser mais perseverante.

A perseverança cresce à medida que enfrentamos dificuldades. Ninguém gosta de passar por tempos difíceis, mas Deus permite o sofrimento para nos ajudar a crescer. Somente aprendemos a perseverar quando nossa fé é provada. (Romanos 5:3-5).

Para ser salvo é necessário perseverar até o fim.

“Perseverar até o fim" aparece nos evangelhos e o contexto é o Senhor Jesus falando aos judeus referindo-se ao reino. Os capítulos 10 e 24 de Mateus e também Marcos 13 se referem à grande tribulação, e ali fala de salvação do corpo da carne, de ser arrebatado vivo e ser livre da grande tribulação para poder habitar no reino celestial de Cristo e alcançar as moradas eternas. Compare com o versículo 22 de Mateus 24: "E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria".
Mt.10:22.

E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, será salvo.

Mt.24:13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Mc.13:13 E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.

A expressão "persevera" ou "persevere" aparece nas epístolas do apóstolo Paulo, na forma de admoestação:

1Tm.4:16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

Aqui também não está falando da salvação da alma, mas da salvação, ou de manter-se a salvo, da apostasia dos últimos tempos, que é o assunto do capítulo.

É apenas perseverando nos ensinos da Palavra de Deus, e aqui especificamente nas instruções dadas a Timóteo, que ficamos a salvo de problemas nesta vida e podemos nos dedicar mais livremente às coisas do Senhor.

1Tm.5:5.

Ora, a que é verdadeiramente viúva e desamparada espera em Deus e persevera de noite e de dia em rogos e orações;

Aqui também nada tem a ver com salvação da alma, mas o termo aparece como uma qualidade das viúvas, que deveria ser também uma qualidade de todo crente: perseverar em oração o tempo todo.
Tg.1:25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Mais uma vez o verbo perseverar é usado no sentido de uma vida de comunhão com Deus.


2Jo.1:9 Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo, não teme a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.


Aqui sim está falando de salvação para os que perseveram e de perdição para os que não perseveram na doutrina de Cristo. Mas que doutrina de Cristo é esta à qual João se refere? Não se refere a algo que fazemos, mas naquilo em que cremos.

O assunto do apóstolo são os "enganadores que entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo". (2 Jo 1:7). São os falsos mestres, que ensinam que Jesus Cristo não é Deus, mas um ser criado. Você encontra esta doutrina maligna em muitas religiões pelo mundo afora, as quais fazem de tudo para enganar as pessoas sobre este assunto.

Para ser salvo é preciso crer em Cristo Jesus como Deus e Homem, e é isto que está subentendido na expressão que diz que “Ele veio em carne". (2 Jo 1:7). Dizer que alguém nasceu é uma coisa, pois todos os seres humanos nasceram, mas dizer que alguém veio em carne significa que tinha preexistência e assumiu um corpo humano.

Uma pessoa que acredita na reencarnação  poderia aqui argumentar que a reencarnação também funciona assim, mas o problema é que a Palavra de Deus afirma categoricamente que não existe reencarnação, mesmo porque o homem só morre uma vez como diz o escritor aos Hebreus: "Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo". Hb 9:27.

Assim, a fé cristã que salva é crer em Jesus como divino, Deus e Homem, a Pessoa do Filho Eterno de Deus, que veio em carne, em semelhança humana, porém sem pecado, para morrer como o único sacrifício aceitável por Deus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

1Jo.5:20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Jo.1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Jo.1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Rm.8:3 Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;

"O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado". 1 Jo 1:7.

1Jo.2:2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

1Jo.4:10 Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

A Bíblia diz que a perseverança melhora nosso caráter, fortalece nossa fé e traz recompensas. (Tiago 1:2-4). Somente quem não desiste da fé em Jesus recebe a recompensa que Deus tem preparado para nós. É também a perseverança que nos impede de sermos destruídos pelas dificuldades do dia a dia.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário