segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

A JUSTIÇA DE DEUS VEM

A JUSTIÇA DE DEUS VEM

 

A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Salmo 119:142.

Tem um ditado popular que diz que a justiça de Deus tarda mas não falta ou tarda mas não falha. Vamos ver nesta postagem o que realmente é a justiça de Deus.

Isaías 59.14-15.

14. Pelo que o juízo se tornou atrás, e a justiça se pôs longe, porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a equidade não pode entrar.

15. Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor o viu, e foi mal aos seus olhos que não houvesse justiça.

 

Filipenses 4.1-23.

1.    Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.

2. Rogo a Evódia e rogo a Síntique que sintam o mesmo no Senhor.

3. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.

4. Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.

 5. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.

 6. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.

7. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

8. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

9. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

10. Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.

11. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

 12. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.

13. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

14. Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

15. E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente.

16. Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário a Tessalônica.

17. Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta.

18. Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus.

 19. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

 20. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre. Amém!

21. Saudai a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam.

22. Todos os santos vos saúdam, mas principalmente os que são da casa de César.


23. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos.

 

O que é a Justiça de Deus e qual o significado bíblico.

A justiça é um atributo de Deus, é uma das Suas características próprias. Ser justo é uma qualidade fundamental da natureza de Deus. A justiça de Deus se manifesta através de Jesus Cristo e é expressa nas Suas ações e no cumprimento das exigências da perfeição do próprio Deus.

A Bíblia diz que a Justiça de Deus se revela através do Evangelho, (Romanos 1:17) e da mensagem de salvação em Jesus Cristo. Essa justiça, vista ao longo das Escrituras, se cumpriu na vida, na morte e na ressurreição do Senhor Jesus. Encontramos na Palavra de Deus o padrão para toda a justiça que precisa ser cumprida por todas as pessoas.

 

Qual é o significado de justiça?

Em termos gerais justiça é dar a cada um o que lhe é de direito e o que merece estando sempre em conformidade com o que é justo e correto. A maioria das pessoas possui algum senso de justiça. Todos temos consciência de estar num mundo de injustiças e mesmo não sendo muito justo, reclamamos quando há falta de justiça.

A justiça é sempre mais rigorosa quando a requeremos em nosso favor. Quando somos injustiçados exigimos a punição e o castigo alheio, mas não o contrário. Buscamos a nossa justiça própria, quando queremos ser favorecidos, mas a esquecemos quando ela nos acusa.

Parece que a justiça própria está quase sempre acima da justiça comum, merecida por todos. Mas será a justiça humana tão distante da Justiça de Deus? Infelizmente a justiça dos homens está carregada de injustiças.

 Justiça X injustiça.

Deus é perfeito, incorruptível e plenamente justo. Por isso age sempre em conformidade com a Sua Justiça. Ele é o padrão exclusivo de honestidade, verdade e integridade. A Justiça de Deus é reta e cheia de misericórdia. Ele reprova e condena a injustiça porque a injustiça causa destruição e morte.

Quando alguém comete injustiça, os danos destrutivos do mal e da morte afetam diretamente ao próprio transgressor, aos prejudicados por ele, comprometendo a relação com Deus, com o mundo e com os seus semelhantes.

A história de Caim e Abel é um bom exemplo bíblico dos danos causados pela injustiça causada por Caim ao seu irmão mais novo Abel, Gênesis 4:1-16. Movido por ira, inveja, maldade e ódio, Caim matou o seu próprio irmão. Esse pecado destruiu a vida do inocente Abel, afastou Caim de Deus e da sua família. Além disso, a injustiça de Caim trouxe maldição à terra, ao seu trabalho e a sua vida terá sido consumida pelos sentimentos de rejeição, culpa e medo, além de sua posteridade carregar esta maldição para sempre.

Deus afastou Caim, castigando-o pelo seu crime, mas o tratou com misericórdia, colocando-lhe um sinal para preservar a sua vida. Assim funciona a justiça de Deus, é revestida de misericórdia.

Quando pensamos em justiça, logo nos vem à mente o castigo e a punição merecidos por algo que se fez de errado. Essas ideias não estão erradas, mas, graças a Deus que a Sua justiça é diferente da nossa. A justiça humana é falha, parcial, corrompível e muitas vezes oportunista. Isto é, segundo a nossa "justiça", o outro merece sempre ser punido e pagar as consequências dos seus erros. Mas, se somos nós os culpados, buscamos parcialidade ou uma brecha para nos inocentar. Costumo dizer em minhas administrações sobre o assunto que “o ser humano tem mais dificuldade de perdoar do que o próprio Deus”. Tem pessoas e famílias que juram vingança enquanto viver, se por um acaso alguém lhes fizer algum mal.

A justiça de Deus, por outro lado, é leal, reta e infalível. Além disso, a justiça divina é misericordiosa e não oprime ninguém no seu juízo. Jó 37:23.

A justiça de Deus caminha de mãos dadas com a Sua misericórdia. Ele não inocenta o culpado, mas perdoa aqueles que se arrependem de todo o coração. Lembrando aqui que Deus perdoa o pecado, restitui a comunhão do pecador, mas as consequências daqueles males um dia bate na porta do pecador, por isso se diz que um dia o seu pecado te achará. Nm.23.32; Salmo 32.

A compaixão de Deus é a Sua disposição graciosa de se compadecer da humanidade desde o início até o final dos tempos. Nesta oferta amorosa, Ele considera o nosso estado miserável e oferece perdão total ao pecador arrependido, quando este crê na Sua bondade e aceita o Seu favor.

Jesus cumpriu toda a justiça de Deus.  

Ele foi justo e misericordioso em toda a sua vida, sem nunca ter pecado. Através Dele Deus revelou a Sua vontade para os seres humanos. Jesus Cristo, o Justo, dividiu a história da humanidade, sendo Ele o maior exemplo da Justiça perfeita que os homens almejam. Graças a Ele todos podem ter acesso à justiça e misericórdia de Deus, pela fé na sua Palavra e pela graça de Deus que é favor imerecido.

O pecado presente na humanidade torna a nossa justiça falha e limitada, Isaías 64:6. Mesmo os sistemas de justiça mais corretos da terra são passíveis de falhar. É como se fechássemos os olhos para a causa do outro e favorecêssemos a balança sempre para o nosso lado, por conveniência.

A Justiça de Deus não tarda e nem falha.

Apesar de, aos nossos olhos, a justiça divina não ser aplicada como deveria porque sempre queremos que Deus nos favoreça, mas Deus é justo e a Sua justiça dura para sempre. Ele é o reto Juiz do universo e age perfeitamente apesar da nossa opinião, em dados momentos, ser contrária. Ele não tarda em fazer justiça, aguardando o Seu perfeito tempo, veremos que todos receberão o que merecem. Romanos 2.6.

Se você sofreu injustiça, não busque a vingança, nem tente fazer justiça com as próprias mãos. Entregue a sua causa nas mãos Daquele que pode lhe ajudar, Lamentações 3:58.

Deus continua no controle de tudo. É Deus que tudo pode, é Deus que tudo vê e é Deus que tudo realiza com a verdadeira justiça e com a verdade.

Mas se você falhou e teme agora a justiça de Deus, arrependa-se genuinamente e busque o perdão de Deus. Jesus Cristo é nosso advogado, 1João 2:1. Lembre-se que quando alguém crê no Senhor Jesus e se arrepende dos seus pecados, logo torna-se justificado pela fé e alcança o perdão de Deus.

Vejamos o que nos diz Romanos 5.1-5.

1.     Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.
2. pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

 3. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;

4. e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.

5. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Porém, quando se descumpre a Sua vontade, rejeitando a graça de Deus, essa pessoa age como injusto e permanece como um rebelde diante de Deus. A sua injustiça, que é falha, transgressão, corrupção, pecado, 1 João 5:17, lhe será atribuída e terá que ser punido por suas faltas. Deus é amor, mas não se esqueça que Ele é justiça também.

Você pode confiar na justiça de Deus que ela será feita no tempo certo, no tempo de Deus.

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6.33.

A justiça de Deus é perfeita, mas pode confundir os sábios deste mundo porque se baseia no amor regenerador das misericórdias de Deus.

Um coração sinceramente arrependido é purificado e não punido, pois o amor de Deus em nós cancela uma multidão de pecados.

Nunca é tarde para recomeçar, nunca é tarde para viver segundo a justiça de Deus. Nunca é tarde para se arrepender de seus pecados e pedir perdão a Deus.

Quem ama é justo, é imparcial porque ama a todos sem distinção.

Quem ama vive segundo a justiça de Deus, porque pratica e segue a lei por excelência e o amor de Deus, 1 Coríntios 13. Observe bem que estamos falando do amor de Deus que está em nós e não do amor da carne que nos é natural desde nossa concepção no ventre materno.

Não percamos mais tempo, busquemos o Reino de Deus que é a graça do Espírito Santo sobre nós e que realiza milagres transformadores entre nós; busquemos a sua justiça, que é ter um coração puro diante de Deus que é misericordioso para conosco e para com os nossos semelhantes.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário