A SULAMITA DE CANTARES DE SALOMÃO
A Sulamita de cantares de Salomão e sua linda
história.
Quem era a Sulamita de Cantares de Salomão?
Observação: Não confundir a história da
Sulamita de Cantares de Salomão com a da mulher Sunamita dos tempos do profeta
Elizeu e que ressuscitou o filho dela.
A Sulamita de cantares de Salomão é uma personagem bíblica do Antigo testamento e seu nome significa que possui a perfeição, ou seja ela era pacífica, cordial, ou ainda que possui uma sensualidade que não passava despercebida por ninguém, e aprendeu a se valer desta arma, porém sem ser exagerada em nada. A simplicidade era o seu ideal de vida.
A Sulamita foi a preferida do Rei Salomão
dentre tantas outras citadas como suas mulheres e concubinas.
Ironicamente, por sua linguagem explícita,
sábios judeus antigos e modernos proibiam homens de menos de 30 anos de lerem
esta obra e presume-se que as mulheres nunca recebessem permissão para lê-la.
Assim também, esta quase proibição acontece no meio Cristão mais radical, que quase
não menciona este livro e nem incentiva os crentes à leitura dele. Dificilmente
se vê, entre os líderes mencionados, ministrarem doutrinas aplicadas com o uso
deste livro.
Não podemos ignorar o conteúdo sexual de
Cantares, mas podemos apreciar o contexto em que ocorre um casamento segundo o
plano de Deus.
Cantares é leitura necessária não só para os
casais, como também para os jovens que desejam compreender quais os desígnios
de Deus para a união matrimonial.
O autor de Cantares é o próprio Salomão,
filho de Davi e terceiro Rei de Israel.
Ele é identificado como o autor, e seu nome aparece sete vezes no livro. (Ct.
1:1,5; 3:7,9,11; 8.11,12).
Ainda assim, há quem alegue que as
referências a Salomão sejam apenas um recurso estilístico e o autor tenha
vivido posteriormente. No entanto, os argumentos de tal tese são inconclusivos.
O fato de esse rei ter sido conhecido por sua
sabedoria e poesia, (1 Reis 4.29-34) ratifica, em parte, a autoria do livro
como sua.
A Sulamita do livro Cânticos dos Cânticos ou
Cantares de Salomão é a personagem principal desse livro. A referência a sua
origem aparece em Ct 6,13 (Tradução Almeida) ou em Ct 7,1 (Tradução Bíblia de
Jerusalém). Segundo alguns estudiosos sua referência em Cantares pode ser
também uma alusão à jovem Sulamita escolhida para aquecer o rei Davi em sua
velhice, 1 Rs 1,2-4, que é descrita como mulher jovem e formosa.
A Sulamita de cantares é chamada de amada e é descrita como
a mais formosa dentre todas as mulheres, ou a mais bela das mulheres (Ct 1,8;
4,1.7; 6,4). Nas palavras da Sulamita ela mesma se descreve como uma mulher
morena e formosa. (Ct 1,5-6). A alusão a sua cor morena foi fruto do trabalho,
que seus irmãos a obrigaram fazer, ao guardar suas vinhas. Mas o que importa no
livro de Cânticos dos Cânticos não é apenas o físico, embora em Cantares a
descrição física da Sulamita seja uma das mais belas comparações feitas com
alguns dos elementos mais bonitos encontrados na natureza, (Ct 2,2; 4,1-5;
7,1-9). O importante que é preciso ressaltar é sua coragem e a fidelidade ao
amado. Ela não se deixa aprisionar pelas convenções da época e sai em busca do
amado, e o procura incessantemente. A sua fidelidade ao amado (Ct 3,16) faz
dessa jovem mulher um modelo de esposa, companheira, que dá livremente seu amor
ao amado. Amor esse em Cantares que é recíproco entre os amados.
O livro de Cantares de Salomão é um livro
poético do Antigo Testamento. Esse livro também é chamado de Cântico dos
Cânticos de Salomão, porque esse é o seu título original registrado em sua
primeira linha (Cantares 1:1). Esse título significa literalmente que aquele
cântico é o mais excelente de todos os cânticos.
Também é verdade que o livro de Cantares de
Salomão sempre foi alvo de muitos debates. Os estudiosos têm se dividido quanto
a melhor forma de interpretar esse livro bíblico. Alguns defendem que Cantares
de Salomão deve ser interpretado de forma literal; enquanto outros defendem que
o livro deve ser interpretado de forma alegórica.
O autor e a data do livro de Cantares de
Salomão.
Tradicionalmente, judeus e cristãos atribuem
a autoria do livro de Cantares ao rei Salomão. Inclusive, o título do
cântico no primeiro versículo do livro, traz a inscrição: “Cântico dos
cânticos de Salomão”. (Cantares 1:1).
No entanto, esse mesmo versículo no hebraico
também pode ser perfeitamente traduzido de forma a indicar que o cântico não
era necessariamente de Salomão, mas dedicado a Salomão. Então a verdade é que
para cada argumento a favor da autoria de Salomão, também há um questionamento
dessa autoria.
Por isso muitos eruditos preferem dizer
que quem escreveu Cântico dos Cânticos de Salomão foi um autor
desconhecido. Isso significa que esse autor pode ter sido o rei Salomão, como
também pode ter sido outra pessoa, talvez até mesmo ligada ao rei de
Israel.
Já quanto a data de composição do livro de
Cantares de Salomão, as melhores evidências indicam que esse livro foi escrito
numa época próxima ao reinado de Salomão, provavelmente entre 960 e 931 a.C.
Para aqueles que defendem que o livro foi
escrito por Salomão, então obviamente isso ocorreu durante o seu reinado. Já
para aqueles que defendem que o livro teve outro autor, sua data de composição
pode ir desde o reinado de Salomão até o período imediatamente após esse
reinado.
O tema e as características do livro de
Cantares de Salomão.
O tema principal do livro de Cantares de
Salomão é a bênção do amor romântico que pode ser desfrutado dentro dos laços
matrimoniais. O livro mostra que a intimidade física e emocional entre marido e
esposa, é abençoada por Deus. Além disso, sua mensagem enfatiza que jamais o
amor deve ser forçado, mas deve seguir o seu curso natural.
O texto do livro de Cantares de Salomão é
todo escrito em verso, de modo que todo o seu conteúdo é um cântico de amor.
Nesse sentido, sua poesia traz versos curtos e rítmicos, e com uma linguagem
que trabalha bem os sentimentos e os desejos do casal apaixonado.
Apesar de a poesia do livro mencionar alguns
personagens secundários como a mãe, os irmãos, as donzelas e os guardas da
cidade, sem dúvida seu foco está em dois personagens principais: a esposa e o
marido. A esposa é uma jovem do campo identificada simplesmente como “Sulamita”,
(Cantares 6:13). Já o marido, no começo do livro é retratado na figura de um
pastor, (Cantares 1:7), e também na figura de um rei, (Cantares 1:4,12; 3:9,11;
7:5).
O resumo do livro de Cantares de Salomão pode
ser definido da seguinte forma:
Cantares de Salomão mostra que por causa do
mundo caído em que vivemos, o amor conjugal enfrenta dificuldades e obstáculos.
O casal sofre hostilidade, separação, intromissão e espera; mas o amor que
compartilham sobrevive enquanto segue firme para o seu clímax dentro do
casamento. Desse modo, esse livro mostra que apesar de tudo, o amor conjugal é
uma bela fonte de contentamento.
O cântico começa com a noiva e o noivo
trocando elogios mútuos e expressando seus desejos um pelo outro enquanto
aguardam a consumação do que tanto esperam, (Cantares 1:2-2:17). Em seguida, há
uma sequência de sonhos da noiva com o seu casamento e a intimidade subsequente
com o seu marido, que muitas vezes é chamado de “o meu amado” e vice-versa.
(Cantares 3:1-6:13). Então nessa seção há a expressão da dor, da decepção e do
medo da perda da pessoa amada; mas também há a expressão da expectativa da
consumação do relacionamento entre a esposa e o marido, e a intimidade
desfrutada por eles.
Por fim, o poema termina registrando o
sentimento de realização desfrutado pelo casal unido que vive na segurança de
seu amor verdadeiro; bem como traz uma recapitulação final de tudo o que a
esposa e o marido passaram enquanto aguardavam o casamento. (Cantares 7:1-8:14).
E é nessa última seção que está registrado o
versículo mais conhecido do livro de Cantares de Salomão: “As muitas águas
não poderiam apagar o amor, nem os rios, afogá-lo; ainda que alguém desse todos
os bens da sua casa pelo amor, seria de todo desprezado”. (Cantares 8:7).
Qual é o significado do livro de Cântico dos
Cânticos ou Cantares de Salomão.
O livro de Cântico dos Cânticos de Salomão
possui algumas poucas dificuldades de interpretação. Primeiro, há uma discussão
conhecida sobre a identidade do marido. A posição mais tradicional entre os
estudiosos entende que o marido é o rei Salomão, e que o livro descreve sua
relação de amor com uma de suas esposas, talvez a mais especial delas, a
principal nomeada por ele, a Sulamita. Em alguns versos ele é retratado como um
pastor, enquanto que sua amada é retratada como uma jovem do campo.
Mas há também outra interpretação que é
defendida por muitos estudiosos que sugere que o rei Salomão foi um intruso no
relacionamento de uma jovem do campo com um pastor. De acordo com quem adota
essa interpretação, Salomão tentou se casar com a jovem e leva-la para o seu
harém, mas ela recusou o pedido do rei para poder ficar com o seu pastor a quem
tanto amava.
Outra dificuldade bem conhecida diz respeito
a como a mensagem do livro de Cantares de Salomão deve ser aplicada.
Especialmente por causa de linguagem um tanto quanto sensual, dentro do
judaísmo muitos rabinos defenderam que essa poesia devia ser entendida de forma
alegórica, de modo a representar o relacionamento de Deus com a nação de
Israel.
No entanto, outros rabinos seguiram
defendendo que o livro simplesmente aborda a dádiva do amor conjugal e deve ser
aplicado de forma literal. Em outras palavras, o autor de Cantares de Salomão
não estava pensando no amor de Deus para com Israel quando escreveu esse livro,
mas simplesmente no amor romântico entre o marido e a mulher debaixo da bênção
de Deus no matrimônio.
Esse tipo de dificuldade também permaneceu
entre os intérpretes cristãos, de modo que muitos comentaristas aplicam a
mensagem do livro como uma analogia entre o amor de Cristo pela Igreja.
Mas desde que se mantenha em mente que a
mensagem de Cantares de Salomão, pelo menos de forma primária, aborda a bênção
do amor entre homem e mulher dentro do casamento, essas interpretações
alegóricas não são problemáticas. Isso porque, de fato, na Bíblia
frequentemente o relacionamento de Deus com o seu povo escolhido é retratado através
da figura do matrimônio; e da mesma forma o amor do marido pela esposa é visto
como um tipo do amor de Cristo pela Igreja.
O texto bíblico referente à Sulamita sobre sua
intimidade, sua cumplicidade, sua ousadia e sua sabedoria.
“Minha querida, você é linda como Tirza, bela
como Jerusalém, admirável como um exército e suas bandeiras. Desvie de mim os
seus olhos, pois eles me perturbam. Seu cabelo é como um rebanho de cabras que
descem de Gileade. Seus dentes são como um rebanho de ovelhas que sobem do
lavadouro. Cada uma tem o seu par, não há nenhuma sem crias. Suas faces,
por trás do véu, são como as metades de uma romã. Pode haver sessenta
rainhas, e oitenta concubinas, e um número sem-fim de virgens, mas ela é única,
a minha pomba, minha mulher ideal. Ela é a filha favorita de sua mãe, a
predileta daquela que a deu à luz. Quando outras jovens a veem, dizem que ela é
muito feliz; as rainhas e as concubinas a elogiam. Quem é essa que aparece como
o alvorecer, bela como a Lua, brilhante como o Sol, admirável como um exército
e suas bandeiras? Desci ao bosque das nogueiras para ver os renovos no vale,
para ver se as videiras tinham brotado e se as romãs estavam em flor.
Antes que eu o percebesse, você me colocou entre as carruagens, com um príncipe
ao meu lado. Volte, volte, Sulamita; volte, volte, para que a contemplemos”. Cantares
6: 4-13.
O livro poético de Cantares de Salomão,
também chamado de Cântico dos Cânticos (ou seja, o maior dos cânticos) e
Cânticos de Salomão, encontra-se no Antigo Testamento, é classificado como
livro poético e possui somente oito capítulos. Ele é um manual de felicidade
conjugal para todos aqueles que o leem com fé e agem sabiamente segundo os
princípios ali revelados.
Estima-se que fora escrito por volta do ano
900 a.C. pelo próprio rei Salomão. Sua estrutura é de um poema lírico, com
vozes que se alternam em declarações, podendo confundir alguns leitores.
As personagens principais são: o noivo (o rei
Salomão), a noiva, a Sulamita, e as mulheres de Jerusalém ou filhas de Sião,
que seriam servas da noiva e que exercem o papel de coro no poema. Outros
personagens secundários são citados: os irmãos da noiva (Ct 1.6; 8.8,9) e sua
mãe, (Ct 1.6; 3.4; 6.9; 8.1,2,5).
O livro se divide, basicamente, em duas
partes: o começo do amor, (capítulo primeiro ao quarto) e o amadurecimento dele
(capítulo quinto ao oitavo).
Há cristãos que não dão o devido valor a
Cantares de Salomão, esquecendo-se de que ele também foi inspirado pelo
Espírito Santo. Alguns, inclusive, sentem-se incomodados com o fato de que o
livro trata claramente sobre sexualidade, e não faltam os que tentam
sublimá-lo, dando-lhe um caráter alegórico ou messiânico, como se o profundo
amor entre o noivo e a noiva representasse o amor de Deus por Israel e de Jesus
pela Igreja, que também pode ser considerado desde que sejam observados os
detalhes do grande amor do Rei para com sua esposa e a retribuição deste grande
amor da esposa ao Seu amado, o Rei.
Embora essa interpretação espiritual seja
possível, não podemos recusar a razão de ser do livro: Deus mostra que o sexo
entre marido e mulher é puro e saudável. Para tanto, detalhadamente, nos é
ensinado como agir no casamento a fim de sermos felizes. Repleto de
simbolismos, o livro instrui todo casal a crescer em unidade, intimidade, amor e fidelidade recíprocas.
Neste capítulo mencionado acima vemos que o
profundo amor que Salomão nutria por sua esposa se devia à ousadia que ela teve
na área sexual, principalmente se considerarmos que ela viveu em uma época em
que as mulheres quase não tinham expressão na sociedade e no lar, eram
praticamente consideradas objetos de reprodução da espécie humana.
A Sulamita ousou antes e depois do casamento,
não segundo o padrão mundano atual, pelo qual é considerada ousada a mulher que
se entrega sexualmente antes do matrimônio, mas, segundo o padrão divino.
Essa grande mulher tomou atitudes sábias em
seu casamento, as quais lhe garantiram elogios do marido, seu profundo amor e
sua admiração, e foram fundamentais para o sucesso de sua vida física,
emocional e espiritual. No mundo moderno da atualidade, os casais que são mais
conservadores são muito criticados, mas observem o quanto Deus abençoou a
Sunamita em sua busca por felicidade sua e de seu lar junto com seu marido.
Sulamita,
a mais bela dentre todas as mulheres.
Sulamita
é o título utilizado para designar a mulher que aparece de forma destacada nos
textos poéticos de Cantares de Salomão (Ct 6:3). A mais bonita, a mais formosa,
a escolhida do rei, a mais elogiada da cidade ou da região. Aquela que tinha
coragem e fidelidade suficiente para realizar tudo o que tinha ao seu alcance
para conquistar com sabedoria.
Naamá foi
a esposa do rei Salomão e mãe de seu herdeiro, Roboão. Ela era uma amonita e
foi a única esposa de Salomão a ser mencionada pelo nome na Bíblia
Hebraica.
Naamá é elogiada por sua retidão, por causa da
qual Moisés havia sido previamente avisado por Deus para não fazer
guerra aos amonitas, adoradores de Moloque, pois Naamá descenderia
deles. É dito que ela era filha de Hanum, rei dos amonitas, nos
textos bíblicos gregos e na literatura rabínica.
Para
entendermos melhor a história da Sulamita e Salomão temos que destacar que ele,
assim como ela, era observadores e exigentes com os outros, mas principalmente
consigo mesmos.
Vejamos
um pouco do que Salomão, que diga-se de passagem que tinha uma esposa sábia,
ensinou ou ensinava para sua casa e seus liderados de toda a nação estes
conselhos:
"Palavras do pregador, filho de Davi,
rei em Jerusalém". (Eclesiastes 1:1).
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é:
Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem”.
(Eclesiastes 12:13)
No livro de Eclesiastes, Salomão refletiu
sobre sua vida e experiências. Ele conclui que temer a Deus e guardar os Seus
mandamentos constitui "o dever de todo homem". (Eclesiastes 12:13).
Ele observa que sem Deus a vida não tem nenhum significado real, e que a
maioria das pessoas perde seu tempo perseguindo bens materiais que nunca irão
lhes trazer satisfação. Ele nos lembra de que Deus eventualmente levará toda a
obra humana a julgamento. (Eclesiastes 11:9; 12:14).
1Reis 5,12 diz que Salomão pronunciou
"três mil provérbios e seus cânticos foram em número de mil e cinco".
Salomão escreveu mil e cinco cânticos e três
mil provérbios. Dos três mil provérbios, muito menos da metade está na Bíblia,
sob o título Provérbios de Salomão. Se cada versículo de Provérbios fosse
um provérbio, teríamos então 915 provérbios, somente um terço de toda a sua
produção. Acompanhe alguns de seus conselhos:
1. Evite o mal e caminhe sempre em
frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.
2. A riqueza que é fácil de ganhar é
fácil de perder; quanto mais difícil for para ganhar mais você terá.
3. Afaste-se das pessoas sem juízo
porque gente assim não têm nada para ensinar.
4. Peça a Deus que abençoe os seus
planos, e eles darão certo.
5. Corrija os seus filhos enquanto eles
têm idade para aprender; mas não os mate de pancadas.
6. Ouça os conselhos e esteja pronto
para aprender; assim um dia você será sábio.
7. Procure bons conselhos e você terá
sucesso; não entre na batalha sem antes fazer planos.
8. Não seja vingativo; confie no Deus
Eterno, e Ele fará a justiça a você.
9. Pense bem antes de prometer alguma
coisa a Deus, pois você poderá se arrepender depois.
10. Se você não quer se meter em
dificuldades, tome cuidado com o que diz.
11. Não se mate de trabalhar, tentando
ficar rico, nem pense demais nisso, pois o seu dinheiro pode sumir de repente,
como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia.
12. Não fique contente quando o seu
inimigo cair na desgraça. O Deus Eterno vai saber que você ficou contente com
isso e não vai gostar. E Ele poderá parar de castigar esse inimigo.
13. Não se revolte por causa dos maus
nem tenha inveja deles. Os pecadores não têm futuro; eles são como uma luz que
está se apagando.
14. Ninguém se elogie a si mesmo; se
houver elogios, que venham dos outros.
15. Jovem, aproveite a sua mocidade e
seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu
coração. Mas lembre-se de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer.
(Textos retirados dos Provérbios de
Salomão e Eclesiastes, na versão A Bíblia na Linguagem de Hoje:
Pv 4.27; 13.11; 14.7; 16.3; 19.18; 19.20; 20.18; 20.22; 20.25; 21.23; 23.4;
24.17; 24.19; 27.2 e Ec 11.9.)
Quem sucedeu a Salomão no trono?
Roboão assumiu o trono no lugar e na falta de
seu pai, depois da morte de Salomão.
Roboão foi
o sucessor de seu pai Salomão, no trono, e aparentemente seu único filho. Ele
era o filho de Salomão e Naamá, “a amonita”, que era uma princesa bem conhecida,
(1Reis 14:21; 2Crônicas 12:13). Ele,
Roboão, tinha quarenta e um anos quando assumiu o trono, e reinou dezessete
anos, (975-958 a.C).
A
qualidade do caráter da Sulamita.
Sulamita
era uma mulher muito formosa, a preferida do rei Salomão. Ela é a personagem
principal do livro Cantares de Salomão, da Bíblia.
No
livro ela é chamada de amada e descrita como uma mulher mais bela entre todas
as mulheres (Cantares 1:8; 4: 1-7; 6:4). Ela era uma mulher morena de sol,
porque ela guardava as vinhas de seus irmãos.
Em
cantares é mostrado a coragem e a fidelidade de Sulamita ao seu amado esposo, o
que a torna um modelo de esposa. Ela era uma mulher amorosa e no livro foi
mostrado seus momentos de alegria por viver um amor intenso e seus momentos de
tristeza por estar longe de seu amado. Ela ansiava pelos beijos de seu marido,
ela era uma mulher romântica, intensa, sensual e que desejava agradar seu esposo.
As
mulheres sábias e espirituais dizem que ao ler o livro de Cantares de Salomão sentem vontade de ser uma mulher como a
Sulamita. O livro nos inspira a amarmos o homem que Deus nos deu e mostra como
é bom quando o amor é recíproco.
Este
livro é visto pelo povo judeu como o livro que descreve o amor de Deus por Seu
povo, Israel. Alguns cristãos crêem que o livro representa o amor de Cristo
pela igreja. Porém, uma coisa é certa: O livro demonstra o amor de um homem
para uma mulher e, por mais que muitos ignorem esse livro, ele tem muito para
nos ensinar.
O livro de Eclesiastes, também escrito por
Salomão, no capítulo 14, versículo 1 diz o seguinte: “A mulher sábia edifica a
sua casa, porém a tola o destrói com suas próprias mãos”.
É claro que se ambos, marido e mulher,
cooperarem mutuamente um com o outro e os dois buscarem a direção do Espírito
Santo sobre suas vidas, tudo irá bem entre o casal e sua prole, bem como com sua
posteridade.
Querem ver o quanto Deus valoriza uma mulher
que procura ser sábia e que busca a direção de Deus para sua vida, para seu
marido, filhos e para sua casa? Então leia Provérbios capítulo 31.
Deus abençoe você e sua família.
Pr. Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.
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