segunda-feira, 28 de agosto de 2023

SUNÉM, O PROFETA ELIZEU E A SUNAMITA

SUNÉM, O PROFETA ELIZEU E A SUNAMITA

 

E ela disse ao seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus”. (2 Rs 4.9).

 

Texto Bíblico de 2 Reis 4.8-37, nos traz um relato completo da história da mulher Sunamita.

8. Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher rica, a qual o reteve a comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava, ali se dirigia a comer pão. 9. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.

10. Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro e ali lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira, e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se retirará.

11. E sucedeu um dia que veio ali, e retirou-se àquele quarto, e se deitou ali.

12. Então, disse ao seu moço Geazi: Chama esta Sunamita. E chamando-a ele, ela se pôs diante dele.

13. Porque lhe dissera: Dize-lhe: Eis que tu nos tens tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa de que se fale por ti ao rei ou ao chefe do exército? E dissera ela: Eu habito no meio do meu povo.

14. Então, disse ele: Que se há de fazer, pois, por ela? E Geazi disse: Ora, ela não tem filho, e seu marido é velho.

15. Pelo que disse ele: Chama-a. E, chamando-a ele, ela se pôs à porta.

16. E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não, meu senhor, homem de Deus, não mintas à tua serva.

17. E concebeu a mulher e deu à luz um filho, no tal tempo determinado, segundo o tempo da vida que Eliseu lhe dissera.

18. E, crescendo o filho, sucedeu que, um dia, saiu para seu pai, que estava com os segadores.

19. E disse a seu pai: Ai! A minha cabeça! Ai! A minha cabeça! Então, disse a um moço: Leva-o a sua mãe.

20. E ele o tomou e o levou a sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos até ao meio-dia e morreu.

21. E subiu ela e o deitou sobre a cama do homem de Deus; e fechou sobre ele a porta e saiu.

22. E chamou a seu marido e disse: Manda-me já um dos moços e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus e volte.

23. E disse ele: Por que vais a ele hoje? Não é lua nova nem sábado. E ela disse: Tudo vai bem.

24. Então, albardou a jumenta e disse ao seu moço: Guia, e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser.

25. Partiu ela, pois, e veio ao homem de Deus, ao monte Carmelo; e sucedeu que, vendo-a o homem de Deus de longe, disse a Geazi, seu moço: Eis aí a Sunamita.

26. Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: Vai bem.

27. Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para a retirar; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma nela está triste de amargura, e o Senhor mo encobriu e não mo manifestou.

28. E disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?

29. E ele disse a Geazi: Cinge os teus lombos, e toma o meu bordão na tua mão, e vai; se encontrares alguém, não o saúdes; e, se alguém te saudar, não lhe respondas; e põe o meu bordão sobre o rosto do menino.

30. Porém disse a mãe do menino: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te hei de deixar. Então, ele se levantou e a seguiu.

31. E Geazi passou adiante deles e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não havia nele voz nem sentido; e voltou a encontrar-se com ele e lhe trouxe aviso, dizendo: Não despertou o menino.

32. E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.

33. Então, entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao Senhor.

34. E subiu, e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu.

35. Depois, voltou, e passeou naquela casa de uma parte para a outra, e tornou a subir, e se estendeu sobre ele; então, o menino espirrou sete vezes e o menino abriu os olhos.

36. Então, chamou a Geazi e disse: Chama essa Sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho.

37. E veio ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu.

Suném era uma cidade que ficava entre Samaria e Monte Carmelo, onde morava o profeta Eliseu. Ali vivia a personagem desta história, uma mulher sábia, generosa, inteligente, que amava a Deus e ao próximo, e que no decorrer dos séculos se transformou numa referência para milhares de mulheres no mundo inteiro: a Sunamita.

Quem era a mulher Sunamita.

A Bíblia não diz o seu nome. Fala simplesmente que era uma dona rica da cidade de Suném, isto é, uma Sunamita, como era também aquela jovem que tomou conta do rei Davi. (1Reis 1.3).

A Sunamita foi protagonista de uma série de milagres do profeta Eliseu, como contado em 2Reis 4.8: primeiro fez com que tivesse um filho, mesmo sendo, aparentemente, de idade avançada, e depois, o “homem de Deus” fez voltar à vida o filho que nascera milagrosamente.

O epílogo da história da Sunamita aparece em 2Reis 8,1-6, quando a ela é restituída a propriedade que perdera, tendo ido morar em território filisteu por 7 anos, conforme lhe pedira Eliseu, para evitar a carestia.

O exemplo da Sunamita está na confiança em Eliseu, o “homem de Deus”. Sabe que, através do profeta, pode pedir tudo, pois Deus é infinitamente bom.

A história da mulher Sunamita e o profeta Elizeu é relatada em 2Reis 4.8-37.

"Uma mulher que em meio a mais terrível dor (morte do filho) demonstra tranquilidade e fé". A Bíblia sequer menciona o seu nome, apenas chama-a de "Sunamita", uma referência a cidade de Suném, onde morava. Suném quer dizer: "lugar de repouso". Localizada a sudeste do mar da Galiléia, entre os montes Gilboa e Tabor, na planície de Jezreel é herança da tribo de Isaacar.
O profeta Eliseu exercia seu ministério por lá quando foi notado pela Sunamita: "Eis que este é um santo homem de Deus". Uma mulher, de discernimento. Eliseu torna-se hóspede dela. Como forma de retribuição, o profeta quis falar com o rei, a fim de lhe conceder favores. A Sunamita, repondeu: "Eu habito no meio de meu povo", (2Reis 4:13), ou seja, "sou feliz neste lugar, não necessito de mais riquezas, me agrada o convívio com o povo". Eliseu, então, pede a Deus que lhe dê um filho.

Deus, em resposta a oração de Eliseu, realiza o desejo do coração da bondosa mulher. Seu filho já crescido, morre de uma dor de cabeça muito forte. Alguns teólogos, dizem que foi acometido de insolação já que passara muito tempo no campo, segando com o seu pai. (2Rs 4: 18-20).

O que fez a mulher Sunamita?

Chorou desesperadamente?, lamentou?, se revoltou contra Deus?. Não. Ela deitou o menino no quarto do profeta Eliseu, reuniu os empregados, preparou jumentas e foi até o Monte Carmelo ao encontro do profeta. Seu marido estranhou: "Por que vais a ele hoje"? Ele nem imaginou onde chegaria a fé da Sunamita.

Sua resposta beira os limites do incompreensível: "Tudo vai bem" Como? com o filho morto? "Tudo vai bem" Suas atitudes demonstram auto controle possível apenas em estado de total equilíbrio emocional, ou seja, ela não ficou desesperada.

Tribulações em Suném: Você, já passou por algo parecido? Recebeu uma promessa de Deus, e viu essa promessa morrer? A Sunamita, nos aponta um caminho: "Tudo vai bem", quando cremos em um Deus, que do pó, cria e recria a vida. Por mais difícil que pareça, é preciso repousarmos em "Suném".

Acreditarmos que Deus quer o melhor para aqueles que O obedecem e acreditam nEle. Nos momentos mais tenebrosos, de escuridão, que não conseguimos enxergar o futuro, Deus se faz presente para nos ajudar. Como se diante de nós houvesse um grande abismo sem ligação com a esperança e com a felicidade, daí é preciso repousar nos braços do Senhor com confiança sabendo que Deus agirá para nos atender e nos abençoar. Quando agimos com fé e de forma surpreendente sempre em obediência ao Senhor, então Deus entra com providências para não sermos derrotados. Mas não com a nossa frágil e pequena força e sim com a força vinda do alto, disponível, acessível somente para os que buscam a vitória no Senhor com todo o coração.

"Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no Nome do Senhor, e firme-se sobre O seu Deus". Is.50:10.
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais, então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração". Jr. 29:11-14.
Encontrar o Senhor é a maior dádiva de Deus para nós. Ouvir do céu uma resposta que nem sempre recebemos o que pedimos, porém, Deus é sábio, para nos conduzir ao melhor lugar e nos dar a vitória e a resposta das nossas orações no tempo certo. Aos que conhecem a Deus sabe que temos o conforto de saber que Ele sempre, sempre quer o melhor para seus filhos. O justo Jó, sofreu os mais terríveis males. Perdeu todos os filhos. No final, a restituição. Deus, zela, ama, e restitui. O diabo, rouba, mina e destrói. Deus vem e vivifica, faz transbordar, esta é a esperança e a herança preparada para os filhos do Reino. O diabo veio para roubar, matar e destruir.

Que possamos nos espelhar neste grande exemplo de fé da Sunamita. Deus nos abençoe em todos os momentos de nossas vidas e que todas as nossas decisões sejam do agrado de Deus.

A Sunamita era uma mulher de fé e mesmo vendo o seu filho morto, ela confiou em Deus e foi atrás do homem de Deus em busca da vitória. (2Reis 4:8-37).

Nesta história temos lições que podem sair dela e renderia vários estudos, porém me detenho ao fator fé da Sunamita. A fé da Sunamita era muitíssimo grande, quem sabe era do tamanho de um grão de mostarda como disse Jesus.

O que significa ter fé do tamanho de um grão de mostarda?

Ter fé do tamanho de um grão de mostarda significa confiar permanentemente no Senhor, estando em constante crescimento, independentemente das circunstâncias. Jesus afirmou que para aquele que tiver fé como um grão de mostarda, nada lhe será impossível; podendo fazer com que montanhas e árvores se transportem de lugar.

Quando Jesus falou sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda?

Em duas ocasiões de seu ministério Jesus Cristo falou sobre a fé do tamanho de um grão de mostarda. Ao advertir seus discípulos sobre o perigo do escândalo e a necessidade em perdoar aquele que lhe ofende, os apóstolos disseram a Jesus: “Aumenta-nos a fé”. (Lucas 17:5).

Diante deste pedido, o Senhor lhes deu a seguinte resposta: “Se tiverem fé como o tamanho de um grão de mostarda, dirão a esta amoreira: Seja arrancada daqui, e planta-te no mar; e ela lhes obedeceria”. (Lucas 17:6).

Qual era o nome da Sunamita que era uma mulher cheia de fé e confiança em Deus?

A Bíblia nem mesmo menciona o seu nome, apenas chama-a de Sunamita, uma referência a cidade de Suném, onde morava. Suném quer dizer: Lugar de repouso, é localizada a sudeste do mar da Galiléia, entre os montes Gilboa e Tabor, na planície de Jezreel, é herança da tribo de Isaacar.

O profeta Eliseu exercia seu ministério por lá, quando foi notado pela Sunamita e disse: "Eis que este é um santo homem de Deus", seu relacionamento com Deus dera-lhe discernimento de quem era o profeta Elizeu. A partir dai, Eliseu tornara-se amigo daquela família e hóspede dela, nada lhe faltava.

Como forma de retribuição Eliseu pensou em falar com o rei para, quem sabe, lhe retribuir os favores, sua resposta foi: "Eu habito no meio de meu povo", ou seja, "sou feliz neste lugar, não necessito de mais riquezas, me agrada o convívio com o povo". Eliseu, então, pede a Deus que lhe dê um filho.

Aquela mãe da cidade de Suném era um exemplo para todas as mulheres.

Disse um certo pregador que por todos os anos a nomearia a mulher do ano. Nunca, em nenhum outro lugar do mundo, se ouviu falar em um exemplo igual ou pelo menos parecido com esse.

Seu filho que nasceu por um milagre da oração de Elizeu e já crescido, morre de uma dor de cabeça muito forte. Alguns teólogos, dizem que ele foi acometido de uma insolação já que passara muito tempo no campo segando, colhendo a plantação com o seu pai.

O que fez a Sunamita? É costume universal chorar e enterrar o filho porém ela deitou o menino no quarto de Eliseu, reuniu os empregados, preparou jumentas e foi até o Monte Carmelo ao encontro do profeta. Seu marido estranhou: "Por que vais a ele hoje"? Ele nem imaginou até onde chegara a fé da Sunamita. Sua resposta beira os limites do incompreensível: ela disse “tudo vai bem”, mas como poderia estar tudo bem numa situação daquelas. Ela estava com seu filho morto e ao ser perguntada responde que tudo vai bem.

Suas atitudes demonstraram um auto controle possível apenas em estado de total equilíbrio emocional, ou seja, ela não ficou desesperada. Ficou abalada, porém não ficou desesperada.

Ela foi em busca do homem de Deus e Eliseu orou a Deus; o resultado da oração foi a ressurreição do filho dessa grande mulher que creu no que parecia impossível. Nada é impossível para Deus e tudo é possível ao que crê que Deus realiza milagres.

Qualidades especiais da mulher Sunamita.

1Rs 4.8, a mulher Sunamita era uma mulher bondosa.

1Rs 4.10, a mulher Sunamita era uma mulher hospitaleira

1Rs 4.13, a mulher Sunamita era uma mulher grata a Deus pelo que possuía.  

1Rs 4.21, a mulher Sunamita era uma mulher de atitude nas horas difíceis. 

1Rs 4.26, a mulher Sunamita era uma mulher de fé.

1Rs 4.36,37, a mulher Sunamita foi recompensada por sua fé.  

A mulher Sunamita nos mostra que a bondade e a generosidade são importantes aos olhos de Deus, e que tais atos têm sua recompensa. 

Por isso devemos procurar conhecer a respeito da mulher que vivia em Suném; 

Devemos mostrar  os milagres e as adversidades enfrentados pela mulher Sunamita; 

Devemos refletir  a respeito da ação de Deus na vida da mulher Sunamita. 

As principais chaves da vitória na vida da mulher Sunamita são:

1 – Deus abençoou essa mulher fiel dando-lhe um filho  (2Rs 4.8-17). 

2 – Deus a submeteu a uma prova severa quando viu que esse filho lhe fora tirado. (2Rs 4.18-21. 

3 – Deus restaurou a vida do filho da mulher Sunamita quando ela se manteve firme na promessa que lhe fizera.  (2Rs 4.22-37)

A mulher Sunamita nos mostra que podemos usar nossos recursos para fazer a diferença na vida de outras pessoas. Nos fala também que há momentos em que Deus nos permite passar por situações adversas, mas que Ele sempre terá uma solução, e por fim, mostra que nossas ações em benefício de outras pessoas, de forma sincera, são aprovadas por Deus, e que Ele nos retribui no devido tempo.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr  Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário