segunda-feira, 21 de agosto de 2023

NA CIDADE DE NAIM ESTAVA UMA MULHER CHORANDO

NA CIDADE DE NAIM ESTAVA UMA MULHER CHORANDO.

Aquela mulher estava chorando porque seu filho único havia morrido. Ela já tinha perdido seu marido e estava desesperada pela morte do seu filho que era a única esperança de sobrevivência dela.

Jesus ressuscita o filho da viúva de Naim.

Lucas 7:11-17.

11. E aconteceu, pouco depois, ir ele à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão.

12. E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.

13. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores.
14. E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam) e disse: Jovem, eu te digo: Levanta-te.

15. E o defunto assentou-se e começou a falar. E entregou-o à sua mãe.

16. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.

17. E correu dele esta fama por toda a Judeia e por toda a terra circunvizinha.

Quantos milagres de ressurreição Jesus realizou? Nos Evangelhos de Lucas e João encontramos registro de três milagres de ressurreição de mortos que Jesus realizou.

Ressurreição que Jesus realizou.   

A viúva do filho de Naim (Lucas 7:11–17). Esta é a primeira das ressurreições que Jesus realizou. Quando o Senhor se aproximou da cidade de Naim, Ele encontrou um cortejo fúnebre saindo da cidade.

Ressurreição que Jesus realizou.

A filha de Jairo (Lucas 8:40–56). Jesus também mostrou o Seu poder sobre a morte ao ressuscitar a jovem filha de Jairo, um líder da sinagoga. 

Ressurreição que Jesus realizou.

Lázaro de Betânia (João 11). A terceira pessoa que Jesus ressuscitou dos mortos foi Seu amigo Lázaro. 

Portanto encontramos três milagres de mortos sendo ressuscitados pelo Senhor Jesus de forma visível diante da multidão que o seguia e a Bíblia diz que milhares também ressuscitaram no dia e na hora que Jesus expirou, quando ali na cruz Ele, em agonia, disse: “Pai tudo está consumado, nas Tuas mãos entrego o meu espírito”.

Mateus 27.45-53.

45. E, desde a hora sexta, houve trevas sobre toda a terra, até à hora nona.

46. E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

47. E alguns dos que ali estavam, ouvindo isso, diziam: Este chama por Elias.

48. E logo um deles, correndo, tomou uma esponja, e embebeu-a em vinagre, e, pondo-a numa cana, dava-lhe de beber.

49. Os outros, porém, diziam: Deixa, vejamos se Elias vem livrá-lo.

50. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito.

51. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.

52. E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;

53. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos.

Discorrendo sobre os milagres.

1).  Jesus ressuscita a filha de Jairo, o chefe da sinagoga: A menina ainda estava na casa de seu pai, estava muito doente, à beira da morte quando seu pai decidiu ir atrás de Jesus; A ressurreição da filha de Jairo é um dos milagres que apontam para o poder de Jesus sobre a vida e a morte. Conforme relatado no Novo Testamento, durante seu ministério terreno o Senhor Jesus ressuscitou três mortos: o filho da viúva de Naim; a filha de Jairo; e Lázaro.

O milagre da ressurreição da filha de Jairo está registrado nos três Evangelhos Sinóticos (Mateus 9:18-26; Marcos 5:21-43; Lucas 8:40-56). Mateus é quem fornece o registro mais simplificado do milagre, enquanto Marcos e Lucas aprofundam os detalhes desse evento.

Também é interessante notar que a narrativa bíblica sobre esse episódio fala de um milagre duplo. Na verdade no contexto em que envolveu a ressurreição da filha de Jairo, o Senhor Jesus também curou a mulher que tinha um fluxo de sangue.

Vejamos como aconteceu a ressurreição da filha de Jairo. Quando foi a ressurreição da filha de Jairo?

A ressurreição da filha de Jairo ocorreu quando Jesus desembarcou na cidade de Cafarnaum. Ele havia acabado de atravessar o mar da Galileia, vindo da região de Decápolis onde havia libertado um homem endemoninhado. (Marcos 5:1-20).

Parece que logo que Jesus chegou à cidade de Cafarnaum, os discípulos de João Batista vieram fazer-lhe algumas perguntas sobre o jejum. Foi enquanto eles conversavam, que Jairo se aproximou de Jesus pedindo que Ele curasse sua única filha. Jairo era um chefe da sinagoga. Ele era um homem importante, responsável por organizar e conduzir a liturgia da sinagoga.

Aqui vale lembrar que a cidade de Cafarnaum serviu como uma espécie de base para o ministério terreno de Jesus. Talvez isso possa explicar o grande número de pessoas que cercavam nosso Senhor.

Então o milagre sobre a filha de Jairo foi temporariamente interrompido por um segundo milagre. Na multidão que dificultava a caminhada de Jesus estava uma mulher que sofria com um tipo de hemorragia. É interessante notar um detalhe curioso que conecta ainda mais os dois milagres. A filha de Jairo tinha apenas doze anos de idade, e a mulher vinha sofrendo com sua hemorragia por longos doze anos.

2). Jesus ressuscita o filho da viúva de Naim.  Sobre o filho da viúva de Naim temos que notar que o rapaz já fazia um certo tempo que tinha morrido porque já estava sendo levado para o sepultamento. O filho da viúva não estava mais na casa da mãe, mas também ainda não estava no túmulo e neste trajeto Jesus encontrou com a multidão que chorava junto com a mãe daquele rapaz, então a esperança chegou, Jesus chegou e lhe deu vida novamente.

3). Jesus ressuscita Lázaro que havia morrido e sepultura já a quatro dias.  A história da ressurreição de Lázaro é também emocionante porque Jesus sempre que passava por Betânia se hospedava na casa de Lázaro. Lázaro tinha duas irmãs,  elas chamavam-se Marta e Maria e essa família era muito amiga do Senhor Jesus.  

A história da ressurreição de Lázaro que já estava sepultado e que já havia morrido e sepultado a quatro dias, está registrado com detalhes no evangelho de João capítulo 11. Um dos pontos mais emocionantes registrados na Bíblia está em João 11.35 e registra que “Jesus chorou” e seus discípulos disseram “vejam como Jesus o amava”, se referindo à grande amizade de Lázaro e sua família com Jesus.

4). A ressurreição de Jesus.  Quanto a Jesus, a Bíblia registra que Ele ressuscitou ao terceiro dia como havia dito. Esta ressurreição foi diferente porque nunca houve na história da humanidade alguém que ressuscitasse a si mesmo como aconteceu com Jesus.

Quantas pessoas Jesus ressuscitou dos mortos?

De acordo com a Bíblia, Jesus ressuscitou três pessoas durante seu ministério terreno:

O filho da viúva de Naim, a filha de Jairo e Lázaro.

A Bíblia também diz que Jesus ressuscitou a si próprio depois de morto e realizou muitos milagres no Seu ministério terreno.

Jesus não é a única pessoa que a Bíblia afirma ter ressuscitado pessoas dentre os mortos. Os profetas Elias e Eliseu no Antigo Testamento e os apóstolos Pedro e Paulo no Novo Testamento também são mencionados por terem ressuscitado pessoas dentre os mortos, porém o fizeram em nome de Jesus.

Milagre de ressurreição realizado pelo profeta Elias.

O milagre de ressurreição de um morto realizado pelo profeta Elias está registrado em 1 Reis capítulo 17.9ss.

Depois de presenciar o azeite e a farinha serem multiplicados milagrosamente, tudo parecia transcorrer bem, afinal, aquela viúva de Sarepta (descrita na Bíblia em 1 Reis 17.9) agora tinha mantimento em sua casa, mesmo em meio à seca.

Porém, algo aconteceu e, sem que ela imaginasse, levaria a recente fé dela no Deus de Israel a outro nível.

O seu filho adoeceu e, com o passar dos dias, a doença se agravou a tal ponto que ele morreu (1 Reis 17.17).

Naquele momento em que viu seu filho morto, a mulher perguntou ao profeta Elias se ele tinha algo contra ela, e por isso matou o seu filho.

“Porque vieste até mim para trazeres a memória a minha iniquidade”?  1 Reis 17.18

Sarepta era uma cidade pagã e seus moradores adoravam a Baal. Talvez por isso, a preocupação imediata da viúva foi associar a morte do seu filho como punição pela vida que levava.

Elias, então, tomou o menino morto dos braços da mãe e clamou ao Senhor que lhe devolvesse a vida. O Senhor atendeu à oração do profeta e ao entregar o menino, agora vivo, diante de tamanho milagre, ela declarou:

“Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.” 1 Reis 17.24.

Milagre de ressurreição (realizado), atribuído ao profeta Elizeu que já estava morto.

Diz-se também na Bíblia que um homem voltou à vida depois de ser jogado na tumba de Eliseu e tocar a tíbia do profeta. 2 Reis 13.20-21.

20. Depois, morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiam a terra, à entrada do ano.

21. E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem e tocando os ossos de Eliseu, reviveu e se levantou sobre os seus pés.

Milagres de ressurreição no Novo Testamento, realizados por Pedro e o outro por Paulo. Os Apóstolos também Ressuscitaram Mortos.

De todos os milagres realizados pelos servos do Senhor, nenhum é mais impressionante do que a ressurreição de mortos. De modo geral, os milagres acompanhavam a nova mensagem pregada por esses servos (Marcos 1:27; Hebreus 2:3-4; 2 Coríntios 12:12). Especificamente, as curas realizadas por Jesus e seus servos ilustravam a capacidade maior de curar a doença espiritual fatal do pecado. (Marcos 2:10-12).

Do mesmo modo, os milagres de ressurreição foram representações menores e visíveis do poder de Jesus sobre a morte, como visto na sua própria ressurreição e nas suas promessas sobre a ressurreição de todos.

Como embaixadores de Cristo, os apóstolos realizaram muitos milagres aqui na terra. Encontramos nas Escrituras registros de duas ocasiões em que apóstolos foram usados como instrumentos de Deus para ressuscitar mortos.

Milagre de ressurreição realizado pelo Apóstolo Pedro.

A ressurreição de Tabita (Dorcas):

A cidade de Jope, um porto natural na Costa Mediterrânea, foi a cidade onde morava uma mulher chamada Tabita ou Dorcas (a tradução do nome do aramaico ao grego). Tabita era uma cristã amada e respeitada que se dedicava ao serviço aos outros, especialmente ao de ajudar aos pobres. Quando ela morreu, os discípulos em Jope chamaram o apóstolo Pedro, que estava na cidade vizinha de Lida.

Quando Pedro chegou, ele achou outras viúvas chorando e mostrando exemplos das boas obras feitas por Tabita. Pedro orou ao Senhor e disse para Tabita se levantar. Ela abriu os olhos e levantou. Glórias a Deus. Pedro apresentou a mulher viva às suas amigas que haviam lamentado sua morte. Além do efeito óbvio e imediato da alegria dos amigos, esse milagre levou muitas pessoas a examinarem a mensagem pregada, e muitas pessoas foram convertidas ao Senhor. A ressurreição de Tabita reforçou a mensagem sobre o Senhor e Salvador que oferece a vida eterna a todos nós.

Milagre de ressurreição realizado pelo Apóstolo Paulo.

A ressurreição de Êutico:

A segunda metade do livro de Atos dos Apóstolos registra os primeiros anos do trabalho do apóstolo Paulo.

Esse servo de Deus viajou em vários países da Ásia e Europa, pregando o evangelho de Jesus em todos os lugares que passava.

O livro de Atos dos apóstolos conta a história de três viagens extensas que Paulo fez para pregar (geralmente conhecidas como suas viagens missionárias) e de uma outra que fez como prisioneiro sendo transferido de Cesárea para Roma. No regresso da terceira viagem, Paulo estava com pressa para chegar ao seu destino, Jerusalém. Ele e vários outros homens levavam dinheiro doado pelas igrejas da Europa e Ásia para ajudar os cristãos necessitados em Jerusalém. Na volta da Europa, passaram na cidade de Trôade, onde esperavam uma semana para se reunir com os irmãos. Paulo pregou e estendeu seu discurso. Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, dormiu e caiu do terceiro andar do local onde a igreja se reunia. Ele morreu. Quando Paulo se inclinou e abraçou Êutico, o jovem levantou vivo.

O milagre realizado naquele dia trouxe alegria para todos os irmãos em Trôade, e o relato da ressurreição de Êutico tem sido transmitido ao longo dos séculos para reforçar a fé de muitos outros. Paulo pregava o evangelho de um Salvador que foi morto, mas que vive. Esse mesmo Salvador oferece a vida às pessoas perdidas e sem esperança por causa do pecado.

O propósito das ressurreições realizadas durante o período apostólico não foi o de manter ou de prolongar a vida de todos os fiéis. De fato, muitos cristãos foram mortos por causa da sua fé, e os apóstolos não agiram para reanimar esses mártires. Estêvão, Tiago e inúmeros outros sacrificaram suas vidas por Jesus e foram enterrados.

Mesmo quando morriam, os discípulos confiavam no Senhor que prometeu uma outra ressurreição na sua vinda, no dia do arrebatamento da igreja. Aqueles, como os cristãos fiéis nos dias de hoje, esperavam com confiança a ressurreição para a vida eterna.

Paulo escreveu sobre essa confiança na promessa de Jesus: “A trombeta soará, os mortos ressuscitarão primeiro, incorruptíveis, e nós, os que estivermos vivos, seremos transformados num abrir e fechar de olhos”. (1 Coríntios 15:52).

Nesta postagem ainda vamos dar maior ênfase aos milagres de ressurreição. Lembre-se que milagres como estes não acontecem todos os dias e nem por acaso. Só acontecem por um propósito muito especial de Deus 

Começamos, neste tópico, a mostrar como foi a ressurreição de Jesus, que foi a única pessoa que ressuscitou por si mesmo e recebeu um corpo glorificado como os receberemos quando o Senhor Jesus voltar. Todos os que estivermos vivos seremos transformados num abrir e fechar de olhos e seremos arrebatados, receberemos um novo corpo de glória, incorruptível, como o que Jesus recebeu ao ser ressuscitado. 1Coríntios, capítulo 15.

1).  A ressurreição de Jesus foi o evento mais importante da história da humanidade. A ressurreição de Cristo é uma doutrina fundamental para a Fé Cristã. Sem a ressurreição de Jesus não há Evangelho, não há Cristianismo, não há Igreja, não há salvação e não há esperança de vida eterna.

Se alguém se diz cristão, mas nega que literalmente Jesus ressuscitou dos mortos, então essa pessoa pode ser qualquer coisa, menos um cristão genuíno. A história da ressurreição de Jesus está registrada nos quatro Evangelhos, (Mateus 28:1-8; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-10; João 20:1-8).

2). Quem era a viúva que estava chorando pelo seu filho único e que havia morrido levando consigo a esperança de sua sobrevivência?

A ressurreição do filho da viúva de Naim. A história da viúva de Naim ficou conhecida na Bíblia porque Jesus ressuscitou seu único filho. O milagre envolvendo a ressurreição do filho da viúva de Naim é um dos mais emblemáticos de todo o ministério terreno de Jesus. (Lucas 7:11-16).

Esse milagre aconteceu pouco depois de Jesus ter curado o servo de um centurião, (Lucas 7:1:10). É interessante notar a progressão na intensidade dos fatos. O servo do centurião estava à beira da morte, enquanto que o filho da viúva de Naim já havia morrido. No primeiro caso Jesus revelou seu poder sobre uma grave doença, mas no segundo ele revelou seu poder sobre a morte. Neste estudo bíblico conheceremos melhor a história da ressurreição do filho da viúva de Naim.

Quem era aquela viúva de Naim?

Nada se sabe sobre a identidade daquela mulher, ela é apenas identificada na Bíblia como a viúva de Naim. A Bíblia apenas revela que depois de chorar a morte de seu marido, ela agora estava sofrendo com a morte de seu filho. A vida de uma mulher viúva naquele tempo não era nada fácil. Por vezes as Escrituras advertem sobre a importância do amparo às viúvas. Mesmo assim não era raro que uma viúva tivesse suas aflições negligenciadas.

A viúva de Naim tinha um único filho, e esse filho havia morrido. Isso significa que ela tinha ficado completamente desamparada. Por mais que ela tivesse amigos e parentes, o que restava de sua família próxima havia se perdido. A morte de seu único filho significava sua plena desesperança. O filho era sua única fonte de sustento na velhice e proteção, e sua única chance de dar continuidade à linhagem de sua família. A condição daquela viúva era trágica.

Como era a cidade Naim? A Bíblia diz que aquela viúva vivia em Naim. Naim estava mais para uma pequena aldeia do que para uma cidade. Em nenhuma outra parte da Bíblia Sagrada essa cidade é mencionada. Naim ficava localizada próxima à margem sul da Galileia, a certa distância de Samaria.

Acredita-se que a aldeia estivesse a cerca de dez quilômetros a sudeste de Nazaré e a quarenta quilômetros de Cafarnaum. Essa localização coloca Naim entre o Monte Tabor, ao norte, e o Monte Gilboa, a sudeste.

Quando Jesus seguiu para Naim ele não estava sozinho. O grupo de seus discípulos o acompanhava, e Ele ainda era seguido por uma multidão. O texto bíblico coloca Jesus próximo do portão da cidade quando se deparou com o cortejo fúnebre do filho da viúva de Naim. Aquele cortejo saía pelo portão da cidade porque os mortos não podiam ser sepultados dentro de uma cidade judaica.

Jesus intervém na história de uma mulher desamparada, sem esperanças e ressuscita o filho da viúva de Naim. Foi justamente quando o cortejo fúnebre estava saindo da cidade que Jesus se aproximou de Naim. Mas em vez de se posicionar entre as pessoas do cortejo para honrar o costume de acompanhar o sepultamento do morto, Jesus se dirigiu diretamente à viúva de Naim.

A Bíblia diz que o coração de Jesus se condoeu por aquela mulher. Isso significa que ele ficou profundamente comovido pela situação que a viúva estava enfrentando. Ele entendia sua dor e teve compaixão dela.

Então Jesus disse à viúva: “Não chores mais”. (Lucas 7:15).

Aos olhos humanos essas palavras não faziam qualquer sentido. Era inconcebível que uma mãe viúva que acabara de perder seu único filho parasse de chorar. A única forma de isto acontecer é se a razão de suas lagrimas fosse eliminada. Nesse caso, a razão era a morte, então a morte teria que ser revertida em vida. Mas quem seria capaz disso? É possível que todas aquelas pessoas tenham olhado para Jesus Cristo com uma só pergunta: Quem é este que ousou interromper um funeral e ainda foi capaz dizer palavras tão absurdas? A resposta não demorou a vir.

Tão logo Jesus tocou na maca onde o cadáver estava e disse ao filho da viúva de Naim: “Jovem, Eu te digo: Levanta-te”. (Lucas 7:14). Imediatamente o filho da viúva se assentou e começou a falar, e foi recebido por sua mãe.

A reação das pessoas diante do milagre que Jesus realizou em Naim. A ressurreição do filho da viúva de Naim causou grande temor em todos que estavam ali. Antes disso as pessoas já tinham visto Jesus realizar milagres, como por exemplo, curar doentes e deficientes. Mas esse milagre foi o primeiro envolvendo a ressurreição de uma pessoa no ministério de Jesus. Só depois a filha de Jairo e Lázaro também foram ressuscitados.

Então as pessoas começaram a glorificar a Deus e a dizer que um grande Profeta havia sido enviado entre elas. Essas pessoas acertaram em glorificar a Deus diante de um milagre tão extraordinário, pois somente Ele é quem pode levantar alguém dos mortos. Também acertaram em identificar que Jesus havia sido enviado como o grande Profeta de Deus ao seu povo. (Deuteronômio 18:15; Lucas 24:12; Atos 3:22,23; 7:37).

Mas por outro lado, a maioria daquelas pessoas errou em reconhecer seu verdadeiro caráter. (Mateus 16:13; Marcos 8:28; Lucas 9:18,19; 19:28-44). Ele era muito mais do que um grande profeta de Deus. Entre aquele povo estava o próprio Filho de Deus, o Verbo que se fez carne, o Emanuel. Aquelas pessoas não conseguiram enxergar que diante de seus olhos o Unigênito Filho de Deus havia ressuscitado o único filho da viúva de Naim.

Mesmo sem as pessoas prestarem a Jesus toda a honra que Ele merecia e merece, a notícia do milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim se espalhou por toda parte. É incrível saber que mesmo num tempo em que não havia qualquer recurso de comunicação essa notícia foi tão longe. Ela foi tão longe a ponto de ainda hoje estar circulando pelo mundo. Depois de mais de dois mil anos nós nos maravilhamos diante da notícia de que nosso Senhor demonstrou tamanho poder e compaixão e ressuscitou o filho da viúva de Naim.

O que aprendemos com a história da viúva de Naim?

O milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim foi realmente muito significativo. Além de ter sido o primeiro milagre dessa natureza durante o ministério de Jesus, ele nos convida a admirar a extraordinária majestade de nosso Senhor e a forma com que Ele trabalha.

A história do filho da viúva de Naim nos ensina que nada não foge do controle do nosso Deus. Por mais que não entendamos algumas situações e circunstâncias, Deus tem um propósito para todas as coisas. Jesus estava entrando em Naim justamente no momento em que o cortejo fúnebre do filho da viúva estava saindo. Isto não foi mera coincidência! Tudo ocorre de acordo com o plano eterno, soberano e imutável de Deus.

Aquela situação, inicialmente desesperadora, serviu como a primeira grande amostra no ministério de Jesus de que Ele é o Senhor da vida e da morte, (Apocalipse 1:18).

A Bíblia Sagrada fala sobre outras ressurreições anteriores à ressurreição do filho da viúva de Naim. Essas ressurreições ocorreram durante os ministérios dos profetas Elias e Eliseu. (1 Reis 17:20-22; 2 Reis 4:32-35).

Mas a ressurreição do filho da viúva de Naim em certo aspecto foi muito diferente das ressurreições anteriores. Embora também tenha sido o poder de Deus quem ressuscitou aquelas pessoas no Antigo Testamento, os profetas do Senhor se viram envolvidos num processo longo, tenso e desgastante.

Mas na história do filho da viúva de Naim foi diferente. Jesus simplesmente deu uma única ordem e o jovem ressuscitou. Isso significa que Jesus não é apenas o maior de todos os profetas, mas é o próprio Filho de Deus. Sim, Jesus é Deus. Ele é o único Rei que triunfa sobre a morte. Mas mesmo com toda Sua grandeza e majestade, Ele se compadece de nós e nos socorre em todos os momentos mais traumáticos em nossas vidas.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário