REFERÊNCIAS BÍBLICAS SOBRE O MESSIAS NO VELHO
TESTAMENTO
Analisamos aqui alguns aspectos de como o
Velho Testamento retrata o nascimento, ministério, morte, ressurreição,
ascensão e muitas outras situações sobre o Senhor Jesus. Também trazemos nesta
postagem muitas outras referências sobre a vinda de Jesus para arrebatar a Sua
igreja.
01) - Em Gênesis 3.15 temos a promessa feita pelo
próprio Deus, sobre o nascimento de Jesus Cristo, seu Unigênito filho, para
salvar a humanidade da condenação eterna.
Ali está registrada a promessa de restauração
dos seres humanos através de um redentor que nasceria da semente da mulher, a
saber: Jesus Cristo.
02) – 1 Samuel 2.10: declara: a força de um
Rei e o seu poder, porque:
O Senhor dará força ao seu Rei e exaltará o
poder do seu ungido.
03) – 1 Samuel 7.13: - Os inimigos do Messias
foram abatidos para que eles não destruíssem a árvore genealógica do Filho de
Deus que iria nascer entre os homens.
O Senhor abateu os seus inimigos, os inimigos
do Messias, para que os antecedentes genealógicos dEle não fossem destruídos,
ou mais precisamente , fossem preservados.
04) - Salmo 45.14,15: - Ele nasceria de um
nascimento virginal.
Foi profetizado sobre a virgindade de Maria
que seria preservada até o nascimento de seu primogênito, ou seja, o seu
primeiro filho. Maria que seria o vaso de Deus para o nascimento do Salvador. O
primeiro homem criado Adão foi feito do barro da terra para ser perfeito quando
Deus lhe soprou em suas narinas o fôlego de vida, porém ele se tornou
imperfeito por causa do pecado. O segundo homem, Jesus, criado por obra e graça
do Espírito Santo foi perfeito em sua obra mesmo vivendo num mundo de tanta
imperfeição, porém Deus preparou tudo para que o nascimento do Messias fosse
através de uma virgem escolhida e agraciada por Deus para tal objetivo.
05) - Salmo 72.8: - Sua mensagem seria sem
fronteiras e sem barreiras.
O domínio e a expansão da mensagem do Messias
que seria de mar a mar, desde o rio até as extremidades da terra.
06) - Salmo 75.8,10: - Levantes haveriam, mas
os que cressem na sua palavra seriam exaltados.
Os ímpios haveriam de beber a mistura que
ferve na mão do Senhor, os quais seriam quebrantados; mas aos justos Ele
exaltaria as suas forças.
07) - Salmo 110.5,6: - Feito um rei justo
conforme a ordem de Melquisedeque, rei de Salém.
Veja também: Gn 14.18; Sl.110.4; Hb.5.6;
6.20; 7.1.
O juramento do Senhor é esse: Tu és um
sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, o Senhor à tua direita,
ferirá os reis no dia da sua ira. Julgará entre as nações enchê-las-á de
cadáveres; ferirá os cabeças, os líderes, de grandes terras, ou nações.
08) - Cantares 6.10,12: - O brilho e beleza
de um casamento real: Cristo, o noivo; a Igreja, a noiva.
A mensagem do Messias seria abraçada por uma
noiva que é formosa como a lua, brilhante com o sol, formidável como um
exército com bandeiras, e a alma do noivo se derramaria sobre a excelência
desse povo, que não rejeitaria, mas o aceitaria: a sua Igreja.
09) – Isaías 9.7: Sua descendência seria e
será preservada para sempre em Cristo.
A descendência e o trono de Davi seriam
preservados para sempre em Jesus, o zelo do Senhor dos exércitos faria isto.
10) - Isaías 14.4 - Ap. 18.1-2: Os inimigos
de Cristo e de Sua noiva cairão por completo. Serão derrotados para sempre. A
Babilônia opressora cairá por completo e para sempre.
Jesus Cristo no Antigo Testamento: As
Profecias Sobre a Vinda do Messias.
Existem inúmeras referências sobre Jesus no
Antigo Testamento, de modo que certamente podemos dizer que todo o Antigo
Testamento testifica de Cristo. Logo nos primeiros capítulos de
Gênesis, após a Queda do Homem, encontramos a promessa sobre Aquele que
esmagaria a serpente. (Gênesis 3:15).
Depois, quando Deus fez um pacto com o
patriarca Abraão prometendo bênçãos sobre sua descendência, tal pacto e
promessa estavam diretamente ligados à vinda e a obra redentora do Messias. Ele
é o grande descendente de Abraão, pelo qual todas as nações são abençoadas.
(Gênesis 12:3; 18:18; 22:18; cf. Gálatas 3:18).
Até quando o mesmo Abraão recebeu a ordem
para sacrificar seu filho Isaque no Monte Moriá, Deus proveu um cordeiro
para substituir o menino; e claro, aquele cordeiro era um símbolo de Cristo.
(Gênesis 22).
Mais tarde, quando Deus enviou as dez pragas
sobre o Egito para que seu povo fosse libertado, Moisés recebeu instruções da
parte de Deus para a celebração da Páscoa (Êxodo 12); e sob a luz do Novo
Testamento, entendemos que a Páscoa apontava para o próprio Cristo, nosso
Cordeiro pascal, o Cordeiro que tira o pecado do mundo. (João 1:29; 1 Coríntios
5:7).
Se Gênesis, que é o primeiro livro do Antigo
Testamento, fala de Cristo, o último livro do Velho Testamento também fala,
isto é, o livro de Malaquias, igualmente aponta para o Salvador.
O profeta Malaquias
profetizou sobre a obra de um mensageiro que o Novo Testamento revela ser
Jesus; bem como sobre a pregação do Evangelho que se haveria de se
espalhar pelo mundo. A profecia de Malaquias foi tão específica que contemplou,
inclusive, o arauto que prepararia o caminho para o Messias, ou seja,
o profeta João Batista. (Malaquias 1:11; 3:1,2; 4:5).
Até mesmo a expressão “Eu serei seu
Deus”, que é muito comum no Antigo Testamento sendo aplicada em diversos
contextos, em última análise encontra seu cumprimento final na pessoa de Cristo
(Jeremias 31:33; Oseias 2:23; Zacarias 8:8; cf. Hebreus 8:8-13).
O Antigo Testamento fala de Jesus Cristo.
Na verdade, todo o Antigo Testamento, seja
por promessas, pactos, repreensões ou mesmo símbolos, aponta para o Messias
prometido. O Antigo Testamento fala sobre Aquele que haveria de cumprir o
maravilhoso plano de redenção. Certamente a passagem do Antigo Testamento mais
conhecida acerca de Jesus é Isaías 53, onde o profeta Isaías
profetiza acerca do Servo sofredor; mas essa é apenas uma de tantas
outras.
O próprio Isaías também profetizou que o
Messias, o Emanuel, nasceria de uma virgem. Ele ainda disse que seu nome
seria “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe
da Paz” (Isaías 7:14; 9:6).
O profeta Miqueias, por exemplo, profetizou
que o Messias nasceria em Belém. (Miqueias 5:2; Mateus 2:1-12).
O profeta Ageu também falou acerca
da restauração da linhagem de Davi; uma promessa que encontra seu
cumprimento final em Jesus. (Ageu 2:6-9; cf. Lucas 20:41-44).
Até mesmo o Templo, que recebe grande
destaque no Antigo Testamento por ser o local onde a presença de Deus se
revelava de maneira especial, é uma figura que aponta para Cristo e sua Igreja;
visto que Ele é o Templo final (João 2:21,22), e sua presença hoje habita em
sua Igreja. (1 Coríntios 6:19,20).
Também, o profeta Daniel teve uma
visão em que viu Um como o Filho do Homem, o qual recebeu todo domínio e
poder para reinar para sempre. (Daniel 7:13). Aqui vale lembrar que “Filho do
Homem” é a principal autodesignação de Jesus no Novo Testamento.
O Novo Testamento usa o Antigo Testamento
para falar de Jesus.
O próprio Senhor Jesus, durante seu
ministério terreno, deixou claro que o Antigo Testamento aponta para Ele. Certa
vez, Jesus censurou os judeus religiosos que diziam examinar as Escrituras, mas
não percebiam que elas testificavam dele; e ainda mais diretamente declarou que
todo o Pentateuco, isto é, todos os livros de Moisés, testemunham sobre Ele
(João 5:39-47). Saiba mais sobre o significado da frase “examinais as
Escrituras”.
Talvez a passagem nos Evangelhos mais
significativa nesse sentido é aquela registrada pelo evangelista Lucas que
narra o episódio dos dois discípulos que andavam no caminho de Emaús. Naquela
ocasião Jesus repreendeu os dois discípulos. Ele disse que eles eram néscios e
tardios de coração para crer no que os profetas disseram. Então “começando
por Moisés, e por todos os profetas”, Ele explicou-lhes “o que dele se
achava em todas as Escrituras”. (Lucas 24:25-27).
Depois, no mesmo capítulo 24 de Lucas, Jesus
ainda declara: “São estas as palavras que vos disse estando ainda
convosco: que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei
de Moisés, e nos profetas e nos Salmos” (Lucas 24:44). Ao escutarem isto,
o entendimento dos discípulos se abriu e eles compreenderam as Escrituras.
Aqui é importante entender que a informação
de que eles compreenderam as Escrituras significa que eles entenderam que todo
o Antigo Testamento aponta para Cristo e sua obra de redenção; isto é, o
próprio Cristo é o centro no Antigo Testamento, de ponta a ponta; incluindo
tudo o que Moisés, os profetas, os cronistas e os salmistas escreveram.
Os apóstolos, ao escreverem suas epístolas
neotestamentárias, fizeram uso maciço das Escrituras, justamente por
perceberem, com a inspiração do Espírito Santo, que o grande propósito do
Antigo Testamento é falar de Cristo. Podemos mencionar aqui algumas passagens
que exemplificam isto.
Em Romanos 15:3, o apóstolo Paulo cita o
Salmo 69:9 como um salmo que se refere a Jesus. Também, escrevendo aos cristãos
de Corinto, ele afirma que em Cristo se cumpre todas as promessas de Deus. (2
Coríntios 1:20). O mesmo apóstolo, ao escrever a Timóteo, afirma que o Antigo
Testamento é eficaz ao revelar a verdade acerca da salvação pela fé em Cristo.
(2 Timóteo 3:15-17).
O escritor do livro de
Hebreus também utilizou o Antigo Testamento para mostrar a legitimidade, a
superioridade e a perfeição do sacerdócio de Cristo. Num dos pontos mais
explícitos sobre isso, ele recorre à figura de Melquisedeque e seu sacerdócio,
como uma tipificação do sacerdócio de Cristo. (Hebreus 7-8; Gênesis 14; Salmo 150).
O apóstolo Pedro igualmente escreveu que os
profetas do Antigo Testamento profetizaram, pelo Espírito de Cristo, os
sofrimentos e a glória do Messias; e assim apontaram para a salvação pela
graça. (1 Pedro 1:8-12). Esse termo “profeta” indica todos os escritores
veterotestamentários.
Além de todas essas referências, ainda vale
lembrar que quando o Antigo Testamento registra Teofanias, isto é, aparições de
Deus, (Gênesis 18:1; Isaías 6:1-5), ou mesmo manifestações do Anjo do Senhor
que apontam para esse tipo de contexto, normalmente se entende que se trata de
registros de manifestações pré-encarnadas da Segunda Pessoa da Trindade,
visto que nunca ninguém viu a Deus, “mas o Deus Unigênito, que está junto
do Pai”, é quem o revelou. (João 1:18).
Com tudo isso, fica mais do que claro que ao
falarmos sobre Jesus no Antigo Testamento, devemos entender que não são apenas
poucas palavras que falam sobre Ele; mas que, do começo ao fim, as Escrituras
testificam da Pessoa de Jesus Cristo e de sua obra redentora.
Deus abençoe você e sua família.
Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.