segunda-feira, 25 de outubro de 2021

FORJAI ESPADAS DAS VOSSAS ENXADAS E LANÇAS DAS VOSSAS FOICES

FORJAI ESPADAS DAS VOSSAS ENXADAS E LANÇAS DAS VOSSAS FOICES.

 

Um brado de alerta do profeta Joel para uma nação que estava adormecida quanto à sua segurança e que se achava incapaz de se defender e de lutar para não ser destruída por outros povos inimigos. Deus mandou através do profeta que a nação de Israel se preparassem e sempre estivessem preparados e prontos para a guerra mesmo em tempos de paz.

 Então o profeta Joel proferiu a seguinte frase: “Pela fé diga o fraco: eu sou forte em nome do Senhor dos exércitos “. 

“PELA FÉ DIGA O FRACO: EU SOU FORTE”.

 

Joel 3.10 “...diga o fraco: eu sou forte”.

“Forjai espadas das vossas enxadas e lanças das vossas foices; diga o fraco: eu sou forte”. Joel 3.10.

Aquilo que você fala inunda e domina gradativamente a sua mente. Quando alguém diz, seja para si mesmo, para Deus, ou para os outros, que é fraco, está demonstrando que não há fé agindo em sua vida; por outro lado, quando você se sente fraco e afirma que é forte, não se trata de negar uma realidade, mas sim de criar uma realidade nova pela fé baseando-se na certeza de que o poder do Senhor, que age em nós, é maior do que nossas fraquezas, e este poder divino nos aperfeiçoa continuamente. Como o próprio Deus já disse em: "...O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. 2 Coríntios 12.9

 

Cristãos aprendem, pela fé, a tirar força da fraqueza mediante ao conhecimento da ação do poder de Deus em suas vidas, como está escrito: 

"...da fraqueza tiraram força...", Hebreus 11.34; eles sabem que, na verdade, a força que possuem pode não estar tão visível a olho nu, inclusive para si mesmos, mas está lá, poderosa e viva, dentro deles, porque o próprio Cristo é a força dos cristãos: "O Senhor é a minha força...". Salmos 28.7a.

 

Cristãos sabem que o poder de Deus que opera em suas vidas pode fazer muito mais do que eles conseguem supor ou conceber; "...Aquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”. Efésios 3.20.

 

Uma pessoa que repete que seus sonhos e objetivos são grandes demais, que suas capacidades são insuficientes, que ela não é capaz, que não é atraente, ou, coisas deste tipo, acaba criando uma crença baseada naquilo que ela mesma diz. Tais crenças se tornam pilares mentais que influenciam seu modo de pensar, agir e falar; fazendo com que suas palavras contaminem seu interior, alimentando e aumentando suas fraquezas cada vez mais; pois Jesus disse: "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca..." Mateus 15.11, ou seja, suas palavras podem contaminar sua mente e impedir que você se realize nas mais diversas áreas da vida. Tenha sempre a consciência de que na sua caminhada as coisas acontecerão da forma como você acreditar e falar; ou seja, se você acreditar que não consegue, não pode, não tem, não é, não vai, ou qualquer coisa deste tipo, é isso o que acontecerá.


Por outro lado a bíblia nos ensina que tudo é possível para os que acreditam; como está escrito: "Tudo é possível ao que crê”. Mateus 9.23, mas o ato de acreditar também se completa no falar, como também está escrito: "Cri; por isso, falei...", 2 Coríntios 4.13, se você acredita que é fraco certamente falará que é fraco e se sentirá cada vez mais fraco, mas o contrário também é verdade; então passe a acreditar e falar que você possui uma força de Deus em sua vida capaz de tornar suas fraquezas em força, seus pontos fracos em pontos fortes, mesmo que seus pontos fracos aparentemente não sirvam para ajudá-los em suas batalhas num primeiro momento, como aquelas enxadas e foices citadas no livro do profeta Joel; use esta força de fé e transforme-os em algo útil e proveitoso como mostrado no versículo de abertura desta postagem: 

“Forjai espadas das vossas enxadas e lanças das vossas foices..."; transformem sua ansiedade em serenidade, transforme sua impaciência em paciência, seu medo em bravura, seus problemas em soluções, sua indiferença em amor, seus sonhos em metas, sua tristeza em alegria, seu desanimo em motivação, sua murmuração em contemplação, suas derrotas em vitórias, sua escassez em abundância. 

Modifique sua maneira de falar de acordo com aquilo que você projeta para sua vida. “...diga o fraco: eu sou forte", declare isso com fé e Deus te abençoará.

 

Você pode se perguntar: Mas como eu posso fazer isso? Tudo começa com a fé. A fé gera uma nova experiência de vitória. Sua nova sensação, pela fé, vai gerar, vai criar uma nova mentalidade; Esta nova mentalidade dá origem às novas palavras e declarações e tais novas palavras transformam sua realidade e alimentam e fortalecem suas novas esperanças.


Ao transformar sua realidade, tudo muda em você, sua enxada se torna uma espada, ou seja, suas fraquezas se tornam força; na prática, você supera seus pontos fracos e sai mais fortalecido dessas experiências.


A partir de agora pense bem antes de desperdiçar palavras falando sobre suas fraquezas ou impossibilidades, comece a moldar sua vida pelas palavras que você planta, fale pela fé daquilo que você é, faz, pode, tem; e veja quão grandes mudanças acontecerão em sua vida em nome de Jesus. Lembre-se, diga o fraco, sou forte.

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Filipenses 4.13.

 

O apóstolo Paulo nos ensina em Filipenses 4.6 que não devemos ficar inquietos por coisa alguma, mas devemos dirigir todas as nossas súplicas à Deus que tem o poder de transformar derrotas em vitórias.

 

Filipenses 4.6. “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças”.

 

Lembre-se que você nunca está só, Deus está ouvindo suas orações.

“...Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” Mateus 18.20.

Neste texto nós vamos conversar um pouco sobre os benefícios de um crente congregar com frequência. É muito saudável e produz na vida de todos aqueles que fazem parte deste propósito o fator de serem edificados frequentemente. Tenha em mente que congregar significa justamente se reunir com outras pessoas em nome de Jesus, como relatado em Mateus 18.20. Em vários dos textos que temos compartilhado aqui, temos procurado falar sobre como o espírito do mundo se infiltrou nas congregações e igrejas através dos séculos para corromper os sentidos daqueles que as compõem e desvirtuá-los de seguir o verdadeiro caminho de Cristo Jesus, induzindo muitos a praticar todo tipo de estranhezas, distorções da Palavra, e até, a desistir de congregar. Por isso também foi escrito que: "E vindo o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, Veio também Satanás entre eles”. Jó 1.6. Então saiba que na Igreja você é abençoado, mas se não vigiar, o inimigo tira todas as suas alegrias.

 

Quais são os benefícios de uma vida espiritual saudável?

Primeiro ponto: temos que saber que somos vigiados pela lei da semeadura.

Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6.7. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6.7.

Vamos falar um pouco sobre plantação. Tudo o que fazemos é uma espécie de plantio; nossos pensamentos são sementes, nossos atos são sementes, nossas palavras são sementes, nossas emoções são sementes e até nossos sentimentos e sonhos são sementes. Cabe a nós plantarmos em nosso interior e nos relacionamentos com as outras pessoas que nos rodeiam, as sementes corretas tais como: Otimismo, entusiasmo, alegria, coragem, fé, confiança plena em Deus, autoconfiança, tolerância, bondade, generosidade, esperança, equidade, decisão, caridade, liberalidade e tantas outras.

Precisamos aprender a viver sempre plantando boas sementes, plantando boas coisas. Nem sempre é tão fácil fazer o plantio correto. Algumas pessoas insistem em tentar fazer com que nós tenhamos uma plantação ruim, são pessoas que querem a todo custo incutir em nós pensamentos negativos, falta de confiança em Deus e em Seu poder.

 

“Pedis e não recebeis, porque pedis mal”. Tiago 4.3.

Segundo ponto: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Tiago 4.3.

Será que você já conseguiu extrair deste versículo algo além daquilo que está na superfície? É o que tentaremos fazer agora.

Creio que o hábito de pedir seja o mais intuitivo, natural e automático que possuímos, principalmente porque Jesus disse: "Pedi e dar-se-vos-á"; "o que pede recebe" e ainda, "tudo que pedirdes em meu nome eu o farei...". Somos ensinados e acostumados a pedir; há alguns até que se tornam viciados em fazê-lo, alguns tratam o Senhor absoluto do universo como se Deus fosse uma espécie de "gênio da Bíblia", ou seja, na mentalidade destas pessoas, Deus serve apenas para realizar seus desejos não importando o quão banais, vaidosos, egoístas e hedonistas sejam.

O profeta Joel nos desafia para nos fortalecermos no Senhor, na força do seu poder e nunca desfalecermos.

O profeta Joel (Joel 3.10) nos chama para o desafio dá fé.

Joel 3.10. Forjai espadas das vossas enxadas e lanças das vossas foices; diga o fraco: Eu sou forte.

Quem tem Jesus na vida é bem feliz de verdade, mas sempre é desafiado a mostrar o valor da sua fé.

O profeta Joel chama o povo para a luta e desafia a todos para se fortalecerem no Senhor. Porém, como nos fortalecer?

 

1 - Sendo humilde: 2 Samuel 3.39.

Davi foi humilde e se humilhou quando foi perseguido. Reconheceu sua fraqueza. Por isso Deus lhe exaltou, “pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11). Seja humilde e reconheça suas fraquezas!

2 - Através da oração: Salmos 142.6.

A oração é uma força imbatível. Através da oração somos fortalecidos. Quando oramos também devemos confessar nossas fraquezas a Deus e pedir que nos fortaleça. A oração te fortalece em suas fraquezas.

3 - Pelo poder de Deus: 2 Coríntios 12.9,10.

A fraqueza humana é superada pelo poder de Deus, por isso Deus se agrada dos pequeninos (Mateus 11.25) para usar o seu poder. Com o poder de Deus um menino vence um gigante (I Samuel 17.45). Quando se sentir fraco clame pelo poder de Deus.

4- Buscando união com os irmãos em Cristo: 2 Coríntios 13.9

O apóstolo Paulo declara que o povo de Deus é forte e se reconhece como uma pessoa fraca, 1 Coríntios 4.10. Mas quando estamos em união somos fortalecidos no Senhor. Salmos 133.

Se uma pessoa ficar sozinha, logo vai se enfraquecendo espiritualmente. Não fique sozinho (a), busque ajuda de quem tem comunhão com Deus.

Deus quer fortalecer a sua vida, por isso você também deve reconhecer que é fraco, mas deve declarar: em nome de Jesus eu sou forte, porque pela fé Jesus me faz mais que vencedor.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário