segunda-feira, 18 de outubro de 2021

MILAGRES DE JESUS REGISTRADOS NA BÍBLIA

MILAGRES DE JESUS REGISTRADOS NA BÍBLIA

 

Deus tratou sobre a evidência de curas, milagres e maravilhas desde o Velho Testamento.

 

Em Êxodo 15.27 Deus trata sobre este assunto.

Ex.15.27. E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor, que te sara.

 

Isaías 53.4,5 nos trás a informação de que Jesus viria para tomar sobre si as nossas enfermidades.

 

4. Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

5. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.

 

Jesus veio ao mundo para salvar, curar e libertar o perdido pecador e um dia voltará para arrebatar a sua igreja, a noiva do Cordeiro.

No Novo Testamento em Lucas 4.18-19, está escrito.

18. O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,
19. a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

 

O próprio Senhor Jesus em Sua despedida dos apóstolos, em Sua ascensão, delegou autoridade aos seus ministros, pastores e líderes da igreja, para que daí em diante realizassem os milagres, curas, batismos e ganhassem almas para o seu Reino.

 

Marcos 16.15-18.

15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17. E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18. pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

 

Quais foram os principais milagres de Jesus registrados na Bíblia?

Durante seu ministério terreno Jesus realizou muitos milagres. Os milagres de Jesus tinham como propósito principal apontar para sua divindade. Os milagres revelavam-no como o Filho de Deus, o verdadeiro Messias prometido.

Em certo aspecto as pessoas o reconheceram como Messias. Por isto em conexão com alguns de seus milagres Ele foi aclamado como o Filho de Davi. Porém, em outro aspecto, a maioria dessas pessoas falhou em entender o tipo de Messias que Ele é.

Os milagres de Jesus não indicavam que Ele seria um líder terreno que iria libertar a nação da opressão estrangeira. Seus milagres indicavam que Ele era o único que poderia libertar o seu povo da condenação do pecado, satisfazendo a justiça de Deus através de seu auto-sacrifício expiatório. Esta verdade também explica por que Ele operava milagres e perdoava pecados. Marcos 2.1-12.

Os Evangelhos registram mais de 30 milagres realizados por Jesus. Nenhuma outra pessoa na Bíblia teve tantos milagres em seu ministério quanto Ele. Mas nem todos os milagres de Jesus foram registrados na Bíblia.

O Evangelho de João explica que seria impossível registrar todas as obras realizadas por Jesus:

Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém. João 21.25.

 

Veja uma lista com milagres de Jesus registrados na Bíblia.

Uma dificuldade comum entre muitos cristãos é conseguir encontrar, de forma rápida, todos os milagres de Jesus descritos na Bíblia. Pensando nisto, fizemos uma lista com os milagres de Jesus registrados na Bíblia e suas respectivas referências.

 

Também procuramos organizar esses milagres em três categorias, porém toda a autoridade Lhe foi dada pelo Pai para agir e operar em quaisquer situações.

 

João 20.29-31

29. Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!
30. Jesus, pois, operou também, em presença de seus discípulos, muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.
31. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

 

As três principais categorias de milagres de Jesus são:

(1) milagres de Jesus sobre a natureza;

(2) milagres de Jesus sobre as doenças e demônios;

(3) milagres de Jesus sobre a morte; (ressurreição dos mortos).

 

1.  Milagres de Jesus sobre a natureza.

- Transformou a água em vinho: João 2:1-11.

- Jesus acalma a tempestade: Mateus 8:23-27; Marcos 4:37-41; Lucas 8:22-25.

- A primeira multiplicação dos pães: Mateus 14:15-21; Marcos 6:35-44; Lucas 9:12-17; João 6:6-13.

- A segunda multiplicação dos pães: Mateus 15:32-38; Marcos 8:1-9.

- Jesus anda sobre as águas: Mateus 14:25-33; Marcos 6:48-51; João 6:19-21.

- A moeda no ventre do peixe: Mateus 17:24-27.

- A figueira seca: Mateus 21:18-22; Marcos 11:12-14,20-25.

- A grande pesca: Lucas 5:4-11.

- Outra grande pesca: João 21:1-11.

 

2.  Milagres de Jesus sobre as doenças e libertação dos demônios.

- Cura de um leproso: Mateus 8:1-4; Marcos 1:40-42; Lucas 5:12-13.

- Cura do criado do centurião: Mateus 8:5-13; Lucas 7:1-10.

- Cura da sogra de Pedro: Mateus 8:14-15; Marcos 1:30-31; Lucas 4:38-39.

- Libertação de dois endemoninhados: Mateus 8:28-34; Marcos 5:1-15; Lucas 8:26-35.

- Cura de um paralítico: Mateus 9:2-7; Marcos 2:3-12; Lucas 6:18-25.

- Cura da mulher com fluxo de sangue: Mateus 9:20-22; Marcos 5:25-29; Lucas 8:43-48.

- Cura de dois cegos: Mateus 9:27-31.

- Cura e libertação de um endemoninhado mudo: Mateus 9:32-33.

- Cura de um homem com a mão mirrada: Mateus 12:10-13; Marcos 3:1-5; Lucas 6:6-10.

- Cura e libertação de um endemoninhado cego e mudo: Mateus 12:22; Lucas 11:14.

- Cura da filha da mulher cananeia: Mateus 15:21-28; Marcos 7:24-30.

- Libertação de um jovem possesso: Mateus 17:14-18; Marcos 9:17-29; Lucas 9:38-43.

- Cura de dois cegos (incluindo Bartimeu): Mateus 20:29-34; Marcos 10:46-52; Lucas 18:35-43.

- Libertação de um endemoninhado em Cafarnaum: Marcos 1:23-26; Lucas 4:33-35.

- Cura de um surdo e gago: Marcos 7:32-37.

- Cura de um cego em Betsaida: Marcos 8:22-26.

- Cura de uma mulher enferma: Lucas 13:11-13.

- Cura de um hidrópico: Lucas 14:1-4.

- Cura dos dez leprosos: Lucas 17:11-19.

- Cura do servo do sumo sacerdote: Lucas 22:50-51.

- Cura do filho de um oficial do rei: João 4:46-54.

- Cura de um paralítico: João 5:1-9.

- Cura de um cego de nascença: João 9:1-7.

- Outras curas diversas: Mateus 8:16, 9:35, 12:15, 14:35-36, 15:30-31; Marcos 1:39, 3:7-12.

 

3. Milagres de Jesus sobre a morte. (ressurreição de mortos).

- Jesus ressuscita a filha de Jairo: Mateus 9:18-25; Marcos 5:22-42; Lucas 8:41-56.

- Jesus ressuscita o filho da viúva de Naim: Lucas 7:11-15.

- Jesus ressuscita seu grande amigo em Betânia. A ressurreição de Lázaro. (João 11:1-44).

 

Além desses milagres, também podemos citar os milagres que caracterizaram a própria vida de Jesus, dos quais podemos citar:

- Seu nascimento virginal. (Mateus 1:18-25; Lucas 1:26-38).

- Sua transfiguração. (Mateus 17:1-8; Marcos 9:2-8; Lucas 9:28-36).

- Sua própria ressurreição. (Mateus 28:1-8; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-10; João 20:1-8).

- Suas aparições (Teofanias?) após a ressurreição. (Mateus 28; Marcos 16; Lucas 24; João 20-21; Atos 1).

- Sua ascensão ao céu. (Lucas 24:50-53; Atos 1:1-11).

Sem dúvida, o maior milagre de Jesus foi Sua obra redentora. Ele entregou sua própria vida em lugar de suas ovelhas. Ele tomou sobre si o castigo pelos pecados de seu povo, suportou o peso da ira de Deus, provou do horror do inferno na cruz do Calvário e reconciliou o homem com Deus. O castigo que nos trás a paz estava sobre Ele. Ele consumou o plano de redenção concebido por Deus desde a eternidade e expirou. (João 19:30).

Mas a morte não pôde vencê-lo, a morte não pôde detê-lo. Ao terceiro dia Ele ressuscitou dentre os mortos impondo uma derrota esmagadora a Satanás. Ele vive e reina para todo sempre e exaltado está à destra do Pai. Marcos 16:19; Romanos 8:34; Efésios 1.

 

Jesus morreu em nosso lugar para nos salvar. Esse foi o maior de todos os milagres porque Ele está vivo, Ele ressuscitou. O livro do profeta Isaías capítulo 53 nos mostra que Jesus foi moído por nós; nos mostra que Ele foi ferido por nós de tal forma que não se via nEle nenhuma beleza e nem formosura, Ele ficou desfigurado por tanto sofrimento. Mas o profeta Isaías reitera que “pelas suas pisaduras fomos sarados”.

 

A análise apostólica sobre a ressurreição de Jesus.

1 Pedro 3.18. Jesus ressuscitou no Espírito ou com um corpo físico?

“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito”.

Pedro declara que Cristo foi “morto, sim, na carne, mas vivificado em espírito”. Isso parece implicar que Jesus não tenha ressuscitado carne, mas somente em seu espírito, o que conflita com a afirmação de Jesus de que seu corpo ressurreto era de “carne e ossos”. (Lc 24:39).

Interpretar essa passagem como prova de uma ressurreição espiritual, e não física, não é nem necessário nem consistente com o contexto e com o restante das Escrituras, porque Ele ressuscitou em um corpo glorificado.

 

A ressurreição de Jesus. 1 Coríntios 15.1-58.

1.  Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis;

2. pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão.

3. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,

4. e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,

5. e que foi visto por Cefas e depois pelos doze.

6. Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.

7. Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os apóstolos

8. e, por derradeiro de todos, me apareceu também a mim, como a um abortivo.

9. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.

10. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.

11. Então, ou seja eu ou sejam eles, assim pregamos, e assim haveis crido.

12. Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?

13. E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou.

14. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

15. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam.

16. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.

17. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

18. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos.

19. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.

20. Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem.

21. Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

22. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

23. Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.

24. Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força.

25. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.

26. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.

27. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas.

28. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

29. Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles, então, pelos mortos?

30. Por que estamos nós também a toda hora em perigo?

31. Eu protesto que cada dia morro gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

32. Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.

33. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

34. Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.

35. Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?

36. Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.

37. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo ou doutra qualquer semente.

38. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer e a cada semente, o seu próprio corpo.

39. Nem toda carne é uma mesma carne; mas uma é a carne dos homens, e outra, a carne dos animais, e outra, a dos peixes, e outra, a das aves.

40. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes, e outra, a dos terrestres.

41. Uma é a glória do sol, e outra, a glória da lua, e outra, a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.

42. Assim também a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção, ressuscitará em incorrupção.

43. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.

44. Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.

45. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, em espírito vivificante.

46. Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois, o espiritual.

47. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.

48. Qual o terreno, tais são também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais.

49. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

50. E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção.

51. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

52. num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

53. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

54. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

55. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?

56. Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

57. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

58. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.


O milagre da ressurreição de Jesus.

Várias razões dão suporte a essa conclusão, dos Apóstolos, do milagre da ressurreição de Jesus. Vamos analisar apenas quatro pontos.

Primeiro ponto: A passagem pode ser traduzida assim: “Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito”. Essa passagem é traduzida em análise da mesma colocação em outras traduções.

Segundo ponto: O paralelo entre a morte e “tornar a viver” normalmente se refere à ressurreição do corpo no Novo Testamento. Por exemplo, Paulo declara que “Cristo morreu e tornou a viver”, (Rm 14.9), e que “de fato, Cristo foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus”. (2 Co 13.4).

Terceiro ponto: O contexto refere-se ao evento como sendo “a ressurreição de Jesus Cristo”. (3:21), mas esta é entendida em todo o Novo Testamento como sendo uma ressurreição corporal. At  4:33; Rm 1:4; 1 Co 15:21; 1 Pe 1:3; Ap20:5.

Quarto ponto: Mesmo que “espírito” se refira ao espírito humano de Jesus (não ao Espírito Santo), o significado do versículo não pode ser o de que Jesus não tinha um corpo ressuscitado. Caso contrário, a referência a seu “corpo” (carne) antes da ressurreição significaria que ele não tinha um espírito humano. Parece melhor tomar a palavra “carne” nesse contexto como uma referência à sua total condição de humilhação como um homem qualquer como todos os outros antes da ressurreição, e a palavra “espírito” como referindo-se ao seu ilimitado poder e à sua vida imortal após a ressurreição, porque Ele não teve pecado. Ao ressuscitar Jesus se tornou “as primícias dos que dormem”, sendo o único que andou sobre a terra num corpo glorioso 

 

O milagre de Jesus ressuscitado num corpo glorioso. João 20.26; Filipenses 3.21; João 21.13-15; Lucas 24.38-43;

O único corpo glorioso que andou aqui na terra. Todos os que morreram em Cristo e os que forem arrebatados receberão esse novo corpo e um novo nome lá na glória celestial.

 

Jesus come pão e peixes e explica as escrituras após a Sua ressurreição.

Lucas 24:30-32 Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Abriram-se-lhes então os olhos, e O reconheceram; nisto Ele desapareceu de diante deles. E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abria as Escrituras?

 

Os discípulos dão a Jesus peixe assado para comer.

Lucas 24:36-43 Enquanto ainda falavam nisso, o Próprio Jesus Se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. Mas eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. Ele, porém, lhes disse: Por que estais perturbados? e por que surgem dúvidas em vossos corações? Olhai as Minhas mãos e os Meus pés, que sou Eu Mesmo; apalpai-Me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que Eu tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Não acreditando eles ainda por causa da alegria, e estando admirados, perguntou-lhes Jesus: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então Lhe deram um pedaço de peixe assado, o qual Ele tomou e comeu diante deles. 

 

Os milagres de Jesus continuam acontecendo na sua vida?

Tudo o que precisamos fazer é acreditarmos no Senhor Jesus, sermos obedientes a Ele e realizarmos Sua obra, renunciando a nós mesmos e a todo pecado, e os sinais milagrosos do Senhor nos seguirão. Mc 16: 17-18.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário