segunda-feira, 20 de novembro de 2023

GRAÇAS A DEUS POR TUDO

GRAÇAS A DEUS POR TUDO

 

O Salmista nos incentiva no Salmo 136 a louvar ao Senhor por tudo “...porque a Sua misericórdia dura para sempre...”.

O Salmista nos incentiva no Salmo 136 a louvar ao Senhor por tudo “...porque a Sua misericórdia dura para sempre...”.

Não sabemos quem escreveu o Salmo 136, mas o seu conteúdo sugere a probabilidade da composição durante o tempo do reino unido, provavelmente durante o reinado de Davi ou Salomão.

Nossa obrigação como Cristãos é dar graças a Deus em tudo e por tudo porque as misericórdias de Deus duram para sempre.

O profeta Samuel também registrou uma palavra que nos incentiva a sermos gratos ao Senhor dizendo: “Até aqui nos ajudou o SENHOR”. 1 Samuel 7:12b.

Agradecer a Deus é o mínimo que todo Cristão pode e deve fazer, pois a Gratidão é o reconhecimento por um beneficio recebido, o texto bíblico acima mostra bem isso, o profeta Samuel depois que o exército de Israel venceu os filisteus ele reconhece o auxilio de Deus que trovejou com grandes trovoadas de forma que o exercito opositor ficou confundido diante da batalha e Israel venceu.

Cânticos de gratidão a Deus na Bíblia.

Não é difícil de encontrar na Bíblia essa forma de expressão de gratidão a Deus porque grande parte dos servos de Deus depois das grandes conquista louvam a Deus pela bençãos alcançadas. O salmista no Salmo 150:2 nos convida a louvar a Deus pelos seus atos poderosos, vejamos agora alguns cânticos de gratidão.

Moisés: Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei. O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome. Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho. Êxodo 15:1-4.

Miriã: Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro. Êxodo 15:20-21.

Ana: O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. 1 Samuel 2:6-8.

Por que devemos agradecer a Deus por tudo?

Porque é sempre bom agradecermos a Deus por tudo. Em tudo devemos dar graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:18.

Porque todas as coisas concorrem ou cooperam para o nosso bem. E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.

O agradecimento ou a nossa gratidão a Deus nos capacita a receber  milagres e bênçãos inefáveis. Não por nossos méritos próprios, mas pelo grande amor de Deus por nós. 

Jesus vendo uma multidão com fome decidiu alimentar aquela grande multidão que lhe acompanhava por alguns dias, mas ele só tinha 5 pães de cevada pequenos e 2 peixes, a bíblia nos diz lá em João 6:11 que Jesus tomou os pães pequenos e agradeceu a Deus, aí esta o segredo do milagre, gratidão, Jesus agradeceu por aquilo que é pequeno e desprezível aos olhos de muitos, pois Deus é fiel para fazer do pouco muito, quem diria que aqueles pãezinhos alimentaria aquela grandiosa multidão e que ainda ia sobrar 12 cestos.

“Quem não agradece a Deus pelo pouco que tem não esta preparado para receber o muito com gratidão”. Quem não é fiel no pouco nunca receberá o muito de Deus.

1 Tessalonicenses 5:18, “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

2 Tessalonicenses 1:1-12, provavelmente apenas alguns meses depois de enviar sua primeira carta, Paulo, ainda junto com Silvano e Timóteo, escreve mais uma vez à igreja dos Tessalonicenses, 2 tessalonicenses 1:1-2, dando graças pelo crescimento deles na obra de Deus. (1:3-5). Na primeira carta Paulo e seus companheiros oraram pelo crescimento da fé e do amor dos tessalonicenses, 1 Tessalonicenses 3:11-13. Portanto, ao começar a segunda carta, agradecem a Deus pela maneira que eles os trataram, porque Deus já estava respondendo a estas orações nas vidas dos irmãos. (1:3).

Mesmo em meio a muita perseguição e tribulação, a fé e o amor deles continuava crescendo de tal forma que Paulo podia usar estes irmãos como exemplos perante as outras igrejas que ele visitava, (1:4; 1 Tessalonicenses 1:6-10; 2 Coríntios 8:1-5).

Paulo disse que tanto as provações quanto a confiança destes irmãos eram provas de que Deus é justo e que os estava preparando para o seu reino, (1:5). De fato, enquanto muitos evitam a todo custo o passar por tribulações, a Bíblia ensina que elas são úteis, e que fazem parte do crescimento espiritual do crente, (veja Tiago 1:2-4). Não que o cristão deva procurar ou provocar tribulação na sua vida ou na dos outros (Romanos 12:17-18), mas a própria vida de piedade traz perseguição para pessoas convertidas que ainda habitam um mundo dominado pelo mal, (João 17:15-16; 2 Timóteo 3:10-13; 1 João 3:13).

Dando graças pelo reto juízo de Deus, (1:6-10). Muitos se desesperam ao ver pessoas que não buscam a Deus se dando bem nesta vida enquanto as que O buscam em verdade sofrem, (Salmo 73:2-13).

Porém, Deus a tudo vê e a justiça dEle é verdadeira, (Hebreus 4:12-13). Paulo consola os irmãos com a lembrança de que a justiça de Deus trará alívio para eles e tribulações para aqueles que agora os perseguem "quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder", ou seja, no dia de julgamento, (1:6-7). Neste dia Deus há de tomar "vingança contra os que não O conhecem e contra os que não obedecem ao evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo", (1:8). Ele é justo em assim fazer, porque todos foram criados para buscá-lo, e porque ele enviou seu Filho para os chamar e salvar por meio do evangelho, (Atos 17:24-31;2 Tessalonicenses 2:13-14).

No julgamento Deus fará clara distinção entre os justos e os injustos, expulsando os rebeldes da sua presença eternamente e sendo glorificado na obediência e na fé dos santos. (1:9-10).

Oração que glorifiquem a Deus e que sejam glorificados o Pai, o Filho e o Espírito Santo de Deus, (1:11-12). Em vista da justiça eminente de Deus, Paulo e os outros continuam orando fervorosamente a favor dos irmãos, para que, ao passar por tudo, sejam cada vez mais preparados, (1:11). Assim, quando Cristo vier para julgar, ele será mostrado justo e glorificado pela obediência destes irmãos que se mantiveram fiéis apesar das tribulações, e lutas, com o alívio eterno da graça da sua presença. (1:12; 1:6,9).

A nossa gratidão gera a bondade de Deus sobre nossas vidas.

Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade, a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”. (Tito 3:3-7).

Reconhecemos que Deus é bom e nos espelhamos nisso, pois Ele tem mostrado o seu amor para conosco através de seus contínuos atos de bondade. Precisamos meditar na bondade de Deus, em Salmos 116:1 diz “Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”. O Senhor é bom, porque a cada dia, é misericordioso comigo, mesmo eu errando e insistindo muitas vezes no mesmo erro, as misericórdias dele se renovam a cada manhã. Lamentações 3:22-23.

“A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade”.

O Espírito Santo produz bondade e essa bondade de Deus em nossas vidas gera em nós um desejo muito grande de sermos gratos a Deus por tudo. Deus nos dá oportunidade de produzir algo que a natureza humana deseja, mas não consegue produzir por si só, é por isso que só conseguimos produzir o bem verdadeiro na presença do Espírito Santo, fora dele nossa inclinação é para a maldade e não para a bondade.

Uma ilustração bíblica para a bondade de Deus em nossas vidas é a parábola do samaritano contada por Jesus em Lucas 10:25-37. Por esse homem ferido, passaram três homens, entre eles dois que não eram bons, porém, passou um homem que a bondade foi maior que os desdobramentos e custos de seu gesto, a sua bondade falou mais alto do que seus afazeres e compromissos. Os dois viajantes deram o que tinham para dar: nada, porque não eram bons. Podemos analisar as atitudes do samaritano e tirar algumas lições, portanto o bom samaritano:

Aproximou-se do homem ferido, (v.33), teve compaixão dele, (v.33), atou-lhe as feridas aplicando azeite e vinho, (v.34), levou-o para um lugar seguro, (v.34), cuidou dele, (v34), pagou suas despesas, (v.35).

Devemos exercer bondade com o nosso próximo, Jesus deixa bem claro que esse próximo independentemente de quaisquer conhecimentos religiosos e conceitos que podem fazer com que nos consideremos melhores do que outros, por outro lado, devemos primeiramente ajudar nossos irmãos na fé, “Sendo assim, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé”.  (Gálatas 6:10).

A Bondade e outros princípios que nos impulsiona a sermos gratos a Deus.

A bondade faz parte de um conjunto de princípios e valores bíblicos importantes para desenvolvermos nossos relacionamentos diários. Enquanto cristãos, podemos imitar a Deus, como filhos amados, (Efésios 5:1). Assim, além da bondade outros princípios fundamentais serão associados à prática de amar e servir com amor. Estes princípios são visíveis na vida das pessoas convertidas que são gratas a Deus: a piedade, a justiça, a misericórdia, a santidade, a santificação, a verdade, a generosidade, (2 Coríntios 8:2-3 e outros tantos princípios básicos para a nossa plena comunhão com Deus.

Isso irá refletir a bondade que vem de Deus em nossas vidas, auxiliando-nos na comunhão e relacionamento com Deus e com o próximo. Toda bondade, justiça e verdade são frutos do Espírito Santo que brilham em nossas vidas refletindo a luz de Deus. (Efésios 5:9-10).

Alguns exemplos da bondade na Bíblia.

Jó - era um homem reto e temente a Deus, por isso era bondoso e bastante generoso, fazendo justiça e ajudando aos necessitados. Jó 29:11-17;

Davi - mostrou piedade e bondade por Saul, não retribuindo o mal que este queria lhe fazer. Mas acima disso, demonstrou temer a Deus, não matando um rei ungido, mesmo que seu oponente quisesse lhe tirar a vida. Ele também demonstrou bondade para com um descendente de Saul, Mefibosete, filho de Jônatas. (2 Samuel 9:1-3);

A parábola dos trabalhadores na vinha. -  Serve de exemplo de exercício da graça de Deus em nossas vidas, porque os empregados que entraram para o turno de trabalho já no fim do dia, receberam o mesmo salário que aqueles que começaram no início do dia. (Mateus 20:1ss);

Dorcas - Era uma cristã que não media esforços para fazer o bem. Fazia túnicas e vestidos para pessoas necessitadas e viúvas. Tinha imensa bondade e imenso prazer em fazer o bem sem olhar a quem; seu coração fervilhava de bondade a ponto de muitos testemunharem coisas boas a seu respeito. (Atos 9:36-42);

Estevão - Enquanto era apedrejado orou pelos seus executores. (Atos 7:59-60);

O Senhor Jesus Cristo - foi claramente o maior exemplo de amor, piedade e bondade na Bíblia. Ele foi bondoso, se compadecendo de doentes, famintos, enlutados e principalmente, teve misericórdia e graça pela condição de pecado da humanidade. Ele entregou-se na cruz em favor de pecadores, como nós. E, mesmo da cruz, se preocupou com sua mãe, (João 19:26-27) e clamou em favor de seus inimigos, (Lucas 23:34).

A bondade de Deus para nos redimir.

A obra salvadora do Senhor Jesus em favor da humanidade é a manifestação suprema da bondade de Deus por nós. Por isso temos o dever de sermos gratos a Deus por tudo.

Quando houve a queda em Adão, a bondade de Deus não deixou de existir, nem foi diminuída. Ele proveu, roupas para cobrir a vergonha que o homem começara a sentir, pelo conhecimento do mal. Mas aquelas vestimentas de peles, eram prova de que alguém tinha sido sacrificado para cobrir a culpa e vergonha dos pecadores. Assim continuou acontecendo na história de Israel, com o sacrifício de animais, para, de certa forma, cobrir os pecados do povo.

Tudo isso era apenas sombras do que iria acontecer. Através do sacrifício vicário de Jesus na cruz do calvário, Deus proveu a solução para a culpa dos pecadores, definitivamente. Ele manifestou bondade a todos, por meio da graça e da misericórdia de Jesus Cristo. Por essa dádiva, não somente deixamos de receber o castigo que os nossos pecados merecem, (morte eterna), como também ganhamos a redenção (perdão dos pecados e justificação): “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Romanos 6:23.

O Salmo 150 é um Salmo de louvor e gratidão a Deus.

1.     Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
2. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.

3. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.

4. Louvai-o com o adufe e a flauta; louvai-o com instrumento de cordas e com flautas.

5. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.

6. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!

Portanto, não há mérito nenhum em nós, nem nada que façamos para merecer a bondade de Deus. Toda expressão de amor, misericórdia e favor imerecidos vêm de Deus para nós, gratuitamente. Pois Ele mesmo pagou o preço e concede, gratuitamente, a Sua bondade (reconciliação, perdão, salvação, vida eterna). Cabe a nós considerarmos e aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas pela fé, a fim de permanecermos na Sua infinita bondade.

 “Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dEle. De outra forma, você também será cortado”. Romanos 11:22.

A bondade do Senhor Jesus é constante e imutável, não sofre alteração nem mudanças. O Senhor nos criou pela Sua imensa bondade e nos redimiu em Cristo, para sua glória e louvor. E, porque nos ama, apesar das nossas falhas e pecados, Ele continua sendo Bom, (Lamentações 3:25), sempre.

Deus nunca foi mais ou menos bondoso, (Mateus 5:45), Ele é Bom o tempo todo e em todo o tempo, por isso merece toda nossa confiança e gratidão. Graças a Deus. Obrigado Jesus.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário