segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

AS FESTAS QUE NÃO AGRADAM A DEUS

AS FESTAS QUE NÃO AGRADAM A DEUS  

É muito comum no nosso tempo as igrejas evangélicas realizarem festas dentro e fora dos templos que não têm nada a ver com festa espiritual, que é o seu objetivo principal, são tão voltadas para o materialismo que causam inveja a qualquer festa pagã.

“Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos”. Provérbios 23:20-21.

Sem dúvida nenhuma o homem, o ser humano, que abraça o mundanismo rejeita as ordenanças e os mandamentos de Deus, ou seja, vive da forma que bem entender, esse é carnal e materialista e não teme a Deus. As pessoas que agem desta maneira são: Egoístas, sem amor, sem afeto natural, se julgam autossuficientes, rejeitam a Deus, não teem temor de Deus. E ainda zombam dizendo que fizeram isso porque teem ou fizeram a escolha pelo livre arbítrio.

É claro que não vamos encontrar na Bíblia nenhuma passagem que fale sobre festas de rock, forró, funk, axé ou qualquer outro estilo musical mundano, mas podemos sim encontrar vários versículos sobre festas mundanas, à exemplo de 1 João 2:15-17, Tiago 4:4, Gálatas 5:19-21; ou seja, todos esses versículos são relevantes e nos exortam a ficar longe do mundanismo e a rejeitar tudo o que ele oferece.

Por que não devemos ir às festas mundanas?

Os convites para irmos às festas mundanas aparecem do nada, é uma verdadeira tentação estas tentativas de jogar um verdadeiro servo de Deus no precipício.

Então, esta é uma das desculpas de muitos crentes; isto é, pelo fato de Jesus ter ido em algumas festas, muitos acham que podemos ir e não analisam o contexto de cada referência bíblica sobre o assunto. Para começo de conversa, Jesus ia a festas de casamento. Ainda, também naquele tempo não tinha festas como tem hoje, justamente por causa da evolução do mundo, quer dizer, evoluiu para pior. Entretanto, à luz da Bíblia, podemos afirmar que estas festanças não foram criadas por Deus, mas sim pelo homem carnal, porque só oferecem aquilo que está voltado para o pecado e para o que não presta.

Jesus nunca iria a uma festa de rock, de funk ou de forró ou nas baladas e nas festas depravadas dos descaminhos da vida. Mesmo que você o convidasse, Ele não iria. A verdade é que você não pode chamar Jesus para andar em um caminho errado, mas Ele pode te convidar a andar no caminho certo. Veja o que a Bíblia diz em 1 João 2:6: “aquele que afirma que permanece nEle, (que permanece em Jesus) deve andar como Ele andou”.

Contudo, estamos diante de um dos versículos sobre festas mundanas mais relevantes da Bíblia, porque nos traz uma mensagem muito clara e de grande edificação para nós. Aqui em 1 João 2:6, entendemos que se você não anda nos caminhos de Jesus, obviamente não está agradando a Ele. Assim, você nunca iria agradar a Deus frequentando uma festa mundana.

No livro de Salmos 1:1, diz o seguinte: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores ou escarnecedores”. Portanto, mesmo que na festa você não faça nada, como ingerir bebidas alcoólicas, se prostituir, fazer o uso de drogas, entre outros; de qualquer maneira estará em maus caminhos, porque só de você estar presente nestas festas, já é errado.

Vejamos o que a Bíblia nos diz sobre as festas mundanas.

Então, como foi falado no início do texto, muitos aceitam que os crentes participem de festas mundanas, como carnaval, São João (festas juninas) ou qualquer outro tipo de festas ou eventos voltados para o mundanismo e para a carnalidade; no entanto, eles sempre usam o exemplo de que Jesus esteve nos piores círculos da sociedade, ou seja entre pecadores.

Então, a resposta é que isso é verdade mas, há uma importante diferença: Jesus fazia a obra de Deus ali; ou seja, Ele não participava desse tipo de evento como mais um participante, porque Ele tinha objetivos espirituais indo àqueles eventos, mas a nós não compete irmos nestas festas, nem para, segundo alguns, pregar a palavra de Deus em tempo e fora do tempo. Só Jesus Cristo homem era revestido de poder para vencer todas, eu disse todas, as tentações. Mas, para que este estudo fique ainda mais claro para você, decidimos trazer os principais versículos bíblicos sobre festas mundanas, para que você fique ainda mais vigilante e em constante oração para não cair nos laços do engano. (Mateus 26:41).

Sobre o mundanismo a Bíblia nos ensina “não ameis o mundo”. 1 João 2:15-17.

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida, não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua concupisciência passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

1 Coríntios 10:12 diz: “Assim, aquele que está de pé, cuide-se para que não caia”.

 O apóstolo Pedro nos ensinou em sua primeira epístola que nós devemos nos abster dos desejos carnais. “Que se abstenham dos desejos carnais”. 1 Pedro 2:11.

Nós devemos como estrangeiros e peregrinos neste mundo, nos abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

Em Colossenses 2:8 diz: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo”.

As obras da carne registradas em Gálatas 5:19-21, são manifestas e são conhecidas.

Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.

Em Gálatas 6:14 temos o exemplo do apóstolo Paulo dizendo: “Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo”.

Já, o apóstolo Tiago “irmão do Senhor Jesus” nos ensina que: “Quem é amigo do mundo, é inimigo de Deus”. Tiago 4:4.

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

Em João 17:15 Jesus nos afirma em sua oração sacerdotal falando com o Pai: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno”.

A justificativa é patente diz o Apóstolo Paulo: “Porque ainda são carnais” : 1 Coríntios 3:3. Porquê ainda são carnais? Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos"?

O apóstolo João nos diz: João 15:18-19: “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia”.

Ele, Jesus, nos ensina a renunciar o mundo e a ter um viver digno de um verdadeiro servo de Deus. Tito 2:12.   

A palavra de Deus nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente. 1 Coríntios 3:4,  “Pois, quando alguém diz: “Eu sou de Paulo” e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos?”

Não usem da liberdade para fazer o mal como muitos o fazem. 1 Pedro 2:16.

Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.

1 Coríntios 10:31, “Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

Nem tudo nos convém. 1 Coríntios 10:23. Tudo me é lícito, "Tudo é permitido?", mas nem tudo convém. "Tudo é permitido", mas nem tudo edifica.

2 Coríntios 1:17 – “Quando planejei isso, será que o fiz levianamente? Ou será que faço meus planos de modo mundano, dizendo ao mesmo tempo “sim” e “não”?

Vigilância e oração, são dois ingredientes necessários na vida do Crente. Mateus 26:41. "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."

1 João 2:2, “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo”.

Obras infrutíferas das trevas só dão prejuízos morais e espirituais.

Efésios 5:11. “Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz”.

Mateus 18:6, Afirma: “Mas, se alguém fizer cair no pecado um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar”.

É melhor entrar pela porta estreita e ser salvo. Mateus 7:13-14. “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida, são poucos os que a encontram, são poucos que entram por ela”.

O servo de Deus está no mundo, mas não pertence a esse mundo. Lembre-se, o cristão deve permanecer firme e fiel ao Senhor, seguindo seus mandamentos, 1 Coríntios 10:12). Busque sempre desviar daquilo que é mau e mundano, todo cuidado é pouco porque não se trata de qualquer coisa sem importância, trata-se de sua salvação individual.

Pecados que não parecem pecado mas são pecados.

As Escrituras Sagradas mencionam o pecado da glutonaria mais de uma vez, embora não frequentemente. Em Deuteronômio 21:20, os pais de Israel são ordenados a levar um filho rebelde e obstinado aos anciãos e dizer a eles: "Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão”. Com isso os pais daquele filho rebelde queria dizer que seu filho era um desobediente contumaz e não se importava em fazer as coisas erradas.

Esse mandamento para levar um filho rebelde aos anciãos ainda está em vigor? Em Provérbios 23:20-21, Salomão admoesta o povo de Deus: "Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos”.

Os judeus consideravam a glutonaria ser um pecado sério, e por isso acusaram o nosso Senhor Jesus de ser "um homem comilão e beberrão", (Mt.11:19; Lucas 7:34).

Embora a glutonaria não seja mencionada por nome em Provérbios 23:1-3, a admoestação é importante: "Quando te assentares a comer com um governador, atenta bem para o que é posto diante de ti, e se és homem de grande apetite, põe uma faca à tua garganta. Não cobices as suas iguarias porque são comidas enganosas”. E seria bom ler também os versículos 4-8.

“O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas”. Filipenses 3.19.

Baseado neste texto, conclui-se, que a prática da glutonaria constitui-se em idolatria, pois a comida torna-se um Deus, isto é, a coisa mais importante para a pessoa.
O verbo mais conjugado na vida do guloso é comer, o estômago dele é um deus que precisa ser saciado.

O apóstolo Pedro associa glutonaria a idolatria: “Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias (glutonarias), bebedices e em detestáveis idolatrias”. 1 Pedro 4.3.

O apóstolo Paulo diz que a glutonaria é um comportamento mundano e desonesto. “A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidade, nem em dissoluções, nem em contendas e invejas”. Não devemos praticar qualquer vício relacionados, principalmente, aos elementos drogativos, espumantes, fumantes, alcoólicos e outros do gênero. Romanos 13.12-13. Romanos 12.1-2.

No Antigo Testamento, a glutonaria era algo tão sério, que a associava a rebeldia, o glutão pagava com a própria vida por esse pecado, “Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão. Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra; assim, eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá”. Deuteronômio 21.17-18.

Glutonaria é pecado? Sim glutonaria é pecado. Gula é o hábito de comer em excesso. Reflete falta de domínio próprio e pode causar muitos problemas de saúde. É importante ter uma vida equilibrada, que não é dominada pela comida.

Nossos corpos precisam de comida para sobreviver. Comer também é uma experiência agradável, com muitos sabores interessantes para explorar. Não é errado gostar de comer e querer comida gostosa. Deus criou o paladar.

Dizem alguns historiadores que no tempo das grandes festas dos reis, que às vezes durava meses, que as pessoas comiam, bebiam até passar mal, e ao passar mal colocavam o dedo na garganta para vomitar e depois voltavam para as bebedices e comilanças. Na Bíblia temos dois exemplos destas festas que duravam cento e oitenta dias ou um ano. Daniel 5.1-6. Ester 1.4-6.

O problema é quando abusamos. É normal comer um pouco mais do que devíamos numa ocasião especial mas isso não pode virar hábito. Gula causa muitos problemas à saúde tais como: Sonolência e preguiça, Provérbios 23:20-21, também geram obesidade e doenças diversas.

Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.

Provérbios 23:20-21, nos fala que não devemos comer demais. É claro que isso não significa que você não deve se alimentar direito achando que está fora do peso. Todo mundo está fora do peso, só não podemos é  estar com excesso de peso ou com a falta dele devido à falta de uma boa alimentação.

Comer demais também é um desperdício de comida e dinheiro. Sem falar no desperdício, o Brasil é um dos campeões de desperdícios de alimentos. Os gastos em comida fina e depois em tratamentos de saúde podem levar à ruína financeira. A gula se torna um vício; fica difícil parar de comer. Começa com a decisão de comer mais do que é preciso mas depois o corpo se acostuma e cria a ilusão que precisa comer sempre mais e mais. Se você ainda não viu um programa de televisão chamado de “quilos mortais” e bom que você veja.

A gula é uma forma de excesso. Pode nos destruir. Deus nos deu coisas boas para serem desfrutadas de forma saudável e moderada, 1 Coríntios 6:12. Quando nos deixamos ser dominados pela gula, a comida se torna um ídolo a quem servimos. A glutonaria compete contra Deus pelo primeiro lugar em nossas vidas.

Como vencer o pecado da gula?

Podemos vencer a gula através do domínio próprio e com a ajuda de Deus. Domínio próprio é o poder de dizer “não” ao excesso e é um fruto da ação do Espírito Santo em nossa vida, (Gálatas 5:22-23). Peça domínio próprio a Deus.

Gula pode ser um sintoma de falta de comunhão com Deus e também falta de equilíbrio mental, e porque não dizer que é também uma falta de educação que se adquire no seio da família. Quando nossa satisfação principal não vem de Deus, há uma tendência para cometer excessos noutras áreas da vida. Deus é a única coisa que é impossível ter em excesso. Peça a Deus para ter mais apetite por Ele e menos, ou somente o essencial, pela comida. Procure ter um relacionamento cada vez mais profundo com Ele.

Imponha limites pra você mesmo, não espere o palpite dos outros. O corpo de cada pessoa reage de forma diferente à comida. Analise sua alimentação, faça experiências e descubra o que é bom e saudável para você. Experimente sujeitar o seu próprio corpo fazendo:

Sobre o Jejum. Qual é o Jejum que agrada a Deus?

“Seria esse o jejum que eu escolhi? O dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor? Acaso não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes ir livres os oprimidos e despedaces todo jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? Que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?” – Isaías 58:5-7.

Não é para o ato do jejum em si que o Senhor está olhando, mas para o coração daquele que jejua. Quando uma pessoa decide obedecer a Palavra de Deus, agindo com retidão e justiça, ajudando seus semelhantes e sendo misericordioso com os desamparados, está entregando um verdadeiro jejum ao Senhor, como um perfume suave e agradável. Zacarias 7:9,10.

Como é o Jejum recomendável? Quero lembrar a vocês que o jejum tem por finalidade a mortificação da carne e a santificação de quem Jejua.

O jejum verdadeiro que agrada a Deus é feito desta forma: Separe uma parte do dia ou da noite para buscar a Deus em oração e leitura da Bíblia  se preparando para jejuar da meia noite até ao meio-dia do dia seguinte, sem ingerir nenhum alimento, normalmente o Jejum bíblico é feito da meia noite até ao meio-dia do dia seguinte sem ingerir água, nem outros líquidos e nem comer nenhum alimento. É claro que se você dormir não tem importância, o sono na medida certa de até oito horas diárias é normal mesmo estando jejuando.  Faça um compromisso com Deus, e dedique-se a Ele. Assim você estará sujeitando sua vontade à Deus e controlando seus impulsos com a ajuda do Senhor.

Tem Jejuns parciais? Eu não recomendo jejuns parciais, não é o Jejum bíblico. Mas quem faz achando que agrada a Deus diz o seguinte: Escolha um ou mais tipos de alimentos que costuma apreciar muito e se abstenha deles por alguns dias. Por exemplo, faça um compromisso de não comer doces (açúcares em geral), ou chocolate, ou carnes, ou comidas processadas (tudo que for industrializado), ou mesmo beber refrigerante, ou café, etc. Defina quanto tempo com sabedoria, se 3 dias, 1 semana, ou 1 mês. É um compromisso entre você e Deus, mas não faça um "voto de tolo", que não consiga cumprir.

Outros dizem que o equilíbrio diário é também uma maneira de jejuar, o que eu não concordo porque não é o Jejum bíblico, mas ensinam o seguinte: Decida reduzir as suas porções de comida e se alimentar de forma mais saudável. Ore buscando a ajuda de Deus diariamente para cumprir esse propósito. Compre um prato menor, controle os seus olhos e as mãos enquanto estiver se servindo. Convide a Deus para estar à mesa contigo. Busque o domínio próprio.

Partilhar uma ou mais refeições, também não é o Jejum bíblico, mas ensinam isso para as pessoas fazerem: A Bíblia diz que é bem melhor dar que receber (Atos 20:35). Por isso, escolha um prato saboroso, prepare com amor e convide a quem não pode lhe retribuir essa gentileza. Faça marmitas, entregue a moradores de rua ou a quem tem necessidade, asilos, orfanatos, centros de apoio social. Prepare uma refeição para amigos ou para parentes distantes. Isso na verdade e uma obra social que todo cristão deve fazer, porém, apesar de até agradar a Deus, não é o Jejum bíblico.

Sirva sempre os outros antes de servir a si mesmo. Isso é uma lição de boas maneiras que não se caracteriza como um jejum bíblico. É uma atitude simples mas demonstra que o seu cuidado pelo bem-estar do próximo está acima do seu próprio. Lembre-se que é melhor não fazer nenhum voto, também lembrando que voto é diferente de jejum, tanto um como o outro são necessários e que o faz sempre recebe bênçãos de Deus. É melhor não prometer a Deus do que prometer a Deus que vai fazer e não cumpri-lo. Eclesiastes 5:5.

Decida dizer não hoje mesmo para aquilo que você não pode cumprir com Deus. Tem um ditado popular que diz: “é melhor obedecer do que sacrificar”. Permita que Deus governe todas as áreas de sua vida, inclusive e com preferência, à suas decisões.

Não deixe os anseios da vida se tornarem em um hábito prejudicial à sua vida de comunhão com Deus. Tenha e busque com sinceridade a intimidade com o Espírito Santo e você terá dias melhores. Em uma sociedade, com recursos ou sem recursos, onde comer de mais é normal pra uns e ficar sem comer virou moda na sociedade moderna, se você quiser algo que agrada a Deus, estenda a mão para os menos favorecidos. Isso pode ser difícil no início mas com o tempo você deixa até de contabilizar aquilo que repartiu com os mais necessitados. Vejo muitos fazem isso nas épocas de eleições apenas para dizer que são bonzinhos e merecem a confiança e os votos das pessoas nas próximas eleições, mas vejo também outros que fazem um trabalho silêncio e constante de assistência social que agrada a Deus. De experiência própria quero compartilhar com vocês sem nenhum interesse de galgar os louros dos aplausos. Certa época eu estava fazendo um trabalho social de distribuir cobertores para as pessoas que dormiam nas ruas, nas calçadas, e, como diz a Bíblia: “nos becos e valados”, então alguém que nos ajudava passou a solicitar o cpf das pessoas beneficiadas, então eu e minha equipe tomamos uma decisão de agradecer a doação dos cobertores que viriam daquela pessoa e nós demos os cobertores para todos os que estavam ao nosso alcance ajudá-los.

Por que gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão? Isaías 55.2-3.

As festas mundanas acontecem em diversas datas do ano inteiro. O natal é uma das mais esperadas festas para se gastar, depois vem o réveillon e as viagens de férias e vem logo após outras festividades no calendário de feriados municipais, estaduais e federais. É uma gastança sem precedentes com a gastronomia, com os presentes e principalmente com as compras que geram contas que ficam para pagar nos próximos anos. Em dia de festa a comilança e a bebedeira não tem fim, se faz de tudo para satisfazer o estômago, o egocentrismo  o egolatrismo e a vaidade excessiva que  não tem nada de bom para agradecer a Deus.

Não teem nada para agradecer a Deus por uma criança que um dia nasceu em Belém da Judéia em Israel, para salvar a humanidade da condenação eterna e perdoar nossos pecados.

Os ingredientes que andam sempre juntos e são os primeiros a chegarem nestas festas são: a Bebida, a Carne para o churrasco, o Carvão e a Fumaça. Os que vem logo em seguida são; o Exagero acompanhado da Ilusão; da Falsidade, da Hipocrisia e da Mentira. A família é grande, logo chegam os que se acham “os ricos da família”, a vaidade e o orgulho são notados entre os de espírito  altivo e a avareza é adorada.

Continuam a chegar ilustres convidados nas festas mundanas, são tantas pessoas que o ambiente lota por completo. Logo entra sem chamar atenção alguém que se faz de vítima da sociedade acompanhada de um retraimento e da traição logo querem aplicar um golpe em alguém. Não gostam de falar, estão sempre só a observar em silêncio num canto, seus filhos são a Tristeza e Depressão que entraram na festa e estão encostados nos pais. Enquanto, Carvão, Carne, Bebida e Fumaça trabalham freneticamente, todos se envolvem, a Mentira, a Vaidade, a Hipocrisia, o Orgulho, a Avareza, cada um querendo falar primeiro e não conseguindo, aumentam cada vez mais o tom de voz no desejo de se sobressair. Repentinamente chega uns parentes rejeitados e sem serem convidados que causam estranheza, entra uma senhora alta, bem vestida, com olhar firme e sereno, é a dona Verdade com seu esposo, Senhor Justo Juiz. Quando a Mentira vê estes parentes entrando já não gostou e parou de falar alto e se conteve. O casal Verdade e Justo não avisou mas desta vez trouxeram os filhos que estavam fora e entraram para espanto de todos, o Equilíbrio, o Racional, o Moderado, a Temperança e sua irmã, a Razão. Com a entrada da família Verdade e Justo parece que a festa foi contaminada, nem a Mentira, nem a Vaidade , nem o Orgulho e nem os demais sentiam-se à vontade, o clima parece que ficou pesado, mas, família é família, então, é suportar. Carne, Carvão e Fumaça serviam a todos mas a Bebida foi rejeitada pela Verdade e Justo com seus filhos e filhas. Violência, Contenda, Agressão e Morte não aguentam ver um clima dividido, agiram e a casa virou briga. Dona Vítima e seu marido Retraído que só ficava no silêncio resolveram gritar também, até seus filhos Depressão e Tristeza se expressaram e a festa acabou, cada um indo pra seu lado. Restou na casa, Vítima, Tristeza, Verdade, Justo, Moderado, Razão, Racional e Temperança. É sempre assim, mas é família, e família é família e sempre deverá se reunir. Logo haverá outra confraternização de família e ninguém deverá ficar de fora, mesmo que se necessário for, ser chamado atenção pela Verdade e ou orientado pelo Senhor Justo e até mesmo ser chamado atenção pela Razão mas reunir é preciso, infelizmente ninguém se lembrou do motivo da festa e muito menos se lembraram de agradecer a Deus pelo Seu Filho que um dia nasceu entre os homens para trazer perdão e salvação para todos.

O Cristão precisa entender de que consiste o Reino de Deus, “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Romanos 14.17.
Como se comportaria alguns cristãos gulosos e famintos diante do propósito que tomou o profeta Daniel em recusar a comida do rei, por uma questão de santificação, “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos. Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei. Então, disse Daniel ao cozinheiro-chefe, a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber. Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos. Ele atendeu e os experimentou dez dias. No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei. Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes. Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos. Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor”. Daniel 1.8-18.

Talvez seja em função dos males físicos e espirituais da ganância que a Bíblia recomende a prática do jejum.

O Senhor Jesus recomenda, “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo”, (João 6.27).
A nossa oração diante deste pecado é: “Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios. Não permitas que meu coração se incline para o mal, para a prática da perversidade na companhia de homens que são malfeitores; e não coma eu das suas iguarias”. Salmo 141.3-4.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pastor Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário