segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

O PODER CURADOR DA SANTA CEIA DO SENHOR

O PODER CURADOR DA SANTA CEIA DO SENHOR.

 

Minha intenção em publicar esta postagem é de respeitosamente solicitar aos caros colegas pastores, ministros e dirigentes de igrejas que não se esqueçam dos doentes, acamados e idosos que não podem mais ir ao templo para participar da Santa Ceia do Senhor. Levem ou mandem algum obreiro (a) levar normalmente todos os meses a Santa Ceia do Senhor para estas pessoas. Todas estas pessoas têm gratidão a Deus e sempre ajudaram a obra de Deus, agora não podem mais ir ao templo, merecem receber os cuidados especiais da igreja.

O poder curador da Santa Ceia do Senhor.

Na noite anterior à sua crucificação, Jesus celebrou a Páscoa com seus doze discípulos mais íntimos, os homens que ele tinha escolhido para serem seus apóstolos. A Páscoa, naturalmente, foi a grande festa memorial da Velha Aliança: ela comemorava como Deus tinha livrado os israelitas da sua escravidão egípcia, e feito deles um povo livre, Êxodo 12:25-27. Quando sua ceia estava terminando, Jesus instituiu uma festa memorial da Nova Aliança:

"Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomei o pão, e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós ; fazei isto em memória de mim. Por modo semelhante, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim". 1 Coríntios 11:23-25.

A Ceia do Senhor é uma comemoração de Jesus Cristo. O pão representa seu corpo, tão cruelmente quebrado na cruz por crimes que ele nunca cometeu. O cálice representa seu sangue, derramando tão livremente para pagar pelos pecados daqueles que ele ama tanto.

A Ceia do Senhor não é um mero ritual, não é simplesmente uma ordenação a ser "observada". É um memorial vivo que deriva seu profundo significado da natureza gloriosa daquele que está sendo lembrado, do poder de seus sacrifícios, e da condição dos corações daqueles que participam.

"Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha. Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignadamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e bebe do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si mesmo". 1 Coríntios 11: 26-29.

Se não comemos os elementos da ceia de modo correto, com nossos corações e mentes focalizados em Jesus Cristo o nosso Senhor e Salvador, então comemos em vão.

Por outro lado, a Ceia do Senhor não é algum tipo de sessão na qual Jesus é misticamente contatado e recrucificados para nós. Jesus foi oferecido uma vez por todas no Calvário:

"Porque Cristo não entrou em santuários feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote a cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio. Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestasse uma vez por todos, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. E, assim como os homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez , sem pecado, aos que o aguardam para a salvação”. Hebreus 9:24-28.

A Ceia do Senhor não é um sacrifício feito por homens, como muitos entendem no conceito de fazer um ritual como por exemplo "uma missa"; é uma comemoração de Jesus e de seu sacrifício feito uma vez por todas. Não há transformação mística nos elementos da ceia. Não encontramos "transubstanciação" nas Escrituras. Ao contrário, Jesus deixa claro que os elementos representam meramente seu corpo e sangue. Jesus instituiu a ceia antes de sua crucificação; ele estava em forma corpórea, com seu sangue correndo através de suas veias, quando disse:

"Tomai, comei; isto é o meu corpo. A seguir, tomar um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desta hora em agora, não bebai deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai". Mateus 26 : 26-29.

Observe que, depois de se referir ao cálice como seu "sangue", ele então chama o mesmo cálice de "fruto da videira". Entendemos, pelo contexto, que o pão e o fruto da videira são metaforicamente seu corpo e seu sangue, porém não literalmente.

Talvez a melhor maneira de começar a entender a verdadeira importância da Ceia do Senhor seja contemplar o contexto em que o Senhor a instituiu. Como notamos no começo deste artigo, Jesus instituiu a Ceia na noite anterior à sua crucificação. Esta é a noite em que o traidor, Judas Iscariotes, cometeu sua má obra. Assim, quando lemos sobre o Senhor instituindo sua Ceia nos Evangelhos, lemos sobre ela no contexto de sua traição, prisão, julgamento e crucificação. Ao comer a Ceia, então, imagens poderosas são trazidas à mente do cristão, imagens que têm um efeito profundo sobre seu coração.

Ao tomarmos a Ceia do Senhor, somos lembrados da multidão armada que veio prender Jesus. A má intenção de Judas Iscariotes e sua covardia ficam evidentes pelo modo como veio pegá-lo sob a cobertura da escuridão. Somos lembrados do fato que Pedro, em seu zelo mal orientado, cortou a orelha do servo do sacerdote, e que Jesus, repreendendo Pedro, curou a orelha do homem. Somos lembrados do presunçoso e hipócrita sumo sacerdote, que teve a ousadia de acusar Jesus de blasfêmia. Lembramo-nos como ele foi abandonado pelos seus próprios apóstolos, e o mesmo Pedro veementemente negou conhecê-lo. Somos lembrados da pompa e arrogância de Herodes, que queria ver Jesus fazer milagres, como se ele fosse alguma espécie de espetáculo de circo. Somos lembrados de como eles venderam seus olhos, cuspiram nele, esbofetearam-no, e disseram: 

"Profetiza-nos, quem foi que te golpeou". Somos lembrados do fato de que os soldados romanos açoitaram-no, então envolveram-no num manto púrpura e zombaram dele, golpeando-o com uma cana.

Somos lembrados de como seu povo gritou, "Não temos outro rei além de César”.

E, naturalmente, nos lembramos de como ele carregou a cruz de madeira até o Gólgota. Lembramo-nos de como ele foi pregado na cruz e levantado como um objeto de vergonha e ridículo. E, de fato, ele foi ridicularizado pelo povo, pelos seus governantes, pelos soldados romanos e até por um dos criminosos que estavam sendo crucificados ao lado dele.

E nos lembramos também de que ele fez isso tudo por nós. Mas também nos lembramos que seu túmulo não ficou ocupado por muito tempo, o seu túmulo está vazio, ele ressuscitou dentre os mortos.

Lembremo-nos que ele ressurgiu, ressuscitou como tinha dito, da sepultura saiu ao terceiro dia como havia dito aos seus apóstolos. 

Lembramo-nos como ele apareceu aos seus discípulos para provar que era Ele mesmo, disse: "Põe teu dedo aqui, e olha para minhas mãos; e põe tua mão aqui, e põe-na em meu lado". Lembramo-nos que ele ascendeu ao céu, e está entronizado à direita do Pai, e que ele impera como Rei, até o dia glorioso quando ele vier novamente para levar todos os seus fiéis servos ao lar paternal para vivermos na eternidade da glória prometida. Assim, mesmo quando olhamos para trás com tristeza angustiada por tudo o que ele sofreu por nossa causa, podemos esperar com alegre antecipação por sua volta gloriosa.

A Ceia do Senhor é uma festa memorial de grande poder. Ela tem o poder de levar aqueles que a comem a desejar servir seu Senhor com todo o seu ser. Seu impacto naqueles que o tomam é tão profundo como seus elementos, o pão sem fermento e o suco de uva não alcoolizado são simples dois elementos que Jesus usou e que ele nos recomendou. Qualquer um que realmente deseje a Jesus quererá aproveitar a oportunidade de serví-lo para congregar-se com outros da mesma fé para tomá-la no dia e horário marcado por cada igreja ou congregação evangélica.

Para Participarmos da Santa Ceia do Senhor devemos refletir sobre estes tópicos abaixo relacionados ao texto de Marcos 14.22-25.

A) A Ceia do Senhor é um sinal visível, no qual o Cristo crucificado é colocado diante de nós; é o sacramento do Novo Testamento pelo qual, recebendo o pão e o vinho, temos comunhão com Cristo, sendo nós participantes da Sua carne e sangue e dos benefícios que advêm da Sua morte. A Ceia do Senhor é o sacramento no qual dando-se e recebendo-se pão e vinho, conforme a instituição de Cristo se anuncia a sua morte, e aqueles que participam dignamente tornam-se não de uma maneira corporal e carnal, mas pela fé, participantes do seu corpo e do seu sangue com todas as suas bênçãos para o seu alimento espiritual e crescimento em graça. Antes de o Senhor Jesus Cristo deixar a terra, ele estabeleceu duas ordenanças para a igreja local. Elas são o Batismo e a Ceia do Senhor. Nem uma ordenança tem qualquer poder salvador, mas, o batismo é uma ordenança de identificação, enquanto a Ceia do Senhor é uma ordenança de comemoração! Vejamos as setes razões, porque devo participar da Santa Ceia.

B). Para ser obediente ao Senhor. Mt. 26.26. E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. 

C). Em memória à morte do Senhor. Lc. 22.19. E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. 

I Co. 11.24. E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

25. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

D). Para confessar que, pelo sangue de Jesus, temos o perdão. Mt. 26.28. Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

E). Para ter comunhão com Cristo e com os crentes. I Co. 10.16. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

17. Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.  

F). Para participar da vida eterna. Jo. 6. 54, 55,56 E 58. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

55. Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.

56. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

58. Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre. 

G). Para oferecer gratidão e adoração. Ap. 5.9. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;

13. ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.

14. E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.

H). Para anunciar a volta do Senhor. 1 Co. 11.26. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

I). A Ceia do Senhor é um momento de reflexão, lembranças e regozijo! Ela nunca deve ser celebrada sem um exame aprofundado do nosso coração. Portanto, venhamos a ele com santo coração. É necessário participar da Ceia do Senhor com os corações agradecidos, cheios de amor, reconhecidos de nossas próprias fraquezas, mas purificados. Portanto, participe dos elementos com confiança, arrependido, humilde, cheio de amor, e você será profundamente abençoado pelo Senhor que os elementos representam.

Recomendações para a cura de nossas doenças através da Santa Ceia do Senhor.

AA). Aos que se encontram enfermo, com alguma doença, a Palavra de Deus tem palavras a este respeito; Palavras estas que Deus tem zelo em cumprir, pois Deus é fiel e cumpre com suas palavras. Deus cumpre todas as suas promessas, e aqui falamos da promessa da cura de nossas doenças. (As doenças não são nossas, mas costumamos dizer que são).

Vou falar de dois salmos que fala sobre isto; Salmos 103:3 - Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades. Aqui vemos que (Ele) Deus é quem sara todas as nossas enfermidades. O Salmos 147:3 diz também que Jesus “Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas...”.

BB). A primeira coisa que precisamos saber é que precisamos ser quebrantado; Vemos neste versículo que Deus sara os quebrantados de coração, logo devemos entender que precisamos ter o coração quebrantado para sermos curados.

Pois os corações soberbos certamente não alcançam a cura, e se quebrantar é uma atitude nossa, a exemplo do ovo da galinha para o pintinho nascer e viver ele precisa quebrar o ovo e se libertar é assim também com o homem o quebrantamento é um processo de dentro para fora. Olha o que diz a bíblia: Isaías 53:4 nos assegura que:  Verdadeiramente ele tomou sobre si as “nossas enfermidades” e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Em Isaías 53:5 diz “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e “pelas suas pisaduras fomos sarados”.

Nestes versículos vemos que Jesus Cristo verdadeiramente levou nossas enfermidades e dores, assim como também traz a Paz e Salvação, ele também já nos traz a cura. A condição é a mesma da Salvação, fé em Jesus Cristo, o mesmo que salva é a mesma fé que nos proporciona a cura. A palavra salvação quer dizer cura total do corpo da alma e do espírito.

CC). Em Hebreus 11:1 nos diz: Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Diz ''firme fundamento'' firme certeza, ainda que não esteja vendo, ainda que não pareça, ainda que digam o contrário, devemos ter a certeza que Jesus Cristo já curou, pois ele levou sobre sí na cruz do calvário todas as nossas dores e enfermidades Creia, acredite, confie e tenha fé que o Deus de ontem é o mesmo Deus de hoje e o será para sempre.

DD). Em Mateus 4:23 diz que Jesus percorria todas cidades. “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”. Aqui vemos que Jesus cura todas as enfermidades sem exceções, não há nada que ele não possa curar.

Deus só não cura se faltar a fé,  pois a falta de fé é que impede o agir de Deus, a incredulidade impede as maravilhas de Deus assim como podemos ver em Mateus 13:58, “E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles”. O que fazer quando faltar fé? Peça que Ele te dará liberadamente; “E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade”, (que é falta de fé). Marcos 9:23,24.

Devemos ter fé, crer realmente que Deus nos cura de todas as doenças, pois a palavra dele nos diz, que se pedirmos crendo sem duvidar, ou seja com fé, com a certeza, ai sim receberemos tudo quanto pedirmos a Deus. Isto de acordo com Mateus 21:22, “E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”. A saúde esta incluída em tudo. Em Lucas 4:18 encontramos a seguinte afirmação de Jesus: “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração”, aqui vemos que Deus pode usar um servo dele para curar uma pessoa, e vemos mais uma vez que o coração deve ser quebrantado, pois esta escrito: ''Enviou-me a curar os quebrantados de coração”.

É como se Jesus tivesse dito que todos os quebrantados de coração serão abençoados com toda sorte de bênçãos conforme Deuteronômio 28.1-14.

EE). O que quer dizer quebrantado? Quebrantado significa enfraquecido, abatido, sem forças. É o particípio passado do verbo “quebrantar” cuja origem etimológica é do latim “crepare” que significa “quebrar”, “estalar”, “rachar”. Na Bíblia Sagrada, a palavra “quebrantado” surge em algumas passagens, com o sentido de “enfraquecido”. Por exemplo, no livro de Jó, quando ele suplica a Deus dizendo: “O meu espírito está quebrantado, os meus dias se extinguem, a sepultura me está preparada”, Jó 17:1; ou no livro dos Salmos: “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito”. Salmos 34:18. Um coração quebrantado é um coração que não está endurecido, que foi transformado por Deus.

O homem quebrantado, na sua fraqueza percebe que precisa de Deus e no seu quebrantamento se entrega em um coração contrito, e humilde, neste momento pede perdão de suas iniquidades pelos pecados da alma e Deus concede o perdão e com o perdão a cura, dando saúde física, da alma e espiritualmente em todos os sentidos  até o corpo pode alcançar este tipo de cura.

O que se deve fazer para alcançar a bênção da cura interior? Deve Buscar a Deus com coração quebrantado, pedir a Deus com fé pois: Mateus 21:22 diz: “E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”. Em Lucas 1:37 também está escrito: “Porque para Deus nada é impossível”. Busque a Deus na igreja, Ore a Deus na igreja, e em sua casa e em todo lugar, Jeremias 29:13 diz: “E buscar-me-ei, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Em Hebreus 11:6 também diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

Temos que conhecer a palavra de Deus, pois é o ouvir a palavra de Deus que nos traz a fé. Romanos 10:17, De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

Portanto se você tem uma doença saiba que Deus pode te curar, busque a Ele peça a Deus com fé crendo realmente que Deus pode curar, pois Jesus Cristo já levou sobre si toda enfermidade toda doença, assim como nos traz a paz e a Salvação. Pela fé poderemos alcançar aquilo que não conseguimos por nossas forças físicas, pelo dinheiro que temos ou por qualquer outra coisa importante desta vida secular, a única coisa que move o agir de Deus em nosso favor é a fé. Digo isso com experiência própria.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pastor Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário