segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

O MINISTÉRIO PASTORAL ESTÁ SENDO ULTRAJADO

O MINISTÉRIO PASTORAL ESTÁ SENDO ULTRAJADO.

 

O que é ultrajar?

Injuriar, insultar, atentar contra a honra ou a dignidade de outras pessoas.

O que significa a palavra ultrajar na Bíblia?

O verbo transitivo direto ofender que é a mesma coisa que ultrajar, significa: insultar gravemente a honra de alguém; proferir afrontas ou insultos, exemplo: ultrajou a  (o) colega de trabalho. Desrespeitar; não respeitar uma lei, um regulamento, uma norma ou princípio como: ultrajava as normas da Língua Portuguesa. Etimologia (origem da palavra ultrajar). Pode ser transliterada também como: desrespeitar, não respeitar as normas, regulamentos, princípios e mandamentos da Bíblia Sagrada.

Quero lembrar que quem faz curso ou faculdade teológica é formado, diplomado ou certificado como teólogo, para ser pastor tem que ser qualificado e convidado pelo seu pastor e pelo ministério que você é membro, daí você será convocado para uma cerimônia ou convenção de seu ministério onde você será consagrado e ungido a pastor pelo seu pastor Presidente ou quem ele delegar esta autoridade e autorização para fazê-lo.

O chamado de um obreiro para a obra de Deus tem um preço: negar-se a si mesmo e dar toda honra, toda glória, todo o louvor e toda a sua vida em favor da obra de Deus voluntariamente.

No chamado do apóstolo Pedro para a obra de Deus, Jesus repetiu três vezes: “Pedro,  tú me amas”? E Pedro respondeu  sim Senhor  tú sabes que te amo. E Jesus lhe disse “...apascenta as minhas ovelhas...”. Jo.21:15-17. Veja bem que Jesus repetiu três vezes esta pergunta fazendo com que Pedro também respondesse três vezes.

Sobre minhas postagens esclareço o seguinte: Quando faço alguma crítica ela é seletiva e são direcionadas para os que são mercenários, lobos devoradores e hereges. Os apóstolos já previam que eles surgiriam para trazer danos ao rebanho do Senhor Jesus, portanto não é nenhuma novidade ou linguagem politicamente incorreta, mas é necessário que eles sejam denunciados, suas obras demonstram o seu caráter.

São abundantes as passagens bíblicas que denunciam os maus obreiros, os maus pastores e líderes evangélicos.

"Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; e que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, pervertidas, para atraírem os discípulos após si”. (At 20:29-30).
"Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas". (Fp 3:18).

"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples”. (Rm 16:17-18).

"Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade”. (2 Tm 2:16-19).

O ministério do próprio Senhor Jesus era cheio de alertas e advertências para que os discípulos tomassem cuidado com os fariseus, com os Saduceus e suas doutrinas, além de seu comportamento cheio de hipocrisia, malícia e engano. Afinal, não foram ladrões e prostitutas que entregaram Jesus à morte: foram líderes religiosos.

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores... Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas, (poder civil e religioso). Adverti, e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus... Acautelai-vos, que ninguém vos engane". (Mt 7:15; 10:17; 16:6; 24:4).

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade". (Mt 7:21-23).

Portanto quando você escuta ou lê algo que eu disse sobre líderes religiosos, isso não é para ser generalizado. As instituições chamadas por eles de "igreja" obviamente não têm fundamento bíblico, pois são facções que dividem os crentes por diferentes nomes. Mas quanto às pessoas de seus líderes sei de muitos pastores e líderes evangélicos, e outros clérigos que são sinceros, honestos e dedicados ao Senhor e à Palavra de Deus . O que a alguns pode faltar em conhecimento da sã doutrina, sobra em carinho e dedicação no evangelizar os perdidos, e pastorear e ensinar as ovelhas de Cristo. Eu mesmo fico feliz quando ouço algum pregador falar do evangelho puro da salvação e da graça de Deus sem mistura.

Mas conhecendo a natureza humana, sabemos que o desejo do homem não é apenas de dinheiro, como geralmente acontece entre líderes de igrejas neo-pentecostais que pregam curas e prosperidade enquanto enchem os bolsos, vivem em mansões e compram jatos e helicópteros. Não precisa ter muito discernimento para identificar que alguns desses são lobos que mal conseguem esconder a cauda por debaixo da pele de ovelha. Estão de olho na gordura das ovelhas e não no seu bem estar. Já em Israel havia pessoas com essa índole e o Senhor deixou isso bem claro no livro de Ezequiel:

"Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam... Vivo Eu, diz o Senhor, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas... Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto". (Ez 34:2-10).

O contraste entre os que buscam o próprio interesse e aquele verdadeiro Pastor, que é Cristo, Jesus mostrou no Evangelho de João:
"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”. (Jo 10:10-14).

Então não considere as críticas que faço às instituições, doutrinas e comportamentos reprováveis de homens mercenários como algo generalizado.

Muitos evangelistas e pastores entram na obra do evangelho, pobres e saem mais pobres ainda, porque gastam o que têm e às vezes a própria vida por amor ao Senhor. São dedicados às almas que precisam de salvação e às ovelhas de Cristo que precisam de alimento e pastoreio. Cada um tem um chamado diferente, então não podemos criticar quem é pobre ou quem é rico financeiramente, o que não é aceitável é o obreiro explorar o rebanho e suas ovelhas para se enriquecer ilicitamente.

Deus usa esses irmãos na obra como usou Elias e Eliseu, que foram profetas dados, não aos judeus que estavam adorando no lugar instituído por Deus, mas justamente fora de Jerusalém, para onde haviam sido levadas as dez tribos por obra do ímpio e idólatra Jeroboão. Mesmo lá fora e em Jerusalém, o lugar onde Deus havia colocado o seu nome e centro de toda adoração, Deus ainda tinha provisão para o seu povo através daqueles profetas.
Mas podemos ver às vezes entre líderes religiosos, muitos outros que não buscam o enriquecimento material. Você encontra outras motivações não menos egoístas. O ser humano não é ávido só por dinheiro, mas também por poder. Em meio à onda de prisões e condenações por corrupção, foi colocado num lugar estratégico, um cartaz para promover uma série motivadora da corrupção no meio evangélico. A série  cinematográfica mostra um ator no papel de um político corrupto que chega à presidência por meio de crimes e estratagemas. Ele não busca dinheiro, ele busca poder, por isso o cartaz traz um recado aos políticos corruptos e líderes das religiões com incentivos gritantes e motivacionais a fim de demonstrar que o ser humano tudo pode, mesmo que não seja lícito. O que vale para estas pessoas é o poder pelo poder.

Volto a afirmar que existe sim milhões de pregadores, pastores, líderes religiosos evangélicos e clérigos em geral que são sinceros e honestos, pessoas humildes que estão na obra do Senhor pelo amor a Cristo e às ovelhas.

Às vezes temos o prazer de encontrar alguns destes servos fiéis aqui e sei que teremos prazer de abraçar a muitos quando chegarmos lá na glória. Então o Senhor irá revelar até onde tudo o que fizemos foi construído com material nobre ou com palha descartável. Toda a glória então será só dEle, pois nada mais fomos que instrumentos aqui nesta terra.

A Bíblia nos revela o que verdadeiramente somos aqui na terra; não passamos de meros instrumentos nas mãos de Deus.
"Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. Ninguém engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus”. (1 Co 5:3-23).

Acredito que todos concordam com a máxima corrente entre os usurpadores do poder que diz: “todo poder corrompido procura corromper outro poder”. E ainda alguém sugeriu ir mais longe. Quanto mais altas forem as pretensões do poder, mais desumano e opressor ele será. Todo poder político ou religioso é, na melhor das hipóteses, um mal necessário, o que a Bíblia não admite é as lideranças das igrejas, principalmente as evangélicas, se corromperem e fazer parte de grupos que “roubam” e fingem serem roubados, são ladrões e fingem ser honestos, são bode e fingem ser ovelhas, são ilusionistas, milagreiros e fingem serem tão santos que os milagres só acontecem através deles ou de suas igrejas.

Mas quando a coisa transcende para o espiritual, com pastores agindo como coletores de propinas para distribuir verbas públicas, a corrupção atinge sua forma mais covarde e traiçoeira. É como se a corrupção fosse terceirizada via igreja, e os pastores agissem como sacerdotes do estado, o Bezerro de ouro sendo literalmente construído por seus novos ministros. “Eles mergulharam na corrupção, como nos dias de Gibeá”. (Oseias 9.9).

Alertas da Bíblia para que a igreja volte urgentemente para os princípios elementares e fundamentais da defesa da fé e não aceitação, por conveniência ou comodismo, dos ensinamentos inadequados da Teologia moderna.

Na segunda carta do apóstolo Paulo a Timóteo, capítulo 3, versículos um ao nove encontramos os seguintes dizeres:

“1.     Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;

2. porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3. sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4. traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5. tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

6. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências,

7. que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

8. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

9. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles”.

O profeta Jeremias 23:1-4;9-11, também profetizou a respeito do assunto dizendo:

1.    Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor.

2. Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor.

3. E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão.

4. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.

9. Quanto aos profetas. O meu coração está quebrantado dentro de mim; todos os meus ossos estremecem; sou como um homem embriagado e como um homem vencido pelo vinho, por causa do Senhor e por causa das palavras da sua santidade.

10. Porque a terra está cheia de adúlteros e a terra chora por causa da maldição; e os pastos do deserto se secam, pois a sua carreira é má, e a sua força não é reta.

11. Porque tanto o profeta como o sacerdote estão contaminados; até na minha casa achei a sua maldade, diz o Senhor.

A maioria absoluta das igrejas evangélicas teem líderes honrados e verdadeiros luzeiros de sabedoria de Deus.

1 – Não devemos confundir esses comportamentos errados como algo normal no meio evangélico. Esta conduta errada destes maus obreiros tem como objetivo enriquecer seus líderes e não ajudar aos necessitados, onde o deus deste século é mais a barra de ouro no bolso ou no banco do que o valor espiritual do sacrifício vicário de Cristo Jesus para salvar os pobres e perdidos pecadores. Rm.12.1,2.

 2 – Quando os evangélicos eram a minoria, havia um sentimento de certo e errado, de comportamento ético e temor às recomendações bíblicas.  Hoje eles dividem o poder com seus pares e muitos agem como instrumento do maligno dizendo-se chamados por Deus.  

 3 – Em breve, se a igreja não se voltar contra esse tipo de comportamento e aceitar ser corrompida por conveniência ou vontade própria, tais apostasias serão cobradas na vinda de Jesus para arrebatar os fiéis da terra; os falsos profetas e pastores sofrerão a perseguição implacável do Anticristo contra todos aqueles que se disseram comprometidos com o evangelho de Cristo ou não, que protestarem contra essas aberrações, ou seja, vão querer justificar o injustificável, cometeram tais pecados conscientemente e seus nomes não estarão escritos no livro da vida.   

4 – A acusação típica mais leve feita contra qualquer cristão que tenha uma preocupação ética, moral e social é a taxação de serem usurpadores do poder que pertence somente à Deus. Eles agem e seguem com perseguições pessoais aos seus opositores, práticas estas que já destruíram muitas vidas e carreiras no passado e que estão destruindo no presente. Estes são os que praticam a iniquidade blasfemando contra Deus e dizendo-se profetas de Deus.  

5 – A maturidade espiritual tem seu preço e não se adquire rapidamente. O crescimento súbito da igreja evangélica não produziu milagres, mas apenas números de pessoas interessadas em benefícios pessoais de suas lideranças e de seus membros. A conversão e crescimento requer uma alteração da vontade e do comportamento dos que desejam ingressar no caminho certo. Jesus ao ser assunto aos céus enviou dois anjos para dar instruções e mandou seus apóstolos irem para Jerusalém e ficassem no cenáculo do templo até que do alto fossem revestidos de poder na descida do Espírito Santo o consolador amado. Eles ficaram até o pentecostes e do alto foram cheio do Espírito Santo e foram observadas entre eles “línguas repartidas como que de fogo". Atos dos apóstolos capítulos 1 a 4. A unção do Espírito Santo desceu sobre o apóstolo Pedro e ele ganhou milhares de pessoas para Jesus logo nos seus primeiros discursos que na verdade eram pregações cheias do poder e da unção do Espírito Santo de Deus.   

6 – O cristianismo não está em perigo e continuará a florescer e crescer de forma lenta mas resoluta em grandes ou pequenos grupos não afetados pela corrupção de Mamon.

E que não esqueçamos a palavra dura do Senhor da Igreja: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! ...”. (Mateus 23.15a), “Apartai-vos de mim malditos, para o fogo eterno, não vos conheço”.

Assim como existe os maus pastores e líderes evangélicos, existe uma grande quantidade, a maioria absoluta, que são fiéis ao Senhor Jesus e ao ministério pastoral.

Simplificando o ministério pastoral, já dizia o apóstolo Paulo que: “quem deseja o episcopado, excelente obra deseja”.1 Tm.:3.1.

Você sabia?

-Que 97% dos pastores em atividade já foram traídos ou falsamente acusados pelos seus lideres de confiança, só porque não se sujeitaram aos seus desmandos e às suas ambições?

-Que 70% dos pastores já lutou contra a depressão gerada por rejeitarem a mentira e seguiram fiéis a Deus, mesmo sendo pisoteados diuturnamente ?

-Que cerca de 1.500 pastores desistem do ministério pastoral a cada mês e apenas 10% se aposentam como pastor de igrejas ?

-Que 58% dos pastores, se tivessem outra fonte de renda, desistiriam do ministério?

-Que 80% dos pastores sentem desencorajados na luta ministerial, mas continuam mesmo assim?

-Que 94% das famílias dos pastores sentem a pressão do ministério, principalmente os filhos dos pastores?

-Que 45% das esposas de pastores dizem que o maior problema da vida delas é o esgotamento de seu marido?

-Que 78% dos pastores não tem amigos íntimos, mas têm intimidade com o Espírito Santo de Deus e por isso conseguem sobreviver na carreira ministerial de pastor?

-Que 90% dos pastores trabalham entre 60 e 80 horas por semana; o pastorado é de tempo integral, não tem fim de semana e nem feriado para descansar e muitos raramente saem de férias com suas famílias?

-Que o índice de suicídio entre pastores vem aumentando por causa da síndrome do pânico e doenças mentais e emocionais?

-Por isso é necessário que você ore pelos pastores e líderes evangélicos que se dedicam com amor à obra de Deus; não os julguem por alguns erros, porque ninguém é santo e ninguém consegue ser cem por cento perfeito e sem cometer alguns erros. Isso só Jesus Cristo foi capaz de ser e de fazer.  

-Os pastores e líderes evangélicos são seres humanos como qualquer homem na face da terra e podem errar também, por isso é que temos o dever de ajudá-los em oração.  

-Todo pastor, como um ser humano que é, também precisa tempo para se divertir com sua família, ser social com a igreja e com os amigos, e até com os descrentes.

-O lazer, o descanso e férias também são necessários para o pastor e sua família, todo ser humano necessita de lazer, de descanso e de férias.

-Apesar das dificuldades do cargo que ocupam e das dificuldades que a igreja possa enfrentar, o pastor tem que estar preparado para estes embates das lides ministeriais, mesmo que os problemas sejam os mais difíceis da sua vida.

-O pastor sempre deve estar ao lado de suas ovelhas e deve sempre defende-las.

-As vezes o pastor é a única pessoa ou a última pessoa que um crente atribulado venha a consultar e o pastor sempre deve cuidar, alimentar e ensinar as suas ovelhas com amor e dedicação.

-Antes de vir dar broncas e lição de moral no seu pastor, pense e repense no que é o ministério pastoral. Cada pastor tem um chamado de Deus para cumprir um propósito aqui na terra, mas todos teem a missão principal que é a de ganhar almas para o Senhor Jesus. Mt. 28.

Então o que é ser pastor?

Ser pastor está considerado entre as quatro profissões mais difíceis nestes tempos de modernidade teológica e mesmo não sendo uma profissão mas um chamado de Deus para a sua obra o verdadeiro pastor não tem contagem de tempo de serviço e nem assinatura em uma carteira de trabalho. O pastor, se quiser se aposentar pelo “INSS" tem que pagar 35 (trinta e cinco) anos de contribuições. Ser pastor é ter e cumprir o chamado de Deus para a Sua obra.

Um pastor deve ser:

Entre tantas obrigações o pastor também deve ser: excelente pregador, exemplo dos fiéis, pai amoroso, marido exemplar, conselheiro de todas as horas, conferencista, planejador eficiente, deve se orgulhar de ser Ministro do Evangelho, visionário inovador, diretor e criador das demandas sociais da igreja, mentor de preservação da teologia conservadora, amigo de todos, babá das crianças da igreja, reconciliador inigualável, conselheiro matrimonial, conselheiro da juventude por suas experiências,  líder por excelência, professor da Bíblia, intercessor confiável, e por aí vai.

O pastor atuante também é:

Porteiro do templo, na falta deste, motorista dos irmãos em Cristo quando necessário, ajudante de limpeza da igreja se faltar o responsável, músico e líder de louvor, incentivador de grupos de oração, orando com eles e por eles.

Bombeiro das chamas indesejáveis de críticas contra si, contra a sua igreja, seus membros e sua administração. Todo Pastor enfrenta constantemente críticas que dizem ser construtivas, mas se esquecem que não existem críticas construtivas que podem ajudar o pastor em alguma coisa a não ser tentar derrubá-lo tais como:

-O seu sermão, o seu ensino teológico ou a sua pregação ou a sua ministração não me convenceu e não me agradou, estão defasados, são antiquados e antigos demais, é melhor o senhor rever os seus conceitos porque senão daqui alguns dias o pastor estará sozinho na sua igreja. A sua igreja não tem diversão para as crianças, nem para os adolescentes, nem para os jovens e nem para os adultos, por isso que a igreja está vazia e não cresce. (Será que a igreja tem que ser parque de diversões ou circo para agradar? Isso é desvio de finalidade).

A sua igreja não tem luzes de diversas cores, o templo não é pintado de preto, como que o senhor quer que sua igreja cresça? Resposta do Pastor: aqui é uma casa de oração conforme a Bíblia que é a palavra de Deus nos ensina em: Isaías 56:7; Marcos 11:17; Mateus 21:13; Lucas 19:45-48; Jeremias 7:11.

Deus nos ensina que a “Sua casa é casa de oração para todos os povos” e não boate, pista de carnaval, palanque político e muito menos lugar de se apresentar com aparência de santidade só para enganar os neófitos na fé. Foi por isso que Jesus declarou que quem assim procede parece sepulcro caiado, por fora está bonito, mas por dentro fede a carniça do pecado, arrotam santidade mas estão podres e imersos na lama do pecado. Mateus 23.

-O culto é muito longo pra você também? Alguém pode até dizer que sim e completam, “o de hoje então foi uma “eternidade”. Lembre-se que o culto foi celebrado para o Senhor Jesus e não para você. O culto deve ter horário para começar e horário para acabar e só exceder o  horário caso haja uma justificativa plausível.

-Os filhos do Pastor não são um exemplo para ninguém e de acordo com os descrentes eles não são exemplo de Cristãos. E você e sua família são exemplo dos fiéis e se julgam mais santos do que os outros? Infelizmente os presídios têm uma grande quantidade de presos que são filhos de pastores.

-Uma das coisas mais difíceis na vida de um Pastor é saber que muitas das pessoas que dizem que o amam, são traidores e um dia o colocarão para fora da igreja. Sem comentários, já vi pastor morrer à míngua e sem socorro de ninguém, e ainda a viúva ficou com as crianças que eram pequenas, sem socorro de seus familiares e de sua igreja.

-O Pastor é muitas vezes a pessoa mais solitária da congregação, muito embora seja sempre solidário com todos indistintamente.

-Você pode ver um pastor sendo cercado por centenas de pessoas, mas muito raramente haverá pessoas interessadas em seus problemas, necessidades, dificuldades ou mesmo doenças incuráveis. Todos querem a solução dos seus problemas, mas acham que o pastor não tem nenhum problema.

-Nem podemos mencionar as exigências e rótulos que as igrejas e congregações colocam sobre os filhos do Pastor.

Por isso, gostaria de lhe dar um conselho pastoral:
Se você tem um pastor ou tem como amigos os filhos de pastores, cuide bem deles com carinho, proteja-os, ore por eles, apoie-os, mas, acima de tudo, ame-os e orem por eles e por suas famílias.

A Bíblia diz o seguinte sobre o ministério pastoral.

Jeremias 3:15. "E eu lhes darei pastores de acordo com o meu coração, para que possam alimentá-los com conhecimento e compreensão".

Portanto, tenham todo cuidado e amor para com eles porque em Hebreus 13.17 diz que: "eles cuidam de suas almas como aqueles que devem prestar contas".

Devemos honrar a vida de todos aqueles Homens de Deus que sacrificaram e sacrificam tantas coisas, sacrificam a si próprios, incluindo até algumas das necessidades de sua família, para atender o chamado de Deus.

Valorize o tempo que o seu pastor dedica em oração por você. Você não sabe o quanto a família do seu pastor valorizaria esse tempo ao lado dele.



Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário