sexta-feira, 22 de setembro de 2017

O QUE É UM PALCO

O QUE É UM PALCO.


Não existe palco sem platéia. Palco é um lugar de apresentações artísticas e ou teatrais.
Os primeiros teatros foram construídos pelos gregos. Construídos ao ar livre, os assentos eram dispostos numa colina inclinada e o palco era apenas um relvado. Os teatros gregos não começaram com atores mas sim com números de canto e dança em honra aos deuses.

Todo teatro é composto por:

Plateia: local onde o publico assiste as apresentações e ou representações.

Palco: Local onde os artistas apresentam e ou representam seus shows.

Áreas de serviço: locais onde existem oficinas, por exemplo para construção de cenários. Locais de entradas e saídas do público e venda de ingressos. Áreas de alimentação, áreas de venda de material pertinente ao que está sendo apresentado, etc.


Existem vários tipos de palco, tais como:

Palco italiano:
 Onde os espectadores assistem à representação pela frente. Este palco tem uma cortina que é fechada para mudança de cenários, contagem do tempo ou final da apresentação. Este tipo de palco é separado da plateia pelo fosso da orquestra.

Palco de arena:
Circulo situado no centro da palteia que o público se senta em arquibancadas ao redor. Os teatros de arena são menores e o público apresenta uma relação mais estreita com os artistas.  Este tipo de palco permite cenários limitados.

Palco semi-arena:
Constituido por uma plataforma que avança pela plateia. este tipo de palco aproxima o espectador do ator ou apresentador e ou artistas em geral do show. Como a plateia circula parcialmente o palco, o cenário deve conter menos elementos. em geral não há cortinas.

Anfiteatro:
Recinto com arquibancadas ou filas de assentos em semi-circulo, tendo ao centro um estrado onde se fazem representações. Podemos dizer então que são arenas ovais ou circulares rodeadas de degraus a ceu aberto.

Teatro de alumínio:
Pavilão de forma retangular que serve de espaço teatral.  É desmontavel, formado por placas com estrutura de madeira e revestimento metálico. Assim podemos dizer que é um tipo de palco transportavel e que se monta e desmonta facilmente.

Espaço total:
Espaço livre, sem divisão fixa entre palco e plateia onde cada montagem determina onde ficam os espectadores e os atores, que até podem ficar misturados interagindo entre si.

Subpalco;
São espaços situados por baixo do palco e possui várias maquinarias para facilitar as mudanças de cenário e produzir efeitos de cena tais como uma subida rápida ou lenta de algo ou até criar um deslizamento.

Meu intuito principal em trazer esta matéria surgiu pela curiosidade em definir a diferença entre o que é um palco, o que é uma tribuna e o que é um púlpito. Acompanhe as matérias relacionadas que vou publicar e dizer o porque dessas publicações neste sentido.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário