segunda-feira, 30 de abril de 2018

O PLANO DE DEUS PARA SALVAR A HUMANIDADE

O PLANO DE DEUS PARA SALVAR A HUMANIDADE. 

João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça mas tenha a vida eterna “.

O Apocalipse ou revelação Jesus Cristo é a demonstração plena do poder e do grande amor de Deus dando à humanidade uma última oportunidade de serem salvos antes da ira de Deus ser derramada sobre a terra e todos os desobedientes, insensatos e insanos seres humanos que não reconheceram a soberania e o poder de Deus sobre tudo e sobre todos. 
O que é o Apocalipse de Jesus Cristo e o que tem a ver com a salvação da humanidade ?
O Apocalipse é o livro das revelações que Jesus Cristo fez ao apóstolo João enquanto ele esteve preso na ilha de Patmos.

Neste livro Jesus faz diversas e impressionantes revelações a respeito das coisas que já aconteceram, que hoje estão acontecendo e as que hão de acontecer.

A primeira impressão que temos do livro do Apocalipse é aquela que esta bem fixada em nossas mentes através das distorções e heresias que de alguma forma nos levam a ter uma visão alienada a respeito do Apocalipse para as grandes consequências por causa do pecado que predomina na vida dos seres humanos. 

O livro do apocalipse foi e é uma das maneiras que Deus usa através de sua palavra (que são as escrituras bíblicas, a bíblia sagrada) para que todos possam ser salvos e arrependam-se de seus pecados e confessem que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de suas vidas (almas), como podemos ver nesses famosos e conhecidos versículos de João ditos à Nicodemos que era um ilustre no meio dos Judeus. 

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3.
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

João 3:5. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

João 3:36. O diálogo entre Jesus e Nicodemos é marcadamente uma busca para compreender quem era Jesus e o que Ele fazia. Não era nada diplomático um senador da república daquela época procurar um desconhecido à noite e principalmente porque era um diálogo informal, não estava na agenda oficial obrigatória daquela autoridade. 

Em certo momento, um dos mestres da lei , o príncipe dos Judeus chamado Nicodemos, foi até Jesus Cristo à noite.

Provavelmente por medo ou em segredo, para questionar Jesus a respeito dos sinais e poderes que tem aqueles que andam com Deus, e porque ninguém poderia fazer estes sinais se Deus não estivesse com esta pessoa.

Jesus cheio da sabedoria de Deus, lhe responde de maneira simples, mas de forma bem objetiva , que para poder fazer tais sinais e ver o Reino de Deus é necessário primeiro nascer de novo.

Nicodemos assustado pergunta para Jesus: Como posso Nascer de Novo?

Nicodemos então fica confuso e questiona novamente Jesus, mas como posso eu um homem velho nascer de novo?

Como eu posso entrar novamente no ventre de minha mãe e nascer de novo?

Mais uma vez Jesus Cristo lhe explica e ensina de uma maneira clara e simples, que em verdade e na verdade que é Deus que fax estas coisas pelo seu Espírito e se ele Nicodemos quiser, pode nascer de novo e poderá ver o Reino de Deus.

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:5-8.

Em outras palavras, Jesus esta dizendo: homem lhe digo que é necessário que você nasça de novo, então o que você esta esperando para ser batizado nas águas e receber de Deus o Espírito Santo que o guiará e te ajudará a vencer este mundo? Mas para isso também é necessário que você permaneça em constante obediência a Deus.

Quando tomamos a atitude de ser batizado nas águas  Deus nos permite ver o seu Reino, e após o batismo e guiados pelo seu Espírito Santo, Deus passa a nos permitir entrar no seu Reino.
Todo aquele que é nascido da carne é carne, e estar na carne é estar vivendo no pecado e sofrendo com as coisas da carne;

Por outro lado, quando nascemos de novo, passamos a viver a vida guiados pelo Espírito Santo, e assim começamos a viver as coisas de Deus e Deus passa a nos preencher, orientar e nos ensinar os seus mistérios e segredos, o que nos proporciona um viver abençoado, porque todo o nosso fardo Jesus Cristo já carregou na Cruz do Calvário.

Leia João 3:16-21. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. João 3:16-21.

O grande Amor de Deus para salvar a humanidade está bem demonstrado e caracterizado no sacrifício vicário de Cristo Jesus,  o seu amado filho.

O Amor de Deus é tão grande por nós, que Ele deu o seu Filho amado Jesus Cristo, o Filho Unigênito, a Luz do Mundo, para que todo aquele que nEle crer não morra, mas para que todo aquele que Nele crer tenha a vida eterna.
Somos livres para escolher qual caminho devemos andar: o caminho largo leva à perdição. O caminho estreito nos leva à salvação. 

Jesus Cristo veio a este mundo em forma de homem e morreu por nossos pecados, por isso hoje somos livres e temos o livre arbítrio, ou seja, somos livres para escolher e decidirmos se vamos aceitar crer ou não em Jesus.

Esta escolha pode nos levar para um desses dois destinos: um é a morte eterna e outro é a vida eterna.

Temos que entender que o viver é Cristo e o morrer é ganho, quando morremos servindo a Cristo, temos o prazer de morrer e saber que estaremos com Cristo na Nova Jerusalém e viveremos com Ele, com o Deus Pai Todo-Poderoso, os discípulos, Moisés, Elias, Milhares de Anjos e todos os que habitam os céus.

Por outro lado, aqueles que escolherem por não acreditar (crer) em Jesus Cristo, não está aceitando a luz em sua vida, porque sabem que esta luz é Cristo e ela poderá abrir os seus olhos e mostrar tudo o que está errado em sua vida.

E isso não é agradável e aceitável para essas pessoas, porque o prazer delas é estar na escuridão onde podem praticar e fazer coisas más, mas quando vem a luz, logo fogem e se escondem, porque não querem que ninguém veja as coisas erradas e más que fazem e que praticam.

Por outro lado, todo aquele que vive e anda na verdade, anseia por esta luz que é Cristo, para que possam ver e enxergar perfeitamente as suas atitudes e ações, e desta forma confrontá-las com a vontade de Deus que os tem guiado através de seu Espírito Santo.

Então como será o final dos tempos para a humanidade ?

Nada mais é do que uma indicação de que o fim está chegando para todos. A Bíblia tem um livro chamado Apocalipse que procura mostrar a todos os que creem em Jesus Cristo, ou seja, todo o que crer no Filho de Deus, que certamente este que crer não será julgado e nem condenado por Deus à perdição eterna,  mas será salvo.

Mas todo aquele que não crer já está condenado porque não creu no Filho de Deus.

Então deduzimos que existem dois caminhos nesta vida o de não ser julgado e o de ser julgado por Deus nos fins dos tempos.

Pensando nisto e com o seu grande amor Jesus Cristo revela ao apóstolo João todas as coisas que puderam ser escritas no livro do Apocalipse.

Tudo o que foi escrito serve como motivação e encorajamento para todos os que creram em Cristo, mas também serve de advertência e direcionamento em relação ao fim que terá todos os que não crerem em Jesus Cristo.

Para os que creem em Cristo, este livro é como um doce conhecimento da verdadeira promessa de Deus para eles.

Para quem não crer já está decretado o fim destruidor e eterno chamado de  Segunda Morte em Ap. 21.8.

Então para os que não crerem e preferirem andar na escuridão, envolvidos em seus maus caminhos, o fim deles será tenebroso. 
Deus revela o fim destruidor e eterno, muitos ainda acreditam que viverão eternamente no inferno. Mas será que o inferno continuará a existir? A sentença de Deus já está lavrada para os perversos pecadores, veja o que diz Apocalipse 20 : 14-15.

E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Apocalipse 20:14,15.

Então podemos concluir que a morte e o inferno não irão mais existir, porque estes serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre que é a segunda morte.

Para quem será o Lago que arde com de Fogo e enxofre?  

O lago de fogo é para onde o diabo, a besta e o falso profeta serão lançados e estes vão ser atormentados de dia e de noite, para sempre e eternamente.

Neste mesmo lugar serão lançados a Morte e o Inferno e todos aqueles não foram achados os seus nomes escritos no Livro da Vida.

Tudo isso significa o Juízo Final, onde se concretiza o julgamento de Deus com a Segunda Morte.

Deus criará um Novo Céu e uma Nova Terra
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Ap 21:1.

Depois disto virá um novo céu e uma nova terra, porque os Céus e a Terra antiga foram todos consumidos no Juízo Final.

A Santa cidade, a Nova Jerusalém descerá como uma linda e maravilhosa esposa preparada para o seu marido.

Deus a descerá do Céu e será o novo Tabernáculo de Deus, onde os homens habitarão e serão o povo de Deus e Deus será com eles, e todas as suas lagrimas serão limpas e não haverá mais morte, pranto, clamor e dor.

Porque todas as coisas passadas que são este mundo em que vivemos hoje já hão de passar.
Todo aquele que vencer este mundo herdará todas essas coisas e será Filho de Deus e Deus será o seu Deus.

Crendo em Jesus Cristo e Adorando e seguindo os decretos e mandamentos de Deus, receberemos as palavras fiéis e verdadeiras 
E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.

Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Apocalipse 22:6,7.
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipse 22:12-14.

Bem-aventurado, aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro para que tenham direito a árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.

Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. Apocalipse 22:20,21.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário