segunda-feira, 22 de abril de 2019

A RESSURREIÇÃO DE JESUS

A RESSURREIÇÃO DE JESUS.

A ressurreição de Jesus é relatada pela própria Bíblia, a palavra de Deus. São muitas as referências bíblicas sobre o assunto.

 Muitos profetas e escritores no decorrer dos séculos se referiram à esses acontecimentos com muita inspiração e unção do Espírito Santo.   

Vejamos algumas das principais referências bíblicas:

“Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia, dizendo: Convém que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e, ao terceiro dia, ressuscite”.
Lucas 24:6-7 ARC 

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?
João 11:25-26 ARC 
      
Porém ele disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.
Marcos 16:6 ARC
        
Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia, dizendo: Convém que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e, ao terceiro dia, ressuscite.
Lucas 24:6-7 ARC
      
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
1 Tessalonicenses 4:14 ARC 
      
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
1 Pedro 1:3 ARC
       
Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia.
Mateus 28:5-6 ARC
         
Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
2 Coríntios 5:14-15 ARC
      
Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
1 Coríntios 15:21 ARC
        
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
1 Coríntios 15:3-4 ARC
        
Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.
Romanos 6:5-6 ARC
        
Para conhecê-lo, e a virtude da sua ressurreição, e a comunicação de suas aflições, sendo feito conforme a sua morte.
Filipenses 3:10 ARC
         
Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, e condená-lo-ão à morte. E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem, e crucifiquem, e ao terceiro dia ressuscitará.
Mateus 20:18-19 ARC
          
Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande Pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém!
Hebreus 13:20-21 ARC
        
Então, entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu. Porque ainda não sabiam a Escritura, que diz que era necessário que ressuscitasse dos mortos.
João 20:8-9 ARC
        
Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.
1 Pedro 3:21 ARC  
       
Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, isto é, que o Cristo devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.
Atos 26:22-23 ARC
         
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
Apocalipse 20:12-13 ARC

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.
Apocalipse 20:6 ARC

Depois que Jesus morreu, um homem muito rico chamado José de Arimatéia foi até Pilatos e pediu permissão para tirar o corpo de Jesus da cruz.

Então, José enrolou o corpo de Jesus num tecido com óleo perfumado.

Aí, ele colocou o corpo de Jesus num túmulo novo e fechou a entrada com uma pedra bem grande.

Depois disso, os principais sacerdotes foram falar com Pilatos:

Estamos com medo de que alguns discípulos de Jesus tirem o corpo dEle do túmulo e saiam por aí dizendo que ele ressuscitou.

Tudo bem. Bloqueiem a entrada do túmulo e mandem alguns soldados ficar vigiando.

Três dias depois, logo de manhã, Maria Madalena e outras mulheres foram até o túmulo. 

Lá, elas viram que alguém tinha tirado a pedra da entrada. Quando entraram no túmulo, viram um anjo. O anjo disse:

Não fiquem com medo. Jesus ressuscitou.

Vão e digam para os discípulos irem até a Galileia pra se encontrar com ele.

Maria Madalena foi correndo procurar Pedro e João e disse:

Alguém levou o corpo de Jesus!

Pedro e João foram depressa até o túmulo.

Chegando lá, viram que o túmulo estava vazio.

Então, eles voltaram para casa.

Quando Maria voltou para o túmulo, ela viu dois anjos lá dentro. 

Ela disse para eles que não sabia para onde tinham levado o corpo de Jesus. 

Aí, ela viu um homem e achou que ele fosse um jardineiro. 

Maria disse:

Por favor, me digam para onde você levou o corpo do meu senhor Jesus?

O homem chamou Maria pelo nome. Foi aí que ela reconheceu que ele era Jesus e o abraçou. 

Jesus mandou Maria contar para os discípulos o que tinha acontecido. Então, ela foi correndo falar para os discípulos que tinha visto Jesus.

Mais tarde, dois discípulos estavam indo para um lugar chamado Emaús. 

Aí, um homem começou a andar com eles e perguntou sobre o que os discípulos estavam conversando. 

Eles disseram:

Você não ficou sabendo? Três dias atrás, os principais sacerdotes mandaram matar Jesus.

Agora, algumas mulheres estão dizendo que ele está vivo.

Mas vocês não acreditam nos profetas? Eles disseram que Jesus ia morrer e ia ser ressuscitado.

O homem continuou explicando a Palavra de Deus para os discípulos. Então, eles foram comer juntos. Antes de comer o pão, o homem fez uma oração. Naquela hora, os discípulos reconheceram que ele era Jesus.

Mas, de repente, ele desapareceu!

Os dois discípulos foram correndo até Jerusalém e contaram para os apóstolos o que tinha acontecido. 

De repente, Jesus apareceu na casa onde eles estavam. Eles não conseguiam acreditar que estavam mesmo vendo Jesus. 

Mas Jesus falou:

Podem olhar minhas mãos e tocar em mim. A Palavra de Deus já tinha dito que o Cristo ia morrer e ressuscitaria ao terceiro dia. Aconteceu conforme foi dito pelo próprio Senhor Jesus aos seus discípulos. 

Assim é a história resumida da ressurreição de Jesus. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário