segunda-feira, 22 de abril de 2019

O TÚMULO VAZIO

O TÚMULO VAZIO

Jesus ressuscitou. 

Esta notícia continuou a ecoar daquele tempo até os nossos dias e ecoará pelos séculos dos séculos para todos os povos, tribos e nações.  

Mateus 28:3-15. Marcos 16:5-8. Lucas 24:4-1. 2 João 20:2-18. 


No dia de finados as pessoas visitam, todos os anos, os túmulos de seus ente queridos que já morreram. Vão aos cemitérios levar flores, fazer suas orações e matar a saudade de seus parentes.

No túmulo de Jesus em Jerusalém está escrito em vários idiomas: “Ele não está aqui porque ressuscitou “.

Vejamos os acontecimentos no túmulo de Jesus na madrugada daquele dia da Sua ressurreição. 

1. Ele apareceu vivo à várias mulheres.


As mulheres ficam muito surpresas ao ver que o túmulo parece vazio. Maria Madalena corre até ‘Simão Pedro e o discípulo que Jesus amava’ o apóstolo João, (João 20:2) para contar o ocorrido. 

Mas as outras mulheres que foram ao túmulo vêem um anjo. E dentro do túmulo há outro anjo, que usa “uma veste comprida, branca”.
Marcos 16:5.

Um dos anjos diz a elas: “Não tenham medo, pois eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi morto na cruz. Ele não está aqui, porque Ele ressuscitou assim como tinha dito. 

Venham, vejam o lugar onde Ele estava deitado. Depois vão depressa e digam aos discípulos dEle: ‘Ele foi levantado dentre os mortos e agora está indo adiante de vocês para a Galiléia’. (Mateus 28:5-7).

Assim, “tremendo e tomadas de emoção”, as mulheres foram depressa contar isso aos discípulos. Marcos 16:8.

2. A busca, sem resultados, pelo corpo de Jesus.

A essa altura, Maria já encontrou Pedro e João. Sem fôlego, ela diz: “Retiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. (João 20:2).

Pedro e João saem correndo. João é mais rápido e chega ao túmulo primeiro. Ele olha para dentro do túmulo e vê as faixas, mas fica do lado de fora.

Quando Pedro chega, vai logo entrando. Ele vê os panos de linho e o pano usado para enrolar a cabeça de Jesus. 

Agora João entra e acredita no que Maria disse. Apesar do que Jesus disse antes, nenhum deles entenderam que ele foi ressuscitado. (Mateus 16:21).

Confusos, voltam para casa. Mas Maria, que voltou ao túmulo, permanece ali.

3. A notícia de que Jesus ressuscitou se espalha rapidamente e chega no templo e nos palácios 

No entanto, as outras mulheres vão contar aos discípulos que Jesus ressuscitou.

Enquanto estão correndo para fazer isso, Jesus as encontra e diz: “Bom dia!” Elas se jogam aos seus pés e ‘lhe prestam homenagem’. 

Então Jesus diz: “Não tenham medo! Vão, contem isso a meus irmãos, para que eles vão para a Galileia, e ali me verão.”. Mateus 28:9, 10.

4. A mentira dos soldados subornados pelos líderes religiosos do templo. 

Antes, quando ocorreu o terremoto e os anjos apareceram, os soldados que vigiavam o túmulo “tremeram e ficaram como que mortos”. Ao se recuperar, entraram na cidade e “comunicaram aos principais sacerdotes, Caifás e Anás,  tudo o que tinha acontecido”.

 Depois de os sacerdotes consultarem os anciãos dos judeus, decidiram esconder o assunto, subornando os soldados para dizerem: “Os discípulos dEle vieram de noite e o furtaram enquanto estávamos dormindo”. Mateus 28:4, 11, 13.


Visto que os soldados romanos podem ser mortos se dormirem no posto, os sacerdotes prometeram: “Se isso [a mentira de que caíram no sono] chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações, e vocês não precisarão se preocupar”. (Mateus 28:14). 

Os soldados aceitam o suborno e fazem o que os sacerdotes dizem. Em resultado disso, a história falsa de que o corpo de Jesus foi roubado se espalha amplamente entre os judeus.

5. Dois anjos aparecem quando Maria estava chorando no túmulo. 

Maria ainda estava chorando no túmulo e inclinando-se para frente a fim de olhar o túmulo, ela vê dois anjos de branco.
 Estavam sentados, um no lugar onde estava a cabeça de Jesus, e o outro onde estavam os pés. 

Eles perguntam: “Mulher, por que está chorando?” Maria responde: “Levaram embora o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.” Virando-se, Maria vê mais alguém. 

Ele repete a pergunta dos anjos e acrescenta: “Quem você está procurando?” Pensando que é o jardineiro, ela diz: “Se o senhor o tirou daqui, diga-me onde o colocou, e eu o levarei embora”. João 20:13-15.

Na verdade, Maria estava falando com o ressuscitado Jesus, mas ela não o reconhece imediatamente. No entanto, quando ele diz “Maria!”, ela percebe que é Jesus pelo jeito como ele fala com ela. Maria diz cheia de alegria: “Rabôni!” (que quer dizer “Mestre!”). 

Mas, com medo de que ele esteja para subir ao céu, ela segura Jesus. Por isso, ele lhe diz: “Pare de me segurar, porque ainda não subi para o Pai. Mas vá aos meus irmãos e diga-lhes: Eu vou subir para o meu Pai e Pai de vocês, para o meu Deus e Deus de vocês”. João 20:16, 17.

6. Todos maravilharam-se ao saber que Jesus ressuscitou.      

Estes acontecimentos impactaram a vida daquelas pessoas mais próximas de Jesus. 

Todos tinham ouvido o anúncio feito pelo próprio Senhor Jesus de que ressuscitaria dentre os mortos,  mas quando isso aconteceu todos se maravilharam; apenas Tomé duvidou. Quando encontrou-se com Jesus tudo se esclareceu.

A realidade sobre o túmulo vazio.

Era já o terceiro dia do sepultamento de Jesus. As primeiras horas do domingo. Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago( Lc 24)   se dirigem até o sepulcro na intenção de ungir o corpo do Mestre.

Juntas carregavam especiarias compradas no mercado de Jerusalém e algumas outras que com muito zelo prepararam. Durante o percurso, conversam sobre como seria bom se Jesus estivesse vivo, recordam momentos compartilhados com Aquele que lhes  despertou o verdadeiro dom de amar.

Mas, as mulheres tinham alguns temores, segundo o Evangelista Marcos, “elas diziam umas para as outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro”? Mc 16:3

É admirável a determinação das discípulas de Jesus. Elas sabiam que podiam encontrar guardas romanos à entrada do sepulcro  impedindo-as de completar a missão.

Sabiam que na rocha virgem, preparada para repouso do Messias, existia uma entrada lacrada com enorme pedra pesada, cuja remoção, dependia de força física que apenas os homens teriam. 

Ainda assim, não desistem. A atitude das mulheres parece ser digna de louvores. Afinal, quem mais, diante de tantos obstáculos, intentaria ungir “o morto”?!

Quando enfim, chegam ao sepulcro, encontram um cenário bem diferente daquele que desenham na mente: Nem soldados, nem  pedra impedem a entrada no local. O sepulcro está totalmente vazio! 

Admiradas, elas ficam ali por alguns instantes: “Para onde  levaram o corpo de Jesus?

Precisamos descobrir.”. Perplexas, quase desmaiam de  temor quando dentro do pequeno ambiente, surgem dois varões com resplandecentes vestes a lhes falar:

“Por que buscais o vivente entre os mortos”? Lc 24:5

Notem que os anjos repreenderam as mulheres: “Vocês estão procurando a pessoa certa, porém, no lugar errado”. Essa palavra mexe com qualquer um. Quantas pessoas estão agindo como as mulheres a caminho do sepulcro?

Empreendendo tempo, esforço, determinação e esperanças na direção errada. Querem a coisa certa, mas procuram no lugar errado. Ele, Jesus, já havia alertado aos seus discípulos e pessoas próximas que ressuscitaria no terceiro dia, mas ninguém tinha prestado atenção à esse detalhe. 

Alguém exclamaria: “Mas elas amavam a Jesus”! Sim, somente não perceberam que as coisas mudaram.

Que precisavam sair do passado, e viver o hoje, o agora. Colocar a fé em ação. “Buscar o vivente entre os mortos” significa limitar o que não é limitado. O sepulcro era nada diante do Mestre. Toda aquela situação de morte foi vencida pelo poder redentor de Jesus o unigênito filho de Deus.

As mulheres precisavam de olhos espirituais, para enxergarem além do natural. Havia uma pedra que precisava ser removida bem em seus corações.

Quantos de nós não estamos “a caminho de um sepulcro vazio”, buscando felicidade onde não existe? Revirando cadáveres? Presos em uma atmosfera fétida, escura e sombria? 

Comprando e preparando aromas para “perfumar” o que não deve ser perfumado, mas refeito. O perfume não deve ser um paliativo, mas um remédio que adentra as profundezas do ser. E Jesus é esse remédio. Apenas Ele tem domínio sobre a vida e a morte. Ele as venceu! E Ele mesmo é o que diz: “Por que procuras o vivente entre os mortos?! Eis-me aqui. Entrega-te a Mim”.

O Jesus que as mulheres buscavam ainda é cultuado hoje. Multidões caminham para sepulcros vazios em busca de encontrar felicidade e paz. Mas não encontram. Porque sepulcros são lugares de morte e não de vida. 

Infelizmente muitas igrejas, as Laodicéias do mundo moderno, estão mortas, fétidas e sombrias como sepulcros caiados; mas Jesus está vivo! Ele age, hoje, agora mesmo na sua vida e na vida daqueles que o buscam com sinceridade, fé e amor.

É a fé verdadeiramente bíblica que nos conduz à salvação eterna; essa fé genuína acredita nesse Jesus, que operou no passado e continua operando hoje e em todos os séculos, para sempre, eternamente. Ele é o mesmo ontem, hoje, sempre e eternamente. 

Ele não é um Cristo histórico, mas real que não se limita a tempo, espaço ou circunstâncias.

“Por que procurais o vivente entre os mortos”? Lc 24:5.

Convido-o a uma reflexão: Onde procuras por vida? Caminhas para o sepulcro? Vives em um ambiente de tristeza, pranto e temor? Seus esforços têm sido vãos? Os “aromas” de paz somem com facilidade? Precisas comprá-los, prepara-los? Mude de direção, Jesus está vivo. 

O lugar de sua sepultura está vazio. É a única sepultura do mundo que não conseguiu segurar “o morto”. Ela é testemunho para as nações, daquilo que Deus preparou para os que O buscam. 

Se com Cristo estamos, vencemos a vida e a morte. É uma louca mensagem que só pode ser vivida através da fé. Por isso mesmo alguém poderá te chamar de “louco" e você certamente completará dizendo: você acertou, “sou louco(a) por Jesus “.

Viva essa fé que está bem ai, dentro de você. Deixe o caminho do sepulcro. Busque o Verdadeiro Cristo, com todo vosso coração e força. A pedra já foi removida. Não existe obstáculo.

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é pela sua carne. 

Jesus Cristo é o mesmo, ontem hoje e o será para sempre”. Hb. 10:19, 20 e 13:8.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário