segunda-feira, 15 de julho de 2019

ANJOS EXISTEM OU NÃO

ANJOS EXISTEM OU NÃO?


Quem criou os anjos bons? Quem criou os anjos maus?

Então existem anjos bons e anjos maus?

Sim, vamos começar com o que a Bíblia diz sobre anjos bons. Eles existem sim. Os anjos são seres espirituais que servem a Deus e ajudam o povo de Deus. 

Eles fazem a vontade de Deus, transmitem mensagens e ajudam os crentes na batalha espiritual. Não devemos orar para anjos.

Que tipos de seres são os anjos?

Os anjos são espíritos criados por Deus (Hebreus 1:14). 

1.     Eles moram e atuam na dimensão espiritual de nosso mundo, que normalmente não conseguimos ver. 
2.    Em certas ocasiões, Deus permite que anjos apareçam a algumas pessoas, por um motivo especial. Alguns anjos na Bíblia apareceram com a aparência de um homem.

O que os anjos fazem?

Os anjos fazem várias coisas:

Louvam a Deus; estão na presença de Deus e louvam constantemente Sua glória. Salmos 148:1-2.

Transmitem mensagens de Deus. “Anjo” significa “mensageiro”; na Bíblia Deus enviou anjos para transmitir mensagens importantes a algumas pessoas. Lucas 2:8-11.

São guerreiros de Deus. Os anjos lutam contra os demônios e as forças aliadas ao diabo, ajudando o povo de Deus a resistir aos seus ataques. Apocalipse 12:7-8.

Ajudam e protegem os salvos. Os anjos ajudam a dar força ao crente nas lutas espirituais. Êxodo 23:20; Mateus 18:10.

Realizam milagres. Alguns anjos na Bíblia fizeram coisas milagrosas para ajudar certas pessoas. Atos dos Apóstolos 12:7-10.

Trazem castigos. Os anjos obedecem a Deus e executam o julgamento divino. Mateus 13:41-42.
Obedecem às ordens de Deus com relação aos que o temem, para os guardarem em todos os seus caminhos. Salmo 91.11

A Bíblia fala sobre anjo da guarda?

Anjo da guarda existe?

Não há base bíblica para acreditar em anjo da guarda. Deus envia anjos para ajudar mas não diz cada pessoa tem um anjo designado para lhe proteger ao longo de sua vida.

Sobre os anjos a Bíblia diz que:

Estão sujeitos a Deus e só obedecem a Ele, não a nós.

Anjos protegem os crentes em Jesus quando em perigo iminente e por ordem expressa de Deus. Hebreus 1:14.

A Bíblia não nos diz que temos um anjo da guarda. 

A Bíblia não nos diz que cada pessoa recebe um anjo da guarda ao nascer, apenas diz que existem anjos que nos ajudam por ordem de Deus. 

A Bíblia não diz que os anjos intercedem por nós junto de Deus. Só Jesus intercede junto ao Pai, (1 Timóteo 2:5), e o Espírito Santo intercede por nós até com gemidos inexprimíveis. Romanos 8.26-27.

Devemos ou podemos pedir ajuda aos anjos?
Não. Devemos pedir ajuda somente à Deus. 

Cristãos falecidos se tornam anjos? Não.

Na ressurreição seremos parecidos com anjos mas não iguais. Teremos um corpo glorificado como o que Jesus o recebeu ao ressuscitar dentre os mortos, se fazendo as primícias dos que dormem. Cabe aqui a aplicação do texto bíblico a seguir.

1 Coríntios 15:20-34

20 Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. 

21 Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. 

22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. 

23 Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. 

24 Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. 

25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 

26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. 

27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas. 

28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

29 Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles, então, pelos mortos? 

30 Por que estamos nós também a toda hora em perigo? 

31 Eu protesto que cada dia morro gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus, nosso Senhor. 

32 Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos. 

33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 

34 Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.

Você sabe o que são Anjos,  querubind e Serafins?

O trabalho dos anjos normalmente nos passa despercebido mas é assim que deve ser. O poder e a autoridade aos anjos vem todo de Deus. Só Deus merece nosso louvor e nossas orações, assim como os anjos adoram a Deus vinte e quatro horas por dia nós também devemos fazer o possível e o impossível para adorar a Deus em espírito e em verdade por todo o tempo e o tempo todo. Dar importância a um anjo da guarda tira o foco de Deus, que é nosso verdadeiro protetor. (Colossenses 2:18).

A hierarquia dos Anjos é definida pela vontade de Deus. 

Então os anjos têm hierarquia? A Bíblia fala sobre quantos anjos existem?

A Bíblia não fala diretamente sobre hierarquias de anjos mas eles são bem organizados. De acordo com a informação da Bíblia, alguns anjos têm funções especializadas, são guerreiros, mensageiros, etc. Alguns anjos têm mais poder que outros e têm nomes diferentes como arcanjos, querubins e serafins.

O que são Querubins e Serafins ?

A Bíblia diz que existem muitos anjos. Eles formam exércitos muito grandes (Apocalipse 5:11). Mas apenas encontramos na Bíblia o nome de dois anjos: Gabriel e Miguel. 

Os anjos normalmente não chamam atenção para si. Tudo que fazem é para a glória de Deus.

Como devemos tratar os anjos?

Os anjos são servos de Deus, tal como todos que amam e seguem Jesus. Não devemos adorá-los, porque tudo que eles fazem vem de Deus. Os anjos não querem nossa adoração (Apocalipse 22:8-9).

Também não devemos orar para os anjos. Eles não intercedem por nós nem estão sujeitos a nós. Os anjos obedecem apenas às ordens de Deus. Por isso, devemos orar para Deus, pedindo Sua ajuda e proteção, e Ele enviará Seus anjos quando é necessário.

Se alguém recebe uma mensagem de um anjo, deve analisar essa mensagem à luz da Bíblia. (Gálatas 1:8). Apenas deve aceitar a mensagem se estiver de acordo com a Bíblia. 

As forças do diabo por vezes se disfarçam de anjos para nos enganar. (2 Coríntios 11:14-15).

Existem anjos caídos? Eles têm nomes? Quem são eles?

Sim, a Bíblia diz que anjos caídos existem mas não fala seus nomes. O único anjo caído com nome na Bíblia é Satanás. Os outros anjos caídos são os servos do diabo, que rejeitaram a Deus.

A Bíblia não diz se esses anjos caídos são a mesma coisa que os demônios mas são todos seres espirituais virados para o mal.

Os anjos, como os humanos, têm livre-arbítrio: podem fazer escolhas. Liderados pelo diabo, alguns anjos decidiram pecar e por isso foram expulsos da presença de Deus. Esses são os anjos caídos.

A Bíblia fala que Deus prendeu os anjos que pecaram. Agora eles esperam o Juízo Final, quando serão condenados à destruição, junto com o diabo (Mateus 25:41; 2 Pedro 2:4; Judas 1:6). Não podemos ter a certeza, mas se os anjos caídos são demônios, então ainda têm alguma influência sobre o mundo.

O Anjo decaído Lúcifer, Satanás ou Demônio, era a criatura angélica perfeita saída das mãos de Deus; foi-lhe dada uma reconhecida autoridade e superioridade sobre os outros anjos e, pensava ele, também, sobre tudo quanto Deus estava para criar. 

Todo plano da criação, com efeito estava orientada para Cristo. Daí a rebelião de Satanás, que queria continuar a ser o primeiro absoluto no centro da criação, ainda que em oposição aos desígnios que Deus estava para realizar. Nesta condição ele foi expulso do reino de Deus; houve uma grande batalha no céu . Miguel e seus anjos tiveram que combater o dragão. O dragão e seu anjos travaram combate, mas não prevaleceram. 

E já não ouve, não existiu mais lugar no céu para eles. 

Então foi precipitado o grande dragão, a primitiva serpente, chamado demônio e satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com eles o seus anjos. (Ap.12,7-9)

Por isso os seus esforços para dominar no mundo. (o mundo está sob o poder do maligno, 1Jo 5,19) e de sujeitar o homem ao seu serviço desde os nossos primeiros pais, querendo que lhe obedecem a ele, em oposição às ordens de Deus.

Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus e que inveja homem, os faz cair na morte, porque Deus ousou-nos chamar-nos de filhos e impregnados de sua imagem e semelhança. As escrituras vêem neste ser um anjo, uma criatura, destronado, chamado Satanás ou Diabo.

As escrituras falam de um pecado desses anjos. Esta queda consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radicalmente e irrevogavelmente a Deus e seu reino. Temos uma reflexão desta rebelião nas palavras do Tentador ditas aos nossos pais: “ vos sereis como deuses”. (Gn 3,5). 

O Diabo é” pecador desde o princípio”. (1 Jo 3,8), “ele é o pai da mentira”. (Jo 8,44).

O pai da mentira é o diabo. Jo.8.44. Mas será que o diabo existe mesmo?

Algo muito estranho aconteceu no céu. 

"Um terço dos anjos caiu com Lúcifer?"

Embora não haja um versículo que diga "um terço dos anjos caiu do céu", alguns versículos, quando juntos no contexto do assunto,  nos levam a essa conclusão. Algum tempo após a sua criação, e certamente depois do sexto dia, quando tudo foi declarado "muito bom" (Gênesis 1:31), Satanás se rebelou e foi expulso do céu.

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!" (Isaías 14:12). 

Jesus disse: "Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago", (Lucas 10:18), e no livro do Apocalipse, Satanás é visto como "uma estrela caída do céu na terra" (Apocalipse 9:1).

Também recebemos o relato de que um terço de "incontáveis hostes de anjos" (Hebreus 12:22) escolheu se rebelar com ele. 

João viu uma grande maravilha no céu: "... e eis um dragão, grande, vermelho... A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra… E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”. (Apocalipse 12:3-9).

Uma vez que Satanás é mencionado como uma estrela que caiu ou foi lançado para a terra, e 

Apocalipse 12:4 diz que um terço das estrelas foi expulsa com ele, então a conclusão é que as estrelas em Apocalipse 12 se referem a anjos caídos, ou seja, a um terço das hostes celestiais. 

Se o número de um terço for de fato exato, temos aí a garantia de que Dois terços dos anjos ainda estão do lado de Deus, e para os seguidores de Cristo, eles também estão do nosso lado.

O diabo existe? Quem é esse ser maléfico conhecido como diabo?

Sim, a Bíblia diz claramente que o diabo existe. O diabo é um ser criado por Deus mas que se rebelou contra Ele. O diabo quer nos destruir e tenta nos induzir ao pecado. No Juízo Final o diabo será destruído no lago de fogo.

O diabo é uma metáfora para o mal?

Não, o diabo não é apenas uma metáfora para o mal. O diabo é uma pessoa. A Bíblia diz que o diabo é um ser espiritual, como os anjos. Ele foi criado por Deus mas escolheu o mal. Por isso ele está debaixo da condenação de Deus. Agora o diabo luta contra Deus e tenta destruir Suas obras. (1 Pedro 5:8).

Então foi Deus quem criou o mal?

O diabo não é uma entidade abstrata, é um indivíduo com personalidade. A Bíblia nos mostra o diabo conversando com pessoas, cara a cara, ele fala na boca das pessoas possessas ou possuídas por ele. Ele tomou a forma de uma serpente para enganar Eva e pode se disfarçar como anjo de luz para enganar até os escolhidos de Deus. (2 Coríntios 11:14). O diabo vive na parte espiritual do mundo chamada de “hostes espirituais da maldade nos ares celestiais” ou seja no mundo em que vivemos, podendo entrar dentro de pessoas e influenciar suas ações. (Lucas 22:3).

O diabo é um “deus maléfico” ou é  a personificação de todo o mal?

Não, o diabo não é um deus. Ele gostaria de ser adorado como um deus mas é apenas um ser criado por Deus e que se rebelou contra Deus.

O diabo é forte mas não é todo-poderoso, é inteligente mas não sabe tudo. Ele apenas pode imitar (mal) as obras de Deus e realiza até “milagres e prodígios da mentira “.

A vinda de Cristo para arrebatar a sua igreja querida, à noiva do Cordeiro,  será precedida de manifestações do anticristo, que vai “operar, realizar” muitos sinais e prodígios da mentira. Vejam todo o texto bíblico abaixo para sua melhor compreensão. 

2 Tessalonicenses 2:1-17.

1  Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com ele, 

2 que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. 

3 Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 

4 o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 

5 Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? 

6 E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.

7 Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; 

8 e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; 

9 a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, 

10 e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 

11 E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, 

12 para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade.

13 Mas devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito e fé da verdade, 

14 para o que, pelo nosso evangelho, vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. 

15 Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

16 E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, 

17 console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra.

O diabo já foi derrotado por Deus. Quando Jesus morreu e ressuscitou, ele derrotou o poder do diabo (Hebreus 2:14-15). O diabo já sabe que perdeu. No fim dos tempos, ele será lançado no lago do fogo.

Porque será que Deus criou o diabo?

O diabo pode controlar as pessoas?

O diabo apenas pode controlar quem o deixa ter controlo de sua vida. Quem vive no pecado dá poder ao diabo na sua vida, dá legalidade aos demônios para interagir na vida da pessoa. (1 João 3:8). 

O diabo também pode enviar seus demônios para causar problemas. Mas o diabo não tem poder absoluto sobre as pessoas. Com Jesus, podemos ficar livres e libertos do poder do diabo e das trevas. 

O diabo trabalha principalmente por influência. Ele traz tentação e tenta convencer as pessoas a pecar. O diabo é enganador e é muito bom mentiroso, ele é o pai da mentira. (João 8:44). 

Ele, o diabo,  usa pequenas sutilezas para enganar e destruir a vida das pessoas.

O porque que Deus não destrói o diabo?

O diabo e o cristão: quem vence essa batalha?

Quem aceitou Jesus como seu salvador está livre do poder do pecado. O diabo já não tem direito sobre sua vida. Com a ajuda de Jesus, podemos resistir ao diabo e rejeitar sua influência (Tiago 4:7).

Será que um crente pode ser possuído por um demônio?

O diabo não gosta quando alguém aceita Jesus. Ele se enfurece e logo quer causar danos na vida da pessoa, mas agora libertos e protegidos pelo sangue de Jesus, os demônios não podem mais causar danos na vida da pessoa lavada e remida no sangue do Cordeiro. Por isso, é muito importante vestir a armadura de Deus para resistir aos seus ataques. (Efésios 6:11-12). 

Em Jesus podemos ter vitória total sobre o diabo.

Outros nomes pelos quais o diabo é conhecido na Bíblia.
Os nomes do diabo na Bíblia nos ajudam a entender melhor quem ele é. Diabo significa “acusador”. Ele acusa as pessoas, tentando levá-las ao inferno. 

Seus outros nomes são:

Satanás. Significa adversário; o diabo está contra nós. Jó 1:6.

Belzebu. Significa “rei das moscas”; o diabo é o rei das coisas desprezíveis. Mateus 12:24.

Belial. Significa “imprestável”. 2 Coríntios 6:15.

Destruidor. Em hebraico é Abadom e em grego é Apoliom. Apocalipse 9:11.

Maligno. Não há nada de bom no diabo, ele é maligno por natureza. Efésios 6:16.

Existe hierarquia no inferno?

No meio pentecostal, o mundo espiritual e a atuação dos anjos caídos é um tema muito recorrente. Expressões como “pisa na cabeça do inimigo”, “tá amarrado” e “queima, Jesus!” são muito usadas pelos fiéis e uma amostra de como a mensagem enfatiza “o outro lado”. Dentro desse contexto alguém deu uma opinião sobre a “hierarquia infernal”.

“Imaginamos que o reino do mal seja uma bagunça, sujo e desorganizado, mas não é assim. Mesmo consciente de que é um derrotado, Satanás é altamente organizado. 

O inferno existe e existe uma hierarquia infernal. O diabo comanda espíritos malignos organizados em vários grupos: principados e potestades, príncipes das trevas e hostes espirituais, cada um com sua incumbência definida”.

Ainda notamos que “os principados exercem autoridade sobre outros grupos de demônios que, por sua vez, comandam outros hierarquicamente inferiores”, como por exemplo, “as potestades, que representam outro nível na hierarquia, inferior ao dos principados, mas também muito poderoso, que comanda milhares de demônios”.

A Bíblia ainda afirma que “os principados e potestades trabalham exclusivamente no mundo espiritual, para que o homem não veja a glória de Deus, não reconheça Jesus”, e os “príncipes das trevas atuam diretamente contra o Reino de Deus e contra a Igreja”. 

Mas a igreja é protegida por Deus para não sofrer danos maléficos e diabólicos. 

“As hostes espirituais da maldade nos ares celestiais são formadas por tropas, exércitos de demônios, que estão prontos para atacar a qualquer hora e em qualquer lugar onde a batalha for mais renhida. Essas entidades malignas são enviadas a todo instante contra pessoas, grupos ou nações.

Exercem autoridade também sobre os homens perdidos e sobre aqueles que rejeitam Jesus. 

O reino das trevas é tão organizado que não há divisão. Os demônios trabalham unidos. O próprio Senhor Jesus reconheceu isso em Mateus 12.25,26. Satanás é o príncipe deste século, e o mundo jaz no maligno”.

Percebemos ainda que o inimigo é tão terrível que pode transformar um simples fato em um caos na vida de qualquer pessoa, e alertamos aos fiéis lembrando que a limitação da capacidade de ação de satanás não significa que ele não possa por planos contra os cristãos em prática.

Mesmo não sendo todo-poderoso e nem onipresente e nem onipotente, ele tem alguns poderes. Quando caiu pela sua rebeldia, Lúcifer perdeu sua glória, mas não todo o seu poder. Então, fiquemos atento e permaneçamos firmes em Cristo, orando, lendo a Sua Palavra e sendo fiel à Sua vontade.


Por que a Bíblia não fala os nomes de anjos caídos?

A Bíblia não fala muito sobre anjos caídos porque essa informação não é útil. O foco da Bíblia é Deus e Sua relação com os homens, não os anjos. Os anjos caídos já foram derrotados por Deus.

Saber o nome de um anjo caído não nos vai ajudar a vencê-lo. O nome que realmente precisamos conhecer é o do Senhor Jesus Cristo, contra quem nenhuma força do mal pode resistir. (Filipenses 2:9-11). 

Esse é o principal motivo que precisamos saber alguma coisa sobre os anjos caídos.

A Bíblia nos avisa a não cair no pecado de cultuar anjos. (Colossenses 2:18). 

Os anjos, sejam bons ou maus, são seres criados por Deus, como você e eu. Não têm o poder de Deus e não devem ser adorados nem reverenciados. A Bíblia provavelmente não fala os nomes anjos caídos, bons ou maus, para não cairmos na tentação de os invocar ou adorar.

O que podemos dizer sobre a língua dos anjos?

A língua dos anjos é mencionada apenas uma vez na Bíblia, em 1 Coríntios 13:1. Essa passagem explica que o amor é mais importante do que falar muitas línguas conhecidas e ou desconhecidas. A língua dos anjos representa as línguas desconhecidas.

Os anjos têm uma linguagem  própria ou um idioma próprio?

Não sabemos. A Bíblia apenas mostra casos de anjos transmitindo mensagens em línguas que os seres humanos entendiam. Não há nenhuma referência sobre quantas línguas os anjos falam, nem se têm uma ou mais línguas  idiomas, próprias. 

O foco da Bíblia é o relacionamento entre os homens e Deus, não os anjos.

Na Bíblia os anjos falam para transmitir uma mensagem de Deus para certas pessoas, usando línguas conhecidas, ou para louvar a Deus. (Salmos 148:2). Não sabemos se os anjos têm uma língua especial para louvar a Deus.

Descubra aqui mais um pouco sobre os anjos.

Então o que Paulo queria dizer com a “língua dos anjos”?

Paulo estava explicando que o mais importante não é conhecer muitas línguas. O mais importante é ter como premissa o grande amor que Deus teve para conosco. Jo:3.16. 

As pessoas na igreja de Corinto valorizavam muito a inteligência e as manifestações de espiritualidade. Essas coisas não são erradas mas só têm valor quando amamos uns aos outros. (1 Coríntios 13:2-3). 

Os cristãos de Corinto não estavam mostrando amor de uns para com os outros, por isso o apóstolo Paulo escreveu o capítulo 13 de 1 Coríntios nos demonstrando o que é o verdadeiro amor. 

Nessa passagem, falar as “línguas dos homens” simboliza a empregabilidade da inteligência humana e a cultura secular de cada pessoa. Falar a “língua dos anjos” simboliza a espiritualidade, a ligação com o sobrenatural de Deus, à intimidade da pessoa com Deus. 

Quem tem o dom de falar em línguas fala a língua dos anjos?

Não há nenhuma referência na Bíblia ao dom de falar em línguas estar ligado à língua dos anjos. 

Por isso, não sabemos se falar em línguas estranhas é falar a língua dos anjos. Sabemos que é o fogo pentecostal derramado sobre os apóstolos no cenáculo do templo conforme Jesus lhes instruiu na sua ascensão aos céus. 

O que é falar em línguas? O que a Bíblia ensina sobre falar em línguas (seria a língua dos Anjos)?

Algumas pessoas com esse dom falam em línguas que outras pessoas entendem. Essas pessoas obviamente não estão falando a língua dos anjos. Outras pessoas falam em línguas que ninguém conhece. A Bíblia não diz que línguas são essas. 

Apenas diz que são mistérios, que só Deus entende. (1 Coríntios 14:2). Não diz que os anjos também o entendam.

A melhor forma de reagir ao trabalho dos anjos é dando graças a Deus como os anjos bons o fazem. Os anjos trabalham para dar glórias a Deus, não querem a glória para si porque sabem que esse mérito  não é seu como criaturas, mas de Deus que tudo criou. 

Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário