segunda-feira, 22 de julho de 2019

AS ÁGUAS PURIFICADORAS

AS ÁGUAS PURIFICADORAS


A torrente das águas purificadoras da visão do profeta Ezequiel nos trás muitas mensagens edificantes para o nosso cotidiano espiritual e material. 

 (Ezequiel 47:1-12)

Depois disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar. E ele me fez sair pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até à porta exterior, pelo caminho que dá para o oriente e eis que corriam as águas do lado direito. E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. 

E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos. 

E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.

E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.

E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.

Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.

E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.

Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde Engedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva.

Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal.

E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio.
Ezequiel 47:1-12


A Palavra do Senhor em Ezequiel 47:1-12, nos ensina muitas coisas que podem servir de orientação para as nossas vidas.

O Profeta Ezequiel foi um grande homem na presença do Senhor, mesmo vivendo numa época muito difícil onde fora levado cativo para uma terra estranha, ele permaneceu firme e com sua fé inabalável.

E por causa desta comunhão com o Senhor, ele teve muitas experiências com Deus e recebeu revelações da parte do Senhor, e de todos os profetas da Bíblia poucos tiveram tanta comunhão com o Espírito Santo como este servo.

Neste texto o profeta Ezequiel teve uma visão sublime de Deus, onde lhe é mostrado um Templo, e logo na entrada Deus lhe mostra que debaixo do umbral saia uma corrente de água, e meditando nesta passagem o Espírito Santo me leva a crer que estas águas estão disponíveis para as nossa vidas hoje, as aguas neste texto fala fortemente sobre purificação, restauração e cura.

Todos nós precisamos ser transformados pelo Senhor, deixar o velho homem, a velha natureza e ser uma nova criatura em Cristo Jesus.

Nesta passagem o Senhor o fez andar pelo Templo, como vemos nos versos 1 e 2 e em todo lugar que ele olhava as águas fluíam da entrada até o altar e quando saía para fora formava um grande rio que purificava tudo por onde passava.

Hoje quando vamos para a casa do Senhor estas águas fluem da mesma maneira, espiritualmente falando, assim que entramos pela porta do Templo estas águas começam a fluir, quando olhamos para o altar as águas continuam fluindo, e em todas as direções que olhamos vemos Deus trabalhando na vida de muitos, os milagres vão acontecendo, vidas são salvas, vemos Deus agindo de uma forma poderosa, a unção de Deus é derramada na congregação e vidas são curadas, libertas e purificadas pela presença de Deus naquele lugar, mas tem mais.

Quando há um encontro real com o Senhor Jesus, mesmo quando vamos para os nossos lares, estas águas purificadoras nos acompanham e vai curando, transformando tudo ao nosso redor, por isso temos que nos alegrar como diz o Salmista: Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do Senhor. 
( Salmo 122:1).

E há uma promessa na Palavra do Senhor dita pelo próprio Senhor Jesus que diz: Quem crê em mim como diz as escrituras, rios de agua viva correrão do seu ventre. ( João 7:38 ). 

Preste atenção no detalhe que o Senhor diz água viva e não águas vivas, sabe porque? Porque Ele representa esta água viva, na pessoa bendita do Espírito Santo que habita em nós. Então creia nesta promessa, e tome posse da Palavra.

No verso 3, o Senhor envia um anjo com um cordel de medir em sua mão e o Profeta pode presenciar algo grandioso, ele começou a caminhar e se aprofundar no rio que fluía do Templo do Senhor, como vemos abaixo houve algumas etapas:

a)     Caminhou 500 metros "e as águas que me davam pelos artelhos", v. 3. 

E o Espírito Santo me mostra que hoje simbolicamente falando é da mesma maneira, quando começamos a andar com Senhor, entramos neste rio, e estas águas nos artelhos simboliza o início da caminhada Cristã, aceitamos a Jesus e esta sede de Deus começa a aumentar e queremos mais, e nos aprofundamos mais em Deus ai partimos para o próximo passo.

b) Caminhou mais 500 metros " e as águas que me davam pelos joelhos", v. 4. 

Joelho representa claramente a oração, quando descobrimos que o Senhor é uma fonte que jorra para vida eterna, oramos, buscamos, clamamos, nos prostramos e dobramos os nossos joelhos e buscamos ao Senhor, e as nossa orações são respondidas, porque o Senhor nos enche com o Espírito Santo, só que queremos mais, esta vontade nunca pode acabar, afinal Jesus é uma fonte, precisamos partir para o próximo passo.

c)   Caminhou mais 500 metros " e as águas que me davam pelos lombos", v. 4. 

O Profeta caminhou mais um pouco e as águas chegaram até a sua cintura, que representa o serviço, a vontade de servir ao Senhor, de ser útil para sua obra, de ser um vaso de honra na casa do Senhor, de proclamar a Palavra, de ganhar almas, pois vale mais uma vida do que o mundo inteiro, é o momento de usar os Dons Espirituais que o Senhor já nos deu, momento de ajuntar tesouros nos céus, só que não podemos parar, temos que permanecer no primeiro amor, precisamos que a obra do Senhor seja avivada, então partimos para o próximo passo.

d)   Caminhou mais 500 metros " e mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar à pé", v. 5.

Neste ponto o profeta chegou no limite, agora ele só podia atravessar a nado, esta parte do texto representa a plenitude, o momento que podemos falar como o Apóstolo Paulo em Gálatas 2:20 " Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mais Cristo vive em mim". Momento em que a nossa entrega é total, totalmente rendidos ao Senhor, onde nos tornamos um vaso de barro para que a glória seja toda do Senhor, onde diminuímos para que Ele cresça mais e mais, glória a Deus.

Mas quando o Profeta volta para margem ele nota que tudo foi transformado por aquele rio, até mesmo o mar morto, que é o lugar mais baixo da terra, e um dos lugares mais sem vida também, onde a concentração de sal é 10 vezes maior que nos outros mares, onde os peixes morrem instantaneamente quando caiem nele, "teve vida em abundância", havia árvores com frutos e cheio de folhas, peixes em abundância, Deus não esqueceu até mesmo do sal que representa o sabor, o sabor de viver na presença do Senhor.

Mergulhando nas águas profundas do rio do Espírito Santo.  

Ezequiel 47.1-9 nos fornece base bíblica para mergulhamos no Rio do Espírito. 

Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, era judeu e juntamente com o povo judeu, encontrava-se cativo na Babilônia. Ele era um profeta do Senhor e foi chamado para pregar à "casa de Israel".  (Ez 3.1-9). 

Deus não enviou Ezequiel para pregar ao ímpio ou ao mundo, mas à casa de Israel, ao povo de Deus, ao povo escolhido. 

Esta palavra é para todos os crentes; é para aqueles que estão na igreja mas com o pensamento no mundo; é para aqueles que estão em cima do muro, para aqueles que se dizem cristãos e que vão à igreja buscar  de tudo menos a presença de Deus, que come de tudo mas não se alimenta da palavra, do Pão da Vida.

Deus falava com Ezequiel através de visões, e foi numa dessas visões que Ezequiel viu um homem cuja aparência era como a de bronze (Anjo) e tinha um "cordel de linho" (que serve para medir longas distâncias), e uma "cana de medir" (ou vara) (que serve para medidas menores). 

Em visão, o profeta via o anjo medindo o templo novo onde iria ser construído na montanha de Jerusalém, onde os judeus um dia iriam adorar a Deus. O anjo instruiu Ezequiel a respeito da lei, dos objetos, dos sacrifícios e da adoração. 

Ensinou-lhe tudo e depois o trouxe de volta à porta do templo e fez  com que ele olhasse para o oriente em direção ao rio Jordão, então, Ezequiel viu água jorrando do lado direito do templo. (Ez 47.1) O Anjo do Senhor levou Ezequiel  até o rio e o fez passar por águas que davam nos tornozelos, nos joelhos, nos lombos, até que chegou numa profundidade maior e ficou submerso só podendo atravessar nadando.

Vejamos o significado de cada etapa em que o profeta Ezequiel estava adentrando rio a dentro. 

1.     Águas nos tornozelos:  A Bíblia diz que o homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão, e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. (Ezequiel 47:3).

 Essa água que trás vida onde ela passa, é o mover do Espírito Santo onde Ele encontra um coração quebrantado. 

Quando começamos, engatinhamos, somos bebês na fé, a água está no tornozelo, com o passar do tempo esta água vai tomando uma proporção maior, pois  à medida que aprofundamos cada vez mais no Senhor, vamos tendo vida. 

Não sei como está sua vida hoje; talvez você esteja como que em um cativeiro. Ezequiel estava no cativeiro Babilônico, e Deus falou com ele ali mesmo. Deus quer falar com você aí mesmo onde você está. Você que se sente fraco e acha que Deus não se preocupa com você, Deus quer que você viva o sobrenatural. Ele quer te levar a mergulhar em águas profundas, tirar você do raso, do seco. 

Ele quer que você tenha experiências sobrenaturais com Ele, mas para isso, você precisa se limpar de tudo aquilo que te afasta do Senhor: Orgulho, soberba, murmuração, falta de perdão, falta de amor ao próximo, falta de humildade, falta de fé, falta de misericórdia, etc. 

Para você entrar no sobrenatural de Deus, você precisa se limpar, tirar os carrapichos que te impedem de viver o melhor e mais profundo de Deus.

A Bíblia diz que Jesus viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia.
Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. (Lucas 5:2-3).

Os pescadores estavam lavando as suas redes. As redes não podem ser guardadas sujas, elas precisam ser limpas, tem que tirar as impurezas, os pedaços de tocos, as pedras e os galhos para que a rede não se estrague. 

Depois que os pescadores limparam as redes, Jesus ordenou que Simão fosse para onde as águas são mais fundas. "Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais profundas...",(Lucas 5:4).. O que a palavra está dizendo é que precisamos cada vez mais nos lançar em Deus, mergulhar em Deus, buscar mais a Deus. Não se contente em ficar com águas até o tornozelo; não se contente em molhar somente os pés. Existe um rio de águas profundas te esperando! Onde o Espírito Santo vai te levar a mergulhar no sobrenatural!.

2. Águas nos joelhos: Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que chegava ao joelho. (Ezequiel  47.4a). Quando estamos de joelhos orando e clamando ao Senhor; com humildade e o coração quebrantado, estamos dizendo ao Senhor o quanto dependemos Dele. 

3. Águas nos lombos: Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que dava nos lombos. (Ezequiel  47.4b). Lombos é a parte do corpo onde o próprio Jesus foi açoitado, onde Paulo e Silas receberam os açoites.  

Onde nós somos "açoitados espiritualmente", onde sangra, machuca, dói. 

São os açoites da vida que nos deixa espiritualmente feridos, tristes, machucados, magoados, porque nos decepcionaram, nos pisaram ao ponto de abater nossa alma e nossa fé. O Senhor nos chama a ir mais além e ser curados pelas águas do Espírito Santo. 

Esta água flui de Deus e por onde ela passa, há curas, libertação e vida. Deixe que as águas do rio do Senhor venha cobrir seus lombos e cure as suas dores. Dê espaço para o Espírito Santo agir na sua vida.

4. Águas profundas: Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar nadando; era um rio que não se podia atravessar andando. (Ezequiel 47:5). 

Este estágio é aquele em que  já deveríamos ter nossas mentes transformadas, mas muitos estiveram neste estágio porém regrediram e hoje estão de novo com águas somente no tornozelo e sujeito a pisar no seco. Mas o Senhor quer nos levar a mergulhar nas águas profundas  e ter nossa mente transformada e a nossa fé firmada para que nada ou ninguém mais venha abater a nossa fé. Agora você é guiado e conduzido pelo Espírito Santo.  

Você não deixa mais a fofoca te dominar, pois em cada estágio você já foi transformado; você deixou o velho homem e a velha natureza de lado. Foi neste estágio que Ezequiel teve seus olhos abertos e ao sair do rio, viu  árvores em abundância às margens do rio (Ez 47.7). Deus quer transformar a nossa mente, tirar a cegueira espiritual que nos impede de ver o melhor de Deus. A palavra de Deus nos relata que aquilo que nossos olhos não viram, o que nossos ouvidos não ouviram e o que não subiu ao coração do homem é o que Deus tem preparado para os que o amam. (I Co 2:9). 

Quando entrarmos nas águas profundas do Espírito passaremos a ser árvore frutífera.

Em que estágio do rio espiritual você se encontra? Em qual nível deseja estar com o Senhor? Com águas cobrindo os pés, sem nenhum envolvimento profundo? Cobrindo apenas algumas áreas de sua vida? Ou mergulhado plenamente no querer e vontade de Deus?

Decida hoje como quer ficar. Decida hoje qual nível quer atingir. O Senhor te convida a mergulhar mais profundo. Primeiro o anjo foi instruído a "medir" e só depois "mover", ou seja, levar o profeta a aprofundar-se nas torrentes profundas. O Senhor quer que nós tenhamos esta experiência com Ele. Ele quer que sejamos como  "Árvores frutíferas cujas folhas não murcharão e os seus frutos não cairão. Que produz vida, que leva vida, luz, sal, remédio. Você foi ungido para coisas boas”.

Assim será na sua vida também, creia, entre neste rio, se aprofunde nEle, deixe o Senhor te conduzir para uma vida longa e de vitórias.

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor 




Nenhum comentário:

Postar um comentário