segunda-feira, 25 de novembro de 2019

TENHA UM CASAMENTO FELIZ E ABENÇOADO

TENHA UM CASAMENTO FELIZ E ABENÇOADO


Todo casamento começa com o namoro, mas como deve ser o namoro cristão para que o casamento seja sólido e abençoado por Deus?

como deve ser o comportamento dos namorados no namoro cristão?

Tendo em conta as perguntas acima, é muito importante o cuidado necessário quando se escolhe alguém para casar.

Geralmente, quando um relacionamento começa mal, ou seja, fora dos princípios bíblicos, ele termina mal.

Por isso, é muito importante orar, conhecer bem a pessoa, ter um bom relacionamento de amizade e buscar conselhos antes de dar o passo do casamento.

O namoro cristão deve ser e ter um relacionamento de respeito e amizade, pensando na possibilidade de casamento. É o tempo para o casal se conhecer melhor e descobrir se quer passar a vida toda junta. O namoro cristão não é o mesmo que um casamento.

A Bíblia tem alguns princípios que ajudam a guiar o namoro cristão.

Pensar no futuro.  O namoro ajuda a decidir se quer casar; não é uma brincadeira sem objetivos; se o casal acha que não vai casar, então não deve namorar.

Amizade. Um relacionamento não sobrevive só de paixão; o namoro é a altura para aprofundar a amizade e se conhecer melhor. Provérbios 17:17.

Respeito. Você está namorando uma pessoa criada à imagem de Deus, não um objeto para satisfazer seus prazeres; um relacionamento sem respeito e dignidade não é de Deus.

Honestidade. Não é bom enganar ninguém, muito menos a pessoa de quem você gosta; um relacionamento precisa de honestidade para funcionar. Colossenses 3:9-10.

Sacrifício. A Bíblia nos ensina a cuidar uns dos outros; o namoro é o tempo para aprender a não ser egoísta, para o casamento funcionar no futuro. Filipenses 2:3-4.

Fugir da imoralidade. O casal de namorados  ou de noivos prestes a casar, precisa aprender a estabelecer seus limites, para não cair na imoralidade sexual; se entregar antes do casamento só vai causar problemas e poderá até estragar o relacionamento no futuro. 1 Coríntios 6:18.

Deus em primeiro lugar. É muito bom ter alguém especial mas nada consegue tomar o lugar de Deus em sua vida; só Deus é perfeito e lhe vai completar, nunca espere isso de uma pessoa.

Lembre-se de buscar em primeiro lugar a orientação de Deus para o namoro cristão. 

Orar e ler a Bíblia é importante. Também é bom o casal procurar orientação dos pais e de um pastor ou de líder espiritual, idôneo e de confiança.


O que a Bíblia diz sobre casamento?

A Bíblia diz que o casamento é uma instituição sagrada, criada pelo próprio Deus. O texto base para o casamento se encontra em Gênesis 2:18-24. A Bíblia diz que não é bom que o homem esteja só, por isso, Deus fez uma mulher para o auxiliar.

Como era o casamento nos tempos antigos?

Tanto no Antigo como no Novo Testamento, o casamento representava o desejo entre os familiares dos jovens e sempre era confirmado pelos sacerdotes da época. Começava com um noivado, que era tão importante quanto o próprio casamento, como aconteceu com José e Maria.

É pecado morar junto antes do casamento?

Sim, é pecado morar junto antes do casamento. O relacionamento sexual foi criado por Deus para ser desfrutado dentro do casamento. Se um casal quer fazer sexo, deve se casar. 1 Coríntios 7:9.

Por que casar? A Bíblia diz que é para não abrasar.

O casamento foi instituído por Deus para criar relacionamentos fortes e duradouros. Deus criou o casamento para ser uma aliança para a vida toda entre um homem e uma mulher, um relacionamento especial, seguro e íntimo. A relação sexual é uma coisa muito poderosa; dentro de um relacionamento estável de compromisso é muito bom mas fora desse ideal pode causar muitos problemas. 1 Coríntios 6:18.

O casamento serve para reconhecer a responsabilidade dos cônjuges diante dos compromissos assumidos. O casal faz um compromisso público. Assim, cada um é responsável não só perante o seu cônjuge mas também perante a sociedade e perante Deus. 

O casal reconhece que o desrespeito do casamento trará consequências negativas não só no relacionamento mas também sociais e espirituais. Os prejuízos serão ainda maiores se o casal tiver filhos. 

É bom lembrar que casamento não vem pronto, casamento e construído ao longo da vida como numa construção, começa do nada, começa do ponto zero e vai levantando a construção a partir de bases sólidas. Essas bases sólidas para um casamento feliz e abençoado só se consegue ter a partir de um relacionamento e de uma intimidade com Deus e com sua palavra, a Bíblia Sagrada.  

O casamento correto serve proteger cada um dos cônjuges diante de Deus, da família e da sociedade. O casamento legal dá direitos legais a cada uma das partes, para impedir abusos de ambas as partes.

O casamento correto serve para dar estabilidade aos filhos; o casamento pretende criar um ambiente de segurança para as crianças, com o pai e a mãe comprometidos ao seu cuidado.

Nem todo o casamento dá certo. É muito importante conhecer bem a pessoa com quem você vai casar, desenvolvendo uma boa amizade. Mas morar junto antes do casamento não ajuda. A relação sexual pode confundir o casal e dificultar a tomada de uma decisão acertada. O sexo não ajuda a conhecer melhor a personalidade de alguém.

Uma união estável é o mesmo que um casamento normal diante de Deus? O que a Bíblia diz?

Não. Na Bíblia não havia casamento civil e a cerimônia mudou com o tempo, mas todo casamento válido tinha algum tipo de reconhecimento pela sociedade. Por exemplo, quando Jesus se encontrou com uma samaritana junto a um poço, ele reconheceu que ela estava morando junto com um homem mas sua união não era um casamento. João 4:17-18.

Mesmo Adão e Eva, que não tinham outras pessoas para testemunhar, tiveram a bênção de Deus para se unirem. 

Foi o próprio Deus quem os uniu em matrimônio e os abençoou. Gênesis 1:28. A bênção de Deus e o reconhecimento social de um casamento válido são muito importantes na Bíblia.

Se você já mora junto com alguém sem ser casado (a), peça perdão a Deus e procure casar-se o quanto antes. O casamento não tem que ser uma cerimônia muito luxuosa e cara. O importante é fazer um compromisso público para ser reconhecido como casamento legítimo. Se casar é um testemunho diante de Deus e da sociedade e um testemunho de que o casal está comprometido com a necessária fidelidade e quer agradar a Deus.

A Bíblia nos ensina que era proibido o casamento entre familiares muito próximos Levítico 18:6. Podia acontecer dos próprios noivos escolherem um ao outro. Génesis 29:20. Era, devia ser uma união inquebrável, rompido somente pela morte.

Só se podia dar carta de divórcio quando a mulher não agradasse em alguma coisa ao marido. Deus só permitiu que isso acontecesse por causa da dureza do coração do homem mas não foi assim desde o princípio.

No casamento, era proibido a poligamia, apesar de ter sido muito comum. O casamento também tinha propósitos divinos, como na vida de Oséias, onde Deus quis ensinar ao povo sobre a relação monogâmica que deviam ter com Ele.

O que o casamento deve ser.

O casamento deve ser a união de um homem com uma mulher, que se tornam uma só carne.

O casamento deve também ser para a multiplicação da humanidade.

O casamento deve ser a união de duas pessoas de sexo diferente e com os mesmos propósitos, princípios e valores para a formação de uma família e geração de filhos.  

O casamento deve ter o compromisso sincero de um para com o outro, para com Deus e para com as testemunhas diante do altar.

O casamento deve ter a consciência do pleno cumprimento do dever de ambas as partes dentro dele. 

O casamento deve ser para glorificar a Deus.

No casamento, o homem e a mulher devem cumprir as ordens de Deus. O homem deve amar a sua mulher como Cristo amou a igreja, e a mulher deve ser submissa ao seu marido, em Cristo. 

O que Deus fala sobre o amor entre um casal?

O amor entre um casal é uma grande bênção de Deus para ser desfrutado dentro do casamento. Deus criou o homem e a mulher para estarem juntos. O amor mantém o casal unido, mesmo nos momentos mais difíceis. Cânticos 8:7.

Amar é uma decisão. Quando um homem e uma mulher gostam um do outro, precisam tomar uma decisão: amar ou não amar. O amor é mais que atração. O amor de casal é querer o bem do outro e lutar pela união, mesmo quando é muito difícil.

Vejam em 1 Coríntios capítulo 13 o que é o amor?

Para o casal decidido a se amar, Deus instituiu o casamento. Mateus 19:4-6. 

O casamento é a prova que o casal está comprometido com o amor. Dentro do casamento, o sexo é uma bênção de Deus que cria mais intimidade entre o casal, fortalecendo o amor. O sexo também é uma forma de espalhar o amor, produzindo filhos que serão criados dentro do ambiente de amor da família guiada por Deus.

Como é o amor entre um casal, casados segundo os princípios bíblicos?

Deus criou o amor entre um casal para ser um relacionamento de respeito e cuidado de um pelo outro. O homem cuida da mulher e a mulher cuida do homem. Em 1 Coríntios 13:4-7 Deus fala sobre o amor puro, que também se aplica ao casal:

O amor é paciente. Ninguém é perfeito, o homem e a mulher precisam ter paciência com as falhas um do outro.

O amor não inveja. Um casal que se ama fica alegre com os sucessos um do outro e não tenta limitar ou prender um do outro. 

O amor não se vangloria, não se orgulha. O orgulho impede o casal de consertar seus erros.

O amor não maltrata. Cada um deve amar seu cônjuge como a si mesmo, sem ferir e sem ser ferido.

O amor não procura seus próprios interesses. Um casal egoísta não vai sobreviver, cada um deve cuidar dos interesses do outro.

O amor não se ira facilmente, não guarda rancor. A mágoa causa divisão e desconfiança; o perdão é essencial para um casal.

O amor não se alegra com a injustiça. A justiça mantém o relacionamento equilibrado.

O amor se alegra com a verdade. A honestidade com o amor constrói um relacionamento saudável e sustentável. 

O amor tudo sofre. O casal que se ama de verdade está pronto a fazer sacrifícios por esse amor.

O amor tudo crê, tudo espera. O amor de um casal tem a total esperança em Deus; porque Deus e que vai abençoar quem fica firme compromisso do amor no casamento. 

O amor tudo suporta. O casal unido pelo amor consegue enfrentar e superar todas as dificuldades da vida, com a ajuda de Deus.


Vejamos o que é o casamento cristão de acordo com a Palavra de Deus.


Não podemos deixar de perceber que Deus vê o casamento como um relacionamento sagrado e altamente valorizado por Ele.

Deus criou toda a humanidade com a capacidade de prosperar e aproveitar a vida, casada ou não. 

Mas para aqueles de nós que escolheram o casamento, não é a perspectiva de uma vida feliz juntos o que nos motiva a entrar em um relacionamento matrimonial e prometer amar e cuidar uns aos outros, até que a morte nos separe?

Como cristãos, vamos ao mesmo tempo perceber que, para que um casamento tenha sucesso e seja verdadeiramente uma união feliz, é bom procurar na Bíblia alguns fatos e diretrizes vitais que nos ajudarão em nosso caminho.

O casamento Cristão é um relacionamento feliz e gratificante.

É muito claro que, desde o início, Deus pretendia que a união matrimonial fosse abençoada, gratificante e feliz. Primeiro, Ele criou o homem à sua própria imagem e semelhança. Capaz de amar, comunicar e criar, e colocou-o em um belo jardim onde todos os desejos de um coração humano puro poderiam ser encontrados. Mas o incrível trabalho de criação de Deus não foi completo até que Ele fez uma mulher. “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”. Gênesis 2:18. 

Uma ajudante, uma companheira, seu igual, alguém para lhe completar, compartilhar seus pensamentos mais profundos, retornar e corresponder seu amor infalível com seu cônjuge.  Quando Deus levou a mulher a Adão, sua alegria foi completa como ele declarou, “Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne”. Gênesis 2:23.

Após esta declaração, lemos, “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24. 

O próprio Senhor Jesus repete este versículo em Mateus 19:5 e acrescenta, “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Mateus 19:6. O apóstolo Paulo novamente se refere ao mesmo versículo, explicando que a união matrimonial é uma figura do “grande mistério” entre Cristo e a igreja. (Efésios 5:32).


Um problema muito real no relacionamento do casamento. 

Não podemos deixar de perceber que Deus vê o casamento como um relacionamento sagrado e consagrado ao Senhor para serem felizes no seu cotidiano. Isso é o que Ele pretendia que fosse desde o começo. Ele também desde o princípio deu à humanidade leis que garantiriam a felicidade enquanto Suas leis fossem obedecidas. Infelizmente, porém, um ato de desobediência mudou tudo e o pecado entrou no mundo através da escolha errada de Adão e Eva ouvindo a voz enganosa da serpente. 

Se formos honestos, admitiremos rapidamente que ainda é o pecado que destrói relacionamentos, perturba a harmonia do casamento e faz com que o amor se torne frio.

A maioria das pessoas percebe que nascemos como criaturas egoístas e egocêntricas, com uma incrível capacidade de olhar para nós mesmos e para nosso próprio prazer, desprezando aos que nos rodeiam. Para um casamento feliz é necessário o compartilhamento da felicidade com o seu cônjuge.  No casamento tudo deve ser compartilhado entre os cônjuges. Jesus nos ensina em Lucas 9:23. “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. Portanto nada deve impedir o casal de ser feliz na vida. Cada um deve carregar a sua cruz sendo pesada ou não. No casamento o peso da cruz, que são as dificuldades, os problemas, as incompreensões e talvez até as incompatibilidades, devem ser compartilhadas, além é claro das vitórias e dos momentos felizes da vida a dois. 

A renúncia do “eu" para que o “nós” prevaleça e o casamento seja abençoado. 

Para entender melhor isso, precisamos entender o que significa “negar a nós mesmos” e “tomar nossa cruz”. Podemos nos negar a nós mesmos com bastante facilidade as melhores e mais desejáveis e importantes coisas da vida. Porém no relacionamento conjugal tudo é diferente, tudo tem que ser compartilhado com o cônjuge.

“Negar a nós mesmos” tem a ver com nossa própria vontade, nossos desejos, vontades e demandas que derivam de nossa natureza autocentrada como sêres humanos. Como resultado da queda, nossa própria vontade é quase sempre contrária à vontade de Deus. 

Em um relacionamento matrimonial, logo descobriremos que não apenas dois corações e vidas se unem, mas também duas personalidades distintas, cada uma com sua vontade e vontade própria.

Jesus também tinha uma vontade humana, mas Ele disse, se referindo ao Pai: “Não a minha vontade, mas a Tua vontade”. Lucas 22:42. Jesus escolheu negar a Sua vontade para fazer a vontade de Deus, o Pai. Em Hebreus 10: 9 Ele diz, “Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a Tua vontade.” Jesus veio para fazer a vontade de Deus em Seu corpo humano, e isso custou a Sua própria vida, abrindo não da Sua vontade própria. Ele é o nosso exemplo em tudo, então nós também podemos negar a nossa vontade e fazer a vontade de Deus. Isso resultará em um relacionamento feliz e um casamento cada vez melhor.

Jesus morreu na cruz para expiação dos nossos pecados. Mas durante a Sua vida, Ele tomou Sua cruz, significando que os nossos pecados que Ele levou em Sua natureza humana, não o permitiu que Ele vivesse. O profeta Isaías diz em Isaías 53 que Ele, Jesus, levou sobre si as nossas dores e ad nossas enfermidades. O Senhor Jesus nos convida a segui-lo neste caminho onde o pecado pode ser vencido no poder do Espírito Santo. Se aceitarmos Seu convite e seguirmos Seus passos, Sua vida também se manifestará em nossos corpos, para o crescente benefício e bênção dos que nos rodeiam, incluindo nosso cônjuge e nossa prole. 

No relacionamento do casamento podemos enriquecer a vida um do outro.

É uma boa notícia que Deus não mudou de ideia sobre o casamento, apesar do pecado que veio ao mundo através do primeiro casal. Seu coração anseia que sejamos bem sucedidos para nós e para nossas famílias. O Seu amor nos proveu com leis que, se as mantivermos, nos libertarão de nossa natureza humana para que possamos aprender a amar uns aos outros como Ele nos amou primeiro. A natureza humana é má, é perversa, mas se deixarmos a natureza de Cristo nos dominar, seremos melhores e mais que vencedores juntos com a esposa e filhos. É preciso muito pouco para um pequeno mal entendido, um hábito de que não gostamos, uma palavra impensada ou um olhar crítico para colocar uma nuvem sobre nossos relacionamentos. A natureza humana é tão facilmente ofendida, mas existe a palavra de perdão, para que a felicidade do casamento continue sem olhar para trás. 

Mas, felizmente também temos a Palavra e as leis de Deus para nos ajudar. Se seguirmos, por exemplo, as palavras de Colossenses 3: 12-14, temos boa esperança para um relacionamento feliz e satisfatório da maneira que Deus pretendia que fosse. “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”.

Isso não significa que sempre concordaremos ou manteremos o mesmo ponto de vista sobre todos os assuntos. Deus nos criou como indivíduos diferentes com personalidades e maneiras de pensar. Mas podemos nos encorajar mutuamente de acordo com as leis de Deus, Sua bondade e Sua misericórdia. Desta forma, podemos enriquecer as vidas uns dos outros e ser os verdadeiros ajudantes uns dos outros que Deus pretendia que fôssemos.

Uma relação de confiança mútua e fidelidade exemplar.

A Bíblia diz que o casamento é honrado entre todos. (Hebreus 13: 4) Ele quer dizer que é um relacionamento honroso para ambas as partes. Não há lugar no coração de Deus ou nos seus planos para a humanidade para a opressão, seja da parte do homem ou da mulher, independentemente de qual cultura ou de qual origem viemos.

Em Provérbios 18:22 lemos, “Aquele que encontra uma esposa, acha o bem”. Deus abençoou o relacionamento matrimonial desde o início. (Gênesis 1: 27-28), e Ele claramente pretendia que fosse de mútua confiança e fidelidade uns aos outros. Como companheiros no modo de vida, marido e mulher podem trabalhar juntos como uma equipe e aprender a amar uns aos outros mais e mais, para que possam crescer juntos em tudo o que é bom. Se esta é a nossa experiência, então podemos verdadeiramente dizer que temos um casamento feliz, sabendo ao mesmo tempo que o que é bom sempre pode ser melhor, pode melhorar ainda mais com a vontade de Deus. 

E se ainda não estivermos lá, não temos motivos para perder a esperança. Nós podemos ter plena confiança em Deus que podemos chegar aos píncaros da glória e do sucesso na área conjugal. Deus ainda ama criar seres humanos e suas famílias e, se O buscarmos e O seguirmos, pela fé, nossas famílias serão exemplo no meio dessa sociedade tão desgastada pela inversão de valores. Pelo poder de Deus e seus mandamentos, sempre temos Suas boas leis e mandamentos operando para nos dar vitórias. 

Ele criará uma nova vida dentro de nós, seremos ou somos dominados pela nossa nova natureza, a natureza de Cristo. 

Então, também em nosso relacionamento matrimonial, nos tornaremos uma nova criação em Cristo. “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2:10.

Desejo à todos muitas felicidades no seu casamento. Sejam felizes para sempre. 

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário