segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

VISÃO PANORÂMICA DO USO DO PÚLPITO

UMA VISÃO PANORÂMICA DO USO DO PÚLPITO DA IGREJA

Minha opinião sobre o uso do púlpito da igreja. Trago aqui algumas orientações importantes para quem já usa o púlpito da igreja bem como para quem está se preparando para estar servindo a Deus no ministério pastoral. 

Do púlpito saem as orientações e admoestações sobre a administração e o uso do templo. E foi por este motivo que Jesus adentrou ao templo e irado chamou a atenção de todos pois não estavam tendo o devido respeito e nem reverência com o templo que é chamado pelo próprio Senhor Jesus de casa de oração. 

Havia um desprezo total dos sacerdotes quanto ao que representava e representa a casa de oração para a igreja neotestamentária  e para Deus.    

João 2.14-17.
E, Jesus, encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou a todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas, e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de Meu Pai casa de negócio. 

Lembraram-se os Seus discípulos de que está escrito: O zelo da Tua casa Me consumirá”. Uma vez que o próprio Senhor Jesus denominou o templo  como Casa de oração e não casa de comércio ou de troca de mercadorias e animais ou agência de negócios materiais. Nessa ocasião os vendedores de aves e animais para o sacrifício, faziam todo tipo de negócios no interior do Templo; Jesus os reprovou e alicerçou a sua reprovação virando as mesas dos cambiadores que desreipeitaram o local sagrado de culto à Deus.  

Embora a venda fosse lícita e a troca de moeda estrangeira pela nacional fosse justa, o local é que não era apropriado. Não se podia realizar esses negócios dentro do templo. Sabiamente, hoje os nossos templos têm lugares especiais para a venda de livros, discos, objetos úteis aos irmãos. Hoje se  tem cantinas, salões de festas, refeitórios, onde os que moram mais longe e permanecem mais tempo a serviço da Casa de Deus possam fazer seus lanches, sendo também essa uma forma de contribuir para a obra do Senhor, quando essas vendas não se transformam em usura e proveito próprio de quem as faz. Algumas igrejas e alguns ministérios oferecem gratuitamente a alimentação para pessoas carentes e portadoras de necessidades especiais. 

O que se requere dos ministros de Deus é “Santidade ao Senhor”,  Êxodo 28.36, e não a profanação do púlpito e do templo dedicado ao Senhor. 
Vejam o que aconteceu com o rei Belsazar no livro do profeta Daniel, quando este zombava do Senhor Deus e profanou os utensílios sagrados do templo do Senhor Deus trazidos de Jerusalém para a Babilônia por Nabucodonosor. Apareceu uma mão misteriosa escrevendo na parede a condenação daquele rei que perdeu o seu reinado naquela mesma noite e foi morto. Quem interpretou, traduziu,  aquelas palavras foi o próprio profeta Daniel na presença daquele rei. Não se esqueçam e não confundam o nome do rei com o do profeta Daniel. O nome daquele rei era Belsazar. O nome babilônico do profeta Daniel era Beltesazar.

O púlpito da igreja hoje representa o altar de sacrifício do Velho Testamento e o santuário do templo no Novo Testamento. Assim como antigamente os sacerdotes tinham todo respeito e a reverência devida para com aquele local, hoje em dia temos que fazer o mesmo. Pastores, líderes, corpo de obreiros e crentes em geral, todos temos que, assim como fazemos com o templo, ter a reverência devida para com o púlpito da igreja. Seja para ministração da palavra de Deus, seja para entoar hinos de louvor a Deus, seja para apresentações musicais, teatrais, tudo deve ser com reverência e respeito. 

Mas porquê estamos trazendo esta publicação?

Muitos pastores e líderes evangélicos teem o devido cuidado de procederem as atividades eclesiásticas de suas igrejas e convenções com o máximo respeito com a máxima reverência com as coisas de Deus, inclusive com os instrumentos musicais e outros utensílios, e com o templo que é o local de prestarmos o nosso culto racional a Deus.

Outros, dizem que é  em nome de Deus que estão fazendo o que fazem de errado no interior do templo. Estão travestidos de um modernismo teológico (utilizam-se de uma, segundo eles mesmos denominam, teologia avançada, modernizada e contemporaneizada) e fazem de tudo o que não se deve fazer num culto a Deus e ainda menosprezam o devido respeito com o templo consagrado para adoração exclusiva a Deus. 

Para quê, com qual objetivo sensato que se pinta o templo de preto por dentro e por fora, inclusive o púlpito? Esqueceram-se de que tem muitas  pessoas com deficiência visual inclusive jovens e crianças que podem estar num culto? Para que colocar canhões de luzes e soltar fogos de artifício dentro do templo se isso causa medo e espanto em muitas crianças, pessoas idosas, e que além de ser muito perigoso podem causar incêndios? Para que colocar o som e os instrumentos nas maiores alturas, se isso além de perturbar a vizinhança, pode causar lesões nos ouvidos das pessoas inclusive e com maior agressividade nas crianças? Que impacto espiritual isso vai causar nos ouvintes? Isso causa mais prejuízos espirituais do que edificação na vida dos presentes naquela reunião que não se sabe direito se é um culto a Deus ou se é uma reunião de ensaio para ir mais depressa para o inferno ou uma reunião de baile funk ou das prostitutas cultuais baladeiras ou se alguém que comanda a reunião alí está com a cabeça cheia de peçonha mortal? 

É um flagrante desrespeito para com as coisas de Deus, são pessoas que ainda não se converteram e com todos os traços mundanos em seus corpos crivados de pircens, tatuagens e outras coisas mais como cortes de cabelo extravagantes e todo tipo de penduricalhos no corpo,  mas por dentro ainda precisam de ter um real encontro com Deus. 

O Espírito Santo faz uma verdadeira transformação na vida daqueles que se converteram realmente a Cristo. Quem se converte de verdade quer viver uma nova vida em Cristo, quer viver segundo a nova natureza de uma nova criatura em Cristo. 

Se as pessoas realmente querem uma vida nova em Cristo vão lutar para serem uma nova criatura em Cristo. Jesus não reforma. Jesus transforma a vida do mais vil pecador e pode transformar  a sua vida também. Se alguém quer viver qualquer tipo de vida e qualquer comportamento extravagante ou não, que o viva, mas o púlpito da igreja e as coisas de Deus são santas e são para aqueles que são chamados para sua obra.  

Outros transformam o templo e principalmente o púlpito da igreja  em locais de comícios políticos, em local de danças mundanas e manifestações sensuais, bailes funks, com expressões corporais imorais. Transformam o templo e o púlpito da igreja em locais das festas bacanais mundanas com barraquinhas da idolatria, festas temporárias de adoração aos deuses pagãos; para ganhar dinheiro não medem esforços em realizar todo tipo de festas como festas mundanas juninas, danças para apresentações nos carnavais; transformam em locais de reuniões político ideológica partidária, em locais específicos e exclusivos só dos doutores, em locais que só os diplomados, só os que aparentemente teem mais riquezas, títulos, anéis de formaturas, diplomas, etc, é que podem usar do púlpito e ministrar a “sua palavra” e não a palavra de Deus. As cadeiras são cativas para essas pessoas. 

Hoje há uma nítida rejeição ao Espírito Santo. Hoje há uma nítida rejeição à oração. Todo mundo ou quase todos querem oração mas não querem orar, dizem que não têm tempo para orar. Dizem que estão cansados demais de tanto trabalho e afazeres e não têm tempo para orar. Estão tão vazios que usam o microfone mais tempo para dar avisos dos trabalhos, avisos das campanhas financeiras e etc, do que tempo para ministração da palavra de Deus e oração com o povo e para o povo ser liberto da opressão maligna da atualidade. 

Nesse tempo do fim as pessoas, estamos nos referindo aos responsáveis pelo templo e pelo culto a Deus, não querem gastar tempo para orar, jejuar,  consagrar suas vidas ao Senhor Deus. Não tem lugar no púlpito para o Espírito Santo de Deus operar. Profecias não existem mais; revelações e operações dos dons espirituais são proibidos, foram banidos da vida ministerial. Batismo com ou no Espírito Santo para estes é coisa do passado e só do tempo de Jesus e dos apóstolos. Tornaram-se cessacionistas, ou seja, os milagres e as manifestações dos dons espirituais são coisas do passado. Esqueceram que com pouca ou nenhuma oração o Espírito Santo não opera milagres. Esqueceram que com muita oração e com a liberdade com que fomos libertos, o Espírito Santo opera grandes milagres no nome glorioso do Senhor Jesus. 

Hebreus 12.28 diz: Por que Deus é um fogo consumidor. 

Algo vai acontecer nas igrejas. As palavras do apóstolo Paulo aos Gálatas é muito séria: “De Deus não se zomba. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Gálatas 6.7.  

Em Apocalipse 21.8 a palavra de Deus corrobora com o que o Apóstolo Paulo disse.

Ap. 21.8. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Quem tem desejo de salvação vai querer ter uma vida transformada e vai lutar por isso. Quem realmente quer ser salvo vai atentar para o que apóstolo Paulo nos ensinou sobre a atuação plena dos dons espirituais na igreja até Jesus voltar, em 1 Coríntios capítulo 12. Também nos adverte o Apóstolo Paulo em Romanos capítulo 12, versículos 1,2 sobre como deve ser o nosso culto racional. Tudo isso começa do altar. O fogo arderá continuamente no altar e não se apagará. Lv. 6.13. Hoje estamos no mesmo propósito de Deus a saber: o Espírito Santo atua continuamente no altar operando os milagres para cada um que O buscar de coração. 

Ninguém poderá se desculpar, principalmente os que são responsáveis pelo culto à Deus começando pelo altar, pela sua falta de zelo com as coisas de Deus. Chega desse negócio de pensar e pregar que uma vez salvo, salvo para sempre. Se queremos ser salvos, temos que ser o exemplo, já que somos os responsáveis pelo templo, pelo culto, pela liturgia do culto e por todas as palavras da verdade que o Senhor nos dá para transmitir aos ouvintes dentro do templo e ou fora dele. 

É claro que não somos arcaicos, quadrados e outros adjetivos que menosprezam quem luta pela preservação do Evangelho genuíno e verdadeiro; pela preservação da doutrina e dos usos e costumes sem extravagâncias e sem exageros. 

Somos totalmente Cristocêntricos e realistas, sabendo que a igreja do Senhor Jesus na terra tem que se atualizar, porém nunca se modernizar. 

Atualizar com muita responsabilidade para que as novas gerações possam prosseguir na jornada da vida com sabedoria e bom entendimento dessas questões.   

É imprescindível que os púlpitos das igrejas não devam ser confundido com consultório de Psicologia Pastoral ou Tradicional ou qualquer outro consultório profissional,  clínico ou laboratorial. Não se deve distorcer as coisas, o púlpito da igreja não é palco de shows e nem palanque de comícios políticos. O púlpito é um lugar de oração, de reverência, de concertos diante de Deus para quem o utiliza com o intuito de se preparar para ministrar a palavra de Deus aos fiéis que veem ao templo para adorar a Deus em espírito e em verdade.  

Não se deve anunciar que quem vai fazer uso da palavra é o doutor em Psicologia Pastoral e ou Profissional ou o "doutor Psicólogo fulano de tal", ou o doutor em qualquer outra área profissional ou o phd fulano ou doutor em divindade ciclano de tal,  isso causa ojeriza nos ouvintes que foram à igreja para ouvir a palavra de Deus e louvar a Deus de coração. 

Deve-se anunciar que quem vai fazer uso da palavra ou vai pregar e transmitir a palavra de Deus é o "pastor tal, o evangelista tal ou missionário tal, dentre outros que são obreiros aprovados por Deus"; as pessoas que estão ali, só foram lá porque estão necessitadas e sofridas na jornada dos desertos e embates da vida e carregadas de todos os tipos de enfermidades e dificuldades materiais e espirituais e outras até possessas com possessões demoníacas. 

As pessoas querem ouvir o que vem do coração de Deus e não o que vem da boca para fora da sabedoria humana. Querem ouvir uma palavra que transforme suas vidas.

 2 Pedro 3.17-18.

17. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza;

18. antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!

O próprio ministrante não deve ser inconveniente com seus ouvintes na sua ministração da palavra de Deus referindo-se a si mesmo pelo seus dotes, diplomas e anéis profissionais nos dedos. Para abrilhantar suas ministrações devem, isso sim, compartilhar algumas experiências próprias e apropriadas, suas ou de outros servos de Deus.  

Quanto aos diplomas e etc e tal, que os tenham e é bom que lutem para tê-los, é muito louvável. Mas o púlpito é um lugar sagrado e consagrado ao Senhor para que pastores, líderes e obreiros evangélicos ministrem a palavra de Deus com humildade, procurando ter a unção do Espírito Santo de Deus; que façam uma explanação clara, objetiva e compreensível da palavra de Deus, mesmo porque o auditório ou o templo está cheio de pessoas de todas as classes sociais, é heterogêneo e são pessoas de todas as idades, ninguém ali está preocupado com os diplomas e ou profissões de ninguém, todos estão ali porque estão necessitados e sedentos do alimento espiritual que é a palavra de Deus e esperam isso dos ministrantes que se utilizam dos púlpitos. 

A palavra de Deus deve ter o tempo suficiente para não cansar as pessoas, deve ser ministrada até à exaustão, porém com muito amor, humildade e simplicidade por quem ministra e, repito aqui, sem ser cansativo ou repetitivo demais em suas ministrações.  Toda palavra que vem de Deus e com a unção do Espírito Santo de Deus se torna mais doce que o mel e é palatável; seja cheio do Espírito Santo de Deus e deixe Deus te usar. Administre o tempo que foi disponibilizado para o uso da palavra de Deus e peça a Deus a sabedoria necessária para que a sua ministração alcance muitas almas para o reino de Deus. 

Os louros e a glória devida se não for para a honra e a glória do Senhor Jesus, é perca e ou perda de tempo, são e serão lembradas como futilidades, coisa sem valor nenhum, como alimentação indigesta pela platéia ali presente. 

E por fim dirão: "vazio cheguei, vazio vou embora" e ainda me exploraram com tanta insistência em limpar minha carteira ou minha bolsa. 

Cuidado com o púlpito e com o público; o acerto de contas será com o dono da obra, a saber: com o próprio Deus. 

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário