segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

A BOA MEDIDA DAS NOSSAS DÁDIVAS

A BOA MEDIDA DAS NOSSAS DÁDIVAS 

Lucas 6.38.


Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante. 

O que isto significa?

Quando Jesus usou a expressão “boa medida, recalcada, sacudida e transbordante“, ele estava se referindo a figura de um mercado de cereais do Oriente Médio, mas também pode ser perfeitamente entendida com algo que todos nós conhecemos muito bem. Todos nós gostamos de muita fartura. Queremos ter nossa dispensa cheia, queremos ter nossa geladeira cheia, queremos ter nossa carteira, nossa bolsa e nosso bolso cheios das provisões de Deus. 

Quando é posto um determinado produto numa vasilha até a borda, apesar da vasilha parecer estar repleta com sua capacidade máxima, na verdade há ainda muito espaço nela. Para garantir que realmente a capacidade máxima da vasilha esteja sendo utilizada, é preciso “sacudir” e “prensar” o produto nela, completando-a com mais produto até que este se derrame pelas bordas da vasilha. 

Assim, a medida estará recalcada, ou seja, prensada, sacudida e verdadeiramente transbordante. Para a viúva de Sarepta Deus deu muitas provisões depois de, pela fé, ela fazer um bolo para o profeta Elias, gastando as últimas medidas de alimentos que ela tinha em casa. 

A passagem bíblica que narra o encontro de Elias com a viúva de Sarepta é conhecidíssima e muito utilizada por pregadores que enfatizam o milagre da multiplicação do pouco azeite na botija e da pouca farinha na panela, porção que dava para preparar somente um bolo pequeno para uma única refeição da viúva e seu filho.

“Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos”. (1 Reis 17:12).

Jesus ainda vai mais além dizendo que a medida transbordante “lhe será derramada em seu colo“. Isso é uma referência à algibeira, uma pequena bolsa costurada na roupa abaixo da cintura muito utilizada na época e que podia carregar uma boa quantidade de grãos.

Com tudo isto, o que Jesus está dizendo é que quem dá generosamente, também receberá generosamente, com principal ênfase ao julgamento que nossas próprias ações nos levam a ser submetidos, isto é, “porque de acordo com a medida com que vocês medirem é que por sua vez serão medidos“.

Obviamente essa passagem não se refere especificamente a ofertas e contribuições, mas a algo ainda mais abrangente, isto é, o nosso padrão de vida e a forma com que nossas ações demonstram a generosidade esperada por um seguidor de Cristo diante das obrigações que temos tanto com o reino de Deus quanto com a necessidade de outras pessoas.

Também, de modo algum, essa frase pode ser aplicada num sentido de barganha com o próprio Deus como muitas vezes acontece, ou seja, quando alguém se propõe a fazer algo ou até mesmo contribuir objetivando um reembolso ainda maior.

Sobre isto, o apóstolo Paulo foi claro ao escrever que “o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”. (2 Coríntios 9:6,7).

Perceba que aquele que “semeia em abundância” é o mesmo que “dá com alegria“, ou seja, em nada tem a ver com quantidade ou valor, mas com o propósito sincero com que contribuímos com a obra do Senhor ou socorremos alguma necessidade de alguém.

1 João 3.17
 17. Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus? 


Promessas Bíblicas para nós confiarmos em Deus nos momentos de crises de todas as naturezas, inclusive nas dificuldades financeiras. 


Deus promete cuidar de nós e de nossas famílias.
“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves”? Mt 6.26.

Deus promete suprir nossas necessidades.
“Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará.” – Sl 34.10.

Deus promete suprir o que necessitamos no dia de hoje.
“O pão nosso de cada dia dá-nos hoje”. Mt 6.11.
Filipenses 4.13,19
13. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
19. O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas (nossas) necessidades em glória, por Cristo Jesus.
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmo 46.1.


Deus promete guiar nossas vidas no caminho certo, o caminho que nos leva à vitória no dia a dia. 
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. Sl 23.1.

Deus promete dar-nos o necessário sono e o desejado descanso das nossas fadigas.
“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. Sl 4.8.

Deus promete dar-nos forças para vencermos as adversidades da vida. 
“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. Is 40.31.

Deus promete dar-nos de sua abundante paz.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Jo 14.27.

Deus promete dar-nos uma nova perspectiva de vida diariamente. 
“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”. Lc 12.15.

Deus promete não nos abandonar nos desertos desta vida. 
“O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te  desamparará; não temas, nem te atemorizes”. Dt 31.6.

Deus promete ser o nosso auxílio e o nosso socorro bem presente na angústia.
“Assim afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem”. Hb. 13.6.

Deus promete ser a nossa proteção contra os inimigos. 
“Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós”? Rm 8.1.

Deus promete trabalhar incessantemente para o nosso bem.
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Rm 8.28.

Deus promete dar-nos de sua sabedoria. 
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”. Tg 1.5.

Deus promete estar na direção de nossas vidas. 
“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. Pv 3.5,6.

Deus promete responder nossas orações. 
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”. Mt 7.7,8.

Deus promete dar-nos conforto até para confortarmos os outros. 
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!  É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus”. 2 Co 1.3,4.

Deus promete dar-nos alegria. A alegria do Senhor a nossa força é.
“Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho”. Sl 4.7.

Deus promete até satisfazer os nossos desejos, até aqueles mais profundos de nossa alma e do nosso coração. 
“Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração”. Sl 37.4.

Deus promete honrar nossa confiança n’Ele.
“E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”. Mt 17.20.

Deus promete ser o nosso refúgio e será a nossa fortaleza nos maiores problemas e nas maiores lutas da vida. 
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares;  ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”. Sl 46.1-3.

Deus promete dar-nos uma nova perspectiva de vida diariamente.
“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassear”. Fp. 4.11,12.

Deus promete dar-nos tranquilidade e humildade para sermos gratos a Ele pelo que temos. 
“De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. 7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. 8 Tendo sustento e com que nos vestir estejamos contentes”. 1 Tm 6.6,7.

Deus promete dar-nos a libertação da avareza e do amor ao dinheiro.
“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. 10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. 1 Tm 6.8,9.

Deus promete arrancar dos nossos corações as prioridades terrenas.
“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam;  mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;  porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração". Mt 6.19-21.

Deus promete ensinar-nos a importância de praticarmos a generosidade.
“Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; 18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; 19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida”. 1 Tm 6.17-19.

Deus promete dar-nos o crescimento na graça e no conhecimento.
“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,  sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”. Tg 1.2-4.
“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo “. 2 Pedro 3.18. 

Deus promete levar-nos a um profundo relacionamento com Ele, até alcançarmos a intimidade com Ele. 
“Converteste o meu pranto em folguedos; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre”. Sl 30.11.12.

Deus promete nos fazer prosperar em todo o nosso trabalho do dia a dia. 
“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem”. Sl 128.1,2.

Deus promete levar-nos a esperar o tempo dos acontecimentos, o tempo das coisas e das bênçãos d’Ele serem derramadas sobre nós. 
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora”. Ec 3.1,6.

Deus promete ser conosco na jornada desta vida.
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus;   eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”. Is 41.10.

Caro amigo, colega, irmão em Cristo, obreiro e você que está lendo esta postagem,  nunca seja um vaso vazio, seja sempre um vaso cheio e transbordante da unção e das bênçãos do Espírito Santo em sua vida. É necessário ser cheio do Espírito Santo para alcançar as bênçãos e as promessas de Deus.

Deus abençoe você e sua família 


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário