segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

SEJA SEMPRE UM SERVO ABENÇOADO POR DEUS

VOCÊ QUER SER ABENÇOADO POR DEUS?

Mesmo que muitos não queiram, você é abençoado por Deus. Você é responsável por sua vida e por sua comunhão com Deus. Você é o responsável em viver para uma vida estratégica de intimidade com Deus e ser abençoado por Deus. Não importa o que outras pessoas digam a seu respeito, viva em plena comunhão com Deus e você será abençoado em toda a sua vida. Compete única e exclusivamente a você esta possibilidade de ser abençoado por Deus. Corra atrás das suas vitórias. Corra atrás das portas que Deus abriu ou vai abrir para você. 

Gênesis 12:3
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.


Deuteronômio 28.1-14. As bênçãos decorrentes da obediência à Deus são infinitas e por toda a vida. 

Deuteronômio 28.1-14.

1.   E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.

2. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus:

3. Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.

4. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas.

5. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.


6. Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres.


7. O Senhor entregará os teus inimigos que se levantarem contra ti feridos diante de ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti.


8. O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus.


9. O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos.


10. E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor e terão temor de ti.


11. E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.


12. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.


13. E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer.


14. E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires.


Quantas pessoas do seu convívio social e familiar gostam de você realmente?

Quantas pessoas do seu convívio social e familiar dizem que te amam mas na verdade morrem de inveja de você?

Quantas pessoas do seu convívio social e familiar dão tapinhas nas suas costas mas por trás falam mal de você?

Quantas pessoas do seu convívio social e familiar te discriminam e te caluniam sem  causa nenhuma e ainda fazem questão que você fique sabendo disso?

Quantas pessoas do seu convívio social e familiar não desejam de maneira nenhuma a sua vitória e a sua prosperidade?

Quantas pessoas do seu convívio social e familiar “jogam pragas” em você para que você não tenha sucesso em nada na vida?

Existe um ditado popular que diz o seguinte: A maioria dos seus “amigos” (mui amigos hein?) desejam ver a sua caveira com dois grilos cantando dentro. 

Os amigos que te amam e te valorizam de verdade você pode contá-los nos dedos de suas mãos. Talvez não dê a conta das duas mãos. 


Números 22.12
E Deus disse a Balaão: Não irás com eles; não amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito. (Abençoado do Senhor).

Números 23.8
Como amaldiçoarei a quem Deus não amaldiçoou? e como denunciarei a quem o Senhor não denunciou?


Números 23.20
Eis que recebi mandado de abençoar; pois Ele tem abençoado, e eu não o posso revogar.

Balaão foi subornado, recebeu propina,  para proferir palavras proféticas de maldição contra os Hebreus no deserto, mas Deus interveio na história em favor do  seu povo.

Por três vezes Balaão ofereceu sacrifícios ao Senhor Deus no intuito de agradar ao rei Balaque e proferir palavras proféticas para amaldiçoar aquele povo, porém quando Balaão abria a boca para amaldiçoá-los, ele só proferia palavras para abençoá-los. Então depois de três tentativas Balaão disse a Balaque: como eu hei de amaldiçoar àqueles que Deus quer abençoar?

Quem foi Balaão que era tão ambicioso e desobediente a Deus? Era um falso profeta no meio do povo de Deus?

O nome Balaão tem um significado desconhecido, alguns arriscam dizer que talvez signifique devorador. Balaão foi um adivinho ou profeta, a quem Balaque, rei de Moabe, ordenou que amaldiçoasse os israelitas. Era filho de Beor, e residia em Petor, na Mesopotâmia (Nm 22.5). Em lugar de amaldiçoar os inimigos de Balaque, ele, por instrução e impulsos de Deus, os abençoou, predizendo a futura grandeza de Israel. (Ne 13.2 - Mq 6.5 - 2 Pe 2.15. Jd 11. Ap 2.14). 

Ainda que vivia entre os pagãos, tinha Balaão algum conhecimento do verdadeiro Deus, sendo, além disso, homem de grande inteligência, com fama de santidade e sabedoria. Era considerado profeta entre a sua gente, que, em conformidade com as idéias de muitas outras nações da antiguidade, tinha o curioso costume de entregar aos deuses destruidores os inimigos, antes de entrar em combate com ele. 

Balaão negociava com as pessoas os seus dons especiais, como se os dons fossem dele como se mostra no fato de terem os mensageiros de Balaque levado consigo presentes para recompensarem o profeta pelos seus encantamentos, quando foram ter com ele a pedido do rei. 

Os israelitas haviam começado as suas conquistas na Terra Santa, e por isso o rei de Moabe, com os midianitas, seus aliados, procurou por todos os meios deter o seu avanço. Todavia, Balaão, avisado por Deus, recusou, embora desejoso do seu lucro (2 Pe 2.15), levar a efeito o que o rei desejava, e só depois de ter ido à sua casa outra comitiva mais importante é que ele resolveu partir. 

Mas isso era contra a vontade de Deus, que pela boca da jumenta fez de algum modo compreender a Balaão o seu mau passo. Viu-se depois o resultado deste fato. Não somos, porém, levados a crer que ele se tornou verdadeiro crente no Senhor, porque mais tarde vamos encontrá-lo empregando vilmente todos os esforços para conseguir a destruição dos israelitas. Ele se comportou como um inimigo e traidor. (Nm 25). E morreu quando combatia pelos midianitas contra aqueles, que ele tinha pensado em amaldiçoar. (Nm 31.8,16).


Ninguém pode amaldiçoar àqueles a quem Deus abençoou ou quer abençoar.

Você é a primeira pessoa que tem que acreditar que você é uma pessoa abençoada por Deus e que nada nem ninguém vai tirar isso de você. 

Pra quem tem Deus como seu guia e protetor não vale feitiço nem encantamento, nem maldição nenhuma,  porque Jesus nos comprou para Si com seu sangue,  morrendo por nós na cruz do calvário.

“Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel…”. Números 23:23. Nós somos o Israel de Deus hoje na face da terra. 

As bênçãos do Senhor que proferidas a Abraão, Isaque e Jacó e são extensivas até o fim dos tempos a todos quantos verdadeiramente tem ao Deus Criador, Todo-Poderoso, por seu Deus pessoal, único e soberano Senhor sobre a sua vida. Glórias a Jesus. 

A promessa do Senhor a Abraão estava se cumprindo visivelmente aos olhos humano.

A descendência de Abraão se multiplicava esplendorosamente, a cada dia, de tal forma, que eles se tornaram uma multidão incontável de milhões de pessoas. 

Quando os filhos de Israel se acamparam na altura de Jericó, “Moabe teve grande medo deste povo, porque era muito; e andava angustiado por causa dos filhos de Israel”. (Nm 22:3 ). 

Ficou mesmo incomodado ao constatar que de fato Deus estava abençoando grandemente ao povo de Jacó.

E, na sua ignorância espiritual, resolveu contratar Balaão, reconhecido profeta daquela época, para “amaldiçoar” o povo de Israel. Ofereceu alta quantia. Inicialmente Balaão recusou, mas depois, seduzido pela proposta financeira de Moabe, (Balaque era o rei de Moabe), acabou aceitando.


Depois de terem edificado altares e feito sacrifícios, Balaão mandou que Balaque permanecesse junto ao altar do holocausto enquanto ele retirou-se para um morro descampado para buscar ao Senhor e receber do Senhor uma palavra para transmitir a Balaque, e disse que transmitiria a Balaque exatamente o que Deus lhe dissesse.

O Senhor veio a Balaão e pôs as seguintes palavras na sua boca: “Como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou? 

Como posso denunciar a quem o Senhor não denunciou?” ( Nm 23:8 ).

Balaque ficou indignado e disse: “Que me fizeste? Chamei-te para amaldiçoar os meus inimigos, mas eis que somente os abençoaste”. ( Nm 23:11).

Balaque não desistiu, levou Balaão a um outro ponto de observação, edificou outros sete altares, e repetiu o sacrifício de ofertas.

Balaão novamente se retirou para um lugar à parte para ver o que o Senhor lhe diria.

E Deus colocou novamente palavras de bênçãos, e não de maldição, na boca de Balaão, nos seguintes termos: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? ou tendo falado, não o cumprirá? Eis que para abençoar recebi ordem; Ele abençoou, não o posso revogar. Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação”. (Nm 23:19-20, 23a).

Estas palavras do Senhor, colocadas na boca de Balaão: “…contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação…”, são extensivas a nós hoje, e, significam que, contra aqueles que temem e teem ao Deus único e verdadeiro, criador dos céus e da terra por seu Deus e Senhor sobre as suas vidas, não vale: encantamento, feitiço, agouro, mau olhado, mandinga, etc. Não vale, não funciona, e não pega nenhum tipo de urucubaca na vida de um servo de Deus. 


Quem é de Deus tem a luz divina dentro de sí, e as forças tenebrosas do mal não lhe podem tocar. “Encosto” não encosta e nem sequer esbarra em quem tem a Deus verdadeiramente por seu Deus, Salvador e Senhor.

Se você já recebeu ao Senhor Jesus Cristo, como seu Salvador pessoal, e o convidou a entrar no seu coração, e a fazer morada na sua vida, se você segue os princípios bíblicos emanados da Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, Satanás e as forças espirituais do mal já não têm mais nenhum direito legal sobre a sua vida, e, firmados na Palavra de Deus, lhe asseguramos e declaramos: “contra a sua vida não vale encantamento”.


Em momentos de aflições, problemas, em que a vida começa a andar para trás, não permita que pensamentos de fraqueza roubem a sua fé no Deus Todo Poderoso, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.  Tire da sua cabeça qualquer idéia de que possa ser feitiço, agouro, mau olhado, ou qualquer outra obra do mal. Abra a sua boca e declare vitória em Cristo Jesus na sua vida. Declare em voz audível: “Eu nasci de Deus e o maligno não me toca”. ( I Jo 5:18b).

Diga: “Eu te louvo Senhor, porque o Senhor é o meu único Deus, o meu único e suficiente Salvador, o Senhor me protege, o Senhor me guarda e o inimigo jamais poderá me tocar.

Eu sei que em Ti eu sou mais que vencedor, e que ao final da provação pela qual eu estou passando, a minha vitória é certa, em Jesus Cristo o meu Salvador e Senhor”.

Jesus venceu a Satanás, no monte da tentação, citando a Palavra de Deus.  A Palavra de Deus é poderosa. Memorize textos bíblicos de promessas de bênçãos, e cite-os em suas orações, preferencialmente em voz audível. 

Faça orações em formato de declarações de fé. Peça oração aos seus pastores e líderes. 

Busque a companhia e a ajuda do Espírito Santo. Outros irmãos em Cristo poderão te ajudar também porque: “a oração de um justo pode muito em seus efeitos”.

Por fim declare isso: tudo o que eu fizer e que eu tocar e que for para a glória de Deus, abençoado será. Vejam a promessa de Deus para aqueles que querem ser abençoados no decorrer da vida. 

Deuteronômio 30:9
9 Então o Senhor teu Deus te fará prosperar grandemente em todas as obras das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais;


Deus abençoe você e sua família. 

Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário