segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

TODO MUNDO QUER SER RICO, NINGUÉM QUER SER POBRE

TODO MUNDO QUER SER RICO, NINGUÉM QUER SER POBRE

Provérbios 13:7. Há quem se faça rico, não tendo coisa nenhuma, e há quem se faça pobre, tendo grande riqueza.


2 Pedro 3.17,18

17. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza;

18. antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!


Jesus começa o seu sermão das bem aventuranças falando dos pobres de espírito. 

Você sabe o que é ser pobre de espírito?

A primeira das "bem-aventuranças" é: "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus." (Mt 5.3).

O que seria um "pobre de espírito"? No conceito popular aplica-se aos mesquinhos, aos moralmente adoecidos, impregnados de um egoísmo arrogante e desafetuosos, como também os rejeitados, os viciados, os desequilibrados, os doentes mentais e etc. São também os carnais insensíveis, pulsantes em seu hedonismo cobiçoso, os imorais dentre outros. 

Mas na linguagem bíblica, Jesus nos apresenta um sentido diferente, oposto. O respectivo, é um felizardo, um abençoado e Seu Reino, a esses tais pertence.

Como assim? É que para o Mestre, o pobre em espírito ou o pobre de espírito é o indigente que vive na dependência absoluta do Espírito Santo de Deus. Não importa se essa pessoa tenha beleza ou seja desafeiçoada por fora, no exterior, mas para o Senhor Jesus o que importa é a beleza da alma, é a beleza interior. 

 É o de alma deliberadamente voltada para as coisas de Deus, para que tudo seja feito e ou refeito a partir da vontade de Deus; é o resignado de coração que leva sim desaforo para casa e os deposita aos pés da cruz; é o que amortece o mal e o neutraliza em intercessão aos céus devolvendo as maldições com bênçãos; é o que fez calar e sossegar seu coração aflito, inseguro e ansioso debruçando-se no Altar em confiança inominável a Deus; é o que não resiste ao perverso, entrega-lhe a capa, a túnica, o celular, o relógio, a carteira; é o que não reivindica direitos, nem estabelece juízos, muito menos deixa o sol se por sobre a sua ira; é o que anda em gratidão, cheio de contentamento, sabedor de que será sempre melhor dar do que receber. É o que, se receber um tapa na face, oferece a outra sem questionamentos. 

Você é ou não é  um pobre de espírito? Você quer ser ou não quer ser um pobre de espírito? Jesus disse Eu sou o Caminho, a Verdade e a vida e ninguém vem ao Pai senão por mim. Jo 14.6. Será que essas coisas te agradam mais do que as “maravilhas” ociosas e traiçoeiras que o mundo oferece, seduz e inspiram as pessoas para o mal? 

Façamos como os discípulos, como os apóstolos do Senhor Jesus e vivamos uma vida de renúncia do mundo. Vivamos uma vida plenamente para o serviço do Reino de Deus.


Pense nisso e como um pobre de espírito viva sua nessa terra fazendo o bem sem olhar a quem. Isso trará felicidade e regozijo para sua alma; isso é que é ser feliz de verdade. Você quer ser "feliz" (bem-aventurado) de verdade? Então viva sua vida de rico sendo pobre e ou sua vida de pobre sendo rico em Cristo Jesus que é  a maior riqueza em ambas as situações.

Ser rico em algumas coisas é melhor do que ser rico em outras coisas, mas todo mundo quer ser rico em tudo, em todas as coisas. Geralmente pagam o quanto for preciso para tornarem-se mais ricos do que os outros, sejam oponentes ou concorrentes. 

Você conhece a diferença?

Moisés trocou as riquezas e os prazeres pela aflição e pela repreensão. (Heb 11:24-26). Simplesmente porque preferiu a recompensa de Deus mais do que os tesouros do Egito. Ele escolheu o povo pobre que adoravam somente a Deus. Ele viu que era melhor agradar a Deus acima da riqueza da família de Faraó.

Consideremos este texto sobre Moisés: (At 7:20-23). Ele era bem inteligente desde o seu nascimento. Ele aprendeu toda a sabedoria dos Egípcios e era poderoso em palavras e em ações. Ele dispunha de todas as oportunidades de um membro da família real da maior nação da sua época. Mas no vigor dos seus quarenta anos ele tomou uma grande decisão para a sua vida. Ele escolheu o reino de Deus acima do mundo. Ele escolheu colocar em primeiro lugar na sua vida as riquezas do Reino de Deus em detrimento das riquezas do Reino das trevas e riquezas terrenas. Mt. 6.33.

Moisés gastou oitenta anos de sua vida andando com Deus e esperando a voz de Deus falar com ele sobre sua missão quando de repente ouviu o “Eu sou o que sou” de dentro de uma sarça ardente falar com ele; Moisés viu as costas de Deus, falou face a face com Deus, e dirigiu o Seu povo, o povo de Deus para fora do Egito. Suas riquezas aqui e na eternidade de longe excederam os corpos afogados do exército de Faraó no Mar Vermelho e de sua nação destruída e os tesouros esvaziados no Egito pela falta dos Hebreus. Deus comoveu os corações dos Egípcios por causa da última praga da morte dos primogênitos e deu aos Hebreus muitos animais, peças de ouro e grande quantidade de presentes para que os Hebreus liderados por Moisés fossem adorar a Deus no deserto.  Moisés escolheu as riquezas de Deus em primeiro lugar em sua vida e foi o maior legislador da história do povo de Deus.

Há um homem que se fez rico, não tendo ele coisa nenhuma, e há um homem que se fez pobre, tendo ele grande riqueza. Qual deles te representa?

O primeiro homem escolheu ser rico, mas não tinha nada. O segundo homem escolheu ser pobre, mas tinha grande riqueza. A lição diz respeito à diferença entre a riqueza mundana e a riqueza celestial, riquezas espirituais. Dois tipos de riquezas estão sendo considerados. O primeiro homem escolheu a riqueza mundana e o segundo a riqueza espiritual, celestial. O primeiro homem perde a sua riqueza terrena, não leva nada para a eternidade e o segundo homem ganha as riquezas espirituais da eternidade com Deus. 

Você vai escolher o quê para a sua vida?

Veja os comentários de Provérbios 10:15.

O que são riquezas espirituais ou celestiais? Jesus as chamou de “verdadeiras riquezas”. (Lc 16:11). 

Elas são a presença de Deus, o fruto do Espírito em sua alma e em todo tempo no decorrer de sua vida. A sabedoria e a verdade das ações do Espírito Santo de Deus se tornarão a bússola de sua direção. As revelações lhe hão de mostrar que  a vida eterna com Deus é melhor do que a perdição eterna sem Deus. Estas coisas teem algum significado para você? Elas são as coisas mais valiosas para você? Satanás não quer que você as conheça e muito menos que você as experimente.

Considere apenas algumas das comparações encontradas em Provérbios, onde Salomão ensinou o seu filho que algumas coisas são melhores do que as outras. Ele mostrou ao seu filho a verdadeira riqueza.

Saboreando a sabedoria do livro de Provérbios. 

A sabedoria é melhor do que o dinheiro. (Pv 3:14; 8:11,19; 16:16). 

Um pouco com o temor do Senhor é melhor do que tesouros com dificuldades. (Pv 15:16). 

Uma salada com amor é melhor que um churrasco de costela tenra com ódio. (Pv 15:17). 

Um pouco com retidão é melhor do que o muito com a injustiça. (Pv 16:8). 

Humildade com os humildes é melhor do que a riqueza com os orgulhosos. (Pv 16:19).

Uma bolachinha de água e sal com tranquilidade é melhor do que o filé mignon com conflitos. (Pv 17:1).

Consideremos outras comparações. 

Um peso eterno de glória excede em muito a nossa curta e leve aflição aqui. (2 Co 4:17). 

Os prazeres da vida podem facilmente serem vistos, ouvidos e considerados; mas Deus tem preparado coisas que ultrapassam os nossos sentidos. (1 Co 2:9).

Paulo, cuja estrela subia rapidamente em Jerusalém, abandonou tudo para seguir a Jesus Cristo. (Fp 3:4-11). 


Apesar de ter sofrido horrivelmente por escolher a Cristo (2 Co 11:22-28), ele, o Apóstolo Paulo, estava confiante de que seria coroado no céu. (2 Tm 4:7-8). Ele mal conseguia esperar o estar no céu.


Você deve escolher um só destino para o final de sua vida. Você não pode ter as riquezas mundanas e as celestiais juntas. Jesus disse, “Ninguém pode servir a dois senhores”, (Mt 6:24. Você não pode ser um amigo do mundo e de Deus ao mesmo tempo. (Tg 4:4). Se você ama o mundo, você não ama a Deus (1 Jo 2:15).

Não há homem algum que tenha abandonado as coisas desta vida, deste mundo, que não tenha recebido mais das riquezas e das coisas de Deus aqui e no futuro receberá vida eterna no céu. (Mc 10:28-31).

O nosso Pai celestial nos tem prometido tudo aquilo que os outros buscam. Mas isso só acontecerá se colocarmos o Seu reino, o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar. (Mt 6:33).

Salomão descreveu o homem que coloca a sua vista nas riquezas e as consegue. (Ec 5:10-17). Ele não está satisfeito; as despesas aumentam tão rápido quanto as receitas e, por isso, ele só consegue olhar para a receita (Para o que ganha), mas não desfruta dela; ele se preocupa a respeito dela continuamente; ele procura preservá-la, mas perde-a de qualquer forma; ele termina sem nada para deixar ao seus filhos, para seus herdeiros. Ele vai para a sepultura da mesma forma que aqui chegou, nu; na realidade, ele trabalhou para o vento; e toda a sua vida é trevas, tristezas e raiva. Sabe o nome que o Pregador no livro de Eclesiastes deu para isto? Doença mortal.

Se você procura salvar a sua vida mundana, você a perderá juntamente com a sua vida espiritual. (Mt 16:24-25). 

Se você perder a sua vida mundana, você obterá as duas. A escolha é simples. Mas a carne é fraca, O mundo é tentador e Satanás não deseja que você escolha a verdadeira riqueza das mansões celestiais. 

O que é que você já abandonou para obter a verdadeira riqueza?

Você deixa de lado os prazeres deste mundo e o tempo livre das noites de sábado para se preparar para as reuniões de domingo na igreja, para adorar a Deus? Você deixa de lado a diversão passiva e negativa da televisão para guardar os seus olhos de pecarem? A bíblia diz que não é para nós colocarmos coisas más diante de nossos olhos. Salmo 101.1-9.

Você abandona os seus amigos que roubam a sua alma do caminho da justiça e te conduzem por maus caminhos, maus conselhos? 

Você abandona os membros de sua família que se opõem à sua fé? Você desistiria de um emprego onde tivesse muitas oportunidades de crescimento e de ótimos salários para poder ser um cristão melhor, um cristão de verdade?

O Senhor Jesus deixou as suas riquezas em glória para se tornar pobre neste mundo. Por que Ele fez isto? Porque o Seu Pai pediu que Ele assim fizesse e Ele viu a enorme recompensa esperando por Ele no céu, de assentar-se à direita de Deus, o Pai. (Sl 16:8-11; Is 53:12; Lc 24:26; Fp 2:9-11; Hb 12:2)! Está chegando o dia em que todos os sacrifícios e a vida de santificação desta vida serão infinitamente recompensados.

Interações bíblicas sobre ficar rico ou ficar pobre.

Qual é a interpretação bíblica correta sobre os que só querem as riquezas da terra e sobre os outros que só querem as riquezas do céu? Há comentaristas que descrevem os homens pobres que fingem ter riquezas para obter popularidade e há homens ricos que fingem ser pobres para enganar. O texto não condena nem um nem o outro, mas por outro lado e de acordo com interpretações vis, condena os dois. 

O primeiro é culpado de ser orgulhoso e o segundo é culpado por ser ingrato, dizem eles. Em seguida eles fazem a aplicação espiritual disso. Alguns homens fingem ser espirituais, mas estão mortos; e alguns fingem pobreza, mas são ricos. Eles condenam o primeiro e criticam o segundo.

Nós não podemos chegar aonde eles se aventuram ir. Em primeiro lugar, o texto nem recomenda nem condena e, por esta razão, ficamos sem uma lição mais contundente sobre o assunto. Em segundo lugar, a explicação deles não contém nenhuma sabedoria. Em terceiro lugar, a explicação deles não tem nenhuma outra testemunha escritural. Em quarto lugar, Provérbios continuamente contrasta a riqueza material e a sabedoria. Em quinto lugar, a Bíblia repetidamente ensina a lição acima.

Nós cremos que o livro de Provérbios ensina as prioridades corretas, uma das principais lições de todo o livro, que é a aplicação da sabedoria, é o principal assunto do livro de Provérbios. 

Alguns homens, os que se fazem ricos,  colocam toda a sua ênfase no sucesso financeiro e profissional, mas não têm segurança nessas atitudes para as suas almas serem salvas da perdição. Eles têm almas vazias, corações vazios; são cheios de ansiedade mental, casamentos vazios de amor e não podem levar nada com eles para um futuro promissor. De fato, eles com essas decisões vazias, destroem as suas próprias almas. 

Por outro lado os que se fazem pobres  deixarão de aceitar promoções e ganhos mundanos, para exaltar a paz, para exaltar o amor de Deus e a necessária justiça em seus negócios e em suas vidas. Eles escolhem a pobreza relativa pela verdadeira riqueza da quietude, da solicitude, da alegria e da justiça. Qual dos dois homens é mais rico?

Homens sábios evitam as riquezas (Pv 30:7-9). Homens sábios sabem que o verdadeiro sucesso é a piedade ao invés do ganho fácil. (ITm 6:6). Homens sábios temem obter aquilo que desejam e ter uma alma angustiada pelo fracasso. (Sl 106:15). Geralmente aguardam o agir de Deus em suas vidas para alcançar todas as provisões e milagres de Deus no decorrer de suas vidas. 

Homens sábios procuram evitar a luxúria tola e danosa das riquezas (ITm 6:7-10). Homens sábios sabem que Jesus Cristo é o seu maior tesouro. (Sl 73:25-26; Is 66:1-2; Mt 6:19-21; 19:24; ITm 6:17-19; II Tim 4:10; Ap 3:17-18). Homens sábios sabem que um homem rico dificilmente entrará no reino dos céus. (Lc 18:24). Existem coisas mais valiosas e preciosas do que os ganhos financeiros, o patrimônio terreno, riquezas terrenas, diplomas e fama no mundo, um homem sábio faz deles não o seu objetivo de vida, mas aproveita suas riquezas para engrandecer ao Deus único e verdadeiro   mesmo que isso signifique a perda, perca ou espólio de seus bens. As riquezas que o mundo nos oferece são riquezas materiais são trabalhosas e devem ser adquiridas com honestidade e humildade e as riquezas que Deus nos contempla gratuitamente são para gerar em nós um gozo eterno quando chegarmos lá na glória. 

Sendo rico ou sendo pobre, viva sua vida para honrar e glorificar o nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

Sendo rico ou sendo pobre devemos fazer o bem sem olhar a quem. Vejam a história marcante que o pregador (Sábio Salomão) narrou em suas histórias de sabedoria. 

Eclesiastes 9.10-18

10. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.


11. Voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos. 


12. Que também o homem não conhece o seu tempo; como os peixes que se pescam com a rede maligna e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles.


13. Também vi sabedoria debaixo do sol, que foi para mim grande. 


14. Houve uma pequena cidade em que havia poucos homens, e veio contra ela um grande rei, e a cercou, e levantou contra ela grandes tranqueiras. 


15. E vivia nela um sábio pobre, que livrou aquela cidade pela sua sabedoria, e ninguém se lembrava daquele pobre homem. 


16. Então, disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada e as suas palavras não foram ouvidas. 


17. As palavras dos sábios devem em silêncio ser ouvidas, mais do que o clamor do que domina sobre os tolos.


18. Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens.


Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário