segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

CLAMA A MIM

CLAMA A MIM


Vamos meditar na seguinte mensagem bíblica:

"Clama a mim e responder-te-ei, anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes". (Jr 33:3).


À luz das Escrituras podemos entender que a ação do Homem provoca a reação de Deus e que a fé não é apenas um sentimento de motivação ou simples emoção, mas ela pode mover o poder de Deus quando acompanhada pelas ações e orações de clamor de uma pessoa necessitada. 


Em 2 Crônicas 7.1-3 o rei Salomão agradece a Deus por ter ouvido suas orações. Deus ouviu o clamor de Salomão.  

1.   E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.

2. E os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor.

3. E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua benignidade dura para sempre.

No mesmo texto de 1 Crônicas capítulo 7
(1 Crônicas 7.11-18), Deus instrui Salomão como orar e os motivos pelos quais a nação toda deve orar e clamar pelo nome do Senhor criador dos céus e da terra. 


11. Assim, Salomão acabou a Casa do Senhor e a casa do rei; e tudo quanto Salomão intentou fazer na Casa do Senhor e na sua casa, prosperamente o efetuou.


12. E o Senhor apareceu de noite a Salomão e disse-lhe: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.


13. Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; 


14. e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.


15. Agora, estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 


16. Porque, agora, escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.


17. Quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi, teu pai, e fizeres conforme tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, 


18. também confirmarei o trono do teu reino, conforme o concerto que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará varão que domine em Israel.




Em Mateus capítulo 7 foi o próprio Senhor Jesus que nos ensinou a clamar à Ele dizendo em Mateus7:7-8 "Pedí, e dar-se- vos-á, buscai e achareis, batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede recebe, e quem busca acha e ao que bate, abrir-se-lhe-á".


Mas é hábito do Homem chorar e lamentar-se dos seus próprios problemas e necessidades mesmo sabendo que isso às vezes resultará em nada.


Mas como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do Homem, são as que Deus preparou para os que o amam. ( I Co 2:9).


Podemos contemplar as maravilhas do mundo, o nascer e o pôr do sol, o brilho das estrelas, a beleza da natureza, mas isso tudo não se compara com o que Deus preparou para os que o amam, Ele conhece as nossas necessidades, mas também exige que clamemos a Ele.


"... porque o vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes".


Será que seria realmente melhor, em algum momento de nossa vida, que o Senhor nos revelasse tudo aquilo que Ele tem reservado para o nosso futuro? Até que ponto não conhecer o futuro prejudica o planejamento adequado de nossa vida?


Na promessa de Deus a Jeremias, Ele garante “anunciar coisas grandes e firmes, que não sabes”. Só que a coisa não é automática. No início da promessa, Ele instrui o profeta: “clama a mim”.


Este verso concorda com todo o contexto bíblico, que afirma que nosso futuro somente está garantido por causa do amor e da providência do Senhor Deus. Em outras palavras, nossa parte não é a de manter somente a comunhão com o Senhor do futuro, mas com o Senhor de agora, o Senhor do presente momento em nossas vidas. 


Aos Seus discípulos Jesus disse: “há muita coisa que Eu ainda não lhes direi, porque vocês não estão preparados para receber”.


Porém, Ele garantiu: “o Espírito lhes dirá todas as coisas”. Fiquemos, pois, com o Senhor e no tempo próprio Ele nos mostrará coisas que não sabemos. Ele nos revelará os mistérios ocultos da Sua glória para que Seu nome seja engrandecido. 


Deus quer que nós O busquemos e clamemos por Ele. Ele quer nos responder e nos contar coisas além da compreensão humana. Ele anseia chegar mais perto de nós para que possamos conhecê-lo.


Como uma criança amedrontada chama um pai amoroso no quarto ao lado, nós também podemos chamá-lo, sabendo que nosso Pai nos responderá, nos protegerá e nos confortará, Ele é  onipresente, onisciente e  onipotente. 

Mais do que isso, nosso Pai nos revelará coisas que seriam impossíveis nós sabermos sem a graça dEle. Ó Deus Todo Poderoso e nosso querido papai eterno, eu quero Lhe conhecer e ser conhecido pelo Senhor.

Sim, há coisas no meu coração e na minha vida que gostaria que não existissem em mim. Mas eu conheço a Sua graça e estou confiante que o Senhor conhece meu coração e meu desejo de refletir a Sua glória, compartilhar a Sua graça e mostrar o Seu caráter.


Clama a mim, e responder-te-ei... (Jeremias 33:3)

Como Deus pode ouvir o clamor do mais vil pecador?

Você sabia que esse é um dos desejos mais fortes de Deus para a sua vida?            

Mas isso tem uma explicação, pois o seu clamor a Deus demonstra a sua incapacidade, dependência e fé em Deus, entre outras coisas.


A promessa de Deus descrita em Jeremias 33:3 é... Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes,... nada mais é do que: Que Ele te responderá e te mostrará coisas novas, para você ter experiências com Ele que você nunca teve antes.


O teu clamor pode mudar uma história, pois independente daquilo que você está vivendo, o teu clamor pode significar o arrependimento necessário, a fé necessária, para que você alcance aquilo que você tanto necessita.  É o exercício da fé que opera milagres. 


As respostas de Deus expressas através dos versículos abaixo, demostram o desejo dEle em te abençoar, tirar o teu cativeiro, sarar a sua alma, te dar paz e vitória, transformando aquilo que estava completamente destruído, em algo novo, consistente, que o teu inimigo (satanás) não poderá mais destruir.


Jeremias 33:6-12

6 Eis que eu farei vir sobre ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.


7 E removerei o cativeiro de Judá e o cativeiro de Israel e os edificarei como no princípio;


8 e os purificarei de toda a sua maldade com que pecaram contra mim e perdoarei todas as suas iniquidades com que pecaram contra mim e com que transgrediram contra mim.


9 E esta cidade me servirá de nome de alegria, de louvor e de glória, entre todas as nações da terra que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem e por causa de toda a paz que eu lhe dou.


10 Assim diz o SENHOR: Neste lugar de que vós dizeis que está deserto, sem homens nem animais , nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, que estão assoladas, sem homens, sem moradores e sem animais, ainda se ouvirá


11 a voz de gozo, e a voz de alegria, e a voz de noivo, e a voz de esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao SENHOR dos Exércitos, porque bom é o SENHOR, porque a sua benignidade é para sempre; e a voz dos que trazem louvor à Casa do SENHOR; pois farei que torne o cativeiro da terra como no princípio, diz o SENHOR.


12 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda neste lugar que está deserto, sem homens e sem animais e em todas as suas cidades haverá uma morada de pastores que façam repousar o gado.


Outros versículos sobre a vitória através da oração.


01. “Orai sem cessar”. (1 Tessalonicenses 5:17).

02. “Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos”. (Efésios 6:18).

03. “Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei”. (Isaías 65:24).

04. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. (Filipenses 4:6).

05. “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal”. (1 Pedro 3:12).

06. “Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar”. (Salmos 4:3).

07. “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. (Tiago 5:16).

08. “O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e estejam alertas; dediquem-se à oração”. (1 Pedro 4:7).

09. “Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria”. (Salmos 66:18).

10. “E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem”. (Mateus 6:7-8).

11. “Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém”. (Mateus 6:9-13).

12. “Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta”. (Mateus 7:7-8).

13. “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”. (Mateus 21:22).

14. “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei”. (João 14:13-14).

15. “Portanto, eu digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim sucederá”. (Marcos 11:24).

16. “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”. (Romanos 8:26-27).

17. “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”. (Efésios 3:20).

18. “Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões”. (1 Timóteo 2:8).

19. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz”. (Tiago 1:5-8).

20. “Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os tirou da tribulação em que se encontravam. Reduziu a tempestade a uma brisa e serenou as ondas. As ondas sossegaram, eles se alegraram, e Deus os guiou ao porto almejado”. (Salmos 107:28-30).

21. “Ele respondeu: Essa espécie só sai pela oração e pelo jejum”. (Marcos 9:29).

22. “Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: ‘Tabita, levante-se’. Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se”. (Atos 9:40).

23. “Ouve, Senhor, a minha oração, dá ouvidos à minha súplica; responde-me por tua fidelidade e por tua justiça”. (Salmos 143:1).

24. “O Senhor detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada”. (Provérbios 15:8).

25. “Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção”. (Filipenses 1:9).


Perseverai na oração e a vitória vai chegar de montão. 

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. (Romanos 12:12).

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. (Mateus 6:6).

“E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei”. (Isaías 65:24).

“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. 

Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz”. (Lucas 18:1-6).

“E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 

O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado”. (Lucas 18:9-14).

Deus abençoe você e sua família 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor 




Nenhum comentário:

Postar um comentário