segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

ELIZEU PEDIU PORÇÃO DOBRADA DO ESPÍRITO DE ELIAS

ELIZEU PEDIU PORÇÃO DOBRADA DO ESPÍRITO DE ELIAS.

A porção dobrada é para pessoas como o profeta Elizeu que estava trabalhando quando foi chamado. Pessoas que não são preguiçosas, pessoas que trabalham e produzem.


1 Reis 19.15-21, 2 Reis 2.1-14. 

“Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima”. (1 Reis 19.19).

Deus não chama ociosos, gente que não tem o que fazer. Seu olhar, o olhar de Deus,  procura fiéis da terra, os laboriosos, os ocupados, os que não aceitam viver sem produzir. São muitos os exemplos bíblicos: Davi e Moisés estavam cuidando de ovelhas. Neemias servia com alegria ao rei Artaxerxes no Palácio. Pedro vinha de uma noite dura de trabalho em alto mar. Mateus foi tirado da coletoria. Jesus era o carpinteiro de Nazaré. Provérbios 13:4, 14:23; II Tessalonicenses 3:8-10.


Vamos aprender um pouco com o profeta Eliseu como conquistar mais. Isso porque ele não se deu por satisfeito com o que já́ possuía. Ele queria mais, mas o mais para ele não era o bastante, ele queria o dobro.     

Eliseu tinha como exemplo de vida e comunhão com Deus o profeta do Senhor, o homem de Deus chamado e conhecido como profeta Elias. 

Elias foi um profeta tão seguro do seu chamado e dedicado em seu ministério profético que quando Jesus Cristo começou seu ministério Ele perguntou aos seus discípulos: “O que as pessoas dizem ao meu respeito? O que elas acham de mim?” E eles disseram: “Que tu és Elias”. Elias teve o privilegio de ter sido comparado com o próprio Senhor Jesus.        

Eliseu, porém, era um jovem desconhecido,  sem glória, porém muito seguro de sua comunhão com Deus e de suas decisões, por isso ele tinha grandes expectativas de ser alguém para fazer alguma coisa para o reino de Deus. Elias tinha uma convicção firme de que em breve seria levado para junto do trono da graça de Deus. No seu coração havia uma certeza de que iria partir em breve.        

E esta convicção era algo tão forte, que ele já estava buscando o seu sucessor. 1 Reis 19:15 e 16: “Disse-lhe o Senhor : Vai, volta ao teu caminho para o deserto de Damasco e, em chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. A Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar”. 

O Senhor disse a Elias para ungir a Eliseu profeta em seu lugar. No coração de Eliseu havia a confiança de que fora chamado para ser profeta. E para isso ele tinha Elias como exemplo de dedicação no ministério profético. Eliseu recebeu o chamado para ser o substituto de Elias, mas essa substituição não foi imediata, Elizeu ainda serviu o profeta Elias como um servo obediente por muitos anos para aprender mais e mais o ministério profético e o chamado  diferenciado do profeta Elias ao qual ele, Elizeu, iria substituir. Eliseu passou no teste e Deus através de Elias atendeu o seu pedido. 

Elias era o principal profeta daquela época. Sobre ele, repousava uma unção de tanta graça, de tanto poder de Deus que ele fez descer fogo dos céus na terrível batalha contra os profetas de Baal e de Aserate ou Aserá e enfrentou o rei Acabe e Jezabel sua mulher, que frequentemente o perseguiam e o juravam de morte.        

Eliseu podia ter dito que iria se contentar em ser como Elias, que iria glorificar a Deus como Elias glorificou, mas ele sabia que poderia glorificar ainda mais o nosso Deus, ele sabia que podia pedir mais de Deus sobre sua vida.        

Ele, pela fé, tomou posse daquilo que almejava fazer e que poderia ter um ministério com mais realizações do que Elias teve, com mais milagres do que os operados por Deus através do profeta Elias. 

Eliseu guardava um desejo dentro do coração, ele iria pedir o dobro da unção de Deus que repousava sobre Elias.          

Para Eliseu alcançar aquilo que ele ansiava e desejava, teria que percorrer um caminho longo e trabalhoso. Elias iria levar Eliseu por alguns lugares que Deus ordenou que ele fosse, para que Elizeu pudesse ouvir o que Deus mandou ele profetizar e fazer começando por um lugar chamado Gilgal, depois Betel, Jericó e o rio Jordão. Isso tudo durou alguns anos e Eliseu, depois do arrebatamento de Elias, voltava àqueles lugares para lembrar os reis sobre as palavras de Deus para aqueles reis ou nações.  

Quando ele, Elizeu, junto com o profeta Elias  atravessasse o rio Jordão estaria perto de completar a jornada do profeta Elias.  Esses lugares que eles passaram têm uma mensagem importante para nós.

Esses lugares nos desafiam exatamente a buscar o que Deus tem para nossa vida. Deus deseja transformar os nossos sonhos em realidade, Deus se agrada em nos abençoar. Por outro lado, é preciso oferecer a Ele condições para que Ele possa intervir na nossa história, para que as bênçãos dEle possa realmente chegar ao nosso coração e em nossas vidas.    

2 Reis 2:1. diz: “Quando estava o Senhor para tomar Elias ao céu por um redemoinho, Elias partiu de Gilgal em companhia de Eliseu”. Há um série de acontecimentos no qual Gilgal foi palco. Mas um dois acontecimentos mais importantes que aconteceram em Gilgal encontramos no livro de Josué capítulo 5, versos 1 a 9. Em Gilgal aconteceram dois fatos: o primeiro deles é que o povo de Israel que iria possuir a terra caminhou 40 anos no deserto. Todo o povo que saíra do Egito estava circuncidado, mas nenhum dos que nasceram no deserto foram circuncidados. 

Isso porque durante 40 anos caminhou o povo no deserto até morrer todos os que tinham saído do Egito, pois não ouviu a voz do Senhor e Ele jurou que não os deixaria entrar na Terra Prometida. Sendo assim, o povo foi circuncidado em Gilgal, e ali eles celebraram a páscoa pela primeira vez.   

A geração dos Hebreus nascida no deserto foi toda circuncidada em Gilgal. E em Gilgal o povo celebrou a páscoa pela primeira vez.      

Elias partiu de Gilgal com Eliseu para fazê-lo entender que Deus concede o dobro, que Deus concede porção dobrada, que Ele concede uma porção acima do comum para homens de mulheres que honram seu compromisso, seu chamado por Deus.          

Páscoa e a circuncisão eram ritos ordenados por Deus ao seu povo escolhido. A páscoa fala de libertação. Já́ a circuncisão significa propriedade exclusiva de Deus. Gilgal hoje constitui, para nós, sinônimo da palavra “aliança com Deus”.         

Para nós termos o dobro e o infinito do que o Senhor tem, temos, em primeiro lugar que passar por Gilgal. Tudo começa em Gilgal. Gilgal fala da aliança, Gilgal fala de compromisso. Gilgal fala exatamente de Páscoa, de libertação, de comunhão com Deus. 

E ali estava Elias com Eliseu começando uma caminhada, partindo de Gilgal. Quantas pessoas querem o dobro, mas não querem ter um compromisso muito sério com Deus, não querem ter e fazer uma caminhada aprovada e determinada por Deus. Outras vezes, não entendem o que é aliança com Deus; não entende o que é estar compromissado com Deus, estar comprometido com o reino de Deus. 

Deus investe naqueles que honram a aliança para com Ele. O Senhor não está disposto a liberar o seu melhor, sobre homens e mulheres que não se encontram devidamente comprometidos com Ele, com seu Reino, com a sua Palavra, com a sua obra, com seus planos, com seus propósitos. É preciso valorizar o reino de Deus, é preciso colocar o reino de Deus e a sua justiça em primeiríssimo lugar, Mateus 6.33. Estar compromissado com o Senhor Deus criador dos céus e da terra é viver para o reino de Deus, mesmo estando aqui na terra. 2 Reis 2:9. “Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito”. 

Hoje as pessoas vivem sem uma definição na vida. O que você quer na vida? O que você  almeja ser na vida? Elias perguntou: “Eliseu o que você quer? Por que você tem me acompanhado”? E Elizeu disse: “Eu quero porção dobrada do teu espírito”. Eliseu almejava o melhor, visionava a maior conquista da sua vida. Não era conquista material que ele almejava, ele já tinha deixado tudo para trás, tinha queimado a sua junta de bois, tinha matado os bois que lhe pertenciam, enfim ele se desligou das coisas materiais e queria ser cheio da unção de Deus como ou mais do que o profeta Elias.  


No tempo chamado hoje, Deus está levantando uma geração de homens e mulheres compromissados com Ele e com sua obra, servindo a Deus em espírito e em verdade. Estes são os que conservam a essência do evangelho que é o poder de Deus para salvar a todos os que nEle crer.  

Comprometidos com Ele, zelosos com a Palavra dele. Uma geração de homens e mulheres que irão impactar a terra neste tempo do fim. Uma geração que está voltando ao primeiro amor.  


Em 2 Reis 2:2. “Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. E assim, desceram a Betel.” O que significa não te deixar? Significa não retroceder, é ter determinação. Antes de Eliseu receber o manto de Elias, ele saiu de Gilgal e foi para Betel. Betel significa Casa de Deus, o lugar onde o Senhor falou com Jacó́ (Genesis 28.10-19). Mas o que Betel tem a ver conosco, para a conquista da porção dobrada que Deus tem para os que o buscam e o adoram de verdade não importando as circunstâncias? 

Precisamos compreender que a unção e a porção dobrada que desejamos obter nunca virá para nossas mãos sem que estejamos arraigados, alicerçados enraizados em Betel, que representa ter sempre alegria por estar na casa do Senhor, como diz o Salmista: alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor. Salmo 122.1. Portanto devemos nos esforçar para estarmos plantados na Casa de Deus. O que estou afirmando é que o compromisso com a Igreja do Senhor Jesus  é um requisito inegociável, indispensável para aqueles que anelam ter o dobro de Deus. Betel hoje é a igreja, é a casa de oração, representa o altar da adoração. 


A Palavra diz: “Plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus”. Salmo 92, versos 12 e 13 diz: “O justo  florescerá como palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor,  florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nEle não há injustiça”.  Isso nos mostra a necessidade de estarmos enraizados, de estarmos em comunhão numa congregação, na casa de oração. Veja bem que é na casa de oração e não na casa de baderna gospel e da confusão doutrinária cheia de heresias e de coisas imorais. 


Por isso é necessário que estejamos enraizados, compromissados com a igreja, com a liturgia de respeito para com as coisas de Deus e não um compromisso verbal, superficial, mas de amor e temor a Deus.  

Jericó era conhecido como o lugar de destruição, a terra que cheira mal.

Em 2 Reis 2.4 diz: “Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor  me enviou a Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o Senhor  e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, foram a Jericó.” Ele sai de Gilgal, vai para Betel, que significa Casa de Deus, igreja, e de lá́ partem para Jericó. Jericó é um nome confuso porque significa a cidade das palmeiras, mas ao mesmo tempo significa a terra que cheira mal. 

A terra de mau cheiro.  Etimologicamente é algo que cheira mal às narinas de Deus, algo repulsivo. Não adianta ser a cidade das palmeiras, bonito por fora e fétido por dentro. Se quisermos o dobro do que Deus tem, Jericó precisa ser destruído em nossas vidas. Jericó era uma cidade amaldiçoada. Você quer o dobro? passe por Jericó apenas. Na Casa do Senhor você habita, mas em Jericó você somente passa dizendo: “Eu não tenho nada com esta terra”. 

Transpondo as barreiras do Rio Jordão. 

O profeta Elias o atravessou para ser levado para a glória celestial. O profeta Elizeu o atravessou e viu Elias ser levado para os céus num redemoinho muito forte com carros de fogo, seus cavalos e seus cavaleiros. Depois o profeta Elizeu voltando bateu a capa de Elias nas águas do rio Jordão e elas se abriram para que ele atravessasse sem molhar os seus pés. 


Mas vamos analisar mais um pouco sobre a ida de Elias e Eliseu até ao Jordão. 

E saindo de Jericó: “Disse-lhe, pois Elias:  fica-te aqui, porque o Senhor  me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o Senhor, e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambos foram juntos”. (2 Reis 2.6).  

Elias sempre instigava Eliseu a ficar, mas ele sempre acompanhava Elias. Qual o significado do Jordão para nós hoje? Em Josué́ 22:25 nos diz o seguinte: “Pois o Senhor pôs o Jordão por limite entre nós e vos, ó  filhos de Rúben e  filhos de Gade; não tendes parte no Senhor; e, assim, bem poderiam os vossos  filhos apartar os nossos do temor do Senhor”. O Jordão foi colocado como limite. Para aqueles que querem o dobro na sua vida, precisam romper os limites. Precisam ir além dos limites. No Jordão não havia ponte nem barco para atravessá-lo, e nele estava o limite entre o deserto e a terra da promessa. 


E na sua vida, quais são os seus limites? Muitas vezes seus limites são as suas dificuldades, sua saúde, seu trabalho, alguma característica negativa na sua personalidade, no seu caráter.  Se você quer o dobro e existe um limite, você precisa atravessá-lo. Aqueles que querem o dobro são aqueles que rompem todos os limites em nome do Senhor dos exércitos. Marcos 9:23. “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê”. O Jordão foi dado por limite, mas tudo é possível ao que crer. Uma enfermidade pode ser o seu limite, mas tudo é possível ao que crer. Romanos 8:37. “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. 2 Reis 2:8. diz: “Então Elias tomou o seu manto…” O que transforma, o que você tem em suas mãos é um objeto que faz o rio Jordão se abrir, é a unção, é a palavra de Deus. A unção divide os limites. Assim como as águas dos Jordão se dividiram quando Elias as tocou com seu manto, da mesma forma, também acontece com os nossos limites quando tocados por nós, quando estamos cheios da unção de Deus. E diz o versículo 9: “Havendo eles passado…”, que significa que eles já tinham vencido os obstáculos e já estavam do outro lado em segurança.


Primeiramente passaram por Gilgal, Betel, Jericó, e por  fim, o Jordão. Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: “Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito”. Deus tem sonhos lindos para você. Escolha viver conforme a Palavra de Deus, pois Ele fará transbordar a sua vida de bênçãos sem medida.


Os que querem a porção dobrada são pessoas que priorizam em suas vidas o crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo  


A trajetória de renúncia de Elizeu começou bem antes de chegar ao Jordão. Mas ao chegar ao Jordão alguns anos depois ele ainda tinha o maior obstáculo na sua frente para vencer. Tinha que acompanhar Elias até o outro lado, presenciar o arrebatamento individual do profeta Elias, receber a capa de Elias, retornar com a capa de Elias, bater com ela no rio Jordão para que as águas se abrissem e ele atravessasse à pés enxutos e continuar o ministério profético que lhe foi confiado por Deus. 

Vejam os exemplos que o profeta Elizeu nos deixou desde sua chamada: “Então, deixou este os bois, correu após Elias”. (1 Reis19.20). Eliseu, diante de um momento especial, foi capaz de parar tudo para correr atrás de um profeta. Ele era trabalhador, mas não era escravo do trabalho. Seu coração sabia pesar bem as chances que Deus lhe dava e, diante delas, era capaz de interromper sua rotina e, não apenas isso, valorizar a possibilidade de aprender com seu líder. Quem não está disposto “correr atrás” do crescimento espiritual, fica na mediocridade. Mateus 6:33; Lucas 5:11-28.


Os que querem a porção dobrada são pessoas que honram suas famílias assim como fez Elizeu. 


“Correu após Elias mas precisava da bênção de sua família,  e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei. Elias respondeu-lhe: Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo”.(1 Reis 20.20). 


Eliseu desejava ardentemente o ministério, sabia o que queria, mas também compreendia que a bênção para seu ministério nasceu em sua casa, no meio de uma família temente a Deus. Ele não ousaria partir sem a cobertura e a bênção de seus pais. Todo ministério intenso e cheio de vitórias de um servo (a) de Deus nasce no seio da família. Quem despreza esse princípio, terá que voltar um dia, como fez Jacó, atrasando o processo de Deus. 1 Timóteo 3:5, 5:8; Marcos 7:10-13.


Os que querem a porção dobrada são pessoas dispostas a renunciar tudo por amor a Cristo. 


“Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou”. (1 Reis 19.21).  Muitas pessoas olham para o ministério sob a expectativa de só crescer e prosperar materialmente na vida, mas, via de regra, ele significará renúncia de muitas coisas e bens. Quem não é capaz de imolar seus bois, de abrir mão de determinados lastros e comodidades, nunca será digno de usufruir das porções especiais do reino de Deus. Lucas 14:33; Filipenses 3:7-8; Marcos 10:28-30.


Os que querem a porção dobrada são pessoas que intercedem e abençoam seus parentes e amigos.   


“e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram”. (1 Reis 19.21). Antes de sair em busca de seu sonho ministerial, Eliseu tomou do que tinha e abençoou o seu povo. Deus é atraído por gente assim, que serve, que reparte o que tem, como fazia Davi e José com seus irmãos. Provérbios 11:24-25; Atos 4:36-37.


Os que querem a porção dobrada são pessoas que servem e seguem os verdadeiros profetas de Deus nos nossos dias.  


“Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia”.(1 Reis 19.21). Servir aos profetas é a melhor maneira de receber a unção dos profetas. A honra é o caminho para a herança. Quem descobre isso e investe em abençoar seus líderes espirituais, abre um portal de unção sobre suas próprias vidas. Hebreus 13:7,17; I Tessalonicenses 5:12.


As recomendações e orientações do Senhor Jesus sobre este assunto. Jesus disse que quem deixa tudo para segui-lo terá a oportunidade de receber centuplicadamente. 

Mateus 19.13-30


13. Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam.


14. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus.


15. E, tendo-lhes imposto as mãos, partiu dali.


16. E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?


17. E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom, senão um só que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. 


18. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; 


19. honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.


20. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?


21. Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. 


22. E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.


23. Disse, então, Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus. 


24. E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.


25. Os seus discípulos, ouvindo isso, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá, pois, salvar-se? 


26. E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 


27. Então, Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; que receberemos? 


28. E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vós assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 


29. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.


30. Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.


Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário