segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

A SUPREMA EXCELÊNCIA DO GRANDE AMOR DE DEUS

A SUPREMA EXCELÊNCIA DO GRANDE AMOR DE DEUS

 

A suprema excelência do amor de Deus para com a humanidade é demonstrada por sua natureza, seu caráter e por seu infinito amor. Tudo isso nos é demonstrado porque Deus é amor.


1 Coríntios 13.1-13.

1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece,

5. não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6. não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7. tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8. O amor nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9. porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.

10. Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado.

11. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12. Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido.

13. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

 

O que a Bíblia diz nos diz sobre o verdadeiro amor?

“Deus é amor”.  essa pequena frase resume toda a Bíblia e a mensagem do cristianismo. Passaremos a eternidade tentando descobrir o que essas três palavras juntas representam.

“Deus é amor”. Essa pequena frase resume tudo o que Deus foi no passado, é no presente e será no futuro para a humanidade. Ele, Deus, é o criador de toda a humanidade e opera com amor incondicional para todos e em todos, basta somente crer.

“Deus é  amor". Passaremos a eternidade tentando descobrir o que essas três palavras juntas representam. O amor faz parte da própria natureza e essência de Deus. Ele é a fonte do amor. Se Deus não existisse, não saberíamos o que é amar. Agora, isso não significa dizer que o amor é Deus. Alguém disse bem que “o amor não define Deus, mas Deus define o amor”. O fato de duas pessoas se amarem não significa, por exemplo, que seu amor seja santo, puro, assim como o amor divino. Precisamos entender que existem tipos e manifestações diferentes de amor (entre pais e filhos, entre irmãos, entre marido e mulher, etc.) e estes são lampejos do que de fato é o amor divino. Como um dos Seus atributos comunicáveis, o amor é um presente que Deus nos dá e Ele mesmo nos capacita a compartilhá-lo com outras pessoas.

 

Como podemos receber este Santo amor?

O apóstolo Paulo afirma que “o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo”. (Romanos 5:5). O verso confirma que o amor é um dom de Deus, uma dádiva que Ele nos concede através da atuação do Espírito Santo em nosso coração. O texto de Gálatas 5:22, 23 confirma isso, ao dizer que o amor (aqui o termo grego é ágape, que significa “amor de Deus”) é fruto do Espírito Santo, ou seja, é resultado natural da atuação da maravilhosa Pessoa do Espírito Santo em nossa vida. Portanto, se quisermos amar ao nosso cônjuge, nossos amigos e até aos nossos inimigos (Mateus 5:44), precisamos de Deus em nosso coração, em nosso lar. Permita-nos apresentar outros versos e aplicações do amor na Bíblia.

1) Nada nos pode separar do amor de Deus. A Bíblia diz em Romanos 8:38-39: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”.

2) O amor de Deus é um amor de sacrifício. A Bíblia diz em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

3) O amor de Deus dura para sempre. A Bíblia diz em Salmos 136:1: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre”.

4) Como a Bíblia descreve o amor? A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:4-7: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

5) A Bíblia diz que devemos amar-nos uns aos outros. A Bíblia diz em 1 João 2:7-8:  “Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.” “Ameis uns aos outros” (João 13:34, 15:12, 17) “E um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz”. (1 João 2:7, 8).

6) O amor não é só para amigos. A Bíblia diz em Mateus 5:43, 44: “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem”.

7) O amor é o resumo da lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 22:37-40: “Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”. O resumo da lei, amor para com Deus e amor para com o próximo, abrange cada detalhe e aspecto de toda a lei divina.

8) Podemos mostrar o nosso amor a Deus guardando os Seus mandamentos. A Bíblia diz em 1 João 5:3: “Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos”.

9) Não deixe que o seu amor por Deus se enfraqueça. A Bíblia diz em Apocalipse 2:4-5: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres”.

10) O significado de amor incondicional que somente Deus tem.

 

O que é amor incondicional?

Amor incondicional significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. O amor está em primeiro lugar.

O amor incondicional é generoso, altruísta e infinito. É o típico “amor de mãe”, que é dado livremente, independente do que recebe de volta.

No relacionamento entre um casal, quem tem amor incondicional ama sem ter razões ou pré-requisitos. Dedica-se totalmente à relação, transformando o amor em uma ação praticada a todo instante, de variadas formas. O conceito é semelhante a amor verdadeiro.

Você sabe o que a filosofia fala sobre o amor?

Sobre este tema muitos filósofos arriscam a definir o amor como uma forma épica que se manifesta como uma forma literária apenas, mas na verdade o verdadeiro amor é infinito sobrepondo todos os adjetivos que o ser humano possa imaginar.

Um amor épico é um amor condicional requer algum tipo de troca, é finito. É um tipo de amor que é dado apenas com base em determinadas condições, conscientes ou não, satisfeitas pelas partes como desejarem que seja correspondido.  

Para os cristãos, Deus teve um amor incondicional pela humanidade quando entregou Jesus Cristo, o seu único filho, para ser sacrificado em nosso lugar. Deus ama a todos de forma incondicional porque o Seu amor foi demonstrado de forma bem clara para salvar a todos os que nEle crer. De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7, "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Na perspectiva religiosa também há um apelo para o amor incondicional entre os homens. Para a prática da generosidade e do amor não só ao próximo, mas a todos os seres humanos, seus semelhantes.

 

Um dos hinos mais bonitos da harpa cristã é o de número 512 exatamente porque ele fala do santo e inesgotável amor de Deus.

 

O Amor Inesgostável

Harpa Cristã

 

O santo amor de Cristo, que não terá igual
A Sua vera graça, sublime e eternal
E a misericórdia imensa como o mar
A qual ao céu atinge, com gozo, hei de cantar

 

Como é inesgotável


O amor de meu Jesus!


Rico e inefável; nada é comparável


Ao amor de meu Jesus!

 

Jesus andou no mundo, e o povo O procurou
E todas as angústias, sim, aos Seus pés deixou
E Seu amor brotava, qual rio divinal
Pujante, forte, imenso, sanando todo o mal

 

Também, nos olhos cegos pôs uma nova luz
A luz que nos dá vida, qual já brilhou na cruz
E deu também às almas, a glória de Seu ser
Ao implantar Sua graça, e Seu real poder

 

O amor de Jesus Cristo, no mundo é um fanal
Que marca vitorioso a senda do ideal
Embora passem os anos, é sempre eficaz
Precioso é dar à alma incomparável paz

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário