segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

DAVI NUMERA O POVO NUM CENSO QUE DESAGRADOU A DEUS

DAVI NUMERA O POVO NUM CENSO QUE DESAGRADOU A DEUS

 

Davi numera o povo, e Deus castiga-o. (1 Crônicas 21:1). Motivo: Não foi Deus que mandou.

 

Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel. 
1 Crônicas 21:1.



Passagens das Escrituras Sagradas que nos ensinam grandes lições.



Precisamos estar atentos, pois o nosso adversário (o diabo), anda ao nosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. 1 Pedro 4:8.



Precisamos ser obedientes. Quando servimos ao Senhor Jesus Cristo, temos um adversário em comum, que usa as brechas que damos, os pecados que cometemos, para nos derrubar.



O nosso adversário tem uma função, que de acordo com João 10:10 é matar, roubar e destruir.

Mas o Senhor Jesus veio para nos dar vida e vida com abundância.



O segredo de uma vida vitoriosa esta na obediência.  E foi exatamente isto que faltou neste episódio na vida do Rei Davi.



Para entendermos com mais clareza precisamos meditar no versículo abaixo.



E a ira do Senhor se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá. 2 Samuel 24:1.


Em 1 Crônicas 21:1, nos diz que satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a contar o povo.



Em 2 Samuel 24:1, nos diz que o Senhor nosso Deus estava irado contra Israel, e incitou a Davi a numerar o povo.



Para fazermos uma exegese, interpretação mais profunda destes textos Bíblicos, precisamos juntar os dois versículos, porque falam da mesma história, porém escrito por autores diferentes.



O primeiro diz a Palavra que Deus estava irado com Israel, a Bíblia não nos diz claramente o motivo, mas servimos a um Deus Santo, e o pecado não confessado e abandonado, afasta as bençãos, que são frutos da obediência.



Então juntando os dois textos, aprendemos que o Senhor estava irado com Israel e permitiu que satanás incitasse, desafiasse e provocasse a Davi a numerar Israel.



E este censo realizado por Davi, infelizmente foi considerado como pecado diante de Deus.



E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente. 2 Samuel 24:10.



Mas porque, qual o motivo de Davi fazer algo tão grave assim, pecando contra Deus?



Para entendermos com maior clareza, tenhamos sempre em mente que Deus não vê como o homem vê, mas Ele sonda os corações.

A contagem do povo em si não era pecado, mas sim o motivo que levou o Rei a contar o povo.

Exemplo: Quando lemos o livro de Números, lemos que Deus mandou Moisés contar o povo por duas vezes ( Nm capítulo 1; Nm capítulo 26 ). O Rei Josafá também contou o povo (2 Cr 17:14-19). E estas contagens não foram consideradas pecados.



O motivo era o orgulho e a soberba. Deus permitiu que satanás o influenciasse, para provar o coração do Rei, assim como Ele permitiu que satanás tocasse na vida de Jó, só que ao contrario de Jó, o Rei Davi falhou.



O inimigo até para tocar em nossas vidas precisa da permissão de Deus, se não fosse esta permissão, e o limite imposto por Ele, com certeza satanás teria matado Jó.
(Jó 2:6 ).



Mas o Rei Davi foi achado em falta porque?



Se lermos com calma 1 Crônicas 18, veremos que Davi e o povo de Israel ganharam várias batalhas, derrotou diversas nações, expandiu seu território grandemente, recebia tributos e impostos de vários reinos, e era o reino mais poderoso daquela região, ninguém conseguia derrotar o exercito de Israel.

E isto nos serve de alerta, pois precisamos ficar atentos depois das vitórias, não podemos permitir que a soberba entre no nosso coração, por maior que seja a vitória, toda honra, toda glória é para o Senhor Jesus.

E depois de grandes vitórias o Rei Davi baixou a guarda, não vigiou. E contou o povo para mostrar toda a sua força, e veja que não foi por falta de conselho, porque o próprio Joabe, que era o seu general, e não tinha um bom testemunho, percebeu que aquilo não estava correto. (1 Cr 21: 3).



E Davi recebeu o número do povo conforme havia solicitado a Joabe, comandante do seu exército.



E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada. 
1 Crônicas 21:5



Veja que ao final da contagem, os número dos que arrancavam as espadas eram de Um milhão e quinhentos e setenta mil soldados e só foram contados os soldados valentes de guerra, e era um grande exército, forte o bastante para enfrentar qualquer exercito, de qualquer nação.



Mas aprendemos na Palavra de Deus e Israel conhecia muito bem:

Quando saíres à peleja contra teus inimigos, e vires cavalos, e carros, e povo maior em número do que tu, deles não terás temor; pois o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo.


E será que, quando vos achegardes à peleja, o sacerdote se adiantará, e falará ao povo,
E dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; não se amoleça o vosso coração: não temais nem tremais, nem vos aterrorizeis diante deles,
Pois o Senhor vosso Deus é o que vai convosco, a pelejar contra os vossos inimigos, para salvar-vos. Deuteronômio 20:1-4.

 

Em primeiro lugar não era o número de soldados que iria garantir a vitória, pois mesmo que o exército inimigo fosse maior que Israel, e tivessem cavalos, carros e um povo mais numeroso, Deus garantiria a vitória.

Deus pelejaria pelo seu povo, e o segredo estava na obediência, Israel não precisava confiar na sua força, mas sim no poder que vinha do alto, o socorro vinha de Deus.

Quando Deus estava irado com Israel, Davi foi influenciado pelo inimigo porque era o líder da nação, e tinha que ser o exemplo.

E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. Lucas 12:48.

 

Se o Senhor te levantou como líder, dê valor a obra que Deus colocou em suas mãos. Faça com diligência e com muito amor, pois Deus lhe pedirá contas de tudo que Ele colocou em suas mãos.

E fique atento, sempre vigilantes, saiba que maior é o Senhor que esta ao nosso lado.

Mas cuidado principalmente com o seu “EU”, guarda o teu coração, cuidado com sua vontades, suas vaidades, lembre-se sempre de onde o Senhor te tirou, não para querer voltar para lá, mas para glorificar a Deus por ter tirado de lá.

Nunca se sinta superior aos outros, nunca deixe o orgulho entrar no seu coração, tire toda soberba, nunca se sinta o melhor, o mais importante, lembre-se de uma coisa: Se não fora a misericórdia do Senhor, aonde estaríamos?

 

Depois da contagem, veio o castigo:

 

E Gade (o profeta de Deus) veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Escolhe para ti,


Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do Senhor, isto é, a peste na terra, e o anjo do Senhor  destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou.  1 Crônicas 21:11-12.

 

Que situação difícil, que preço alto Davi e toda a nação teve que pagar, cuidado com suas escolhas, elas podem te levar ao fracasso. Cuidado com suas atitudes, você pode até pensar, Deus é Deus de misericórdia. Sim Ele é Deus de misericórdia, mas Deus é Deus  de justiça e também que zela por sua palavra.

Não erreis: De Deus não se zomba. Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 
Gálatas 6:7.

 

Davi pagou um preço alto, 70 mil pessoas morreram por causa das suas escolhas erradas, mas Davi se arrependeu. E isto fez de Davi um grande homem de Deus, pois ele sabia reconhecer o seus erros e se arrependia verdadeiramente.

 

E encurtando a história veja o que Davi fez:

 

Então Davi edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos; e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto. 1 Crônicas 21:26.

 

Terminando esta postagem, aprendemos com Davi algumas lições valiosas:

 

Ele edificou um altar ao Senhor. Temos que ter este mesmo comprometimento, quando erramos, precisamos nos consertar. Quando nos humilhamos diante de Deus, Ele nos levanta. Nós somos templo do Espírito Santo, e aprendemos na Palavra de Deus que o Espírito Santo se entristece (Efésios 4:30), e precisamos estar em comunhão com o Senhor sempre.

 

Ele invocou ao Senhor. Temos que buscar ao Senhor de todo o nosso coração, temos que estar sempre em oração, depois de grandes vitórias, não podemos baixar a guarda e deixar de orar, de se consagrar, temos que adorar ao Senhor de todo coração, porque Ele é Digno.

 

Deus responde com fogo do céu sobre o altar. Deus é maravilhoso e responde as nossas orações, Davi orou e de Deus recebeu a resposta. Tudo começou no Altar para oferecer sacrifícios ao Senhor. Depois ao invocar a presença de Deus e de louvar a Deus de coração, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto. Sinal de que Deus aceitou o sacrifício de Davi. Que lição valiosa aprendemos na Palavra de Deus. 

 

Não sei como esta a sua vida diante de Deus, mas sei o que Deus pode fazer quando as nossas vidas estão diante dEle em obediência. Ele é tão maravilhoso que responde com fogo do céu e nos dá uma nova chance.

 

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.


Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.


Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 
1 João 1:8-10.

 

Deus conhece a nossa natureza pecaminosa, por isso nos dá uma nova chance quando nos humilhamos diante Dele, Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nos dar a vitória, para nos salvar. 

 

Por isso temos que reparar o nosso altar, há áreas em nossas vidas que as vezes precisam de consertos: pode ser na área familiar, financeira, profissional, vícios que precisam de libertação.

 

Mas Glória a Deus, sempre que pedimos socorro ao Senhor, por causa de nossas falhas, Ele nos restaura. O Senhor nos cura, para que sejamos um testemunho vivo do Poder Deus.

O Senhor manda fogo do céu, a unção do Espirito Santo vem sobre nós, por isso precisamos ser cheios do Espirito Santo (Efésios 5:18), e precisamos estar sempre aos pés do Senhor Jesus buscando a sua direção.

 

Não podemos apagar ou extinguir o Espírito Santo (1 Tessalonicenses 5:19), o nosso altar tem que estar sempre aceso, o Senhor é aquele que renova as nossas forças.

 

Não é pela nossa capacidade que conseguimos a vitória, mas sim pelo Poder de Deus.

 

Em relação aos números, aprenda algo, Deus não esta interessado pela quantidade de membros que tem a sua igreja, é bom ter uma igreja grande e sempre lotada, porém o mais importante é quantidade de almas que você tem ganho para o Reino de Deus, e os discípulos que tem sido formados, comprometidos com a Palavra, nascidos de novo e com testemunho de vida.

 

Precisamos fazer discípulos para o Reino de Deus, Jesus esta voltando, e muitos estão se perdendo, porque não temos falado do amor de Deus, e muitas vezes o testemunho não condiz com a Palavra da verdade.

 

Portanto, repare o seu altar, busque ao Senhor Jesus, fuja da aparência do mal, e seja cheio do Espirito Santo. Deus tem uma obra linda para realizar na sua vida, então abra o seu coração e viva a Palavra de Deus.

 

O que aconteceu com o Rei Davi quando realizou o censo de Israel e Judá.

 

Alguns dos episódios nas histórias bíblicas são muito esclarecedores e nos trazem diversos exemplos a respeito da soberania de Deus e de seus preceitos para os homens.

Vemos neste caso um primeiro exemplo da soberania de Deus na ação de Satanás contra o rei Davi e o povo de Israel.

Neste verso abaixo, no segundo livro de Samuel, Deus incita Davi contra Israel (reino do Norte, cuja capital viria a ser Samaria) fazendo com que ele levantasse o censo de Israel e Judá, este censo consistia em conhecer quantos homens aptos para a guerra havia no país. Esta era uma grave ofensa a Deus, pois mostrava que Davi estava confiando mais na força de seu exército do que no poder de Deus. Neste tempo o exército era um só. Todos os soldados eram contados como exército do rei Davi.

 

2 Samuel 24,1: “Tornou a ira do Senhor a acender-se contra os israelitas, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, levanta o censo de Israel e de Judá”.

 

A ira de Deus se manifesta dos céus contra toda a impiedade, os hebreus insistiam em cultuar deuses de outras nações, casavam seus filhos e suas filhas com os povos que haviam sido proibidos por Deus e adotavam deuses e costumes de seus vizinhos pagãos.

 

Deus permitiu que Satanás incitasse as más ações dos homens conforme suas determinações.

 

1 Livro de Crônicas 21,1: “Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel”.

 

Vemos esta mesma situação no livro de Jó, onde Deus usa Satanás para conduzir Jó à salvação por intermédio de grandes sofrimentos e também no caso de Acabe onde Deus usa um espírito maligno para enganá-lo na guerra em Ramote-Gileade.

 

1 Reis 22,23: “Eis que o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas e o Senhor falou o que é mau contra ti”.

Vimos assim, que as ações de Satanás estão completamente limitadas e determinadas pela vontade soberana de Deus.

 

Na sequência desta história, vemos que este pedido de Davi é realmente fora de propósito, pois o comandante Joabe, encarregado de levantar o censo, adverte o rei Davi pela temeridade de sua ação, considerada pelo comandante como abominável ao Senhor.

1 Crônicas 21,3-4: “…Por que requer isso o meu senhor? Por que trazer, assim, culpa sobre Israel? Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe…”.

 

A bíblia aponta o resultado deste censo, havia em Israel e Judá aproximadamente um milhão e quinhentos e setenta mil homens de guerra, sem contar duas tribos, o que representaria uma população entre cinco e seis milhões de pessoas em todo o país incluindo o restante da população.

 

1 Crônicas 21,5-6: “Deu Joabe a Davi o recenseamento do povo; havia em Israel um milhão e cem mil homens que puxavam da espada; e em Judá eram quatrocentos e setenta mil”.

 

Este é um exemplo claro de que Deus determina o bem e o mal conforme a sua vontade, e nada pode sobrepor a esta vontade de Deus. O levantamento do censo desagradou a Deus e ele decidiu castigar o povo por isto, o que era o seu propósito desde o começo.

 

1 Crônicas 21,7: “Tudo isto desagradou a Deus, pelo que feriu a Israel”.

 

Davi, então, caindo em si, se arrependeu de ter ordenado o censo e pede perdão a Deus pela sua loucura, mas Deus já havia decidido castigar o povo desde o princípio desta história.

 

Davi ficou muito angustiado com isto tudo, mas entre todas as opções dadas por Deus ele escolhe cair nas mãos de Deus e não dos homens e escolhe a peste por três dias, ele conhece seu pecado, sabe da ira de Deus, mas conta com a misericórdia divina.

 

1 Crônicas 21,13: “Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mãos do Senhor , porque são muitíssimas as suas misericórdias, mas nas mãos dos homens não caia eu”.

 

O Senhor enviou a peste a Israel e caíram no primeiro dia setenta mil homens, enviou também o Anjo do Senhor para destruir Jerusalém. O Anjo do Senhor no Velho Testamento às vezes é confundido com Cristo que mantém as obras da providência determinadas por Deus.

 

Davi vê o Anjo do Senhor entre o céu e a terra com a espada desembainhada na mão, apontada para Jerusalém, Davi e os anciãos de Jerusalém se prostram com o rosto em terra e adoram o Anjo do Senhor e ele se retira.

 

1 Crônicas 21,17: “Disse Davi a Deus: Não sou eu o que disse que se contasse o povo? Eu é que pequei, eu é que fiz muito mal; porém estas ovelhas que fizeram? Ah! Senhor, meu Deus, seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai e não para castigo do teu povo”.

 

Analisemos esta confissão de Davi: ele se reconhece pecador, ele chama a si toda a responsabilidade pelo censo, ele pede que o castigo de Deus seja aplicado a ele e a toda a sua família, mas que poupe o povo que era inocente desta sua loucura.

 

Davi não era santo, nenhum de nós somos, mas a bíblia diz que ele era um homem segundo o coração de Deus, um pecador que fazia tudo para agradar o coração de Deus.

 

Vemos nesta sua confissão que não é sem razão que Deus ama seus filhos, pois ele coloca em seu caminho todos os meios que conduzem à salvação. O conhecimento de Deus, a fé, o arrependimento e o amor ao próximo que vemos expresso em sua confissão, são atitudes que agradaram a Deus.

Este é um exemplo a ser seguido. O reconhecimento da corrupção humana, a responsabilidade pelos nossos atos e o amor ao próximo precisam ser do conhecimento de Deus.

Que fique bem gravado em nossas mentes este exemplo de Davi, para que, tenhamos a coragem de assumir com responsabilidade os pecados que cometemos, somente assim seremos pecadores, como na verdade somos, mas poderemos ser chamados de servo segundo o coração de Deus.

 

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário