segunda-feira, 5 de julho de 2021

O JULGAMENTO DOS CRENTES AQUI NA TERRA E DOS JUSTOS NO CÉU

O JULGAMENTO DOS CRENTES AQUI NA TERRA E DOS JUSTOS NO CÉU.

 

O julgamento dos crentes aqui na terra na visão e no ensino do Apóstolo Paulo.

Que tipo de crentes serão submetidos a julgamentos aqui na terra?

 

1. 1 Coríntios 3.1-23  Todos terão que dar conta de sua mordomia. Todos terão que prestar contas de suas obras aqui na terra, as quais estarão patentes aos olhos de todos.

Fica bem claro neste capítulo trata-se da igreja aqui na terra, mas tudo que fizermos aqui na terra será passível de julgamento nos céus também no juízo final

 

 

a)  O espírito mundano que causa dissensões na igreja é o tema de 1 Coríntios 3; acompanhe atentamente o desenrolar desse assunto e como isso acontece e observe em sua volta e veja com que frequência isto está acontecendo nas igrejas de nossos dias da pós-modernidade.

 

1 Coríntios 3.1-9

1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.

2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis;

3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós invejas e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?

4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens?

5 Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um?

6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.

7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.

8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.

9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

 

b)  Estes próximos versículos de 1 Coríntios 3.10-17 tratam da responsabilidade pessoal dos pregadores. Será que todos os pregadores da palavra de Deus vão subir, vão ser arrebatados ou não?     

 

1 Coríntios 3.10-17

10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.

11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.

15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.

16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?

17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.

 

c) Aqui em 1Coríntios 3.18-23 temos a afirmação categórica de Paulo: ...vós sois de Cristo... e nos dá uma clara demonstração de quem na verdade são de Cristo. Ele não deixa nenhuma dúvida.

 

18 Ninguém engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio.

19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia;

20 e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs.

21 Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso;

22 seja Paulo, ou Apolo, ou Chefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso,

23 e vós de Cristo, e Cristo de Deus.

 

 

d.   Como será o julgamento dos justos e dos ímpios no juízo final.

 

O julgamento dos justos para ser efetuado no Tribunal de Cristo: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, bem ou mal”. 2 Co 5.10.

 

O julgamento dos ímpios será no juízo final.

 

Apocalipse 20:11-15.



“11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Ap 20:11-15).

 As ocorrências após o arrebatamento da igreja terão impacto na vida de todos os seres viventes que passaram por esta terra, porém, nesta postagem discorreremos sobre o julgamento dos santos, como será, e como serão vistas as nossas obras no juízo do grande trono branco ou Juízo Final depois do milênio.


e. O julgamento dos Santos no Tribunal de Cristo


Os crentes salvos, chamados de santos, que forem arrebatados serão julgados, todos comparecerão no tribunal de Cristo, não importando se morreram em Cristo antes do arrebatamento da igreja ou se foram, ou serão transformados num abrir e fechar de olhos no momento do arrebatamento. O tribunal de Cristo não é um tribunal de acusações ou de condenações mas de distribuição de galardões aos que forem salvos.  (Jo 5.22; Rm 14.12; 1 Cor 3.12-15; 2 Co 5.10; 2 Tm 4.8), os textos comprovam que, no entanto, os crentes que morreram antes do arrebatamento ressuscitarão primeiro e também estarão presente nesse julgamento. (1 Co 15.50-55; 1 Ts 4.16,17).


f. Como será esse julgamento.


Os crentes serão julgados conforme as suas obras, elas serão avaliadas pelo Justo Juiz, Jesus Cristo e cada um receberá a justa recompensa. (Ec 12.14; Mt 5.22; 12.36,37; Mc 4.22; Rm 2.5-11; 1 Co 4.5; 2 Co 5.10; Ef 6.8; Cl 3.23-25). Nesse julgamento, sem exceção, serão julgados todos os crentes fiéis e todos receberão  galardões. (Mt 5.11,12; 25.14-23; Lc 19.12-19; 22.28-30; Gl 6.8-10; 1 Co 3.12-14; 9.25-27; 13.3; Ef 6.8; 2 Tm 4.8; Hb 6.10; 1 Pe 5.4; Ap 2.7,11,17,26-28; 3.4,5,12,21), com a salvação garantida pela graça (Ef 2.8,9), os crentes não serão condenados, continuarão salvos recebendo recompensas e galardões pelo que fizeram.

 

Nós sabemos, pela Palavra de Deus, que depois que o cristão for arrebatado, ele será trazido à presença de Cristo, o qual estará assentado no Seu Tribunal, conhecido como “Berna” ( no grego), para ser examinado e recompensado, de acordo com suas obras. Este não é um tribunal como o Tribunal de Pilatos, mas é semelhante à junta examinadora nos Jogos Olímpicos Gregos, ao qual o vencedor vinha para receber o seu prêmio.

Os galardões que serão dados no Tribunal de Cristo são chamados de “coroas.” A significância do termo reside no fato de que coroas são símbolos de realeza, e os santos vão reinar com Cristo. “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?” (1 Co 6:2). “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”. (Ap 20:6). As posições de honra para os crentes no reino vindouro serão determinadas pela fidelidade, consagração e comunhão com Ele e devoção a Seu serviço, que demonstram na sua vida aqui na terra.

 

g.   As coroas terão cinco tipos diferentes.

 

1. A coroa da vida.

Para o salvo que aguenta firmemente as provações, sem enfraquecer nem desanimar - Tiago 1:12 “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”.(Tg1:12).


Ap. 2:10 nos diz: “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Ap 2:10).

 

2. A coroa da justiça.

Para o salvo que tem coragem e valor no lutar pela fé-doutrina (e anela pela volta do Senhor). 2 Tim 4:7-8 “7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. (2 Tm 4:7-8).

 

3. A coroa de gozo ou de alegria ou de felicidade.

Para o salvo ganhador de almas para Cristo - 1 Ts 2:19 “Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?” (1 Ts 2:19.

 

4. A coroa de glória.

Para os salvos edificam a igreja e alimentam o rebanho de Deus.- 1 Pedro 5:3-4 “3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória”. (1 Pe 5:3-4).

 

5. O prêmio da coroa incorruptível.

Para os salvos que completam até o fim e vencem a corrida que Deus lhes designou e eles tão bem aceitaram 1 Cor. 9:25 “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”. (1 Co 9:25).

A principal  das coroas é a da vida, a coroa da vida eterna com Deus. (Ec 12.14; Mt 5.9; 1 Co 2.13-15; 2 Co 5.10; Cl 3.25; 1 Jo 2.28).

 

h. O que será julgado.


Nesse julgamento tudo será revelado:
(a) Os segredos (Mc 4.22; Rm 2.16); (b) O caráter (Rm 2.5-11); (c) As palavras (Mt 12.36,37); (c) As boas obras (Ef 6.8); (d) Atitudes (Mt 5.22); (e) Nossos ensejos e desejos (1 Co 4,5); (f) Falta de amor (Cl 3.23; 4.1); (g) Obras ministeriais (1 Co 3.13). Todos serão julgados de maneira que vai ficar bem caracterizado o que fizeram, quem cometeu agravo receberá o agravo que fizer ou que tenha feito. (Cl 3.25; Ec 12.14; 1 Co 3.15; 2 Co 5.10). Também quem praticar as boas obras, o amor ao próximo e a fidelidade devidas a Deus serão recompensados. (Ef 6.8).


i. Como serão vistas as nossas obras.


Conforme o Apóstolo Paulo nos diz, os materiais que representam as nossas obras, dividem-se em duas classes. (1 Co 3.12,13).

Primeira classe (a) ouro (b) prata (c) pedras preciosas, materiais de grandes valores e indestrutíveis ao fogo.

Segunda classe de materiais que não suportam o fogo: (a) madeira, (b) feno e (c) palha. Segundo o comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal, o fogo provavelmente, significa “salvo por um triz”.

Os crentes nesse julgamento embora salvos, alguns sofram perdas ou danos, os crentes descuidados nesta vida são os mais vulneráveis a essas perdas “(1) sentimento e vergonha na vinda de Cristo (2 Tm 2.15; 1 Jo 2.28); (2) perda do trabalho que fez para Deus (vv. 12-15); (3) perda de glória e honra diante de Deus (Rm 2.7); (4) perda de oportunidade de servir e de autoridade no céu (Mt 25.14-30); (5) posição inferior no céu (Mt 5.19;19.30); (6) perda de galardão (vv. 14,15); (7) retribuição por injustiça cometida contra o próximo (Cl 3.24,25).” Por ser algo tão sério esse julgamento deve ser levado em consideração pelos crentes, por envolver perdas e ganhos. (1 Co 3.15; 2 Jo 8). Enquanto alguns perdem, outros ganham a aprovação divina. (Mt 25.21); tarefas e autoridade (Mt 25.14-30); posição (Mt 5.19; 19.30); recompensa (1 Co 3.12-14; Fp 3.14; 2 Tm 4.8); e honra (Rm 2.10; 1 Pe 1.7).


Na expectativa desse julgamento todos os crentes devem procurar aprimorar ainda mais o temor ao Senhor e o viver cristão nesse mundo. (1 Co 5.11; Fp 2.12; 1 Pe 1.17).

Devemos levar a sério (1 Pe 4.5,7), se esforçar para naquele dia não ter perdas ou danos. Os crentes que viverem como ímpios certamente nem serão arrebatados. (Mt 25. 1-13). Perdas e danos só teremos aqui na terra. Todos os que viverem piamente sob, debaixo, da potente mão de Deus, serão galardoados e por fim alcançarão e terão a vida eterna.

 

Deus abençoe você e sua família

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário