segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

DESTAQUES DA PRIMEIRA E DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

DESTAQUES DA PRIMEIRA E DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

 

Diferenças e destaques entre a primeira e segunda vinda de Cristo.

Seu nascimento entre os homens caracteriza sua primeira vinda para salvar a todos quantos o aceitem; Ele pagou o preço de seu sangue para nos salvar. A sua segunda vinda, será invisível, acontecerá antes da grande tribulação, Ele virá para arrebatar sua igreja; logo a seguir iniciar-se-á a grande tribulação será dividida em duas fases de três anos e meio cada uma. No final da grande tribulação, aí sim Jesus virá visivelmente, quando todo olho o verá. Apocalípse 1.7.

 

1) - João 1.29 – Jesus ao nascer entre os homens veio mostrar para a humanidade que perdão se alcança somente nEle e que Ele tira o pecado das vidas e dos corações que acreditarem na sua mensagem salvadora.

João 1.29 - Ele veio como "...O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

02) - Apocalipse 5.5 – Ele venceu a morte, Ele é a raiz de Davi, Ele vai abrir o livro da vida, Ele vive e reina para sempre. Ele virá para reinar sobre toda a terra. Todos poderão aceitá-lo antes do arrebatamento para serem salvos e terem seus nomes escritos no livro da vida.

Apocalipse 5.5 - “E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos”.

03) - Filipenses 2.7; 2Co 8.9 Jesus é rico para com todos e tem riquezas para todos; Ele se fez pobre para nos enriquecer.

 Filipenses.2.7 - Ele veio primeiro em forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; sendo rico, se fez pobre, para nos enriquecer.

2 Coríntios 8.9 - ...pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos.

04) - Lucas 21.27 – Sua vinda será com grande poder e grande glória. Fica bem claro nesta passagem que serão demonstrados claramente o Seu grande poder e sua grande glória. Ele virá numa nuvem, ou seja, o veículo que Jesus vai usar para buscar a sua igreja é uma nuvem.

Lucas 21.27 - E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.

05) - Mateus 16.21 – Nascido como homem na terra, foi morto mas a morte não o deteve. Na primeira vinda, padeceu, foi traído, foi morto, mas ressuscitou dos mortos. Na verdade Jesus foi assassinado. Foi um assassinato político-religioso e as multidões foram incentivadas a clamar pela morte de Jesus e mais ainda pelo clamor das multidões que pediram para soltar um bandido da época chamado barrabás.

Mateus 16.21 - Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

06) - Mateus 16.27,28 – Quando Jesus voltar virá com grande poder e glória. Na primeira fase será para arrebatar e galardoar os que perseverarem nEle. Na segunda fase para vencer o anticristo, a besta e o falso profeta e estabelecer o seu reino milenial sobre a terra. 

Mateus 16.27,28 - Mas virá segunda vez: "Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os anjos; e, então dará a cada um segundo as suas obras". Ele virá para estabelecer o seu reino.

07) - Marcos 14.43-48 – Ele veio como homem e experimentou toda a maldade dos homens.

Na sua primeira vinda, Ele foi entregue aos seus algozes; o preço da traição que foi pago a um de seus apóstolos chamado de Judas Iscariotes foi de 30 moedas de prata; e logo em seguida os soldados saíram à sua procura com espadas e varapaus, para o prenderem, como se fosse um salteador; Judas ainda o beijou com um beijo de traição para entregá-lo aos seus executores.

Marcos 14.43-48 - 43 E logo, enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes, dos escribas e dos anciãos.

44 Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é o Cristo; prendei-o e levai-o com segurança.

45 E, logo que chegou, aproximando-se de Jesus, disse: Rabi! E o beijou.

46 Ao que eles lhes lançaram as mãos, e o prenderam.

47 Mas um dos que ali estavam, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe uma orelha.

48 Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e varapaus para me prender, como a um salteador?

08) - Salmo 2.7 – Foi gerado como homem por obra e graça do Espírito Santo de Deus. Foi gerado na primeira vinda, no corpo de Maria, por obra e graça do Espírito Santo, como diz a Escritura. O Senhor o chamou de Filho e diz: "...Eu hoje te gerei".

09) - Marcos 15.17- Foi escarnecido. Fizeram pouco caso. Fizeram mau juízo. Zombaram dEle. Censuraram Jesus sem piedade. Ridicularizaram Jesus.

Marcos 15.17 - E, na sua primeira vinda, os homens escarneceram dEle:

Mas ao Filho de Deus: "Vestiram de púrpuras, e tecendo uma coroa de espinhos, lhe puseram na cabeça, para zombarem dEle como Filho do Homem”.

10) - 1Pedro 5.4 – Mas virá em sua segunda vinda como sumo Pastor para coroar os fiéis, os que creram nEle.

1Pedro 5.4 - E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

Na segunda fase de sua Segunda vinda virá como Juiz para julgar as nações, e como Sumo Pastor, para reinar para sempre com os seus. Repito, Jesus virá como Sumo Pastor, como sacerdote eterno e reunirá com os seus para sempre. Quem não creu será julgado por sua rejeição a quem poderia salvá-lo.

João 12.47,48 - E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

 Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

 

Jesus Cristo voltará para arrebatar a sua igreja e reinar em toda a terra em seu reino milenial.

Todos nós sabemos sobre a vida de Jesus na terra. Os primeiros capítulos do Novo Testamento narram que Ele foi concebido pelo Espírito e nasceu de Maria, noiva de José, em um estábulo na cidade de Belém. Ele cresceu, passou a Sua vida falando do amor de Deus às pessoas e, por fim, foi preso pelo Império Romano, julgado injustamente e condenado à morte de cruz.  E foi graças a este ato de amor que fomos libertos do pecado. Veja o que o profeta Isaías revelou sobre esse momento:

“Ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas (pisaduras) fomos curados”. (Isaías 53:5)

Em seguida, Ele ressuscitou e voltou para o céu, deixando a nós o Seu Consolador, o Espírito Santo. Mas o retorno de Jesus à Terra será muito diferente. Da primeira vez, sua vinda passou despercebida pelas pessoas. Ninguém fazia ideia de que o salvador do mundo estava nascendo em um lugar simples, em meio aos animais do campo. Mas, quando Ele retornar, tudo vai ser muito diferente.

E é exatamente sobre essas diferenças entre a primeira e a segunda vinda de Jesus ao mundo que nós vamos ver como o mundo reagiu há 2000 anos atrás e como reagirá no dia em que a trombeta soar e o Senhor voltar para derrotar Satanás e assumir o Seu trono na Terra. Em Mateus 24, o próprio Senhor Jesus compartilha conosco alguns detalhes sobre a sua segunda vinda. Ele disse: 

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus”. (Mateus 24:30,31).

Jesus voltará para enviar Satanás ao inferno e julgar todas as pessoas da Terra, vivas e mortas, e definir quem serão aqueles que passarão a eternidade ao Seu lado, na Nova Jerusalém, e quem será condenado a fazer companhia ao inimigo no lugar onde o choro e o ranger de dentes nunca acaba. E, por causa disso, a Bíblia diz que as pessoas irão chorar muito, porque não saberão o que irá acontecer com elas. Em Apocalipse 1, a Palavra de Deus diz:

“Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém”. (Apocalipse 1:7)

Jesus veio à Terra pela primeira vez há mais de 2000 anos atrás. E ninguém sabe a data exata do dia de Seu retorno. Nem Ele mesmo soube enquanto viveu por aqui como um ser humano. Veja o que Cristo disse aos Seus discípulos: "Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai”. (Mateus 24:36).

Isso mostra que não podemos saber a data exata de quando Jesus irá voltar. Porém, a Bíblia nos mostra algumas coisas que acontecerão quando ou antes desse dia chegar. Vamos ver 3 sinais declarados na Bíblia.

1º Sinal: Jesus voltará com poder e grande glória.

Em Sua primeira vinda, Jesus teve que suportar o desprezo e a desconfiança das pessoas, inclusive do Seu próprio povo. Embora Ele fosse o Filho de Deus, Ele permitiu que os homens O matassem, para que assim pudesse oferecer a salvação para o mundo. O profeta Isaías descreve sobre todo este sofrimento no capítulo 53. Mas, quando Cristo voltar, toda a zombaria vai acabar. Não haverá mais humilhação ou ofensas contra Ele.

Jesus veio pela primeira vez como o Cordeiro de Deus; e voltará como o Leão da Tribo de Judá. Dois mil anos atrás, os líderes religiosos gritaram com desprezo: “Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele”. (Mateus 27:42).

Mas vai ser diferente da próxima vez. Chegará o dia em que o mundo inteiro verá Jesus como Ele realmente é. Quando isso acontecer, todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2: 9-11).

2º Sinal: Toda a Terra testemunhará a Sua volta no final da grande tribulação.

Quando Jesus nasceu, apenas um grupo de simples pastores estavam lá para recebe-Lo na Terra. Não havia mais ninguém para render toda a honra e toda glória que o Filho de Deus merecia.

Mas quando Jesus voltar, será um espetáculo para toda a terra ver. Todas as pessoas, em todos os lugares, verão Jesus de uma vez. Ele voltará cheio de sua glória e majestade. Como o profeta Isaías disse, “A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. Pois é o Senhor quem fala". (Isaías 40:5).

E o apóstolo João nos revela em Apocalipse 19, com detalhes, como será a volta do Rei dos reis:

“Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. “Ele as governará com cetro de ferro”. Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: Rei Dos reis e  Senhor  dos  senhores”. (Ap. 19:11-16).

3º Sinal: Os dias antes da segunda vinda serão muito difíceis. A igreja passará pelos sofrimentos do início ou período do princípio das dores, próximo do arrebatamento da igreja, conforme Mateus 24.

A noite que marcou o nascimento do menino Jesus foi uma noite tranquila e calma como outras tantas. O céu estava limpo e as estrelas brilhavam no céu, contemplando a vinda daquEle que era Santo e que mudaria para sempre a história e o destino da humanidade. Tirando José, Maria e alguns pastores que estavam por perto, ninguém sabia o que havia acabado de acontecer naquele estábulo.

Porém, a segunda vinda de Cristo será bem diferente. O mundo estará cheio de tribulação, as pessoas estarão desesperadas e haverá dor e tristeza por todos os lados. A esperança e a fé praticamente não existirão e a única saída visível aos homens será a morte, mas nem ela virá. Veja o que Jesus profetizou sobre os dias que antecederão o Seu retorno:

“Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo”.

É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores. Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”. (Mateus 24:6-13).

E é nesse momento que os portões do céu irão se abrir e, assim como diz a Bíblia, o Filho do Homem virá como o relâmpago que sai do Oriente e se mostra no Ocidente. (Mateus 24:27).

Jesus veio ao mundo, foi obediente ao Pai em todos os momentos de Sua vida, resistiu às tentações da carne e entregou a própria vida para que você e eu fôssemos libertos do nosso terrível destino, que era a eternidade no inferno, com Satanás. Depois, Ele seguiu cumprindo as profecias do Antigo Testamento e ressuscitou ao terceiro dia e voltou para a presença do Pai.

Agora, estamos todos esperando pela Sua volta. E a pergunta que fica é: o que faremos com a nossa vida enquanto aguardamos pelo retorno de Cristo? Como está escrito no Livro de Tito, capítulo 2: devemos renunciar às paixões mundanas, vivendo o dia de hoje de forma sensata, justa e piedosa até que o momento em que Cristo se manifeste de forma gloriosa e nos leve para viver ao Seu lado por toda a eternidade. Maranata. Ora vem Senhor Jesus.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário