segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

PROMESSA DO PRÓPRIO DEUS DE ENVIAR UM REDENTOR, UM SALVADOR

PROMESSA DO PRÓPRIO DEUS DE ENVIAR UM REDENTOR, UM SALVADOR.


Gênesis 3:15. E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

O Salmo 22 retrata o nascimento, ministério, morte, ressurreição, ascenção e a vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja. 

 

Salmo 22

1.  Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias?

2. Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego.

3. Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel.

4. Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.

5. A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram e não foram confundidos.

6. Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo.

7. Todos os que me veem zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:

8. Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer.

9. Mas tu és o que me tiraste do ventre; o que me preservaste estando ainda aos seios de minha mãe.

10. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe.

11. Não te alongues de mim, pois a angústia está perto, e não há quem ajude.
12. Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.

13. Abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge.

14. Como água me derramei, e todos os meus ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera e derreteu-se dentro de mim.

15. A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.

16. Pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés.

17. Poderia contar todos os meus ossos; eles veem e me contemplam.

18. Repartem entre si as minhas vestes e lançam sortes sobre a minha túnica.

19. Mas tu, Senhor, não te alongues de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.

20. Livra a minha alma da espada e a minha predileta, da força do cão.

21. Salva-me da boca do leão; sim, ouve-me desde as pontas dos unicórnios.

22. Então, declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.

23. Vós que temeis ao Senhor, louvai-o; todos vós, descendência de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, descendência de Israel.

24. Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.

25. O meu louvor virá de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.

26. Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.

27. Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao Senhor; e todas as gerações das nações adorarão perante a tua face.

28. Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações.

29. Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; como também os que não podem reter a sua vida.

30. Uma semente o servirá; falará do Senhor de geração em geração.

31. Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez.

 

As promessas de um Salvador pelo próprio Deus Pai são confirmadas.

01) - A promessa profética proferida pelo próprio Deus está em Gênesis 3.15. 

Promessa de restauração dos seres humanos através de um redentor que nasceria da semente da mulher, a saber: Jesus Cristo.

02) – 1 Samuel 2.10: declara: a força de um Rei e o seu poder, porque:

O Senhor daria força ao seu Rei e exaltaria o poder do seu Ungido.

03) – 1 Samuel 7.13 Os inimigos do Messias foram abatidos para que eles não destruíssem a árvore genealógica do Filho de Deus que iria nascer entre os homens. 

O Senhor abateu os seus inimigos, os inimigos do Messias, para que os antecedentes genealógicos dEle não fossem destruídos, ou mais precisamente , fossem preservados.

04) - Salmo 45.14,15 Ele nasceria de um nascimento virginal.

Foi profetizado sobre a virgindade de Maria que seria preservada até o nascimento de seu primogênito, ou seja, o seu primeiro filho. Maria que seria o vaso de Deus para o nascimento do Salvador. O primeiro homem criado Adão foi feito do barro da terra para ser perfeito quando Deus lhe soprou em suas narinas o fôlego de vida, porém ele se tornou imperfeito por causa do pecado. O segundo homem, Jesus, criado por obra e graça do Espírito Santo foi perfeito em sua obra mesmo vivendo num mundo de tanta imperfeição, porém Deus preparou tudo para que o nascimento do Messias fosse através de uma virgem escolhida e agraciada por Deus para tal objetivo.

05) - Salmo 72.8 Sua mensagem seria sem fronteiras e sem barreiras.

O domínio e a expansão da mensagem do Messias que seria de mar a mar, desde o rio até as extremidades da terra.

06) - Salmo 75.8,10 Levantes haveriam, mas os que cressem na sua palavra seriam exaltados.

Os ímpios haveriam de beber a mistura que ferve na mão do Senhor, os quais seriam quebrantados; mas aos justos Ele exaltaria as suas forças.

07) - Salmo 110.5,6 Feito um rei justo conforme a ordem de Melquisedeque, rei de Salém. 

Veja também: Gn 14.18; Sl.110.4; Hb.5.6; 6.20; 7.1.

O juramento do Senhor é esse: Tu és um sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, o Senhor à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. Julgará entre as nações enchê-las-á de cadáveres; ferirá os cabeças, os líderes, de grandes terras, ou nações.

08) - Cantares 6.10,12 O brilho e beleza de um casamento real: Cristo, o noivo; a Igreja, a noiva.

A mensagem do Messias seria abraçada por uma noiva que é formosa como a lua, brilhante com o sol, formidável como um exército com bandeiras, e a alma do noivo se derramaria sobre a excelência desse povo, que não rejeitaria, mas o aceitaria: a sua Igreja.

09) – Isaías 9.7 Sua descendência seria e será preservada para sempre em Cristo.

A descendência e o trono de Davi seriam preservados para sempre em Jesus, o zelo do Senhor dos exércitos faria isto.

10) - Isaías 14.4 - Ap. 18.1-2 Os inimigos de Cristo e de sua noiva cairão por completo. Serão derrotados para sempre. A Babilônia opressora cairá por completo e para sempre.

11) – Isaías 20.1-6 - e Is 26.19 Prefiguração da humilhação, condenação, morte e vitória dos que permanecem em Cristo. 

Este capítulo 20 de Isaías fala da humilhação do profeta, da afronta que ele sofreu, da perseguição, do constrangimento, porém não cedeu à opressão, permaneceu em retidão; pré-figura de um Cristo humilhado, porém foi para o calvário como uma ovelha muda para o matadouro, sem abrir a sua boca, morrendo com a condenação mais cruel de sua época: a morte de cruz. Porém, o túmulo não o conteve, Jesus ressuscitou. Em Is 26.19 - temos uma das declarações de maior peso do Antigo Testamento sobre a ressurreição do corpo àqueles que forem fiéis servos de Deus, os quais ressuscitarão ao soar das trombetas de Deus no arrebatamento da Igreja.

12) - Isaías 26.20ss; Deus castiga os ímpios e esconde os fiéis para não sofrerem mais.

Isaías 26.17,18 A mulher grávida suporta as dores do parto, pensando na alegria que há de se seguir. O remanescente fiel da época de Isaías suportava a opressão, mas tudo o que isso lhes rendeu foi o vento, uma metáfora para o trabalho inútil.

Isaías 26.19. Isaías, falando aos companheiros de fé, garante-lhes que os mortos ressuscitarão. (Jó 19.26; Dn 12.2).

O orvalho ilustra uma vida nova e abençoada (Sl 133.3; Os 14.5). Costuma-se alegar que os crentes da época do Antigo Testamento não tinham verdadeiras chances de ressuscitar, que o máximo que podiam esperar era morar na Terra Prometida durante toda a sua vida terrena. Mas aí está um versículo que contradiz essa ideia (SI 23.6).

Isaías 26.20-27.1  A animadora promessa anunciada pelo profeta contrasta com a angústia que sente o povo de Deus (v. 20) e promete castigo aos tiranos (v. 21). O emprego de metáforas poéticas realça a gravidade do castigo. (27.1).

Isaías 26.20 Povo meu é o remanescente fiel e justo. Suas aflições sob o jugo dos tiranos assírios não durarão mais que um momento, e nem vale a pena compará-lo com a alegria permanente que haverá depois. (Is 26.19; 54.7; Salmo 30.5; 2 Co 4.17).

Isaías 26.21 - Sairá, pode ser traduzido por está prestes a sair. Quando a terra expelir o sangue dos pobres e oprimidos que engoliu por ação de tantos tiranos impiedosos, ela prestará testemunho contra esses homens malignos, e o Senhor os castigará (Gn 4.10).

13) - Ainda diz Isaías 26.21; Os que esperam e permanecem fiéis, aguardam que se cumpram os decretos finais de Deus.

Durante a grande tribulação, quando Deus castigar os habitantes da terra, Mq 1.3, os que permanecerem fiéis estarão escondidos, esperando o Senhor em oração, até que Ele cumpra os seus propósitos redentivos.

14) - Malaquias 4.1-3: O grande dia vem. Redenção para os salvos e a ira de Deus para os perdidos.

Mais uma vez o Senhor adverte no Antigo Testamento "aquele dia vem"; no verso 2 Ele fala da promessa redentiva aos que temerem ao nome do Senhor, e completa com a vingança total de Deus sobre a maldade dos homens.

15) - Jeremias 23.5 O renovo da linhagem davídica apontando para o Messias.

Jeremias profetiza de "um renovo justo". O renovo isto é, a linhagem real de Davi foi cortada quando Deus destruiu a monarquia Davídica em 586 A.C.

(a) Deus, porém, prometeu que Ele suscitaria um rei da linhagem de Davi, um rei que seria um renovo justo. Este rei faria de modo definitivo e total aquilo que era justo e real. Esta profecia aponta para o Messias Jesus Cristo.

(b) Ele executará juízo total após a sua segunda vinda e antes do seu reino milenial na terra.

16) - Daniel 7.13 O profeta Daniel vê um ser majestoso e glorioso.

Prediz que: "Vinha... como o Filho do Homem". Este majestoso sêr apresenta-se diante de Deus Pai como uma pessoa separada e distinta dEle, a fim de receber um reino eterno que jamais será dado a outras nações, conforme os reinos precedentes. As "nuvens do céu" são provavelmente nuvens de glória, Ex 40.34,38; At 1.9,11; 1Ts 4.17; Ap 1.7. Uma indicação de que se trata do Filho de Deus, Mt 26.64, nosso Senhor Jesus Cristo. Lc 21.27; Jo 1.51.

17) - Ageu 2.7 O profeta Ageu  trás uma palavra animadora para o seu tempo dizendo que o desejado de todas as nações virá. É claro que ele estava se referindo ao nascimento do Messias; o profeta não deixa nenhuma dúvida em suas palavras. Ele profere estas palavras tão marcantes e desafiadoras para a sua época, palavras essas que trouxeram um alento para os vetero-testamentários e para toda a humanidade em todos os tempos. Ele disse:  "Virá o desejado de todas as nações...". Estas palavras  renovaram as esperanças de quem aguardavam o nascimento do Salvador. Portanto é uma predição forte esta palavra profética de Ageu sobre a vinda futura do Messias.

18) - Zacarias 12.10 Israel reconhecerá futuramente o Cristo que eles, se referindo aos seus antepassados, transpassaram com suas próprias mãos e o rejeitaram.  

Há aqui uma predição do reconhecimento futuro da nação de Israel, que em meio aos perigos do dia de batalha, no Armagedom, clamarão ao Deus vivo por socorro. Então o Senhor derramará do seu Espírito Santo para transmitir-lhes a sua graça, e atender-lhes a oração. Os Judeus daqueles dias estarão arrependidos e reconhecerão serem culpados pela espada romana ter traspassado Jesus, o Messias causando-lhe a dor mais terrível nos últimos segundos antes da exclamação ‘tudo está consumado’; a morte chegou e Jesus com aquele último brado expirou, Sl 22.16; Is 53.5; Jo 19.34. O pranto dos israelitas será amargo. Cada família pranteará à parte.

Os maridos também serão separados das respectivas mulheres e muito prantearão.

Por conseguinte, cada indivíduo terá de arrepender-se pessoalmente de seus pecados e por haver rejeitado a Jesus Cristo, Rm 3.23; 6.23; At 16.31; 1Pe 2.24.

19) – Zacarias 14.4. 1Co 15.50-53. Cristo voltará antes do início da grande tribulação, invisivelmente para a humanidade; Ele virá para arrebatar os seus. Ele virá no final da grande tribulação  e se apresentará visivelmente, quando todo olho o verá. 

A volta visível de Cristo foi predita por Zacarias, que afirma "...naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das oliveiras...", Jesus voltará e estabelecerá as regras de um governo no milênio; ninguém mais poderá massacrar aqueles seus irmãos, os judeus, que os seus antepassados O crucificaram e o mataram  Lc 24.50,51; At 1.9-12. A grande tribulação como já disse será constituída de duas fases e sempre é bom relembrar que a primeira fase começará logo depois do arrebatamento da igreja e durará três anos e meio, será de aparente paz. A segunda fase também será de três anos e meio e culminará com a matança dos judeus na batalha do Armagedom; então ao se completar os últimos três anos e meio, dos sete anos da grande tribulação, Jesus virá visivelmente para, entre outras atividades, derrotar o anticristo e estabelecer o Seu reino milenial.

20) – Malaquias 3.2 Ele voltará visivelmente e todo olho o verá.

O dia da sua vinda, ou do retorno visível de Cristo, dar-se-á na segunda vinda de Cristo, ou seja, no final da grande tribulação; e Ele virá como o fogo do ourives e como o sabão das lavadeiras, para purificar e julgar a Israel e expurgar todos os ímpios do país. Somente os justos hão de permanecer até o fim, Is 1.25; Ez 22.17-22, e reinarão com Cristo no milênio, e habitarão em segurança para sempre.

 

O Novo Testamento usa o Antigo Testamento para falar de Jesus, confirmando a veracidade da palavra de Deus.

O próprio Senhor Jesus, durante seu ministério terreno, deixou claro que o Antigo Testamento aponta para Ele. Certa vez, Jesus censurou os judeus religiosos que diziam examinar as Escrituras, mas não percebiam que elas testificavam dele; e ainda mais diretamente declarou que todo o Pentateuco, isto é, todos os livros de Moisés, testemunham sobre Ele. (João 5:39-47).

Talvez a passagem nos Evangelhos mais significativa nesse sentido é aquela registrada pelo evangelista Lucas que narra o episódio dos dois discípulos que andavam no caminho de Emaús. Naquela ocasião Jesus repreendeu os dois discípulos. Ele disse que eles eram néscios e tardios de coração para crer no que os profetas disseram. Então “começando por Moisés, e por todos os profetas”, Ele explicou-lhes “o que dele se achava em todas as Escrituras”. (Lucas 24:25-27).

Depois, no mesmo capítulo 24 de Lucas, Jesus ainda declara: “São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos” (Lucas 24:44). Ao escutarem isto, o entendimento dos discípulos se abriu e eles compreenderam as Escrituras.

Aqui é importante entender que a informação de que eles compreenderam as Escrituras significa que eles entenderam que todo o Antigo Testamento aponta para Cristo e sua obra de redenção; isto é, o próprio Cristo é o centro no Antigo Testamento, de ponta a ponta; incluindo tudo o que Moisés, os profetas, os cronistas e os salmistas escreveram.

Os apóstolos, ao escreverem suas epístolas neotestamentárias, fizeram uso maciço das Escrituras, justamente por perceberem, com a inspiração do Espírito Santo, que o grande propósito do Antigo Testamento é falar de Cristo. Podemos mencionar aqui algumas passagens que exemplificam isto.

Em Romanos 15:3, o apóstolo Paulo cita o Salmo 69:9 como um salmo que se refere a Jesus. Também, escrevendo aos cristãos de Corinto, ele afirma que em Cristo se cumpre todas as promessas de Deus. (2 Coríntios 1:20). O mesmo apóstolo, ao escrever a Timóteo, afirma que o Antigo Testamento é eficaz ao revelar a verdade acerca da salvação pela fé em Cristo. (2 Timóteo 3:15-17).

O escritor do livro de Hebreus também utilizou o Antigo Testamento para mostrar a legitimidade, a superioridade e a perfeição do sacerdócio de Cristo. Num dos pontos mais explícitos sobre isso, ele recorre à figura de Melquisedeque e seu sacerdócio, como uma tipificação do sacerdócio de Cristo. (Hebreus 7-8; Gênesis 14; Salmo 150).

O apóstolo Pedro igualmente escreveu que os profetas do Antigo Testamento profetizaram, pelo Espírito de Cristo, os sofrimentos e a glória do Messias; e assim apontaram para a salvação pela graça. (1 Pedro 1:8-12). Esse termo “profeta” indica todos os escritores veterotestamentários.

Além de todas essas referências, ainda vale lembrar que quando o Antigo Testamento registra Teofanias, isto é, aparições de Deus, (Gênesis 18:1; Isaías 6:1-5), ou mesmo manifestações do Anjo do Senhor que apontam para esse tipo de contexto, normalmente se entende que se trata de registros de manifestações pré-encarnadas da Segunda Pessoa da Trindade, visto que nunca ninguém viu a Deus, “mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai”, é quem o revelou. (João 1:18).

Com tudo isso, fica mais do que claro que ao falarmos sobre Jesus no Antigo Testamento, devemos entender que não são apenas poucas palavras que falam sobre Ele; mas que, do começo ao fim, as Escrituras testificam da Pessoa de Cristo e de sua obra redentora, sacrificial, remidora e salvadora na cruz do calvário. Jesus morreu, mas ressuscitou. Ele vive e reina para sempre e eternamente.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário