PROMESSA DO PRÓPRIO DEUS DE ENVIAR UM REDENTOR, UM SALVADOR.
Gênesis 3:15. E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
O Salmo 22 retrata o
nascimento, ministério, morte, ressurreição, ascenção e a vinda de Jesus para
arrebatar a sua igreja.
Salmo 22
1. Deus
meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas das palavras do meu
bramido e não me auxilias?
2. Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me
ouves; de noite, e não tenho sossego.
3. Porém tu és Santo, o que habitas entre os
louvores de Israel.
4. Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e
tu os livraste.
5. A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram
e não foram confundidos.
6. Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio
dos homens e desprezado do povo.
7. Todos os que me veem zombam de mim,
estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo:
8. Confiou no Senhor, que o livre; livre-o,
pois nele tem prazer.
9. Mas tu és o que me tiraste do ventre; o
que me preservaste estando ainda aos seios de minha mãe.
10. Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és
o meu Deus desde o ventre de minha mãe.
11. Não te alongues de mim, pois a angústia
está perto, e não há quem ajude.
12. Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me rodearam.
13. Abriram contra mim suas bocas, como um
leão que despedaça e que ruge.
14. Como água me derramei, e todos os meus
ossos se desconjuntaram; o meu coração é como cera e derreteu-se dentro de mim.
15. A minha força se secou como um caco, e a
língua se me pega ao paladar; e me puseste no pó da morte.
16. Pois me rodearam cães; o ajuntamento de
malfeitores me cercou; traspassaram-me as mãos e os pés.
17. Poderia contar todos os meus ossos; eles veem
e me contemplam.
18. Repartem entre si as minhas vestes e
lançam sortes sobre a minha túnica.
19. Mas tu, Senhor, não te alongues de mim;
força minha, apressa-te em socorrer-me.
20. Livra a minha alma da espada e a minha
predileta, da força do cão.
21. Salva-me da boca do leão; sim, ouve-me
desde as pontas dos unicórnios.
22. Então, declararei o teu nome aos meus
irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação.
23. Vós que temeis ao Senhor, louvai-o; todos
vós, descendência de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, descendência de
Israel.
24. Porque não desprezou nem abominou a
aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o
ouviu.
25. O meu louvor virá de ti na grande
congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.
26. Os mansos comerão e se fartarão; louvarão
ao Senhor os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.
27. Todos os limites da terra se lembrarão e
se converterão ao Senhor; e todas as gerações das nações adorarão perante a tua
face.
28. Porque o reino é do Senhor, e ele domina
entre as nações.
29. Todos os grandes da terra comerão e
adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; como também os
que não podem reter a sua vida.
30. Uma semente o servirá; falará do Senhor
de geração em geração.
31. Chegarão e anunciarão a sua justiça ao
povo que nascer, porquanto ele o fez.
As promessas de um
Salvador pelo próprio Deus Pai são confirmadas.
01) - A promessa
profética proferida pelo próprio Deus está em Gênesis 3.15.
Promessa de restauração dos seres humanos
através de um redentor que nasceria da semente da mulher, a saber: Jesus
Cristo.
02) – 1 Samuel 2.10:
declara: a força de um Rei e o seu poder, porque:
O Senhor daria força ao seu Rei e exaltaria o
poder do seu Ungido.
03) – 1 Samuel 7.13 Os
inimigos do Messias foram abatidos para que eles não destruíssem a árvore
genealógica do Filho de Deus que iria nascer entre os homens.
O Senhor abateu os seus inimigos, os inimigos
do Messias, para que os antecedentes genealógicos dEle não fossem destruídos,
ou mais precisamente , fossem preservados.
04) - Salmo 45.14,15 Ele
nasceria de um nascimento virginal.
Foi profetizado sobre a virgindade de Maria
que seria preservada até o nascimento de seu primogênito, ou seja, o seu
primeiro filho. Maria que seria o vaso de Deus para o nascimento do Salvador. O
primeiro homem criado Adão foi feito do barro da terra para ser perfeito quando
Deus lhe soprou em suas narinas o fôlego de vida, porém ele se tornou
imperfeito por causa do pecado. O segundo homem, Jesus, criado por obra e graça
do Espírito Santo foi perfeito em sua obra mesmo vivendo num mundo de tanta
imperfeição, porém Deus preparou tudo para que o nascimento do Messias fosse
através de uma virgem escolhida e agraciada por Deus para tal objetivo.
05) - Salmo 72.8 Sua
mensagem seria sem fronteiras e sem barreiras.
O domínio e a expansão da mensagem do Messias
que seria de mar a mar, desde o rio até as extremidades da terra.
06) - Salmo 75.8,10
Levantes haveriam, mas os que cressem na sua palavra seriam exaltados.
Os ímpios haveriam de beber a mistura que
ferve na mão do Senhor, os quais seriam quebrantados; mas aos justos Ele
exaltaria as suas forças.
07) - Salmo 110.5,6 Feito
um rei justo conforme a ordem de Melquisedeque, rei de Salém.
Veja também: Gn 14.18;
Sl.110.4; Hb.5.6; 6.20; 7.1.
O juramento do Senhor é esse: Tu és um
sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, o Senhor à tua direita,
ferirá os reis no dia da sua ira. Julgará entre as nações enchê-las-á de
cadáveres; ferirá os cabeças, os líderes, de grandes terras, ou nações.
08) - Cantares 6.10,12
O brilho e beleza de um casamento real: Cristo, o noivo; a Igreja, a noiva.
A mensagem do Messias seria abraçada por uma
noiva que é formosa como a lua, brilhante com o sol, formidável como um
exército com bandeiras, e a alma do noivo se derramaria sobre a excelência
desse povo, que não rejeitaria, mas o aceitaria: a sua Igreja.
09) – Isaías 9.7 Sua
descendência seria e será preservada para sempre em Cristo.
A descendência e o trono de Davi seriam
preservados para sempre em Jesus, o zelo do Senhor dos exércitos faria isto.
10) - Isaías 14.4 - Ap.
18.1-2 Os inimigos de Cristo e de sua noiva cairão por completo. Serão
derrotados para sempre. A Babilônia
opressora cairá por completo e para sempre.
11) – Isaías 20.1-6 - e
Is 26.19 Prefiguração da humilhação, condenação, morte e vitória dos que
permanecem em Cristo.
Este capítulo 20 de Isaías fala da humilhação
do profeta, da afronta que ele sofreu, da perseguição, do constrangimento, porém
não cedeu à opressão, permaneceu em retidão; pré-figura de um Cristo humilhado,
porém foi para o calvário como uma ovelha muda para o matadouro, sem abrir a
sua boca, morrendo com a condenação mais cruel de sua época: a morte de cruz.
Porém, o túmulo não o conteve, Jesus ressuscitou. Em Is 26.19 - temos uma das
declarações de maior peso do Antigo Testamento sobre a ressurreição do corpo
àqueles que forem fiéis servos de Deus, os
quais ressuscitarão ao soar das trombetas de Deus no arrebatamento da Igreja.
12) - Isaías 26.20ss; Deus castiga os ímpios
e esconde os fiéis para não sofrerem mais.
Isaías 26.17,18 A mulher grávida suporta as
dores do parto, pensando na alegria que há de se seguir. O remanescente fiel da
época de Isaías suportava a opressão, mas tudo o que isso lhes rendeu foi o
vento, uma metáfora para o trabalho inútil.
Isaías 26.19. Isaías, falando aos
companheiros de fé, garante-lhes que os mortos ressuscitarão. (Jó 19.26; Dn
12.2).
O orvalho ilustra uma vida nova e abençoada (Sl
133.3; Os 14.5). Costuma-se alegar que os crentes da época do Antigo Testamento
não tinham verdadeiras chances de ressuscitar, que o máximo que podiam esperar
era morar na Terra Prometida durante toda a sua vida terrena. Mas aí está um
versículo que contradiz essa ideia (SI 23.6).
Isaías 26.20-27.1 A animadora promessa
anunciada pelo profeta contrasta com a angústia que sente o povo de Deus (v.
20) e promete castigo aos tiranos (v. 21). O emprego de metáforas poéticas
realça a gravidade do castigo. (27.1).
Isaías 26.20 Povo meu é o remanescente fiel e
justo. Suas aflições sob o jugo dos tiranos assírios não durarão mais que um
momento, e nem vale a pena compará-lo com a alegria permanente que haverá
depois. (Is 26.19; 54.7; Salmo 30.5; 2 Co 4.17).
Isaías 26.21 - Sairá, pode ser traduzido por
está prestes a sair. Quando a terra expelir o sangue dos pobres e oprimidos que
engoliu por ação de tantos tiranos impiedosos, ela prestará testemunho contra
esses homens malignos, e o Senhor os castigará (Gn 4.10).
13) - Ainda diz Isaías
26.21; Os que esperam e permanecem fiéis, aguardam que se cumpram os decretos
finais de Deus.
Durante a grande tribulação, quando Deus
castigar os habitantes da terra, Mq 1.3, os que permanecerem fiéis estarão
escondidos, esperando o Senhor em oração, até que Ele cumpra os seus propósitos
redentivos.
14) - Malaquias 4.1-3:
O grande dia vem. Redenção para os salvos e a ira de Deus para os perdidos.
Mais uma vez o Senhor adverte no Antigo
Testamento "aquele dia vem"; no verso 2 Ele fala da promessa
redentiva aos que temerem ao nome do Senhor, e completa com a vingança total de
Deus sobre a maldade dos homens.
15) - Jeremias 23.5 O
renovo da linhagem davídica apontando para o Messias.
Jeremias profetiza de "um renovo
justo". O renovo isto é, a linhagem real de Davi foi cortada quando Deus
destruiu a monarquia Davídica em 586 A.C.
(a) Deus, porém, prometeu que Ele suscitaria
um rei da linhagem de Davi, um rei que seria um renovo justo. Este rei faria de
modo definitivo e total aquilo que era justo e real. Esta profecia aponta para
o Messias Jesus Cristo.
(b) Ele executará juízo total após a sua
segunda vinda e antes do seu reino milenial na terra.
16) - Daniel 7.13 O
profeta Daniel vê um ser majestoso e glorioso.
Prediz que: "Vinha... como o Filho do
Homem". Este majestoso sêr apresenta-se diante de Deus Pai como uma pessoa
separada e distinta dEle, a fim de receber um reino eterno que jamais será dado
a outras nações, conforme os reinos precedentes. As "nuvens do céu"
são provavelmente nuvens de glória, Ex 40.34,38; At 1.9,11; 1Ts 4.17; Ap 1.7.
Uma indicação de que se trata do Filho de Deus, Mt 26.64, nosso Senhor Jesus
Cristo. Lc 21.27; Jo 1.51.
17) - Ageu 2.7 O
profeta Ageu trás uma palavra animadora
para o seu tempo dizendo que o desejado de todas as nações virá. É claro que
ele estava se referindo ao nascimento do Messias; o profeta não deixa nenhuma
dúvida em suas palavras. Ele profere
estas palavras tão marcantes e desafiadoras para a sua época, palavras essas
que trouxeram um alento para os vetero-testamentários e para toda a humanidade
em todos os tempos. Ele disse:
"Virá o desejado de todas as nações...". Estas palavras renovaram as esperanças de quem aguardavam o
nascimento do Salvador. Portanto é uma predição forte esta palavra profética de
Ageu sobre a vinda futura do Messias.
18) - Zacarias 12.10
Israel reconhecerá futuramente o Cristo que eles, se referindo aos seus
antepassados, transpassaram com suas próprias mãos e o rejeitaram.
Há aqui uma predição do reconhecimento futuro
da nação de Israel, que em meio aos perigos do dia de batalha, no Armagedom,
clamarão ao Deus vivo por socorro. Então o Senhor derramará do seu Espírito
Santo para transmitir-lhes a sua graça, e atender-lhes a oração. Os Judeus
daqueles dias estarão arrependidos e reconhecerão serem culpados pela espada
romana ter traspassado Jesus, o Messias causando-lhe a dor mais terrível nos
últimos segundos antes da exclamação ‘tudo está consumado’; a morte chegou e
Jesus com aquele último brado expirou, Sl 22.16; Is 53.5; Jo 19.34. O pranto
dos israelitas será amargo. Cada família pranteará à parte.
Os maridos também serão separados das
respectivas mulheres e muito prantearão.
Por conseguinte, cada indivíduo terá de arrepender-se
pessoalmente de seus pecados e por haver rejeitado a Jesus Cristo, Rm 3.23;
6.23; At 16.31; 1Pe 2.24.
19) – Zacarias 14.4.
1Co 15.50-53. Cristo voltará antes do início da grande tribulação,
invisivelmente para a humanidade; Ele virá para arrebatar os seus. Ele virá no
final da grande tribulação e se
apresentará visivelmente, quando todo olho o verá.
A volta visível de Cristo foi predita por
Zacarias, que afirma "...naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte
das oliveiras...", Jesus voltará e estabelecerá as regras de um governo no
milênio; ninguém mais poderá massacrar aqueles seus irmãos, os judeus, que os
seus antepassados O crucificaram e o mataram
Lc 24.50,51; At 1.9-12. A grande tribulação como já disse será
constituída de duas fases e sempre é bom relembrar que a primeira fase começará
logo depois do arrebatamento da igreja e durará três anos e meio, será de
aparente paz. A segunda fase também será de três anos e meio e culminará com a
matança dos judeus na batalha do Armagedom; então ao se completar os últimos
três anos e meio, dos sete anos da grande tribulação, Jesus virá visivelmente
para, entre outras atividades, derrotar o anticristo e estabelecer o Seu reino
milenial.
20) – Malaquias 3.2 Ele
voltará visivelmente e todo olho o verá.
O dia da sua vinda, ou do retorno visível de
Cristo, dar-se-á na segunda vinda de Cristo, ou seja, no final da grande
tribulação; e Ele virá como o fogo do ourives e como o sabão das lavadeiras,
para purificar e julgar a Israel e expurgar todos os ímpios do país. Somente os
justos hão de permanecer até o fim, Is 1.25; Ez 22.17-22, e reinarão com Cristo
no milênio, e habitarão em segurança para sempre.
O Novo Testamento usa o Antigo Testamento
para falar de Jesus, confirmando a veracidade da palavra de Deus.
O próprio Senhor Jesus, durante seu
ministério terreno, deixou claro que o Antigo Testamento aponta para Ele. Certa
vez, Jesus censurou os judeus religiosos que diziam examinar as Escrituras, mas
não percebiam que elas testificavam dele; e ainda mais diretamente declarou que
todo o Pentateuco, isto é, todos os livros de Moisés, testemunham sobre Ele.
(João 5:39-47).
Talvez a passagem nos Evangelhos mais
significativa nesse sentido é aquela registrada pelo evangelista Lucas que
narra o episódio dos dois discípulos que andavam no caminho de Emaús. Naquela
ocasião Jesus repreendeu os dois discípulos. Ele disse que eles eram néscios e
tardios de coração para crer no que os profetas disseram. Então “começando
por Moisés, e por todos os profetas”, Ele explicou-lhes “o que dele se
achava em todas as Escrituras”. (Lucas 24:25-27).
Depois, no mesmo capítulo 24 de Lucas, Jesus
ainda declara: “São estas as palavras que vos disse estando ainda
convosco: que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei
de Moisés, e nos profetas e nos Salmos” (Lucas 24:44). Ao escutarem isto,
o entendimento dos discípulos se abriu e eles compreenderam as Escrituras.
Aqui é importante entender que a informação
de que eles compreenderam as Escrituras significa que eles entenderam que todo
o Antigo Testamento aponta para Cristo e sua obra de redenção; isto é, o
próprio Cristo é o centro no Antigo Testamento, de ponta a ponta; incluindo
tudo o que Moisés, os profetas, os cronistas e os salmistas escreveram.
Os apóstolos, ao escreverem suas epístolas
neotestamentárias, fizeram uso maciço das Escrituras, justamente por
perceberem, com a inspiração do Espírito Santo, que o grande propósito do
Antigo Testamento é falar de Cristo. Podemos mencionar aqui algumas passagens
que exemplificam isto.
Em Romanos 15:3, o apóstolo Paulo cita o
Salmo 69:9 como um salmo que se refere a Jesus. Também, escrevendo aos cristãos
de Corinto, ele afirma que em Cristo se cumpre todas as promessas de Deus. (2
Coríntios 1:20). O mesmo apóstolo, ao escrever a Timóteo, afirma que o Antigo
Testamento é eficaz ao revelar a verdade acerca da salvação pela fé em Cristo.
(2 Timóteo 3:15-17).
O escritor do livro de Hebreus também
utilizou o Antigo Testamento para mostrar a legitimidade, a superioridade e a
perfeição do sacerdócio de Cristo. Num dos pontos mais explícitos sobre isso,
ele recorre à figura de Melquisedeque e seu sacerdócio, como uma tipificação do
sacerdócio de Cristo. (Hebreus 7-8; Gênesis 14; Salmo 150).
O apóstolo Pedro igualmente escreveu que os
profetas do Antigo Testamento profetizaram, pelo Espírito de Cristo, os
sofrimentos e a glória do Messias; e assim apontaram para a salvação pela
graça. (1 Pedro 1:8-12). Esse termo “profeta” indica todos os escritores
veterotestamentários.
Além de todas essas referências, ainda vale
lembrar que quando o Antigo Testamento registra Teofanias, isto é, aparições de
Deus, (Gênesis 18:1; Isaías 6:1-5), ou mesmo manifestações do Anjo do Senhor
que apontam para esse tipo de contexto, normalmente se entende que se trata de
registros de manifestações pré-encarnadas da Segunda Pessoa da Trindade,
visto que nunca ninguém viu a Deus, “mas o Deus Unigênito, que está junto
do Pai”, é quem o revelou. (João 1:18).
Com tudo isso, fica mais do que claro que ao
falarmos sobre Jesus no Antigo Testamento, devemos entender que não são apenas
poucas palavras que falam sobre Ele; mas que, do começo ao fim, as Escrituras
testificam da Pessoa de Cristo e de sua obra redentora, sacrificial, remidora e
salvadora na cruz do calvário. Jesus morreu, mas ressuscitou. Ele vive e reina
para sempre e eternamente.
Deus abençoe você e sua família.
Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.
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