segunda-feira, 20 de junho de 2022

OS FALSÁRIOS DA FÉ FARÃO NEGÓCIO DE VÓS

OS FALSÁRIOS DA FÉ  FARÃO NEGÓCIO DE VÓS

 

“E por avareza farão negócio (comércio) de vós”. 2.Pedro 2.9.

 

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.

E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita". (2 Pedro 2:1-3).

Falsos profetas nunca vão dizer que são falsos profetas. Vão sempre focalizar no que poderão fazer para que as pessoas sejam impactadas com suas posições "teológicas avançadas" nos momentos de crise emocional das pessoas em diversas áreas da vida e do cotidiano.

Há também de se considerar que falsos doutores só são descobertos depois de causar muitos traumas e frustrações e estragos emocionais para as pessoas que acreditaram neles, e ainda acrescentamos que esses falsos profetas, falsos doutores, sempre agem com palavras fortes no que diz respeito ao dinheiro, prometendo soluções rápidas na vida financeira, na vida sentimental, enfim na saúde, etc.

Prometem muito sucesso, bom emprego,  muitas propriedades, desde que dêem tudo que têm para suas "obras".

Os incautos infelizmente são levados, são enganados, são levados pela correnteza do espirito de engano. Serão negociados como se mercadoria fossem.  Serão vendidos e até prometidos como garantia de "altos negócios" ou de "negócios lucrativos".

A única coisa que não prometem e nem fazem é pregar a Jesus Cristo como único e suficiente salvador, porque isso não gera mais lucros, rendimentos e dividendos em suas contas bancárias.

A igreja de Jesus Cristo nestes tempos modernos precisa voltar para a era dos reformadores, para a época da igreja primitiva; a igreja precisa voltar ao início de tudo. A igreja precisa voltar ao primeiro amor antes que seja tarde demais.

 

O alerta de Deus sobre este assunto é bem antigo. Vem lá do Velho Testamento.

Jeremias 23.1-8 Os reis de Judá haviam fracassado em viver de acordo com os padrões divinos e da linhagem davídica, portanto, libertação e restauração só poderiam vir por meio da intervenção divina. A primeira seção (Jr 23.1-4) apresenta uma transição a partir da condenação aos reis (pastores) de Judá (Jr 22.11-30), para a proclamação da vinda do Rei justo e reto (Jr 23.5,6), e então para a restauração do remanescente na terra prometida. (Jr 23.7,8).

Jeremias 23.1,2 A expressão ai geralmente introduz uma mensagem de julgamento. Pastores: no Oriente Médio antigo, o reinado ideal geralmente era apresentado com a ilustração de pastor. Para Israel, o ideal do Bom Pastor estava presente em seu Grande Rei (SL 23) refletido por meio do reinado de Davi, o rei pastor. Entretanto, em vez de proteger e cuidar da nação, os reis pastores de Israel haviam dispersado e deixado de visitar ou cuidar do povo.

Jeremias 23.3 Os reis de Israel haviam causado a dispersão da nação; entretanto o Senhor seria misericordioso para trazer a restauração do resto. O conceito de um remanescente estabelecido novamente na terra tem destaque nos livros dos profetas (Is 1.9; 10.20-23; 11.16; 46.3). A bênção de restauração e de prosperidade como consequência do arrependimento é descrita em Deuteronômio 30.1-10.

Jeremias 23.4 Deus levantaria uma nova geração de reis que defenderia o bem-estar do povo e a vontade do Senhor acima de seus próprios desejos.

Jeremias 23.5 Sobre o Renovo. Começando com Isaías 4.2, esse termo é usado para falar do Messias prometido. (Jr 33.15; Zc 3.8; 6.12). Esse grande rei governaria com juízo e justiça. Esse ideal está baseado na promessa de Deus a Davi. (2 Sm 7.16). A necessidade de que o Senhor enviasse Seu próprio rei (seu filho Jesus) estava baseada no fracasso dos monarcas de Israel de viverem de acordo com os padrões esperados de um rei (Jr 21.11, 12; 22.1-4).

Jeremias 23.6. Os dias do reinado do Messias iriam trazer salvação. Tanto Judá como Israel seriam restaurados. O nome que caracteriza esse rei ideal é O Senhor, Justiça Nossa. Ele faz um contraste com o nome Zedequias, que significa o Senhor é minha justiça (Jr 21.1). O nome de Zedequias era totalmente errôneo se comparado Àquele que estabelecia o governo verdadeiro e justo, o Rei designado por Deus. (Is 9.7; 11.1-10). Esse é um dos trechos da bíblia hebraica que falam especificamente a respeito da vinda do Salvador e Rei glorioso.

Jeremias 23.7,8. Eis que vêm dias. A restauração futura de Israel seria muito maior do que as que ocorreram no passado; iria suplantar até mesmo o primeiro êxodo, a libertação do Egito. Um texto semelhante encontra-se em Jeremias 16.14,15, após um oráculo de julgamento.

Jeremias 23.9-40. A mensagem temática de Jeremias para os líderes de Judá volta-se agora para os profetas que abusavam de seu ofício divino e proclamavam a falsa esperança de paz e libertação. Pelo fato de esses falsos profetas terem se associado a seitas estrangeiras, não conheciam o conselho de Deus. A comparação com os oráculos contra os falsos profetas, em Jeremias 26.1-29.32 sugere que essa profecia foi proclamada durante o reinado de Zedequias.

 A seção dos versículos 9 até o 40 têm quatro partes: 

Há uma adulteração dos líderes e da terra. (Jr 23.9-15);

Há uma falsa mensagem de paz. (Jr 23.16-24);

Há muitos sonhos inúteis. (Jr 23.25-32); e 

Há muitos oráculos de repreensão. (Jr 23.33-40).

 

Ai de vós pastores infiéis.

Quem disse que Deus dorme no ponto? Ele tem uma mensagem toda especial para os pastores que andam em uma vida irregular diante dele, cometendo vários erros ministeriais, prejudicando a sua noiva, a igreja. O noivo vem, com toda a sua glória, e irá punir aqueles que afligiram e se aproveitaram de sua noiva. Estudemos as palavras do Senhor, através do profeta Ezequiel, em Ez. 34.1-10:

1) Pastores que apascentam a si mesmos:

“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?” (v. 2). O primeiro alerta do Senhor é contra aqueles pastores que pastoreiam apenas a si mesmos. Estão à frente de um ministério, mas não se preocupam com suas ovelhas. Dizem não ter tempo pra aconselhamento. Não participam de um evangelismo. Não visitam os pobres e necessitados. Não visitam os membros de sua igreja. Somente se preocupam consigo mesmos. Ai de vós, pastores egoístas. O Senhor te pergunta: Não deveriam estar apascentando as suas ovelhas?

2) A avareza é tamanha que se enchem do dinheiro e dos benefícios materiais da casa de Deus:

“Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas”. (v.3). Estes pastores, são raças más. Ou se consertam ou vão para o inferno. Eles engordam (ficam ricos) com os bens da igreja. Vestem-se de lã, ou seja, dos melhores ternos, dos mais caros. Compram bens para si mesmo com o dinheiro da igreja, com o alto salário oferecido pelos humildes membros, mas não apascentam as ovelhas. Observe como Deus está preocupado com sua noiva. Ele mais uma vez repetiu, o pastor deve priorizar apascentar a igreja. Muitos pensam apenas no crescimento financeiro da igreja, que é importante concordo. A igreja se torna uma igreja rica, com poltronas confortáveis, ótimos instrumentos musicais, perfeita infra-estrutura. Mas não apascentam as ovelhas.

3) Tipos de ovelhas carentes, que os pastores devem estar atenciosos para o atendimento mais urgentemente:

“As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza”. (v. 4).

Ovelhas fracas: “as fracas não fortalecestes”. Muitas vezes alguns crentes se enfraquecem na fé, precisam de uma ajuda do mais forte, precisam de uma injeção de ânimo. O pastor tem unção e força para ministrar renovo, e até carregar no colo a ovelha enfraquecida. No versículo acima Deus fala que os pastores infiéis esqueceram as ovelhas fracas, não as fortalecendo.

Ovelhas doentes: “a doente não curastes” O crente doente precisa de cura; a cura espiritual e a cura física. O pastor deve estar atencioso e voltado para esse tipo de ovelhas. O doente espiritual precisa ser esclarecido, e liberto das chagas do mal. O doente físico, precisa ser ajudado pela igreja, até muitas vezes com remédios, se necessário. Não sejamos hipócritas. Precisamos cuidar das ovelhas doentes, conforme disse o profeta.

Ovelhas quebradas: “A quebrada não ligastes:” Isso é profundo. Penso que o Espírito Santo pode usar de meios tremendos para quebrar (quebrantar) o coração da ovelha, mas é necessário uma ministração especial do pastor, para fazer essa pessoa apresentar o seu pecado, e arrependimento, diante de Deus. Quando o pastor deixa a ovelha de lado, muitas vezes ela se quebranta, mas não encontra coragem e força para prosseguir na caminhada, se consertando na presença de Deus.

Ovelhas desgarradas: “a desgarrada não tornaste a trazer”. Ao deixar as ovelhas abandonadas, muitas se chateiam, se escandalizam, e se afastam da casa de Deus, e até da presença de Deus. Se tornam ovelhas desgarradas, soltas; presas fáceis para Satanás. O pastor fiel deve trazê-la de volta, mas o pastor infiel, citado pelo profeta, não as trouxe de volta. Eu vi isso pessoalmente, e conheço muitas ovelhas desgarradas. Ai de vós pastores infiéis; descuidaram com a noiva do Cristo. Ele virá, com justiça e amor, porém punirá aos infiéis.

Ovelhas perdidas: “e a ovelha perdida não buscastes”. A ovelha abandonada, maltratada ou ignorada, se perde. Fica sem direção. Conhecemos a parábola bíblica, das 100 ovelhas. O pastor fiel deixa as 99 em lugar seguro, e corre em busca da única ovelha que está perdida. Deus é individualista, e quer salvar um por um. O pastor infiel não buscou a ovelha perdida, mas Deus nos dá um bom exemplo. Ovelha perdida, para Ele, é prioridade.

 

Em João 21.15-19 encontramos o próprio Senhor Jesus ensinando a Pedro que o ministério de apascentar as ovelhas do Senhor é feito com amor para trazer benefícios para as ovelhas e para quem as apascenta.

15. E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

16. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

17. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

18. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias: mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras.

19. E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse-lhe: Segue-me.

 

Existem dois tipos de pastores: O Bom Pastor e o mercenário.

Disse Jesus: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 

Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. João 10.11,12.

Jesus Cristo é o nosso Supremo pastor.
Jesus o bom pastor é mencionado no livro de João, capítulo 10. Em Suas próprias palavras, Jesus nos diz no verso 11: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." E nos versículos 14-15 diz: "Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas ovelhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas”.


Jesus é o bom pastor dos Seus servos, assim como os pastores eram de seu gado e de suas ovelhas no campo ou no deserto. Um pastor de ovelhas cuidava de seu rebanho dia e noite. Ele reunia as ovelhas em um curral durante a noite para a sua proteção. O curral era um redil, uma caverna ou uma área cercada por muros de pedra. Como não havia portas, o pastor costumava dormir ou se sentar na abertura, pronto para defender as suas ovelhas do perigo.


Sendo diferente de um ajudante contratado que talvez fugisse em face do perigo, o rebanho pertencia ao pastor que ficaria em alerta para defendê-las. Ele tinha uma verdadeira preocupação e afeto pelo que lhe pertencia. No capítulo 10, Jesus ilustra como o pastor cuida de seu rebanho ao protegê-las do mau tempo, dos ladrões e de animais predadores. Ele as amava, protegia e, se necessário, daria a sua vida no processo.
Jesus é esse cuidador e protetor amoroso do Seu rebanho. Ezequiel 34 predisse do Messias que, como um verdadeiro pastor, viria para carinhosamente guardar o povo de Deus. Era uma mensagem amorosa da vinda de Cristo, o bom pastor.


João 10 nos diz como ladrões e lobos vêm para destruir as ovelhas. No entanto, o bom pastor está lá para salvá-las. Estes versículos nos dizem que, embora Satanás venha para roubar, matar e destruir o povo de Deus (v. 10), Jesus está lá para proteger, amar e nos salvar da destruição ao nos proporcionar a vida eterna. Jesus não veio para ser apenas o guardião contratado, mas veio como aquele (o único) que foi e é completamente comprometido conosco até mesmo à Sua própria morte e ressurreição. Jesus é o bom pastor que entregou a Sua vida física por você e por mim.

 

Os mercenários são quase ilusionistas e as vezes usam técnicas de parapsicologia e hipnotismo para entreter e enganar os seus seguidores. 

Maus líderes existem aos montes dentro das igrejas. O joio está espalhado dentro das igrejas como nos dizem  as Escrituras. (Mt 13.26). Isso não é novidade para ninguém. Apesar de designar aqui o termo “pastores” a essas pessoas que citarei abaixo, não tenho a intenção de diminuir aqueles que fazem jus a esse termo tão lindo mostrado nas Escrituras, e que realmente pastoreiam de coração as ovelhas do Senhor. Usei esse termo somente para facilitar a identificação dessas pessoas.

 

Tipos de pastores (mercenários) que não respeitam a ninguém e que também não são admirados por quase ninguém:


01 – O que faz do púlpito um palco de shows.
A exposição da Palavra é esquecida e substituída pelo talento hollywoodiano desse pastor, que explora as mais diversas técnicas para cativar os seus expectadores, fazendo do show o protagonista do culto. Ele é a estrela e não Jesus Cristo e Sua palavra. Seu púlpito é lugar de entretenimento, de shows, e não de pregação, de transmissão da voz de Deus.

02 – O que explora financeiramente as ovelhas.
Esse pastor é muito ambicioso e tem planos de crescimento. Porém, para a realização dos seus planos, precisa de muito dinheiro. E esse dinheiro é retirado das ovelhas, através das mais diversas técnicas de extorsão (legais). Ele não liga para o que a Bíblia ensina e inventa formas de arrecadação para realizar seus sonhos megalomaníacos. As ovelhas são iludidas, exploradas e sugadas até a última gota que podem dar.

03 – O que insiste em querer fazer a agenda de Deus.

Um pastor que quer determinar lugar, dia e hora para Deus agir não merece meu respeito. Segunda: Deus age na família; terça: nas finanças; quarta: Deus dá o Espírito Santo; quinta: Deus faz conversões e sexta: Deus liberta as pessoas de demônios. Deus agora está preso em uma agenda criada pelo homem?


04 – O que ilude as pessoas com amuletos, objetos ungidos e unções que não vem de Deus.

Esse pastor escraviza pessoas em crendices e superstições que não são encontradas e ordenadas na Bíblia. Desvia a fé que deveria ser unicamente no Deus soberano para objetos e unções (falsas) e extravagantes. Trabalha com a ilusão, com a ambição, com a falta de conhecimento de muitas das ovelhas que lhe ouvem.


05 – O que “profetiza” o que Deus não mandou profetizar.


Usa sua influência sobre as pessoas para “profetizar” e “revelar”. Porém, não usa a Bíblia, que é a revelação e é onde se encontram as profecias de Deus para a vida de seus servos.


06 – O que faz com que seus fiéis o adorem.

Ele é visto como um semideus pelos seus fiéis. O pior de tudo é que não faz nada para mudar essa situação, pois adora ser paparicado, adora status, adora demonstrar seu grande “poder” e ser ovacionado pela multidão. Seu prazer é ver multidões afluindo em sua direção com desejo de glorificá-lo.

07 – O que usa o dinheiro dos dízimos e ofertas para seu próprio enriquecimento.

Esse pastor-empresário é formado e pós-graduado em enriquecimento usando a igreja. Tem fortuna e bens luxuosos, tudo adquirido com a ajuda das ofertas da igreja que, segundo diz ele, é usado para a obra de Deus. Ele engana multidões que bancam sua vida de ostentação.


08 – O que prega erroneamente sobre a teologia da prosperidade.


Um pastor que diz que pobreza é maldição, que o crente verdadeiro será reconhecido pela sua prosperidade material, e outras abobrinhas sem embasamento bíblico, não merece admiração. Se a teologia da prosperidade é um câncer, esse pastor é um espalhador de doenças no meio do povo.


09 – O que usa versículos isolados da Bíblia para fundamentar doutrinas e heresias destruidoras.

Esse pastor adora inventar doutrinas usando versos bíblicos isolados, cuja interpretação isolada, sem considerar contextos e outras boas regras de interpretação, favoreça seus pensamentos e desejos.

 

10 – O que usa da mentira para enganar suas ovelhas e até a sociedade. 

 

O pai da Verdade é o nosso Deus, Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Mas o pai da mentira é o diabo. Como um filho de Deus pode viver com mentiras? No livro de Atos, capítulo 5, vemos a passagem de Ananias e Safira, quando mentiram ao Espírito Santo e morreram.

Posso te afirmar com toda a certeza que todo mentiroso é falso e enganador. A “falsidade consciente e intencional, de preceitos perversos, ímpios e enganador” são a tônica de suas palavras. São a maioria das palavras do mentiroso.

O mentiroso sabe criar uma rebelião contra um líder, manipulando pessoas pela mentira e ainda mentir depois de tudo dizendo “eu não tive nada a ver com isso”.

Em Efésios 4:25, o apóstolo Paulo diz: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo…” O apóstolo João também afirma em 1 João 2:21 “Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade”.

Jesus revela de onde procede as mentiras em João 8:44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”.

Ou seja, a mentira é filha do diabo. Os Cristãos precisam se despir do velho homem, da velha maneira de viver, dos velhos hábitos, renovando as suas mentes pela palavra de Deus. Todo cristão deve viver, ou andar como Cristo Jesus. Cristo andava mentindo? Não. Ele sempre falou a verdade, Glória a Deus. Temos que falar sempre a verdade, custe o que custar. Por isso, tenham muito cuidado com o que você fala pois, um dia você estará diante do Senhor e prestará contas de cada palavra que saiu da sua boca.

As pessoas acostumadas a mentir acham que mentira não é tão pecado assim. Mas quando se convertem de verdade começam a ver a mentira como pecado e brotará temor em seus corações.

“Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”. Colossenses 3:9.

A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa. Provérbios 19:5.

11 -        O que “acha” que pode determinar a ação de Deus na sua vida e na de outras  pessoas.


É uma piada dizer que um homem determina algo ao Deus Todo-Poderoso criador de tudo e de todos, mas essa ousadia infame acontece. Palavras ousadas saem da boca desses pastores e líderes evangélicos que não vigiam e saem “determinando”, “ordenando” e exigindo que Deus faça as coisas que, segundo eles, Deus tem de fazer, que Deus é obrigado a fazer. Coitados, não têm nem noção da besteira que fazem e que falam. E o pior é que ensinam as pessoas a agirem também assim. Você já leu Mateus 23? Deus tenha misericórdia do seu povo e levante, ainda, um remanescente conservador para pregar, ensinar e viver as verdades da palavra de Deus ao povo.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário