segunda-feira, 22 de maio de 2023

VAMOS RECONHECER NOSSOS FAMILIARES E AMIGOS NO CÉU

VAMOS RECONHECER NOSSOS FAMILIARES E AMIGOS NO CÉU?

 

Antes de tudo é interessante considerarmos sobre a descrição do túmulo vazio de Jesus, presente nos quatro Evangelhos, (Mateus 28:1-10; Marcos 16:1-8; Lucas 24:1-12; João 20:1-9), o que nos prova que realmente Jesus ressuscitou dentre os mortos. Ele reconheceu seus discípulos e apóstolos e foi reconhecido por eles e se alimentou junto com eles antes da sua ascensão aos céus.

“Lamentamos pelo que vai acontecer com os que não forem salvos. É assunto para outra postagem, mas queremos adiantar que quem vai para o inferno, vai passar por todo tormento eterno e será reconhecido bem como também reconhecerá seus familiares e amigos que porventura tiverem ido pra lá, inclusive os da Igreja que não lutaram por sua salvação pessoal”.  

Será que vamos reconhecer nossos familiares, irmãos e amigos lá no céu?

Jesus nos garantiu moradas eternas na glória celestial.  João 14.1-3.

14:1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

14:2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.

14:3 E, quando eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

Será que vamos nos reconhecer no céu?

Muitos crentes pensam que nós não vamos nos conhecer no céu, porque ao chegarmos lá e sentirmos falta de alguém que amamos, ficaríamos tristes. Porém, o céu não será lugar de lembranças tristes. Deus vai enxugar dos nossos olhos toda lágrima. Porém, é uma verdade incontroversa de que vamos nos conhecer no céu. Seria inimaginável pensar que vamos ser uma só família e vamos conviver eternamente com alguém que não sabemos quem é. É claro que vamos nos conhecer no céu e conhecer melhor do que conhecemos aqui. O que não vai existir no céu é a manutenção dos mesmos relacionamentos que mantivemos aqui. Lá não haverá a continuação do casamento. No céu nem se casa nem se dá em casamento. Seremos todos irmãos e viveremos todos na mesma família, a família do Pai, cujo irmão mais velho é o Senhor Jesus.

Quando Jesus voltar, (João 14:1-3; Apocalipse 22:20), seremos transformados e estaremos com Ele “em nosso próprio corpo”, de glória e incorruptível. Isto pode ser aprendido de Lucas 24:36 a 43. Depois de ressuscitado, Jesus apareceu entre os discípulos. E, ao verem-no ficaram surpresos e “acharam estar vendo um espírito” (verso 37). Mas Jesus disse: “Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? Vede minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo: apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho”. (versos 38 e 39).

Ao dizer isto, o Senhor lhes mostrou as mãos e os pés, para eles verem que o Salvador era de carne e ossos, (verso 40). E, por não acreditarem ainda, pediu algo que comer. Os discípulos lhe apresentaram um pedaço de peixe e um favo de mel e Ele comeu na presença deles. (versos 41 a 43).

Sendo Cristo o “primogênito dos mortos” (Apocalipse 1:5), ou seja, o primeiro em importância, a ressurreição dEle serve de modelo para a ressurreição de todos os justos. Assim como Cristo subiu para o Céu com um corpo glorificado, também teremos um corpo glorificado (Filipenses 3:20, 21) para que possamos ter uma vida normal no paraíso, onde poderemos tocar as pessoas que amamos e até nos alimentarmos. Em Mateus 26:29 Cristo diz aos discípulos que “não beberia mais do fruto da videira até aquele dia em que iria beber novamente com eles no reino de Deus”. Vemos claramente que no céu seremos pessoas “reais”, e não “espíritos desencarnados”. Teremos corpos transformados à imagem do corpo glorioso de Jesus, (Filipenses 3:20 e 21; 1 Coríntios 15:51 a 53).

Mateus 8:11 diz: Mas eu vos digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no Reino dos céus;

Jesus deixa bem claro que todos nós os salvos de todos os tempos, nos encontraremos lá na glória.

Virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus”, é uma afirmação do próprio Senhor Jesus, para que não hajam dúvidas sobre este assunto. Mt. 8:11.

Se iremos conhecer no Céu Abraão, Isaque e Jacó, é mais do que óbvio que reconheceremos nossos amigos e familiares. Esses fatos (tomar suco de uva e sentar-se à mesa com Abraão, Isaque e Jacó) ensinam, além da nossa comunhão, que no Céu iremos nos alimentar, evidência clara de que seremos seres reais e não “espíritos”. Além disso, a Bíblia diz que comeremos da árvore da vida. Apocalipse 22:2.

Outro fato que nos leva a concluir que no Céu seremos reconhecidos é o de que Jesus, após a ressurreição dEle, foi conhecido e reconhecido pelos seus apóstolos. Nós seremos transformados por Deus (nosso corpo mortal se revestirá da imortalidade, 1Coríntios 15:51-53), mas, nossa individualidade e personalidade serão preservadas. Para Deus não haveria graça alguma se nós não fôssemos nós mesmos. Ele nos ama do modo como somos.

Apesar de nossa individualidade ser preservada, nosso caráter será transformado em um caráter puro. Mas isso não fará com que esqueçamos quem somos e quem são nossos familiares queridos. Não sofreremos nenhuma espécie de “lavagem cerebral”. Logo chegará o dia em que os mortos serão ressuscitados (João 5:28-29) e arrebatados para o céu (1 Coríntios 15:51-53; 1 Tessalonicenses 4:13-18), onde poderemos viver de uma forma tão maravilhosa como jamais sonhamos.

Portanto, não perca esta chance agora. Aceite a Jesus como seu salvador pessoal, creia na morte e ressurreição dEle, Jesus e entregue o seu coração a Deus: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”, (Apocalipse 3:20). Fazendo isso você estará se preparando para a eternidade.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

A ressurreição de Jesus é um modelo representativo de como será a ressurreição dos salvos quando Ele voltar. Depois de ressuscitar Jesus se encontrou com os discípulos, comeu com eles, permitiu ser tocado.

Ao Jesus voltar para arrebentar a sua igreja, Ele nos dará um novo corpo de glória, como o que Ele recebeu ao ser ressuscitado. (João 14:1-3; Apocalipse 22:20).

Estevão ao ser apedrejado viu a glória de Deus nos céus: “…mas ele, estando cheio do Espírito Santo e fixando os olhos ao céu, viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus”. (Atos 7:55).

Eu creio que as nossas boas lembranças não serão destruídas.

Estaremos num estado de perfeição e na nossa plena capacidade mental e espiritual;

Seremos ressuscitados com o mesmo corpo, nossa aparência não mudará, exceto que seremos glorificados, teremos um corpo de glória e incorruptível. (1 Coríntios 15).

À luz destas explicações bíblicas podemos dizer que nós, os salvos, nos reconheceremos lá no céu.

Receberemos, isto sim, um novo nome, diferente do nome que temos agora e será secreto escrito numa pedra branca, o que significa que teremos uma identidade (um novo nome) como indivíduos. Pedra nos fala de indivíduos separadamente. (1 Pedro 2.5).

Mesmo antes de recebermos nossos corpos glorificados, se for o caso de morrermos antes do arrebatamento, continuaremos a ter nossa individualidade preservada, ou seja, seremos reconhecidos como indivíduos, pessoas, com certas características. Assim, tanto o rico como Lázaro, em Lucas 16.19 31, são reconhecidos após a morte, com a diferença de que apenas Lázaro é chamado pelo seu nome. Em João 11, o Senhor chama Lázaro pelo nome, para que saísse do túmulo. Ora, se Lázaro tivesse perdido sua identidade após haver morrido, ele não seria mais alguém a quem o Senhor poderia se dirigir da maneira como era conhecido aqui.

Em Mateus 17, Moisés (que havia morrido) e Elias (que fora arrebatado) aparecem com o Senhor e continuam sendo Moisés e Elias, reconhecidos inclusive pelos discípulos. Assim também, os discípulos reconhecem o Senhor depois de haver ressuscitado, exceto quando seus sentimentos ainda estavam fechados, como aconteceu com os discípulos no caminho para Emaús. (Lc 24.16,31).

Portanto, irmão, será um grande gozo vermos o Senhor Jesus quando partirmos daqui. E será também motivo de muita alegria podermos reencontrar aqueles queridos que partiram antes de nós para a glória. Apesar de alguns acreditarem que no céu não veremos nada além de Cristo e nem iremos querer reencontrar ou interagir com pessoas, é preciso lembrar que quando o apóstolo Paulo escreveu sobre o arrebatamento ele o fez como uma resposta ao anseio daqueles que tinham perdido seus entes queridos que morreram na fé. A passagem fala, obviamente, do bendito encontro com Cristo, mas o motivo de Paulo para tocar no assunto foi nosso reencontro e reunião com os que morreram em Cristo.

1Tessalonicenses 4:13-18 nos diz: Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.  Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

Temos aqui uma lista de algumas atividades de Jesus após ressuscitar. Ele realizou muito mais atividades, mas estas estão registradas nos evangelhos e em Atos dos apóstolos.

A seguir, temos a lista das aparições de Jesus após a Sua ressurreição:

1. No domingo da ressurreição, Jesus apareceu a Maria Madalena no jardim onde ficava o sepulcro em Jerusalém. Essa aparição está registrada no Evangelho de Marcos 16:9-11 e no Evangelho de João 20:11-18.

2. No mesmo dia, Jesus também apareceu em Jerusalém a Maria Madalena e a outra Maria. Essas mulheres iam apressadamente contar aos discípulos que Jesus havia ressuscitado. Muitos intérpretes consideram que essa aparição seja a mesma relatada no tópico anterior, sendo apenas de uma perspectiva diferente, ou seja, é possível que Marcos e João não tenham citado a outra Maria, enquanto Mateus o fez. A referência bíblica está no Evangelho de Mateus 28:9-10.

3. Também no mesmo dia, Jesus apareceu a dois discípulos no caminho para Emaús. Na ocasião, Jesus caminhou com eles, porém eles não O reconheceram até o momento do partir do pão. Esse acontecimento está registrado no Evangelho de Marcos 16:14 e no Evangelho de Lucas 24:13-32.

4. Ainda no domingo da ressurreição, Jesus apareceu a Pedro em Jerusalém. Dos quatro Evangelhos, o Evangelho de Lucas é o único que registra esse detalhe (Lucas 24:34). Entretanto, o apóstolo Paulo, escrevendo sua Primeira Epístola aos Coríntios, também menciona tal aparição (1 Coríntios 15:5).

5. Jesus também apareceu aos dez discípulos numa casa em Jerusalém ainda no domingo da ressurreição. Esse evento está registrado no Evangelho de João 20:19-25 (cf. Marcos 16:14; Lucas 24:36-43). O discípulo que estava ausente na ocasião era Tomé.

6. Uma semana depois, Jesus apareceu aos onze discípulos numa casa, também em Jerusalém. Apesar das portas estarem trancadas, Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Foi nessa aparição que Jesus repreendeu a incredulidade de Tomé que havia estado ausente na aparição anterior. O Evangelho de João registra os detalhes (João 20:26-31; cf. Marcos 16:14; Lucas 24:36-43; 1 Coríntios 15:5).

7. Uma das aparições mais interessante de Jesus após a ressurreição ocorreu no Mar da Galileia algum tempo depois. Ali Ele apareceu a sete discípulos que estavam pescando. Esse evento está registrado no Evangelho de João 21:1-25. João descreve que as sete pessoas em questão eram: Simão Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos que não tiveram seus nomes revelados.

8. Já num monte na Galileia, Jesus apareceu aos onze discípulos. Esse evento está registrado no Evangelho de Mateus 28:16-20 e no Evangelho de Marcos 16:15-18. As descrições contidas em ambos os Evangelhos são os textos mais detalhados do que ficou conhecido como “A Grande Comissão”.

9. Jesus também apareceu a mais de quinhentas pessoas de uma só vez. Esse evento é citado pelo apóstolo Paulo na Primeira Epístola aos Coríntios 15:6. Não se sabe exatamente onde ocorreu essa aparição, nem mesmo depois de quanto tempo após o domingo da ressurreição.

10. O apóstolo Paulo também menciona uma aparição de Jesus particularmente a Tiago, (1 Coríntios 15:7).

11. Antes de Sua ascensão ao céu, Jesus apareceu aos Seus discípulos no Monte das Oliveiras, quarenta dias após o dia da ressurreição (cf. Lucas 24:44-51; Atos 1:3-9; 1 Coríntios 15:7).

12. Por fim, mesmo após a Sua ascensão ao céu, Jesus apareceu por último ao apóstolo Paulo. Essa aparição é amplamente documentada no livro de Atos dos Apóstolos (capítulos 9:1-19; 22:3-16; 26:9-18). Ainda escrevendo aos Coríntios, o próprio Apóstolo Paulo falou sobre esse momento tão fundamental na oficialização de seu apostolado, (1 Coríntios 15:7). Esse aparecimento ocorreu no caminho para Damasco.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário