segunda-feira, 11 de setembro de 2023

JESUS CRISTO QUER TE SALVAR

JESUS CRISTO QUER TE SALVAR.

 

Jesus Cristo te chama e quer te salvar.

Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei”. Mateus 11:28-30.

Jesus convida a todos os que estão cansados e sobrecarregados a encontrarem descanso nEle. Somente quando vamos para os pés do Senhor Jesus é que encontramos verdadeiro abrigo, descanso, paz e perdão. Jesus nos oferece a paz e nos dá a salvação. (Mateus 11:28-30).

Jesus chama a todos os oprimidos, sobrecarregados e que desejam ser libertos.  "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis (ou encontrareis) descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30

Jesus disse vinde a mim. Todos os que vêm aos pés de Jesus alcançam a vitória.

Podemos procurar paz e descanso em vários lugares: no dinheiro, na fama, nos amigos, no misticismo, na filosofia, na educação, nas igrejas, nas religiões, mas nada disso dá o descanso perfeito. Somente Jesus tem aquilo que precisamos.

Jesus nunca falha, todas as outras coisas passam, mas Jesus é eterno. Ele é o único que pode preencher o vazio em nossos corações. Jesus é o único caminho para a salvação. Deus nos abençoa ricamente quando nos convertemos de verdade. Conversão é mudança de vida, conversão é mudança de rumo na vida, conversão e viver pra Jesus e amar a Deus sobre todas as coisas. João 14:6.

Todos os que estais cansados e sobrecarregados devem vir à Jesus. O peso do pecado escraviza o ser humano.

Quem não se sente cansado, sobrecarregado, fraco demais para lutar contra todas as dificuldades da vida? A vida é cansativa, muito cansativa. O pecado, o sofrimento, a dor, as desilusões, as injustiças e muitas outras coisas, tudo é demais para carregarmos sozinhos.

Jesus veio para aliviar nossas dores e para nos ajudar a carregar nossos pesados fardos. Ele tem a força que nós não temos, Jesus nos livra do pesado fardo do pecado.

Não precisamos ser perfeitos para nos achegarmos a Jesus. Ele nos aceita com todas as nossas fraquezas. Podemos vir para Jesus e lhe entregar tudo, sem medo. (Atos dos Apóstolos 3:19-20). Venha hoje mesmo para Jesus, Ele diz: venha como estás.

Jesus disse: Eu vos darei descanso, Eu darei descanso para vossas almas.

Jesus nos dá o descanso que mais nada nesse mundo pode nos dar. A certeza da salvação e de ter Jesus sempre do nosso lado traz um alívio maravilhoso. Com Jesus não temos nada a temer.

O descanso de Jesus nos dá paz nos momentos mais difíceis, quando não vemos solução. Quando temos fé em Jesus, cremos que ele vai nos ajudar. Jesus nunca nos abandona. (Romanos 8:38-39).

Jesus disse: Tomai sobre vós o meu jugo.

Jesus também disse que devemos tomar o Seu jugo e aprender com Ele. (Mateus 11:29-30). Um jugo serve para unir dois bois para caminharem na mesma direção. Tomar o jugo de Jesus é estar sempre lado a lado com Ele, seguindo por onde ele decide. Jesus nos leva para o descanso e nos ensina a viver como ele, com mansidão e humildade.

O fardo de Jesus não é pesado. Ele não nos sobrecarrega como outras coisas no mundo. Não existe fardo melhor para carregar, que traz tantas bênçãos. O jugo também serve para partilhar o peso. Jesus partilha o peso conosco e nos dá a força que precisamos para superar as dificuldades. Jesus nos dá descanso mesmo em meio aos difíceis, pesados e trabalhosos fardos da vida. Em Romanos 10.8-13 está escrito:

8. Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

9. a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.

10. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

11. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

12. Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

13. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Alguns historiadores juntam Jesus Cristo com Maomé, Buda, Confúcio, com os deuses do Hinduísmo e outras religiões e seus líderes espirituais. Mas Jesus Cristo não se mistura com nenhuma deles, o Cristianismo é vivo porque Jesus Cristo é um líder vivo e que vive e reina para sempre. Ele ressuscitou dentre os mortos e está vivo diante de Deus o Pai eterno. Prova disso é que o túmulo de Jesus está vazio em Jerusalém e com a inscrição em vários idiomas dizendo: “Jesus não está aqui, porque Ele ressuscitou”.

Em João 14:6 Jesus declara “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. Ele podia ter ganho mais credibilidade em ser politicamente correto se tivesse dito “Eu conheço o caminho,” ou “Eu indico o caminho”. No entanto, ele fala não daquilo que ele faz, mas daquilo que Ele é :“Eu sou o caminho”.

O discípulo dele, Pedro, anunciou “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4:12).

João 3:16 promete àqueles que acreditam nEle, que todo o que nEle crer não perece, mas tem a vida eterna. Creia nEle. Creia naquele que o Pai enviou.E a Bíblia continua asseverando que não há outro nome pelo qual devamos ser salvos. Salvação é só em Jesus.

A Bíblia continua a assegurar que Jesus Cristo é o Salvador, único e suficiente Salvador e afirma veementemente: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Mc. 16.16.

E, continua afirmando: “estes sinais acompanharão (seguirão) aos que creem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; Mc. 16.17. Pegarão em serpentes, e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados”. Mc.16.18.

Em Mt. 11.30, Ele mesmo nos assegura: 'Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.

O apóstolo Paulo nos ensina que a salvação é individual.

O apóstolo Paulo disse que a salvação é individual e que “cada um” será julgado “perante o tribunal de Cristo” pelos seus atos e suas obras aqui na terra. (2 Coríntios 5:10). Não seremos julgados coletivamente como igreja, mas individualmente como servos.

Igreja não salva ninguém. A igreja tem por obrigação nos ensinar sobre a palavra de Deus. É pelo sangue de Jesus que sentimos  “a remissão dos nossos pecados”, (Efésios 1:6-7). “Porque pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vós, é dom de Deus”. (Efésios 2:8). A igreja não morreu por nós e nem ninguém da igreja morreria por alguém e a igreja e sua tradição secular também não são capazes de salvar ninguém.

Algumas pessoas, querendo compreender estes fatos, chegam até a dizer equivocadamente que a vida cristã não tem nada a ver com a igreja, mas tem sim, a igreja tem por obrigação nos ensinar a obedecer a palavra de Deus e nos incentivar a adorar a Deus em espírito e em verdade. Podemos e devemos frequentar uma igreja, mas também podemos usar parte do nosso tempo cultivando igualmente boas amizades sejam na igreja ou em casa ou no trabalho, mas a igreja, que somos nós individualmente, nos transforma em igreja coletivamente quando nos reunimos no templo para adorarmos a Deus.

Antes de descartar ou desprezar a igreja na sua vida, não seria importante ver o que Deus diz a respeito dela já que muitos desprezaram as suas igrejas?

A igreja (do grego ekklesia) é um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado e pertencerem a Cristo. É Jesus que prometeu edificar a Sua igreja, a igreja dEle. (Mateus 16:18). Jesus comprou a igreja com seu próprio sangue, foi com o seu sangue que Jesus nos comprou e deu sentido às nossas vidas. Foi Ele quem comprou cada pessoa salva. (Atos 20:28; 1 Coríntios 6:20).

Paulo frisou a importância da aplicação  adequada do termo usado para definir o que é igreja, ele diz: “na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”. (1 Timóteo 3:15). Embora a igreja não salve, ela tem um papel fundamental na divulgação do evangelho. Devemos honrar a casa de Deus. Salmo 121.

Quando se trata da responsabilidade de participar de uma igreja, uma congregação local, o Novo Testamento não deixa dúvida. Além de muitos exemplos no livro de Atos e referências nas epístolas, encontramos instruções específicas para quem participam de nossas reuniões da igreja. O autor de Hebreus claramente condena a atitude de pessoas que deixam de se congregar, porque negligenciam seu papel importante na edificação mútua. (Hebreus 10:23-27).

Outras instruções forçaram a nossa participação nas reuniões da igreja para cumprir o mandamento de Jesus de participar da Santa Ceia do Senhor. (1 Coríntios 11:17-34; Atos 20:7), para recolher os dízimos, as ofertas e todas as dádivas para a obra de Deus. (1 Coríntios 16:1-3; Atos 4:36- 37; 5:1-2). Também a igreja se reúne em ministérios ou convenções para resolver questões administrativas, ou pecados de alguém na congregação, (1 Coríntios 5:4-5). 

Discípulos de Cristo se juntam, também, para cantar hinos de louvor e edificação (Efésios 5:19-21) e para ensinar a palavra do Senhor. (1 Coríntios 14:26). Pessoas que negligenciam estas responsabilidades, não participam dos cultos da congregação, desobedecem a Deus. Pecam contra os irmãos e contra o Senhor.

Seja fiel na sua participação em uma congregação local. E não deixe de examinar tudo para verificar se a igreja onde você congrega está realmente agradando a Deus na doutrina, na prática da palavra de Deus e na vivência da mesma. (1 Tessalonicenses 5:21-22).

“Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam iniquidade, pois eles dentro em breve definharão  como a relva, e murcharão como a erva verde”. (Salmo 37:1-2).

Só Jesus Cristo tem poder para nos salvar. Não existe mais ninguém que possa salvar qualquer um de nós.

Você já percebeu que em geral o homem gosta de acomodar tudo de acordo com a sua própria consciência? Você indagaria então como assim? Ora, em muitos aspectos e notadamente com relação às coisas espirituais.

A Bíblia Sagrada, livro fundamental do Cristianismo, ensina que “só  Jesus Cristo Salva”. Mas, os homens procuram em vão, ser salvos de muitas     outras maneiras, tentando encontrar caminhos ou meios próprios de salvação. Sempre se justificando ou “acomodados a sua própria consciência”. Várias afirmações no Livro Sagrado diz: “E não há salvação em nenhum outro nome; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. (Atos 4:12). Significa que o homem somente é salvo através do único nome, Jesus Cristo. E prossegue, dizendo: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Cristo Jesus e os  homens, (1Timóteo 2:5). Pense seriamente como meras tradições religiosas, superstições e outras crendices, e até mesmo crendo em Deus, e sabendo que Jesus morreu na Cruz do Calvário, mas não dão o devido valor da gratuidade da salvação por amor proporciona por Jesus.

Talvez você mesmo ainda não tenha experimentado a verdadeira salvação em Cristo Jesus por causa das frequentes indagações da sua mente. Então o que dizer? Lembre-se que você precisa ser salvo, mesmo sendo um bom cidadão, ou mesmo uma pessoa exemplar, reconheça que o único meio de salvação é Jesus Cristo; sem Jesus não há salvação. Agora mesmo pela fé, em um ato de confiança em Deus, convide a Jesus Cristo para entrar no seu coração e fazer nele morada, entregando a Ele sua própria vida e tudo aquilo que lhe tortura a alma, sua vida e todo o seu viver; e saiba que “O sangue de Jesus Cristo o purifica de todo pecado e proclame aos outros também, que “Só Jesus Cristo Salva”. Só em Jesus há salvação.

Em quem devemos ser salvos? Não há outro meio de salvação que se adapte ao grande objetivo a ser alcançado por Jesus para nos salvar e, portanto, ser salvo, deve ser também o nosso plano de vida e deve ser a nossa forma de viver.

Os sistemas humanos não são adequados para esta finalidade porque o mundo jaz no maligno  e, portanto, não pode salvar ninguém. A doutrina de que as pessoas só podem ser salvas por Jesus Cristo é abundantemente ensinada nas Escrituras.

Mostra o fracasso de todos os outros esquemas e sistemas religiosos, este foi o grande desígnio da primeira parte da Epístola aos Romanos. Por um argumento bem elaborado Paulo mostra em Romanos 1 que os gentios falharam em sua tentativa de se justificar; e em Romanos 2–3 que o mesmo acontecia com os judeus.

Se ambos os esquemas falharam, então havia necessidade de algum outro plano, e esse plano foi o de Jesus Cristo. Se for perguntado, então, se esta afirmação de Pedro deve ser entendida como tendo respeito aos bebês e aos pagãos, podemos observar que em nenhum outro nome há salvação, só em Jesus Cristo podemos ser salvos. Esta é uma explicação do que ele disse na parte anterior do versículo. A palavra “nome” aqui é usada para denotar “a própria pessoa” (isto é, não há outro ser ou pessoa). Como diríamos, não há ninguém que pode salvar, exceto Jesus Cristo. A palavra “nome” é frequentemente usada neste sentido. Que não há outro Salvador, ou mediador entre Deus e o homem, é abundantemente ensinado no Novo Testamento; e é, de fato, o principal propósito da revelação provar isso. 1Timóteo 2:​​5-6; Atos 10:43.

abaixo do céu não há outra pessoa digna que possa salvar o pecador. Esta expressão não difere materialmente daquela imediatamente seguinte, “entre os seres humanos”. Eles são designados para expressar com ênfase o sentimento de que a salvação deve ser obtida “somente em Jesus Cristo”, e não em qualquer patriarca, ou profeta, ou mestre, ou rei, ou em qualquer falso Messias que andam por aí se passando por salvadores em nome de Deus.

Nesta palavra está implícito que a “salvação” tem sua origem em Deus; que um Salvador para as pessoas deve ser dado por Ele; e que a salvação não pode ser originada por nenhum poder entre as pessoas.

O Senhor Jesus é assim uniformemente representado como dado ou designado por Deus para este grande propósito: o de salvar, por amor, as vidas que estão aprisionadas em seus delitos e pecados.

Jo.3:16; Jo.17:4; 1Co.3:5; Gl.1:4; Gl.2:20; Ef.1:2,Ef.5:25; 1Tm.2:​​6; Rm.5:15-18, Jesus Cristo é chamado de “dom indescritível” de Deus, 2Coríntios 9:15.

A palavra “salvação” significa propriamente qualquer “preservação”, ou manter qualquer coisa em um estado “seguro”; uma preservação de danos. Significa, também, libertação de qualquer mal do corpo ou da mente; de dor, doença, perigo, etc. (Atos 7:25). Mas é no Novo Testamento aplicada particularmente à obra que o Messias veio fazer, “buscar e salvar o que se havia perdido”, (Lucas 19:10). Esta obra se refere principalmente a uma libertação da alma do pecado, (Mateus 1:21; Atos 5:31; Lucas 4:18; Romanos 8:21; Gálatas 5:1). Em seguida o Apóstolo Paulo  denota, como consequência da libertação do pecado, a libertação de todos os males aos quais o pecado expõe o homem, e a obtenção daquela paz e alegria perfeitas que serão concedidas aos filhos de Deus nos céus.

Em Romanos 8.1-14 o apóstolo Paulo nos mostra claramente o que acontece com aqueles que aceitam a Jesus Cristo como seu Único e suficiente Salvador.

1. Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
2. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

3. Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne,

4. para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

5. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.

6. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

7. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

8. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

9. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

10. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.

11. E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita.

12. De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne,

13. porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

14. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

O livro de Atos dos apóstolos 4:12, confirma que em nenhum outro nome há salvação.

“E em nenhum outro há salvação; porque nenhum outro nome há abaixo do céu, dado entre os seres humanos, em quem devemos ser salvos”.

Em nenhum outro há salvação. Salvação só em Jesus Cristo, o Filho de Deus. A palavra “salvação” significa propriamente qualquer “preservação, separação”, ou manter qualquer coisa em um estado “seguro”; uma preservação de danos. Significa, também, libertação de qualquer mal do corpo ou da mente; de dor, doença, perigo, etc. (Atos 7:25). Mas é no Novo Testamento aplicada particularmente à obra que o Messias veio fazer, “buscar e salvar o que se havia perdido”, (Lucas 19:10). Esta obra se refere principalmente a uma libertação da alma do pecado (Mateus 1:21; Atos 5:31; Lucas 4:18; Romanos 8:21; Gálatas 5:1). Em seguida, denota, como consequência da liberdade do pecado, a liberdade de todos os males aos quais o pecado expõe o homem, e a obtenção daquela paz e alegria perfeitas que serão concedidas aos filhos de Deus nos céus.

As razões pelas quais Pedro introduz este assunto aqui parecem ser estas:

(1) Ele estava discursando sobre a libertação do homem que foi curado – sua salvação de uma longa e dolorosa calamidade. Essa libertação foi realizada pelo poder de Jesus. A menção disso sugeria aquela salvação maior e mais importante do pecado e da morte que era o objetivo do Senhor Jesus efetuar. Como foi por seu poder que este homem foi curado, também foi por seu poder apenas que as pessoas poderiam ser salvas da morte e do inferno. A libertação de qualquer calamidade temporal deve conduzir os pensamentos àquela redenção mais elevada que o Senhor Jesus concede com relação à alma.

(2) Por um outro argumento elaborado Paulo ele nos mostra em Romanos 1 que os gentios falharam em sua tentativa de se justificar; e em Romanos 2–3 que o mesmo acontecia com os judeus. Se ambos os esquemas falharam, então havia necessidade de algum outro plano, e esse plano foi o de Jesus Cristo. Se for perguntado, então, se esta afirmação de Pedro deve ser entendida como tendo respeito aos bebês e aos pagãos, podemos observar o seguinte: Que seu desígnio era principalmente dirigir-se aos judeus, “em quem devemos ser salvos”. Mas,

(3) A mesma coisa é, sem dúvida, verdadeira para os outros. Se, como os cristãos geralmente acreditam, os bebês são salvos, não é absurdo supor que seja pelos méritos da expiação. Se não fosse por isso, não haveria promessa de salvação para ninguém da raça humana. Nenhuma oferta foi feita exceto pelo Mediador; e a ele, sem dúvida, deve ser atribuída toda a glória de ressuscitar até mesmo aqueles na infância para a vida eterna. Se algum dos pagãos deve ser salvo, como muitos cristãos supõem, e como parece de acordo com a misericórdia de Deus, não é menos certo que será em consequência da intervenção de Cristo. Aqueles que serão levados ao céu cantarão uma canção (Apocalipse 5:9), e serão preparados para a união eterna no serviço de Deus nos céus. Ainda assim, as Escrituras não declaram que um grande número de pagãos serão salvos sem o evangelho. O contrário está mais do que implícito no Novo Testamento. (Romanos 2:12).  

Em nenhum outro nome há salvação. Pedro, portanto, adverte que a cura do coxo é apenas um sinal do poder da salvação para a alma que estava em Jesus. O povo deveria tirar do efeito produzido por “Levanta-te e anda”, a conclusão de que o mesmo poder poderia certamente dar uma bênção maior, “perdoados estão os teus pecados” (Mateus 9:5).

Nenhum outro nome dado entre os seres humanos é suficientemente capaz de salvar alguém.

Este comunicado foi feito aos homens por Deus para que todos saibam que Jesus é o nosso único e suficiente Salvador de nossas almas.

Em quem devemos ser salvos? Por meio de quem devemos necessariamente buscar nossa salvação? se quisermos ser salvos temos que nos humilhar nos pés de Jesus, porque em nenhum outro nome há salvação.

Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4.11-12).

Jesus veio para dar a Sua vida por nós e, assim, estabelecer o Reino de Deus na terra, mas Ele foi e continua sendo rejeitado pelas pessoas. Muitos ignoram que somente dEle vem a salvação; Ele é a Pedra Angular da esquina que fundamenta e acolhe os que se encontram perdidos em seus pecados.

O resultado da salvação pela graça na vida do cristão.

Quando o homem, morto em seus delitos e pecados, é vivificado, ele passa a ser uma nova criatura. Esse processo é tão profundo e singular, que Jesus o chamou de novo nascimento no evangelho de João, capítulo três ao questionado por Nicodemos. Essa obra é operada pelo Espírito Santo de Deus.

Saibamos o que é nascer de novo para ser salvo.

Nascer de novo é ser regenerado. Ao nascer de novo o homem é capacitado pelo Espírito Santo a viver uma vida que agrada a Deus. Assim, o cristão tem prazer em cumprir a Lei de Deus, e ela lhe serve como orientação. Para o cristão, a Lei não é mais regra de condenação, mas regra de gratidão.

Claro que os aspectos cerimonial e civil da Lei não se aplicam mais a nós. Todos os rituais e símbolos exigidos na Lei apontavam para Cristo, e ele cumpriu todos eles. Hoje o Evangelho é anunciado a todos os povos, e não precisamos mais de sacrifícios, rituais e intermediários. O sacrifício de Cristo é suficiente, e através de sua obra, aplicada pelo Espírito Santo, temos acesso a Deus.

Porém, a Lei moral continua vigente. Deus é imutável, e o padrão de santidade exigido por Ele continua o mesmo. É por isto que aqueles que foram salvos pela graça descobrem que amam a Lei e desejam guardá-la.

O Espírito Santo conduz o redimido a uma obediência tão grande, que ele se deleita na Lei do Senhor. Sua declaração é a mesma do salmista: “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro”  (Salmos 119:97).

O Apóstolo Paulo escreve que todos aqueles que são salvos pela graça também são educados por ela, (Tito 2:11,12). A graça salvadora nos ensina a renunciar a impiedade, nos ensina a renunciar o mundo e tudo o que ele oferece e viver uma vida que agrade a Deus, com muita intimidade com Deus através do Espírito Santo de Deus.

O mesmo apóstolo também ensina que o propósito da salvação pela graça não está no homem, mas em Deus. O alvo principal de Deus ao salvar seu povo, é sua própria glória por toda a eternidade. (Efésios 2:7).

Porque é preciso nascer de novo?

Isso significa que o novo nascimento é fruto da riquíssima misericórdia de Deus, e de seu incalculável amor, e toda essa obra da salvação é para o louvor da sua glória. (Efésios 1:6,12,14).

Após a Queda do homem através de Adão e Eva e a consequente origem do pecado na humanidade, o homem foi separado de Deus, tornando-se morto espiritualmente. Daí vem a importância fundamental da regeneração, pois no novo nascimento o homem é ressuscitado espiritualmente, torna-se morto para o pecado e passa a viver para Deus.

Jesus é bastante claro ao dizer que se o homem não nascer de novo ele não poderá entrar no reino de Deus, isso porque sem o novo nascimento o homem nem mesmo pode crer no Filho de Deus e ser justificado mediante sua obra redentora.

Algumas linhas teológicas afirmam que a fé precede a regeneração, mas essa afirmação contradiz o ensino bíblico. É verdade que a fé e a regeneração estão intimamente ligadas, de modo que uma não ocorre sem a outra (Efésios 2:8), todavia a fé não é causa da regeneração, mas sim seu fruto, pois a regeneração, como vimos, é uma obra soberana, imediata, exclusiva e sobrenatural do Espírito Santo, ressuscitando o homem de seu estado de morte espiritual para a plena vida em Cristo, mudando assim a disposição de sua alma em fazer o mal e inclinando o seu coração para Deus, o tornado nova criatura.

Numa ordem lógica e não temporal, o homem só poderá crer após ter sido ressuscitado, e é isso o que a Bíblia ensina. O apóstolo João escreve: “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus” (João 5:1). Perceba que ele não diz que o individuo se torna filho de Deus porque crê que Jesus é o Cristo, mas diz que porque o individuo é nascido de Deus é que ele crê em seu Filho Unigênito.

Isso também implica na verdade de que qualquer suposta regeneração que não resulta na imediata e inseparável fé em Cristo como seu Salvador, de fato não é um novo nascimento genuíno (João 3:16,36; 5:24).

Efeitos do novo nascimento na vida do novo convertido.

1) Ao nascer de novo, o homem deixa de estar morto espiritualmente, preso em seus delitos e pecados e por natureza filho da ira. Tendo sido vivificado, ele passa a crer que Jesus Cristo é o seu Salvador, se arrepende de seus pecados, é declarado justo por Deus pelos méritos de Cristo e é adotado na família de Deus. Isso significa basicamente que ele sai da sepultura para se assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, (Efésios 2:6).

2) Ao nascer de novo, o homem é capacitado a se submeter à vontade de Deus e viver uma vida que o agrade. Ele passa a aceitar e compreender a mensagem do Evangelho, pois tem agora a mente de Cristo e consegue discernir o que antes era loucura para ele (1 Coríntios 2:14-16). Assim, ele não está mais entre aqueles que amam mais as trevas do que a luz, (João 3:19,20).

3) Ao nascer de novo, o homem fica livre da culpa e do domínio do pecado. Isso significa que ele não é mais escravo do pecado, mas escravo de Deus. O resultado disso, é que ao invés de ele receber o merecido salário do pecado que é a morte, ele recebe o imerecido presente da vida eterna, (Romanos 6:17-23).

4) Ao nascer de novo, o homem desfruta de uma viva esperança, tornando-se herdeiro em Cristo Jesus de uma herança incorruptível guardada nos céus, (1 Pedro 1:3,4). O regenerado possui o Espírito Santo como o selo, o penhor, a garantia da glorificação que ocorrerá no dia vindouro, onde estará por toda a eternidade junto de Deus.

5) Ao nascer de novo, o homem nunca mais será o mesmo. Aquele que foi verdadeiramente regenerado pelo Espírito Santo, feito ovelha do Bom Pastor, repousa no conforto das palavras do Mestre: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”, (João 10:28). Isso não implica jamais em comodismo, ao contrário, reflete a mais elevada devoção através da santificação, um processo que dura toda sua vida.

Dessa forma, ao invés das obras da carne ele demonstra em sua vida as evidências do fruto do Espírito. Ele agora é cidadão do céu, e tem uma vida condizente com a sua nova natureza. Aquele que é regenerado é descritos na Bíblia como sendo misericordioso, manso, pacificador, pobre de espírito, limpo de coração e que têm fome de justiça. Somente com o novo nascimento, somente sendo regenerado, o homem, que por natureza é filho da ira, pode ser transformado em cidadão dos céus, feito filho de Deus por meio de Jesus Cristo.

A declaração do profeta Isaías dizendo “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significa que o tempo da salvação é hoje, é agora. A graça de Deus está disponível e o chamado do Evangelho se estende a todos, mas isso não será sempre assim. Daí vem o convite: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”. (Isaías 55:6).

Vem já, venha agora, venha como estás, venha atendendo ao convite do Senhor Jesus.

O convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” foi feito através do ministério do profeta Isaías que é conhecido como “o profeta messiânico”. Esse convite faz parte de uma seção do livro de Isaías que fala do plano de Deus para restauração e salvação do seu povo. Além disso, é nessa seção que está registrada a referência mais clara do livro ao ministério do Messias. O capítulo 53, por exemplo, traz uma exposição profunda acerca da obra de Cristo como o Servo sofredor.

Por causa da misericórdia e da graça de Deus, através da obra redentora do Messias, todos são convidados a vir buscar a Deus. Esse convite é feito a todos que tem sede e fome das coisas espirituais (cf. Isaías 55:1).

Todas essas pessoas são convidadas a virem às águas e a comprarem alimento sem dinheiro. A frase “vinde e comprai sem dinheiro” é um paradoxo claro, (Isaías 55:1). Isso significa que a possibilidade dessa busca não está na capacidade humana em buscar e encontrar a Deus, mas na graça divina onde Deus se permite ser encontrado por aqueles que o buscam. A salvação é um dom gratuito que não se fundamenta nos méritos humanos, (Mateus 11:28; Romanos 10:13; Tito 3:5). Saiba o que é a salvação pela graça.

Enquanto se pode achar significa que o tempo é agora. Não deixe para depois porque o tempo da graça vai acabar.

O convite “buscai ao Senhor” está aberto, mas definitivamente demorar a buscá-lo não é uma opção prudente. Por isso há o consequente alerta: “enquanto se pode achar”. Isso significa que estamos diante de uma verdade que é ao mesmo tempo reconfortante, “buscai ao Senhor”, e também aterrorizante, “enquanto se pode achar”.

Sim, chegará o momento em que esse convite será retirado; que a porta será fechada; que o Senhor não mais poderá ser encontrado. Durante seu ministério Jesus falou claramente sobre isso. Na Parábola das Dez Virgens a porta foi fechada para as virgens que não estavam prontas para a chegada do noivo, (Mateus 25:1-13).

Na Parábola das Bodas o rei destruiu aqueles que rejeitaram o convite para sua festa, (Mateus 22:1-14).

Realmente não haverá uma segunda chance quando terminar o tempo do convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”. Daí o conselho do apóstolo Paulo é tão apropriado: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação”, (2 Coríntios 6:2).

O que implica este forte convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”?

Esse convite certamente envolve a fé e o arrependimento verdadeiro. No processo da salvação, a fé e arrependimento andam juntos. É impossível haver genuína fé sem arrependimento, e esse arrependimento tem que ser sincero e a fé tem que ser verdadeira, (Hebreus 11.1).

Aquele que busca ao Senhor através da fé, necessariamente deverá reconhecer sua pecaminosidade diante do Deus que é santo. Isso porque não há como buscar o santíssimo e justo Deus sem um abandono dos pensamentos maus e dos caminhos pecaminosos.

É por isso que imediatamente após o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” segue a indispensável exortação: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. (Isaías 55:7).

Aquele que escuta verdadeiramente o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”, ao crer em Deus tão logo ele reconhece suas falhas e iniquidades. Ele entende que é incapaz de agradar ao Senhor por suas próprias forças, e que não pode resolver o problema dos seus próprios pecados. Então, com fé e arrependimento, ele suplica pelo perdão de Deus e repousa na promessa de sua misericórdia que o perdoa abundantemente.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Invoca-O enquanto está perto. Qual tem sido sua postura diante desse convite? Não demore em assimilar como é incalculavelmente preciosa a disponibilidade da graça de Deus oferecida a você no dia de hoje.

Busquemos a salvação enquanto há tempo. Ele está esperando o seu clamor sincero, seu arrependimento, sua conversão para poder te dar a salvação gratuitamente pela sua fidelidade a Deus.

 Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

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