segunda-feira, 25 de setembro de 2023

O QUE É APOSTASIA NOS TEMPOS MODERNOS

O QUE É APOSTASIA NOS TEMPOS MODERNOS

 

Apostasias, Heresias e Hipocrisias estão tão intrinsecamente ligadas entre si que são quase imperceptíveis na vida e nas ações dos enganadores.

A palavra apostasia está presente na bíblia em várias situações.

Em uma passagem na carta de Paulo aos Tessalonicenses, na bíblia, existe uma menção ao ato da apostasia. Ela se refere a renúncia do "falso cristão" à fé, ou seja, aqueles que realmente tiverem Deus no coração nunca cometerão a apostasia. Geralmente a apostasia vem acompanhada de heresia.

Então, "Não deixem que ninguém os engane de modo algum, diz o Apóstolo Paulo. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado o filho da perdição”. (2 Tessalonicenses, 2:3).

Apostasia e heresia são diferentes?

Na religião, apostasia e heresia possuem significados semelhantes.

Heresia significa “opção” ou “escolha”, e consiste no afrontamento de dogmas ou princípios da igreja.

O herege, normalmente, executa ações que contradizem com os valores de determinada doutrina, sendo considerado, por consequência, um indivíduo impuro e merecedor dos castigos previstos na Palavra de Deus, de acordo com a bíblia.

Significado de Apostasia. O que é Apostasia?

Apostasia significa a ação de renegar algo, normalmente relacionado com a renúncia de uma religião ou da fé religiosa.

Consiste na condição de afastamento total e definitivo de alguma coisa, como uma doutrina, ideologia, dentre outras coisas, sem a permissão ou autorização de terceiros.

O apóstata, indivíduo que pratica a apostasia, em alguns casos pode sofrer consequências negativas por seu ato de renúncia.

A marca de um apóstata é que uma pessoa que “se tornou participante da Obra de Deus e conhece a liberdade que o Espírito Santo proporciona ao ser humano”, e ainda assim, rejeitou a Jesus; aqui o autor de Hebreus faz referência a pessoas que participaram no ministério de milagres de Jesus realizados pelo poder do Espírito Santo, como em Lc. 4:14,18.

A referência também diz respeito a pessoas que participaram no ministério de convencimento do Espírito Santo, que obviamente, pode ter desistido sem que haja a experiência de salvação, (At 7:51).

Outra marca de um apóstata está em 2 Tessalonicenses 2.4-10, porque o anticristo trabalha incessantemente para enganar os que são salvos e, às vezes, caem em pecado e tornam-se apóstatas ou hereges.  “Provaram a boa palavra de Deus e os poderes no mundo vindouro, e caíram…” (a melhor tradução para “caíram” é “apostataram”, porque “caíram” dá a entender que alguém pode “cair da salvação”, ou “perder a salvação”. Isso seria um contrassenso.

De acordo com Hebreus 6:6, é impossível o arrependimento para quem se apostatou. Referente à Hebreus 6:4-8 também é impossível o arrependimento para quem se apostatou da fé”. Um apostata geralmente não se arrepende de ter se afastado da comunhão dos santos.

Em Hebreus 6:4-6 lemos: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia”. Isso seria o mesmo que dizer que a mão de Jesus não é forte o bastante para nos manter seguros nele? Jo 10:28-29. Quanto aos apóstatas, de quem o autor de Hebreus está falando, são os que apesar de terem ouvido e visto Jesus agir em pleno poder, ainda assim, o rejeitaram como salvador. (Jo 6:60-66).

2 Tm 2:17 dá um exemplo de dois homens que apostaram da fé. Aqui, Paulo alerta para o prejuízo que eles podem causar, não só a eles mesmos, como aos outros. Escute o que Paulo diz: “Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns”.

Himeneu e Fileto, são contemporâneos do apóstolo Paulo e são categorizados por ele como apóstatas, blasfemadores falastrões. Ensinavam que a ressurreição é simbólica, e que não vai haver ressureição literal no futuro. Com essa conversa mole eles enganaram alguns cristãos.

Os apóstatas continuam a pleno vapor hoje em dia. Quem começa a caminhar com Jesus, e, em algum ponto da caminhada, escolhe (conscientemente) se sujeitar às ideias de qualquer um que ensine uma vírgula contrária ao que a Bíblia diz, prova ser outro apóstata. Ou seja, nunca foi, de fato, convertido a Jesus.

Eu quero reforçar neste estudo duas citações bíblicas: primeiro, uma citação de Paulo em 1Tm 4:1 (à qual me referi no início deste artigo): “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios”. E uma citação de Jesus, em Jo 10:27, onde ele deixa uma promessa que nos faz suspirar de alívio: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”.

Será que nestes tempos de modernidade Teológica a apostasia é diferente do que nos tempos dos apóstolos?

Na Bíblia apostasia significa abandono da verdade de Deus. Apostasia é negar verdades fundamentais da Bíblia. O apóstata passa a acreditar em uma mentira sobre a Bíblia ou então rejeita a Bíblia por completo.

Essa pessoa, o apóstata da fé, rejeita a verdade que aprendeu e segue ensinos errados, que vêm do diabo para desviar do bom caminho, (Gálatas 1:6-8). A apostasia surge quando a pessoa não tem seu coração voltado para Deus. Apesar de conhecer a verdade, o apóstata rejeita-a e prefere acreditar em uma mentira, em uma heresia. Seu coração fica cego e passa a acreditar em mentiras, (Romanos 1:21-22).

As mentiras do diabo muitas vezes são misturadas com um pouco de aparente verdade. Isso torna a mentira mais convincente. Se uma pessoa fala bem, com confiança e parece estar falando a verdade, pode convencer muitas pessoas a acreditar em uma mentira, promovendo a apostasia. Pessoas assim se infiltram até nas igrejas e são um perigo para a comunidade de Cristãos, especialmente para os mais novos na fé, chamados de neófitos na fé, (2 Pedro 2:1-3).

A apostasia normalmente leva a muitos outros pecados. A vida do apóstata se degenera e ele não se arrepende. Isso acontece porque ele rejeita a Deus. A Bíblia avisa que a apostasia traz à pessoa que entra nestas mentiras a condenação de Deus. (Hebreus 6:4-6).

Como evitar a apostasia?

Para evitar a apostasia, você precisa dedicar sua vida a Deus e conhecer a verdade. Quem conhece a verdade também consegue reconhecer uma mentira.

Leia a Bíblia, a Bíblia é a palavra de Deus e Deus não mente; a Bíblia nos ensina a verdade e como reconhecer a mentira, João 8:31-32.

Ore e aprofunde seu relacionamento com Deus; quanto mais você convive com o Pai da Verdade, mais afinado ficará seu “detector de mentiras”. 2 Pedro 3:17-18

Analise e não aceite tudo que uma pessoa diz só porque sim; confira se está em conformidade com a Bíblia, para dar crédito àquilo que foi passado para você como situação verdadeira. Tessalonicenses 5:21.

Confie totalmente em Deus. Não desista de segui-lo quando as coisas ficam difíceis, mas procure se aproximar cada vez mais dEle e procure conhecer melhor a verdade da Bíblia. Quem mantém seu coração dedicado a Deus não cairá em apostasia.

2 Tessalonicenses Cap. 2.3 nos diz assim: “3 Ninguém vos engane de modo algum, pois isso não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição”.

O apóstolo Paulo afirma  que alguns sinais marcam a nossa conversão íntima e definitiva com Jesus, portanto guerras, rumores de guerras, terremotos,  violência e outras coisas ruins sempre existiram e não deve nos abalar.

A apostasia é  um fato que ocorreu antes e depois da vinda de Jesus, mas o que de fato ainda não ocorreu, mas ocorrerá em breve é o domínio total do anticristo no tempo da grande tribulação.

Quando você vê  alguém sendo tratado com violência ou praticando violência contra outras pessoas, logo se percebe claramente que aquela pessoa está fora dos planos de salvação que Jesus nos deu gratuitamente morrendo por nós na cruz do calvário. Percebemos, portanto que o espírito do anticristo já opera e está presente no mundo, e muitas pessoas estão lhe obedecendo realizando seus maus intentos contra os fiéis que não se entregaram aos encantos da apostasia e das heresias que só enganam aqueles que são fracos na fé.

Sintomas da apostasia profetizados pelo profeta Jeremias. Jeremias 2.13.

O Profeta Jeremias foi separado por Deus para profetizar e trazer uma mensagem de Deus muito severa contra uma nação inteira.

Uma nação chamada Israel, nação que abandonou a adoração, a obediência a Deus e levantaram altares para deuses, eles estavam cheios de si mesmos. Apostataram de sua fé.

Provérbio 14.14 diz: Dos seus próprios caminhos se fartaram o infiel coração.

Essa ação de encher a si mesmo do espírito de engano é uma das explicações sobre uma pessoa que se apostata da fé.

O povo de Israel vivia na vaidade de sua mente e no engano do coração e determinaram que Deus não era mais tão importante para eles como havia sido no principio. Jeremias 2.5.

Eles convenientemente esqueceram-se do que Deus havia feito por eles na antiguidade.

Veremos alguns sintomas desta apostasia da nação de Israel no tempo do profeta Jeremias.

1 - “Quando as grandes misericórdias de Deus são esquecidas, o louvor e a gratidão são postos de lado”. E isso estava acontecendo com Israel no tempo do profeta Jeremias.

Israel já havia bebido da fonte de aguas vivas, mas agora que havia se afastado Deus, fizeram cisternas rachadas, incapazes de reter agua.  Jeremias. 2.3.

2 -   Quando a oração deixa de ser parte vital da vida Cristã, o crente perece no engano da apostasia. A oração do apostata se torna superficial e sem honestidade, sem a verdade e sem intimidade com Deus. Se o coração não tem comunhão sincera com Deus, a oração não é genuína.

3 -   Quando a busca da verdade Bíblica cessa e a pessoa satisfaz com o conhecimento já adquirido das coisas eternas.

Quando os apostatas, que não têm presença de Deus, mostram-se satisfeitos com o nível de verdade adquirido.

4 - Quando as atividades da Igreja não geram mais prazer:

O recém-convertido considera a participação nos cultos da Igreja um desafio de uma falsa alegria quando a apostasia reina naquele ambiente.

Os apostatas, os sem a unção de Deus no altar sempre questionam tudo e não fazem nada.

5 - Quando pecados do corpo e da mente são praticados sem perturbação da consciência:

O apostata, o sem unção de Deus no altar é caracterizado pela insensibilidade ao pecado particular.

6 -  Quando o desejo de ser santo como Jesus deixa de predominar em sua vida e em seus pensamentos.

Para o apostata, o sem unção de Deus, santidade é desnecessária. Não sente dificuldade em se misturar com o profano, com o esclarecedor. Sua linguagem imunda não lhe pesa a alma.

O Profeta Jeremias foi separado por Deus para profetizar e trazer uma mensagem de profética muito severa contra uma nação inteira que caminhava a passos largos para a apostasia. Jeremias 2.13.

Uma nação amada por Deus chamada Israel, nação que abandonou a adoração, a obediência a Deus e levantaram, construíram altares para deuses de barro, de pedras e feito pelos homens, eles estavam cheios de si mesmos, perderam o temor de Deus e perderam também as bênçãos e a proteção de Deus. Apostataram-se de sua fé para servirem a deuses estranhos de outras nações.

Provérbio 14.14 diz: Dos seus próprios caminhos se fartaram o infiel coração.

Esta ação de encher a si mesmo é uma das explicações sobre uma pessoa que apostata da fé. Assim aconteceu com o Israel de Deus.

O povo de Israel na vaidade de sua mente e coração determinaram que Deus não era mais tão importante para eles como havia sido no princípio. Jeremias 2.5.

Convenientemente os apostatas esqueceram-se do que Deus havia feito por eles no decorrer dos séculos. Vejamos aqui mais alguns outros sintomas desta apostasia, deste afastamento da comunhão com Deus:

Quando as grandes misericórdias de Deus são esquecidas, o louvor e a gratidão são postos de lado, e é isso que os fracassados apostatas da fé fizeram e fazem até hoje. Para estas pessoas tem que ter algo para dar valor à carne e toda a carnalidade e imoralidade “permitida” na igreja, inclusive a idolatria, e é isso que estamos vendo em nossos dias.

Israel já havia bebido da fonte de aguas vivas, mas agora que havia afastado Deus de suas vidas, fizeram cisternas rachadas, incapazes de reter agua.  Jeremias. 2.3.

Deixaram de orar e de adorar a Deus para dar valor às vaidades e às luxúrias pertinentes. Orar e consagrar suas vidas é coisa arcaica do passado e dos saudosistas.   Quando a oração deixa de ser parte vital da vida Cristã, a vida espiritual se torna superficial e sem honestidade para com Deus. Se o coração não tem comunhão sincera com Deus, a oração não é genuína. Um coração puro e quebrantado sempre terá intimidade com Deus a ponto de ter temor que é o princípio da sabedoria.

Quando a busca das verdades Bíblicas cessa e a pessoa se satisfaz apenas com o conhecimento material e secular adquirido nos tempos de faculdades, então as coisas eternas e espirituais ficaram em segundo plano e não teem mais serventia nenhuma, porque os diplomas, os anéis de formação superior falam mais alto nos corações apostatados da fé. Estão longe de ter comunhão com Deus.

Para o que se apostatou da fé, a santidade e a santificação já não é mais necessária, ele está seguro em seus conhecimentos e em seus talentos, diferentemente os que não se apostataram da fé buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça para que as demais coisas lhe sejam acrescentadas.

Geralmente quando alguém parte para a apostasia, ele não tem e nem sente dificuldades em se misturar com o profano na roda dos escarnecedores e até aceitam as heresias com muita facilidade. Salmo 1.

Sua linguagem imunda não lhe pesa na alma e nem na sua consciência. Fala e faz coisas estranhas que nenhum servo de Deus, que tem temor de Deus, faria.

Devemos lembrar que o Cristão de verdade não se aparta da lei do Senhor, tornando cada palavra escrita na Bíblia em ações no nosso cotidiano. Não abandonemos o Evangelho de Cristo, pois a cada momento, situações e adversidades têm nos provocado para abandonarmos a nossa fé em Jesus Cristo. Mas a nossa perseverança nos dá segurança de vitórias no nosso dia a dia em nome de Jesus.

O distanciamento do crente da comunhão dos santos e da igreja é, ou deveria ser, preocupante. Quando alguém se afasta da igreja é porque está com algum tipo de problema e deve ser procurado pela direção da igreja que frequenta para buscar socorro espiritual. Quando isso não acontece a pessoa vai se tornando rejeitada e não quer mais ser crente, abrindo a porta para a apostasia. Mas quando aquela ovelha perdida é buscada e encontrada, há um regozijo no Céu por mais uma alma salva. Os crentes em Cristo Jesus se alegram quando uma ovelha perdida é encontrada e volta ao seu redil. Há alegria dos anjos no céu  por uma vida resgatada. Não faça parte do grupo que preferiram viver sem Cristo. Faça parte da família de Deus.

1 Timóteo 4:1-3 nos diz:

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças.” 1 Timóteo 4:1-3.

Em 2 Timóteo 3:1-7 também nos ajuda a compreensão do assunto abordado nesta postagem.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.

Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” 2 Timóteo 3:1-7.

Você perguntou: "Se todos os que creem em Cristo são salvos, então apóstatas também irão para o céu?". Bem, antes de responder é preciso definir o que é apostasia e quem é o apóstata.

O "Concise Bible Dictionary" assim define a "apostasia".

"Embora a palavra “apostasy” não ocorra na Bíblia King James, a palavra grega da qual deriva a palavra inglesa pode ser encontrada. Em Atos 21:21 foi dito a Paulo que ele era acusado de ensinar os judeus que estavam entre os gentios a apostatarem de Moisés. Paulo ensinava a liberação da lei pela morte de Cristo e isso parecia aos judeus mais rigorosos como apostasia. A mesma palavra é usada em 2 Tessalonicenses 2:3, onde é ensinado que o dia do Senhor não poderia vir até que viesse 'a apostasia', ou o desvio do cristianismo em conexão com a manifestação do homem de pecado ou 'anticristo'. Apesar de a apostasia generalizada mencionada ali não possa ocorrer antes que os santos sejam levados para o céu, pode ocorrer, como tem ocorrido, desvios individuais.

Veja, por exemplo, Hebreus 3:12, 10:26-29 e a epístola de Judas. “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer um de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”. (Hb 3:12). 

“Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas”. (Hb 10:26-29).
"Há também avisos solenes de que esse tipo de apostasia estaria cada vez mais generalizada conforme se aproximasse o final da presente dispensação, (1 Timóteo 4:1-3). Ora, para que ocorra um desvio é necessário que uma posição, da qual se possa cair, ou uma profissão de fé que possa ser deliberadamente abandonada. Isso é, como exemplifica as Escrituras, semelhante ao cão que retorna ao seu vômito, e a porca ao lamaçal. Não se trata de um cristão caindo em algum pecado, do qual a graça possa recuperá-lo, mas sim de uma renúncia definitiva ao cristianismo. As Escrituras não dão qualquer esperança para o caso de alguém em deliberada apostasia, apesar de nada ser impossível ao Senhor".

Portanto, um apóstata não é necessariamente alguém que creu em Jesus como Salvador, mas um que conheceu a mensagem do evangelho e as doutrinas cristãs e apenas adotou exteriormente uma profissão de fé, passando a conviver como um cristão entre cristãos. Judas usa o termo "e introduziram" e mostra que eram homens que "já antes estavam escritos para este mesmo juízo", (Jd 1:4). Dois apóstatas notórios são Judas Iscariotes e o anticristo.

Ambos são chamados de "filhos da perdição" porque este era já o seu destino, mas aparentavam ser "religiosos" o suficiente para enganarem a muitos, até mostrarem suas garras. "Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse”. (Jo 17:12). "Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”. (2 Ts 2:3).

Simão, o mago, também se qualificaria para o posto de apóstata, pois logo demonstrou que seu interesse no evangelho era apenas monetário.

Existe realmente um verdadeiro mistério em Atos 8, Enquanto o evangelista Filipe pregava o Evangelho por toda a Samaria, ele encontrou um homem chamado Simão, que praticava suas obscuras artes mágicas. Esse mágico impressionava a muitos e, assim, garantiu uma ampla audiência. Quando Filipe anunciou a Jesus Cristo, os seguidores de Simão o deixaram, creram no Salvador e passaram a ser batizados. Lucas, o autor de Atos, observa: “O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados”. (At 8.13).

Porém, a história não termina assim. Depois de observar a poderosa e sobrenatural habilidade dos apóstolos de conceder o Espírito Santo aos crentes em Samaria, através da imposição das mãos, Simão começou a cobiçar o mesmo poder, (At 8.18-19). Quando tentou comprá-lo do apóstolo Pedro, recebeu uma das mais severas repreensões encontradas no Novo Testamento, (At 8.20-23). A descrição bíblica termina com Simão implorando a Pedro para rogar ao Senhor em seu nome, esperando escapar das consequências da condenação que Pedro lançou sobre ele. (At 8.24).

Então, eis o mistério: esse antigo mágico creu em Cristo verdadeiramente? O que aconteceu com ele depois do versículo 24?

Vejamos mais algumas informações sobre este Simão, o mágico:   "E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus. E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas. Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo, (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados nas águas conforte o batismo e em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniquidade”. (At 8:9-23). Simão o mágico revelou-se um verdadeiro apóstata e não um verdadeiro apóstolo de Cristo.

Isso nos leva a outra passagem bíblica que fala da família de Deus e dos Cristãos, essa casa de Deus que havia, através dos discípulos e dos apóstolos,  se transformado em uma grande casa onde havia vasos de todos os tipos, uns para honra, outros para desonra. Você pode ver isso em sua Bíblia em 2 Timóteo 2, e depois no capítulo 3 da mesma carta você pode ver uma descrição dos apóstatas vivendo nessa grande casa (vivendo na igreja e no meio dos crentes, parecendo que é crente), caracterizados como homens "amantes de si mesmos, avarentos, que adoram dinheiro, são presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade mas negando a eficácia dela, os quais seduzem mulheres carregadas de desejos extremos por coisas e sensações, e também imitam os milagres de Deus, como fizeram os magos de Faraó no Antigo Testamento. Estes são verdadeiramente apóstatas, traiçoeiros, enganados e hereges.
O trecho termina mostrando o fim da carreira de um apóstata, que nunca creu realmente no Senhor Jesus, o nosso Salvador: "Estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles". (2 Tm 3:1-9).

Por "aqueles" Paulo está ser referindo aos falsos operadores de sinais e milagres energizados pelo diabo, cujas pessoas trabalhavam para Faraó, para com mentiras e enganos ganhar o apoio das pessoas.

Sem vigilância constante o crente é facilmente enganado pelos que vivem na hipocrisia.

Jesus falou sobre a hipocrisia em Mateus 23. Ele deu todas as características dos hipócritas, principalmente porque os que Ele se refere são os líderes religiosos daquele tempo.

Qual é o significado bíblico de hipocrisia.

Hipocrisia é fingimento, quando uma pessoa esconde sua verdadeira identidade atrás de uma máscara. A hipocrisia leva as pessoas a terem atitudes contraditórias, não praticando o que ensinam. Jesus condenou a hipocrisia.

A pessoa hipócrita vive no engano. Sua vida está cheia de contradições entre aquilo que ensina e aquilo que faz. Suas ações exteriores e seu coração falam e fazem algumas coisas só para dar uma aparência do sentido daquilo que é perfeito, mas no fundo suas atitudes negam o que eles afirmam ser. Seu julgamento de si mesmo e seu julgamento dos outros não condizem com a verdade.

Entre amar a Lei de Deus e suas próprias regras, os hipócritas sempre vão agir de acordo com as suas próprias regras.

Jesus condenou os líderes religiosos de sua época, os fariseus e os mestres da lei por serem hipócritas. Por fora, eles pareciam ser pessoas muito espirituais, porque seguiam todas as regras do judaísmo à risca mas, por dentro, eles não eram verdadeiramente dedicados a Deus, (Mateus 23:27-28). Eles seguiam as regras, mas não por amor a Deus. Por isso, sua religiosidade era oca, eram como sepulcros caiados.

Jesus disse: "Ai de vocês, mestres da lei, (escribas) e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade. Mateus 23:27-28.

Os fariseus tinham criado várias regras desnecessárias ou que contradiziam a palavra de Deus. Ao seguirem essas regras, eles achavam que estavam obedecendo a Deus mas na verdade estavam ignorando Seus mandamentos, (Mateus 23:23-24). Eles enganavam a si mesmos.

Vimos nesta postagem três temas que podem ser estudados independente, mas como eles estão ligados umbilicalmente entre si e seguem quase os mesmos critérios para enganar, para influenciar negativamente a igreja, então demos uma pincelada nos três temas que são: apostasia, heresia e hipocrisia. Cuidado para não cair nos mesmos erros deles.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário