sábado, 27 de janeiro de 2018

COMO SERÃO AS BODAS DO CORDEIRO

COMO SERÃO AS BODAS DO CORDEIRO 


Como serão as bodas do Cordeiro?


Analisando Apocalipse 19.7-10 vamos descobrir como serão as bodas do Cordeiro, ou o casamento, encontro do noivo Jesus, com a noiva a Igreja, que são os crentes fiéis de todos os tempos que serviram ao Deus altíssimo, muitos até dando a sua própria vida em fidelidade a Deus e à sua palavra. 

Apocalipse 19.7-10
7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
9 E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
10 E eu, lancei-me a seus pés para adorá-lo; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

Na língua portuguesa, a palavra bodas significa “celebração de casamento”, muito embora seja mais empregada popularmente para referir-se ao aniversário da união conjugal, tal como nas expressões “bodas de prata” ou “bodas de ouro”, que são, respectivamente, a comemoração de 25 e 50 anos de aniversário de casamento. 

A primeira vez que a palavra “bodas” aparece na Bíblia é para relatar o casamento de Sansão, o jovem juiz de Israel; ele se embrenhou nas delícias da sensualidade, sem perceber que estava fora dos planos de Deus  ao casar-se com uma mulher de outros povos, sempre ele buscava as formosas jovens filistéias, quando o normal de Deus para ele era casar-se com uma hebreia. Jz 14.12.

A Bíblia utiliza muitas vezes a figura da noiva e do noivo para referir-se ao relacionamento da igreja com Cristo, Mt 9.15; Jo 3.29; 2Co 11.2; Ef 5.22-33; Ap 19.7-9; 21.1-22.7 e as bodas do Cordeiro, o casamento de Cristo com a igreja, que é a expressão máxima desta relação. Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, a devoção e fidelidade e o caráter da igreja com relação a Cristo, e revela o quantitativo do amor de Cristo à sua igreja e à sua comunhão com ela. A fidelidade da noiva é testada na terra enquanto o noivo não vem. A noiva tem uma espera longa e não pode ficar com suas lâmpadas vazias, tem que ter suas lâmpadas cheias de azeite;

Veja na parábola das dez virgens de Mateus 25.1-13.

Em Israel, o noivado é tão sério quanto o casamento. Na história bíblica a mulher comprometida em noivado era chamada esposa e, apesar de não estar unida fisicamente ao noivo, ela estava obrigada à mesma fidelidade como se estivesse casada, Gn 29.21; Dt 22.23,24; Mt 1.18,19. A Igreja é a esposa de Cristo porque está comprometida com Ele, aguardando com grande expectativa e vigilância a chegada do Noivo que não tardará, em breve virá. Ap 19.7; 21.9;22.17.

Os costumes relacionados ao casamento entre os judeus são assim descritos: o casamento judaico era marcado com antecedência de um mês a um ano por uma cerimônia de promessa de casamento ou noivado, denominada em hebraico “erusin”, mais popularmente conhecida por “tena’im” que significa literalmente “condições”, que eram pré- estabelecidas. Essas tais condições referiam-se aos arranjos pré-matrimoniais que os pais da noiva e do noivo haviam combinado entre si estabelecendo o nadan, que era o valor do dote, e também as penalidades para quaisquer quebras de condições do acordo. Os tena’im, acordos e condições, davam a ambas as partes tempo suficiente para uma calma reconsideração antes de dar o passo definitivo do casamento, e, é claro, a afirmação de que o sexo só era ou seria praticado depois de casados oficialmente diante do sacerdote, familiares, convidados e os oficiais da cerimônia. Toda moça deveria manter-se pura, virgem, para o seu noivo. 
Aos noivos homens, não era exigido com tanta ênfase; no entanto a maioria absoluta dos rapazes noivos, também mantinham sua virgindade em lealdade e fidelidade aos votos do matrimônio, conforme o que os seus pais tinham combinado anteriormente. Os noivos eram prometidos por seus pais um ao outro em casamento com idade de 12 anos. Não era regra geral, mas quando já tinham essa idade seus pais procuravam estabelecer aquelas regras e condições de casamento para seus filhos, até por interesse material porque o noivo ou seus pais deveriam dar, pagar, um dote à família da noiva e quanto maior e melhor esse dote maior era o interesse desse casamento. 

Em Israel era assim descrita e aceita a cerimônia de casamento e esse era o costume matrimonial dos hebreus. 

1) – O noivado. Era algo mais profundo do que um compromisso pudesse significar para nós nos dias de hoje. A obrigação do matrimônio era aceita na presença de testemunhas e a bênção de Deus era pronunciada sobre a união. Desde esse dia o noivo e a noiva estavam legalmente casados. Mais formalidades seriam cumpridas nos dias das bodas, que era o casamento propriamente dito, 2Co 11:2. 

2) - O intervalo. Durante o intervalo o esposo paga ao pai da noiva um dote.

3) - A caminhada para a casa da noiva. Ao final do intervalo o noivo sai em caminhada com seus parentes e convidados para a casa da noiva. A noiva se prepara e se atavia. O noivo em seu melhor traje é acompanhado de seus amigos que cantam e levam tochas e seguem em direção à casa da noiva. O noivo recebe a noiva e a leva em procissão ao seu próprio lar. 

4) - Finalmente, as bodas. As bodas incluem as festas que duravam sete ou quatorze dias. Agora a igreja como figura já estará desposada com Cristo. Ele já pagou o dote por ela. Ele comprou a sua esposa com seu sangue. O intervalo é o período que a noiva tem para se preparar. Ao final desse tempo, o noivo, Jesus, vem acompanhado dos anjos para receber a sua noiva, a igreja. Agora começa as bodas, cumprindo as últimas formalidades do casamento, para, enfim, a igreja, a noiva do Cordeiro, estar eternamente na glória com o Senhor. O texto a seguir registra esse glorioso encontro: "Alegremo-nos e exultemos e demos-lhe glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou" Ap 19:7. 

As bodas continuarão não por uma semana, mas por toda a eternidade. Oh! Como será glorioso aquele dia do encontro do noivo, Jesus, com a noiva, a Igreja. Cristo virá buscar sua noiva querida, a igreja.

Nos casamentos terrenos, quem recebe a maior atenção e honra é a noiva, mas nestas bodas, as bodas do Cordeiro, quem tem e recebe toda a honra e toda a glória é o noivo, Jesus Cristo o filho amado do Deus vivo. 

A noiva estará vestida com vestidos finos e resplandecentes, sem manchas, sem máculas, sem rugas, que ela ganhou no tribunal de Cristo, Ap 19.8 que são os atos de justiça e se apresentará gloriosa e pura, Ef 5.26, em contraste com a “grande meretriz”, de Ap.18 representando as religiões que não adoraram ao Deus único, e que será julgada, derrotada e destruída pelo Cavaleiro e seu cavalo branco de Ap. 19. Estes dois capítulos do livro de Apocalipse nos apresentam o desenrolar final desses momentos em que o noivo, Jesus, vem com sua noiva, a igreja, estabelecer o seu reino milenial na terra. Para a Igreja, a noiva, será momento de glória; para o noivo, Jesus, será o momento de defender seus fiéis e ainda buscar os restantes de Israel que não se venderam ao Anticristo, porque isto acontecerá no final da segunda fase da grande tribulação. A noiva já terá se assentado à mesa com o  seu Senhor para um momento de grande comunhão, uma grande Ceia, Mt 26.29 e Ele mesmo, o noivo, com todo amor e carinho servirá a sua noiva. Lucas 12.37.
     
Assim como faziam os judeus na Antiguidade, Jesus, o noivo pagou o seu dote. Não foi em valores de prata ou de ouro; foi muito mais caro. Como nos afirma o apóstolo Pedro, “não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,” I Pe 1:18,19, que é o bom preço, mencionado pelo apóstolo Paulo em sua carta destinada aos coríntios: 1Co 6.10, 7.23.

Quando então acontecerá o pagamento do dote?  Dote como já disse é o preço do resgate pago pelo resgatador principal na linha hereditária e ou familiar da noiva.

Quanto ao pagamento do dote ele já aconteceu; Cristo Jesus o messias enviado da parte do Pai, deu a sua vida e derramou todo o seu sangue; foi pregado na cruz do calvário para nos resgatar, comprar, pagando assim o preço do dote requerido para ter uma noiva fiel, a igreja, que o sirva em verdade e viva neste mundo aguardando a vinda do noivo para buscá-la no dia do arrebatamento que acontecerá em breve. Por isso, como igreja de Cristo, estamos vivendo na iminência de alcançarmos aquele dia tão esperado e tão aguardado, o dia glorioso do arrebatamento da igreja. É necessário que vivamos neste mundo como nos alertou o apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos 12.1,2;  devemos viver prestando um culto racional a Deus e não nos conformarmos com este mundo, se referindo ao sistema mundano que atrai o ser humano para o pecado, a imoralidade, a promiscuidade  e a perdição. 

Este momento tão aguardado está inserido no espaço de tempo conhecido como “Dia de Cristo” Fp 1.10; 2.16; 
2Ts 2.2. O início deste dia é referido na parábola das dez virgens: “Mas à meia-noite, ouviu-se um clamor” Mt 25.6. É o fim e o principio de um tempo, dia, dispensação, era. 

O Dia de Cristo abrange três fatos escatológicos especiais, os quais são: 

1) O encontro da Igreja com Cristo nas nuvens, que antecederá o inicio da grande tribulação 1Co 15.51,52; I Ts 4.14-17. 

2) O tribunal de Cristo que não será um tribunal para condenar, mas será para condecorar os seus servos que permaneceram fiéis 2Co 5.10; Fp 1.10; 2Co 1.14; Ef 5.27; 
     
3)  As bodas do Cordeiro que será a maior e melhor Santa Ceia, tão aguardada por gerações e gerações por aqueles que permaneceram em Cristo e subiram com Ele no dia do arrebatamento da igreja. Ap 19.7. 

O texto de Ap 19 nos apresenta Deus assentado no trono e relata a glória das bodas do Cordeiro; em seguida fala sobre a segunda vinda de Cristo montado num cavalo branco, se referindo à segunda fase da vinda de Cristo no final da grande tribulação, quando Ele, Jesus, virá com a igreja, para vencer o Anticristo e estabelecer o milênio, mil anos de paz, na terra. O texto de 1Ts 4.17 diz que seremos arrebatados para estar com o noivo; e na parábola das dez virgens, as que estavam preparadas foram com o noivo para as bodas, Mt 25.10, que é o casamento, o encontro do noivo com a noiva, que será o arrebatamento da igreja, dando início à primeira fase de três anos e meio da grande tribulação.

Entre os Judeus as bodas duravam sete dias, Jz 14.12,15,17,18 ; Gn 29.27,28. As bodas do Cordeiro se prolongarão por sete anos, enquanto isso aqui na terra acontecerá a grande tribulação. Cada dia corresponde a um ano Nm 14.34;Ez:4.6. Onde acontecerá esse evento tão glorioso, o evento das bodas do Cordeiro? Esse evento acontecerá no céu, Ap 19.1; 21.9. 
Não haveria lugar mais adequado para esse acontecimento extraordinário. Deus preparou coisas excelentes para nós no céu, 1Co 2.9 e certamente a festa de casamento, as bodas do Cordeiro, de Cristo com Sua igreja será um evento de inigualável esplendor e de glória. Se aqui na terra aqueles que têm riquezas fazem festas magníficas para o casamento de seus filhos, imagine então a que fará aquele que é o dono de tudo, Dt 10.14; 1Cr 29.11.

5) – Quem participará desse grandioso evento no céu?      

Este acontecimento como já disse será no céu e os que participarão das bodas são a Igreja, que é a noiva e o Cordeiro, que é o noivo Ap 19.7-9; terão como testemunhas os seres celestiais conforme o texto de Ap 19.4.

Dois eventos distintos acontecerão na comemoração da união definitiva entre Cristo e a sua Igreja. As bodas, que literalmente é o casamento. E as bodas que é a grande festa desse casamento. É preciso distinguir entre estes eventos:

a) A ceia de casamento acontecerá no céu, antes do retorno de Cristo em sua segunda vinda que é na segunda fase do período da grande tribulação, e dela participará apenas a igreja.

b) A festa de casamento se completará com os que se apresentarão vindos da grande tribulação, quando um dos moradores da eternidade perguntará: “... e estes vestidos de branco, donde veem e quem são? E, haverá uma resposta: ‘... estes são os que lavaram suas vestiduras no sangue do cordeiro... ’; ao se cumprir o tempo dos sete anos da grande tribulação aqui na terra Jesus retornará com a igreja para derrotar Satanás e salvar Israel da fúria do dragão, do Anticristo e de seus confederados. Após o retorno de Cristo Israel será liberto da opressão das nações, porque o próprio Cristo vencerá o Anticristo, a besta e o falso profeta, lançando-os no inferno e eles serão trancados, estarão presos lá por mil anos; as nações que escaparam da grande tribulação, os santos do Antigo Testamento e os salvos em geral estarão com Cristo na terra como convidados especiais para reinarem sobre a terra durante os mil anos de paz, tendo o próprio Cristo como o que governa sobre as nações. 
Mt 8.11; 22.1-14; 25.10; Lc 12.37; 14.16-24; Jo 3.29.

Havia duas fases no casamento judaico: 

Na primeira fase, o noivo ia à casa da noiva para buscá-la e cumprir certos requisitos matrimoniais. 

Na segunda fase ele a levava para sua casa a fim de continuar as festividades.
 Cristo levará a sua noiva, a igreja, para o céu, antes da Grande Tribulação, Jo 14.3. Depois voltará para que os festejos que começaram lá no Céu, que são as bodas do Cordeiro, continuem aqui na terra por mil anos, onde o Senhor a apresentará aos seus convidados especiais, o Israel de Deus, Ap 19.11-16.

Israel estará esperando a volta de Cristo quando o pacto com o Anticristo for rompido no meio da grande tribulação, ou seja, depois de três anos e meio de aparente paz, porque o Anticristo assentará no trono dentro do grande templo de Salomão que será reconstruído em Jerusalém e exigirá que todos os Judeus e as nações o adorem como Deus, então os Judeus romperão seu pacto com o Anticristo e passarão a serem perseguidos e esmagados até o final da grande tribulação na batalha final, a batalha do Armagedom, que será o ápice da crueldade contra os Judeus; então Jesus voltará com sua igreja visível aos olhos humanos e libertará os Judeus que o reconhecerão como Cristo, o Filho de Deus que foi rejeitado por seus antepassados. 

06) - Apocalipse 19.5-9 – Uma voz poderosa bradará em todo o céu e em toda a terra. Que voz será essa?      

Apocalipse 19.5-9
5 E saiu do trono uma voz, dizendo: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
6 Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso.
7 Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou,
8 e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos.
9 E disse-me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor 


quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO ARREBATAMENTO DA IGREJA

Quais são as consequências do arrebatamento da Igreja


01) - Em Isaías 26.20 a indignação da espera da igreja. A igreja já não suportará mais a aflição daqueles dias. É o princípio das dores. A igreja estará sufocada, perplexa por ver tanta soberba, tanta rebeldia, tanta descrença, tanta apostasia, tanta imoralidade; e isso não é só fora da igreja mas dentro da igreja, principalmente pelo esfriamento espiritual das pessoas com apoio de seus líderes. Aliás seu próprios líderes estarão corrompidos e se corrompendo cada dia mais em nome de uma religiosidade muito mais materialista do que uma busca de santificação para mais crescimento espiritual na esperança daquele dia que há de chegar em breve que é o dia do arrebatamento da igreja.  

A igreja estará indignada nos últimos dias por causa das consequências e do grande aumento da pecaminosidade. Há um comportamento que a igreja vai procurar para se ver livre das tentações e violências deste mundo: só há uma maneira da igreja ficar protegida nestes momentos antes do arrebatamento, é estar nas recamaras do Senhor, no tabernáculo ou na igreja em oração; porém a igreja não pode se acovardar e deve estar firme anunciando a palavra de Deus enquanto é tempo.

Isaías  26.20
20 Vem, povo meu, entra nas tuas câmaras, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a indignação.

02) – Os próprios líderes “espirituais” da igreja estarão se digladiando com promessas das mais absurdas para seus fiéis, a fim de que alcancem o gozo dos céus aqui na terra mesmo.    
Filipenses 3.20 Diz:  'Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo'.

03) - 2Tessalonicenses 2.7 – A iniquidade em toda a sua plenitude estará dando a sua arrancada final. O homem da iniquidade já terá começado seu objetivo final contra a igreja; não haverá mais amor, porquanto o amor de quase todos esfriará; o que detém a destruição por completo da igreja na terra e seus valores ainda é o Espírito Santo que será tirado da terra no arrebatamento da igreja junto com ela.

2Tessalonicenses 2.7
7 Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora;

04) - Apocalipse 3.10 – A prova final para os que querem ser salvos; para os que habitam sobre a terra em todos os lugares, em todos os países, em todos os idiomas e dialetos, se há ali alguma pessoa que se interessa ser salvo, que aceitou Jesus e vive uma vida digna da comunhão com Deus, todos terão de vencer este último obstáculo, a prova final de fidelidade e amor para com Deus.

Apocalipse 3.10
10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

05) - 1Tessalonicenses 5.9 – Deus não deixará que seus servos passem pela destruição e pela ira que serão derramadas sobre a terra para cobrança, porque a maldade para as pessoas daqueles dias será uma coisa normal. A violência para eles será coisa banal. Mas os que esperam o Senhor Jesus serão salvos da ira.  

1Tessalonicenses 5.9
9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo.

06) - 2Coríntios 5.10 – As recompensas diante do tribunal de Cristo, porque este tribunal não é para julgar mas para galardoar, fará com que cada um justo arrebatado receba o salário, recompensas, do que praticaram em vida aqui na terra. Os que praticaram o mal também receberão a justa recompensa do mal que praticaram aqui na terra; porém, será depois do milênio no juízo do grande trono branco e dali serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre que é a segunda morte.

2Coríntios 5.10
10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo segundo o que praticou, o bem ou o mal.

AS DUAS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO ARREBATAMENTO SÃO:

1 - Ausência da Igreja na terra — Is 26.20.
“Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira”. Isaías 26: 20.

2 - Início da Grande Tribulação — 1 Ts 1.10.
“e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura”. I Tessalonicenses: 1.10.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor




A ORAÇÃO EFICAZ DE JABEZ

A ORAÇÃO EFICAZ DE JABEZ

Jabez o rejeitado. Jabez o homem da tristeza. Jabez o homem da solidão. Jabez o filho da dor. Jabez o filho que não vale nada. Jabez o filho que só traz problemas. Jabez, segundo sua própria mãe e seu próprio nome colocado por ela, era e representava tudo o que refletia negativamente. A diferença dele para os outros foi que ele aprendeu a orar e se interessou pela oração e isso fez toda a diferença na vida dele. Ele fez uma oração do mais profundo de sua alma e humilhou-se diante de Deus,  e Deus atendeu sua simples e humilde oração. 
Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: “Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”.(I Crôn 4.10)
É notável como Deus ouve e honra a oração simples, sincera e honesta de um rejeitado. É impressionante o grande amor que Deus coloca em ação para ouvir e atender a oração de um moribundo, e inúmeros são os casos que são registrados na Bíblia, da sua eficácia. Jabez é aqui mencionado em um longo catálogo de nomes, mas enquanto os nomes de outras pessoas são apenas registrados, ele é particularmente notado; ele mesmo declarou ter sido mais honrado do que todos os seus irmãos, possivelmente esta distinção pode ter-lhe sido dada por conta de sua primogenitura, mas era certamente ainda mais devido em razão da sua piedade; como o patriarca Jacó, ele “lutou com Deus, e prevaleceu”.

I. A oração eficaz e simples que ele fez a Deus.

1. O objeto da mesma era em seu sentido primário evidentemente relacionada com as bênçãos temporais e mais urgentes que ele necessitava. Deus havia prometido ao seu povo uma herança em Canaã, mas eles não foram capazes de expulsar os seus habitantes. Jabez portanto, consciente de sua insuficiência, orou a Deus por ajuda. Ele pediu a bênção de Deus sobre seus próprios esforços: ele pretendia ser preservado de perigos aos quais as suas façanhas militares o exporiam, e ter, através da intervenção divina, uma ampla herança na terra prometida. Ele fez essas petições com um apelo significativo e sincero.

Quase todos os nomes hebraicos tinham algum significado peculiar. Jabez significa tristeza, gerado com dores e causando muitas dores de toda ordem, inclusive emocional e sentimental, não somente a dor física do ato. Acredita-se que o nome foi-lhe dado em memória de alguém, mas não há razão para se pensar que ele também tivesse um significado espiritual, muito embora tenhamos em alguns profetas esses procedimentos permitidos por Deus,  como é o caso de Jeremias e outros. 

A Canaã terrestre era típica do reino celestial. Os inimigos também que deveriam ser expulsos, eram típicos dos inimigos com os quais o cristão tem que contender e lutar contra eles todos os dias. Além disso a assistência que Deus prestou ao seu povo, tinha a intenção de mostrar que tipo de ajuda podemos esperar dEle, mas o povo só queria e praticava o mal. Este comportamento daquele “povo de Deus” foi desaprovado  e como um filho de Deus, um povo chamado por Deus se deixou contaminar tanto com o pecado? Certamente nada é tão grave para Deus como a prevalência da corrupção, da idolatria e da adoração a outros deuses, assim como estava aquela nação. Jabez olhou para além deste mundo através da oração e implorou por  uma segura posse da sua herança celestial e terrena e da sua comunhão com Deus.

2. A maneira pela qual a oração de Jabez foi oferecida.

É o sentimento e não a expressão que dá excelência à oração, mas em ambos os casos podemos observar isto diante de nós:
Ele era humilde. Ele sentiu toda a sua dependência do poder e da graça de Deus. Isto vem lá do íntimo e não apenas vans petições; ele sentiu a poderosa mão de Deus sobre sua vida com aquela simplicidade que formatou sua oração a Deus. Essa humildade é absolutamente necessária para tornar a oração aceitável. Quanto mais nos humilharmos, mais Deus irá nos exaltar. Que isto seja lembrado em todos os nossos momentos de oração e adoração ao Deus eterno que habita no trono da Sua  graça.

Jabez foi inoportuno, ou seja, ele abusou da sua simplicidade para apresentar suas predicas a Deus. Ele fez seu pedido com um apelo muito sincero. Nem, em referência ao pecado, poderia haver qualquer acusação mais pesada contra ele. Ele teve uma disposição singular para fazer a sua petição e ao mesmo tempo mostrou-se sincero em suas palavras e ações.
Ele expressa uma confiança em Deus como o ouvinte da oração. É desta forma que também deveríamos nos aproximar de Deus para orarmos. Sem essa fé, nossas petições terão pouco efeito, mas com isso, elas nunca serão em vão. A oração que possui tais qualidades não pode deixar de ter sucesso.

II. O sucesso com que foi atendido

Nós não temos nenhum relato detalhado da bondade de Deus para com ele, mas somos informados de que Deus concedeu dores incomuns à sua mãe durante o seu parto.

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz”. (I Crônicas 4.9).

E foi em referência a isso que ele, Jabez, menosprezou os males a que ela, sua mae, foi exposta. Alguém poderá dizer: “Guarda-me,”  para que eu não seja Jabez na minha experiência de vida, bem como em meu nome, para que não traga uma maldade dessas no meu viver.

1. Devemos expor todos os nossos desejos diante de Deus em oração.

Temos visto quão abrangente foi a oração de Jabez. E a nossa também deve incluir todas as nossas necessidades, temporais, espirituais e eternas. Não há nada tão grande, que não tenhamos a liberdade de lhe pedir, nem qualquer coisa tão pequena, mas é preciso reconhecer toda a nossa dependência de Deus para isto. Na verdade, não há nada grande ou pequeno, seja diante de Deus, ou em referência a nós mesmos, pois, como todas as coisas são facilmente iguais para ele, que formou o universo por sua palavra, e conta os cabelos de nossas cabeças, então não há nada, embora mínimo, que não prove ser possivelmente de extrema importância para nós, como cada parte da palavra de Deus. A direção de Deus para nós é: “Em tudo fazeis conhecidos a Deus pela oração e súplicas, e com ação de graças, as vossas petições diante de Deus.”

2 . Devemos insistir em nossas orações.

Assim como Jacó disse ao anjo: “Eu não te deixarei ir, se não me abençoares.” E assim deve ser conosco. Temos, em verdade, a oportunidade de fazermos orações e súplicas assim como a que Jabez foi capaz de fazer. Podemos dirigir nossas orações em nome de Jesus Cristo até o trono da graça de Deus. Podemos olhar para Ele como nosso Advogado junto ao Pai, que assegura tanto a aceitação de nossas pessoas quanto de nossas orações através de sua contínua mediação e intercessão sempre prevalecente.

A conduta do rei Joás deve ser um aviso para nós. O Profeta Eliseu lhe disse que ele deveria ferir os sírios que tinham oprimido todo o povo de Israel, e lhe pediu para ferir a terra com as flechas que estavam em sua mão, e, para expressar por este meio os desejos e as expectativas que ele sentia em referência a este grande evento. O rei feriu o solo apenas três vezes, quando ele deveria ter ferido cinco ou seis vezes, e assim por sua própria falta de zelo conteve os esforços do Deus Todo-Poderoso em seu favor. E é assim que agimos. Se fôssemos mais sérios em nossos desejos, e muito mais profundos em nossas expectativas de Deus, não haveria limites para a misericórdia que Deus iria exercer em relação a nós.
“Nós não estamos estreitados nele, mas em nossas próprias entranhas”.
Devemos sempre “abrir bem a nossa boca, para que ele a preencha”. Devemos abrir bem os nossos corações para que sejam cheios das bênçãos de Deus. 

Pela fé podemos pedir o que quisermos e isto será feito. (João 14.13,14).

3. Devemos pedir com fé e sem duvidar.

A mente duvidosa vai nos roubar todas as bênçãos, e fazer nossas orações mais urgentes sem nenhum efeito. (Tg 1.6,7). 
Devemos “crer não somente que Deus é galardoador dos que diligentemente o buscam.” Sim, devemos “crer que já temos recebido, a fim de que possamos receber.” E “de acordo com a nossa fé isto vai acontecer".

A existência dos reflexos de Jabez como filho da tristeza, continuam a existir. Devemos nos dirigir em oração ao Deus que tudo criou, o Deus de Israel; devemos dizer: “Oh Deus vivo, criador dos céus e da terra praza-te em me abençoar, e serei abençoado.  Deixe-me ser fortalecido por ti em todos os meus conflitos e lutas espirituais. Deixe meus inimigos, minhas corrupções e meus pecados, serem derrotados diante de mim, me ajude a vencer o meu mal. E deixe-me entrar na plena posse da Canaã celestial, onde descansarei de meus trabalhos, e serei feliz para sempre no seio do meu Deus”. Então, irmãos, façam todos os seus pedidos chegarem com aceitação diante de Deus, e retornarem em bênçãos sobre vocês em toda a extensão das suas necessidades durante o decorrer de suas vidas. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O QUE SERÁ SUBMETIDO A JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE CRISTO

O QUE SERÁ SUBMETIDO A JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE CRISTO



O que será submetido a julgamento no Tribunal de Cristo?


1) – Em 2 Coríntios 5.10 diz que tudo o que praticamos neste mundo será julgado.

2 Coríntios 5.10
10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo; para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

a) - Observe que neste versículo menciona “ o bem ou o mal". Que mal é esse que será julgado no Tribunal de Cristo já que lá  será um local somente de galardoar e coroar os vencedores ? É o mal que praticamos no nosso dia a dia depois de convertidos e que o próprio Senhor Jesus nos perdoou nos momentos de nossas orações que pedimos Lhe pedimos perdão e Ele que e o nosso advogado por excelência apagou toda a nossa culpabilidade diante de Deus.

1 João 2:1-2  

1. “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2. E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

2) – Em Romanos 14.10 diz que tudo o que julgamos neste mundo, será julgado também”. 

Romanos 14.10
10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus.

3) – Em Hebreus 6.10 diz que todas as obras frutíferas ou infrutíferas que praticamos será julgado. 

Hebreus 6.10
10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis.

4) – Em Hebreus 13.10 diz que todas as obras do altar e todos os que atuam e atuaram no altar; tudo o que foi praticado no altar e em nome do altar do Senhor será submetido a julgamento bem como todos os que usaram e usam ou usarão o altar; é claro que estamos nos referindo aos púlpitos das igrejas. Muitos têm direito de comer daquilo que se serve para os oficiais do altar, porém, não compartilham com ninguém são soberbos, egoístas, presunçosos, se apossam do altar terreno e ali estabelecem seu reino de glória cheio de luxúria, de vaidade pessoal e familiar; enfim acham que são os donos do altar. 

Hebreus 13.10
10 Temos um altar, do qual não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.

5) – Em 1Timóteo 6.17 diz que a verdade aparecerá. Se as pessoas colocarem sua esperança nas riquezas que perecem, perecerão com suas riquezas vis. Se as pessoas colocarem sua esperança em Cristo receberão das riquezas de Sua glória.  

1Timóteo 6.17
17 manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos;

6) – Em 2Coríntios 9.6,7 diz que as riquezas que Deus nos confiou aqui na terra serão julgadas. Se serviu para o reino de Deus ou somente serviu para os nossos deleites e prazeres pessoais e vaidades terrenas. Podemos servir a Deus e a sua obra com nossas posses e riquezas e também gozar delas aqui na terra.      

2Coríntios 9.6,7
6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará,
7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.

7) – Em 1Coríntios 16.2 diz que Deus julgará a maneira que contribuímos para a obra do Senhor aqui na terra. Deus não quer contribuições, dádivas, dízimos e ofertas, farisaicas para a sua obra, Deus quer o dízimo, a oferta e todas as nossas dádivas com amor e de coração.      


1Coríntios 16.2
2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.

8) – Em Tiago 1.3 diz que Deus quer que passemos no teste da fé e da fidelidade para sermos aprovados. 

Tiago 1.3
3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;

9) – Em Apocalipse 2.10 diz que mesmo nas lutas e tribulações teremos que ser fiéis; Deus fará um julgamento de como foi nosso comportamento diante das provações.

Apocalipse 2.10
10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

10) – Em Mateus 5.11,12 diz que Jesus disse que seremos bem aventurados se suportarmos a perseguição, a mentira, a injúria, a calúnia, o sofrimento e outras coisas que nos causam sofrimentos, isso também fará parte do julgamento.      

Mateus 5.11,12
11 Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

11) – Em 1Pedro 4.12,13 diz que se as lutas da vida apertarem muito, temos que ser mais vigilantes ainda para suportar o peso maior desses desafios à nossa fé. Seremos experimentados em tudo para ver se passaremos no teste das provações. Será julgado também se conseguimos ser participantes das aflições de Cristo, ou seja, será julgado qual o tamanho do peso dessas aflições que conseguimos suportar. Teremos que suportar com exultação e regozijo em nossa alma porque na revelação da Sua glória seremos aprovados.

1Pedro 4.12,13
12 Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.

12) – Em Marcos 10.29,30 diz que será julgado se verdadeiramente convertemos a Cristo e se fomos capazes de deixar tudo por amor a Cristo.    

Marcos 10.29,30
29 Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna.

13) – Em 2Coríntios 4.17 diz que será julgado se estamos regozijando em cada tribulação momentânea que vencemos ou se estamos blasfemando por sermos atribulados.        

2Coríntios 4.17
17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória;

14) – Em Efésios 5.15,16 diz que será julgado o nosso comportamento diante da sociedade em que vivemos e se estamos aproveitando as oportunidades para a pregação do evangelho. 

Efésios 5.15,16
15 Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,
16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.

15) – Em 1Pedro 1.17 diz que será julgado se fizemos acepção de pessoas. 

1Pedro 1.17
"E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação".

16) – Em Salmos 90.12 diz que será julgado nosso procedimento em cada dia vivido na terra. 

Salmo 90.12
12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

17) – Em Provérbios 11.30 diz que será julgado a maneira que lutamos para gerar frutos para o reino de Deus e quais frutos geramos.      

Provérbios 11.30
30 O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é.

18) – Em 1Tessalonicenses 2.19,20 diz que será julgado o valor que cada um atribuiu a si mesmo e ao seu próximo. Lembre-se mesmo que você não seja valorizado ou considere a si mesmo uma pessoa sem valor, você tem um grande valor assim como nós, todos temos um grande valor diante de Deus, o preço pago por nós foi o sangue de Cristo.     

1Tessalonicenses 2.19,20
19 Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória, diante de nosso Senhor Jesus na sua vinda? Porventura não o sois vós?
20 Na verdade vós sois a nossa glória e o nosso gozo.

19) – Em 1João 2.28 diz que será julgado nosso testemunho diante da humanidade. Será julgado se permanecemos firmes em todo o tempo e o tempo todo.  

1João 2.28
28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda.

20) – Em Lucas 19.21 diz que será julgado se enterramos o talento e não produzimos frutos para a obra de Deus. Será julgado se tivemos medo de Deus ou se vivemos com temor a Deus, quem não deve não teme. Sabemos que nosso Deus é Deus de amor; porém não devemos pensar que por causa desse grande amor de Deus podemos ser omissos na obra de Deus. Infelizmente o pecado da omissão está em grande evidência em muitas igrejas e em muitas vidas; muitos estão com vergonha de pregar o verdadeiro evangelho de Cristo.   

Lucas 19.21
21 pois tinha medo de ti, porque és homem severo; tomas o que não puseste, e ceifas o que não semeaste.

21) - Em Mateus 25.29 diz que a recompensa virá para os que são destemidos; os covardes serão julgados e condenados; perderão até o pouco que tiverem.       

Mateus 25.29
29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



terça-feira, 23 de janeiro de 2018

AS BÊNÇÃOS DE DEUS SOBRE JABEZ

AS BÊNÇÃOS DE DEUS SOBRE JABEZ


Ao ler o livro de 1 Crônicas, notamos o quanto Deus foi cuidadoso e detalhista ao falar dos seus heróis, ou de pessoas que ele fez questão de deixar registrado na história, e por menor que fosse sua participação;

Nada passou desapercebido diante de um Deus que escreve cada linha de nossa vida, como um grande conto ele vai desenrolando capítulos interessantes de nosso viver.

No caso de Jabez, que tem sua história registrada em 1 Crônicas 4: 9-11, ele em pequenas linha conta a história de um rejeitado que triunfa. Esta história supera todos os contos que já lemos e nada nos impressiona mais que a sutileza na condução deste ato tão extraordinário.

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos: V.4a.  

Quem lê esta frase nota que se trata de um homem vitorioso. Qual de nós não quer ser melhor que seu irmão. Isto não é regra, mas vemos esta disputa dentro das famílias, e o pior acontece como no caso de Esaú e Jacó: Gênesis 25:28. 

“E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó”.

Esta família, está fadada a divisão, e isto notamos no desenrolar da vida destes dois  irmãos. Aurélio trata a palavra ilustre como: quem se distingue por qualidades dignas de louvor; célebre, notável, famigerado, nobre, fidalgo, estas são as qualidades dos grandes vencedores. Nesta época em que vivemos, os homens, os seres humanos em geral, estão buscando ser celebridades, querem a qualquer custo serem notados. Nobreza sim, pobreza não, todos correndo atrás de seus sonhos.  Buscam freneticamente estarem na mídia e serem louvados por suas realizações, isto porque o humanismo está presente em tudo que a sociedade apresenta. 

A receita de vitória de Jabez é simples: Ele orou a Deus.

“E a sua mãe chamou o seu nome Jabes dizendo: Porquanto com dores o dei à luz”. V4b.  

O nome Jabez, nos leva a diversos significados: “ Filho de Dores”, “O que causa dores”.

Buckland, no seu dicionário universal diz que seu nome  resulta em : “Ele dá tristeza”. Nada mal para um vencedor. Pensando bem podemos deduzir que a Bíblia não revela isto, a história de Jabez é tão minúscula, não temos nada que a esclareça direito, apenas existe o relato dos fatos, tudo indica pela tristeza de sua mãe que ele deu trabalho para nascer, que nasceu de um parto mais que forçado. Pode ser que ele tenha sido um filho indesejado, de uma “gravidez indesejável”, quem sabe filho de um incesto, de um estupro, pode ser ainda o filho que sua mãe não o queria. 

A Bíblia revela que  ele nasceu no meio de dores, e sua mãe não pensou nas consequências e colocou logo um nome que marcaria para sempre a vida deste homem de Deus.  Jabez era uma tristeza em pessoa. Qual seria a sua atitude se desde o seu nascimento você estivesse estigmatizado a sofrer, ser um sofrimento para sua mãe e até levar outros à angústia. 

Temos aqui uma pergunta que não quer calar: Quantas dores tenho causado a meus irmãos? Dores financeiras, morais, espirituais, carnais e tantas outras através de meus gestos, minhas atitudes, ações, palavras  ou até de um comportamento inadequado?

Vez ou outra vemos alguém reclamar de alguém que só lhe causou prejuízo, dores, angústias e sofrimentos. 
Mas Deus muda esta situação, basta tão somente assumir  uma postura de humilhação, entrega e dependência total do Espírito Santo de Deus. Jabez estava destinado a ser maldição, porém Deus mudou a sorte de Jabez, devido a sua atitude. Deus mudou também a sorte de Jó quando este orava pelos seus amigos,  e que amigos hein? Jó. 42:10. 

Pequenos gestos podem causar mudanças eternas em nossas vidas.  Nenhum de nós estamos rotulados a viver tristes ou espalhar tristezas. 

Nós fomos chamados para abençoar e somos abençoadores: 
Um palavra profética de Deus foi liberada em Números 23:20.

 “Eis que recebi mandado de abençoar”.

 Não se engane, você é uma benção nas mãos de Deus. Se até hoje você tem causado dores nas pessoas que você ama se prepare para buscar a Deus, a fim de que ele mude sua vida, sua história. 

Deus não quer saber do seu passado.

O nome de Jabez não o ajudava, sempre que se apresentava em algum lugar logo alguém contestaria, já desconfiava, nem sua própria mãe acreditou nele, carregava dentro de si muitos traumas interiores e feridas quase que incuráveis na alma. Não vemos promessas de Deus sobre a vida de Jabez,  a não ser as promessas gerais, que todos temos por servir a Deus.  Isto me leva a uma meditação gloriosa e eu entendo que Jesus não está preocupado em conhecer o meu  ou o seu passado, não quer detalhes de nossa história de vida desde antes de nascer, porque Ele nos conheceu ainda informes, o que ele quer é que  o ser humano se volte para Ele com um coração sedento de vitória, crendo que Ele pode te abençoar. Levante a cabeça e seja vitorioso, siga os vários exemplos bíblicos de quem gostava e gosta de orar.

A oração muda a sorte de Jabez.

O evangelho é permeado de testemunhos de transformação. A Bíblia apresenta Jesus como o Senhor que muda as nossas circunstâncias e nos abençoa com bênçãos celestiais. Jabez, foi  mais ilustre que seus irmãos, porque ele  invocou o Deus de Israel.  Fez o pedido certo ao Deus certo. Este é um segredo interessante, orarmos ao Deus de Israel. Não apresentamos nossas orações a deuses, mas sim ao Deus todo poderoso, Ele responde, Ele é o Único Deus que responde. Mas aprendemos algo interessante com Jabes: Primeiro, devemos orar ao Deus todo poderoso, o Senhor Jesus nos garante em  João 14:14 : “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. 

Não há limites na oração, a benção é liberada de acordo com o seu pedido e a sua fé.

Em segundo lugar sua oração é específica. Ele sabe o que quer não titubeia com suas palavras se comunica bem na oração, em nosso caso nós temos um aliado, o grande consolador que é o Espírito Santo:  em Romanos 8:26 diz o seguinte: “ E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

Jabez fala. Não murmura. Ele se expressa e deixa que o Espírito Santo se encarregue de conduzir sua oração diante do pai. A terceira atitude de Jabez foi sua determinação na oração. 

Oração determinada não determinando.

E por fim o quarto ponto é que ele ora com inteligência. Oração inteligente. Sabe o que está fazendo, consciente de suas necessidades.

Começamos a aprender um pouco mais com este herói, e se até hoje tínhamos dúvidas, deixemos isto para trás,   e passemos a confiar mais no Senhor, pois ele nos dará as bênçãos que queremos se com sabedoria a Ele nos dirigirmos.
O pedido de Jabez.

Não há falsa modéstia em sua oração.

Ele começa desafiando o medo, estabelecendo uma relação de confiança e colocando, sobretudo, a condição de que Deus é e será o responsável direto por suas bênçãos; bênçãos estas que não são  pequenas pois, a expressão que ele usa diz o seguinte: “se me abençoares muitíssimo”.  Ele sabia que sua oração passava por uma inspeção e ele a faz com excelência. Ele pede a benção de Deus para si mesmo, sem egoísmo algum ele quer ser abençoado por Deus.
Ao lermos o livro de I Crônicas, notamos o quanto Deus foi cuidadoso e detalhista ao falar dos seus heróis, ou de pessoas que Ele fez questão de deixar registrado na história, por menor que fosse sua participação; 

Nada passou desapercebido diante de um Deus que escreve cada linha de nossa vida, como um grande conto Ele vai desenrolando de capítulo em capítulo até chegar aos mais interessantes capítulos de nossas vidas.  No caso de Jabes, que tem sua história registrada em I Crônicas 4: 9-11, ele em pequenas linha conta a história de um rejeitado que triunfa. Esta história supera todos os contos que já lemos e nada nos impressiona mais que a sutileza na condução deste ato tão extraordinário.

O que me chama a atenção e aí vemos atitude de Deus, ao responder a oração desse ousado pobre coitado. Nenhuma palavra de Jabez caiu por terra. A Bíblia revela a resposta de Deus, dizendo que Deus respondeu a sua oração.

Que Deus te abençoe ricamente.  

Leia esta história e acredite, Deus muda histórias, coloque-se nas mãos de Deus e você terá novas oportunidades e ele te livrará de todo mal. Deus te surpreenderá com ótimas vitórias e muito sucesso. 

Já que ninguém acredita em você, saiba que Deus acredita no seu potencial e vai te colocar em lugares altos. A poderosa mão de Deus fará isso por você. 

Deus te abençoe e vamos que vamos em frente. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

QUE TIPO DE CRENTES SERÃO SUBMETIDOS A JULGAMENTO

QUE TIPO DE CRENTES SERÃO SUBMETIDOS A JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE CRISTO?


Que tipo de crentes serão submetidos a julgamento no Tribunal de Cristo. 

01) – 1Coríntios 3.1-23 – Todos terão que dar conta de sua mordomia. Todos terão que prestar contas de suas obras, as quais estarão patentes aos olhos de todos. Fica bem claro neste capítulo que se trata da igreja aqui na terra. 

a) - O espírito mundano que causa dissensões na igreja é o tema de 1Coríntios 3; acompanhe atentamente o desenrolar desse assunto e como isso acontece e observe em sua volta e veja com que frequência isto está acontecendo na igreja de nossos dias da pós-modernidade. 

1Coríntios 3.1-9
1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.
2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis;
3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?
4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens?
5 Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um?
6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.
9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

b) - Estes próximos versículos de 1Coríntios 3.10-17 tratam da responsabilidade pessoal dos pregadores. Será que todos os pregadores da palavra de Deus vão subir, vão ser arrebatados ou não ?      

1Coríntios 3.10-17
10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.
16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.

c) – Aqui em 1Coríntios 3.18-23 temos a afirmação categórica de Paulo: ...vós sois de Cristo... e nos dá uma clara demonstração de quem na verdade são de Cristo. Ele não deixa nenhuma dúvida. 

18 Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio.
19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia;
20 e outra vez: O Senhor conhece as cogitações dos sábios, que são vãs.
21 Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso;
22 seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso,
23 e vós de Cristo, e Cristo de Deus.

O Tribunal de Cristo tira quaisquer duvidas sobre os tipos de crentes que passarão por esse tribunal que na verdade será apenas para galardoar a cada um segundo as suas obras. 
2 Coríntios 5:10: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal”.
Todos os crentes deverão comparecer diante do Tribunal de Cristo para que cada um receba a sua recompensa.

Vejamos outras referências bíblicas pertinentes:
  
Mt 12.37: Seremos justificados ou condenados mediante as nossas palavras.

Rm 8.1: Não há condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo.

2Tm 4.8: O justo Juiz dará a coroa da justiça a todos que amarem a sua vinda.

Ef 2.10: O crente foi gerado em Jesus Cristo para realizar as boas obras.

Mt 5.16: A nossa luz deve resplandecer diante dos homens.
Ap 22.12: Em breve Jesus virá e dará galardão a todos aqueles que foram fiéis.
1 Coríntios 3:11-15
11 — Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

12 — E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

13 — a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

14 — Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 

15 — Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.

Que tipo de crentes serão julgados nesse tribunal e o que será julgado?

O Tribunal de Cristo não será um tribunal de julgamento para condenação mas dos galardões. Todos os crentes terão que comparecer a este tribunal, porém não se trata do Juízo final, que será instaurado para o julgamento dos ímpios (Ap 20.11-15), mas será um tribunal para julgar as obras e os atos dos crentes, recompensando-os, ou não, pelo que fizeram em sua vida. Neste Tribunal, todos os fiéis em Cristo serão galardoados com justiça.

1 - O julgamento. 

Todos os crentes, já transformados e com um corpo incorruptível, vão comparecer perante o Tribunal de Cristo (cf. 2Co 5.10; 1Co 1.8). Não se trata de julgamento de pecados, pois os que serão julgados já são salvos. Os ímpios é que passarão pelo julgamento de suas obras e pecados, no juízo do Trono Branco, após o Milênio (cf. Ap 20.11-15). Os salvos em Cristo Jesus, desde que permaneçam fiéis, em santidade, não mais passarão por qualquer tipo de condenação: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Rm 8.1). Estar “em Cristo Jesus” é a condição indispensável para ter sido salvo e permanecer salvo. Neste tribunal serão julgadas as obras dos salvos que foram praticadas na Terra, a fim de que recebam, ou não, o galardão (Ap 22.12).

2 - Quando se dará? 

Segundo Eurico Bergstén, acontecerá no dia em que Jesus voltar. O Salvador voltará e trará o seu galardão consigo (Ap 22.12). Naquele grande dia, todos os crentes que permaneceram fiéis ao Senhor, servindo a Ele com integridade, receberão a sua recompensa. Paulo foi um servo que sofreu muitas tribulações (naufrágio, cadeias, fome, nudez) em favor do Reino de Deus, porém ele esperava o dia em que receberia a sua coroa (recompensa). Ele afirmou que “naquele dia” receberia “a coroa da justiça” que lhe havia sido reservada (cf. 2Tm 4.8). Não desanime diante das dificuldades enfrentadas neste mundo, pois em breve Jesus virá e recompensará todo o seu trabalho. Esta é a melhor recompensa que um servo ou uma serva de Deus pode receber.

3 - Quem será o juiz? 

Não temos dúvida e podemos afirmar, segundo a Palavra de Deus, que o juiz será nosso Senhor Jesus Cristo (2Tm 4.8). O Pai entregou a Jesus todo o juízo (cf. Jo 5.22). Somente Deus e o seu Filho, no Universo, têm o direito legítimo de julgar os homens. Queira ou não, ninguém escapará da justiça do Todo-Poderoso (Is 43.13).

3 - A precisão do julgamento. 

O julgamento será preciso, pois passará pelo crivo do Senhor Jesus Cristo. Muitos fazem a obra de Deus e praticam boas ações apenas para serem vistos pelos homens. Estes buscam satisfazer seus interesses pessoais, buscam seus próprios galardões. Mas a Palavra de Deus diz que todas as obras serão provadas pelo fogo. O fogo divino vai purificar e revelar qual é a verdadeira intenção do coração.


4 - Ouro, prata e pedras preciosas serão distribuídos. 

Na Bíblia, o ouro simboliza aquilo que procede de Deus, as coisas divinas (Jó 22.23-25; Ap 3.18). Podemos comparar o ouro às obras que os crentes fizeram para a glória de Deus (1Co 10.31). Obras praticadas por crentes que têm um espírito quebrantado e contrito. Estas foram “feitas em Deus” (Jo 3.21), ou seja, em parceria, comunhão com o Senhor. Quando usamos bem os talentos dados por Deus, realizamos obras “de ouro” (Mt 25.14,20). São obras que glorificam não o nosso nome ou ministério, mas a Deus (Mt 5.16). 

Na tipologia bíblica, a prata é símbolo de redenção. No Antigo Testamento, a redenção dos filhos de Israel era paga em prata (Êx 30.11-16; Lv 5.15). No Novo Testamento, simboliza a redenção feita por Cristo (1Pe 1.18; 1Co 6.20). 

As pedras preciosas são símbolos do Espírito Santo, ou da glória de Cristo no crente (Jo 17.22). Os crentes que possuem os dons espirituais têm o adorno do Espírito Santo. São obras feitas pelo poder do Espírito Santo (Fp 3.3; Tt 3.5).

5 - As obras que perecerão. 

“Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (1Co 3.15). Esse texto mostra que haverá crentes cujas obras não subsistirão quando passarem pelo crivo do fogo divino. 

Observemos quais são as obras perecíveis.


a) Madeira. Na Bíblia, madeira é símbolo das coisas humanas. É uma figura da árvore, que cresce por si mesma. Há crentes que fazem muitas coisas, mas buscando a glória humana. No fogo do julgamento, elas vão desaparecer. Há quem trabalhe muito na igreja, mas não o faz para a glória de Deus (1Co 10.31). Madeira não resiste ao fogo.


b) Feno. Feno é capim, erva seca. São obras aparentes, mas sem consistência, sem vida, tais como erva seca (Is 15.6). O capim é perecível (Is 51.12) e representa as obras dos crentes que trabalham somente buscando a glória e a fama para si. Infelizmente, nos dias atuais, há muitos pregadores e cantores que só realizam a obra de Deus pelo dinheiro ou se o evento tiver destaque na mídia. Estes “já receberam o seu galardão”, aqui mesmo (cf. Mt 6.2,5,16). 


c) Palha. A madeira tem certa consistência, mas a palha é muito fraca. Não resiste a força do fogo. O vento a leva com facilidade (Sl 1.4; Jó 21.18; Os 13.3). É instável. Não pode se misturar com o trigo (Jr 23.28); palha representa obras sem firmeza, ou seja, feita por crentes que são inconstantes. Muitos vivem mudando de igreja, de costume, de crenças, etc. São levados, como a palha, por “todo vento de doutrina” (Ef 4.14).

6 - Galardões são prêmios.

Lauréis a que o crente fez jus, pois desempenhou bem a função para qual foi vocacionado no Reino de Deus.

Os pastores darão conta dos seus rebanhos. Ser pastor é um grande privilégio, mas também uma responsabilidade muito grande. Sabemos que a salvação é individual, mas aqueles que servem ao Senhor como pastores, um dia, terão que prestar contas ao Sumo Pastor. O profeta Ezequiel, criticou os líderes (pastores) de Israel por cuidarem de si mesmos, ao invés de cuidarem das ovelhas do Senhor. Leia Ezequiel 34. O profeta não se calou diante do erro dos líderes do seu povo, mas com coragem e ousadia, apontou o pecado e pronunciou o julgamento divino (Ez 34.7-10). 

O Senhor dará a justa recompensa a cada pastor pelo seu trabalho. Muitos tem se desgastado física e emocionalmente em favor das ovelhas do Senhor. São incansáveis na pregação, no ensino da Palavra, visitando e cuidando de cada ovelha com muito carinho e zelo, seguindo o exemplo do Bom Pastor (Jo 10.10). Estes receberão o justo galardão pelo trabalho realizado. Por isso, se você recebeu de Deus o ministério pastoral, cuide com zelo de suas ovelhas, exerça seu ministério com dedicação, pois em breve Jesus voltará e lhe dará os lauréis pelo seu trabalho.

a) - Crentes darão conta de seus talentos. 

Todo crente recebeu algum tipo de talento (habilidades, dons) do Senhor. Uns recebem mais e outros menos, pois estes são distribuídos de acordo com a capacidade de cada um, mas todos recebem (Mt 5.14-30). O Senhor espera que venhamos desenvolver nossos talentos com dedicação e zelo, utilizando-os para a glória do Pai. Você é responsável, perante o Senhor, por usar bem aquilo que Ele lhe concedeu. Jesus está voltando, por isso, é tão urgente que venhamos empregar nosso tempo e nossos talentos diligentemente em sua obra. Não aja jamais como o servo negligente, que com medo do seu senhor, enterrou seu talento. Utilize suas habilidades em favor do Reino de Deus, pois o Pai vai lhe recompensar por isso.

A glória que em nós há de ser revelada.

No Tribunal de Cristo, os crentes fiéis verão que valeu a pena suportar as aflições do tempo presente: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. (Rm 8.18).

Eles receberão seus galardões. Jesus é que fará a criteriosa avaliação das obras dos salvos para dar a cada um conforme o seu trabalho, conforme a sua renúncia, conforme a sua conversão, conforme seu envolvimento com a obra de Deus aqui na terra. (Ap 22.12).

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.