segunda-feira, 19 de março de 2018

LIVRO DO APOCALIPSE CAPÍTULO 2

LIVRO DO APOCALIPSE CAPÍTULO 2



O capítulo 2 de Apocalipse trata das cartas às sete igrejas da Ásia .


Os Capítulos 2 e 3 de Apocalipse são especificamente dirigidos às sete igrejas da Ásia. Destacaremos as informações mais importantes de cada capítulo. Neste caso veremos as do capítulo dois que trata das quatro primeiras cartas muito embora, de uma maneira ou de outra,  daremos ênfase a todas as sete. 

As cartas às sete igrejas da Ásia que receberam do Senhor Jesus advertências e elogios. 
                                              
Éfeso, Smirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadelfia, Laodicéia são as sete igrejas que se situavam no chamado crescente fértil na Ásia.

As cartas, contam a história da igreja através dos tempos, dando continuidade ao livro de Atos 28:31. 

Era uma sequência histórica demonstrada no decorrer dos anos seguintes do início da igreja apostólica, permanecendo até os nossos dias e demonstrando como a igreja primitiva se deteriorou no passar dos anos ate chegar ao nosso tempo de tanta apostasia, representada na igreja de Laodicéia. 

As cartas contêm elogios e advertências às igrejas que devem ser observadas nos dias de hoje.

Trás também promessas gloriosas aos que permanecerem fieis até o fim e será muito triste e de grandes perdas aos infiéis.

Advertem sempre sobre a necessidade das igrejas ouvirem com cuidado a voz do Espírito Santo, reforçando fortemente e com insistência a frase “ quem tem ouvidos ouçam o que o Espírito diz às igrejas “.

Nessas cartas às Sete Igrejas da Ásia, Jesus incumbiu João de enviar um mensagem específica com descrição da vida e do estado espiritual de cada uma delas representadas na pessoa do anjo (pastor) de cada uma daquelas igrejas. Enviou também a devida orientação particular mostrando com evidências reais que se não houvesse uma grande mudança na vida espiritual das lideranças daquelas igrejas para melhor, o destino final delas seria de destruição e mortes. 

Então nesses capítulos 2 e 3 de Apocalipse o Senhor deu mensagens especiais a cada uma dessas igrejas. Cada carta segue quase o mesmo modelo: 

Uma comunicação ao anjo que representava a igreja; 

Uma frase descrevendo a pessoa do Senhor Jesus e o seu grande amor regenerador ao pecador arrependido.

Um comentário das boas coisas feitas pela igreja na vivência do dia a dia delas. (em somente um caso nada de bom é mencionado:  3:14-22).

Uma repreensão pelas más coisas que elas suportavam dentro delas, porém Jesus observa e rejeita aquelas práticas pecaminosas. (em duas cartas nada de mau é mencionado: 2:8-11 e 3:7-13). 

Encorajamento para corrigir os erros (exceto para as igrejas em que nada de mau tinha sido notado).

Uma exortação a ouvir a voz do Espírito Santo e uma promessa àquelas que triunfassem com obediência, fidelidade e dedicação.  (em alguns casos a ordem destas últimas duas é invertida).
A situação espiritual de cada igreja foi refletida através do anjo (pastor) da própria igreja e não das outras. 

Éfeso: Vejamos os detalhes da igreja de Éfeso; uma igreja doutrinariamente sólida e ativa, ainda que seu amor tivesse ficado frio. Perderam a noção do primeiro amor. Essa igreja representa a Igreja do primeiro século. 

É perigoso permitir que nosso serviço a Deus se tornem mecânico e ritual; o primeiro mandamento é amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo nosso entendimento. Quando uma igreja deixa de amar a Deus sobre todas ad coisas, ela prejudica sua relação com Deus e está fadada ao fracasso.

Esmirna: Esses irmãos estavam sofrendo perseguição e dificuldades econômicas, mas Deus estava orgulhoso deles. O mito que a fidelidade a Deus sempre traz prosperidade e termina o sofrimento é falso. Essa igreja representa a Igreja perseguida dos anos 100 a 312 d. C.

Pérgamo: Esse grupo permanecia fiel mesmo quando um membro foi martirizado, mas tinha um grande problema: tolerava o ensino de falsas doutrinas que encorajavam idolatria e imoralidade. O Senhor ameaçou fazer guerra contra ele. Essa igreja representa a Igreja mundana casada com o estado dos anos 313 a 600 d.C.

Tiatira: Todos os membros  dessa congregação, inclusive o anjo da igreja,  estavam procedendo bem em todos os sentidos (2:19), mas foi criticada pelo Senhor porque aceitava uma mulher "que a si mesma se declarava profetisa" e que promovia o pecado sexual declarada e deliberadamente com a permissão do anjo da igreja. As igrejas têm que corrigir e rejeitar os membros que encorajam o pecado e vivem na prática do pecado conscientemente.  (Tito 3:10-11). Essa igreja representa a Igreja profana dos anos 600 até 1.517 d. C.

Sardes: Essa igreja tinha grande reputação, mas a realidade desmentia o nome. Não podemos descansar sobre nosso passado. As igrejas vivem por causa de seu atual serviço a Deus e não pelo saudosismo. Essa igreja representa a Igreja morta dos anos 1.517 até 1.750 d. C.

Filadélfia: As duas igrejas que não foram criticadas (Esmirna e Filadélfia) eram as igrejas que sofriam maior perseguição. O Senhor reassegurou-as de que era Ele quem tinha a chave, e que quando ele abrisse a porta para elas, ninguém seria capaz de fechá-la. Essa igreja representa a Igreja missionária. Anos 1.750 até o seculo XXI.

Laodicéia: Se autoconfiança fosse o padrão, essa igreja seria proeminente. Sua autoconfiança era imensa, mas sua falta de fervor tinha deixado o Senhor do lado de fora, batendo na porta para entrar em sua própria igreja. Arrogância e prosperidade material frequentemente produzem cristãos ante complacentes até consigo mesmos. Essa igreja representa a Igreja morna nos tempos do fim. 

Veja o que diz o Apocalipse capítulo 2 

Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte. Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes: Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás, e que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha testemunha, meu fiel, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. Outrossim, também tu tens os que da mesma forma sustentam a doutrina dos nicolaítas. Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe. Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido: Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras. Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita. Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras. Digo, todavia, a vós outros, os demais de Tiatira, a tantos quantos não têm essa doutrina e que não conheceram, como eles dizem, as coisas profundas de Satanás: Outra carga não jogarei sobre vós; tão somente conservai o que tendes, até que eu venha. Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Apocalipse 2: 1-29.

Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 





sábado, 17 de março de 2018

LIVRO DO APOCALIPSE CAPÍTULO 1

LIVRO DO APOCALIPSE CAPÍTULO 1


João tem uma visão do Cristo glorificado . Apocalipse Capítulo 1. 1- 8.

O livro trata de detalhes de dedicação do livro a quem de direito e de assuntos a serem revelados. (1-3). 

Trata da localização onde se encontrava João e além disso da visão de Jesus glorificado. (4-8).


Já neste capítulo primeiro de Apocalipse Jesus começa a tratar dessa revelação principal dos últimos tempos e das últimas coisas. 

Este estudo sobre o livro do Apocalipse é bastante resumido abordando apenas os fatos principais sem entrar em seus detalhes, servindo como roteiro da sequência dos eventos para os que pretendem aprofundar-se em tão complexo e fascinante assunto, cuja leitura por si só já é motivo de bem-aventurança e revelação para a vida do crente.   
           
A revelação de Deus para seu Filho Jesus Cristo que a notifica a seu servo João que a revela a nós que como ele somos servos em Cristo. (Ap 1: 1 a 3).

Este livro contém sete bem-aventuranças para os que leem e os que o ouvem. (Ap 1:3; 14:13; 16:15; 19:9; 20:6; 22:7; 22:14), e para os que guardam as palavras desta profecia, e duas advertências de castigo aos que acrescentarem ou tirarem dele alguma coisa.  (Ap 22: 18 e 19).

Cronologia descrita no livro

Jesus se identifica como o autor do livro e das revelações através de vários títulos. (Ap 1: 4 a 8). 

Ele revela que nos fez reis e sacerdotes para honra e glória  dEle mesmo (Ap 1:6) e anuncia a sua volta visível a terra. (Ap 1:7).

João escreveu o livro quando estava preso na ilha de Patmos e recebeu ordem de escrever as sete cartas e revelá-las às sete igrejas da Ásia (Ap 1: 11) e de escrever num livro tudo o que via e as coisas que são e as que ainda haveriam de ser e de acontecer. (Ap 1: 19).

Apocalipse Capitulo 1

O Cristo Triunfante na visão de Apocalipse 1:1-20.

O livro de Apocalipse retrata o Senhor Jesus Cristo triunfante sobre Satanás e suas forças. É triste que esta mensagem confortante seja frequentemente objeto de amargo debate. Estes artigos ressaltarão o propósito de Apocalipse, e não a especulação.

Indicações para interpretação deste texto:

1. João escreveu o que ele viu (1:11,19), que era basicamente uma peça vívida, emocionante. Para entendê-la, precisamos visualizar as cenas em nossa imaginação.

2. Jesus enviou a mensagem de Apocalipse às sete igrejas (1:4,11) que estavam passando por um período de dura perseguição e também de afastamento da comunhão e de apostasia e idolatria.(1:9). 
Como em qualquer carta, nós a entenderemos melhor vendo a mensagem através dos olhos de seus destinatários originais. Em certo sentido, estamos lendo a correspondência de alguém.

3. O livro revela as coisas que aconteceriam por vontade e interferência do próprio Deus.  (1:1,3; 22:6,10). Em todos os séculos, os intérpretes da Bíblia têm pensado que o Apocalipse descreve os eventos políticos de sua própria época, mas os eventos descritos são também de uma época distante e futura, o fim dos tempos. Daniel escreveu sobre acontecimentos que ocorreriam 400 anos mais tarde, ele selou as palavras porque elas se referiam a um futuro também  muito distante para sua época. (Daniel 8:26). Quando João escreveu o Apocalipse ele não selou as palavras porque o tempo estava próximo, mas os tempos de Deus são diferentes e não como são os dos seres humanos.  A representatividade dos tempos foi e teem sido fidedigna aos acontecimentos futuros.  (22:10).

4. O livro de Apocalipse foi escrito com símbolos. (veja 1:20). Os candelabros que João viu, por exemplo, simbolizavam igrejas; as estrelas significavam anjos. Precisamos distinguir entre o que João viu e o significado do que ele viu. Livros como Daniel, Zacarias, Ezequiel e Isaías usam linguagem figurada semelhante.

Aparição de Cristo:

Em Apocalipse 1, Jesus apareceu a João. Na visão Ele era enorme: tinha sete estrelas em uma mão. Seu semblante resplandecia como o sol. Sua voz trovejava como os trovões bradam nos céus com muitos raios e o barulho  de muitas aguas impetuosas. Seus pés eram como o bronze refinado no fogo, incinerando tudo em sua passagem. Seus olhos flamejantes eram tão brilhantes que seu brilho poderiam penetrar tudo o que quisesse como uma "visão de raio X". Cristo tinha entrado no reino da morte e emergiu de lá vitorioso possuindo as chaves da morte e do inferno. (Hades).

João desmaiou, ficou como se estivesse morto. Seus sentidos ficaram fora do seu controle emocional. Ele foi arrebatado em seus sentidos. Ele nunca tinha visto o Senhor Jesus exaltado nos céus, agora contemplava algo nunca visto por ele em suas visões espirituais.  Muitos, hoje, jamais perceberam a glória do Senhor. Eles ainda imaginam Jesus como um recém-nascido numa manjedoura ou uma figura patética na cruz. Mas Cristo está, hoje, exaltado e extraordinariamente glorificado e poderoso em todo seu esplendor de glória nos céus.

Assim está escrito em Apocalipse 1.1-20.

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu. Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 

quinta-feira, 15 de março de 2018

O FIM VEM

O FIM VEM 

O que a Bíblia diz sobre o fim do mundo

O evento geralmente conhecido como "o fim do mundo" é descrito em 2 Pedro 3:10: "Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas”. 

Este é o culminar de uma série de eventos chamada de "o dia do Senhor", o momento em que Deus vai intervir na história humana com o propósito de julgamento. Naquele tempo, tudo o que Deus criou, "os céus e a terra" (Gênesis 1:1), Ele mesmo destruirá, não mais pelas águas do dilúvio como foi nos tempos de Noé, mas agora será pelo fogo.

O momento deste evento, de acordo com a maioria dos estudiosos da Bíblia, é no final do período de 1000 anos chamado de milênio. 

Durante estes 1000 anos, Cristo reinará na terra como Rei em Jerusalém, sentado no trono de Davi (Lucas 1:32-33) e dominando em paz, mas com uma "vara de ferro" (Apocalipse 19:15). No final dos 1000 anos, Satanás será solto por um pouco de tempo, novamente derrotado, e então será lançado no lago que arde com fogo e enxofre,  a saber, a segunda morte. (Apocalipse 20:7-10). Depois de um julgamento final por Deus, o fim do mundo descrito em 2 Pedro 3:10 ocorrerá, se cumprirá. A Bíblia nos diz várias coisas sobre este evento.

Em primeiro lugar, será cataclísmico, catastrófico em seu escopo, atingindo totalmente seus objetivos. Os "céus" referem-se ao universo físico, as estrelas, planetas e galáxias, que serão consumidos por algum tipo de explosão tremenda, possivelmente uma reação tipo nuclear ou atômica ou outra arma ainda desconhecida que vai consumir e destruir toda a matéria como a conhecemos. 

Todos os elementos que compõem o universo serão derretidos no "calor ardente" (2 Pedro 3:12). 

Isso também será um evento ruidoso, estrondoso, descrito na Bíblia como um "grande estrondo", “grande explosão”. Não haverá dúvida quanto ao que estará acontecendo. Todo o mundo vai ver e ouvi-lo porque a Bíblia nos diz que "a terra, e as obras que nela há, se queimarão”.

Então, Deus irá criar um "novo céu e uma nova terra" (Apocalipse 21:1) que incluirão a "Nova Jerusalém" (v. 2), a capital do céu, um lugar de santidade perfeita, que vai descer do céu para a nova terra. Esta é a cidade onde os santos,  aqueles cujos nomes foram escritos no "livro da vida do Cordeiro" (Apocalipse 13:8), viverão para sempre. Pedro se refere a esta nova criação como a "casa da justiça". (2 Pedro 3:13).

Talvez a parte mais importante da descrição de Pedro desse dia seja a sua pergunta nos versículos 11-12: "Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade, aguardando, e desejando ardentemente a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, se desfarão e os elementos, ardendo, se fundirão?" Os cristãos sabem o que vai acontecer, e devemos viver de uma forma que reflita esse entendimento. 

Esta vida está passando e o nosso foco deve estar nos novos céus e nova terra que estão por vir. Nossas vidas "santas e piedosas" devem ser um testemunho para aqueles que não conhecem o Salvador, e devemos falar sobre Ele a outras pessoas para que possam escapar do terrível destino que aguarda aqueles que O rejeitam. 

Aguardamos com expectativa pelo "Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura”. (1 Tessalonicenses 1:10).

Jesus disse em Mateus 24, em Marcos 13 e em Lucas 21 que os sinais do fim do mundo são:

1. Falsos cristos e falsos profetas: muitos dirão que são o Cristo ou profetas de Cristo e enganarão muitas pessoas.

2. Guerras e rumores de guerras: nações entrarão em conflito.

3. Fomes e terremotos: acontecerão desastres naturais em vários lugares.

4. Perseguição aos cristãos: todos nos odiarão e alguns serão mortos.

5. Traição e rebelião: haverá divisões e lutas até dentro de famílias e dentro das igrejas. 

6. Ódio e maldade: por causa da maldade, o amor de muitos esfriará.

7. Pregação do evangelho em todo o mundo: todas nações ouvirão o evangelho.

8. Sofrimento, instabilidade e guerras em Israel e pelo mundo afora: haverá mortes e destruição sem precedentes. 

9. Uma grande tribulação: um tempo de sofrimento como nunca houve antes no mundo, mas que será abreviada.

10. Sinais no céu: o sol e a lua deixarão de brilhar e as estrelas cairão do céu.

11. Agitação do mar: as pessoas ficarão perplexas com sua agitação fora do normal.

12. Medo e lamentação: por causa das desgraças e do julgamento.

Ninguém sabe quando virá o fim, mas esses sinais nos ajudam a saber o quanto está próximo. Quando vemos alguns desses sinais nos dias de hoje, isso deve servir como aviso: o fim pode acontecer a qualquer momento. Por isso, é importante estarmos preparados, vivendo de maneira que agrada a Deus. (2 Pedro 3:14).

Outros sinais do fim dos tempos

Algumas outras passagens da Bíblia falam sobre outros sinais perceptíveis já em nossos dias  e já são um prenúncio de que  o fim dos tempos está próximo. 

Esses sinais são visíveis  e já em nosso tempo são perceptíveis.

1. Apostasia: muitas pessoas abandonarão a fé na verdade da Bíblia para seguir ensinamentos falsos. 2 Tessalonicenses 2:3; 1 Timóteo 4:1.

2. O anticristo, ou homem do pecado: Será um homem usado por satanás, que se exaltará como Deus e enganará a muitos; ele será destruído por Jesus na sua segunda vinda. 2 Tessalonicenses 2:4.

3. Perversidade e tempos de imoralidades terríveis: As pessoas se entregarão a todo tipo de pecado, rejeitando a Deus. 2 Timóteo 3:1-5.

4. Zombadores: Pessoas zombarão do evangelho e dirão que a vinda de Jesus é uma mentira: 2 Pedro 3:3-4; 2 Pedro 3:9-10.

É  o Fim dos tempos.


A Bíblia diz que no fim dos tempos Jesus virá, as nações serão julgadas e quem é salvo vai morar com Ele no Céu para sempre. (Mateus 24:30-31).

Os crentes devem estar preparados porque pode acontecer a qualquer hora, a qualquer momento. Jesus falou dos sinais do fim dos tempos que poderemos ver e sentir, conforme descrito acima.

A segunda vinda de Jesus e o fim do mundo são temas muito falado em toda a Bíblia. Podemos afirmar categoricamente e com certeza que o fim do mundo acontecerá. O ponto de partida para o fim do mundo será o arrebatamento da igreja quando o relógio de Deus começará nova contagem para o fim do mundo.
Jesus virá, Ele não tardará. 

Atos dos Apóstolos 1:11 diz que Jesus voltará em forma física da mesma maneira que Ele subiu ao Céu depois de ressuscitar. Naquele dia Ele levará os crentes para morar com Ele no Céu (1 Tessalonicenses 4:16-17).

Os mortos serão ressuscitados e os povos serão julgados. Satanás será destruído e os ímpios que rejeitaram a Cristo irão para o Inferno mas quem ama Jesus terá a vida eterna, sem tristeza nem morte. (Mateus 25:31-46).
Quando chegar o fim, a Terra em que vivemos agora será destruída (2 Pedro 3:7) e todas as coisas estarão unidas em Cristo (Efésios 1:10). Assim, a nossa nova morada perfeita será no Céu.

Quais os sinais do fim dos tempos?

Ninguém sabe quando o fim chegará, mas Bíblia nos dá alguns sinais para saber o quanto está perto. A Bíblia tem um livro inteiro dedicado aos acontecimentos dos últimos tempos (Apocalipse) mas Jesus fez um resumo dos sinais em Mateus 24.

De acordo com esse capítulo da Bíblia:

1. Muitos dirão que são Jesus ou que são profetas, mas a Bíblia os chama de falsos cristos e falsos profetas, farão até milagres muitos milagres e prodígios da mentira para enganar as pessoas, mesmo até alguns crentes;
2. Haverá guerras entre nações e ameaças de guerras e ouviremos falar delas;
3. Haverá desastres naturais, como terramotos e fomes em muitos lugares;
4. Os crentes serão perseguidos, odiados e alguns até mortos;
5. Haverá muito escândalo, ódio e traição entre as pessoas;
6. A maldade do mundo será tanta que muitos ficarão desiludidos e deixarão de amar;
7. O Evangelho será pregado a todos os povos (mas isso não significa que será aceite por todos);
8. Em Israel haverá muita turbulência, instabilidade e guerra;
 9. O mundo passará por uma grande tribulação, como nunca houve antes;
10. Haverá sinais no céu e o sol e a lua não darão luz;
11. Muitas pessoas serão apanhadas de surpresa.

Há muito debate na Escatologia sobre a ordem dos acontecimentos e sobre o que já aconteceu ou ainda vai acontecer. Em todas as épocas históricas as pessoas têm associado os sinais da Bíblia aos grandes eventos Escatológicos  mas é preciso ter cuidado com as interpretações, só Deus sabe com certeza quando Jesus vai voltar para arrebatar a sua igreja. Os sinais nos servem como aviso que um dia tudo isso vai acontecer. 

O importante é estar preparado para quando chegar o tempo disso tudo começar a acontecer, você não ficar para a grande tribulação. 

O que devo fazer para me preparar?

O fim tanto pode vir daqui a 10 minutos ou  daqui a 10 anos ou mais, não sabemos. Mas não devemos ter medo, a vinda do Reino de Deus é uma coisa boa para quem espera Jesus voltar. (1 Tessalonicenses 4:18).

Se você ainda não aceitou Jesus como seu salvador, deve fazê-lo hoje ainda para ter a vida eterna, e se você já O aceitou, deve continuar a viver da maneira que Deus quer (2 Pedro 3:11). É sempre bom perguntar: 

“Se Jesus vier agora, Ele vai aprovar tudo o que estou fazendo?”.

Não se deixe enganar pelos falsos cristos e falsos profetas; não desanime! Jesus Cristo vem, Ele te ama e te chama para viver uma vida eterna e no gozo eterno da glória do porvir. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 






terça-feira, 13 de março de 2018

O DISPENSACIONALISMO E AS SETE DISPENSAÇÕES

O DISPENSACIONALISMO E AS SETE DISPENSAÇÕES

Todos os crentes que conhecemos são  dispensacionalista em algum grau. Vamos dimensionalisar exemplificando o seguinte: Se você, hoje não oferece sacrifícios de animais no templo em Jerusalém porque você corretamente discerne que não é requerido fazer exata e totalmente o mesmo que o judeu do Velho Testamento, então você crê que há diferentes tratos de Deus com o homem à medida que os séculos passam, portanto você é um dispensacionalista. Eu, tu, ele, todos nós os crentes, somos dispensacionalistas, em algum grau. A maior diferença entre os crentes é se são ou não consistentes e se sempre estão prontos a reconhecer em plena escala todas as claras modificações de tratamento de Deus com o homem através dos séculos. Nossa oração é que você e eu sejamos consistentes e plenos nisso, nem menos, nem mais do que está claro na Bíblia.

Se não tivermos sempre em mente todas as diferenças entre as dispensações, será impossível compreendermos tudo que deveríamos compreender, seria impossível interpretar corretamente muitas partes da Bíblia, estendendo-se por praticamente todas as doutrinas exaradas do Plano de Deus Através dos Séculos.

Entre as perguntas que devemos fazer a cada minuto à medida que estamos lendo a Bíblia, estão: Qual o significado literal e exato de cada palavra? Qual é o contexto imediato? Quem está falando: Será que é Deus diretamente? Será que é  Deus falando através de um profeta fiel? Será que é um homem falho, pecaminoso e idólatra que mesmo que a Bíblia o registre, Deus permitiu que ele fosse um canal profético? Será que é o Diabo? Quem será que está falando? A que dispensação isso se refere? Tem relação com os judeus e a dispensação da lei? Tem relação com os crentes da dispensação da graça? Tem relação com quem estará Tribulação? etc.? Como Jesus Cristo pode ser percebido e ser visto em cada situação? Qual a aplicação disso tudo para mim, para você e para a igreja hoje? Em que devo meditar para o rumo da minha história à luz deste conhecimento? Se há alguma ordem de Deus que preciso obedecer, devo lutar por isso e fazer de tudo para obedecer mais?

Parte I: O que é Dispensacionalismo

Os eternos princípios que nos fazem conhecer as dispensações e os propósitos de Deus quanto à sua criação dos seres humanos.  Há uma verdadeira harmonia entre esses princípios e os propósitos dispensacionalistas que Deus orquestrou para toda a criação em todos os tempos. Essas etapas são bem definidas pela Bíblia. 
Os oponentes ao dispensacionalismo têm-nos acusado muitas vezes afirmando, por exemplo que nós ensinamos que sob o Velho Testamento os homens eram salvos pelas obras da lei, enquanto que hoje são salvos pela graça por meio da fé.

Porém esta acusação é falsa, pois nenhum dispensacionalista que conhecemos crê nem ensina que as obras da lei em si mesmas jamais puderam, nem podem, nem poderão salvar. Ao contrário, cremos e pregamos o que Deus diz quanto às obras da lei:  "nenhuma carne será justificada diante de Deus pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado". (Rm. 3:20); e cremos e pregamos o que Deus diz quanto aos sacrifícios do veterotestamentários: "é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados". (Hb. 10:4). O homem tem sido sempre salvo pela graça de Deus, por meio da fé. (Ef 2:8-9). Nunca houve, nem há, nem haverá outro modo de ser salvo. Este é um princípio fixo do qual Hebreus 11 testemunha repetidas vezes e o próprio Senhor Jesus vaticina no evangelho de João 14.6 “Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida".

Vejamos como Deus de fato trata dessas situações:

a) o modo de Deus tratar com os homens, e os termos de aceitação estabelecidos por Ele têm sido mudados repetidas vezes através dos séculos e;

b) portanto, a fé n’Ele seria expressa de modos diferentes através dos séculos, por exemplo, hoje não temos que sacrificar cordeiros  ou outros tipos de animais nas igrejas. De Hebreus 11 também tiramos o  testemunho consistente dos heróis da fé quando a este fato duplo, e ninguém pode contestá-lo. Cada um viveu na sua época ao modo e modelo determinado por Deus segundo cada dispensação. Assim será até a consumação dos séculos. 

Parte II: Os princípios de Deus

Um princípio é uma regra fixa de moralidade ou de conduta. Deus possui os mais elevados princípios e nunca se desvia deles.

Exemplos:

1.  Ele sempre odiou e odiará o pecado: em todos os tempos o pecado foi e sempre será contrário à Sua natureza santa.
2. Deus sempre se deleitou e sempre se deleitará na justiça, na misericórdia e no amor.
3.  Deus nunca se desviou, nem se desvia, nem se desviará no mais leve grau, destes princípios. 

Outros exemplos:

1.  O princípio da lei, ou da justiça, tem continuado imutáveis ao longo dos séculos.
Consideremos 3 situações de assassinatos:
- por Caim antes da Lei,
- por Davi durante a lei,
- e por um crente depois de Cristo.
Ora, Deus odeia estes 3 assassinatos do mesmo jeito e com a mesma intensidade. Todos eles precisaram ser pagos (quanto ao destino eterno dos crentes que cometeram este pecado, estes foram pagos na morte de Cristo). Têm que ser pagos diante das leis dos homens e diante das leis de Deus.

Os princípios da fé e ou da graça, são  igualmente imutáveis. 

1.  Antes da lei, "Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça". (Rm. 4:3).

2.  Sob a lei, "Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras" (Rm. 4:6).

3.  Depois da lei, "Aquele que não pratica, mas crê n’Aquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça" (Rm. 4:5).

As dispensações de Deus. O que é uma dispensação?

Enquanto os princípios de Deus têm a ver com o Seu caráter, com a Sua natureza, as dispensações de Deus dizem respeito às Suas formas de tratar com os que a Ele estão sujeitos, especialmente com o homem.

Em português, nos dicionários, a palavra dispensação quer dizer: "dispensar", "distribuir". A palavra "dispensação", portanto, significa o "ato de dispensar ou de distribuir", ou "aquilo que é dispensado ou distribuído". (Por exemplo, nos dispensários médicos os medicamentos são dispensados, distribuídos aos pobres.)

No Novo Testamento em grego, a palavra "oikonomia" é usada 7 vezes e significa "administração ou governo da casa":

Três vezes a Almeida e a ACF traduziram "oikonomia" por "mordomia" (Lc. 16:2,3,4), e isto está correto, o que está errado é o que muitos fazem hoje, dando à palavra o sentido pejorativo de gozo de regalias indevidas. O sentido correto continua sendo "administração ou governo da casa".

Quatro vezes a Almeida e a ACF traduziram "oikonomia" por "dispensação" (1Co. 9:17; Ef. 1:10; 3:2; Cl. 1:25) e isto está correto, o que está errado é o que muitos fazem hoje, restringindo o sentido da palavra simplesmente a um período de tempo. O sentido correto continua sendo "administração ou governo da casa".

A definição teológica é: "Uma dispensação é uma maneira, um sistema particular de Deus administrar Seu reinar sobre o mundo, à medida que Ele progressivamente executa Seu propósito para a história do mundo e da humanidade”.

Dispensação é comumente (mas indevidamente) confundida com o período exato de tempo que lhe corresponde. Cada dispensação começou e terminou, vai começar e vai terminar no tempo de Deus e quando Deus assim quiser e fizer cumprir-se, muito embora tenhamos um aparente tempo do começo e do término de cada uma das dispensações.

As mudanças nas dispensações são obra de Deus. Isso aconteceu, acontece e acontecerá para cumprir todo o propósito salvífico de Deus para com a humanidade. 

Deve ser evidente até mesmo para o leitor menos atento das Escrituras que, na queda do homem, ocorreu uma grande mudança nos tratos de Deus com ele. Antes disso Adão e Eva tinham gozado comunhão plena e ininterrupta com Deus, habitando na inocência extática, no belo jardim do Éden. Esse tempo foi chamado de dispensação da inocência. Porém agora tudo mudou. O pecado separara todos os homens de Deus. Adão e Eva foram expulsos do jardim. Uma profunda percepção de pecado e de vergonha passou a dominá-los. Viram-se nus e tiveram de se vestir. O homem teve de começar a ganhar a vida para si e para a sua família trabalhando arduamente, e a mulher teve que ter filhos com dor. Esse período é chamado de  dispensação da consciência. E o que é pior de tudo começou a acontecer porque o pecado entrara no mundo, e a morte também entrara através do pecado. Certamente que tudo isto envolveu uma mudança nas responsabilidades dos homens para com Deus e para com os outros.

Daqui em diante os tratos de Deus com os homens foram repetidas vezes mudados. A dispensação do Reino ou do Governo Humano instituído por Deus com Noé vai da aliança que Deus fez após o dilúvio com Noé até à torre de Babel. (Gn. 9:6); a dispensação da promessa começou com Abrão (Gn. 12:1-3); portanto a dispensação da promessa vai de Abraão até Israel no monte Sinai (Êxodo 19). A dispensação da Lei  que vai da formação da nação de Israel em Êxodo 19 até o ministério de João Batista conforme Lucas 16.16. Essa dispensação da Lei tem também a confirmação no Novo Testamento através do evangelho de João, "a lei foi dada por Moisés" (João 1:17); A partir de João Batista iniciou-se á dispensação da graça que vai até  o arrebatamento. Mt. 4.17 e 1 Ts 4.16-17. 

A confirmação dessa dispensação da graça está em praticamente todo o Novo Testamento: "a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1;17) e foi dispensada por Paulo, o principal dos pecadores salvo pela graça. (Ef. 3:1-3). A última dispensação será a do milênio que vai do julgamento das Nações (Mt.25.31-45), no final da grande tribulação, ao fim do reinado Milenial de Cristo na terra. (Ap. 20.1-6).

Assim, enquanto os princípios de Deus nunca mudam, as Suas dispensações, os Seus tratos com os homens, mudam de tempos em tempos. Isto inclui os termos de aceitação ou não para com a vontade soberana de Deus. Vejamos:

1. No princípio eram requeridos sacrifícios cruentos. (com sangue) (Gên 17:14; Heb 11:4);

2. Depois, mais tarde, foi acrescentada a circuncisão. (Gên 17:14);

3. Posteriormente a obediência a toda a lei Mosaica foi exigida. (Exô 19:5-6; Rom 10:5);

4. Depois foi requerido "o batismo do arrependimento para a remissão de pecados". (Mar 1:4; Atos 2:38);

5. Para hoje a exigência é: " Àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça”. (Rm 4:5).

Outros pontos importantes do dispensacionalismo.

1. O dispensacionalismo não pretende indicar que sempre que uma dispensação começou ela cancelou todos os tratos das dispensações anteriores e os substituiu por um trato novo e totalmente diferente. Ao contrário, a maioria das dispensações adicionam mais regulamentações enquanto mantêm muitos dos tratos das dispensações anteriores. Por exemplo: apesar da chamada de Abraão ter introduzido a dispensação da promessa, não trouxe a dispensação precedente a um fim, pois o governo humano ainda hoje se encontra em vigor. A maioria dos efeitos das dispensações são cumulativos ao invés de substitutivos.

2. Apesar de hoje Deus recusar obras para a salvação, requereu-as contudo, como evidências da verdadeira fé sob outras dispensações. Como já explicamos, isto não aconteceu, porque as obras em si mesmas pudessem salvar, mas porque elas eram a necessária expressão da fé.

3. Aos santos dos séculos passados só lhes era requerido crerem em tudo o que Deus já tinha revelado até então. Eles eram salvos simplesmente porque confiavam em Deus e criam em tudo que Ele já havia dito, mesmo eles não antevendo perfeitamente todo o plano de Deus, particularmente não antevendo perfeitamente Cristo vertendo Seu sangue por e em lugar deles, nem compreendendo tudo de todos os tipos dados por Deus.


parte III: Discorrendo sobre as sete dispensações.


1a. Dispensação: A da inocência ou Liberdade:

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.   

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.  (Gênesis 1:27-28).

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.  (Gênesis 2:17).
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.  (Gênesis 3:6).

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.    
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.    Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.  (Gênesis 3:16-18).

2a. dispensação: A da consciência ou Autodeterminação. 

E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,  (Gênesis 3:21-22).

E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.  (Gênesis 4:4)
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.  (Gênesis 6:12).

E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.  (Gênesis 6:7).
Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.  (Gênesis 6:13).

3a. dispensação: Do governo humano ou Governo civil.

Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.    Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.  (Gênesis 9:6-7).

E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.  (Gênesis 11:4).

Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.  (Gênesis 11:9).

4a. dispensação: da Promessa ou Patriarcal.

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.    E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.    
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.  (Gênesis 12:1-3).
E apareceu-o SENHOR a Abrão, e disse: Å tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.  (Gênesis 12:7).
E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.  (Gênesis 12:10).
E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;  (Gênesis 46:6).
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;    O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.   
Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.   
E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés. Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel. E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;    
Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.  (Êxodo 1:8-14).

5a. dispensação: da Lei ou de Israel.

Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo.  (Êxodo 19:8).
O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.  (Mateus 27:23).
E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos e consumir-vos; e desarraigados sereis da terra a qual passais a possuir.    
E o SENHOR vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra. E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; porquanto o SENHOR ali te dará coração agitado, e desfalecimento de olhos, e desmaio da alma.   

E a tua vida, como em suspenso, estará diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não crerás na tua própria vida.  (Deuteronômio 28:63-66).
E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.  (Lucas 21:24).

6a. dispensação: da Graça ou das igrejas, ou do Interregno.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;  (João 1:12).

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.  (João 3:18).
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;    (Efésios 2:8-29).

E não quereis vir a mim para terdes vida.  (João 5:40).

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,    Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,    Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,    Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 
   
Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;    Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.(2 Timóteo 3:1-7).

Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.  (Mateus 24:21).
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?  (Apocalipse 6:17).

Com o arrebatamento dos salvos dá-se início à 70a. Semana de Daniel e a Grande Tribulação.

Sobre o arrebatamento dos salvos a Bíblia diz:

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.    
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.  (1 Tessalonicenses 4:16-17).

Sobre o diabo e seus anjos a Bíblia diz: serão arremessados de alto abaixo às maiores profundezas da terra.

E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.    
E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.    
E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.    
E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.    
E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.  (Apocalipse 12:13-17).

7a. dispensação: Do Reino Milenial de Cristo ou do Milênio ou do Reino prometido a Israel, o reino restaurado.

E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.    
Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio,    E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.  (Isaías 11:3-5).
E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.   

E acontecerá que, se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva.  (Zacarias 14:16-17).

E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,    E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.    E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.  (Apocalipse 20:7-9).

E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.    
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.   

E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.    E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.    E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.  (Apocalipse 20:11-15).

Quais lições podemos tirar desses ensinamentos bíblicos e qual a aplicação, desses assuntos tão importantes, para o nosso cotidiano e nossa vida espiritual?

a. Para o crente: Rm 11:33; Ef 2:3-10.

b. Para o descrente: dois futuros eternos devem ser decididos hoje: qual é a sua escolha?

b.a. vida eterna Jo 3:16.

b.b. condenação eterna Ap 20:15.


Deus tem sempre o melhor para o ser humano. Deus deu ao ser humano o livre arbítrio. Então a questão é de livre escolha. Escolha hoje mesmo aceitar a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. 

Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem Senhor Jesus. (Ap. 22.20).

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.