sábado, 17 de março de 2018

LIVRO DO APOCALIPSE CAPÍTULO 1

LIVRO DO APOCALIPSE CAPÍTULO 1


João tem uma visão do Cristo glorificado . Apocalipse Capítulo 1. 1- 8.

O livro trata de detalhes de dedicação do livro a quem de direito e de assuntos a serem revelados. (1-3). 

Trata da localização onde se encontrava João e além disso da visão de Jesus glorificado. (4-8).


Já neste capítulo primeiro de Apocalipse Jesus começa a tratar dessa revelação principal dos últimos tempos e das últimas coisas. 

Este estudo sobre o livro do Apocalipse é bastante resumido abordando apenas os fatos principais sem entrar em seus detalhes, servindo como roteiro da sequência dos eventos para os que pretendem aprofundar-se em tão complexo e fascinante assunto, cuja leitura por si só já é motivo de bem-aventurança e revelação para a vida do crente.   
           
A revelação de Deus para seu Filho Jesus Cristo que a notifica a seu servo João que a revela a nós que como ele somos servos em Cristo. (Ap 1: 1 a 3).

Este livro contém sete bem-aventuranças para os que leem e os que o ouvem. (Ap 1:3; 14:13; 16:15; 19:9; 20:6; 22:7; 22:14), e para os que guardam as palavras desta profecia, e duas advertências de castigo aos que acrescentarem ou tirarem dele alguma coisa.  (Ap 22: 18 e 19).

Cronologia descrita no livro

Jesus se identifica como o autor do livro e das revelações através de vários títulos. (Ap 1: 4 a 8). 

Ele revela que nos fez reis e sacerdotes para honra e glória  dEle mesmo (Ap 1:6) e anuncia a sua volta visível a terra. (Ap 1:7).

João escreveu o livro quando estava preso na ilha de Patmos e recebeu ordem de escrever as sete cartas e revelá-las às sete igrejas da Ásia (Ap 1: 11) e de escrever num livro tudo o que via e as coisas que são e as que ainda haveriam de ser e de acontecer. (Ap 1: 19).

Apocalipse Capitulo 1

O Cristo Triunfante na visão de Apocalipse 1:1-20.

O livro de Apocalipse retrata o Senhor Jesus Cristo triunfante sobre Satanás e suas forças. É triste que esta mensagem confortante seja frequentemente objeto de amargo debate. Estes artigos ressaltarão o propósito de Apocalipse, e não a especulação.

Indicações para interpretação deste texto:

1. João escreveu o que ele viu (1:11,19), que era basicamente uma peça vívida, emocionante. Para entendê-la, precisamos visualizar as cenas em nossa imaginação.

2. Jesus enviou a mensagem de Apocalipse às sete igrejas (1:4,11) que estavam passando por um período de dura perseguição e também de afastamento da comunhão e de apostasia e idolatria.(1:9). 
Como em qualquer carta, nós a entenderemos melhor vendo a mensagem através dos olhos de seus destinatários originais. Em certo sentido, estamos lendo a correspondência de alguém.

3. O livro revela as coisas que aconteceriam por vontade e interferência do próprio Deus.  (1:1,3; 22:6,10). Em todos os séculos, os intérpretes da Bíblia têm pensado que o Apocalipse descreve os eventos políticos de sua própria época, mas os eventos descritos são também de uma época distante e futura, o fim dos tempos. Daniel escreveu sobre acontecimentos que ocorreriam 400 anos mais tarde, ele selou as palavras porque elas se referiam a um futuro também  muito distante para sua época. (Daniel 8:26). Quando João escreveu o Apocalipse ele não selou as palavras porque o tempo estava próximo, mas os tempos de Deus são diferentes e não como são os dos seres humanos.  A representatividade dos tempos foi e teem sido fidedigna aos acontecimentos futuros.  (22:10).

4. O livro de Apocalipse foi escrito com símbolos. (veja 1:20). Os candelabros que João viu, por exemplo, simbolizavam igrejas; as estrelas significavam anjos. Precisamos distinguir entre o que João viu e o significado do que ele viu. Livros como Daniel, Zacarias, Ezequiel e Isaías usam linguagem figurada semelhante.

Aparição de Cristo:

Em Apocalipse 1, Jesus apareceu a João. Na visão Ele era enorme: tinha sete estrelas em uma mão. Seu semblante resplandecia como o sol. Sua voz trovejava como os trovões bradam nos céus com muitos raios e o barulho  de muitas aguas impetuosas. Seus pés eram como o bronze refinado no fogo, incinerando tudo em sua passagem. Seus olhos flamejantes eram tão brilhantes que seu brilho poderiam penetrar tudo o que quisesse como uma "visão de raio X". Cristo tinha entrado no reino da morte e emergiu de lá vitorioso possuindo as chaves da morte e do inferno. (Hades).

João desmaiou, ficou como se estivesse morto. Seus sentidos ficaram fora do seu controle emocional. Ele foi arrebatado em seus sentidos. Ele nunca tinha visto o Senhor Jesus exaltado nos céus, agora contemplava algo nunca visto por ele em suas visões espirituais.  Muitos, hoje, jamais perceberam a glória do Senhor. Eles ainda imaginam Jesus como um recém-nascido numa manjedoura ou uma figura patética na cruz. Mas Cristo está, hoje, exaltado e extraordinariamente glorificado e poderoso em todo seu esplendor de glória nos céus.

Assim está escrito em Apocalipse 1.1-20.

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu. Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém! Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta, dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário