quarta-feira, 7 de março de 2018

COMO SERÁ A NOVA JERUSALÉM

COMO SERÁ A NOVA JERUSALÉM 



Como será a nova Jerusalém 


Em Apocalipse 21.9 Encontramos uma descrição da nova cidade, a nova Jerusalém, feita por meio de símbolos, todos eles revelando uma cidade ímpar e sem nenhuma construída na terra que seja semelhante em sua beleza e perfeição. 

O Apóstolo João lançou mão de tudo quanto mais belo e precioso da experiência do ser humano e de sua inteligência para dar uma ideia do que é o céu e do que é a nossa morada eterna. 

Algumas características da nova Jerusalém:

1. A nova Jerusalém será uma cidade perfeita. É o que significa o grande emprego do número doze e de seus múltiplos: doze portas, doze anjos às portas, doze tribos, doze fundamentos e doze apóstolos nos doze fundamentos. 

Finalmente, a cidade tem a forma de um cubo medindo 12.000 estádios de comprimento, de largura e de altura. É a forma perfeitíssima para simbolizar uma das características do que Deus faz. Deus faz tudo perfeito, os homens, que são as criaturas de Deus, é que estragam tudo. 

2.  A futura Jerusalém será o lugar do culto perfeito. Nela não haverá santuário porque o próprio Deus estará presente, Apocalipse 21.22.

3.   A futura Jerusalém será de tranquilidade e segurança. Será uma cidade modelo em tudo e será extremamente perfeita. Suas portas não se fecharão porque não haverá nada mais nada a nos ameaçar, Apocalipse 21.25.

4.   A Nova Jerusalém terá perfeita santidade. Nela não entrará coisa alguma que a contamine, Apocalipse 21.27.

5. Seus habitantes serão iluminados por Deus porque Deus é a própria luz que resplandece nos céus. A luz é o símbolo do conhecimento. A luz de Deus pode ser o símbolo da atuação de Deus em conduzir seu povo ao conhecimento de todos os mistérios, Apocalipse 21.23.

6. A cidade celestial terá vida perfeita, eterna, sem necessidade alguma, sem pobreza, miséria, fome, doenças, porque nela estarão todas as provisões de Deus: o rio das águas da vida e a árvores da vida, serão um manancial de alimentação eterna para seus moradores. Aquelas provisões de Deus que o ser humano perdeu no início da criação no Jardim do Éden por causa do pecado, estarão na nova cidade, a nova Jerusalém, Apocalipse 22.1,2.
     
7.  A vida futura será de perfeita harmonia, paz, ordem e obediência ao eterno e soberano Deus que é Cristo o Senhor nosso eternamente, Apocalipse 22.3-5.

8. Devemos andar neste mundo olhando para o futuro. Muito embora possamos ter uma vida de prosperidade e buscar boas rendas e ter uma ótima vida financeira, há pregadores materialistas que insistem em que a pregação do evangelho vise tão somente a satisfação das necessidades materiais através das bênçãos financeiras e muita prosperidade aqui mesmo, se não tiver acontecendo isso na vida do crente ou cristão, é porque Deus não opera onde ele está congregando. Alegam que se pregarmos apenas a felicidade futura, o perdão dos pecados, a salvação da alma, então o evangelho não será tão aceito ou não será perfeito. Isto é falsidade ideológica. 

Podemos e devemos pregar com ênfase sobre as provisões materiais que Deus tem reservado para os que o servem, conforme Deuteronômio 28.1-14; mas devemos sempre lembrar que toda mensagem de Deus através dos séculos, aponta para o Salvador que é Cristo o Senhor. Por isso não devemos correr somente atrás das bênçãos materiais, mas em primeiro lugar buscar o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas, Mateus 6.33. O próprio Senhor Jesus suportou a morte de cruz, olhando para o gozo que lhe estava proposto, Hebreus 12.2. Além disso, advertiu-nos, Jesus, de que teríamos aflições neste mundo, João 16.33.
     
“Sejam quais forem as vicissitudes que tenhamos de sofrer nesta vida, devemos lutar o bastante e com a certeza de que habitaremos na cidade celestial e Cristo Jesus nos encherá de gozo na alma e de forças para prosseguirmos fielmente a nossa jornada da fé até alcançarmos a estatura de varão perfeito”.

9.  As coisas que nos afligem neste mundo não são para comparar com a felicidade e a glória que teremos na presença de Deus, quando tudo se consumar. Mantenhamos viva esta esperança e vivamos com fé, sempre nos regozijando com a vitória, porque a vitória é nossa em nome de Jesus.

10.  O privilégio de habitar na cidade celestial é concedido de graça por Jesus Cristo. Basta que o ser humano pecador, tendo sede, isto é, sentindo a necessidade de ser salvo, busque a Cristo e O aceite como Salvador.

11.  A relação das pessoas que ficarão de fora encontradas na referência de Apocalipse 21:8 é uma séria advertência para os pecadores. 

É também advertência para aqueles que ensinam que não devemos pregar sobre o que chamam de aspectos negativos da pregação do Evangelho, como o sofrimento de Cristo, como inferno, castigo eterno, juízo de Deus, mas apenas sobre o céu e o amor de Deus; sobre riquezas materiais e prosperidade. 

É preciso lembrar que a Bíblia fala do amor de Deus, mas também fala de sua ira; fala do céu, mas também fala do inferno; fala do povo que habitará na cidade celestial, mas também daqueles que ficarão de fora; fala daqueles que serão salvos e também daqueles que serão condenados; e pior ainda: fala daqueles que serão lançados no lago que arde com fogo e enxofre. Preguemos o evangelho em sua inteireza, para que as almas, advertidas sobre o horror que pode lhes causar por sua rejeição, se arrependam e creiam em Jesus como Salvador.

12.  Enquanto não chegamos lá na cidade celestial, sejamos fiéis ao nosso Salvador, testemunhando dele aqui em tempo e fora do tempo, para conduzirmos à salvação muitas outras pessoas.

13. 'E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre.’ Apocalipse 22.5. 

Esse é o epílogo do milenar drama do nosso conflito com Deus em querer saber os segredos de Deus; os seres humanos procuram de todas as maneiras o conhecimento para tentar saber como será isso no futuro, como será a vida futura, como será a vida nesse mundo que a Bíblia nos afirma que é um mundo  em que nós não necessitaremos de luz; não necessitaremos nem da lua nem do sol e que Deus governará para sempre e reinará para sempre. 

Para muitas pessoas de nossos dias do século vinte e um isso chega a ser considerado como uma piada, mas somente os nascidos de novo conhecem estas realidades. Os regenerados por Cristo se constituirão em seu povo e serão alimentados e iluminados por Ele mesmo, reinarão em glória eternamente. Essa bênção é maior do que podemos compreender, mas é assim que acontecerá. 

Quando tentados ou enfraquecidos pelos embates da jornada, olhemos para cima dos tempos e das nuvens escuras, olhemos para essa cidade e para a vida de glória eterna que teremos lá. Isso nos ajudará a levantarmos e a prosseguirmos nossa jornada terrena.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário