domingo, 4 de março de 2018

A DOUTRINA DA IMINENTE VOLTA DE CRISTO PARTE II

A DOUTRINA DA IMINENTE VOLTA DE CRISTO PARTE II

Texto para a Leitura: Mateus 24.36-46

Mt. 24.42, “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”.

I - A Iminência. Vamos ver o que é?

No dicionário Aurélio iminência significa: Qualidade do que está iminente. Iminente quer dizer: Que ameaça acontecer breve; que está prestes a acontecer; que está em via de efetivação imediata; impendente (Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI Versão 3.0 Novembro 1999). (Obs: Essa palavra: “impendente" nos dá a ideia de que algo pode acontecer à qualquer momento, sem aviso prévio do que irá acontecer).

A Enciclopédia Wikipédia diz que os preteristas entendem que as principais profecias do livro do Apocalipse cumpriram-se na destruição de Jerusalém (em 70 d.C.) e na queda do Império Romano.

Na Bíblia, Jesus ensina o que significa a iminência. Pelos Seus ensinos sabemos que a possibilidade do retorno de Cristo é uma realidade constante e desde quando Ele proferiu esta palavra é esperado o Seu retorno.

Perguntaram os discípulos a Jesus: “Quando serão essas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo?”, (Mt. 24.3). 

Em Mateus 24.4-39 Jesus responde a essa indagação. Na resposta Jesus ensina o trajeto dos eventos escatológicos nos versículos 4-31. Depois dessa explicação Jesus avisa que a Sua vinda está próxima, às portas (v. 32-34), todavia a exatidão do tempo é algo que o Divino e Eterno Deus é  o único que sabe a resposta. (v. 36). 

Mesmo não sendo conhecida essa data não queremos ser pegos de braços cruzados não fazendo a obra que Deus nos deu: Lc 19.13, “E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha”. Portanto devemos ser vigilantes e sábios para tal vinda.

Como veio o dilúvio nos dias de Noé assim será a Sua vinda (Mt. 24.39-40). Em face de tudo isso qual é a exortação de Cristo para os Seus discípulos? Vigiai! Para sermos abençoados naquele dia é necessário que agora estejamos fiéis e prudentes. Use o tempo de hoje para servir ao Senhor com tudo o que o Nosso Senhor tem nos dado; seja o dinheiro, o tempo, os talentos, os relacionamentos, os bens ou a vocação recebida d’Ele. (v. 42-51).

O Que é Iminente?

A primeira vinda de Cristo, antes da tribulação, é certamente iminente como a segunda vinda de Cristo no final da grande tribulação. Tudo será imprevisível, iminente, porém somente virá depois de acontecer certos sinais.
 (II Ts. 2.1-4). 

Existem muitas profecias ainda não cumpridas que tornar-se-ão efetivas durante e depois da Tribulação. Todavia não existem profecias necessárias a serem cumpridas antes da primeira fase da vinda de Cristo, ou seja, quando Ele vem nos ares para levar o Seu povo para estarem com Ele.

As Escrituras enfatizam que a vinda de Cristo para receber o Seu povo está próxima:

Marcos 13.35-36, “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo”. O sentido da palavra “vigiar” tem esse sentido: tomar cuidado sob a pena de alguma calamidade destrutiva acontecer aos negligentes e indolentes. Portanto, podemos esperar a vinda de Cristo ainda hoje, uma possibilidade que nos incentiva a sermos fiéis em obediência à Sua palavra.

Tiago 5.8, “Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” A frase “está próxima” tem o significado de ser imediatamente próximo, como se estivesse prestes a acontecer a qualquer momento. O verbo usado por Tiago é usado também por Mateus e traduzida “é chegada”. Os acontecimentos relatados por Mateus mostram como estava perto a traição de Judas (Mt. 26.45-47, “Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai. E, estando Ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. Portanto podemos crer que a vinda de Cristo para Seu povo é iminente.

Ap. 22.12, “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” A frase “cedo venho”  significa “sem demora”. 
É traduzida também por “depressa” em Mt. 5.25 e Lc. 15.22; “imediatamente” e “pressurosamente” em Mt. 28.7-8; “apressadamente” em Mc. 16.8 e “logo” em Jo.11.29. Pelo que sabemos, a vinda de Cristo nos ares para receber o Seu povo pode ocorrer a qualquer momento. Por isso é iminente.

II - A Iminência e o Preterismo.

Pretérito, como adjetivo, significa: Que passou; passado (Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI Versão 3.0 Novembro 1999). O preterista crê que a segunda vinda de Cristo já aconteceu. Tudo que foi profetizado no Velho Testamento e no Novo Testamento sobre a vinda de Cristo já se cumpriu para os preteristas.

A Wikipédia diz que os preteristas entendem que as principais profecias do livro do Apocalipse cumpriram-se na destruição de Jerusalém (em 70 d.C.) e na queda do Império Romano.

Essa interpretação errônea era evidente ainda no primeiro século. (II Ts. 2.1-5). Não ensinava apenas que o arrebatamento já havia acontecido mas também já havia passado a grande tribulação e os crentes já estariam na gloria com Deus.

III - Algumas Posições Erradas Sobre a Vinda do Senhor Jesus. 

Alguns creem que a vinda do Senhor Jesus Cristo aconteceu com a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecoste. Creem que o que Mateus 16.28 diz é prova disso pois creem que o Pentecostes foi quando Jesus veio “no Seu reino”. Também usam o ensino em João 16.16 como prova disso; Todavia, a descida do Espírito Santo foi vinculada com a Sua ausência e não ao Seu retorno. (Jo. 16.7-12).

“Em Atos 3.19-21, depois do dia de Pentecostes, Pedro convoca Israel a se arrepender para que Deus possa mandar a Cristo ‘ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração’. Alguns outros creem que Jesus retorna na conversão da alma (Jo. 14.23). Todavia, no mesmo contexto Jesus ensina que O Consolador viria para ensinar todas as coisas. O Espírito Santo é o Espírito de Jesus (At. 16.7), o Espírito de Cristo (Rm. 8.9; I Pe. 1.11), mas o Espírito Santo não é Cristo e Cristo não é o Espírito Santo. Os escritores do Novo Testamento eram todos convertidos mas mencionam que a vinda de Cristo era ainda futura.

Alguns tomam a destruição de Jerusalém em 70 d.C. como sendo a Tribulação depois de qual veio Jesus (Mt. 16.28; Mc. 9.1). Sem dúvida essas profecias estão ligadas com as do retorno de Cristo em Mt. 24; Mc. 13 e Lc. 21. Mesmo que essa vinda de Cristo possa ser chamada da vinda de Cristo em juízo não podemos dizer que era o retorno pessoal de Cristo. Temos muitas profecias posteriores a esta data que falam da vinda de Cristo como ainda futura (Ap. 1.7; 3.11; 22.12, 20; I Jo. 2.28; 3.2-3).

Quando o Cristão morre alguns creem que essa é a vinda de Cristo para aquela pessoa. (Mt. 24.42). Todavia, a morte é tida como inimigo. (I Co. 15.25-26) e a vinda de Cristo como uma esperança bendita. (Tt. 2.13). Na morte cavamos uma sepultura; quando voltar o Senhor, abandonaremos a sepultura. (I Ts. 4.16; Jo. 5.28-29). Se a morte é a vinda de Cristo, substitua a palavra “morte” por segunda “vinda” ou “arrebatamento individual".  Com esses versículos logo se perceberá o erro. (Mt. 16.27-28; I Ts. 4.16-17; Ap. 1.7).

Existem outras explicações heréticas da segunda vinda já ter acontecido mas estes exemplos bastam.

IV - Cuidados básicos e essenciais quanto à iminência. 

Devemos ser mais interessados na Cristologia do que na Cronologia. Qualquer atenção dada a uma doutrina ou prática que ofusque a preeminência (soberania) de Cristo em nossas vidas é manobra do Maligno. Não sejamos enganados, nem Jesus, como Ele mesmo disse, sabia do dia e hora em que deveria voltar, mas somente o Pai, Deus. 

Não devemos ser mais interessados numa data do que ser mais interessados em Jesus Cristo. Não olhe para uma data, mas para Cristo. Ele está vindo logo, às portas. Não seja distraído. Não se preocupe com qualquer outra coisa na Escatologia do que conhecer melhor o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Estar com Cristo é ter conforto espiritual e alegria. I Ts. 4.18; 5.11
Estar com Cristo é ter e buscar santificação. I Ts. 5.4-10.

V - Os mandamentos Escatológicos de Jesus para sua igreja são: 

1. “Mas este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”. (Mat.24.14). “Não vos pertence saber os tempos ou as estações… ser-me-eis testemunhas… até aos confins da terra”. (Atos 1.7-8).

2. “Não acrediteis” nas profecias ou nos sinais ou nos milagres dos que fingem saber do tempo ou lugar ou iminência da segunda vida. (Mat.24.23-28).

3. “Não saiais” para investigar ou dar importância às profecias humanas do fim do mundo ou da vinda de Cristo. (Mat.24.26).

4. “Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo”. (Mar.13.22-23). Jesus sabia tudo que era escrito em Daniel, mas não sabia do tempo da sua segunda vida. Ninguém mais há de saber por cálculos escatológicos. Somente Deus sabe o dia e a hora que Jesus virá. 

5. “Olhai que ninguém vos engane”. (Mar.13.5). Tem havido mais engano sobre esse assunto do que sobre qualquer outro.

6. “não vos turbeis”. (Mar.13.7). Guerras e terremotos e desastres não constituem os primórdios da segunda vinda. Não são o “começo do fim”, mas apenas o “fim do começo”, e será assim todos os séculos. Sempre houveram essas tragédias na natureza, a maioria delas são ou foram provocadas pelo próprio ser humano. 

7. “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo”. (Mar.13. 32, 33, 37) Cristo vem nos buscar, ou na hora da morte ou da sua volta. Vigiai, sempre, pois ninguém sabe coisa alguma de tempos escatológicos, somente Deus.

8. “E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou, Ei-lo ali, não vades, nem os sigais”. (Luc.17.23). 

Nenhum passo nosso poderá ser dado para investigar profecias humanas dessa natureza, ou interromper nosso trabalho para atender aos curiosos escatológicos.

Se Jesus achou tão necessário dar tantas exortações sobre nosso cuidado sobre a segunda vinda, é porque Ele sabia que a exploração do assunto pelos fanáticos haveria de lançar mais confusão sobre o assunto do que que a necessária observância e obediência. 

O nosso interesse de trabalho na obra do Senhor  Jesus deve ser acompanhado  de obediência e evangelização Cristã do que qualquer outro assunto religioso discutido através dos séculos.

Maranata: “Ora vem Senhor Jesus“.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário