sábado, 3 de março de 2018

A DOUTRINA DA IMINENTE VOLTA DE CRISTO PARTE I

A DOUTRINA DA IMINENTE VOLTA DE CRISTO PARTE I 

A IMINÊNCIA DA VOLTA DE JESUS CRISTO

Ao lermos o Novo Testamento vemos que o ensino dado, em grande parte, é sobre a volta de Jesus para arrebatar a Sua Igreja sem que ocorra algum evento necessariamente, isto é, não há nenhum sinal prévio e obrigatório para anteceder a vinda de Cristo para buscar sua noiva, a Igreja; portanto o Novo Testamento nos ensina e é enfático sobre a volta iminente de Jesus.


O Que é Iminência ?

Uma definição Bíblica para um fato iminente é descrita como segue:

1 - Um acontecimento iminente é aquele que está prestes a acontecer a qualquer momento sem que outros fatores precisem denunciar o que e como vai acontecer.   Podem até serem perceptíveis antes de acontecer, mas também nada precisa ocorrer antes de acontecer o evento iminente da volta de Cristo. Se houver necessidade de ocorrer algo antes, então o fato não é iminente.

2 - Se o fato é iminente, não existe um período de tempo pré-determinado ao fato, isto é, ele pode ocorrer a qualquer momento.

3 - Não existe uma data preestabelecida para um evento iminente, seja ela direta ou implícita.

4 - Um acontecimento iminente não pode ser “em breve”, isso porque um fato breve precisa ocorrer dentro de um período de tempo pequeno, contudo o fato iminente pode até ocorrer em um período pequeno de tempo mas não precisa ser assim para ser iminente.

Nas Escrituras lemos a Doutrina da Vinda Iminente de Jesus Cristo para arrebatar a sua Igreja nos seguintes textos bíblicos:

I CORÍNTIOS 1: 7; - I CORÍNTIOS 16: 22; - FILIPENSES 3: 20; - FILIPENSES 4: 5; - I TESSALONICENSES 1: 10; - I TESSALONICENSES 4: 15-18; - I TESSALONICENSES 5: 6; - I TIMÓTEO 6: 14; - TITO 2: 13;  - HEBREUS 9: 28; - TIAGO 5: 7-9;  - I PEDRO 1: 13;  - JUDAS 21; - APOCALIPSE 3: 11; - APOCALIPSE 22: 7, 12,20; - APOCALIPSE 22: 17,20.

Nos textos acima verificamos a doutrina da iminência quando somos ensinados a aguardar pacientemente a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, observe que não há aviso prévio, apenas diz que Ele virá a qualquer momento.

A Igreja aguarda alguém, uma pessoa, Jesus Cristo, e não uma série de eventos, pois todos os sinais que Jesus diz ocorrer, em Mateus 24 por exemplo, estão relacionados com a Tribulação e a volta d’Ele para estabelecer Seu Reino Milenar  com Sua Igreja; agora para o arrebatamento não há nenhum sinal deixado por Ele, ao contrário é afirmado em Mateus 24:36 que ninguém sabe o dia e nem a hora.

“Maranata” ou “Marah natha”, significa Vem Nosso Senhor, um termo que só tem sentido se a vinda for a qualquer momento, isto é, iminente, os Cristãos antigos utilizavam esse termo como uma saudação.

Embora seja uma doutrina a volta de Cristo iminente, não devemos nos esquecer que uma série de eventos tem ocorrido nos últimos anos, os quais nos levam a crer na Vinda de Jesus que está realmente às portas; observe que poderá ocorrer ainda este ano ou daqui a vários anos, a questão é que vive-se em dias difíceis, onde a Igreja de Jesus Cristo padece, é atacada por uma variedade de investidas, às vezes partindo de dentro de si mesma.

A volta iminente de Jesus Cristo deve ser aguardada a qualquer momento, mais agora do que nunca, pode ser que Ele volte hoje mesmo. 

E você está preparado para ser arrebatado?

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário