sexta-feira, 2 de março de 2018

O QUE É A SEGUNDA MORTE

O QUE É A SEGUNDA MORTE 


O que é a segunda morte 


Na Bíblia existem outras passagens similares que também falam deste assunto. Comecemos com Apocalipse 2.11 que diz que: os que vencerem não sofrerão o dano da segunda morte..., e Apocalipse 20.6 diz também que um grupo de pessoas não morrerá novamente e a segunda morte não terá autoridade sobre elas. A segunda morte é o lago de fogo que arde com fogo e enxofre citado no final de Apocalipse 20. Isso significa que os derrotados, pecadores inveterados cometendo todo tipo de pecado e de torpeza, conscientemente, sofrerão o dano da segunda morte. Irão sofrer o dano da segunda morte porque buscaram praticar todo tipo de mal e concordaram com todo tipo de maldade e violência do mundo perdido.

Sabemos que o tempo de início do lago do fogo e enxofre ou de sua inauguração será o mesmo tempo no qual terá início o novo céu e nova terra. Naquela época, Satanás, o mundo e a morte serão todos lançados no lago do fogo Apocalipse 20.10,14. Também naquele tempo quem não tiver seu nome registrado no livro da vida será lançado no lago de fogo. Aquele será o tempo em que os incrédulos serão oficialmente postos no lago do fogo para tormento eterno, ou seja para a morte eterna. 

a) - Hebreus 6.4-6. O fim dos ímpios será o mesmo dos perdidos pecadores em geral é serem queimados e atormentados eternamente no lago que arde com fogo e enxofre.      

Hebreus 6.4-6
 4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,
5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.

Esses versículos descrevem uma pessoa que possui muitas qualificações, ou seja, estas pessoas conheceram a verdade do evangelho de Cristo e rejeitaram essas verdades. 

Se tal pessoa deixa hoje a palavra de Cristo, que ela recebeu quando creu, e escorrega e cai, se desvia dos caminhos do Senhor e nunca mais volta e nunca mais se arrepende para se reconciliar com o Senhor Jesus então não haverá mais oportunidade para ela. Ela não pode começar tudo de novo para crer no Senhor Jesus depois do arrebatamento da igreja, nem depois da grande tribulação, e nem depois do milênio ou morrer em pecados e achar que o Senhor Jesus vai dar um “jeitinho” lá no final para as pessoas serem salvas. Só porque já tiveram uma longa história com o Senhor, ou porque um dia aceitaram Jesus e acham que uma vez salvo, salvo para sempre. 

Agora vejamos Hebreus 10.26-29: “Porque se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança”. 

Juntamente com essas passagens, temos também as próprias palavras do Senhor em João 15. O versículo 2 diz: “Todo ramo em mim que não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto Ele o limpa”. 

Atente também para o versículo 6 de Jo. 15:

“Se alguém não permanece em Mim, é lançado fora, como o ramo, e seca; e os apanham, lançam no fogo, e são queimados”. 

O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

Apocalipse 2:11.
                                             
Quem serão os vencedores nesta grande batalha por Cristo e contra Satanás? As cartas de Cristo às sete igrejas da Ásia descritas em Apocalipse capítulos 2 e 3  dão-nos a resposta concludente. 

Os que vencerem ao lado de Cristo (e Ele vencerá) não verão  o dano da segunda morte, mas têm asseguradas as bênçãos da nova vida, comerão da árvore da vida, comerão do maná do céu e terão o seu nome escrito no livro da vida, terão poder sobre as nações e brilharão como  a estrela da manhã, serão vestidos de vestes brancas e seus nomes ficarão  para sempre escritos no livro da vida, serão colunas do templo do Deus  vivo e assentar-se-ão com Jesus no Seu  trono.

Vale a pena lutar e tornar a lutar, porque o prêmio é maravilhoso e ímpar em glória.
Claro, primeiro temos que lutar, batalhar e vencer os conflitos desta vida, que são tantos!
Problemas familiares, de emprego, de doença, de morte dos nossos ente queridos, problemas morais, problemas financeiros,  problemas sentimentais, que nos são postos pelas hostes infernais da maldade, tudo isso nos abala no dia a dia. A luta é grande, mas em momento algum estaremos sozinhos.  Ele prometeu estar sempre conosco e Ele não falha. Antes do problema nos atingir, Jesus já chegou para nos ajudar a resolvê-lo.

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo". Temos que aprender a superar as coisas que Satanás faz contra nós, as pedras que ele põe no nosso caminho.

Santificados em Cristo, chegando-nos  a Deus, o diabo fugirá de nós, porque ele sabe que não vencerá. É preciso não desonrar a ordem do Senhor que diz: "Sede santos, porque Eu sou santo". Numa vida santificada o diabo nunca poderá entrar e nós seremos mais que vencedores.

Lembrai-vos da afirmação da Palavra de Deus: "O que vencer não sofrerá os danos da segunda morte".

Lute com Cristo para não sofreres os danos da segunda morte que é a condenação eterna no inferno, longe de Deus.

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário